CLÁUDIO MORAES - Encarregado CCB / Nobríssimos Music Center - Podcast Dicas Para Violinistas

41.77k views15550 WordsCopy TextShare
Dicas Para Violinistas
Aproveite os CUPONS DE DESCONTO disponíveis que tenho com algumas lojas: Aproveitem e compartilhem...
Video Transcript:
a preocupação na Instituição congregação com o uso profissional lá no passado não eram preconceito nada era um cuidado para que a história que estavam assistindo elas não se repetissem aqueles estavam no mundo profissional mas que ele somavam com simplicidades e a gente olha essa parte aqui ela não tá tão legal eu tenho conhecimento para passar para ficar melhor mas é assim ele sabia passar então eles somava hoje o que nós vemos é isso nós vemos os nossos irmãos sentado na cadeira de aluno mas também na de professor você vai numa universidade os cursos de música
que eram raros as graduações licenciatura hoje está assim larga oferta E aí você vai ver um irmão estudando mas você também vê um irmão ministrado você vê irmão ou ocupando armas e diretoria nesses institutos corpo docente e também corpo de alunos né mas o que se vê é isso você não vê não assiste Olha nós estamos vivendo o mundo hoje que ele é totalmente virtual é vídeo é rede social WhatsApp você não vê um músico profissional nosso irmão dizendo assim a música na Congregação é um erro é um equívoco que é uma pobreza não você
não vê existe um respeito porque alunobrissimo é com essa frase aqui que você provavelmente já ouviu ele Cláudio Moraes falando no Instagram ou em algum áudio pelo WhatsApp mundo afora ele veio até o podcast do dicas para ver listas e nós falamos sobre o músico profissional na CCB falamos sobre os métodos de teoria da CCB MTS e a mudança agora para o msa falando sobre ser encarregado Regional sobre o Hinário 5 as mudanças e por que foram acontecendo algumas mudanças do Hinário 4 para o Hinário 5 ele é dono da nobríssimo tocou tudo em orquestras
fora da congregação também quando o mais novo Falamos também sobre tocar em pé ou sentado na CCB sobre mitos que se criam vamos bastante sobre a música na Congregação Cristã no Brasil pega papel e caneta que esse episódio tá cheio de ideias para você anotar esse é o podcast do dicas para violinistas turista isso mesmo ele toca tuba tocou na Orquestra Jovem no município de São Paulo Banda Sinfônica de São Paulo e na banda do exército brasileiro autor e diretor do projeto de inclusão social banda na escola ele concluiu a formação na tuba no conservatório
Villa Lobos e Escola Municipal de música de São Paulo sendo aluno de grandes Mestres ele é coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching e proprietário da nobrismos music Center sua loja de instrumentos musicais pai do raman Vinícius da Kemily e do Lorenzo ele ainda tem tempo também para ser encarregado regional da CCB em São Paulo Cláudio Moraes que prazer ter você aqui prazer é meu Ricardo Sander assisto aí acompanha o teu trabalho então é uma honra estar aqui Obrigado prazer é meu demorou para a gente conseguir casar agenda com todo mundo né como a gente chama
sempre pessoal muito importante aí é difícil de casar gente mas sempre dá certo mas vamos lá o Cláudio a gente vai falar de CCB de Bonner MTS msa mas antes conta pra gente quem que é o Cláudio Moraes onde ele começou da onde ele veio como ele foi estudar tuba como ele chegou numa loja de instrumentos como que foi essa trajetória bom eu tive um pai músico belíssimo trompetista que dentro de um universo que de poucas possibilidades ele buscou bastante somos oriundos do Paraná sou paranaense mas desde menino criado em São Paulo então meu pai
foi meu grande Professor meu pai meu pai me ensinou a música do ponto de vista do comportamento sabe não só a prática Mas você definir tua intenção o que é que você quer fazer você quer agradar você quer agradar a Deus você quer agradar aqueles que os ouvidos que te ouvem é então ele me ensinou isso eu tenho ele como meu grande mestre ao meu saudoso pai o tributo Meu início na carreira da música mas sempre do ponto de vista da música na Congregação ele já era da Congregação da sua família minha família todinha meus
avós Então somos uma família inteira né todas as ramificações são todas as nossas irmãs eu o objetivo também viver da música Tanto que eu gosto e Vivo dela até hoje nunca foi um bom músico não crescer em uns institutos de ensino que tínhamos à disposição na minha ocasião eu tô com um pouquinho mais de 50 e o villa-lobos era um grande Conservatório de São Paulo Aliás o patrono era o próprio Heitor villa-lobos E então e ingressei em orquestra jovens Participei de bandas bandas Mirins enfim e hoje vivo da música porque trabalho no segmento de isso
mesmo musicais piano Org instrumentos menores acessórios publicações e o incentivo a cultura parceria um incremento a cultura voltada da orquestras amadoras cameratas Enfim então eu vivo na música Só não vivo tocando porque nunca fui um bom músico não só legal e você sabe que a ideia de gravar esses podcast né que eu quero também tô trazendo produtores arranjadores mostrar para o pessoal que viver da música não significa só tocar em orquestra sinfônica né uma orquestra filarmônica de Minas Gerais não né você ser um uso profissional você pode ser um bom professor tem uma loja de
instrumentos é um arranjador gravar em estúdio né então tem várias coisas para ser feita né sim é um segmento muito extenso né E aí você começou a aprender quando pequeno começou na igreja meu pai comecei dentro de casa com meu pai é as duas primeiras aulas do meu pai eu Julgo que foi a minha formação foi a minha formação eu tributo a minha disciplina musical as duas primeiras aulas do meu pai porque numa época que a nossa escola de música na Congregação fazia uso do Bona como um método de sofrer então quando você dizia assim
eu vou estudar a música compre um bom né Eu sou da época [Risadas] e a minha irmã eu era menina minha irmã comprou um Bonna para mim e trouxe e eu fui para aula com meu pai na cozinha de casa ele disse para que esse Bona E um caderno um lápis e borracha com pautas musicais para quê para a aula pai não não na primeira aula você não vai estudar não todo mundo começa no bônus eu não vou começar primeira aula você vai aprender música na segunda aula músico ou seja na primeira aula você vai
aprender o que é música Na segunda você vai você vai aprender o que é músico se passar nessas duas você vai para o bom se não a gente encerra por aqui então ele foi bastante disciplinador música é o que me fez decorar sim mas compreender que está escrito aí é arte de manifestar perto da nossa alma de Deus compreenda isso aí Me explica eu demorei Acho que uns 15 e você tinha quantos anos nessa eu estava com 10 para 12 anos mais ou menos assim eu entendi aliás eu decorei mas eu não compreendi até que
um dia Acho que uns 15 dias depois eu dei um estado pera aí música Arte de manifestar sentimentos mas esse hino Não é meu sentimento e não já tá pronto uma música já tá pronta aí então não é o meu sentimento é o sentimento aquilo que eu vou tocar aí eu voltei nele pai música Arte de manifestar o sentimento da peça musical aqui nesse caso do hino se o hino ele tá suplicando esse vai ser o sentimento na execução se o hino Ele está exaltado é expansivo aí eu vou tocar assim aí Opa e então
música é intenção da peça não à toa então nunca diga hoje eu vou tocar suave porque eu tô triste hoje eu vou tocar forte porque eu tô alegre você nunca vai tocar nele fora você vai tocar do jeito que tá a peça musical que é o hino que você vai tocar pronto aí eu fui para segunda aula O que é músico na Congregação leia em 1932 criou-se os grupos e suas musicais na Congregação para formar conjuntos e auxiliar A Irmandade no cantar dos hinos que quer ser auxiliar lembra que não existia 30 40 anos atrás
o Google Então tinha enciclopédia Barça sim eu tinha ali você achava a resposta é vai lá e procura o que é o seu auxiliar fui lá procurar no dicionário auxiliar é uma função secundária não é protagonismo e só atua quando chamado o dia que não precisava auxiliar Então fui aprendeu que a música na Congregação auxílio não é protagonismo eu não vou sobressair mandar de voo auxiliá-los aí então demorou Eu acho que eu passei aí quase dois meses nessas duas primeiras mas foram elas que me formaram Eu nunca dei trabalho a ninguém também foi comportado e
fui Submisso ao grupo aquilo que você estava falando aqui na aula em grupo né Por causa das duas aulas do meu pai legal e você daí você queria ser músico profissional já ou você tomou outro caminho ou não como que foi não gostaria se teve outra formação eu tive um professor depois do meu pai que foi meu cunhado que ele era clarinetista segundo clarinete da Polícia Militar de Santos São Paulo eu ia lá assistir desde os ensaios até os apresentações e os conselhos quando haviam da Banda Sinfônica por exemplo da PM de São Paulo no
teatro municipal eu estava lá batendo o cartão então é objetivei sim foi concorrer no prêmio Sharp teve um prêmio que o Roberto que é o de maestro ele era ele era trompeta então nessa época eu estava concorrendo Eu fiquei em quarto lugar com tuba ele foi o com trompa né e num dos vários concursos que ele participou e ganhou todos né eu participei em um que fiquei em quarto ele ganhou uma bolsa na Alemanha se eu não me engano e foi para foi para lá enfim então eu procurei eu procurei esse caminho eu nunca tive
uma afinidade com um ambiente eu não gosto muito do ambiente de competição com Eu gosto da competição saudável sabe então esse ano é melhor orquestra a orquestra profissional não é assim mesmo Exatamente esse ambiente competitivo que ele vive detrimento de alguém alguém que está menos e você esse ambiente não me agrada Eu gosto do coletivismo mas com respeito com consideração então eu gosto da competição saudável eu nunca gostei muito dos bastidores da música profissional quanto orquestras então nunca me senti bem aí chegou um ponto que eu disse tô tentando tentando mas aqui dentro não me
agrada esse ambiente aqui na hora de tocar uma maravilha não troquei onde você citou banda do exército que não havia isso ótimo você foi militar mas militar do exército brasileiro segundo Exército que aqui a sede aqui em São Paulo né como músico eu servi na Infantaria e depois fui para a banda havia uma banda em São Paulo a banda do Segundo Batalhão de Guardas já vi outras bandas hoje banda do segundo do polícia do exército enfim várias bandas bandas a quem Osasco que Itaúna e dali eu também fui para como bolsista para Banda Sinfônica de
São Paulo sobre a regência do Aécio Domingos já que era um também uma da Polícia Militar enfim e outras bandas né a orquestras amadoras Participei de algumas orquestras alguns projetos amadores então gostava vivenciava a música mas quando eu pensava em casar eu queria uma casa cheia de crianças e na música Eu não conseguiria sustentar quando eu casei-me eu fiquei ainda vivendo da música Primeiro filho segundo aí era aula eu me selecionava numa escola e lecionava numa escola eu tocava numa filarmônica também que não citei aí e vi que não vai dar não Ou eu deixo
a casa vazia e vivo aonde eu estou ou eu encho a casa e procuro mais difícil é exato né tinha tem alguns segmentos na música que você visão mais distante mas a minha classe A minha classe de turbiça sabe o meu nível de turista eu não tinha como incentivar voos maiores então eu vou ficar por aqui né então não que a música não b a música não deu uma auto sustentação mas é que para mim o meu nível de estudo tudo que eles têm ali sabe meu envolvimento Então eu tinha que estar por ali não
dava para avançar mais e aí você foi trabalhar com outra coisa fora da música Não nessa época trabalhei fora fiz um concurso para polícia de São Paulo fez um concurso militar da polícia militar então eu não fui na Polícia Militar houve com uma Prefeitura um novo prefeito de São Paulo que tinha uma visão bem interessante ele ele startou um projeto chamado de das guardas municipais e na ocasião salário era absurdamente alto ele estava no exército saiu um concurso com 11 salários mínimos era absurdo hoje quanto 13 15 mil reais E fora outros benefícios então era
três vezes mais o soldo da classe militar então houve uma migração maciça eu fui para lá e permanecer quatro anos depois prestei o concurso para polícia civil de São Paulo legal a ingressei Trabalhei na unidades como delegacias por exemplo 22 DP São Miguel Paulista 50 Itaim Paulista 37 Campo Limpo Paulista 47 Capão Redondo e finalizei minha carreira na polícia que depois eu fiz trabalhar em Departamento Estadual de investigações criminais uma unidade chamada garra grupo armado de repressão a Roubos e assaltos como a viatura que você vê que tem o parecendo um Sherlock Holmes ali é
o deic e o Garra é o que tem uma águia o carro é a única unidade pelo menos na minha época unidade ostensiva da Polícia Civil aquela que faz Patrulhamento que a empresa civil previdenciária ela faz investigação depois do que aconteceu um clima em ilicitude aconteceu ela vai investigar é essa é a única unidade que é ostensílico e como que você chegou na loja lá no abrissemos Como que você chegou até uma loja sempre nunca quis sair da música mesmo na na polícia eu fui para alguns algumas formações musicais como jaz Band e enfim eu
entrei no mundo e empreendedorismo no outro segmento é porque a família foi crescendo eu tive que procurar algo assim estável sim e que desse Uma tranquilidade né quando eu estava na Polícia Civil minha mãe não tinha paz meu Deus aí eu trabalhava num período noturno Eu Sempre gastei trabalhar à noite das 18 às 6 horas e assim já não segunda quarta sexta terça quinta mas ela sempre ficava preocupada preocupada porque a profissão quando eu casei já estava em outro em outro Outra área né então o objetivo foi o que eu não quero sair da música
O que é que eu consigo fazer dentro de música então criei o Shopping da música que eram Shopping virtual isso aí que ano que era mais ou menos isso foi agora 2012 2014 é 2012 a internet já tava começando a tava no estava como hoje né Não era como hoje mas quis você conseguia fazer no shopping da moça eu quase não conseguia vender piano porque o cliente quer sentar e tocar um piano sim o órgão Desde que seja uma marca e um modelo conhecido se não o cliente não compra também a distância a confiabilidade que
não era como hoje o consumidor final consumidor final tinha de a a z tudo mas como num formato de marketing Place parceria com Lojistas o meu estoque e tinha aquele que eu não tinha mas que era de um terceiro que era de um lojista né então era isso daí o Shopping da música eu trabalhei durante esse tempo todo até 2018 2019 para ser mais exato de Janeiro 2019 eu trabalhei ocultamente Quando eu fui para loja física aí foi em 2019 dia 18 de janeiro de 2019 nós inauguramos a nobrismos music Center e a realidade era
outra eu tinha que colocar a cara alguém escolheu alguém para colocar a cara aqui quem que vai colocar eu pensei no meu filho mais velho que tava estava comigo no projeto você que vai dar as caras aqui e ele está ele tem uma empresa de na área de área financeira e ele foi para lá e aí fiquei ou eu coloco a cara como diz o assessoria de máquina você quer sobreviver põe a cara na rede social mostra a entrega acontecendo mostra um instrumento alguém te visitando ou então você fecha essas portas e vai vender banana
na feira porque senão é rede social ou vai ser empregado em alguma empresa que você não precisa fazer isso é exatamente a palavra diz assim que doce é o sono do lavrador se você escolher ser empregado você deita e dono Mas você também vai ficar sempre ali aquela medida se você quiser algo a mais tem que correr os riscos e o empreendedorismo empreendedorismo é um grande risco mas é aquilo que tiver essa possibilidade né se proporciona um retorno maior também né E aí então foi em 2019 E aí 2020 Já fechou Nós abrimos [Música] 18
de janeiro três anos então foi em 2020 exatamente 18 de janeiro de 2020 se abriu abriu 18 de Março fechou exatamente fechou se as portas Serra as portas naquele naquela contaminação galopante que era assim tava morrendo sem agora é 200 agora é 500 fecha isso no dia seguinte fecha aquilo meu Deus do céu e quando cerrou-se as portas eu olhei sozinho dentro da loja os colaboradores que conosco estavam em suas casas eu olhei para porta da loja fechada não tem site Ninguém me conhece Ah você não tinha não tinha mais o site não eu estava
com dois meses o site estava sendo Montado não tinha nada nada nada nada nada ninguém sabe que eu vendo isso mesmo não tinha Instagram ainda tinha Instagram aí eu acho que eu vou bater o recorde eu pensei Ricardo pela primeira vez em dois meses eu vou quebrar Acho que ninguém quebrou tão rápido assim mas não foi assim né na nossa página nós temos que fazer senhor nos ajuda mas você tem que lançar mundo arado ele te abençoar é e ele cria pela sua misericórdia das formas e eu falando ao telefone com assessoria de marketing a
Elisa disse assim que nos assessora Cláudio vendeu o que aí vendi um violino Vou sair ali entregar um violino cidadão chegava lá pedir uma corda mim eu vou aí te entregar e ela entregar um cabo p10 vou lá levar sabe não tinha venta nenhuma ele ela disse vai lá você faz um vídeo então aí eu fui aí começou é eu fui liguei para os irmãos com quem eu convivo na Instituição acordo pertence que você também pertence nós temos uma cultura nós temos uma vida mais reservada e eu ia precisar me expor eu liguei pedi e
disse olha eu preciso colocar a cara aqui ó que que eu faço eu recebi o seguinte conselho as contas que você tem a pagar é você que vai pagar e você que sabe o que precisa fazer e o que pode o que não pode é exatamente isso mesmo você sabe que você pode que você não pode e o que deve o que não deve vai à luta Então tá eu botei o celular na cara e começou é que eu faço nunca tinha feito não nunca tinha feito pessoal galera que que eu vou falar bom eu
tenho comigo Rodrigo que a pessoa que é imbuída de bom sentimento a pessoa que ama o seu próximo um pai de família uma mãe tendo família não tendo mas uma pessoa que tem respeito pelo seu próximo a pessoa que vê o sucesso de alguém e fica feliz por isso essa pessoa é muito Nobre porque no mundo que que você vive muitas vezes do problema de alguém alguém está doente tá num estado terminal então você tá na medicina para ajudar mas você tá vivendo daquela situação sabe então você vive do problema dos outros às vezes na
tua atividade se o mundo não tiver problema metade ou mais a metade da população estará desempregada Então tem que ter problema é aí você encontra pessoas que deseja o bem No próximo pessoas que se Felicita ou fica feliz com os resultados alheios Então essas pessoas são novas e quando a gente convive no nosso meio que nós vemos isso sabe essas pessoas são mais do que nobilíssimas e pesquisando lá no dicionário tem uma variação do nobilíssimo para nobríssimo então Nobre No abrissemos fica mais popularzão Então é isso aí Alô no abrissemos eu comecei a desenhar começou
aí começou aí o nome o nome foi colocado justamente porque eu procurei numa assessoria que não me colocar eu procurei teatros tudo quanto é teatro Vamos para o teatro de escala em Milão já tem uma loja com nome de escala instrumentos musicais Royal já tem tudo que você procura vamos para ter os musicais também minuetos já tem movimentos musicais figuras musicais tu tem não tem para onde correr e eu estava lá numa Assessoria e ele vai fazer uma investigação social uma investigação social para me dar uma sugestão de nome aí ele ficou vendo deixa eu
ver as tuas comunicações né Aí ele começou assim mesmo não começou com esse nome não começou com esse nome mas a minha primeira aparição na rede social não sabia o que falar Ah entendi já estou justificando aqui porque o nome quando alguém poderia dizer não seria mais indicado nobilíssimo mas é só olhar no dicionário que você vai ver isso não é uma variação de nobilíssimo Então não é um erro de gramática um erro de ortografia um erro de palavra Não não ela palavra existe mas quando foi colocar o nome na loja eu procurei e eu
estive com duas pessoas né dois grandes amigos da nossa instituição que disse Cláudio você tem que colocar a tua cara então coloca o nome no abismo Ah mas será achei tá bem ele depois quando eu busquei uma Assessoria especializada ele falou foi na mesma toada né então pesou dois grandes amigos que me deram essa dica e eu estava conversando com a Marilda do Nascimento belíssimo trompetista meu Deus do céu é um percussor de muitos trabalhos que se desenvolve hoje na instituição e o Amarildo disse nobríssemos o que vai agora não sei não abrimos isso mesmo
musicais no abíssemos musical não aí eles não abrirmos Musique [Risadas] Quando que você fez essa formação de Coaching eu trabalhei quando eu vivi fora quase oito anos da minha vida eu vivi fora numa região do Nordeste ali eu tinha um trabalho na parte musical na Secretaria de Educação e Cultura eu estava à frente também de um de uma filarmônica local e desenvolvi uma essa cover que nunca foi Maestro eu tenho aí Alguns cursos têm pelo menos dois cursos de Regência é o último foi com o Rodrigo Vita baita de uma Extra algumas aulas com o
Dario Sotero Navarro na Espanha É mas não sou Maestro uma rede absolutamente nada mas não a falta de maestro eu fiz uma S cover tanto que eu peguei algumas peças e peguei o gestual deles olhei e fiquei treinando gestão Então eu fui cover de maestro mesmo né então nessa nessa época para compor o meu orçamento a minha renda eu desenvolvi alguns trabalhos no Marketing de rede não desenvolvido por mim empresas que atuam assim o marketing de rede né e o marketing de rede é um relacionamento pessoal é um relacionamento entre amigos então acaba aí influenciando
você no desenvolvimento pessoal né então quando eu retornei a São Paulo eu fiquei pensando o que que eu vou fazer o único momento assim que eu vivi fora da música efetivamente foi nesse período e antes de voltar para música Eu abri uma consultoria chamada oportunity oportunidades essa consultoria ela era interme de negócios então uma empresa lá do Sul que trabalha com energia solar quer colocar o seu produto no Mercado paulista aí eu intermediava esse negócio sabe desde a formação de uma equipe de vendas na supervisão a parceria a oportunidade era essa proposta então para esse
desenvolvimento eu sentia necessidade de fazer alguma preparação quando eu fui fazer então o Coach Entendi e eu eu conheci você né fiquei sabendo né Por um áudio no WhatsApp que o Rodrigo pessoa lá que tá nos Estados Unidos né ele me mandou e a gente sempre conheço o Rodrigo Nossa muitos anos que desde 2003 2004 a gente fez um festival juntos em Juiz de Fora enfim depois veio a internet a gente se aproximou de novo conversando e aí a gente sempre falou sobre músico profissional nós dois trabalhando e tal e a gente né enfrentando essas
esses preconceitos às vezes né dentro da congregação com essa parte e ele me mandou um áudio um dia eu se eu não me engano acho que em 2000 não acho que em 2020 acho que foi na época da pandemia e onde falava Onde você tava falando não irmãos Olha não sei para quem era o áudio Mas aquela coisa que vai compartilhando né E aí eu escutei o áudio e eu falei para ele a hora que eu acabei de ouvir eu falei assim ô Rodrigo quem que é esse cara né eu falei não falei nada nosso
irmão né Às vezes o pessoal até eu não tenho esse costume de falar ah o irmão o pai de Deus porque eu lido com tanta gente na internet eu não sei quem é quem não é da congregação então eu não saio saudando todo mundo porque eu não tô nesse mundo o tempo todo né mas eu falei assim quem que é esse cara aqui quem é esse irmão aqui ele fala ai você é um irmão de São Paulo encarregado eu falei cara gostei ele esse irmão aqui ele é Coach cara que eu escutei ele falando aqui
né o jeito que ele falou as coisas como ele se expressou e ele falou assim não eu acho que ele é mesmo acho que ele tem informação em Cold E aí eu gostei do jeito que você falou sobre o assunto e eu queria Às vezes a gente começar a falar nela partiu musical da congregação sobre sobre músico profissional Qual que é a visão da igreja antes de disso você é encarregado Regional e também faz parte de algum desenvolvimento das coisas da congregação musical como que é isso bom primeiro que toda civilização ela promove sua própria
cultura você tem cultura países estados regiões residência aqui você tem uma cultura uma cultura gastronômica você tem um comportamento um hábito um costume e a cultura ela existe para você conhecê-la e reconhecê-la se desejar fazer parte Então se submeter a sua organização porque numa sociedade organizada era só organizada porque ela tem regras normas de diretrizes e você então dizer eu quero ficar aqui desse homem inteirar dessas regras com a empresa é assim é a casa dos Pais é assim meu saudoso sogro dizia assim Enquanto Tiver comendo meu feijão ela 20 anos não importa a idade
que os meus cunhados e cunhadas tinham mas estava ali então é uma cultura se você quer fazer parte compra sim então a congregação ela é uma instituição maravilhosa sem mencionar que o objetivo é salvação é vida eterna sem entrar nesses detalhes que isso já se justifica a sua existência Mas falando da parte organizacional da estrutura organizacional da igreja o que se espera do músico profissional é que ele seja profissional sem como ele é nas culturas que ele interprete e estuda as culturas por exemplo um dia passou na porta da minha casa um amigo e ele
tava travestido né ele tava produzido e roupas de palhaço onde é que você vai é hoje nós temos uma apresentação é uma peça e essa peça ela é remota o período barroco e fala do do entretenimento então tem a figura do palhaço lá que em determinado momento ele sola E aí eu tenho que me ver se contar o que que é isso aí para mim a interpretação interpretação no meu ponto de vista na minha análise da minha visão a interpretação ela acontece muito antes de você pegar um instrumento para tocar a peça que você se
propõe ou a peça que você vai cantar se for cantor no meu ponto de vista a interpretação ele inicia-se primeiro do reconhecimento você reconhecer uma cultura e sujeição e submissão aquilo e respeito porque senão você assim não fará Aí sim estudou reconheceu é assim agora pega um instrumento e Vou tocar não existe isso no músico profissional Sim É Ele estuda remota a séculos para vivenciar aquilo que o autor escreveu para aquele narre é uma confiança em quem vai interpretar deve ser fiel ao que o compositor escreveu interpretação narrar uma história que você não escreve que
alguém escreveu então você volta lá estuda é eu não gosto desse tipo de execução eu gosto de fazer essa ligadura desse jeito mas você tem uma submissão aquilo aquela cultura local ou cultura daquela época Então o que se espera do músculo profissional na Congregação também é que ele seja o mesmo profissional que ele estude a cultura que ele se propõe a interpretá-la que é um Hinário com 480 anos dentro do ambiente de culto ele estuda aqui ele fala como que eu me comporto aqui achei o das normas ali escrita como você deve se comportar e
digo assim eu farei então existiam ou não preconceito mas existe um cuidado porque não havia esta interpretação que eu não vou dizer que a disciplina sugestão sobre mim eu tô falando interpretação não existia isso no passado isso aqui tá errado nós estamos diante de um milagre que tá escrito assim assim mas essa execução deve ser assim então distorcer pera aí uma orientação eu não sou intérprete essa cultura então eu vou interpretá-la sobretudo um cuidado o que a nossa geração não sabe é que esta esse que muitos pensam que eram preconceito não eram preconceito existe um
cuidado porque a história nos conta que aqueles que enveredaram pelo caminho do profissionalismo de fazer da música uma profissão aí ele quando ele associa esse ambiente de qual ele fazia parte que era um ambiente bastante simples no conhecimento musical meu Deus do céu toca assim muito pouco aqui estuda assim muito pouco melodias fáceis e o ambiente que eles estavam ambiente de conhecimento então aquilo acaba acabava interferindo em sua vida espiritual sabe ele acabava caminhado encaminhando-se a outros ambientes então o objetivo era que estava escrito lá nos conselhos não é uma proibição é apenas um zelo
para que você não se contamina com outras culturas agora se você consegue fazer isso sem contaminar sua fé não é problema nenhum então não havia uma proibição desse ponto de vista havia um Cuidado um zelo eu era menino e existia essa cultura existe esse cuidado eu fui no meu cooperador disse eu quero estudar a música Fora ele me colocou disse assim você promete para nós que você não vai sair daqui porque você vai saber muito mais do que você quer saber tá sabendo aqui aí você vai ah não quero esse ambiente para mim não eu
vou para cá você promete que não vai se perder daqui você vai ficar aqui prometo então vá Eu te apoio Então eu fui estudei um pouco que eu estudei né mas tive o apoio do meu cooperador por causa disso mas ele tava sempre de olho em mim e eu não posso negar que os ambientes que Eu frequentei eles não me fizeram bem frequentei em ambientes que eles associavam religiosidade eles associavam a enfim deturbava a minha boa fé não me fez bem então por isso que eu comecei a dançar por isso que eu comentei com você
que quando eu estava numa num projeto dessas bandas aí uma das cláusulas foi determinados ambientes eu não quero frequentar quando eu pude ser diretor eu coloquei as regras que eu gostaria de colocar né então a preocupação na Instituição congregação como os profissional lá no passado não eram preconceito nada era um cuidado para que a história que estavam assistindo elas não se repetis sabe aqueles que estavam no mundo profissional mas que ele somavam eles com simplicidades e a gente olha essa parte aqui ela não tá tão legal eu tenho conhecimento para passar para ficar melhor mas
é assim sabia passar então ele somava hoje hoje o que nós vemos é isso nós vemos os nossos irmãos sentado na cadeira de aluno mas também na de professor você vai numa universidade os cursos de música que eram raros as graduações licenciatura hoje está assim em larga oferta E aí você vai ver um irmão estudando mas você também vê um irmão ministrado você vê irmão ocupando cargos e diretoria nesses institutos corpo docente e também corpo de alunos né mas o que se vê é isso você não vê e não assiste Olha nós estamos vivendo o
mundo hoje que ele é totalmente virtual é vídeo é rede social WhatsApp você não vê um músico profissional nosso irmão dizendo assim a música na Congregação é um erro é um equívoco é uma pobreza não você não vê existe o respeito porque ele está sendo intérprete a música da congregação é uma cultura se eu quero fazer parte tem um bom desejo fazer parte dessa orquestra na Congregação eu vou estudar esta cultura para interpretar é isso que se espera que o músico ele seja o mesmo profissional que ele é estude as culturas assim estuda a nossa
também então uma coisa amigável né que você quer dizer mas assim não é no Brasil inteiro desse jeito né Tem lugares que não né não é que o pessoal toma de outro jeito né É claro que vocês não tem controle disso porque né não tem como às vezes existe uma orientação mas quando chega lá na ponta né alguém continua às vezes fazendo do jeito que ele quer fazer é o que o que acontece que está em você a habilidade que deve ter para fazer uma leitura de um ambiente se posicionar aí você vai somar é
eu entrei aqui dentro do teu estudo se eu não fizer uma leitura respeitar o teu ambiente chegar aqui falando eu vou conflitar não é então o que se espera é isso quando você está num lugar que tem um pouco mais de conservadorismo que você percebe que ali são mais zelosos Aquilo não é algo ruim algo bom porque a própria palavra diz assim que o zelo da tua casa me devora se você viver num ambiente e você não se incomodar com novidade significa você não tem aquele cuidado com o ambiente Então você zera daquilo Qualquer novidade
fala que que é isso que tá acontecendo esse que tá trazendo essa novidade ele tem que fazer essa leitura e dizer assim como colocar aquilo eu não basta ter o conhecimento para si o conhecimento ele adquirido para servir o próximo você tiver inteligência conhecimento mas não tiver sabedoria para repassar você conflita isso em todo o ambiente né então nos lugares que se percebe que existe um zelo um zelo aquele que tá por perto que tem um conhecimento que pode agregar ele tem que ter a sabedoria para aplicar para fazer sabe é gradativamente respeitando a cultura
e a congregação faz isso hoje se a congregação faz como de procurar essas pessoas saber identificar hoje falando em Congregação eu falo aqui não como membro da congregação mas comentando aqui de forma geral as igrejas evangélicas elas desenvolvem um papel importantíssimo na sociedade que é a inclusão um bom ambiente né independente do que apregou Mas eles estão fazendo bem para humanidade é muito melhor as igrejas evangélicas que estarem lotada do que a humanidade está se perdendo por aí então todas tem o seu papel importância eu falo aqui como uma pessoa do povo como que eu
vejo a instituição congregação hoje esse conhecimento que se faz necessário para você aplicar no dia a dia no ensino o desenvolvimento musical tendo alguém por perto que conhece e se formou vai somar Então hoje nós temos dentro da instituição aqueles mecanismos tem que possibilita esses aperfeiçoamento que promove-se aperfeiçoamento é uma aperfeiçoamento da da matéria música assim mas guardados a nossa cultura é exatamente né então é isso existe sim hoje esse trabalho fazendo uso desses irmãos que tenham conhecimento quando mudou o Hinário do 4 por 5 pessoal chamou alguém lá né E tem no meio já
né profissionais que vieram para assim para ajudar a fazer mudar a congregação é uma instituição extremamente organizada para cada função haverá uma especialidade se nós estamos falando de administração por exemplo quem está na administração são irmãos em sua maioria voluntária senão todos mas que tenham conhecimento para tal tanto que é uma administração elogiavel um dia eu cheguei na Congregação central e havia um carro o veículo com motorista e de um órgão fiscalizador federal que fiscaliza as empresas sabe quando chega a empresa lá e faz aquela devassa né e o motorista lá dentro porque ele estava
com dois auditores ele dirigindo para esses dois auditores eu vi ele um dia dois três quatro cinco uma sequência no último dia ele disse assim vou tomar um café com você hoje que eu vou me despedir que eu não volto mais aqui ah é eu nem sabia quem era ele nem estava indo para minha atividade e ele estava lá aí tomamos um café lá no refeitório disse assim olha os fiscais os auditores estão admirados eles deram a passagem passada geral como fazem nas grandes empresas e nas demais instituições evangélicas e disseram que é invejável administração
de vocês como que vocês fazem a responsabilidade que tem e não tem absolutamente nada fora do lugar então para cada atribuição a cada atividade desenvolvido dentro dessa organização da extensa igreja que somos existe especializações então quando você fala assim binário tem que ter o conhecimento né tem aquele grupo que participa para outra finalidade mas o grupo que desenvolveu que colocou a partitura que fez analisar Mônica arranjos tudo isso são irmãos especializados que colaboraram E por que que mudou o Hinário 4 o que que o que que levou o que que desencadeou criar cenário 5 aumentar
o número de índice Tirar algum ou não o que que foi esse processo que chegou à conclusão não vamos fazer um hinário novo agora vamos mudar isso isso e aquilo Olá tão chamando muitos mesmos hinos vamos trocar os números que que foi Qual que é a lógica por trás disso é todos os hinários que que tivemos a congregação de uma mudança de um para o outro mudou-se também o número dos índios e isso sempre foi acontecendo tem uma motivação mas o resumo é que no Hinário 4 quando ele foi editado em 1965 algumas palavras elas
podiam ser ditas que ela não induzia uma dupla interpretação né nós não tivemos o problema que tivemos agora recentemente que não é problema que é uma solução e uma manutenção do idioma português mas o que que agora o acordo ortográfico entre os países de língua portuguesa nesse acordo ortográfico para salvaguardar o idioma português né mantê-lo íntegro não se perder sotaques acontecerão diversos Mas a escrita ser igualitária então salve engano são sete Países de Língua Portuguesa no mundo e esse acordo ortográfico que não é o primeiro esse tirou acentos e colocou o acento nós tivemos mais
e não sei se duas ou três centenas e palavras que estavam dentro do Hinário 4 que precisariam ser tira o acento desse tiro item esse Coloca esse tira foi o acordo ortográfico E aí junto já foi então a congregação já teria que fazer o Hinário 4 com essas correções e também tirar as palavras que hoje já não são mais do dia a dia do atual do nosso cotidiano então isso já levaria a um Hinário 4 atualizado quando foi se fazer as modificações deveriam ser tantas Então os irmãos intencionaram que alguns arranjos poderíamos aperfeiçoar nós tínhamos
hinos por exemplo que permanecia com o arranjo de piano é 420 do Hinário 4 tinham não marquejo né tiraram né então isso aí já que estamos fazendo isso tem Vamos dar um caráter de hino para esses alguns hinos ali que levavam nós a uma alegria geral por exemplo 273 vamos deixar ele bem é vamos deixar ele assim um pouco mais assim mais solene aí muda a roupa aí aproveitou-se que estava fazendo a revisão também mudou-se isso você quando escreve algo Você estuda o público para quem você escreve ainda que na música você tem algumas regras
mas o dia a dia te mostra como agir Por exemplo quando você está diante de uma massa enorme que toca uma determinada peça num ritmo bem acelerado e você não consegue frear os não vai devagar né eles descem corrente você vai lá e Muda alguma coisinha você induz eles a trabalhar mais lento isso aconteceu quando você colocou tirou um compasso com quatro por quatro por exemplo colocou dois por dois você muda a figuração isso em 12 essa massa a trabalhar é mais lento aí a gente vai dizer forma de compasso não tem a ver com
o andamento sim não tem nada a ver com andamento na ponta lá o cara muda vai assistir a reação assista a reação para ver se ele não mudou Então é isso essas mudanças essas modificações atualizações necessárias acabou gerando um novo Hinário Então os irmãos disseram vamos ficar com quatro cinco e a história nos conta que todas as mudanças de Hinário foram inseridos novos hinos Então vamos premiar A Nossa Irmandade da de presente mais sabe é uma grande novidade nós vivemos aí telespectiva de um novo aconteça aí todo mundo meu Deus do céu mudou Hinário então
foi um presente mais 30 anos que nosso ministério Deus Opa e agora é uma pausa rapidinho só para te dizer que quem patrocina esse bate-papo esses podcasts aqui do canal dicas para ver listas é o grupo Educação do talento que é a nossa empresa que tem os nossos cursos online então se você quiser saber mais sobre os nossos cursos online formação para professores para instrutores de igreja de violino deve ser professor de violino quer ser um instrutor de violino quer se capacitar sobre como ensinar violino tem sempre nosso QR Code na descrição do vídeo aqui
é só chamar a gente saber mais sobre a formação para professores e temos também o nosso curso online para quem quer aprender violino quem quer fazer uma reciclagem o que é que é continuar estudando quem quer aprender do zero Temos vários alunos não tem limite de idade nós temos alunos de 13 12 11 anos de idade e temos alunos de 70 anos de idade de diversos lugares do país e de fora de outros países alemães Espanha Portugal entre outros países Então se quiser saber mais sobre os nossos cursos Acesse aqui ou QR Code que aparece
aqui durante o nosso bate-papo ou na descrição do vídeo aí tem um link para você clicar em algum lugar tá bom obrigado vamos continuar então nosso bate-papo e quem que faz as letras as letras é um grupo de irmãos que primeiro tem um conhecimento nesse segmento né e sobretudo junto ao Ministério é trabalhado com carinho é muito carinho vai assim um pouco além da Concepção Humana porque está se inscrevendo e quem é doméstico da fé sabe o que significa está se inscrevendo buscando uma inspiração debaixo de bastante submissão para que não seja uma escrita do
meu pensamento mas que seja uma inspiração vinda de Deus então para quem é doméstico sabe e acredita nisso né mas você sabe que eu falo eu tô falando desse ponto porque é um dos pontos acho que que eu mais admiro assim na parte musical da congregação são as letras dos índios né não falando mal dos outros da Harpa né que o pessoal chama mas eu já tive vários alunos de outras igrejas e já me Trouxeram os hinos da igreja ou a Harpa Cristã que acho que talvez é usada em mais de uma igreja e eu
falo assim não canta canta porque a hora que você cantar você vai ver como faz sentido né a direção da frase e a sílaba tônica tá sempre E aí a hora que eu fui pegar essas partituras dificilmente Elas têm uma letra tão bem feita quanto da congregação todas todas as da congregação difícilmente assim não tá caindo sílaba tônica no tempo forte não tá tendo um tema de frase que combina certinho com a frase musical né e é muito é muito diferente e nada da congregação para esses outras cumpre o que está escrito na capa e
nos dê Louvores e súplicas a Deus não é a pessoa então as letras elas são direcionadas a Deus elas podem dar do momento dizer assim atribulado ou te encontras irmãos mas está falando e já vai remeter para Deus que o criador de consolará então raro são os hinos que eles dão uma passadinha por nós a maioria de nós para com Deus é isso é isso é um cuidado é um cuidado tem um cuidado você vê que tem um cuidado não é que nem música Hoje em dia que você música sertaneja essas músicas e o cara
fala umas coisas e amor não sei quê a palavra não casa com a música né não dá certo né por isso que o cenários em outros idiomas eles não são traduções que são versões porque porque a palavra que será uma tradução para o inglês por exemplo poderá não conter a mesma número de Ciro nenhum acento tônico então lá os irmãos da língua Nativa vão desenvolver uma versão às vezes são outras palavras que vão trazer o mesmo significado mas não é uma tradução você contratar uma empresa de tradução especializada e vão traduzir na íntegra não vai
ter mais rima não vai ter mais combinação dos acentos métricos da palavras né então é isso e nessas línguas também fica acaba ficando eu nunca tive oportunidade de ver nem nada é as palavras Quantos idiomas tem hoje já para a gente precisar contra os idiomas eu não sei te falar de cabeça mas a congregação como um todo já passa de 80 países Basta dar uma olhadinha no relatório que a gente passa de 80 países de forma oficial né hora extra oficial que são aqueles países que têm nossos irmãos mas que não tem oficializado uma congregação
lá por conta da Lei local que não reconhece outras religiões então aí são mais velho né você tá falando do Rodrigo pessoa no começo né ele tá no Alasca né tá no Alasca o Rodrigo faz culto como aí Rodrigo não tem igreja ele disse eu reúno com a minha esposa minhas crianças e fazemos o culto e também assistimos não online foi uma coisa é sensacional que ficou né é uma coisa boa da pandemia né ô Cláudio e a partitura do Hinário você Já pensaram lá em criar um livro da partitura por exemplo por exemplo para
o violino ele tem um Hinário do violino só uma escrita mais simples mais fácil né Tem de não existe essa ideia existe essa intenção em algum dia e de como é uma orquestra sinfônica por exemplo Sinfônica de Indaiatuba hoje a gente chega lá tem conserto hoje à noite senta lá tem a parte do primeiro violino só a linha do primeiro Veneno parte do segundo violino do trompete um do dois cada instrumento tem a sua partitura e não uma partitura de coral né sem sem o que nós falamos aqui no começo dessa boa conversa né Toda
a civilização promove a sua própria Cultura a música na Congregação não foi uma escolha foi uma herança nós assistimos ou lemos a história da congregação Vamos ver que um irmão saiu da América do Norte veio evangelizar no Brasil né quando esse irmão veio foi quem deu se usou para trazer é o evangelho para cá o evangelho que eu digo segunda-feira e doutrina da congregação Ele trouxe também consigo um Hinário e esse Hinário era essa escrita tão lhe trouxe aquele Hinário haviam alguns que tinham uma uma clave de sol e uma clave de fá com um
acordes com arpejos para piano e que depois na atualização de Hinário tirou e colocou lá tenor e baixo então nós herdamos esse estilo composicional e de lá para cá Manteve esse estilo porque não tínhamos instrumentos para comprou uma orquestra basta vermos a história da congregação que nós vamos ver aqui na década de 60 e 70 que a música iniciou-se oficialmente em 1932 iniciou-se os grupos e suas musicais que hoje nós chamamos de géme mas que ele já veio com esse nome e não é uma novidade A novidade é a sigla gente mas o nome já
existia desde 32 então aí os primeiros instrumentos aparece um clarinete um trombone hoje nós temos uma orquestra composta na maioria das igrejas estão presentes ali assim quatro vozes né os representantes das quatro vozes então nós poderíamos dizer ah hoje é mais possível ampliar essa grade para abrir para partes aos nossos olhos e isso parece ser possível tanto que hoje temos um hinário para tuba tubo é inscrito no lugar que é escrita paratuba e Setuba não é transpositor ao Hinário cais como todo instrumento não transpositores é uma aperfeiçoamento da nossa do nosso estudo foi muito bom
Agora nós estamos em mais de 20 mil congregações só no Brasil todo instrumentista da orquestra da congregação ele tem a seguinte o seguinte compromisso fazer a sua voz principal a sua voz alternativa é alternativa quando solicitado por quem lidera orquestra que é o encarregado de orquestra e se não tiver presente alguém de um instrumento algum de instrumentista de soprano tem que suprir aquela voz então é uma realidade em muitas congregações em muitos cultos durante a semana principalmente então não tem como ter uma parte só para aquele instrumento por exemplo eu sou tuba se eu carregar
só a parte do país que acabou de abrir não tem um órgão ainda mas vai chegar o órgão faz parte da orquestra da congregação e eu achei bacana também agora se vocês lançaram o novo método né MS agora tem uma reunião essa semana aí né e achei legal a ideia dos vídeos orientando né alguns vídeos orientando sobre alguns sobre todos os assuntos na verdade né e eu tenho eu gravei todos os hinos gravei do um ao 480 soprano de todos os hinos com a ideia de demorei um ano para conseguir fazer tudo isso mas são
os vídeos assim que o pessoal mais acompanha e todo dia eu tenho uma mensagem todo dia todo dia eu tenho uma mensagem de alguém falou assim Ricardo obrigado Deus abençoe eu acompanho os seus hino Eu passei no teste porque eu pego todos os seus e tocam junto eu melhoro a minha afinação e eu melhoro tocar no ritmo né não teria alguma ideia de alguém de fazer isso de agora que vai se entrando tanto na tecnologia tem o culto online tem os vídeos tem isso existe essa ideia de alguém de criar referências dos hinos né agora
eu tô a gente tá gravando eu e o Murilo que trabalha comigo professor de violino também está gravando os dois soprando e contralto porque quando eu gravei eu gravei sem introdução eu falei cara se eu ficar dando introdução gravando todos os versos eu gravava um e replicava três vezes ou quatro se ele tinha três quatro para ganhar tempo para conseguir gravar todos e tentar manter para não ter que gravar com metrônomo para fazer o melhor possível para conseguir fazer os 480 e agora a gente começou a fazer o a gente já fez do 1 ao
100 gravando soprano contralto com introdução e três vídeos a gente faz um só do soprano um do contralto e um dos dois juntos para que todo mundo tem essa referência e o pessoal gosta muito fica muito feliz vários irmãozinhos pequenininhos mandam mensagem um recadinho de 11 12 15 Ricardo passei na reunião de jovens Eu graças a Deus mas eu assisto seus vídeos aqui eu toco junto isso é muito bom né e não se teria alguma coisa como fazer alguma coisa desse tipo de criar vídeos de referência né Porque sim o Hinário não é difícil né
todo mundo nasce geralmente já ouvindo aquilo ou tá ouvindo aquilo e cantando há muito tempo se ele aprender o básico do instrumento ele já consegue com essa boa referência fazer e a igreja não teria alguma ideia de fazer isso ou não nós estamos numa instituição gigante né um número de músico passa supostamente uma estimativa e passa de meio milhão de músicos e esses projetos como você citou em msa eles vão surgindo a luz uma boa ideia você nunca sabe de onde vem e não tem um lugar que tem um compromisso de ter uma boa ideia
pelo contrário você tem que ter uma abertura fazer uma gestão participativa porque alguém vai trazer uma boa ideia isso não acontece dentro de casa a esposa teve uma ideia aqui ó eu acho que acho que até os nossos irmãos que presidem sobre nós eles dizem isso fiquem atentos assistam Ouçam apreciam porque Deus não escolhe o senhor não escolhe assim geograficamente aonde ele vai depositar sua luz pode surgir um dia um dia eu vi uma ideia de irmão depois eu pedi para ele mandar onde que eu vou estar manda a sua localização eu vi no guardei
isso margem direita do rio amapari Roraima não Amapá Amapá falei meu Deus do Céu mandou uma foto para mim era quase Floresta sabe e uma ideia muito interessante isso tem uns 15 anos e nós aplicamos aquela ideia naquele dia a dia ali não na atividade como hoje está na Congregação mas é local que era minha atribuição numa localidade Então vai surgindo se ideias vai se aperfeiçoando nós não sabemos o futuro o que nos reserva nós sabemos Hoje há uma necessidade e apresenta ser algo por exemplo o msa que você citou quem que pediu o msa
a nossa grande massa porque os nossos instrutores de música na Congregação irmãos batalhadores e que dedicam sua vida para formação se nós estamos hoje em mais de meio milhão supostamente é dar-se a esse trabalho deles junto aos seus encarregados então eles pediam mais lições de seu beijo por exemplo apesar do MTS dizer assim faça do Hinário as tuas lições de solfejo Então você tinha 480 lições para seu filho mas você mesmo citou o hino ele tem como definição uma melodia fácil Então vamos ir vai muito naquilo que você conhece você vai sofrer eu já conheço
aí você não desenvolve nada né tem que desenvolver uma peça que você não conhece nenhuma peça estranha então eles pediam isso aí haviam necessidade de atender a esse pedido é também perguntavam porque que abordavam determinados conceitos que a gente não achava no hinário por exemplo aonde que nós vamos ver não tem então explicitamente alguns conceitos você não vê podia até subentendidamente tem uma aqui ó mas não se justificava para eles ter aqueles conceitos então o objetivo foi esse de pegar um MTS e deixar do jeito que a massa pedia mesmo porque tem canais de comunicação
tem e-mails aí vem as sugestões e nós somos ensinados a apreciar sugestões vai vir boa ideia aí não espero que venha de mim de você de outra as ideias para toda a nação vai vir de alguém é então para atender a esse clamor os irmãos intencionaram atualizar o MDS e quando estavam atualizando com a participação de irmãos de outros países aí chegou a ser a conclusão que vão simplificar e objetivar deixar direto o assunto dirigindo ao estudo do Hinário Ok então aí mudou para método simplificada não mudou nomenclatura ali porque para dar esse ar que
é assim tão simples para que ficar complicando né então por exemplo uma coisa né Eu fiz um vídeo explicando pro pessoal o fez o ritmo por exemplo do jeito que ensina para os meus alunos eu dou aula e ensino isso para de sete anos de idade né e ensino para adultos de 70 anos de idade então o solfejo rítmico por exemplo né Depois eu vou até te mostrar um livro que eu uso ele tem pequenas pequenas lições de cinco quatro compassos onde você vai treinando ritmos onde todas as notas são lá então uma página só
de ritmo é só de solfejo ritmo então assim para mim eu queria morrer mas eu queria morrer rapaz na minha época que eu tinha que sol ou seja lá é esse lá fala só me sofá sei lá e decorar aquilo porque não tinha outro jeito de eu passar eu tinha que decorar e para que eu não aprendi eu não aprendi não conseguia aprender o seu fez o ritmo eu fui aprender depois estudando fora e fazendo outras coisas e a hora que eu fui ensinar né Mas jamais eu não consigo ver com um profissional como professor
como que a pessoa vai aprender fazendo seu feijando aquelas lições do bônus 78 60 80 90 dó ré mi fiquei com notas e com Por que que não cria um negócio mais simples mais fácil falando só tá tá né aí criou-se o taft tudo que eu falei não gente esquece a pessoa vinha pedir ajuda você não esquece isso tenta entender do jeito que eu vou te falar aí você treina muito então você fica bom desse jeito aqui aí você pega esse jeito que os irmãos estão falando aí e aí você vai ficar aí você vai
conseguir entender e fazer e muita gente fala agora eu consegui entendeu aqui falando só tá Tati Tati Tati Tati com palavras simples com coisas simples que falem sentido na fonética né E aí então umas coisas boas que eu vi que tiraram né tiraram esse tapa tefite não sei como é que chamava direito existe Eu sei que existe isso é de um tipo de pedagogia né mas eu acho que não é nada funcional tirar essas coisas de falar sobre terminações masculinas e femininas né os ciclos das Quintas porque falar ciclos das Quintas parece uma coisa tão
difícil né Acho que precisava só pensar numas coisas mais simples e eu fico feliz né acho muito legal que tá indo por esse caminho né então eu queria perguntar para você quem tem essas pessoas são lá ou são ideias de pessoas de fora que estão falando para vocês e aí de repente alguém quem tá responsável por essa criação falar ó alguém falou assim ou o pessoal chama mesmo alguém lá e fala viu vem aqui ajuda a gente aqui como que é aqui então a linguagem rítmica por exemplo ela tinha uma intenção secundária se você não
perceber mas uma intenção primária também de fazer com que se Perceba o acento natural então quando colocava o tá da parte forte do tempo e na parte fraca tá naturalmente é mais forte que era para mas se você não saber usar ferramenta ela acaba sendo uma dificuldade é mais fácil do relevar os renovado do que ficar Taiff meu Deus do céu Então como percebeu-se que a gente não conseguiu utilizar aquela ferramenta tão bem tirar tanto proveito dela então vamos simplificar vamos os olhar pronto É então foi isso agora quando você pergunta as pessoas que participam
disso aonde tirou essa experiência no teu caso Ricardo você é um profissional você é um músico de Orquestra Sinfônica que é um empreendedor na informação musical né você vive da venda da informação e venda com qualidade produto com qualidade senão não estariam comprando é E você também está dentro da mesma instituição na mesma estante no mesmo banco que nós e no mesmo processo de ensino assistindo a lei Então você tem uma vivência da cultura musical na Congregação e da música fora da congregação Então você soma Por demais em benefício da instituição Então são irmãos como
você que temos como colaboradores que vivenciam os dois lados sabe então São esses os realmente desenvolvem os trabalhos e vocês têm vocês têm uma ideia de treinar os instrutores os encarregados né porque eu acho que a congregação sendo desse tamanho que é eu acho que teria muitas possibilidades né de pegar profissionais vamos pegar um cara aqui de o esse cara ele é muito bom para ensinar trompa Vamos pegar esse cara vamos treinar os instrutores de Tron vamos pegar as pessoas que né os irmãos que tocam tronco Vamos fazer um masterclass Vamos fazer alguma coisa nesse
sentido tem essa ideia de fazer isso sim em 2014 foi criado um dispositivo dentro da organização musical na Congregação chamado RT reuniões técnicas por categoria de instrumentos o que que é isso Master cresce então iniciou-se com uma nós mesmos mas não acontece em todos os lugares né é um dispositivo que tá lá então tá escrito que tirar essa reunião técnica é um masterclass e deverá ser ministrada por um irmão especialista um irmão com formação então uma RT de trompetes ou de metais Agudos aí a gente chama um irmão que Ministro aquilo de conhecimento o irmão
especialista que é um irmão que vive profissionalmente a informação para aquilo aí ele vem para dar as particularidades vai falar da embocadura vai falar da emissão de som e tal total né cordas a mesma coisa então já existe uma isso aí é oficial mesmo é oficial eu pensei que ia acontecer só em alguns lugares porque eu não vejo não isso é um dispositivo é oficial dentro da organização da congregação na parte da música Então aperta todas as regiões agora você como encarregado Regional você tá vendo a necessidade chama os irmãos e vamos fazer uma RT
uma reunião técnica que tá escrito aqui ele promove então é feito assim tudo do seu entendimento em aprovação do ministério local Então tudo dentro daquela da nossa cultura e conforme mencionei existe um critério Cláudio para indicar um carregado um instrutor critério técnico a gente sabe Claro que existe né toda a preparação de Deus que Deus confirma que Deus mostra que tenha guia de Deus nisso não temos dúvida nenhuma mas também se leva em consideração isso ou não é até você falou do instrutor e eu eu pulei essa parte né se tem alguma aperfeiçoamento alguma ideia
o msa ele é um método o gem ou escolhemos musical como chamavamos é a escola e o msa é um método dessa escola então os nossos instrutores eles são voluntários e são aqueles irmãos de boa vontade nós não conseguimos escolher aqueles irmãos que tenham conhecimento maravilhoso eles você vem cá para ser instrutor porque é um trabalho que depende da boa vontade dele do tempo e às vezes ele não pode ele vai assumir não vai vir e vai ele não pode você por exemplo você não tem como assumir de ser instrutor na tua comum ou em
qualquer igreja duas vezes por semana uma vez por semana tem o teu trabalho aí quem que nós temos ela tem um irmão lá que o conhecimento dele é menor mas ele tem a boa vontade aí tem que se segurar com esses que tem então você não consegue pensar assim Vó aperfeiçoar o corpo dissoltores porque você tá contando com a boa vontade de um de que não tem essa disponibilidade e irmãos que sai do trabalho com a mochila nas costas passa lá no gem para ajudar pedir uma lição de um candidato de um estudante nosso sabe
mas existem as reuniões para isso como nós vamos ter as reuniões do MSS estamos tendo aonde chama-se um treinamento para instrutores para ajudar eles então há um aperfeiçoamento Sim ele é mais lento do que se fosse numa escola uma escola de música onde vai ali tem um compromisso ali é remunerado para aquilo nossos irmãos fazem a música no horário que dá né sabe mais ainda assim tem um sim aí vamos ter as reuniões para passar essa orientações e tem pessoas é muito bem os irmãos né que são muito fazem muito bem né isso eu tenho
curso de professores e tem muitos irmãos que ele não aplica e não ganha dinheiro mesmo ele pagando o curso online para aprender a ensinar e eu falo assim mas você tá dando aula em algum lugar não não eu tô comprando eu tô fazendo parte aqui do curso porque eu quero ensinar melhor na igreja eu fico feliz mas demais demais né eu cheguei algumas vezes lá no começo a dar quando tinha um outro sistema e isso me permitia a dar um acesso eu cheguei a dar o acesso do meu curso para duas três quatro pessoas para
irmãos encarregado instrutor isso acredita que a pessoa nunca entrou falei vai lá entra aqui ó tá tudo lá passo a passo para você ensinar E aí pelo sistema eu conseguia ver e tinha passado mais de um ano e a pessoa não tinha acessado uma vez Então assim não é só a boa vontade não adianta você fazer de tudo melhor mas depende da pessoa que tá lá na ponta né Ah sim e eu fico muito feliz porque pessoal pega entende a ideia né e o ensino através do método que e às vezes eles falam mas aqui
eu não posso usar o Suzuki Ricardo eu queria aprender eu falo não mas veja aqui que você vai aí eles conseguem pegar lá e aplicar ontem mesmo tinha um irmão tava falando comigo e ele falou Ricardo Peguei toda a ideia e eu não começo que o pessoal quer que eu faça aquele método da igreja que diga-se de passagem é terrível para o violino né aquilo lá precisava alguém fazer alguma coisa urgente para aquilo e ele falou mas eu pego aquilo eu não dou o método eu pego toda essa ideia eu trabalho trabalho as crianças daqui
do seu jeito aqui que você me ensinou E aí quando ele tá aqui nesse ponto aí eu jogo ele no método já lá na frente mas são 70 e aí ele deslancha e vai embora Então eu fico muito feliz de ver quanta gente boa que tem lá na Congregação E a gente precisava valorizar mais ainda essas pessoas né e descobri quem elas são e valorizar porque tem um outro irmão do Paraná que ele me ligou todo feliz Falou Ricardo do céu você não sabe o pessoal eu fiquei famoso aqui agora o pessoal viu meus alunos
da escolinha e tá vindo das cidades em volta que todo mundo e agora eles me chamaram isso eu achei incrível eu ganhei o ano com isso essa ligação dele eles me chamaram para ir lá não toda não sei que segunda-feira eu vou lá e eu dou um treinamento para os instrutor como que eu tô ensinando eles aqui então eu acho que tem muito Zene caminhos né Eu não falo esse tipo de coisa querendo que me chame para fazer alguma coisa porque eu não tenho tempo mesmo pelo menos agora não tem eu falo não mas tem
um monte de gente aí vocês tem um monte de gente procura aí esse pessoal acha eles e tem gente querendo fazer né basta valorizar aí e encontrar esse pessoal aí para fazer só fez o ritmo que melódico Cláudio tem nesse msa novo ou só fez o ritmo é não tenho certeza e aí canta se afinado é para cantar afinada né para treinar cantar né para treinar cantar mas dentro do que você falou é uma tendência nós fazemos das publicações que temos no mercado e os nossos próprios irmãos que ministram sobre isso eles dizem essas publicações
são nos atende mas o melhor é desenvolvermos o nosso próprio voltado a nós assim como temos um msa hoje tínhamos o MTS então é uma tendência que a nossa escola de música Era assim né que isso né ótimo é você tinha feito uma pergunta sobre o critério para apresentação de Um encarregado de orquestionário da parte espiritual sim sem dúvida o critério técnico para você ter um encarregador que essa ele é diferente também de qualquer outro lugar outro denominação porque ela não passado quando a música iniciou na Congregação foi se desenvolvendo em número de músculo precisou
ter um para liderar organizar orquestra daquela como congregação dele e também para estar à frente dos grupos e suas musicais então nasceu um carregador que é essa que não tinha esse nome chamado Maestro e quem era encarregado era um cooperador né o cooperador tinha o nome de encarregado depois passou a ser cooperador pois bem então o cooperador do Ofício ministerial o Ofício ministerial é um estado constituído dentro da organização da igreja e todos nós cooperamos com esse Ofício e você Coopera tocando seu instrumento o outro Coopera como encarregado e assim por diante e o cooperador
cooperador do Ofício ministerial ele Coopera com Ofício no atendimento escuta só comum junto a sua irmandade local é então percebeu-se que este encarregado de orquestra que hoje chamamos encarregado porque ele menos Fazia era exercer como Maestro como Regente porque não se tem também gente é E aí ele não Regia ele rege quando rege no ensaio hoje mensal no culto reage não ele não é rejeita não é maestro agora coordenador é o que que é mais que ele faz ele cuida disso ele organiza as mosca então Ele se encarrega das atividades práticas da orquestra então que
nós menos fazemos é reger Sem dúvida que nós mais fazemos é coordenadora é diretora é consultor é tudo né então é encarrega-se das atividades práticas da orquestra nada comportamental quando você tem um irmão precisa de um irmão ali para ser encarregado então é observado pelo nosso ministério se o conhecimento dele está a altura dos demais Ali e junto com isso a parte que você citou que é a parte espiritual agora ele tem um compromisso quando apresentado ele pode aceitar ou não então eu fui chamado Cláudio Nós levamos o teu nome em oração sentimos confirmação de
Deus agora eu posso aceitar ou não Se eu aceitar também eu tô feliz se você é carregado vai ser encarregado ai que maravilha eu tô feliz por isso eu gosto muito quero servir a Deus também mas olha aqui ó esse compromisso de fidelidade a Deus a doutrina de Cristo e a disciplina e organização da igreja um dos itens está se dando assim ó procure o aperfeiçoamento musical para que você consiga repassar para os músicos que ele forem confiados Então a gente tem esse compromisso sabe se eu vou cumprir ou não ninguém sabe vai na conta
de cada um é tá na conta de cada um né mas a gente assume esse compromisso né na verdade na verdade tudo gira em torno de um objetivo que é o objetivo da igreja qual que é reunirmandade adorar a Deus para buscar a salvação que é o que nós temos salvação de almas Então tudo é um auxílio para que um culto aconteça sabe então tudo é pensado no sentido magro não temos que pensar que salvação de almas aí vamos fazendo e tentando fazer o nosso melhor é o compromisso de cada um a gente tem que
assumir o nosso compromisso e assim deixa eu fazer cada vez melhor né estamos falando de música né espiritualmente cada um vai servir a Deus segundo sua fé e segundo o seu compromisso com o senhor é uma tal forma que de música e eu acho que a internet né Essa parte do culto online dessas reuniões online Eu acho que é sensacional e que a congregação podia explorar mais isso né volto a dizer em chamar pessoas para que falem sobre esses assuntos profissionais como por exemplo eu tive aqui tava aqui comigo gravou o Davi Gratão eles tem
aqui o podcast do Davi Gratão instala assistente dispala da OSESP da Sinfônica do Estado de São Paulo o único brasileiro nesse cargo atualmente né E por pelos últimos tantos anos aí que ele tá E aí conversando com ele eu falei vamos falar de CCB de Congregação Davi e tal tocar e falou cara é horrível esse negócio de tocar oitavado o pessoal tem que parar com esse negócio para eu não sei quem tal tem alguma instrução nesse sentido que o pessoal faça oitavado não tem tinha alguma coisa assim na área tinha surgido alguma instrução nesse sentido
ou não é uma possibilidade porque nós temos a grosso modo falando nós temos quatro linhas escritas não é e como que nós vamos enriquecer essas quatro linhas nós vamos expandi-las fazendo uso da variedade de timbres que é o primeiro ponto porque se fosse para pensar que são quatro linhas partes instrumentais seriam só quatro instrumentos não seriam quatro linhas são quatro são quatro instrumentos no entanto você vai na página 9 do manual de orientação em questão e você vê 25 instrumentos um harmônico que é o órgão em 24 melódica Como que você distribui 24 para 4
linhas então é um processo de enriquecimento você muda timbre você pega o clarinete o sexoprano são Dois crimes distintos para fazer a mesma linha então eu vou ver um enriquecimento parece que tá tão suando aqui vários harmônicos são somente quatro linhas que eu estou vendo dentro desse processo de enriquecimento aí nós temos oitava acima e oitava abaixo a oitava acima feita pelo violino e pela flauta e oitava baixo feito pela turma não é então tem quatro e o osso 6 e quando eu me junto com a irmandade eu tenho soprano das irmãs cantando na altura
que está escrito e eu tenho seu plano dos irmãos que tá um oitava baixo então eu ouvi ainda uma sétima linha melódica mesmo que eu não queira e nem assim nem não aceito que é uma linha melódica Mas ela tá acontecendo ela tá suando eu posso não aceitar isso não é isso é dobra não importa é dobra mas não tá acontecendo Então eu acabo ouvindo assim sete aí eu ouço me parece assim uma grande expansividade uma riqueza mas por acaso uso desses atributos agora se eu como eu violino fizeram um oitavado acima gritante aí eu
solando né um oitavado crítico Eu furei essa essa quando ele fala isso né Eu acho que é nesse sentido né porque eu acho que também para você falar para o Carol faz o oitavado faz uma oitava acima né Eu acho que ele tem que saber fazer porque senão tem que ter alguém que ensinou que explicou para ele como fazer aquilo porque senão vira um negócio para o pessoal pensa que fazer eu vejo muito isso que eu acho que eles acham que o oitavado fazer o oitava assim mano é para você aparecer é como você falou
para soar uma voz diferente para dar aquele efeito né Para dar aquele diferente Essa é a ideia né mas eu do ponto que eu tava falando eu acho que é interessante pessoas né profissionais falando esse tipo de coisa como a gente gera agora esse conteúdo aqui e a hora e eu tenho certeza que muitos violinistas vão ver o Davi Gratão falou que não é bonito fazer isso daí eu vou parar Então eu vou né então eu acho que isso aí que eu tô falando eu acho que tem muita gente com muita ideia boa né que
a congregação pode aproveitar e fazer algumas coisas macro né uma reunião uma coisa gigante mesmo pela internet pessoal vamos chamar o fulano de tal aqui vamos ao invés de às vezes deixar só tá aqui quem quiser fazer RT né que você falou quem quiser fazer faz não não vem Calma Vamos começar a organizar uma coisa aqui Vamos chamar aqui fulano de tal ou vamos chamar um profissional mesmo vamos chamar shinobu não sei se você conhece esse novo só de nome depois tem o podcast dela aqui também professora de violino uma japonesa especializada no método Suzuki
uma pessoa que tem muito mas muito acrescentar né então às vezes chamar essa pessoa não é da congregação mas dá para você vir aqui fazer uma palestra aqui uma hora e falar sobre esse assunto aqui para o pessoal dá para fazer isso né Acho que tem muita gente aí para fazer e eu acho que deve estar indo nesse caminho né Ah tá o fato de como falamos aqui no começo de você tá vivendo esse mundo atividades remotas é uma tendência né que essa reunião técnica um dia ela aconteça dessa forma que você tá pensando aí
tá vislumbrando né é uma tendência o que foi feito as reuniões de apresentação do MMO para que o músico estivesse essa noção a busca pelo timbre orquestral se nós não temos solo na orquestra da congregação O hinário vai acontecer da forma que está escrito em todos os cultos independente das formações que estarão naquele escuro o objetivo era trazer é trazer esse senso coletivo essa submissão de grupo o conjunto que que é ser o conjunto sem de sem ninguém à frente todos juntos homogeniamente nós usamos um jargão aprendemos e que tá nas escrituras aprendemos com nossos
mais velhos que dizem assim a uma só voz é o único sentido mais qualidade uma uma igualdade de sons então o timbre orquestral que nós sonhamos é esse é o resultado de todos esses timbres misturados para que você tire um único time quando isso acontecer esse oitavado que o Davi falou tem total sentido que ele falou lógico aí ele não vai incomodar assim ele vai estar dentro daquela daquela ideia o oitavado vai soar como um harmônico que esse é o objetivo ele tem que ser ele é uma reprodução da fundamental a fundamental que é o
soprano na altura em que está escrito né ele tá sendo reproduzido não estava acima parecendo que é um harmônico quando essa consciência ela cair que ela já está bem avançada bem mesmo aí com certeza isso vai ficar melhor ainda legal Cláudio para a gente indo para o final uma última coisa da congregação perguntar não sei se você quer falar sobre Mas acabou de mudar os horários dos ensaios é isso ou não todos os ensaios mudam como é que é isso ensaio são gestões locais é gestão local Então não é no Brasil inteiro essa mudança que
teve existe um ministério constituído em cada região cada setor e ali define-se de acordo com as suas necessidades sua visão segundo o que pensa como age como que é e como o jogo que deve ser então é bem e essa mudança é aonde só que aconteceu agora aonde a quem Indaiatuba mudou aqui eu não sei se também acho que em Jundiaí não tem que mudar todos os ensaios agora são de sábado domingo não tem isso não vem não vem é não isso já já acontecem na capital paulista policiais acontece antes do culto eles acontecem antes
do culto Tem lugares sobretudo nos interiores do Brasil que os ensaios acontecem durante a semana à noite mas é gestão local então qualquer decisão é da localidade e qual que é a ideia de fazer no sábado e no domingo tem uma lógica para nós em São Paulo tem porque São Paulo é uma Metrópole de trabalho então ninguém se vê durante a semana sai de madrugada volta de noite quem é jovem vai para faculdade Vai para os colégios Então os ensaios da noite para nós dentes São Paulo eles não funcionam elas não temos eu tinha um
ensaio local na minha como acontecendo à noite num dia de quarta-feira e quando nós pontuavam os nossos músicos a gente só tinha os irmãos da terceira idade é o jovem não estava Então para mim era mais interessante no sábado é então dentro de São Paulo em sua grande maioria acontece dessa forma mas é gestão então assim uma entende que para eles é melhor por causa e motivo também é aí vai acontecer que era uma coisa que tinha sido mudado no Brasil inteiro não não porque o que é o que é ela é geral na Congregação
aquilo que a parte doutrinária a parte disciplinar agora gestão de horários de culto eventos assim da igreja isso aí é da localidade porque segundo a necessidade e por exemplo tocar o primeiro hino sentado Qual que é o primeiro Isso é para todo mundo isso é para todos é porque quem que tocava o primeiro hino sentada organiza que o órgão não se toca de pé e o violoncelo que tocava sentado nós já vimos bom então mais o tubista nós temos estima-se em mais de 30 mil tubos e para você tocar tuba de pé a tua toca
de pé toca numa formação bandisca mas com uma torresmo Exatamente é um pezinho considerado Ah mas são quatro minutos tocando aí no três minutos meia quatro é rapidinho mas a vida toda umas três vezes e aí O hinário ele foi colocar a estante foi colocado projetado para você trocar sentado quando você fica de pé a estante fica aqui aí o moço tem que dar uma ré mudo posicionamento Hoje nós estamos mais conscientes da necessidade da respiração hoje o nosso turista elefazeia ele não é um turista de Uma Nota Só ele fazia a tuba nossa ela
canta sabe [Música] vai para outro então ele carece de ter disposição física aqui para essa respiração e fica encurvada então era um clamor os turistas pediam se o Tiago toca sentado porque que a gente não pode tocar nós não aguentamos tocar e os irmãos mais idosos meu Deus do céu então Ministério analisa a situação da igreja e disse é um pedido deles é quem mais tem dificuldade então dá para a gente colocar assim só tuba só viu no céu então que faça orquestra toda o momento solene do culto ele não é alterado quando se abre
o culto aquele é um momento que nós nos levantamos em cumprimento ao que está nas escritura não tiver dois ou três reunidos no nome do Senhor ele se faz presente então abriu no nome dele vamos receber o senhor solenemente de pé Pronto agora vamos tocar para tocar ótimo né achei muito muito bom isso agora então você falou que vocês vão pegando as dicas né eu vou dar uma dica você levar lá para abordar a parte da afinação Porque existe uma cultura que eu falo para o pessoal já falei em vários vídeos eu falo Gente desculpa
mas não é afinação é a hora do Lar né é a hora do lar lá lá e tá tudo desafinado e ninguém afinou Não beleza já parou né podia ter uma orientação nesse sentido que eu acho que se fizesse isso daí de uma maneira geral eu acho que a congregação a orquestra comunicação ia melhorar assim 60%, não é 50 ia dar um salto né porque o pessoal não leva a sério às vezes às vezes eu tô ali violino instrumento de madeira agora várias igrejas tem ar condicionado de repente você chegou pois ali naqueles 10 minutos
que você tá esperando o veneno desafinou porque o ambiente está muito seco E aí você vai afinar e o pessoal começa a te olhar ele é metido esse cara viu só porque ele toca ali na orquestra ele quer afinar ele demora mas cara é que você precisa Finalmente né Eu já contei uma história num vídeo que um dia eu tava na no ensaio e o irmão tinha vários violinos uns três bancos assim de violino e tinha um irmão do meu lado e uma fazendo dá só só os violinos só os violinos dão lá aí deu
lá e desafinado e ele tava desafinado não e aí o encarregado tocava violino e falou assim não não tá desafinado aí tem um violino desafinado e não e ele batendo e não atende ali desafinado aí esse irmão tá do meu lado bonzinho simples ele pegou e apertou assim perto da Pestana e apertou a lá aí afinou aí o irmão pegou e falou assim aí agora sim agora sim agora tá afinado flautas agora e eu fiquei olhando e falei assim ai não meu Deus e foi desafinado né E até o contei isso e uma pessoa falou
assim é por que que você é uma finou então o instrumento dele falei só porque que eu assinei porque ele não me pediu porque eu já tive outras vezes casos de irmão que chegou para mim e falou assim um dia se afinou Meu violino na escolinha rapaz Eu nunca toquei tão bem na minha vida mas parece que é outro violino porque tava afinado e ninguém ensinou ele a afinar o violino e eu falei às vezes se eu falava assim não daqui posso afinar para você ia falar assim metido esse cara porque ele tá querendo afinar
o meu violino eu sei afinar e tal então por isso que eu não ofereci para afinar né mas você vê que as pessoas não sabem Muitas pessoas não sabem afinar instrumento Então acho que precisava de um cuidado especial nessa parte existe já alguma coisa ou não é a afirmação ela vai dar habilidade de quem afina às vezes este que você observou que não estava tão afinado ele também capta que está desafinado sim o msa ele traz a proposta do seu beijo melódico e o que você falou vai cantar afinado vai desenvolver a percepção vai desenvolver
o ouvido eu preciso ouvir bem para reproduzir bem então nós vamos fazer o seu filho de melódico no msa fatalmente vamos atingir uma afinação no nosso canto não seremos cantores mas vamos se eu cantar afinado significa que eu também vou tocar afinado eu vou perceber meu instrumento então eu a vida inteira eu sentei na orquestra lá só tocava lá eu não ouvia nada depois que eu tive que fazer sofrer de melodia quando fui estudar fora que eu fui desenvolver meu ouvido eu não tenho bom ouvido não é mas eu fui desenvolver meu ouvido então o
objetivo é lá no berço trabalhar isso para que o músico mesmo ele perceba que meu Deus do céu tem que afinar tá fora o saque está fora as cordas sabe mas se não tivesse ouvido ele vai só bater o cartão mas que pelo menos o que pelo menos os encarregados né tivessem esse essa função de não pera aí eu acho que vamos ver aqui eu não sei afinar flauta porque eu toco trompete Mas vê aqui vamos lá né E tem mais calma nessa nessa hora de é porque essa essa prática da afinação essa Ou melhor
essa verificação da afinação ela acontece no ensaio sim seria ótimo nas orientações encarregados de Orquestra que ele tem que trabalhar afinação no ensaio eu não tenho um bom ouvido para captar eu posso fazer o uso dos recursos cuidado que nós temos é com a ordem do culto mas não nem por isso descompromete o músico afinação é alguns lugares que você viajar você vai ver que existe um ambiente aonde o moço tem um compromisso chegar e lá no quartinho e verificar isso seria ótimo isso nós aqui dentro Eu cito lugares para você aqui dentro do Brasil
que os irmãos implantam isso chega lá e vai lá no quartinho corrige afinação porque lá no culto não dá para passar aquela afinação detalhada porque afinação vai ocorrer já no momento que até certo ah não dá para fazer afinação meia hora antes Ninguém chega meia hora antes e como você falou ainda que corrigir se vai precisar corrigir de novo mas não então chega em cima da hora aquela afinação ela acaba sendo quase que simbólica sabe se eu não tiver o compromisso comigo então a fila antes lá no quartinho a gente vai ver isso na Europa
vai ver aqui eu vi isso aqui ó na Bahia e aqui na Bahia ele falou meu deus do céu irmãos eu tô com vergonha de vocês eu tô achando que tô na capital do meu do país né em desenvolvimento tô citando na amplitude que é São Paulo que significa para o país me sentindo que tô num lugar maior gente de vocês aqui tão me dando aula é Então essa afinação é o que vocês tão importantíssimo e vou lembrar a tua dica aí os outros irmãos e sobretudo né cara eu sei né Eu falo isso eu
dou uma dica eu falo falo não mas assim isso aqui poderia ser desse jeito e tal mas eu sei que não é nada fácil você lidar com tantas mil pessoas com tantas mil cidades e tantos países e tudo mais né Sempre é muito complicado né se Deus quiser com ajuda de Deus vai vai se encaixando né ah é uma maravilha quem quiser encontrar a sua loja o Cláudio onde que fica vai resultou a pé São Paulo está 2 Km só 10 minutinhos do Brás mas é muito fácil porque não achamos ninguém que tenha esse esse
desvio mental de colocar nobrêssemos numa loja no Google que vai achar no Instagram e no Facebook só vai aparecer nós eu acho que tem uma casa de carnes que chama Nobre isso nesse Brasil ah escrevendo.com.br vai cair dentro do nosso site tem Instagram né Qualquer instrumento vocês vendem acessórios que que vocês trabalham nós trabalhamos com teclas cordas e sopros e todas acessórios então nós temos é uma loja oficial da Fritz doberman da América Latina o orgulho Nacional um piano de origem alemã mas é a nossa identidade de piano no Brasil a loja é oficial fluxo
do homem então tem todos os pianos desde pequenos verticais penos de cauda novos seminovos parcelado até escrever tem aluguel temos também ainda uma uma campanha um pouco reduzida mas atende o público para consórcio de instrumentos com pronta entrega não é consórcio para entregar depois mas a gente nem tá fazendo não estamos fazendo campanha porque as cotas estão reduzidas então a gente atende lá 10 instrumentos por mês sabe antes a gente atender 50 70 não estamos conseguindo atender e aí nós temos de violino a tuba os acessórios e as publicações e gostamos de promover Master classes
sabe com quem é quem passa lá vai sentar e tocar porque fica aberto eletrônicos as principais marcas nacionais como Harmonia Tocaia acordes e órgãos como Yamaha e também a gente costuma ter vez em quando o órgão Holland tudo expor importação própria né então quem pisar os pés lá os pianos estão abertos abertos em quanto tempo o cara tem ele em casa já nós hoje vendemos 90% à distância é uma loja física assim mas o cliente acostumou a comprar a distância então pede um vídeo de um piano Eu tenho um piano usado tem manda o vídeo
para mim a gente manda o vídeo nenhum porque manda o piano e perfeito estado com garantia e despacho para todo o Brasil e comprando esse tipo de instrumento em quanto tempo tá na casa dele aí é só o transporte né você tem tudo pronto entrega trabalha com importação Mas é vocês têm que nós entendemos é pronta entrega nós temos convênio com a central de de transporte que é uma central de fretes que distribui as entregas Então se a gente vende por Nordeste por exemplo o prazo vai 8 10 dias que é o prazo do transportador
quando vendem São Paulo entrega imediata e o Instagram é @nobrissimos [Música] uma homenagem ao próximo que nós julgamos ser Nobre mais do que nome muito bom Cláudio Muito obrigado Deus abençoe amém amém espero que a gente possa em outra oportunidade de conversar mais aí com certeza desejo sucesso
Related Videos
DIEGO ADINOLFI - Spalla Sinfônica do ES / Encarregado CCB  - Podcast Dicas Para Violinistas
1:33:27
DIEGO ADINOLFI - Spalla Sinfônica do ES / ...
Dicas Para Violinistas
14,350 views
Como utilizar o hinário para Tubas!
1:01:31
Como utilizar o hinário para Tubas!
Elson Borges
33,395 views
Papo de Delegado - Entrevista com Pablo Marçal (PRTB)
35:17
Papo de Delegado - Entrevista com Pablo Ma...
ADPESP
345,743 views
TESTEMUNHOS CCB - MARCOS (MARQUINHOS DE MARABÁ) ANCIÃO CCB - #ccb #testemunho #mocidadeccb
33:39
TESTEMUNHOS CCB - MARCOS (MARQUINHOS DE MA...
Hinos&Louvores&Avulsos JG
61,476 views
#04 - O SEGREDO DAS GRANDES OPERAÇŌES COM CONSÓRCIO | MonteoCast
53:12
#04 - O SEGREDO DAS GRANDES OPERAÇŌES COM ...
Monteo Investimentos
88 views
Jornada Veraz | Ascensão e Queda da Inteligência Humana | Professor Pedro Augusto -22/09/22
1:13:50
Jornada Veraz | Ascensão e Queda da Inteli...
Instituto Veraz
38,417 views
WILSON DIAS - Sinfônica de Campinas e Encarregado CCB - Podcast Dicas Para Violinistas
1:46:04
WILSON DIAS - Sinfônica de Campinas e Enca...
Dicas Para Violinistas
13,076 views
LINDOS HINOS CCB!!! 43,44,45,46,47,48,49,50,51,52 TOCADO NO ÓRGÃO HARMONIA HS-450 (HINOS CCB)
33:37
LINDOS HINOS CCB!!! 43,44,45,46,47,48,49,5...
belos hinos ccb (OFICIAL)
128,589 views
I built this guitar ENTIRELY out of a single pallet. Watch Full build in 25 minutes!
25:54
I built this guitar ENTIRELY out of a sing...
Danny Lewis
749,479 views
A MUSCULAÇÃO acabou com meu JOELHO - PODCAST Joelho no Ar #1
1:36:08
A MUSCULAÇÃO acabou com meu JOELHO - PODCA...
Dr. Adriano Leonardi
52,480 views
CLÁUDIO CRUZ - OJESP e Quarteto Carlos Gomes - PARTE 1 - Podcast Dicas para Violinistas
1:01:08
CLÁUDIO CRUZ - OJESP e Quarteto Carlos Gom...
Dicas Para Violinistas
6,807 views
2°Ensaio Geral Musical - Brás, Domingo 01/08/2021 14:00
1:12:49
2°Ensaio Geral Musical - Brás, Domingo 01/...
CCB MINHA VIDA
30,296 views
CCB Hymns Feel peace when you hear these Praises
3:25:38
CCB Hymns Feel peace when you hear these P...
ViolãoCCB
154,205 views
Por que existem 7 notas musicais?
14:49
Por que existem 7 notas musicais?
Maestrocastro Produções Artísticas
307,138 views
ADILSON DO KIDIM / PodHércules #11
1:09:12
ADILSON DO KIDIM / PodHércules #11
POD HERCULES
1,166 views
A Sociedade Positiva, segundo Byung-Chul Han
1:47:26
A Sociedade Positiva, segundo Byung-Chul Han
Tapera Taperá
16,414 views
AULA 01 - Jornada do Professor de Violino - Mentalidade de Profissional
1:42:00
AULA 01 - Jornada do Professor de Violino ...
Dicas Para Violinistas
597 views
T2 - Ep 10: Pontes e Viadutos de São Paulo, com Marcos Monteiro - SIURB
57:17
T2 - Ep 10: Pontes e Viadutos de São Paulo...
MC-Bauchemie Brasil
14,213 views
CONVERSA COM O VIOLINISTA DJAVAN CAETANO | CONVERSAS | WILLIAN VASCONCELLOS
23:11
CONVERSA COM O VIOLINISTA DJAVAN CAETANO |...
Luthier Willian Vasconcellos
20,113 views
Fechado com o Mercado | Com o idealizador dos Minicontratos Roberto Lombardi da Interfloat
1:10:05
Fechado com o Mercado | Com o idealizador ...
Nova Futura Investimentos
14,821 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com