Os perigos da má interpretação Bíblica e do Espírito de Profecia - Pr. Wilson Paroschi

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Igreja Adventista Brasileira de Dallas
Gravado em 5 de Outubro de 2018 http://dallasbrsda.org/
Video Transcript:
boa noite a todos em primeiro lugar é uma alegria para mim estar aqui na igreja brasileira de balas agradeço o josiel pelo gentil convite ao pastor também enxergou um lugar eu quero pedir desculpas por eu estar trajado assim eu coloquei esta roupas 6 horas da manhã estou com ela até agora não me falaram que eu iria direto do aeroporto para cá mas não há problema nós vamos falar um pouco sobre o uso da bíblia é a interpretação da bíblia é há muitas coisas que em muitas coisas que nós precisamos saber sobre o uso da bíblia
sobre a interpretação da bíblia e talvez a primeira delas seria entender que a bíblia precisa ser interpretada algumas pessoas é ignoram este ponto existe uma velha anedota daquelas anedotas de igreja de que num culto pentecostal o pastor chegou o pregador chegou e vamos ver o que o senhor tem para nós hoje e abriu a bíblia nessas páginas em branco entre o antigo eo novo testamento e ficou chocado foi o senhor não tem nada para nós hoje vamos embora não é é na verdade há muitas pessoas que usam a bíblia assim abrem a bíblia eles dizem
até que oram e aí a bíblia onde o puseram o dedo é aquilo que o senhor tem pra mim é ode ser que em determinadas situações o senhor utiliza este método para nos dizer algumas coisas mas eu gostaria de lhes dizer que como regra deus não age assim deus já deu a sua palavra ea sua palavra precisa ser utilizada com diligência com sabedoria com prudência com cuidado porque existem tantas denominações cristãs todas elas reivindicam ter a verdade todas elas inclusive uma chamada igreja adventista do sétimo dia e o que é que faz o que é
que torna a nossa verdade mais verdadeira do que a deles que é que faz a diferença no fim das contas o que vai fazer a diferença é se o meu ou nosso uso da bíblia é legítimo ou não certo porque se eu interpreto um texto desta maneira e ele interpreta o texto de uma outra maneira a pergunta é quem está certo e quem está errado então deve haver um critério deve haver algo que valide ou a minha ou a dele interpretação nós não podemos simplesmente ficar não nós estamos certo porque nós achamos que estamos certos
ele vai dizer a mesma coisa ele vai dizer eu estou eu digo isso eu acho que estou certo e portanto estou certo não a bíblia precisa ser interpretada e precisa ser interpretada corretamente é e o próprio senhor jesus reconheceu a necessidade de interpretar a bíblia e eu gostaria que vocês me ajudassem lendo alguns textos bíblicos por exemplo vamos começar com lucas capítulo 24 versículo 27 lucas 24 27 o primeiro que encontrar pode ler por favor lucas 24 27 pode ler ataquem que começou a explicar tá falando de quem o texto está falando de jesus está
falando de jesus vocês conhecem a história era o domingo da ressurreição final do dia aqueles dois discípulos estavam indo pra emaús eles não sabiam ainda que jesus havia ressuscitado estavam cabisbaixos tristes e frustrados e decepcionados jesus alcança e começa uma conversa com eles porque vocês estão tristes quem você é o único que acabou de chegar você não sabe o que aconteceu jesus de nazaré morreu pensávamos que era ele quem haveria de redimir a israel e já é hoje o terceiro dia desde que essas coisas acontecer e aí jesus repreende aqueles dois discípulos jesus diz que
eles estavam não estavam querendo naquilo que os profetas haviam dito e então vem esse texto e começando por moisés jesus passou a explicar as escrituras para eles porque eles estavam tristes porque eles estavam tristes em última instância porque eles estavam interpretando a bíblia de modo errado eles não estavam interpretando as escrituras de modo correto e portanto não estava entendendo o que estava acontecendo e não estavam sequer preparados para a ressurreição de jesus então jesus teve que explicar as escrituras para aqueles dois discípulos desapontados então ontem o ponto que eu quero destacar é o seguinte o
próprio senhor jesus reconheceu a necessidade de explicar a bíblia corretamente de interpretar a bíblia corretamente jesus passou o resto da queda tarde explicando a bíblia para aqueles dois discípulos explicando as profecias messiânicas é para aqueles dois discípulos eu quero ir para uma outra passagem agora segundo pedro capítulo 3 versículo 15 e 16 segundo pedro 3 15 e 16 me ajude aí com este texto por favor segundo pedro 3 15 e 16 que diz o apóstolo ali quem achou pode ler isso opa algumas coisas interessantes nesse texto primeiramente pedro está dizendo que existem algumas coisas difíceis
nas cartas de paulo você acha paulo difícil de entender às vezes acho não ver pedro era judeu tanto quanto paulo falava a língua de paulo vivia no tempo de paulo e pedro já achava as cartas de paulo difíceis de entender então não somos só nós que temos dificuldades de entender o apóstolo paulo pedro já tinha dificuldade em entender o apóstolo outra coisa que pedro diz aí é que aquelas coisas difíceis de entender nas cartas de paulo podiam ser torcidas interpretadas erroneamente que algumas pessoas estavam fazendo isso já naqueles dias ea terceira coisa que pedro diz
é que interpretar a bíblia erroneamente conduz a que conduz à perdição é o que ele está falando então notem existem coisas difíceis de entender na bíblia estas coisas podem ser torcidas podem ser interpretadas erroneamente e o resultado disso é a perdição então pergunta é devemos nós interpretar a bíblia corretamente é claro que devemos temos um dever acima de tudo se nós dizemos ter a verdade esta verdade deve se sustentar por si mesma não sou eu que vai dizer não isso é verdade porque eu quero que seja a verdade tem que se sustentar a si mesma
é pela bíblia que nós vamos defender as verdades que nós temos existem outras passagens que eu poderia mostrar pra vocês mas eu acho que essas duas já são bastante para vocês perceberem que a própria bíblia reconhece a necessidade de ser interpretada correta e nós vamos dar alguns exemplos hoje à noite só para você sentir um pouco o clima não é que lhes fazer uma outra pergunta foi a bíblia escrita para nós foi a bíblia escrita para nós sim ou não opa e ouviu também aí nesse também aí eu percebi alguma outra coisa pra eles quem
os judeus gente tá deixou mudar então a pergunta é pra quem que paulo escreveu em sua carta aos romanos e agora pra quem que paulo escreveu em sua carta aos gálatas não foi pra nós os romanos os garotos do corinthians santos e fezes dos filipenses aos colossenses paulo sequer sabia que um dia brasileiros estariam estudando suas cartas em dallas no texas qual sequer sabia disso ele não estava pensando em nós quando escreveu ele não estava pensando em nós portanto eu tenho esta coisa mais fundamental que eu tenho que me lembrar pra quem que paulo escreveu
em sua carta aos romanos para os romanos os romanos de quando em quando do primeiro século mas eu posso ser mais preciso ainda quando no primeiro século talvez eu não saiba a data exata em que romanos foi escrita mas para os romanos contemporâneos de paulo certo paulo escreveu sua carta aos romanos que ele muitos deles ele conhecia os contemporâneos dele bom o ponto onde eu quero saber o ponto que eu quero salientar é que romanos não foi escrita para nós e eu só posso entender romano se eu colocava humanos na sua moldura histórica se eu
entender romanos lá naquele contexto porque paulo estava pensando nas igrejas de roma dos seus dias nos problemas que a igreja de roma se de que a igreja de roma tinha nos seus dias nos dias de paulo e enquanto eu não for capaz de resgatar todos aqueles elementos históricos do contexto do momento eu não vou ser capaz de entender romanos corretamente ou qualquer livro bíblico qualquer livro bíblico existe uma expressão técnica que nós usamos na faculdade de teologia expressão é literatura circunstancial literatura circunstancial que isto significa significa que a bíblia não caiu pronta do céu a
bíblia não chegou até nós em placas de ouro escondido numa caverna e traduzidas por um anjo chamado moroni se entendeu né é um grupo por aí que fala isso nas escrituras deles foi assim que a bíblia chegou até nós havia um problema lá na igreja de roma nos dias de paulo e paulo mandou uma carta para aquela igreja havia um outro problema nos dias de paulo na igreja nas igrejas da galáxia e paulo mandou uma carta para as igrejas da galáxia para ajudá los a resolver aquele problema agora surge então a pergunta se paulo escreveu
romanos para os romanos de seus dias se paulo escreveu gálatas para os crentes gálatas de seus dias porque eu estou estudando romanos e gálatas hoje aqui século 21 em dallas no texas porque aí está o ponto a bíblia não foi escrita para nós mas existe na bíblia uma transcendência não falou corretamente também existe na bíblia uma transcendência os livros do antigo testamento não haviam sido inscritos para os crimes estamos nem havia cristãos nos tempos do antigo testamento mas o apóstolo paulo escrevendo aos coríntios ele disse assim tudo o que foi escrito para a para o
extra em segurança para o nosso ensino foi escrito paulo não diz que tudo que foi escrito foi escrito para nós ele diz tudo o que foi escrito para o nosso ensino foi escrito sem entender a diferença então paulo escreve uma carta para os romanos mas existe uma transcendência algo que faz com que aquela carta vá além dos limites de roma e alcance nós hoje em pleno século 21 de tal maneira que aquilo que paulo escreveu aos romanos pode nos ensinar hoje muita coisa aquilo que paulo escreveu aos gálatas aquilo que joão escreveu aquilo que mateus
escreveu que lucas escreveu acaba sendo útil para nós hoje mas eu preciso colocar romanos gálatas atos no seu contexto histórico este é a coisa mais fundamental que existe colocar o livro no seu contexto histórico hoje de manhã eu estava lecionando atos lá na faculdade de teologia e nós estamos estudando lá na faculdade exatamente nesta semana é o capítulo 10 que é a visita que pedro fez a cornell e você se lembra existe ali naquele capítulo 10 do livro de atos uma situação bastante complicada para nós adventistas porque pedro ele tem uma visão de um lençol
baixando do céu cheio de animais limpos e mundos é o que existe no animal no não é só repleto de animais limpos e imundos e uma voz vinda do céu dizendo para pedro fazer o que matar e comer matar e comer que pedro faz ele diz um senhor jamais entrou na minha boca alguma coisa impura jamais mas é isso mesmo que pedro fala o que os nossos irmãos evangélicos dizem acerca deste texto porque qual é a resposta de deus é a primeira coisa é mata e come é deus fala uma outra coisa quando pedro disse
eu nunca comi nada impuro aí deus fala não considere impuro aquilo que eu publiquei e o que todo mundo por aí pensa que agora estamos liberados pra pra comer de tudo vamos ver o texto com cuidado vamos lá as capítulo 10 atos capítulo 10 vamos lá quero chamar a atenção de vocês o capítulo 10 versículo 14 pedro respondeu de modo nenhum senhor porque jamais come alguma coisa a ele usa duas palavras quais são essas duas palavras comum e inunda olha só ele não diz apenas jamais come alguma coisa imunda ele diz jamais come alguma coisa
comum e inunda a iob a resposta de deus no versículo seguinte é segunda vez a voz lhe falou ao que deus purificou não considere não considere comum não é um mundo é o comum o que deus purificou não considere comum irmãos eu não sou capaz de entender esse texto se eu não souber o que está acontecendo nos dias de pedro esse é um texto que eu não consigo explicar corretamente se eu não souber o que está acontecendo nos dias de pedro vocês deem uma olhada no versículo 28 quando pedro chega na casa de cornélio quando
ele entra ele diz uma coisa voz bem sabeis que é o que é proibido versículo 28 é proibido a um judeu a juntar-se o mesmo aproximar se alguém de outra raça de outra raça é o seguinte os rabinos ensinavam os judeus que era proibido entrar na casa de um não judeu era proibido porque eles diziam que se um judeu circuncisos entrasse na casa de um gentil incircuncisão o judeu se contaminaria religiosa mente falando cerimonialmente falando lembram-se lá de atos de joão capítulo 18 quando jesus está na casa de pilatos em jerusalém no pretório e os
judeus vieram vêem ali para pedir a condenação de jesus o texto diz assim que eles os judeus se recusam a entrar na casa de pilatos joão 18 eles se recusam a entrar pra não se contaminarem porque naquele dia eles querem comer a refeição pascual então eles não entram se eles entrassem eles estariam contaminados cerimonialmente e não poderiam participar das festividades da páscoa não poderiam comer a refeição pascual então ele se recusou a entrar na casa de pilatos é o que pedro diz para cornelli é proibido a um judeu entrar na casa de alguém de outra
raça é exatamente o que os rabinos ensinava os judeus se tornaram tão fechados em torno de si mesmos eles desenvolveram um preconceito tão grande para com gentil sem circuncisos tão grande que e se recusavam a manter amizade comunhão a entrar na casa de alguém principalmente a sentar se com um gentil circuncisão a mesa e agora deus precisa trabalhar com pedro deus quer levar pedro a casa de cornélio e deus tem que trabalhar quebrar esse preconceito na cabeça desse homem um apóstolo estiver com jesus três anos e meio e então os judeus diziam assim eles desenvolveram
no primeiro século um conceito aliás já vinha desde o 2º século antes de cristo um conceito chamado a contaminação por associação contaminação por associação então ele dizia o seguinte uma coisa a limpa se torna imunda em contato com alguma coisa muda estão ainda né contaminação por associação uma coisa limpa se entrar em contato com alguma coisa inunda a coisa limpa se torna contaminada então eles aplicavam isso pra qualquer coisa comida pessoa e é por isso que eles não entravam na casa de um gentil circuncisos porque achava que se entrassem a associação tornaria o judeu mundo
tornaria judeu e mundo então os judeus tinham duas palavras uma palavra é a palavra eu vou ter que usar a palavra em grego aqui para ficar mais claro a palavra acatar toski é a palavra em atos 10 é colher o versículo 14 14 a palavra traduzida por um mundo é a palavra acatar toss ea outra palavra traduzida por comum é a palavra coi nós com nós então vejam só já a volta essas palavras pedro poderia muito bem já que o lençol estava cheio de animais limpos e imundos qual é o problema pedro poderia fazer o
que é bonito pega o tempo ele não ia dar conta de comer tudo mesmo pega um dois ou três línguas la mata homem porque que pedro se recusa a contaminação por associação porque na cabeça de pedro nem olimpo agora ele podia comer porque o olimpo estava contaminado pela associação com um empurrão e olha então a resposta de pedro senhor jamais come alguma coisa comum e inunda o mundo é um mundo de levítico 11 sabe o que é o comum o comum é o olimpo que havia se tornado comum contaminado pela associação com o 'mundo então
pedro falou senhor eu não posso comer nenhum mundo que eu nunca comi mas também não posso comer o o como o comum é o olimpo que se contaminou com um mundo eu não posso comecei e aí o que deus fala para ele que deus fala pra ele não considere comum aquilo que eu nunca declarei mundo então deus não está mexendo num mundo na sua resposta o 'mundo continua e mundo problema de deus é mostrar para pedro que o comum ou seja o limpo não é contaminado pela associação com mundo isso é o que os rabinos
ensinava não tá na bíblia isso não tá na bíblia por exemplo as pessoas podiam ter gato e cachorro em casa são animais limpos os mundos gato e cachorro só em outros mas isso não me contamina jesus podia entrar em jerusalém sentado num num jumento que o animal limpo o mundo é mundo mas isso não contamina mas eles achavam que gentil circuncisão contamina então o problema de pedro era uma má compreensão dessa desse conceito de contaminação por associação o problema de pedro não era o imundo e mundo era um mundo continuava em um mundo ele nunca
comeram e nunca cometeria um judeu não comeria mundo o problema era o olimpo do lençol que pedro achava que agora estava contaminado pela associação com mundo e deus fala pedro não considere comum aquilo que eu nunca disse que seria não considere comum deus não mexe num mundo e mondo continue mundo deus quer resolver o problema do limpo que pedro achava que estava agora contaminada vocês entenderam a situação tem nada que ver com com com comida ou com liberar o 'mundo pra comer deus nunca liberou e mundo pra comer mas deus está falando pedro pode comer
ou limpo porque o olimpo não está contaminado pela associação com o mundo como é que eu sei isso irmãos eu sei porque o estudo estão entendendo é por isso que eu falei pra vocês se eu não souber o que está acontecendo no primeiro século nunca você é capaz de entender esse texto corretamente porque eu não vou entender a diferença entre o comum eo mundo e quando deus fala pedro não considere comum que eu pude fiquei então dá impressão que deus está liberando tudo pra comer e é o que todo mundo por aí fala vocês podem
olhar qualquer comentário bíblico nenhum deles vai gastar tempo explicando o coi nós ea qatar tozzi nenhum deles vai eu estava explicando hoje na sala de aula uma aluna quer dizer que o mundo continue mundo nossa mundo continue mundo o problema era limpo então a primeira coisa que eu tenho que entender é que os livros bíblicos foram escritos numa época num contexto numa cultura que é diferente da nossa e se eu não colocar os livros bíblicos dentro do seu momento histórico dentro da sua cultura eu vou ter dificuldade de entender usou correrem o risco de interpretá
los de modo equivocado mas alguém pode perguntar mas como é que eu vou saber bom algumas ferramentas muito úteis e o pastor poderá ajudá los algumas ferramentas muito úteis para qualquer pregador professor da escola sabatina ancião um talvez a ferramenta mais útil que exista a primeira que eu recomendaria um bom dicionário bíblico algumas pessoas nem sabem o que é isso funcionário líbio eu tinha uns 12 anos de idade e uma vez eu estava em casa meu pai chega com um livro grande grosso e eu perguntei que livre o dicionário da bíblia dicionário da bíblia quem
precisa de um dicionário da bíblia jogou livre em cima do sofá eu tinha uns 12 anos de idade e fiquei com aquela cena na cabeça dicionário da bíblia quem precisa de um dicionário da bíblia é o livro foi bastante e lá ficou nunca vi meu pai mexer no livro e quando eu vi aquele livro que eu me lembrar um funcionário da bíblia quem precisa um dicionário da bíblia eu fui para a faculdade fazer teologia com 17 anos de idade no primeiro recesso que teve fui pra casa fui direto naquele livro coloquei na mala levei pra
faculdade tem o livro até hoje e é um dos livros que eu mais uso é um dos livros que eu mais uso ele explica tudo chama-se dicionário porque tem os verbetes em ordem alfabética nomes lugares árvores animais conceitos tudo tudo explica tudo tudo o que a gente precisa saber então você ouve a palavra se como qq é um se como como é que é um se como vai lá ele mostra até a foto de um se como explica tudo sicômoro ainda é mar da galiléia 1 como é que eram de que era do que era
formado qual era o tamanho vai lá o dicionário explica tudo que o mar da galiléia então é uma ferramenta de grande utilidade é uma das primeiras ferramentas que eu recomendo aos meus alunos é um dicionário bíblico comentários bíblicos também ajudam a igreja tem um comentário bom comentário está trabalhando num novo comentário mas a primeira coisa é nos lembrar de que os livros foram escritos dentro de um contexto histórico eu quero colocar agora algumas imagens aqui elas estão disponíveis pastor quero colocar no no projetor aqui na tela algumas imagens de uma olhada aqui vocês conhecem essa
imagem tá vocês conhecem é a cena do que da santa ceia pintada por leonardo a 20 esta esta imagem eu não sei quantos talvez alguns já tenham visto pessoalmente eu já vi é uma ela ocupa uma parede toda maior do que essa parede que está aqui na frente é um quadro enorme um quadro grande que fica no chamado é hoje o nome agora cenáculo vinci ano 20 ano ali na cidade de milão na itália é da vinci pintou uma parede essa parede está em pé até hoje ele o quadro foi é restaurado recentemente aí eles
fecharam a igreja e hoje entra um número reduzido de pessoas eu acho que são 12 ou 13 pessoas de cada vez e elas podem ficar 15 minutos allissa esse grupo entra outro com temperatura e umidade controladas para preservar o quadro bom esse quadro tá tudo errado tudo errado tudo errado o que está errado nesse quadro há a a mesa a mesa está errada essa era uma mesa da europa do tempo de leonardo da vinci e as mesmas romanas eram mesas baixas mas como é que era assim mesmo as baixas mesas baixas porque ao redor das
mesas eles usavam de vans e eles se reclina vão sobre o braço esquerdo geralmente com as pernas pra trás e usava a mão direita para se servir é por isso que maria quando gil os pés de jesus ela pôde os pés estavam lá atrás fáceis de serem um jeito você imagina que maria vem engatinhando no meio das pernas dos homens embaixo da mesa para fugir os pés de jesus ainda né jesus estava num divã com as pernas para trás maria veio gil os pés de jesus as mesas eram baixas as mesas tinham três pernas as
mesas romanas tinham três pernas ela se chamavam three on line 13 pernas porque porque o chão não é tão perfeito e uma mesa de quatro pés no chão em perfeito que acontece ela balança a mesa de três pernas nunca balança soma são inteligentes também era uma mesa baixa deitado aí diz que joão estava reclinado no peito de jesus certo não ele não estava reclinado no peito de jesus jesus estava aqui joão estava à sua direita portanto joão estava reclinado do lado do peito de jesus você tá me entendendo ele não estava em contato físico com
peito de jesus ele estava reclinado ao lado do peito de jesus quem estava do lado esquerdo estava jesus estava dando as costas para ele mas john estava direito então estava num lado privilegiado a mesa está errada as cadeiras estão erradas a a a toalha da mesa está errada os pratos e os utensílios tudo está errado o cômodo tá errado isso aqui era uma casa na europa do século 16 e lá pelas janelas se você chega ali perto você vê os alpes suíços se nos alpes suíços da vinci estava vendo os alpes no momento que ele
pintou de milão você pode ver os alpes lá no fundo tá tudo errado o que faltou para leonardo da vinci quando pintou o quadro a contextualizar com faltou ter a noção histórica correta ea ele acabou pintando uma obra muito linda extraordinária histórica está tudo errado tá tudo errado próximo slide uma olhada nisso aqui é aquele senhor idoso de barba branca é pra ser josé pai de jesus aquela senhora de vestido vermelho com as mãos assim é pra ser maria aqui no chão deitado é pra ser jesus e ali os animais para dar a ideia de
que era uma fala um estábulo não é e sabem quem são aqueles dois visitantes ali naquele canto uma invenção dos dois estandes é o rei a rainha que encomendou a pintura o rei a rainha lá da europa da idade média que encomendou a pintura então eles encomendaram uma pintura por um artista e pedir um artista coloca nos na pintura para mostrar a nossa fé nossa piedade para mostrar a nossa fé agora josé tenta com roupa do século 16 maria tá com roupa do século 16 a cena o ambiente é da europa do século 16 o
rei a rainha é vocês sabem que nós também fazemos isso quando eu abro a bíblia e esqueço que ela foi escrita para os romanos para os gálatas e leio como se ela fosse escrita pra mim tá me entendendo eu faço a mesma coisa eu me coloco na cena sem levar em conta esses dois mil anos de história e isso pode me levar a conclusões equivocadas sobre o território próximo slide próximo slide é esse aqui a lista maria segurando jesus é esse senhor aqui é jerônimo que viveu no quinto século a e aquele à direita é
joão batista que era seis meses mais novo mais velho de jesus seis meses mais velho que jesus está entendendo e lá no fundo tem um castelo medieval europeu lá no fundo tem um castelo medieval então olhem a confusão que que se fazia na hora de se ler a bíblia não se leva em consideração o aspecto tempo não se leva em consideração que a bíblia foi escrita num contexto numa época para um povo a pessoa se insere na narrativa e aí começa a tirar conclusões equivocadas mais um slide eu acho que esse aqui vai ser útil
isso ali está jesus aqui está jerônimo do quinto século e são francisco de assis que viveu parece que no século 11 no século 12 estão os dois ali é ajoelhados no fundo uma igreja uma uma cidade medieval européia irmãos isto é falta de sensibilidade histórica então quando eu leio atos capítulo 10 eu tenho que entender o que estava acontecendo na época porque que pedro teve dificuldade para ir à casa de cornélio porque deus teve que trabalhar com a visão do lençol de animais limpos e mundos era uma linguagem que pedro poderia entender no fim das
contas a deus não estava ensinando nada sobre comida era sobre gentil mas deus usou animais limpos e imundos por causa do conceito rabínico de contaminação por associação então não é tão simples assim ler a bíblia não é tão simples o espírito santo pode traduzir a bíblia para nós quando nós oramos com sinceridade com oração com fé mas se eu quero ir um pouco além de interpretar textos difíceis eu preciso estudar e inteirar um pouco mais do que está acontecendo então a primeira coisa que nós precisamos fazer é colocar o texto dentro da sua moldura histórica
recuar no tempo conhecer um pouco mais os costumes as práticas o a parábola da das dez virgens parado das dez vezes nós temos a nossa noção de casamento sabem como é na casa dos casamentos judeus os casamentos judeus era assim marcava-se o dia mas não há hora marcava-se o dia mas não há hora então a noiva ficava na sua casa com as madrinhas as virgens além da história são as madrinhas a noiva ficava na sua casa com as madrinhas e o noivo na hora que ele bem entender se ele sairia da sua casa para ir
até a casa da noiva para buscar a noiva e as madrinhas para sua casa para a festa ea noiva nunca sabia que horas o novo a chegar fazia parte do charme ali hoje noiva que atrasa não é naquele tempo era noiva que esperava e o noivo da parábola de jesus resolveu e que horas à meia-noite no último horário a noiva ficou esperando as madrinhas ficaram se cansaram dormiram não levaram azeite adicional jamais imaginava que os noivos demorar tanto assim aí de repente a meia noite alguém falou aqui está chegando e aquelas que não tinham aceite
suficiente não puderam ao terem que comprar perderam o cortejo de volta pra casa do novo não puderam participar da festa são detalhes que quando eu fico sabendo como eram os casamentos nos dias de jesus a coisa fica tão mais simples de entender tão mais simples então a primeira coisa é colocar o texto na sua moldura histórica no seu contexto histórico outra coisa importante na hora de interpretar um texto é colocar o texto no seu contexto literário colocar o texto no seu contexto literário vou dar um exemplo pra vocês vamos pra lucas capítulo 16 lucas evangelho
de lucas capítulo 16 vamos lá quem tem o texto é para nós lucas 16 16 que diz lucas 16 16 a lei e os profetas profetizaram até joão não vale você tá lendo na nova versão internacional quem está lendo aí quem talento só celta lista bom a lei e os profetas engaram vingar ou vigoraram vigoraram até joão irmãos cá para nós que o que está dizendo a lei e os profetas vigoraram até joão portanto a lei não está mais em vigor não é isso que está escrito no texto a lei e os profetas vigoraram até
joão não sejamos honestos e aí se o evangélico abrir esse texto pra você e fala tá aqui ó a lei e os profetas vigoraram até joão que você vai dizer que você vai dizer interessante irmãos nem uma olhada mantenha a bíblia nesse capítulo e olha só o que diz o versículo 17 é mais fácil passar o céu ea terra do que cair um tio sequer da lei ora é um problema que não tem como é que pode o versículo 16 falar a lei e os profetas vigoraram até joão e jesus depois de joão falar é
mais fácil passar o céu ea terra do que cair um tio sequer da lei em algum problema que olhem só o em seguida vem a parábola do ric do lázaro a parábola do ric do lado lázaro morreu foi pro céu o rico morreu foi o inferno é uma parábola alegórica aí o rico tá lá no inferno e ele fala com abraão palavrão por favor manda um lázaro avisar os meus irmãos ainda tenho tantos irmãos fala pra eles se arrepender porque aqui é quente demais é complicado aqui aí notem a resposta de abraão olha a resposta
versículo 29 eles têm o que moisés e os profetas ou seja eles têm a lei e os profetas ouçam nos ué mas a lei e os profetas já não passava moisés e os profetas já não passar não vigoraram só tem joão porque que abraão ainda está insistindo pra que os irmãos do rico leão a lei e os profetas moisés e os profetas tem alguma coisa errada aí ô ô ô rico insiste não pai abraão se alguém dentre os mortos por ter com eles a remeter-se um versículo 30 abraão porém respondeu se não ouvem a moisés
e os profetas a lei e os profetas tão pouco se deixaram persuadir ainda que ressuscite alguém dentre os mortos ora o versículo 17 diz é mais fácil passar o céu ea terra do que cair um tio sequer da lei na palavra do ric do lado jesus fala jesus contando a paraíba eles têm moisés e os profetas barry um vírus e como é que pode então versículo 16 falar a lei e os profetas vigoraram até joão vocês percebem que há um problema aqui no contexto é um problema e eu vou explicar para vocês qual é o
problema lucas 16 16 não tem verbo no grego original no texto original não tem verbo o texto diz apenas a lei e os profetas até joão só isso que diz o texto a lei e os profetas até joão então o tradutor tem que suprir um verbo porque a frase não faz sentido a lei e os profetas até joão certo o texto não faz sentido o tradutor tem que suprir um verbo e que enverga o tradutor vai utilizar o tradutor vai utilizar ele vai utilizar o verbo que ele acha que é que é correto e aí
surge a tradução a lei e os profetas vigoraram até jogo porque ele não acredita que a lei esteja mais inveja é seja mais válida então ele acrescenta o verbo que ele acha que o que lhe convém agora no caso dos evangelhos é muito interessante porque eu não tenho só um evangelho contando a vida de jesus quanto evangelhos nós temos são quatro evangelhos e às vezes a mesma história ou a mesma declaração de jesus aparecem dois aparecem três e às vezes aparecem quatro evangelhos a mesma declaração de jesus e esse versículo essa declaração aparece em mateus
essa declaração aparecem mateus mateus capítulo 11 versículo 13 alguém lê pra mim mateus 11 13 mateus 11 13 por favor a 0 opa mateus diz a lei e os profetas que diz ali profetizaram até joão e em mateus a o verbo eo verbo é profetizaram então mateus está correto então não tem nada que ver com vigoraram a ideia é a lei e os profetas profetizaram até joão como é que nós devemos interpretar então esse texto medir a lei e os profetas profetizaram até joão que que significa que significa a lei e os profetas profetizaram até
joão a lei e os profetas profetizaram até joão batista até joão batista a vinda do messias era uma profecia de joão batista pra cá vivemos na época do do cumprimento então a lei e os profetas profetizaram sobre a vinda do messias até joão batista de joão pra cá vivemos no seu cumprimento então no caso primeiro lugar lucas 16 16 com o verbo vigoraram não condiz com o contexto porque jesus fala é mais fácil passar o céu ea terra do que um tiro sequer cair da lei aí na parábola do ric do vaso ele fala eles
têm a lei e os profetas pois que ouçam a lei e os profetas e eu tenho um texto adicional em mateus que tem um verbo mateus 11 13 e que portanto é o verbo que eu devo utilizar em lucas porque lucas por algum motivo ele escreveu sem o verbo e aí deixa eu explicar então aquela versão que o irmão leu ali a nova versão internacional era o ano de 1994 no ano anterior 1993 eu publiquei meu primeiro livro que foi publicado por uma editora evangélica no brasil uma editora batista missão da igreja batista que do
sul dos estados unidos lá no brasil a editora vida nova e publiquei um livro 93 fiz amizade com os editores a lida da editora no ano seguinte eu estava lá não me lembro porque motivo e um dos editores luiz sayão batista ele veio com o novo testamento da nova versão internacional e ele falou pra mim assim para ó tá quentinho acabou de sair do forno pra você eu abri e foi direto em lucas 1616 e lá dizia assim a lei e os profetas vigoraram até joão eu olhei pra ele mas saiu nós estamos no século
21 foi 94 mas saiu nós estamos no século vinte e dois mil anos depois você ainda comete um erro desse saiu você não sabe que não tem verba aqui em lucas e se não tem verba você vai buscar o texto paralelo de mateus em mateus 11 13 diz a lei e os profetas profetizaram até joão como é que você introduz o verbo vigoraram acontece que todo mundo fazia isso antes ele simplesmente repetir o que todo mundo fazia eu falei e saiam dar uma olhada que o verso seguinte verso 17 é mais fácil passar o céu
ea terra do que caíram tinham sequer da lei falei olha parábola do ric do lázaro jesus fala que a lei e os profetas estão em vigor ainda moisés e os profetas como é que você vai cometer um erro desses saiu ele com sua cabeça ficou envergonhado tinha algumas pessoas perto aí mudou de assunto ea coisa ficou por isso alguns anos depois o antigo testamento ficou pronta eles começaram pelo novo testamento e aquela era a edição só do novo testamento alguns anos depois uns três ou quatro anos ficou pronto o antigo testamento ea eles lançaram a
bíblia completa e eu recebi uma de presente da vida nova foi direto em lucas 16 16 e aí tava eles tinham mudado a lei e os profetas profetizaram até joão e assim que está na nova versão internacional em português essa sua nova versão internacional é a única em português que diz a lei e os profetas profetizaram até joão é simplesmente um pouco de boa vontade de olhar o contexto conferir com mateus o mesmo texto e nós evitamos um texto equivocado um texto equivocado que ensina uma heresia ensino um conceito equivocado que a lei e os
profetas passar aí era o ano de 2010 eu estava fazendo meu pós-doutorado lá na alemanha na universidade de heidelberg e eu recebi um email do luiz sayão 2010 ele dizia assim para os que baixa o texto da almeida século 21 acabamos de preparar almeida século 21 neste link aqui dá uma olhada e eu baixei onde eu fui lucas 1616 e lá dizia a lei e os profetas vigoraram até joão mandei um e mail para eles saíam se não aprende mesmo nessa eu falei agora você é o editor de duas traduções uma diz profetizaram e outro
desliga orar como é que vai ficar agora só eu e você cometeu o mesmo erro lei errar uma vez é humano mas duas aí já né tá bom o sahel nunca me respondeu esse meio e ele sairia da comissão editorial d'almeida século 21 e almeida século 21 continua lei e os profetas vigoraram até joão mas pelo menos a nova versão internacional está corrigida a lei e os profetas profetizar mantê lo eu tenho que ler o texto no seu contexto eu tenho que entender a situação histórica ler o texto no seu contexto comparar com outros textos
bíblicos e eu vou ter a noção correta ou pelo menos mais correta do que está acontecendo outras vezes vamos com o terceiro ponto agora outras vezes eu realmente preciso prestar um pouco mais de atenção naquilo que eu estou lendo eu quero convidá-los agora pra irmos para mateus capítulo 5 mateus capítulo 5 mateus capítulo 5 versículo 21 é jesus diz assim ouvistes que foi dito aos antigos certo já no 22 que ele diz eu porém vos de alguns dar uma olhada no versículo 27 agora jesus diz assim ouvistes que foi dito no 28 ele diz eu
porém vos digo 'vamos no 31 também foi dito sigo 32 eu porém vos digo versículo 33 também ouvistes que foi dito aos antigos versículo 34 eu porém vos de e finalmente finalmente não tem mais dois ainda 38 ouvintes que foi dito 39 eu porém vos digo e finalmente o 43 ouvistes que foi dito eu porém vos digo que está acontecendo aqui irmãos de jesus diz ouvistes o que foi dito não matarás eu porém vos de ouvir se o que foi de não adulterarás eu porém vos digo vocês sabem como que os evangélicos interpreta se testa
ou esses seis exemplos sabem como ele interpreta alguém sabe a mudança da lei eles estão dizendo jesus está mudando a lei ouvistes do que foi dito eu porém vos digo jesus está mudando a lei ele pode por que ele é jesus jesus está mudando a lei todo mundo fala isso irmãos todo mundo fala isso jesus está mudando a lei eu também estou dando evangelhos lá na faculdade e essa semana explica esse texto os meus alunos esta semana o livro que a gente usa é um livro evangelho e diz lage suns é o o fundador do
novo concerto está estabelecendo uma nova lei para os seus seguidores é o que todo mundo fala jesus está mudando de mãos é só prestar um pouco mais de atenção só prestar um pouco mais de atenção como foi que jesus é como foi que jesus venceu a tentação no deserto sei se lembra está escrito bom se você procurar esta forma está escrito nos evangelhos vocês vão encontrar não só aquelas três referências ali na tentação no deserto mas jesus usa essa expressão inúmeras vezes inúmeras vezes está escrito está escrito são várias as vezes que jesus usa isto
outras vezes jesus diz outra coisa ele diz assim não tendes lido não tendes lido então jesus usa estas duas fórmulas está escrito ou então não têm diz lido seja qual for a fórmula que jesus está usando está escrito ou não tendes lido ele está falando de alguma coisa que está que está escrito está escrito ou então não têm diz lido ele está falando de alguma coisa que está escrito irmãos ou são todas as vezes que jesus cita o antigo testamento ele diz ou está escrito ou ele pergunta não tendes lido vamos de novo agora para
estes versículos aí versículo 21 ouvistes que foi dito versículo 27 ouvistes que foi dito 5 31 também foi dito versículo 33 também ouvistes que foi dito versículo 38 ouvistes que foi dito e versículo 43 ouvistes que foi dito irmãos aqui jesus não está citando o antigo testamento jesus não sinto antigo testamento desta forma jesus itu antigo testamento de duas formas quais são está escrito ou não tendes lito sabe o que jesus está citando aí jesus está citando a tradição rabínica o que os rabinos ensinava ouvistes o que foi dito aos antigos ele está citando os
ensinamentos rabínicos vamos por exemplo número 3 o versículo 31 versículo 31 também foi dito aquele que repudiar a sua mulher dele carta de divórcio eu porém vos digo qualquer que repudiar sua mulher exceto em caso de relações sexuais ilícitas a espanha tornar se adulto e aquele que se que casar com a repudiada comete adultério irmãos é o seguinte jesus está citando deuteronômio no versículo 32 eu porém vos digo jesus está citando que moisés escreveu em deuteronômio e o versículo 31 ouvistes o que foi dito aquele que repudiar a sua mulher dele carta de divórcio isso
é o que os rabinos ensinava vocês vão ficar chocados mas nos dias de jesus é havia duas escolas de pensamento judaicas chamada escola de chamá ea escola de hillary chamar era mais bíblico mas fiel a bíblia que léo não era tanto mas hillary tinha mais seguidores que chamarei ea escola de chamar e acabou desaparecendo e predominou a escola de hillel que não era muito fiel ao texto bíblico então se a gente vai lá em deuteronômio doutor o nome diz claramente que aquele que se casar com sua mulher não pode forçar se divorciar dela a não
ser em caso de relação sexual ilícita é o que está lá em deuteronômio mas hillel esse segundo interpretava o texto assim não o que que é imoralidade qualquer coisa e moralidade ea mulher queimar a comida é um ato imoral da parte dela então você pode se divorciar dela é assim que ele ensinava irmão está na literatura mais tarde estes ensinamentos rabínicos seriam escritos nos dias de jesus ele só existiam de forma oral não haviam sido escritos levaria 200 anos ainda para ele ser inscritos e hoje nós podemos ler na mishina é o nome do compêndio
e lá diz claramente que o marido pode se divorciar da sua esposa por qualquer motivo inclusive comida mal feita está escrito lá qualquer motivo a única exigência era que ele tinha que dar a ela a carta de divórcio ele tinha que procurar um escriba o escriba e lavrar o termo de divórcio e ele entregar isso nas mãos dela era a única exigência deus nunca permitiu esse tipo de coisa lá em doutor o nome diz somente no caso de imoralidade ou relações sexuais ilícitas então quando jesus fala ou vistas o que foi dito ouvistes o que
foi dito ou vistas do que foi dito e não está citando moisés ele está citando que os rabinos ensinava o verso o exemplo número 6 versículo 43 ouvistes que foi dito amarás o teu próximo e e odiarás o teu inimigo isso não está no antigo testamento irmãos em nenhum lugar mas os rabinos ensinava assim você ama o seu amigo amo seu próximo de onde eu dei o seu inimigo jesus fala 'não você vai ter que chamar todo mundo você tem que amar até os teus inimigos orar por eles orar pelos que vos perseguem então jesus
não está mudando o que moisés escreveu de forma nenhuma estão entendendo jesus está simplesmente corrigindo os recessos rabínicos os equívocos dos mestres de seus dias então esse texto é um texto que continua a nosso favor que ainda hoje pregamos a lei e não poderia ser diferente vamos agora para os versículos 17 a 20 desse mesmo capítulo prestem atenção não penseis que vim fazer o quê revogar a lei os profetas não vim para revogar vim pra que cumprir jesus estava sob a lei jesus cumpre a lei como qualquer outro cidadão judeu deveria fazer porque em verdade
vos digo até que o céu ea terra passa em nenhum e um tio jamais passara da lei até que tudo se se cumpra aquele pois que violar um destes meus mandamentos prestem atenção agora aquele pois que violar versículo 19 aquele pois que violar um destes meus mandamentos posto que dos menores e assim fazer o quê ensinar quem é que ensinava os rabinos jesus está pensando neles aquele que violar e assim ensinar aos homens será considerado mínimo no reino dos céus isso é uma figura de linguagem para que pra dizer que não vai entrar no reino
dos céus aquele porém que observar e ensinar será considerado grande no reino dos céus versículo vinde e agora preste atenção no versículo 20 porque vos digo que se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus não entrarei no reino dos céus jesus estava pensando nos escritas nos rabinos escriba rabino nesta e da lei tudo significa a mesma coisa eram os mesmo as mesmas pessoas jesus estava pensando nos rabinos quando dissertou sobre essas questões eram os rabinos que interpretavam de modo errado e ensinavam assim jesus está pensando neles jesus fala não não
é assim eu porém vos digo jesus é fiel ao texto bíblico jesus é fiel à lei jesus é fiel a moisés jesus é fiel aos profetas ele sempre foi assim então irmãos às vezes um pouco mais de atenção ao texto é suficiente para nós resolvermos alguns problemas muitos problemas e colocar o texto na sua moldura histórica colocar o texto no seu contexto literário ler o texto com atenção cruzar informações com outras passagens bíblicas são mecanismos ferramentas que nós temos hoje que são muito simples e ajudam a resolver uma série de problemas existem todavia questões difíceis
de serem interpretadas na bíblia existem a bíblia foi escrita há quantos anos atrás o último livro da bíblia foi escrita em quantos anos atrás dois mil anos atrás o último livro do apocalipse dois mil anos atrás o livro de gênesis foi escrito quando 3.500 anos atrás é muito tempo numa outra língua outra época outra cultura outra época outra cultura é difícil para nós entendermos tudo que está lá existem obstáculos que precisam ser transpostos se é um assunto corrente um assunto moderno fica fácil se alguém chegar pra mim falar fake news ninguém precisa explicar nada certo
um dia desses eu recebi uma mensagem ou ate zap dizendo da origem da palavra fake você conhece essa não é de minas a palavra fei vem de minas ela é usada para pessoas que não têm uma aparência muito bonita fulano é fake dói né é de minas essa palavra mas alguém fala fake news eu imediatamente pensa no tranco ou eu penso lá no brasil agora que tá um bombardeio de fake news pra todo lado lá ninguém precisa me explicar nata eu ouço essa expressão eu entendo mas de repente eu leio na bíblia amontoar basa sobre
a cabeça de alguém se o inimigo tiver sede da lei de bebê se tiver fome itália de comer porque é assim fazer amontoar as brasas vivas sobre a cabeça dele que que acha isso amontoar brasa viva sobre a cabeça de alguém sabe são jeito figuras de linguagem que eram usadas no tempo bíblico e hoje eu não entendo amontoar brie brasas vivas sobre a cabeça de alguém significa fazer com que a pessoa se envergonha do que fez então se o inimigo tiver sede da área de beber se tiver fome dá lhe de comer porque é assim
fazer você fará com que ele se envergonhem se envergonha do mal que ele fez amontoar brasas vivas sobre a cabeça de alguém o texto diz que a dão certa vez estava caminhando pelo jardim naviraí ação do dia quando deus veio falar com ele na viração do dia quer virar santo dia viração do dia é um jeito de falar que nós não usamos mais ao entardecer adão estava caminhando no jardim ao entardecer a bíblia está repleta de figuras de linguagem e figuras de linguagem são um problema eu fui pastor em santa catarina e um dia eu
fui visitar meu primeiro ansião e só estava o filho dele gilmar 11 anos eu falei de um marca do seu pai meu pai fazer o rancho eu sou do paraná só do norte do paraná isso foi em santa catarina gilmar eu nem sabia que vocês tinham um sítio nós não temos sítio onde está o seu pai foi fazer o rancho bom santa catarina fazer o rancho e no mercado fazer a compra da semana do mês foi fazer o rancho a fazer a compra da semana do mês eu sou do norte do pará como lixo a
lei não sei quantos aqui conhece o norte do paraná cidade de cianorte cianorte maringá umuarama são cidades planos no norte do paraná é plano plano mas por algum motivo naquela região quando alguém vai para o centro ele simplesmente fala eu vou subir onde está então subir e por centro todo mundo entende de fulano subiu 1% eu era noivo e fui visitar minha mãe e minha noiva me liga na sexta à noite para falar comigo de wilson subiu disse à minha mãe e ela era de são paulo a minha noiva em são paulo e no uso
dessa expressão e ela me disse depois que ficou precisando de que ele tá está consertando o telhado é a antena de televisão foi arrebatado e eu fiquei mas que está com que aconteceu com ele a cidade é plana mas caiu subiu 1% são figuras de linguagem existe até o dicionário do bahia mesmo é são expressões que só se usa lá e só eles entendem é uma outra língua todo lugar tem as suas figuras de linguagem todo lugar e se você começar a perceber brasileiros que moram nos estados unidos tem muitas expressões aportuguesadas muitas expressões aportuguesadas
logo que eu cheguei na em 12 96 é um amigo nós estamos juntos assim ele falou assim eu parei meu carro ali aparcar o carro aparcar o carro é bom você entender o que eu quero dizer são expressões idiomáticas a bíblia está repleta disso porque porque eram pessoas reais como vocês e eu que falavam uma língua num contexto numa época eu às vezes posso ser confundido com essas expressões quando jesus fala por exemplo dos fariseus é é jesus assim completar e à medida em cheia medida de vossos pais em cheia medida de vossos pais que
significa encher a medida dos pais significa simplesmente completar aquilo que os pais começaram a encher a medida dos pais completar aquilo que os pais começaram então mãos à bíblia ela é fácil e é difícil ao mesmo tempo é a palavra de deus para nós ela não foi escrita diretamente para nós mas existe uma transcendência na bíblia seus ensinos estão ali para nós e eles são preciosos são ensinos que podem nos trazer à vida eterna paulo falando a timóteo desde a infância conhece as sagradas letras não é que podem tornar de ato para a vida eterna
qualquer pessoa pode ter acesso à bíblia helena e interpretá la corretamente mas sempre existem coisas difíceis jesus precisou interpretar pelos discípulos pedro reclamou das passagens difíceis nas cartas de paulo às vezes eu preciso um pouco mais do que simplesmente oração eu preciso ler um livro preciso pegar um bom dicionário preciso pegar um comentar bíblico ou preciso chegar com o pastor e é papel do pastor interpretar a bíblia também e ii só que tem uma coisa não se esqueçam disso nenhum nem pastor nem professor de teologia é uma enciclopédia ambulante podemos não ter a resposta na
hora mas é dever do pastor do professor trazer no dia seguinte eu não sei se vou trazer a resposta é papel dele mas muitas vezes nós não precisamos dar esse trabalho extra o pastor é simplesmente uma questão de abrir um livro de dar uma lida que ler esse artigo ler esse material à verdade irmãos a interpretação da bíblia uma coisa extraordinária é uma coisa gostosa mas eu preciso saber usá la com propriedade é muito fácil errar na hora que eu estou lendo a bíblia é muito fácil cometer erros e é por isso que existem tantas
pessoas aí tantas pessoas existe um videozinho estou me lembrando agora existe um videozinho na internet de um repórter da globo que foi entrevistar um pastor de uma desses grupos de fundo de quintal no brasil esse pastor estava tendo relações sexuais com as as mulheres da sua igreja e ele tinha uma base bíblica pra isto quando deus fala pra oséias vai pega uma mulher adúltera e se casa com ela esse pastor não estava vendo o acento no hu então ele ele leu o repórter na hora que o que a bíblia diz vai pega uma mulher do
teu povo e adúltera só que não é o texto diz o texto diz adúltera existe picareta para todo lado irmãos sabe existe picareta pra todo lado nós dizemos ter a verdade nós temos o dever de ler a bíblia corretamente usá la idade se a bíblia não falar por si só se ela não se sustentar a si mesma então eu não posso dizer que a minha interpretação é melhor do que a do meu vizinho eu tenho que dar razões bíblicas para a fé que eu tenho então que deus possa nos abençoar e irmãos para que nós
possamos ler a bíblia estudar a bíblia saber usá-la às vezes temos que gastar um pouco mais de tempo as coisas foram ficando complicadas nos como nos primórdios do cristianismo não existia faculdade de teologia não existir mas à medida que o tempo foi passando a língua foi mudando a cultura foi mudando a bíblia foi ficando cada vez mais difícil mais difícil mais difícil até que chegou o tempo que precisou ter uma faculdade de teologia para se explicar a bíblia eu posso talvez não ter acesso a uma faculdade mas eu posso ter acesso a um bom livro
um bom dicionário um bom comentário e são ferramentas que me ajudam bastante na hora de estudar e de interpretar a bíblia bom que deus possa abençoar os irmãos eu não sei se alguma pergunta direta aprovação tá bom amanhã à tarde então vamos dar tempo para a pergunta se você tiver traga sua pergunta e se eu tiver a resposta eu digo eu respondo senão eu digo não sei o pastor vai estudar durante a semana e vai trazer não sabe o seguinte pra vocês vamos ficar em pé para a oração nosso deus e pai é obrigada por
mais este sábado obrigado pela semana abençoada e mais ainda por este dia que podemos é descansar e tirar momentos para mantermos comunhão contigo e uns com os outros ajuda no senhor abençoou anos para que sejam sábado feliz na tua companhia na companhia de uns com os outros sobretudo te agradecemos pela sua palavra e pedimos que nos ajudem a estudar lá lê la corretamente e tirarmos lições válidas corretas que podem como diz paulo nos tornar a os para a vida eterna queremos usar a bíblia com correção com precisão e pedimos a tua ajuda do guia a
orientação do espírito para isto desperte nos agora com a tua paz com o teu amor dá nos uma boa noite em nome de jesus também
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