Uma conversa sobre documentários - Formatos, linguagens e estilos

50.53k views1660 WordsCopy TextShare
Multicultura
O tema de um documentário pode surgir nas mais banais situações do cotidiano, e o olhar com o qual o...
Video Transcript:
[Música] como todo o cinema o documentário trabalha uma relação entre três elementos a obra O autor e o espectador basicamente Os filmes são feitos por alguém sobre alguma coisa e para alguém assistir mas a grande diferença entre o documentário e a ficção é que no documentário a obra é um retrato de determinada realidade ou como chamar johnerson um dos Pioneiros do cinema documental um tratamento criativo da realidade o espectador acredita que o que está vendo é Real o autor espera apresentar sua visão de algo real e o sujeito ou fato retratado espera um retrato fiel
parece complexo e é contar uma visão da história é a tarefa primordial do documentarista ele pode tentar mostrar sua visão a respeito de algum fato Ou até dar a voz a outra pessoa tornando-se um transmissor de ideias alheias das quais compartilha ou não acredita ou não porque nem sempre os documentários saem da cabeça dessas pessoas muitas vezes elas são chamadas por instituições que podem variar de órgãos governamentais até emissoras de televisão sua autonomia fica consideravelmente menor mas vamos falar do documentário de autoria aquele que nasce de uma ideia ou até de uma necessidade de determinado
autor o documentário pode usar uma série de recursos de linguagens formatos e e estilos dentro desses recursos está o uso da retórica Como os antigos oradores gregos muitas vezes o cineasta tenta provar algo em que acredita ou confirmar uma tese através de um discurso que constrói provas a partir de argumentos próprios no caso o discurso do filme nessa tarefa Ele conta com uma série de artifícios que estão super bem retratados nos documentários distribuídos nas duas primeiras caixas de filmes do projeto o cinema vai à escola vamos nos ater a alguns deles [Música] uso de imagens
pesquisadas que ajudem a retratar um momento passado é a tônica de Arquitetura da Destruição a abordagem das imagens de arquivo do terceiro re no filme mostra todas as intenções do realizador essas imagens não foram feitas Originalmente para retratar a loucura que cercava o nazismo mas sim para glorificá-lo o que está lá é uma releitura que Peter cen fez desse material Muitas vezes os cineastas também usam imagens de para confirmar determinados fatos como também aos que usem notícias de jornal como se essas fossem documentos o cineasta vai procurar fora do filme As confirmações que sua história
precisa a observação também é um recurso e tanto Planeta Branco foi concebido antes de tudo como um espetáculo familiar sua maior característica são os longos planos com a câmera longe da cena registrando tudo que acontece como se estivesse em outra dimensão completamente aos sujeitos retratados no caso os retratados são animais árticos mas esse recurso é muito usado tanto em filmes etnográficos como nos reality shows Que camp soltos por aí D certa impressão de realidade ocada a ponto de não nos darmos conta de que as cenas tem cortes e são montadas seguindo aosta de narrativa do
cineasta e de que no caso de Planeta Branco a música ajuda a conduzir o espectador para o clima exato que o documentário pretende osaa [Música] [Aplausos] [Música] [Música] [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] o som direto portátil surgiu só na década de 70 antes disso gravar o som junto com a imagem só era possível com ajuda de equipamentos imensos que pouco serviam para a agilidade de filmagem que o documentário precisa o mais comum era um texto lido por um locutor conhecido como voz de Deus ou pelo realizador ou alguém envolvido na história com o som direto
depoimentos de especialistas ou testemunhos ganharam uma dimensão imensa nos filmes sob a Neva da guerra do importante documentarista erel Morris usa do depoimento do controverso Robert macnamara para contar um pedaço importante da história contemporânea línguas vidas em português usa dos depoimentos de personalidades transformados em especialistas no processo de construção do filme própria origem No primeiro caso o realizador usa o depoimento para mostrar o pensamento e a importância do personagem no segundo os diretores usam os depoimentos para provar a sua mensagem a da riqueza da língua portuguesa para poder me genar a entrevista um encontro com
ag com atores sociais a conversa em ambientes informais muitas vezes em lugares contextualizados ao assunto é uma outra possibilidade do documentário e apesar de ser um recurso que remonta à década de 60 do século passado hoje é um dos mais queridos dos documentaristas muitos críticos apontam esse atual momento do documentário como do entrismo para o bem e para o mal vou conversar um pouquinho com o senhor pra gente contar um pouquinho a história aqui do do de quanto que o mercado é de 54 e o senhor tá aqui desde quando é 62 quando uma equipe
de documentário sai às ruas para conhecer histórias e saber opiniões ela estabelece uma espécie de trato com seus entrevistados você me dá seu testemunho ou fala suas impressões e nós nos comprometemos a utilizá-las de maneira a não deturpar o que realmente foi dito e não prejudicá-lo de maneira alguma e quem que procura fum de corda ainda é pessoalidade é um hábito que tá morrendo assim é porque o pessoal o pessoal de idade tá morrendo né porque o povo do interior também n senhora vem com se taxin Mineiro com carroça né que vem pessoas mais mais
velhinha Você já experimentou fumo de Coda assim vai morrer como é que foi Nossa passei mal passei mal eu vi uma senhora comprar mascando né para mascar aí eu peguei um pedacin falei o que que gosto tem nossa aí comecei a suar caiu a pressão na hora pode sair mal contar uma história usando o ponto de vista dos envolvidos nela requer uma série de cuidados temos com os entrevistados uma relação ética que não permite Deslizes não estamos falando de concordância com tudo que é dito mas de respeito de lealdade a um contrato estabelecido entre quem
quer falar e quem vai propagar essa fala para chegar a quem quer ouvir esse mercado não sei se o senhor sabe né Ele foi inaugurado no dia 24 de agosto de 1954 foi justamente no dia que morreu ele foi inaugurado e foi fechado no dia na mesma hora que inaugurou houve a inauguração tiveram que fechar o mercado por causa da falecimento do J existe um caso emblemático na história dos documentários que aconteceu durante as filmagens de basket Blue de 1994 o filme trata das Esperanças de garotos norte-americanos de chegarem as grandes equipes de basquete do
país em uma determinada cena num determinado dia um diretor Estava filmando um dos garotos personagem do filme jogando basquete em uma quadra pública e no fundo da cena ele flagrou o pai do garoto vendendo drogas o cineastas Na verdade só foram ver esse detalhe da imagem na hora da Montagem a primeira reação foi procurar os advogados para ver se aquela imagem ia prejudicar o pai do garoto de alguma maneira depois eles foram conversar com a própria família e mesmo o pai foi categórico em dizer não essa imagem precisa entrar porque ela é super importante pro
filme houve um acordo um novo contrato entre essas pessoas isso não quer dizer que os documentários devem sempre defender a posição dos seus entrevistados mesmo porque em uma mesma obra muitas vezes existem opiniões contraditórias personagens conflitantes O que é preciso é que haja uma relação respeitosa e que cada um saiba exatamente o que está ali para fazer nossa única pesquisa prévia foi de hospedagem Coutinho o mais importante documentarista brasileiro em atividade com seus entrevistados no filme o fim e o princípio Coutinho faz questão de deixar claro porque está ali olha Mariquinha esse aqui é é
seu Coutinho o nome dele seu Eduardo Coutinho esse pessoal aqui que trabalha com ele é o Jaque o Bruno e tem umas meninas ali uns rapazes que também trabalh com eles Ele trabalha com cinema e daí eles vieram fazer um filme aqui no araças conhecendo um pouco da hisória do povo do Sertão e a gente veem na casa da senhora porque a senhora é uma figura importante na comunidade é mesmo uma obra dessa uma veia caduca como eu não porque a senhora a senhora Senta aqui is que me assenta aqui meu filho que eu tô
doente né aí eu boto boto as cadeira aí tem cadeira esse filme é uma exceção na obra de Coutinho normalmente ele parte de uma longa e rigorosa pesquisa para só depois começar as gravações por exemplo em edifício Master um dos seus filmes mais conhecidos os produtores ficaram várias semanas no prédio levantando a vida e as características dos moradores para só depois chegar a equipe de gravação em o princípio e o fim não ele vai com uma equipe para um lugar e faz a sua pesquisa e é da gravação dessa pesquisa que surge o filme Eduardo
Coutinho se dá o luxo de realizar esse tipo de produção ancorado por sua experiência e Sua sensibilidade especial Envolvida Por anos de atividade como documentarista Mas normalmente a pesquisa é o primeiro Grande passo de um documentário mesmo quando o realizador conhece Fatos e personagens e supõe os aspectos da história que vai contar é durante a pesquisa que muito do que vai ser perseguido nas gravações vai se delinear Mas diferente dos filmes de ficção que trabalham com roteiros bem definidos o documentário muitas vezes é um na hora da pesquisa e outro na hora das gravações muitas
vezes é outro na hora da mon Como foi o caso de basket Blues que eu acabei de contar o que é importante é que haj compromissos Claros entre os sujeitos e a realidade retratada entre o público que vai assisti-lo e as intenções de seu autor é do equilíbrio e do respeito entre essas forças que nasce uma obra
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com