[Música] [Aplausos] E aí pessoal tudo bem com vocês eu sou Francisco Porfírio professor de Filosofia e hoje eu trouxe um assunto pouco discutido né ainda pouco vamos dizer assim comentado entendido aqui no Brasil por incrível que pareça que é a filosofia brasileira muita gente acha que a produção filosófica ela fica somente lá no exterior né na Grécia antiga França Alemanha eh países europeus países Estados Unidos né então a gente acaba descuidando deixando passar desapercebido que tem uma produção muito intensa de intelectuais brasileiros na aula de hoje eu trouxe para vocês um um resumo geral né
eu não vou aprofundar aqui nenhum autor mas vou falar um pouco das fases né e um pouquinho assim bem levemente bem passagem sobre a produção dos principais nomes que compõem esse pensamento filosófico brasileiro antes de passar pra nossa aula deixe seu like em nosso vídeo se inscreva em nosso canal e ative também o Sininho aqui no canto da [Música] tela pessoal se a gente for retroceder na história do da do Brasil né o o pensamento filosófico vamos dizer assim ele começa com a chegada dos portugueses ah Professor Mas por que os indígenas né os nativos
brasileiros não desenvolveram um pensamento filosófico olha eh a gente pode considerar que havia uma vamos dizer assim uma Filosofia de vida ligada ao modo tribal deles e tal mas se a gente for considerar o que é filosofia para o ocidente não nesse sentido eles não desenvolveram até 1500 uma um pensamento filosófico né eles não tinham ainda domínio da escrita por exemplo e mesmo na oralidade né o o o conhecimento dele eles ainda estava baseado fortemente nos mitos na mitologia então começa com a vinda dos portugueses mas mas precisamente não com a vinda dos portugueses em
si mas dos padres jesuítas tá então eh esse primeira essa primeira fase é a fase chamada de ratio studiorum que era o conhecimento escolástico da filosofia Escolástica que os padres Jesuítas trouxeram da Europa né a Escolástica ali foi um movimento filosófico da idade média de grande grandemente fortemente representado por Tomás ja Aquino de retorno ali a uma certa tradição clássica grega de Aristóteles então o isso perdurou dentro da história da filosofia com força por muito tempo entoado principalmente pelos religiosos que estudavam filosofia fortemente na época ess primeira fase então ela não é uma fase de
produção autêntica mas uma fase de estudos relacionados à filosofia Escolástica a segunda fase do pensamento filosófico ali com a superação do pensamento eh trazido pelos pelos Jesuítas é chamada fase ensaística promovida principalmente por eruditos tá eruditos do pensamento que não necessariamente tinham a formação em filosofia ou em estudos acadêmicos assim como os Jesuítas tinham Mas eles eram intelectuais que tinham um conhecimento geral amplo e pro produziam ensaios que podem ser considerados ensaios filosóficos tá e a terceira fase do pensamento filosófico brasileiro é a chamada filosofia acadêmica tá eh Filosofia também conhecida como a filosofia dos
doutores Por que que tem esse nome porque é uma fase de produção do conhecimento em que formaram-se os primeiros cursos de filosofia no Brasil cursos acadêmicos universitários tá então inicia-se essa fase Universitária que ela é científica também uma fase científica da filosofia eh se a gente for pegar a primeira primeiras primeiras criações ali né datam do início do século XX as primeiras faculdades mesmo de Filosofia e essa fase ela vai ter uma uma maior expansão ali uma maior visibilidade a partir da década de 1940 com a criação da USP né que se deu em 1934
e com uma de um grande número de doutores de pesquisadores de filosofia sobretudo da França para o Brasil um dos primeiros grandes nomes da filosofia brasileira foi Matias Aires Matias Aires era de família portuguesa morava no Brasil no período colonial foi para para coroa né foi para Portugal para pra Europa estudar filosofia lá e ele retorna né nesse seu retorno ele teve ali uma certa produção intelectual que ganhou notoriedade na época e um pouco depois e ele ficou marcado como esse primeiro filósofo né de Formação Brasileiro depois depois nós temos ali o período ensaístico que
vai ter grande produção no século XIX tá os ensaístas são aqueles intelectuais em geral Nós temos dois nomes dois nomes que se destacam que são Tobias Barreto e Silvio Romero Tobias Barreto e Silvio Romero eram intelectuais de orientação positivista tá lembrando que o movimento positivista foi iniciado por Augusto conte lá na França no século XIX e ele ganhou uma força aqui no Brasil dentro do setor intelectual das áreas intelectuais do exército inclusive os ideais positivistas inspiraram fortemente a primeira república brasileira proclamação da república em 1908 foi criada no Brasil a Faculdade São Bento ligada ao
Mosteiro de São Bento que abrigou o primeiro curso de Filosofia ligado também ao curso de teologia do Brasil tá então aqui a gente começa aqui tem o início daquela érea profissional e e intelectual né de formação dos filósofos brasileiros ah em 1922 aconteceu a chamada Semana de Arte Moderna essa semana de arte moderna levou à criação do movimento antropofágico ou antropofagista Brasileiro né liderado ali por vários intelectuais mas nós temos a a influência sobretudo nesse Campo de um pensamento filosófico do de Oswald de Andrade né que estava ali encabeçando os principais eixos do que seria
esse movimento antropofágico que eles defendiam principalmente juntaram ali artistas pintores como Tarcila do Amaral como Mário de Andrade e eles defendiam principalmente a a criação a valorização de um pensamento brasileiro de uma arte brasileira né então eles estavam buscando influências de Fora Tá mas estavam deglutindo aquilo né eles estavam como que digerindo aquilo para fazer o que era próprio do Brasil Então falando em filosofia sobretudo em filosofia brasileira isso é o Marcos tem muita importância para entender esse pensamento nativo do Brasil né Principalmente pra gente tirar aquele preconceito de que na América Latina no Brasil
não se produz pensamento porque se produz sim não tem ess não temos mais essa concepção de que nós somente produzimos aquilo que vem de fora a gente faz coisa aqui também a gente faz Pensamento a gente faz filosofia aqui e uma prova disso vem logo em seguida né com a o fortalecimento de um movimento político ligado aos setores conservadores da direita que foi o movimento integralista mas que defendia uma uma criação né Desse pensamento e a valorização desse pensamento Brasileiro né ele tinha um cunho nacionalista muito forte estava ali algumas ideias estavam alinhadas Principalmente ao
fascismo italiano na mais ou menos na mesma época e esse esse cunho nacionalista de defesa da da Nação da Pátria patriótico e tal defendia também essa valorização do que era nativo do Brasil nós temos um grande nome de um intelectual que ficou ligado a esse movimento integralista que foi Miguel Reali né ele era jurista filósofo e escritor e dentro do seu pensamento eh filosófico no direito né Ele estudou muita filosofia do direito ele desenvolveu a chamada teoria tridimensional do direito em 1934 foi criada a Universidade de São Paulo a USP eh e na década de
40 foi feito um movimento ali para aumentar a USP para conseguir expandir para conseguir eh fazer uma produção acadêmica eh científica lá dentro então foi necessário que muitos pensadores muitos muitos intelectuais professores viessem de fora tá E é nisso que nós temos a chamada da missão francesa para o Brasil em que filósofos franceses vieram na década de 1940 dois nomes importantes são eh Vittor gmit e Marciel guu Nesse contexto de expansão da USP né com a missão francesa a USP se tornou aí nas décadas seguintes o principal centro de produção filosófica acadêmica do Brasil nós
temos também um nome que vai surgir com força nos anos 50 e vai vai vai ficar conhecido inclusive mundialmente nos anos 60 que foi Paulo Freire Paulo Freire ele tem importância sobretudo dentro da filosofia da educação Originalmente formado em direito depois estudou filosofia fez um um um doutorou-se em filosofia e começou a estudar educação Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização conseguir alfabetizar eh adultos eh em aproximadamente 45 dias tá esse método ficou muito ficou muito conhecido aqui na época né e começou a gerar um burburinho por conta da ligação de Paulo Freire com o
governo com o governo de João Gular quando veio a Ditadura Militar Brasileira ele foi exilado mas nesse exílio ele conseguiu levar o seu método e conseguiu desenvolver um pensamento de filosofia da educação muito forte né em países pelos países Nos quais ele passou aqui na América Latina e na África alguns nomes importantes ligados a essa filosofia acadêmica academicista brasileira foram Bento Prado Júnior foi professor da USP eh Benedito Nunes ligado Principalmente ao pensamento francês contemporâneo né ele era brasileiro mas estudou com os franceses na na década de 40 e 50 e ele fundou inclusive o
curso de Filosofia e levou a filosofia para o norte do Brasil tendo participado do curso da fundado curso de Filosofia na Universidade Federal do Pará nós temos ganban que é eh naturalizada Brasileira é uma grande estudiosa também do do pensamento contemporâneo hoje de autores como Walter Benjamin por exemplo nós temos Osvaldo jacoia professor da Unicamp atualmente e A Scarlet Marton professora da USP Ambos são referência no no pensamento de niet no pensamento político em geral né E eles produzem coisas novas né eles saíram dessa dessa D desse movimento de ficar na filosofia acadêmica estudando somente
nietzche Foucault mas conseguiram sair disso então eles têm uma produção uma produção considerável própria nós temos Marilena choui sobretudo né No No início da carreira dela ligada à sua tese sobre Baru de Espinosa mas hoje uma produtora de um conhecimento político e filosófico e de alguns temas fora da filosofia política também de extrema importância outro nome importante da filosofia acadêmica brasileira que se dedicou a entender o pensamento contemporâneo principalmente Foi Roberto Machado é hoje aposentado ainda escreve e publica livros Agora eu separei para vocês alguns destaques que vem fazendo um grande sucesso atualmente porque eles
conseguiram interagir com a mídia são pensadores são filósofos brasileiros de Formação mas que eles saíram daquela filosofia acadêmica né eles conseguiram ultrapassar a filosofia acadêmica e atingir as pessoas né o grande público o público comum e são nomes como por exemplo Mário Sérgio Cortela luí Felipe Pondé Viviane mosé Márcia tibur Cloves de Barros Filho e são pensadores que conseguiram eles conseguem né eles fazem a ponte do conhecimento filosófico ali de um mundo que para muitos era estritamente fechado para o grande público utilizando a mídia ou a grande mídia ou as redes sociais canais de comunicação
de massa em geral É isso aí galera espero que vocês tenham gostado da nossa aula curtam e compartilhem à vontade se inscrevam em nosso canal sigam nas redes sociais qualquer dúvida já sabem tem os links aqui na descrição do vídeo só clicar qualquer coisa também se quiser deixar um comentário fica à vontade até a [Música] próxima