fala pessoal aqui quem fala é o Joel Dead e hoje o edevides está trazendo aqui para vocês mais um conteúdo de extrema relevância para você quebrar o universo que vai ter prova agora que vai começar a partir de segunda-feira Então hoje a gente vai fazer um resumão da disciplina de ética cidadania e sociedade esse resumo aqui tudo que eu vou falar e que está aqui na apresentação do slide eu vou deixar disponível abaixo aqui para vocês no na descrição do vídeo Então você vai entrar lá vai clicar no link que vai ter aqui na descrição
E aí você vai conseguir pegar os slides dessa aula e por que que eu tô falando isso porque eu quero que você assista essa aula sem precisar anotar muita coisa né Eu quero que você sente no seu sofá ou que você deite na sua cama ligue sua TV e Assista esse esse resumo de uma relaxada porque aqui a gente vai discutir o que teve todo o conteúdo das setes semanas então talvez fica um pouco longo Esse resumo Mas o importante é dar um apanhado geral da disciplina naquilo que a gente acha que é mais importante
E que provavelmente devo de alguma forma ser cobrado lá na prova que vocês terão a partir de segunda-feira tá então vou deixar o link aqui abaixo vocês entre aqui na descrição do vídeo clica lá e vocês vão ter acesso a esses slides para que vocês possam estudar e preparados para a prova Tá bom então vamos lá ao nosso resumo e antes disso eu quero só reforçar aqui para vocês que nós do canal é de vídeos aqui no YouTube nós temos a nossa plataforma que é devidos.com.br na qual a gente disponibiliza todo o conteúdo de acompanhamento
das disciplinas então isso está incluído ética cidadania e sociedade leitura e produção de texto e pensamento computacional para esse bimestre e para o próximo bimestre que vai ser matemática metodologia e inglês e lá a gente disponibiliza além desses resumos e tudo e todo o material que a gente posta aqui no YouTube A gente também posta resumos em PDF A gente faz as resoluções em vídeo de todos os exercícios das atividades avaliativas dos crises colocamos aulas complementares que não estão aqui no YouTube a gente coloca aulas no caso de pensamento computacional foram algumas dezenas de aulas
que a gente colocou lá para vocês além de tudo que já tem no YouTube de resolução de resumo então aulas explicando conceitos específicos e todo o material que a gente produz ao longo do bimestre e por tudo isso a gente disponibiliza o curso pelo valor de 41,40 os quais você pode dividir em até seis vezes de r$ 6,90 então é um valor que para cada um de vocês eu tenho certeza que é ínfimo se a gente pegar se a gente dividir esse valor por mês 6,90 é um valor muito pequeno na verdade aqui onde eu
moro isso não dá para comprar nenhum uma pizza praticamente né E você vai ter o acompanhamento pelo semestre todo nesse valor de 41 e 40 só que para a gente Apesar desse valor ser pequeno para vocês para a gente faz muita diferença nós aqui do edvides nós dedicamos muito tempo e recursos para poder oferecer para vocês o melhor conteúdo melhor curso melhor acompanhamento e Isso evidentemente que demanda tempo demanda dinheiro nós estamos em breve nós lançaremos aqui o nosso blog do advides que vai ser o EAD universo lá a gente vai colocar além de todo
o material de acompanhamento nós vamos colocar é muitos artigos interessantes para vocês informações notícias e muito mais e para fazer tudo isso evidentemente que a gente precisa de recurso e se você puder ajudar é comprando os cursos de acompanhamento lá do edvide nós ficaremos muito gratos e com certeza você vai ajudar para que esse projeto ele possa permanecer na universidade te ajudando Até você se formar Tá bom então dito isto vamos aqui ao nosso resumo de ética e cidadania e sociedade então aqui nesse primeiro slide eu coloquei a visão geral ou seja aquilo foi abordado
nessa disciplina então aqui vocês vão ver que a disciplina ela iniciou lá na semana um né E até a semana 7 ela tem uma relação entre todas as semanas né então vamos ver aqui direitinho na primeira semana foram abordados os fundamentos né ou seja os termos o que é ética O que é cidadania ou que é sociedade evidentemente para tentar localizar a gente aí a gente ter acesso a essas definições para entender melhor o que estaria por vir na semana dois a gente vai falar sobre ética cidadania na história então no primeiro a gente fundamentou
e colocou as definições e já no segundo a gente vai falar onde surgiu a ética como ela surgiu E por que que ela surgiu o estudo da ética Então a gente vai falar um pouco sobre história dando continuidade aqui na semana 3 a gente vai trazer Então esse conceito de história a ética mas aí relacionado ao Brasil Então os períodos os principais períodos históricos pelos quais passou o Brasil e qual que é a relação da ética da Cidadania é durante esse período é que a gente vai estudar no Brasil na semana 4 nós temos ética
e cidadania Global então aí a gente já extrapola esses conceitos de ética não apenas para um grupo ou para uma sociedade em específico mas é no sentido Global né então como e é visto e como a ética ela se comporta não mais localmente mas a nível Global tá na semana 5 a gente vai falar sobre os Direitos Humanos porque já Então qual que é a relação dos Direitos Humanos com a ética e como que os direitos humanos ele é compreendido o qual são os pormenores aí dos direitos humanos e o que que é importante você
é saber a respeito disso para essa disciplina na semana 6 nós temos ética e cidadania no mundo do trabalho então aí a gente partiu do geral então do que é ética e cidadania na história é no Brasil no mundo como um todo e aí a gente vai trazer esse conceito de ética para um assunto mais É restrito que no caso é o mundo do trabalho então a ética no mundo do trabalho ela é um recorte pequeno da ética como um todo então é isso que a gente vai fazer né a gente vai trazer do contexto
geral para um contexto mais específico falando sobre a importância da ética na no Exercício da sua profissão seja ela qual for E aí por último para encerrar aqui com chave de ouro é na semana 7 nós veremos aqui então ética cidadania e contemporaneidade é nós sabemos que nós vivemos no mundo completamente diferente de quando a ética surgiu lá na Grécia e que no próprio Brasil né Nós temos a história aí que é contada e em cada período a ética se relacionou de uma forma diferente dentro da sociedade onde ela esteve inserida e evidentemente nós vivemos
em um mundo que é completamente diferente do que era há 20 anos atrás por exemplo então grande parte disso fruto das tecnologias principalmente da informática da internet então a gente vai começar começar como a ética ela é pensada hoje né na contemporaneidade qual é como que ela se relaciona Já que as relações humanas mudaram muito nessa nessa área em que vivemos então como isso se dá Nesse contexto Então essa daqui é a visão Geral do que a gente vai ver nesse resumo e também é o que a gente teve na disciplina de ética cidadania e
sociedade na universo então vamos aqui a primeira semana então na primeira semana o que é importante é justamente a definição dos termos Então a gente vai começar aqui pela definição do que é ética e aqui eu coloquei ética igual moral e por que que eu coloquei isso porque na disciplina Logo no início o professor da disciplina que é responsável pela disciplina lá da universp ele já ele já abre a disciplina é explicando que ética é igual moral e que para para as nossas discussões do que a gente vai ver na disciplina a gente pode considerar
ética sinônimo amoral e inclusive ele ainda cita que há uma discussão sobre ser a ética diferente da moral discussão essa essas que ficam aí para o campo de quem vai estudar fundo esses conceitos mas ele deixou bem claro que é para o nosso contexto porque a gente precisa ética sempre que a gente falar de ética a gente está falando de moral também tá inclusive no simulado se você fez o simulado que a gente disponibilizou E você não fez eu sugiro que você entre no vídeo que a gente que você fez que lá tem a o
link para o formulário numa das questões eu coloquei justamente isso né que se ética poderia ser considerada sinônimo de moral e nesse caso sim que é o que a gente está estudando tá então vamos aqui a primeira definição e talvez a mais importante da disciplina é o que é ética então na definição que nós precisamos aqui para disciplina ética é um sistema de normas e princípios e valores segundo qual são regulamentadas as relações mutuas entre os indivíduos ou entre eles e a comunidade Então veja bem a ética ela é um sistema de normas e Valores
que regulam a nossa convivência então é a convivência entre os indivíduos ou seja entre eu entre você entre você e uma outra pessoa e também é nas nossas relações com a comunidade então aí a gente já tá falando já mais no contexto coletivo então esses valores esses valores que a gente vai utilizar É para poder se relacionar com as pessoas é que a gente chama de ética né e quais são as características né as principais características da ética primeiro elas são acatadas livre e conscientemente tá segundo ela tem um caráter reflexivo O que que significa
isso cabe a nós a medida que desenvolvemos A reflexão crítica colocarmos em questão esses valores herdados então é muito importante que você saiba que quando a gente fala de ética a ética ela é um conjunto de valores que são construídos em sociedade e são construídos historicamente também ou seja ao longo da história é a longo das relações humanas a gente vai construindo os nossos valores então a ética ela não é imutável a ética ela ela não é ela não é algo rígido a ética é muito pelo contrário a gente como a ética ela tem essa
função de ser os valores que regulam a nossa vida em sociedade a ética ela precisa ser sempre pensada repensada Para justamente ela vai ao encontro dos nossos anseios dos anseios da comunidade em que vivemos se a gente pegar por exemplo só dando um exemplo né a ética grega por exemplo na ética grega a escravidão fazia parte da sociedade hoje em dia seria um absurdo a gente pensar na escravidão né a escravidão né ou então é um ser humano escravizar o outro mas na Grécia era algo normal inclusive Aristóteles ele ele defendia digamos assim a escravidão
porque naquela época era o que se conhecia Na verdade era o modelo de sociedade em que eles viviam e eles não tinham a experiência de uma outra sociedade sem escravidão então por isso a escravidão ela estava ela era É justificada por esses filósofos por esses pensadores Então como parte da sociedade então vocês vejam que foi preciso séculos e séculos para que isso fosse mudando né na verdade milênios né para que isso fosse mudando e hoje evidentemente nós não aceitamos mais escravidão como algo ético ou como algo moral né mas isso porque porque a ética ela
foi mudando ela foi se adaptando e ela e fomos repensando a ética no contexto das nossas novas demandas né então por isso a ética ela tem esse caráter reflexível esse caráter mutável e portanto ela é construída historicamente Tá bom agora a gente vai para o segundo a segunda definição importante aqui para essa disciplina que é a definição de sociedade então nós temos que sociedade é um agrupamento de pessoas que vivem em um território comum interagindo entre si segundo seguindo determinadas regras de convivência e Unidos pelo Sentimento do grupo social então de uma forma geral sociedade
agrupamento de pessoas que têm regras de em comum tá para que essa convivência possa ser harmônica e aqui nesse O que é importante a gente salientar aqui nessa definição é que de fato ela está correta só que hoje a gente tem um segundo conceito que seria o que é chamado na disciplina que a gente teve de conceito de sociedade elástica Porque hoje a sociedade ela não é mais restrita unicamente considerando é um território em comum a sociedade que Ou seja pessoas indivíduos que se relacionam e que tem como base uma ética de convivência mas que
não estão reunidos no mesmo no mesmo território isso porque as tecnologias da informação e da comunicação é proporcionaram com que as pessoas pudessem se relacionar no mundo digital Então esse é o conceito é basicamente de uma sociedade elástica ou seja esse conceito de um território fixo comum ele foi esticado né então hoje a gente entende uma sociedade é muito mais é pelo pelo agrupamento de indivíduos que se pautam pela mesma regra e pelo sentimento de pertencimento ao grupo do que propriamente pelo um território porque as fronteiras territoriais elas foram elas foram suplantadas por Essas tecnologias
que hoje proporcionam é com que nós possamos é se relacionar com outros indivíduos até de outras Nações de outras culturas sem compartilharmos um território em comum tá certo mas em todo o caso a sociedade a gente pode é utilizar essa definição como correto tá não é o fato de nós atual essa esse conceito que a gente precisa necessariamente dizer que isso está errada não está né ou seja agrupamento de pessoas em um território que interagem entre si e que tem determinadas regras de convivência e são Unidas pelo sentimento de grupos social tá bem pois bem
vamos aqui a terceira definição importante que tem lá na semana um que é a definição de cidadania né e o que é importante é importante a gente notar que na disciplina é o professor colocou a cidadania para definir a cidadania é em três pontos distintos né porque ele coloca aquela cidadania ela pode ser considerada um como um status Legal ou seja definida por direito civis políticos e sociais o que significa eu sou um cidadão brasileiro e eu tenho isso como um status legal então eu sou legalmente ou seja por lei eu sou considerada sou considerado
um cidadão brasileiro tá porque porque existem a lei que me garante isso né nas leis brasileiras na Constituição Federal é garante né os nascidos aqui no Brasil são considerados por lei cidadãos brasileiros né E aí como cidadão brasileiro eu tenho direitos civis direitos políticos e direitos sociais né E só que esse status legal a gente pode Em algum momento ele não é absoluto né digamos assim porque por exemplo se eu não participar né de da vida política de forma por exemplo se eu não votar lá nas eleições eu não for votar eu tenho o meu
direito político ali simplesmente anulado né anulado ou suspenso temporariamente né dependendo da condição ou uma pessoa que participa da vida da vida pública em algum momento é o mandado caçado alguma coisa assim é perde aqueles direitos políticos né ou seja essa cidadania ela tá ligada diretamente as questões legais tá então é isso que se diz da Cidadania como um status legal então legalmente eu sou cidadão brasileiro e eu não sou um cidadão americano legalmente a essa distinção certo agora a gente pode pensar a cidadania como a gente políticos Ou seja é aquela que considera o
cidadãos especificamente como a gente políticos né então se a gente por exemplo a gente pensar aqui é na Pólis grega né que a gente vai falar na próxima no próximo slide inclusive né eram considerados os cidadãos né homens nascidos na Grécia que não eram escravos e tudo mais e que participavam como agentes políticos né participavam da política da polis grega então aí a gente já pensa não no status legal mas sim é um status político né como a gente político Então como a gente político você é considerado um cidadão tá certo e a gente tem
a cidadania como pertencimento à comunidade então pertencimento a comunidade política que fornece uma fonte distinta de identidade então aqui a gente tem o conceito de cidadania ligado ao pertencimento E aí eu não tô dizendo na questão legal eu não tô dizendo na questão política eu tô dizendo na questão de pertencimento a uma comunidade política que fornece essa identidade Tá certo então é Resumindo a gente na primeira semana teve as definições de ética cidadania e sociedade e tudo isso daqui é com mais detalhes por escrito a gente tem no nosso arquivo em PDF que está disponível
para você que é aluno que comprou o curso disponível lá para você baixar tá dessa sétima semana e lá como é por escrito a gente tem as definições mais concisas e alguns textos que ajudam elucidar melhor esses pontos tá certo então vamos aqui agora para semana 2 do que que a gente teve na semana dois a gente falou sobre a ética e cidadania na história então é o que que foi importante dessa semana primeiro onde tudo começou quando a gente fala de do estudo né da ética a gente fala de Pólis o que que é
pólise Pólis é uma unidade microdimensional juridicamente soberano e autônoma de caráter Agrário dotado de um lugar central que lhe serve de centro político social administrativo e religioso O que é também frequentemente só única aglomeração então onde tudo começou a noção de ética de cidadania de política nas chamadas polis que eram poles Polis eram o que hoje seriam cidades né cidades Gregas Mas qual que é a diferença de uma cidade de hoje e uma cidade grega ou seja as pollys porque hoje as cidades elas estão vinculadas ao estado e o estado vinculada vinculado a Federação então
é nós não temos as cidades como uma unidade juridicamente Soberana e autônoma né ao contrário das pollys se a gente puder fazer um paralelo as póles apesar de serem cidades elas estavam mais parecidas com Nações né porque elas eram autônomas uma uma Não dependia da outra nem politicamente nem juridicamente né Elas eram totalmente independente então é foi lá que tudo começou né na cidades cidades estado grega né então cada cidade tinha sua própria autonomia sua suas próprias características o centro político tá e o que é interessante é que as Polis isso é importante você notar
porque Pode Cair lá na prova as Polis ela elas tinham um caráter Agrário tá Elas não tinham o caráter Urbano tá então ela tinha o caráter Agrário e eram soberanas né juridicamente soberanas e autônomas isso é muito importante vocês gravarem tá então foi lá nesse contexto das pollys que tudo surgiu né surgiu o conceito de ético estudo da ética da política o surgimento também da Democracia muito importante aí essa alientar né agora é muito importante saber que essa participação né esse conceito de cidadania ele quando ele surgiu lá na Pólis grega ele não era tão
amplo como a gente entende hoje né porque nas Pólis praticamente apenas 10% da população eram considerados cidadãos por quê Porque mulheres e crianças não eram considerados cidadãos escravos e estrangeiros também não eram considerados cidadãos então não participavam da vida política da polis Então se a gente pegar aí apenas Somente os homens não escravos não estrangeiros O que que a gente vai ter a gente vai ter que 10% dessa população se enquadrava dentro desse desse dessas características e aí por isso que a gente diz que apenas cerca de 10% da população eram considerados cidadãos né Isso
é extremamente importante você anotar aí né então o conceito de cidadania na polis que é onde todo surgiu era um conceito restrito não era amplo Como é o nosso hoje tá bom então você tem que ter isso com tá Embora tenha nascido lá na Grécia a gente tem que pontuar isso daí para que você não confunda O que é cidadania lá e o que a gente tem como o que é cidadania hoje aqui no Brasil por exemplo tá Outro ponto importante também a gente Considerando o cidadão em Roma Então o que é importante a gente
considerar aqui para essa aula é que em Roma ser cidadão era tanto um privilégio quanto uma ocupação tá E por que que era um privilégio porque quem era considerado cidadão gozava de direitos né votavam e eram votados né poderiam ser eleitos também ou seja participavam podiam participar da vida é política isso era um privilégio né você ter direitos civis Não era todo mundo que era alcançado por esses direitos eram apenas o cidadão de Roma né então era um privilégio você ser um cidadão romano E por que que é considerado uma ocupação porque ser cidadão exigia
uma participação ativa na vida política você não poderia ser considerado um cidadão Romano se você não tivesse participando ativamente das decisões da as decisões políticas né então em Roma era tanto um privilégio quanto uma ocupação tá então Esses foram os pontos que a gente achou interessante para trazer para vocês da semana 2 de ética e cidadania tá agora a gente vai então para semana três e na semana três nós já temos aí esse conceito de cidadania já voltado para o Brasil então ela vai falar sobre os períodos históricos do Brasil e como em cada um
desses períodos o conceito de cidadania era considerado tá inclusive slide aqui também para você que já é assinante lá do adevide você já tem acesso aqui você a gente já disponibilizou isso aqui para baixar desde a semana três né isso aqui tá pronto e serve para vocês terem um resuminho aí da Cidadania né do Conselho de cidadania como ele mudou ao longo dos anos aí no Brasil então vamos falar aqui do primeiro período Brasil colônia Ou seja que é o período que compreendido do descobrimento até Independência então o Brasil era apenas uma colônia do reino
de Portugal uma extensão do seu território portanto não havia ideia de povo ou na ação brasileira tão pouco cidadania brasileira então o que que a gente tinha que de brasileiros de verdade natos né digamos assim eram os índios né só que eles não tinham não era considerado o Brasil não era considerada na ação eles eram povos né que viviam aqui nesse território e que se chama os portugueses chamaram de Brasil né mas ele não tinham dessa noção né Já estamos aqui no Brasil somos brasileiros não existia né e os portugueses que vieram para o Brasil
eles tinham todo o sentimento de cidadania é sentimentos de pertencimento é cultural religioso de todas as formas vinculados a Metrópole que era Portugal então se você pegasse qualquer português que tivesse vindo para cá ele iria dizer que ele era o cidadão português não existia da noção de Brasil não era uma nação era apenas uma colônia de Portugal Então nós não se fala em Cidadania em Brasil nada né então durante esse período né que vai dar descobrimento da Independência não se fala em cidadania brasileira agora a partir de 1822 que é o ano da independência aí
a gente já muda um pouco essa história porque com a independência do Brasil em relação a Portugal o país foi elevado ao Status de nação então aqui é o Brasil Deixa de ser apenas colônia de Portugal e passa a ser uma nação né a nação brasileira surgir então a noção de nação brasileira e de povo brasileiro outros eventos importantes como abolição da escravidão e proclamação da república mas adiante né aceleraram este processo de formação da identidade nacional então aqui a gente teve a independência do Brasil né em 1822 e a partir da Independência do Brasil
aí começou a falar de nação brasileira Tá ainda ela tudo muito incipiente né a gente teve uma Independência que foi basicamente não foi proclamada pela nação né foi apenas um rompimento da Metrópole né da diligência da Metrópole com a diligência aqui da da colônia né então mas só que a gente já teve uma mudança em relação ao Brasil colônia a gente teve um avanço porque Justamente a gente passou de um período em que éramos apenas colônia e não havia sentimento de nação E aí já começou a se formar então a noção de cidadão brasileiro Então
a partir da Independência Quem começou a nascer no Brasil já começou até essa ideia essa noção de ser brasileiro então eu não sou mais filho né de uma nação europeia só filho de uma nação aonde eu nasci aqui que é o Brasil né uma nação independente soberano e tudo mais então embora é o conceito de cidadania não fosse tão claro Mas de fato teve esse avanço em relação ao Brasil colônia E aí passando mais adiante a gente vai ver os avanços no conceito aqui Cidadania em 1930 né que houve os avanços aí principalmente relacionados a
as leis trabalhistas né então é aqui nesse período inclusive é que a gente fala de independência do Brasil mas também da Proclamação da República né e tudo mais aqui nessa parte aqui a gente já tá falando aí na década de 30 né na década de 30 então a gente já tá falando da era Vargas né tanto da ditadura quanto do período democrático e o que foi importante durante esse período aqui em relação à estação a cidadania que houve avanços sociais no caso dos Direitos Trabalhistas né surgiu a CLT né que a consolidação das leis do
trabalho então como a gente vai ver mais para frente o trabalho né o exercício né do trabalho ele é também né faz parte da Cidadania né a cidadania tem que considerar também o trabalho tá então houve avanços na legislação como direitos trabalhistas aposentadoria sindicato a criação do Ministério do Trabalho Indústria e Comércio foram considerados avanços no processo de inclusão Popular nas decisões do estado e na afirmação da Cidadania como um direito né então aqui a gente já tem leis que protegiam trabalhador né que leis que protegeu a indústria e essas leis de fato começaram a
incluir esses brasileiros aí nessas nessas considerações e de fato foram avanços consideráveis aí no processo de formação da Cidadania brasileira E aí eu vi um período que a é considerado é um período de retrocesso né Porque até então do Brasil colônia até antes aí da ditadura militar né de 64 a gente teve avanços pequenos avanços mas avanços né no conceito de cidadania e na cidadania propriamente dita agora em 64 né é um período que é considerado de retrocesso porque porque houve cassação né cassação de muitos direitos políticos extradição de cidadãos brasileiros a criação dos atos
institucionais né usar aí não mais famoso Ai 5 né então que acabava com praticamente com os direitos políticos né e tantos outros direitos que foram cerceados então de certa forma esse período de ditadura militar que é considerado 64 a 85 teve esse retrocesso né então os direitos eles passaram a ser menor para o cidadãos né E aí a gente tem um período que a gente chama de redemocratização que após 1985 no qual o principal né o ápice desse dessa rede democratização foi a Constituição de de 88 né de 1988 que é chamada de Constituição cidadã
né que traz aí no seu artigo quinto né os direitos e garantias fundamentais entre eles o direito ao voto direitos sociais igualdade perante a lei e todos os outros direitos né E a gente vai ver que esses direitos aqui eles são direitos de cidadania eles são amplos então considera a saúde considera a educação o trabalho direitos políticos né então é nesse período a gente teve então o nosso maior ganho o nosso maior avanço pelo menos do ponto de vista legal e institucional na questão de cidadania brasileira Tá certo então esse aqui é o resuminho que
a gente teve sobre a cidadania no Brasil tá certo e aí só reforçando é no nosso documento é em PDF Tem mais informações e mais detalhes também resumidas tá bom aí a gente entra na semana quatro no qual a gente vai falar sobre ética e cidadania Global E por que que é importante porque nós vivemos em um mundo globalizado então portanto esse mundo globalizado que é também o mundo interconectado é um mundo diferente e por ser diferente é nós temos que começar a pensar sobre ética sobre participação política de uma forma diferente também então vamos
primeiro aqui olhar para o conceito de globalização então no conceito de globalização o que que a gente tem é o processo que engloba uma série de transformações no modo como as relações sociais se organizam especialmente gerando fluxos e redes transcontinentais ou inter-regionais de atividades interações de poder ou seja a globalização é um processo e é um processo né com a série de transformações vai fazer com que o mundo se conecte né é esse é o conceito de globalização Então é por exemplo né nós aqui do Brasil é comprarmos produtos da China por exemplo ou seja
de outro lugar do mundo né E não é só isso né o mundo todo ele tá é interconectado E interdependente então a China depende do aço que é produzido no Brasil é Depende de produtos que compra nos Estados Unidos ou na Europa a Europa depende dos produtos agrícolas brasileiros e assim por diante então é um mundo que se que tá todo é conectado né Conectado e interdependente né Nós vemos aqui como a guerra na Ucrânia entre Rússia o crânio é afeta todos os países do mundo né então pode levar em consideração Brasil depende muito dos
fertilizantes da Rússia né Então aí inclusive o presidente bolsonaro quando visitou a Rússia tentou não entrar muito nessa questão de de apontar ou não estava correto ou não ceretico Ou não porque sabia que qualquer erro nessas decisões políticas aí ou de um pronunciamento ele poderia por isso a perder né E aí o Brasil que é um país que tem essa vocação agrária e realmente sofrer muito se não tivesse os fertilizantes né então vocês vêm que uma guerra que acontece do outro lado do mundo acaba trazendo problemas e não só isso né o crânio também é
um grande produtor de grãos né para o mundo inteiro então tem vários problemas acontecendo a questão da Rússia também fornecer gás para Europa e tudo mais ou seja tudo isso só acontece por conta da globalização os países são todos interdependentes né E essa Independência também é cria uma um outro contexto né que é o contexto da ética na ética global e a gente vai ver aqui para o conceito do que genética global ou seja um conjunto de ideias éticas fundamentais que são aceitas globalmente como exemplo nós temos a declaração universal dos direitos humanos né então
Ou seja quando a gente fala de ética né e a gente definiu a ética la na aula 1 como o conjunto de princípios e valores que a gente utiliza para poder se relacionar com o outro e esse outro sendo outros indivíduos mas também entre os indivíduos e a comunidade quando a gente pensa em ética Global a gente apenas está expandindo isso para um contexto mais amplo então a gente tá falando de valores e princípios que são comuns ou que ou ideias éticas fundamentais e comuns que são aceitas globalmente né então por exemplo direito a vida
né o direito à dignidade humana né que é uma das partes da declaração universal dos direitos humanos então quando a gente tem a declaração universal dos direitos humanos nós temos um exemplo de uma ética global ou seja é princípios e Valores que não são restritos unicamente a um território a um povo uma nação então conceitos e Valores que eles extrapolam os limites da territorialidade né é aquilo que a gente imagina que todo ser humano tem como princípio ético né independentemente de onde ele nasce independentemente da origem dele independentemente da língua da cultura da religião ou
quaisquer outras condições independente de qualquer coisa existe alguns direitos fundamentais que são compartilhados em todos né direito a vida dignidade né E aí expandindo um pouco mais ele para saúde é o trabalho digna Então são coisas que são valores que praticamente todos né compartilham entre si né então assim tira-se a parte mais particular de cada religião de cada povo de cada cultura e aí sobra essa ética global que é uma ética Nesse contexto globalizado e é uma ética em que deve haver né se compartilhamento entre essas esses fundamentos para que o convívio entre as nações
ele seja ele possa ser harmônico é não tem como eu agir com um tipo de ética a Europa de com outro tipo de ética porque se essas éticas se esses valores eles forem diferentes é em certo ponto eles podem ser conflitantes E aí evidentemente vai se dar os conflitos e não vai ter como remediá-los né então a gente pensa na época Global como o conceito amplo de compartilhamento desses valores né é outros exemplos também além dos direitos universais na declaração universal dos direitos humanos nós temos nós tivemos né nas aulas lá os objetivos do desenvolvimento
sustentável né os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável então é da ONU e a gente comentou bastante nas questões né da semana 4 é bastante em relação a isso né justamente porque é muito importante né são objetivos de desenvolvimento sustentável que as nações da ONU aderiram né são o objetivo são comuns né a todos aos valores né preservação do meio ambiente da dignidade das pessoas do trabalho e tantos outros né que tá listado que são estão listados Inclusive a gente colocou nos vídeos também tá então esse que é o conceito de ética Global né valores aí
que são compartilhados entre todas as pessoas né no mundo para que essa relação né as relações econômicas relações políticas e relações humanas elas possam se dar e serem harmônicas nesse convívio entre as nações neste mundo globalizado que temos né E aí diante disso surge um outro conceito que é o conceito de que cidadão global e o que que é um cidadão Global ele remete a ideia de integração Com base no fato de que todos tenham mesmos direitos e responsabilidades e de que isso não depende de uma nação ou local então quando a gente fala de
cidadão Global a gente tá falando desse cidadão e ele interage no mundo né com essa consciência de que alguns direitos são fundamentais e são independentes do local ou de condição de nascimento tá e é por isso que tem a declaração universal dos direitos humanos né então esse cidadão que pensa de forma ética globalmente não apenas aquela ética local da sua nação é um cidadão Global né agora o que que é importante a gente observar que essa esse cidadão Global né Isso aí não implica status legal lembra que a gente falou lá é na aula 2
sobre o status né status legal de ser cidadão então No caso quando a gente considera o cidadão Global a gente tá falando não está falando de um status legal Ou seja eu me considero ao cidadão global ou seja um cidadão que acredita e que é propaga as ética a ética Global né Essas éticas que a gente esses valores que a gente considera globais isso não quer dizer por exemplo que eu tenho que ser considerado é um cidadão nos Estados Unidos ou na Europa na Ásia né ou seja fora do Brasil ou seja não tem um
status não há uma lei que me defina como cidadão global e por isso tem acesso a todos os países do mundo não esse é o cidadão Global ele é um conceito tá então por isso ele não ele não implica status legal isso deve ficar bem claro para você quando você for fazer a prova também tá bom então vamos aqui já para aula cinco e na aula 5 aí de fato a gente entrou um pouco mais a fundo aí na atualidade dos Direitos Humanos tá então você vê que a ordem né em que foram apresentados os
conteúdos foi de extrema relevância porque a gente falou sobre a globalização e a ética global e agora a gente vai falar sobre o principal instrumento né de ética que a gente pode considerar aí Global né que é justamente ou da declaração universal dos direitos humanos e o que que são os direitos humanos então nós temos aqui a definição clássica do que é direitos humanos né ou seja São Direitos inerentes a todos os seres humanos independentemente de raça sexo nacionalidade etnia e uma religião ou qualquer outra condição Ou seja a gente acredita que os seres humanos
ao nascerem Eles já são portadores de determinados direitos que não tem a ver com nenhuma condição né do seu nascimento ou seja não tem a ver com a raça com sexo com nacionalidade com etnia idioma e aí religião ou qualquer outra condição ou seja condição financeira né Econômica condição social não importa alguns direitos são fundamentais e todo o indivíduo todo ser humano ao nascer já deve ser portador desses direitos né então esses são os direitos humanos e mais uma vez fazendo aqui um retorno aula 4 a gente está falando justamente dessa ética global ou seja
esses valores esses essas premissas né Elas são universais por isso que a declaração universal dos direitos humanos né ela extrapola as fronteiras territoriais de nações de continentes E aí ela a todos os seres humanos como portadores desses direitos tá e aqui mais uma vez aqui na explicação as declarações de Direitos Humanos da ONU não tem o status legal porém aqui ó porém influenciar a criação de leis nacionais e a partir disso acabaram tornando-se leis um exemplo Constituição Federal de 88 é Ou seja a declaração dos direitos humanos da ONU ele é um documento assinado pela
maioria dos países do mundo é que é como uma uma intenção né então assim olha eu concordo com isso então eu intenciono e Concordo que as pessoas nascem com esses direitos fundamentais e eles não têm então status legal não são lei Mas apesar de não serem lei eles influenciaram a construção das leis né nos países Então se a gente pegar a nossa Constituição ela é de 88 tá a declaração universal dos direitos humanos ela é de 1948 Ou seja no período pós-segunda guerra ou seja o mundo quase que se destruiu por completo por conta da
Segunda Guerra Mundial e algum momento a ONU foi um organismo que surgiu depois disso pensou Olha a gente tem que colocar alguns limites aqui para que os direitos da pessoa humana sejam respeitados em qualquer lugar do mundo né porque nós vivemos um período de atrocidades aí de segunda guerra entre Nazismo fascismo comunismo é que foi um flagelo para a humanidade então isso não poderia mais acontecer então as pessoas deveria haver um órgão esse órgão que se criou foi a ONU e esse órgão deveria expor quais seriam esses direitos fundamentais para impedir que ocorressem coisas como
o nazismo novamente né ao fascismo né ou movimento assim que não não respeitam o direito das pessoas esses direitos que são direitos fundamentais né então eles influenciaram a criação de dispositivos legais no caso do Brasil praticamente se você pega a Constituição Federal no artigo quinto a partir do primeiro artigo né mas até o primeiro ao quinto você vai ver os direitos e garantias fundamentais E aí tudo aquilo que a gente tem é lá na declaração universal dos direitos humanos nós teremos também na nossa Constituição Brasileira de 88 é de forma detalhada né Em cada ponto
tudo aquilo que contemplava que estava lá na declaração dos direitos humanos com o tempo também a Constituição Federal então vocês vejam que embora ela não tem o status legal a declaração universal dos direitos humanos mas ela influenciou a criação de normas legais né no mundo inteiro e a exemplo aqui no Brasil tá bom além disso na aula 5 também a gente teve uma aula muito muito interessante inclusive se você não assistiu assista lá falando sobre preconceito racismo racismo estrutural né deu algumas definições né o professor Silvio é um excelente né falando sobre o racismo E
aí alguns pontos que eu que eu extrai aqui né Toda a palestra dele toda aquela entrevista que ele deu foi maravilhosa né mas aqui para a gente por questões didáticas aqui a gente traiu algumas coisas que foi justamente a definição do preconceito então ele define como ideias estabelecidas sobre determinada raça ou etnia né essa definição que ele dá de preconceito da definição de discriminação que é sempre um ato de poder pode ser racial ou não então uma pessoa que tem o poder pode agir [Música] com discriminação em relação a outra pessoa e aí pode ser
se for em função da raça né Então aí a gente fala de racismo né uma discriminação racial mas pode ser um outro tipo de discriminação por exemplo discriminação social né então a pessoa mesmo da mesma raça mas um rico e outro pobre por exemplo pode haver uma discriminação também tá então é um ato de poder ele fala sobre o racismo estrutural e aí ele diz uma coisa que é muito importante né Ele fala todo racismo é estrutural e por que aí a gente fica o racismo Depende de estruturas para que ele funcione e seja sistêmico
como mecanismos estatais ideológicos jurídicos e econômicos né então é isso que ele fala a respeito do racismo e do racismo estrutural tá e ele diz Todo racismo estrutural porque ele Depende de outras estruturas né e uma coisa que é muito importante que ele frisou e que eu traga aqui para vocês que nem sempre o racismo é um ato consciente a gente pode agir aí com racismo justamente por ele ser um racismo estrutural ele está escondido na forma como as coisas são feitas na forma como as coisas são concebidas né E a gente não para as
vezes para refletir sobre isso e acaba tendo ações racistas muitas vezes sem saber né e ele inclusive comenta né ele fala assim racismo não é uma questão apenas de caráter né porque a pessoa pode ser uma pessoa de caráter uma pessoa assim que conscientemente a pessoa não seja racista mas agir de forma racista né justamente porque ele não necessariamente é um ato consciente né então no vídeo o professor teve Ele explica melhor sobre isso mas é importante que você tenha isso em mente também tá que o racismo é um ato que nem sempre é consciente
tá bom vamos aqui para sexta semana o que que a gente teve na sexta semana a gente teve a ética e cidadania no mundo do trabalho então a gente é até então até a semana 5 a gente falou sobre ética de uma forma geral então a gente falou sobre ética sobre a história da ética história da ética no mundo a história da ética no Brasil depois sobre a ética Global seja os valores e princípios globais E aí a gente trouxe a ética sobre o mundo do trabalho né E para falar no mundo trabalho a gente
vai falar sobre código de ética Tá o que que é um código de ética é um documento então código de ética é um documento Diferentemente de ética tá não confunda código de ética com ética ética são os princípios são os valores o código é o documento escrito né o documento no qual você procura explicitar um padrão que serve de guia para conduta de um determinado grupo tá então o código ele é um documento que tenta explicitar tudo aquilo que se tem como valores para conduta de determinado grupo e nesse caso aqui a gente falando do
mundo do trabalho então do grupo é dos profissionais por exemplo né então a gente tem um código de ética dos Engenheiros do código de ética dos médicos código de ética dos Advogados código de ética dos agrônomos enfim né então assim o código é a construção de um documento e nesse documento vai ser colocado o que que se espera daquele profissional né agir de forma ética né Quais são as condutas que se espera dele que se como se espera que ele trabalha como se espera é que seja conduta dele é na condução dos projetos dos trabalhos
né e a gente tem aqui um trecho extraído de uma de um texto base né da semana 6 que coloca assim é exercendo a competência e o conhecimento especializados que um dado profissional ganha autoridade diante daqueles que usufruem o seu serviço contemporaneamente no Brasil então muitas as profissões que se encontram estruturadas em termos dos denominados conselhos éticos profissionais contar o empreendimento visa-se manter a autoridade profissional bem como delinear aqui que é importante hein delinear comportamentos éticos profissionais homogêneos em relação ao público que usufrui um determinado serviço né ou seja o indivíduo como um profissional né
ele exerce através dessa competência desse conhecimento que ele tem né esse conhecimento especializado que ele tem sobre determinada área ele vai exercer a sua profissão é de forma a atender as expectativas daqueles que procuram esse profissional E aí através desse código de ética ele vai ter né lá como Qual é a conduta que se espera desse profissional tá então por isso que é importante é o código de ética né para dizer como profissional vai agir eticamente em relação sua profissão em relação a sua conduta profissional tá bom bom E aí para fechar a gente tem
então a semana 7 fala sobre ética cidadania e contemporaneidade né É aqui também é só um trecho né só uma parte porque essa aula 7 daria muito pano para manga muita discussão que a gente vive hoje na sociedade muito diferente né como já falei do que era no passado então muita coisa mudou e as relações das pessoas são diferentes né a gente tem internet tem as redes sociais né que muda a forma como as pessoas se relacionam Então como é que é a ética agora com a questão da internet né O que é ético né
fazer ou não fazer nas redes sociais né E aí eu vou trazer duas reflexões eu julgo ser importantes na semana 7 que é a questão da ética laica e ética religiosa né Então essa esse digamos essa dualidade né entre ética secular e a ética Religiosa e o conceito de modernidade líquida né que é trazida por si como Bauman né um autor muito famoso aí da contemporaneidade né então vamos falar aqui sobre o que é ética laica ou ética secular o que que é isso vamos até a definição né a ética secular é um ramo da
filosofia moral em que a ética é baseada exclusivamente em faculdades humanas como lógica empatia razão ou intuição moral e não deriva da crença em relação a orientação Sobrenatural O que é a fonte da ética em muitas religiões então assim como a gente fala a gente é para lembrar né para você lembrar lá na hora da prova quando a gente fala de um estado laico a gente fala de um estado que não tem uma religião tá então o Brasil por exemplo é Estado laico tá ele não tem uma religião né agora quando a gente fala de
ética laica a gente tá falando de uma ética que não faz uso que não recorre ao pensamento religioso para justificar as suas a sua base de valores então a gente está falando de uma ética que se vale a pena das faculdades humanas né a lógica a razão empatia intuição moral Então essa é a nossa ética laica que se contrapõe Justamente a ética religiosa né a ética que deriva da religião Então nossa sociedade religiosa não há ensinamento moral que possa prescindir do ensinamento religioso ou seja não há ética sem religião né ou seja ética religião são
indissolúveis tá na sociedade religiosa um dos principais argumentos para induzir os homens a obedecer as leis Morais é o temor a Deus por essa lógica a conduta moral e a prática do ataísmo são consideradas incompatíveis né ou seja enquanto na ética laica é somente as faculdades humanas é que embasam é os valores desta ética no caso de uma sociedade religiosa de uma ética religiosa é justamente o contrário né a religião através da sua ética é que vai dizer o que é correto ou não e o que é correto ou não o que é correto Basicamente
aquilo que Deus permite ou que Deus espera que você faça e aquilo que ele não quer que você faça ou não espera que você faça é o que não é ético né Então aí a gente pode refletir sobre muita coisa né entre relação a ética laica e ética religiosa a gente pode por exemplo pensar no livro de dostoiévicas né crime castigo então a máxima que diz nesse E Deus não existe então tudo é permitido né Então aí a gente a gente consegue identificar o que a gente consegue identificar um pensamento numa ética religiosa né Vocês
só não tem um Deus ali para ser o agente que vai me dizer o que tá certo ou não então tudo é permitido né É claro que eu não tô dizendo que está certo ou que está errado até porque existe essa ética laica né mas no próprio texto na própria aula né nos slides de aula do professor Tem uma parte que fala sobre justamente essa questão né até que ponto ética é possível se você não tiver um agente moral que esteja fora de si né ou seja fora e da Humanidade para dizer o que é
certo que o errado a gente poderia cair numa numa questão muito relativista né então o que que é ético aqui não é Então aí fica muito reto para você pode não ser para mim né e tudo mais mas é claro que aí entram as outras questões também aí comenta é interessante que vocês Leiam também o PDF no pdf a gente fala mais explicadinho mas por exemplo a gente como ética secular a gente pode pensar no imperativo categórico de Kant né então o que que diz basicamente ele não recorre a religião para explicar sobre ética ele
diz mais ou menos que existem as máximas então se a minha máxima ela ela pode ou não ser consideradas por todos ou seja se todo mundo fizer aquilo que a minha máxima se o mundo vai ser melhor ou não ou seja se vai ser bom ou não né se a resposta for que sim Então aquela é uma conduta ética se a resposta for não a resposta for não significa que aquela conduta que aquela máxima né não é uma conduta ética né vou explicar melhor suponhamos eu tenho como máxima que é eu posso fazer de tudo
para poder adquirir riqueza né Então essa é uma máxima para mim é uma máxima né Eu faço qualquer coisa para ganhar dinheiro tá aí o que que eu penso bom se todo mundo fizer qualquer coisa para ganhar dinheiro o mundo vai ser um lugar melhor ou pior né a gente claramente vai dizer que vai ser o mundo vai ser pior né existem limites néticos né que a gente considera-se que não podem ser ultrapassados para se ganhar dinheiro né então o que que a gente pensa então que essa minha máxima de fazer qualquer coisa para ganhar
dinheiro ela não pode ser replicada por todos sem que haja uma perda né Então essa minha máxima ela não é um imperativo categórico e portanto Ela não é uma conduta ética é uma máxima só que ela é minha né não é uma conduta ética tá agora por exemplo se eu tenho como máxima que sempre que eu dispuser de alimento que não seja apenas para o meu uso né ou da minha família e que sobre digamos assim de um mês para o outro eu vou pegar esse alimento e vou doar para que isso chegue as pessoas
que não têm não tem condições de comprar se todo mundo fizer isso o mundo vai ser um lugar melhor ou pior você é um lugar melhor todo mundo fizer isso bom então eu posso dizer que essa é uma conduta ética porque a minha máxima ela pode ser replicada por todo mundo e o mundo vai inclusive ser um lugar melhor se fizer isso né Então aí a gente tem que isso é uma conduta ética né então isso a gente pensando aí na moral é Kantiana né e tudo isso eu falei para dizer que existem formas de
você pensar ética prescindindo da religião né e não cabe aqui a mim falasse isso é correto ou não mas que existe uma forma de pensar a ética de forma que seja plausível sem recorrer a religião né bom um outro conceito muito importante na aula 7 que eu vi lá foi da modernidade líquida né E aí o que que essa modernidade líquida né vivemos na modernidade líquida porque segundo Bauman como uma variedade como uma variedade de fluido será uma comparação os líquidos não mantém sua forma com facilidade estão sempre propensos a mudá-la É nesse sentido que
eles servem como metáfora para capturarmos a natureza da era contemporânea né E por que que é importante a gente pensar em modernidade líquida é em relação a ética porque o que balm diz é que Justamente a gente vive numa modernidade líquida é que os valores as coisas praticamente escorrem né pelas mãos ou seja o que é ético que não é fica muito não é uma coisa sólida Mas se a gente por exemplo pensar no passado a gente tinha exatamente o que era certo o que era errado né então era uma modernidade sólida digamos assim não
havia discussões em relação a isso os nossos avós né eles têm muito isso em mente então que a certa certo que errado é errado tá quando a gente pensa na modernidade líquida a gente já fala de uma coisa que não tem uma forma não é sólido então portanto a gente fala o que que é certo que é errado é muito relativo que é muito na questão relativista né Ou seja a forma daquilo ser correto ou não vai depender de quem está observando né o contexto em que aquilo tá sendo observado né então é nesse sentido
que ele fala sobre modernidade líquida né e é por isso que é importante a gente pensar na ética na cidadania nessa sociedade nessa modernidade líquida em que vivemos né até que ponto isso é bom ou isso é ruim né A partir do momento que a gente começa a relativizar comportamentos éticos a gente pode cair em aberrações né políticas como tantas outras né que que trouxeram tanto mal para a humanidade né Ou seja a partir dessa relativização né então é uma reflexão que fica aqui para vocês e que a gente viu portanto aí na aula 7
tá bom bom então fica por aqui esse esse nosso resumão vou pedir a vocês encarecidamente que dê seu like se inscreva no canal se você não é inscrito Ative o Sininho para receber as notificações como essas aulas e outras mais que a gente faz tá isso ajuda muita gente pessoal então dá seu like se inscreve compartilha com o pessoal força o pessoal se inscrever né porque isso com certeza ajuda a gente se você quer ajudar mais ainda ou seja você quer que esse projeto continua continue como sempre esteve na universo né desde 2014 é então
considere comprar um de nossos cursos né ser assinante de um de nossos cursos o valor de um curso completo para o semestre 41 e 40 você pode dividir em seis vezes de 6 e 90 então é um valor muito é muito baixinho digamos assim né para que todo mundo possa pagar sem ter problema né é sem comprometer a renda pessoal então a gente fez pensando nisso e a gente consiga aí manter o site a plataforma blog manter os professores ativos né Aqui nós temos aí o professor João de pensamento computacional que você já conhecem Com
certeza eu professor Rafael né alguns já conhece o professor João Matias vocês vão conhecer muito também aí nos próximos bimestre tá então eu agradeço mais uma vez aí você que ficou até aqui né no vídeo e peço a colaboração de vocês aí com compartilhamentos com likes e também com a aquisição com assinatura de um de nossos cursos Tá certo então um forte abraço pessoal até mais fiquem com Deus tchau tchau