Liberalismo | John Locke | O Segundo Tratado Sobre o Governo

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Se Liga - Enem e Vestibulares
Já conhece o curso completão do Se Liga para o Enem e os vestibulares? Temos videoaulas incríveis de...
Video Transcript:
Olá queridos alunos Olá internautas nessa aula eu quero falar um pouquinho para vocês sobre um tema que as pessoas estão conversando muito falando muito discutindo muito o que é ótimo E esse tema é o liberalismo e no caso aqui falaremos do liberalismo político usando a figura de John Lock O que é o liberalismo como ele surgiu Quais são as suas fases e qual é o papel de lock Nesse contexto então veremos nesse vídeo uma introdução ao tema do liberalismo veremos nesse vídeo o papel de lock e noem próximos vídeos falaremos inclusive de outros filósofos liberais
se liga nesses Filosofia é como dizer em alguns livros didáticos manuais e mesmo textos universitários que Lock é o primeiro ou um dos primeiros filósofos liberais inauguradores do liberalismo mas antes de tudo é preciso pensar Isso é verdade então o primeiro cuidado Lock não se dizia Liberal Adam Smith não se dizia Liberal Mont esquier Voltaire Thomas Pain filósofos que são tidos como fundadores do liberalismo não eram vistos como liberais Então esta palavra liberalismo ela surge na verdade na Espanha na década de 1820 na luta contra Napoleão Bonaparte Então ela é uma palavra bastante posterior à
Obra do lock Então sempre que chamamos Lock ou AD Smith ou Thomas Pain de liberal Estamos pegando o conceito do futuro e enquadrando eles nesse conceito Então temos aí um problema bom que que seria o liberalismo Ora se você quer responder a essa questão eu sugiro a você a obra de um grande estudioso brasileiro que foi inclusive traduzida em várias línguas é citada por grandes pensadores políticos do mundo inteiro como esse Pensador foi citado por Ramon Daron e vários outros José Guilherme merquior o nome da obra é o liberalismo antigo e moderno existe em várias
línguas ele faz uma grande e bastante vamos dizer assim erudita explicação sobre o que é o liberalismo né sobre as fases do liberalismo os elementos principais do liberalismo e ele concorda H quem discorde mas ele concorda com essa visão de que o que se convenciona chamar de tradição liberal de fato começa lá na Inglaterra no século X e o lock não vou te chamar de primeiro ou segundo Mas ele tem um papel fundamental nisso o mercor Inclusive tem uma afirmação que eu gosto muito ele diz não dá pra gente definir liberalismo dá pra gente descrever
o liberalismo e ele diz exatamente que é uma tradição muito complexa com Vertentes absolutamente distintas e que muitas vezes discordam entre si Então o que ele faz o livro é uma descrição das correntes liberais em suas características básicas para você conhecer um pouco da obra e a gente entender melhor esse vídeo ele fala por exemplo que existe um liberalismo clássico entre 1780 e 1860 e ele começa com Lock E aí você tem Lock Madison Você tem o Thomas pen você tem a Revolução Francesa então ele fala num primeiro liberalismo que é o liberalismo clássico é
muito interessante por exemplo a maior parte desses liberais clássicos Lock Madison e muitos outros não são a favor da Democracia tá quando eles defendem um voto geralmente é o voto censitário ou o voto para proprietários Inclusive eu peço licença para falar uma uma coisa pessoal eu atualmente estou fazendo uma pesquisa de doutorado e justamente uma das coisas que eu tento provar é que dentro dessa tradição do liberalismo Clássico O Thomas Pain é um dos únicos pensadores que são ao mesmo tempo herdeiros de uma tradição Liberal loiana mas também Democrata por isso um p pouco mais
radical do que os outros bom dito isso então haveria um primeiro liberalismo clássico que começaria com Lock inclusive dentro desse liberalismo clássico teremos um grupo de filósofos que vem depois da Revolução Francesa muito críticos da Democracia diferente do Thomas Pain como por exemplo benjaman constan ou o próprio toqueville bastante temerosos do que teria sido o jacobinismo bom então haveria um primeiro liberalismo clássico entre 1780 e 1860 haveria diz ele depois um segundo liberalismo um liberalismo conservador e aí entraria por exemplo a figura de Spencer que é tido como um dos antecessores representantes do Darwinismo Social
perceba Locke Thomas Pain Voltaire O Thomas penner a favor da Abolição da escravidão eles estão bem distantes desse liberalismo que muitas vezes é racista né um liberalismo conservador que tem também nomes importantes que ele cita como Renan ou Sarmento aqui na Argentina e vários outros depois ele diz no final do século XIX início do século XX é um terceiro liberalismo que é um liberalismo social ele cita a figura de hobhouse e ele incui aí o próprio keines você fala assim professores são liberais e defendem algumas intervenções do estado na economia sim os liberais clássicos também
o próprio Adam Smith admite na riqueza das Nações que às vezes é necessário que o Estado regule o preço do pão que é um gênero de primeira necessidade então quer dizer essa visão de que o liberalismo é anti é é estatof é anti-estado não é bem verdade Alguns são mais outros menos é preciso entrar melhor nessa tradição liberal então haveria um liberalismo clássico um conservador um mais social que defende mais intervenções depois haveria uma recuperação do liberalismo já mais pra segunda metade do século 20 sobretudo criticando o autoritarismo soviético e de outras correntes e aí
que entra não só o que Alguns chamam de neoliberalismo Apesar evidentemente desse termo ser complexo uns concordam outros discordam vamos entrar nisso nesse vídeo e outros liberais importantíssimos e Geniais que já são diferentes da escola austríaca e da escola de Chicago temos a figura de raimond Aron temos por exemplo a figura de um cara que eu gosto muito que é o Norberto bobo o John House então a princípio eu quis mostrar para você esse Panorama que o mercor faz para já colocar uma coisa na sua cabeça você entender uma coisa liberalismo não é uma coisa
só como todas as correntes de pensamento isso vale para várias outras ele tem momentos Ele tem complexidades ele tem discordâncias então se entendermos isso podemos nessa aula tentar compreender qual é o papel de lock Qual é a contribuição de lock Nesse contexto então vejamos esta obra o segundo tratado sobre o governo vamos lá segundo essa periodização proposta pelo aqui ó e que eu acho muito interessante o lock teria sido um dos inauguradores do liberalismo clássico o pensamento dele teria sido fundamental para toda uma tradição que vai até ali um pouco depois da Revolução Francesa bom
e quando a gente fala do Lock e do liberalismo de lock pensamos no segundo tratado sobre o governo civil com uma obra fundamental pouca gente sabe mas ele nunca em Vida admitiu que escreveu essa obra Pode parecer estranho vem do hoje hoje mas quando ela foi lançada era vista era vista como uma obra de um radicalismo fervoroso inclusive em Oxford onde Aliás o lock trabalhava o lock foi professor o lock estudou medicina por lá lá essa obra foi queimada e ao que tudo indica parece que o lock assistiu a queima da própria obra ninguém sabia
que a obra era dele o lock então ele só admite publicamente que ele escreveu esse texto o segundo tratado sobre o governo civil no seu testamento é como muitas outras obras ela ganha força só depois da morte do Lock bom vamos fazer como sempre de indicar boas edições para você conseguir ler esse texto em casa o lock tem um livro segundo tratado sobre o governo civil e a gente sempre indica uma excelente edição que é a edição dos pensadores famosa você encontra em qualquer cebo no instante virtual qualquer livraria aparece aí esse texto bom outro
texto do Lock que eu recomendo muito outra edição que eu até recomendo mais do que essa por um motivo especial é a edição da Martins Fontes Por que professora edição da Martins Fontes porque na introdução há um texto de 140 páginas na verdade um livro sobre o lock e os seus tratados de um Historiador de Cambridge chamado Peter llet e esse Historiador que inaugurou novos métodos aí na Ciência Política na historiografia faz um estudo minucioso invejável para nó nós que estudamos a história do pensamento sobre a obra de lock sobre o lançamento do texto de
lock esclarece várias coisas que por exemplo tratado foi escrito o segundo foi escrito junto com o primeiro né várias questões sobre a data que a gente tinha ele esclarece então feitas essas indicações de historiadores de textos feita essa periodização do liberalismo vamos entrar então Mais especificamente no texto para você entender qual é a origem dos governos qual é a origem do que nós chamamos hoje estado apesar de vocês estudarem Lock na faculdade em teoria do Estado ele não usa exatamente essa palavra essa palavra vai ser usada no no no nosso significado depois bom uma coisa
Lock estabelece nenhum governo pode ter como origem legítima a ancestralidade Ah ele é antigo Portanto ele é legítimo a ancestralidade não cria direito nenhum governo pode ter como origem legítima a violência a violência não cria direito a paternidade não cria direito no sentido de que o governo não tem origem No Poder Do pai é claro que o lock vai discorrer bastante sobre isso como às vezes os governos podem ter surgido do pai e tudo mais mas o poder de um governante é bem diferente do Poder de Um Pai sobre os filhos isso é uma coisa
importante que o lock coloca e às vezes até a gente vê em política muita gente dizendo confundindo família com governo e o lock estabelece que são coisas diferentes a violência não cria direito a ancestralidade em si não cria direito e a origem de dos governos não pode ser associada à questão do Poder de Um Pai o governo é diferente de um pai claro que quando ele tá dizendo isso ele tá se opondo a todo uma tradição na sua época que não cabe necessariamente nós entrarmos aqui se a origem do governo não tá nessas coisas Onde
tá a origem do governo de onde lock tira as leis que devem reger uma unidade política resposta ele tira da natureza por isso que ele é um juz naturalista porque ele vai pensar a justiça as leis que regem a nossa vida moral social política da natureza e atenção esse será um procedimento padrão na maioria desses liberais clássicos por isso que ele é o inaugurador do liberalismo clássico os outros liberalismos serão diferentes ele é um juz naturalista quais são Então os direitos que o ser humano tem naturalmente quais são os direitos que o homem deriva da
natureza e que podemos podemos tirar da natureza resposta a vida a liberdade a igualdade e a propriedade privada Lembrando que no texto Isso é uma crítica que muitos fazem ao Lock e é uma discussão interessante para fazer ser feito em outro momento ele usa a palavra propriedade em vários sentidos às vezes propriedade como no sentido que a gente entende de propriedade privada às vezes ele fala em propriedade da sua vida propriedade da sua liberdade de qualquer maneira a vida a liberdade a igualdade natural e a propriedade privada seriam direitos naturais derivados da natureza e aqui
ele inaugura uma outra coisa fundamental do liberalismo clássico a noção de que o indivíduo precede o estado o indivíduo existe antes do estado e esses direitos naturais esses direitos que são individuais na obra de lock são anteriores à criação do Estado perceba que aqu ele se oponha por exemplo Aristóteles quando Aristóteles diz que o homem é um animal naturalmente aí político naturalmente social o Aristóteles e muitos outros filósofos posteriores entre eles de alguma maneira o próprio Marx só enxergam um homem dentro da sociedade o liberalismo clássico a pensar o indivíduo Pensa vou repetir para deixar
mais claro que o que o que o indivíduo perede o estado e o indivíduo tem direitos que estão para além do Estado Perceba como isso será importante o lock escreveu um livro fundamental pra história do ocidente pra história mais do que o ocidente eu diria Mundial A Carta Sobre a tolerância na qual ele vai dizer que a religião é uma questão de foro individual e que você pode ter qualquer religião que você quiser desde que isso não faça mal pros outros Olha que interessante essa ideia do Lock a liberdade religiosa desde que a sua religião
não faça mal pros outros ele vai dizer na carta sobre a tolerância que se a sua religião fizer mal pros outros aí você tem que enfrentar a lei o estado a justiça Você pode ter ela mas você vai ser preso por isso muito porque para a gente hoje Pode parecer Óbvio essa a ideia do Lock da religião como foro individual mas na época foi uma maneira de evitar as guerras de religião que eram tão comuns no século X sobretudo na Inglaterra do século X que é a Inglaterra do da época dele quando ele tira a
religião do estado e passa pro indivíduo ele acabou com esse problema da guerra civil pelo menos no campo filosófico né claro que o lock é um homem do século 1 Portanto ele tem alguns preconceitos nesse livro Carta Sobre a tolerância ele diz cada homem pode ter a religião que quiser Desde que não seja ateu ele diz que é ateu não dá para confiar por vários motivos bom isso é um preconceito que deriva da época hoje quando a gente fala em tolerância é tolerância para todas as opções preferências ideias fés como você quiser chamar então ponto
fundamental o indivíduo precede o estado o Indío tem direitos naturais eu lembro certa vez quando eu tava ainda na graduação na USP quando eu tive essa aula meu professor chegou a comparar a ideia do Lock com aquele livro que todo mundo conhece Robson cruzo que veja é um indivíduo que chega numa ilha e ele vai pelo trabalho fazer da Ilha sua propriedade isso é muito loano Então vamos continuar para você entender melhor esse ponto vamos falar Mais especificamente sobre a questão da criação do governo certamente você você me pergunta mas Ô professor se o homem
tem naturalmente vida liberdade igualdade propriedade privada Por que raios que ele vai criar o governo ora o lock chega a dizer que o homem cria o governo por necessidade e conveniência ele usa eh eh eh ele usa exatamente essas palavras ele usa exatamente essas palavras necessidade de conveniência qual necessidade e qual conveniência ele diz na natureza temos vida liberdade igualdade e propriedade privada entretanto na natureza nós somos juízes de nós mesmos quero dizer se alguém rouba minha propriedade rouba a minha vida que é uma forma de propriedade para ele eu mesmo tenho que me defender
ou pior se alguém comete algo de errado tira a vida liberdade igualdade a propriedade de alguém sou eu mesmo o o o o aquele que foi afetado que tenho que julgar esse meu inimigo então eu tenho que me proteger dos que me atacam e eu tenho que julgar os que me atacam caso eu consigam me proteger deles e quando a gente mesmo julga a gente transforma muitas vezes o julgamento em Vingança nós sabemos muito bem disso somos levados Pelas nossas paixões que estão muito fortes nessa época nesse momento que a gente é atacado pelos nossos
interesses então o lock diz que na natureza o julgamento é uma coisa bastante complicada débil então a gente cria o estado exatamente para que esse estado nos ajude a proteger os nossos direitos naturais e atue como um grande juiz julgando as pessoas de acordo com as leis da natureza as leis civis derivam das leis da natureza e de maneira a mais Imparcial possível diríamos com as palavras de hoje então a criação do Estado é uma criação você percebe por um contrato social por um contrato entre os homens livres iguais proprietários na natureza por contrato eles
criam o governo abdicam da sua liberdade de punir passam esta liberdade de punição pro estado em troca esse estadoe garantir os direitos naturais perceba que em lo a função do estado é garantir os direitos naturais se esse estado não garante os direitos naturais esse Estado está em guerra conosco estamos em estado de guerra com esse estado e podemos derrubá-lo é aí que entra o direito de rebelião veja só por vezes a gente fica se perguntando Será que essa que a rebelião contra o estado é legítima ou ilegítima o lock diz o Estado tem uma função
ele existe por um motivo atender ao bem comum que no caso de lo é proteger os indivíduos proteger a vida a liberdade a igualdade e a propriedade privada da qual inclusive falarei mais daqui a pouco se esse estado não faz isso temos o direito de derrubá-lo as leis que esse estado promulga nesse estado vai ter um poder legislativo do qual já falaremos melhor essas leis devem derivar da natureza e atender ao bem comum caso contrário estamos em guerra com esse estado veja como isso é revolucionário se é um pouco hoje imagina no século X deixa
eu melhorar um pouco essa explicação deixa eu aprofundar um pouco dois pontos o lock diz que a vida a liberdade a igualdade e a propriedade são naturais Por que que ele diz que a propriedade privada é um direito natural como é que ele explica isso isso é uma coisa muito importante do Lock para quem quiser aprofundar-se inclusive nessa questão o capítulo C do Lock um Talvez um dos mais importantes do do segundo tratado é o capítulo no qual ele fala sobre a propriedade Então vamos lá pra lock por que que a propriedade é natural como
é que o lock explica a origem da propriedade privada bom o lock coloca que no nos princípios dos tempos vivíamos num comunismo primitivo O começo é um comunismo primitivo Como assim um comunismo primitivo ninguém é proprietário de nada estão os homens e Deus L acredita em Deus Ele é religioso ele é cristão é é Deus dispos a terra ele US ele fala assim em comum a todos os homens diz o lo o homem para sobreviver precisa trabalhar o lock inclusive diz o seguinte quando o homem trabalha na terra acontece um processo que ele chama em
inglês no original de Labor mixing quer dizer Labor é trabalho Mix sim misturar um processo de mistura do seu trabalho à terra e assim essa terra torna-se pelo seu trabalho a sua propriedade Aliás o lock diz e isso é fantástico ele inaugura um monte de coisa com isso que é o trabalho que cria valor na terra ou seja a natureza desl que não é um estado de abundância a natureza está lá o valor é criado quando o trabalho se aplica sobre a natureza e aí que esta natureza se torna naturalmente a sua propriedade Diferentemente de
outros teóricos ao contrário de outros teóricos que depois colocaram a propriedade privada como uma criação social Lock coloca a propriedade como algo natural derivado então do seu trabalho e é muito interessante que quando Lock fala que é o trabalho que cria valor aí ele explica por os europeus são muito mais ricos que os índios americanos E ele fala uma frase que depois o Adam Smith na riqueza das Nações vai praticamente copiar só mudar um pouquinho dos termos o lock diz um operário inglês por mais que seja pobre na Inglaterra vive muito melhor do que um
rei índio das Américas já que ele tem propriedade já que o trabalho é mais difundido na sociedade bom certamente você se pergunta tudo bem Professor mas o lock tá dizendo que é o trabalho que cria a propriedade mas segundo essa teoria os operários deveriam ser proprietários das suas terras Então não é não para o lock a coisa não é assim para o lock funciona assim eu quero ler um trechinho do segundo tratado na edição os pensadores que tá na página 228 ele fala em um momento assim a grama que meu cavalo pastou a turfa que
o criado cortou o minério que extraí em qualquer lugar onde a ele tem o direito em comum com os outros tornam-se minha propriedade ele está dizendo meu trabalho é minha propriedade e ele tá dizendo que o trabalho do criado dele é propriedade dele também ou seja que quando você compra o trabalho de alguém é como se esse trabalho fosse seu é o que tá implícito aí tá quem quem faz essa análise mostra isso pela primeira vez foi um estudioso do liberalismo lá no Canadá chamado maon num livro chamado a teoria política do individualismo possessivo Então
você já entendeu isso o trabalho V da propriedade e a grama que meu criado corta é minha também bom outra coisa que você pode perguntar o Eu trabalho com esse trabalho eu crio propriedade mas aí sobra coisas existe um excedente na produção agrícola e o lock diz é é ético que este excedente seja transformado em ouro ou em prata ou em bronze que eram as coisas feitas para fazer moeda na época Porque se o homem simplesmente stasse o seu excedente ele ia estragar e assim teremos um desperdício do trabalho um desperdício da natureza o lock
diz quando o homem vende o seu excedente e troca por moedas ele tá trocando o excedente por coisas que são imperecíveis pelo menos imperecíveis pensando na vida humana na história humana que são imperecíveis e assim ele Conserva o excedente na forma de moeda na forma de metais então de alguma maneira ele passa a justificar ao acúmulo de dinheiro e ele disse que o acúmulo de dinheiro é ético porque você tá evitando desperdiçar o excedente ele diz ainda que o comércio é extremamente bom pra sociedade na medida em que existindo o comércio o trabalhador vai trabalhar
mais porque ele tem a garantia de que aquilo que ele produz será vendido então perceba essas ideias voltando ao nosso ponto inicial da aula são fundamentais pro liberalismo clássico vários liberais por exemplo Ban jaman constan vão dizer que o comércio ao estreitar as relações entre as pessoas por uma questão de interesse pode inclusive evitar guerras porque as pessoas em de guerrear para conseguir a coisa do outro a comida do outro vão comercializar evidentemente muitos de nós discordarem disso hoje vamos achar estranho essa ideia de que a difusão do Comércio gera paz é uma coisa bastante
polêmica o que nos interessa nesse vídeo é só mostrar como isso nasce com Lock a noção da propriedade do trabalho e mesmo do que depois será chamado valor trabalho tem uma certa origem con Lock bom então o governo surge para preservar a nossa vida nossa liberdade nossa igualdade e essa propriedade que como vimos é natural muito bem então voltando ao que nós estávamos falando antes Lock diz que a a a o governo a sociedade política o que nós chamaríamos de estado surge exatamente como um contrato entre essas pessoas esses indivíduos Livres iguais e proprietários para
a preservação dos seus direitos naturais e por seg Por conseguinte Quando o homem entra na comunidade ele abdica do seu direito natural de punir ninguém pode na comunidade política fazer justiça assim do seu jeito tem que seguir as leis do estado e na verdade é uma coisa muito interessante que o Enem já cobrou mais de uma vez nós inclusive fizemos uma resolução de um simulado aqui no nessa história eu mostrei duas questões do nem sobre isso se hoje muitos dos meus alunos acham que a lei é algo que limita a liberdade não é essa visão
do Lock e nem de todos os liberais clássicos para os liberais clássicos quando a lei Deriva dos direitos naturais deriva da natureza esta lei é uma expressão da Liberdade Como assim professor Como assim ora diz o lock se todos na comunidade política pudessem fazer o que quiser as nossas propriedades os nossos direitos estariam ameaçados então aceitar limites à sua liberdade aceitar que você não pode fazer o que você quiser é a melhor maneira de você preservar a sua própria Liberdade pois se cada um fizesse o que quisesse a sua liberdade estaria ameaçado então repetindo a
melhor maneira de você preservar a sua liberdade é entendendo que você tem que respeitar a liberdade do outro pois assim O outro tem que respeitar a sua também aí vem aquela frase fundamental do Lock onde não há lei não há Liberdade onde não há lei não há liberdade para lo quando nós obedecemos uma lei e entendemos que essa lei protege os nossos direitos estamos obedecendo Liberdade então o homem entra em comunidade política por meio de um contrato social e obedece a leis criadas por aquele que é o poder fundamental num sistema político que é o
poder legislativo que faz leis conforme as leis da natureza protegendo nossos direitos naturais se o poder legislativo que é tão fundamental para Lock não obedecer as leis naturais e não proteger os nossos direitos devemos derrubá-lo podemos e devemos é o direito de rebelião Aliás o Lock fala em Poder Executivo que executa as leis E ele fala em poder federativo que cuida das questões externas mas veja que em lo é diferente do montesquie O Poder Executivo e o federativo e o legislativo eles não se vigiam mutuamente como acontece em montesquie montesquie fala que só o poder
freia o poder e portanto os poderes têm que se vigiar em loque O Poder Executivo e federativo eles estão mais subordinados ao ao legislativo ao que o legislativo determina mina Então não é exatamente uma divisão de poderes mas eu diria assim uma análise minha muito mais uma divisão de tarefas há um poder legislativo soberano e eh eh expressão da vontade do povo quando Lock Fala povo não é o que nós entendemos por povo são homens entendeu os proprietários e nesse caso e nesse caso o poder executivo executaria as leis estabelecidas pelo pelo pelo poder legislativo
somente assim uma relação com do que mecânica né eu diria claro que muitos comentadores lock por exemplo Pierre manan ele fala no livro dele sobre liberalismo 10 lições sobre liberalismo que há um certo problema aí porque o Executivo quando executa não é uma coisa mecânica ele tem que deliberar um pouco também e o lo não discorre muito sobre isso muito bem comunidade política contrato social direitos naturais Poder Legislativo como expressão da vontade do povo embora para ló nem todos sejam povo como nós falamos outros autores como Thomas Pain eu falei vocês que est estudando lá
no meu Dorado na USP ele amplia esse conceito de Soberania de povo inui também os mais poes os não proprietários só o que fund pro lo o que tá dizend ointe sendo formação daunidade polític para nosos direitos naturais e o nosso poder de punir quando criamos um estado absolutista e esse sistema absolutista é na verdade o egoísmo de uma pessoa em Ação não temos comunidade política o absolutismo em loque é A negação da sociedade civil porque você dá para uma pessoa ou até um grupo de pessoas um Poder Sem Limites se não há limites ao
poder o poder não é legítimo o poder pode ser derrubado é aqui então que o lock no seu raciocínio contesta o hobs temos aqui no canal um vídeo do Leviatã do hobs também um resumo do Leviatã do hobbs também seria muito interessante você que tá se preparando pro vestibular comparar os dois vídeos seria muito interessante Então é é são esses os pontos fundamentais da obra de lock que vão influenciar toda uma tradição Liberal muito bem Então nesse vídeo meu objetivo primordial era ajudá-lo nas provas nos vestibulares e até quem eventualmente tá estudando isso no começo
da faculdade dá uma ajuda para vocês você viu alguns elementos fundamentais básicos do segundo princípio sobre o direito e alguns elementos que influenciam aquilo que é o liberalismo clássico falamos no começo da aula que existem vários liberalismos o clássico se de acordo com a abordagem que usamos Aqui começa com Lock e esses elementos contratualismo jusnaturalismo direito de rebelião direitos individuais direitos naturais serão de fato características do pensamento liberal clássico como um todo sempre há exceções sempre há discordâncias mas parece que é algo que fica pelo menos até ali a Revolução Francesa um pouco depois muito
bem eu queria encerrar esse vídeo dando um um desafio para vocês aí que sempre me seguem e vê meus vídeos eu queria pedir para vocês pensarem sobre esse conceito de propriedade no Lock e se interessar vocês ir nos comentários aqui do vídeo e comentarem discutirem dizerem o que vocês pensam desse ideia se vocês concordam se vocês discordam o porquê eu queria ver um pouco de como sai essa eu gravei esse vídeo aqui sobre o lock porque vocês pediram num outro vídeo várias pessoas comentaram ah grava sobre o lock e tal então preparei essa aulinha gravei
para vocês e agora para eu ter mais inspirações gravar outras coisas também para eu aprender quem sabe por que não vê também os comentários de vocês mas eu queria que nesses comentários vocês seguissem um princípio do Lock qual princípio o lock é um defensor e isso é fundamental no liberalismo da liberdade de expressão esses liberais clássicos começando com Lock acredito na fecundidade do antagonismo Isto é que as pessoas terem opiniões diferentes é algo bom pois nessa discussão a gente se enriquece o lock é um defensor da liberdade de expressão e eu também sou e o
lock ele diz é preciso ter liberdade de dizer tudo que você quiser desde que você não faça mal ao próximo a partir disso nós falamos isso no vídeo só há Liberdade quando você obedece as leis senão ninguém vai obedecer e vão violar sua liberdade então eu que queria que vocês expressassem essa liberdade de discutir mas sempre respeitando a liberdade do próximo que é um princípio loiano que eu concordo e aliás também tá na nossa Constituição Muito obrigado um grande abraço e até a próxima ficou legal né
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