Fala sério, pastor: Jesus vai voltar em 2027? Como entender os 6.000 anos em EGW?

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Fala sério, pastor
Muita teoria estranha tem se levantado nos últimos dias. Uma delas é que supostamente, a história da...
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a dificuldade e aí e se você olhar para essa imagem o que que lhe vem à mente g1 me dá uma ideia de que o nosso mundo realmente não é mais aquilo que já foi é óbvio que não é o que deus criou mas faz nós estamos vendo aqui uma situação de um mundo que envelhece degradando se havia uma época que os adventistas eram os únicos assim chamados os doidos que falavam do fim do mundo mais hoje até cientistas ateus dizem que o mundo não tem como durar mais muitas décadas porque o ecossistema se está
destruindo eu tenho de duas uma ou deus é interfere ou mundo se auto-destrói oi eu gostaria só introduzindo o nosso assunto mencionar um gráfico aqui porque nós gostaríamos de entender mais ou menos o que se passa com a igreja hoje se você deu uma olhada nesse diagrama aqui você vai ver que se você tem uma noção básica de quando se institucionalizou o liberalismo eo tradicionalismo dentro da igreja liberais e tradicionalista sempre existirão mais na década de 70 ou melhor dito na década de 60 pessoas que estudaram nas universidades e fora alguns se mantiveram leais ao
assim chamado o método histórico-crítico desculpe ao método gramatico-historico mais outros abraçaram o método histórico-crítico o que por natureza não incorpora a deus e a intervenção sobrenatural de deus na história então passar a negar os milagres etc e é certo que alguns dos nossos não foram tão longe eles optaram por um método histórico-crítico modificado como eles dizem mas apenas para você ter uma ideia em 1970 saiu publicado um número da revista aspecto oi nesse número convidava os nossos eruditos a estudarem não só a bíblia mas ellen white de uma perspectiva histórico-crítica e os 15 anos que
se seguiram foram na minha opinião até então os anos mais desafiadores da nossa história até então e em 1985 foi publicado o número o primeiro número da revista a órfão deixa ou seja o nosso firme fundamento do grupo mais tradicionalista dizendo porque esse povo aí tá vendendo a nossa igreja para o liberalismo nós precisamos voltar às raízes independente de qual dos extremos você tiver em mente ambos coloca na cultura acima da da revelação o grupo liberal se interessa mais com a cultura moderna então é mais umas aquela história não os pioneiros eram bem-intencionados mas os
tempos mudaram nós não estamos mais vivendo naquela época precisamos modernizar o adventismo para torná-lo mais aceitável e já outro grupo disse não nós temos que voltar às raízes dos pioneiros o que eles contribuíram e esse grupo aceita o que é bom e alguns dos equívocos também e nesse grupo posteriormente então surgiu também o antitrinitarismo moderno que hoje é um problema global eu não lembro de ter ido em algum lugar do mundo onde esse problema não existisse dentro da igreja mas a partir de 1998 e a quando surgiu no início do ano o primeiro site crítico
de ellen white da igreja por sinal o endereço era ela ande watch.org oi e esse insight hoje pertence a nós foi comprado depois de muita negociação mais como surgimento da internet tudo do passado que a gente achava que já estava morto sepultado e desapareceu retornou então hoje nós temos um mundo globalizado onde os problemas que não passado eram restritos geograficamente estão disponíveis para todos e alguns até dizem que por exemplo gutenberg foi transformou cada ser humano em um leitor ea xerox ela transformou cada um um editor mas a internet hoje qualquer um sem nenhum critério
posto o que quiser do jeito que achar por bem e no passado se eu queria pegar uma heresia na sua igreja eu tinha que bater na sua porta e dizer passou por favor eu quero pegar a heresia ninguém dizia isso eu tenho uma nova luz para igreja oi hoje não não simplesmente posso na internet as pessoas não me conhecem como indevido e então pronto e muitas vezes os críticos da igreja são mais famosos longe da sua congregação do que na própria congregação onde já não tem mais uma voz então eu coloquei essa pequena introdução aqui
só para você ter uma ideia é de quando desafiador é o nosso mundo hoje ser um pastor hoje é diferente do que nos e dos tempos e o que que você pode escrever a história da igreja até o surgimento da internet e agora com a internet as redes sociais disponíveis e nós vamos considerar um pouquinho a questão dos eventos finais bom então em primeiro lugar deixa-me dizer que essa expressão tempo do fim a muito significativo ela aparece em vários lugares do livro de daniel mais especificamente no capítulo 8 você tem quatro e expressões importantes em
uma delas no verso 17 falando que as duas mil e trezentas tardes e manhãs se referirem ao tempo do fim do verso 19 a último tempo da ira ah e ainda não verso 19 também tempo determinado do fim e o verso 28 acrescenta dias ainda muito distantes que trabalhou por muitos anos no instituto de pesquisas bíblicas aqui da associação geral ele escreveu a tese de doutorado dele que vocês têm a imagem da capa exatamente sobre essa expressão no livro de daniel o hino livro desculpe não livrou é o grande conflito de ellen white você tem
alusão ao se nós cósmicos que preparar o caminho ou anunciaram a chegada do tempo do fim você tem um famoso o terremoto de lisboa o escurecimento do sol e da lua e então aí você tem um aprisionamento do papa o pio sexto em 1798 em alguns com a questiona na questão do terremoto de lisboa mais historiadores hoje tem reconhecido o significado desse terremoto em vários livros têm sido publicados recentemente aí eu digo algumas décadas atrás talvez umas duas décadas um grande despertamento no estudo desse terremoto e esse terremoto teve uma grande influência econômica social política
e religiosa e até filosófico o historiador chega de zac desde a queda do império romano nenhum outro evento foi tão significativo e tão influente na história da europa quanto o terremoto de lisboa lisboa a rainha dos mares de onde saíam as navegações e do continente por ser a ponta ali então para o novo mundo para outros lugares mas lisboa nunca se recuperou desse desastre agora quando o papa pio sexto foi aprisionado pelo então general berthier e posteriormente passou a ser chamado receber o título de marechal mas ele era o general naquela época e muitas pessoas
disseram caramba como pode o vigário filho de deus e aqui na terra se aprisionado por um por um exército francês e deus não a proteger nem o libertar isso tentei um significado profético e ali a ciência ou seja o conhecimento do livro de daniel realmente tiveram um grande impacto a aquilo marcou o início do do despertar mento no estudo das profecias não que antes as pessoas não estudassem loja você tem lutero que falou sobre as profecias você tem meu campestre até sir isaac newton publicou a sua o seu comentário de daniel e as e as
profecias do apocalipse em 1733 mas não haviam despertar mento tão grande e esse aprisionamento realmente exerceu a sua influência oi e aí começa o tempo do fim guilherme miller pregou seu primeiro sermão 1831 em agosto mais especificamente dois anos depois ocorre no mesmo território onde ele estava pregando a chuva de meteoros cadentes conhecida como a queda das estrelas anunciando que o tempo se tornará solene em 1844 a transmissão então a no ministério ser essencial de cristo e o início do juízo investigativo pré-advento eu estou mencionando isso que você já conhecem de sobejo por uma simples
razão alguns teólogos têm criticado isso e diz o seguinte é mas ser uma coisa lá antigo os nossos pioneiros se a antecipar nisso são sinais da segunda vinda de cristo e em realidade a algumas pessoas argumentam assim o mais influentes que começou com isso é um coreano chamado que com kim ele estudou na mesma época minha lá na dentro se eu conheço bem ele até foi o leitor da nossa universidade sumiu na áfrica na na coreia do sul e aqui você tem a imagem da sua tese publicada pela universidade sumiu que na coréia vamos lá
vão del ele abriu a essas idéias e até reconhece que ele foi influenciado por que como que me publicou algumas alguns desses pontos no seu livro que também está disponível em espanhol é interessante aqui e a lo largo del colocou essas idéias no artigo eu até participei de uma reunião na casa do doutora cê mervyn maxwell lá na internet springs em michigan onde love handel pela primeira vez e esposa essas idéias eu lembro que o dr artaze eu estava presente era um pequeno grupo só eu tava junto também e aí eles as contas a do
dr rafael contexto e ele disse eu me refiro a dar rogério eu estou ideias aí não pode ser modificado etc mas ele continua essa publicando e aí saiu o primeiro artigo dele sobre o assunto por sua vez o doutor william achei ele disse o seguinte é do artigo que ele publicou depois em resposta a sinais cósmicos no livro do apocalipse você tem desde o início ali no é o final ali da história setra inclusive você tem uma aquecimento do sol lá nas pragas do apocalipse é setra mas o único lugar no apocalipse onde você tem
essa sequência o terremoto sol nua estrelas é na abertura do sexto selo de apocalipse 6 e não no sétimo selo que a segunda vinda de cristo eu achei muito interessante esse artigo é só tem duas páginas mas o argumento dele é muito lógico e creio que bíblico também bom então em outras palavras esses sinais a que se refere o texto não são sinais da vinda de cristo necessariamente mais sinais do tempo do fim que o tempo não era mais simplesmente cronos é de onde vem o termo cronologia mais scarton e para sempre se você estudar
os e se você estudar os escritos de ellen white você vai ver ali que ela fala dos sinais do tempo do fim e no livro o grande conflito você tem essas páginas onde ela confirma o comprimento daquele diagrama que a gente colocou mas ela também fala dos do abalo das potestades do céu e essas são duas expressões significativas que você encontra se você dá uma olhadinha lá em lucas capítulo 21 o lucas 21 verso 25 fala haverá sinais no sol na lua e nas estrelas oi e o verso 26 depois de angústia e perplexidade coisa
pois os poderes do céu serão abaladas então ellen white faz uma distinção entre os sinais do tempo do fim que já se cumpriram e ela não diz isso que muitos dias em que vai haver uma repetição desses sinais por ocasião da segunda vinda não esse se cumpriram o que ela diz é que esses em vez de haver meros sinais relativamente pacíficos como o escurecimento do sol a queda das estrelas as próprias potestades do céu serão abaladas haverá uma comoção sem igual portanto vai haver uma intensificação o e preparando o cosmos mesmo a para a vinda
de cristo e após o milênio também a descida da nova jerusalém então vai ver uma mudança completa também nossa na questão do céu e aqui na terra uma grande comoção em relação com a liberdade religiosa é um outro ponto que eu gostaria de destacar com vocês e interessante eu fiz alguma palestra esses últimos esse último mês talvez vocês até chegar ao ver essa parte aí um pouquinho em alguma outra ocasião e em alguma life mas interessante a primeira e lenda da a consiste desculpe a primeira emenda da constituição dos estados unidos datada de 1798 diz
o congresso não fará nenhuma lei relativa ao estabelecimento da religião ou proibindo o livro exercício desta ou restringindo a liberdade de expressão ao de imprensa ou direito do povo de se reunir pacificamente e dirigir petições ao governo para a preparação de injustiças e essa primeira emenda à constituição é que garante a liberdade religiosa que nos estados unidos portanto ela é muito importante e agora pode essa emenda ser modificada ou alterada e nós temos e também a famosa declaração universal dos direitos humanos da onu 1948 o artigo 18 dizes pecifica mente toda pessoa tem direito à
liberdade de pensamento consciência e religião este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença ea liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino pela prática pelo culto e pela observância o isolado coletiva em público ou em particular e esse texto é muito importante porque aqui não só garante liberdade de pensamento que pode ser publicada aliás pode ser pode ser publicado ou seja expressa publicamente o particularmente que você pode ensinar a religião e pessoas têm o direito de mudar de religião o restante que o juiz de direito de porto alegre publicou um livro
do qual ele foi o editor e nesse livro ele escreveu um artigo é um capítulo melhor dito falando sobre o assédio religioso e ele disse que o proselitismo religioso seja a pregação o ensino da religião é uma forma de assédio passível de ser punido como assédio sexual e outras formas de assédio e isso vai diretamente contra a declaração universal dos direitos humanos que nos dá essa liberdade agora sem entrar muito em pormenores e o kit a igreja católica diz sobre essa liberdade mesma que a gente falou bem já deve ter ouvido falar nesse livro publicado
em 1991 a versão encadernada e a brochura com essa outra capa no ano seguinte aqui quem fala aqui para igreja católica consegui as suas pretensões de hegemonia universal precisa vencer dois grandes blocos conflitantes um deles el comunismo outro capitalismo ocidental e também os grupos minimalistas que são grupos não significativos numericamente mas muito eloquentes no seu discurso anticatólico eu não vou entrar em pormenores porque nós temos ainda muito que cobrir aqui em alguns argumentos eu vejo o concílio vaticano 2º e ele transformou a igreja católica numa igreja mais ecumênica mais aberta então o catolicismo hoje não
é o mesmo catolicismo medieval intolerante que percy e perseguidor não se iludam com isso o próprio os próprios documentos anais descer a concílio vaticano segundo ou melhor dito aqueles documentos gerados pelo concílio definir exatamente o que que a igreja católica pensa e vamos dar uma olhadinha nesse texto uma vez que a sociedade civil tem o direito de se proteger contra abusos e subo pretexto de liberdade religiosa se podem verificar é sobretudo ao poder civil que pertence a segurar essa proteção deve manter-se o princípio de assegurar a liberdade integral na sociedade segundo o qual se há
de reconhecer ao homem o maior maior grau possível de liberdade só restringindo esta quando e na medida em que for necessário a cerveja que aqui oi para o concílio vaticano segundo o ter o conceito de liberdade religiosa não é mais o mesmo que havia lá na declaração universal dos direitos humanos aqui desejar no maior grau possível quem define qual é esse grau ó e aqui diz só restringindo quando for necessário e quem determina quando é necessário restringir a sua liberdade então o próprio concílio vaticano segundo que alguns dizem que a tão ecumênico assim já tem
indícios bem claros de que não é tudo aquilo que alguns argumentos outro documento do mesmo concílio vaticano diz promover a restauração da unidade entre todos os cristãos ou seja comunismo é um dos principais propósitos do sagrado concílio ecumênico vaticano segundo o escrito senhor fundou uma só e única igreja ok certo é mais qual é esta única igreja e aí é que vem a questão muitos acham que ecomenismo a igreja católica você de um pouco os protestantes outros outro pouco para ter uma grande confraternização cristã mas não é bem assim outro documento famoso católico que é
essa declaração dominisi dominus iesus do ano 2000 deixa bem claro a questão não existe portanto uma única igreja de cristo que subsiste na igreja católica governada pelo sucessor de pedro e pelos bispos em comunhão com ele as igrejas que embora não estando em perfeita comunhão com a igreja católica se mantêm unidas a esses vínculos straits temos como são a sucessão apostólica e uma válida eucaristia ou seja o sacrifício da missa que os usa reformadores tanto abominava são verdadeiras igrejas particulares por isso e também nestas igrejas está presente a tua igreja de cristo embora lhes falte
à plena comunhão com a igreja católica enquanto não aceita a doutrina católica do primado ou seja do bispo de roma que vem por vontade de deus o bispo de roma objectivamente tem exerce sobre toda a igreja é um conceito de ecumenismo católico não é cada um cd para um bem comum e as igrejas desgarrados voltarem ao seio da igreja mãe esse é o conceito de ecumenismo o que ellen white diz se conhece a situações mas vamos lembrá-las e o testemunhos para a igreja volume 5 página 451 ela disse quando o protestantismo estender os braços através
do abismo afim de dar uma das mãos ao poder romano e outra o espiritismo quando por influência dessa tríplice aliança os estados unidos foram induzidos a repudiar todos os princípios de sua constituição e lembra que a gente leu a primeira emenda à constituição que eles fizeram o que fizeram deles um governo protestante republicano e adotar medidas para propagação dos erros e falsidades do papa do papado podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de satanás e que o fim está próximo e esta outra declaração do grande conflito página 588 é muito semelhante a
anterior mas acrescenta alguns pontos cruciais mediante os dois grandes erros a imortalidade da alma ea santidade do domingo satanás a de enfrentar o povo em suas malhas enquanto o primeiro lanço fundamento do espiritismo o último cria um laço de simpatia com roma os protestantes dos estados unidos serão os primeiros a estender as mãos através do abismo para apanhar a mão do espiritismo estender sião sobre o abismo para dar as mãos ao poder romano e sobre a influência dessa tríplice união este país seguir as pegadas e roma desprezando os direitos de consciência e o que você
tem claramente em primeiro lugar as pretensões católicas e aqui você tem o que vai acontecer nesse lado mas ela nem vai deixar bem claro que a imortalidade da alma ea santidade do domingo serão pontos e muita ênfase eu considero a doutrina da mortalidade da alma do treinar bíblica como a doutrina olvidada ou seja pouco a pouco enfatizado no nosso meio um pouquinho realidade os grandes best-sellers do mundo hoje são praticamente livros que enfatizam a imortalidade da alma o misticismo espiritismo e aí você tem é a harry potter o senhor dos anéis paulo coelho o alquimista
e tantos outros livros dele todos grandes best-sellers o e nossa resposta é muito tímida o mundo tá foi tomado conta pelo céu por essa teoria da imortalidade da alma e a gente realmente não dá muita atenção a isso mas ellen white disse que isso vai ser um dos pontos chaves na crise final ah e quanto aos eventos finais bem e o dr roger cut foi a diretor associado aqui do patrimônio literário de ellen white ele estudando o livro o grande conflito especialmente o capítulo 36 e esse capítulo é extraordinário para mim parece que foi publicado
ontem em algumas pessoas até dizem escuta essa história do coronavírus gelo isso vem de deus é um castigo de deus é uma coisa natural é do diabo o que que é e eu vi uma life onde o indivíduo até dizendo não se pode saber não se pode ser porque deus pune também aí ficou em cima do muro oi ellen white absolutamente clara nesse capítulo em outros lugares ela fala de satanás como trabalhando nos laboratórios da natureza para tornar o ar até infecção infestado de problema e de ir e dificuldades para nossa saúde deus não castigaria
pessoas inocentes se é um juízo de deus é sempre contra os ímpios agora ele permite que muitos do seu povo até acabem sofrendo e alguns perecendo como uma forma de chamar a atenção do mundo então eu não tenho a menor dúvida lendo ellen white disse que isso essa pandemia que nós estamos vivendo em uma obra de satanás por que deus permite para nos acordar nem o mundo e nem a igreja serão os mesmos depois de passar essa pandemia e agora o voltando dr roger cury ele refletindo sobre esse capítulo e chegou à conclusão de que
quatro grandes crises vão desencadear as leis dominicais nacionais para salvar a américa em primeiro lugar uma grande crise moral e a oi hoje existe um pouquinho de discussão quantos gêneros existem oi adriana boa parte dos dos especialistas na área reconhecem 112 gêneros diferentes eu falei sempre 12 a um site que agora está sendo reconstruído e que reconhece 117 esse é um conceito fluido se você não está satisfeito com o você pode até sugerir o seu próprio gênero mas veja o nosso mundo hoje nunca na história da humanidade se chegou a esse ponto a pessoas que
dizem que gostam tanto de si mesmo que caso não consigo mesmo um pouco alguma é objeto e na anima a aninha não animado em outras palavras um qualquer coisa não pode casar com uma árvore se quiser se quiser casa com seu cachorro coisa dessa natureza é incrível a outra questão é uma grande crise econômica essa tá valendo não só os estados unidos mais o mundo hoje eu creio que só com exceção da china mesmo mas o mundo tá sendo chacoalhado por esse lado e ela fala de desastres naturais termo ecologia não era conhecido naquela época
mas pode-se usar a questão ecológica crise ah e também de transportes o meu irmão se você não tá vendo isso acontecer em nossos dias eu não sei mas parece que exatamente o que está acontecendo e essas crises se intensificaram a tal ponto que a religião será a será legislada o colocada a oficialmente como obrigatória você já deve ter ouvido falar de alguns um governador do canadá e assim por diante e outros têm sugerido que o mundo tá cansado por não descansar e que o domingo deveria ser um dia de descanso para o nosso nosso mundo
e eu vou entrar agora um pouco em algumas especulações só para que você tem uma ideia do que pode aparecer algumas delas quem sabe você já se deparou com elas e uma delas é a teoria dos dos sete tempos de levítico 26 18 e a bíblia king james ou seja tradução mais tradicional da bíblia para o inglês usa a expressão seven times ou seja sete tempos essa palavra times pode se referir a vezes como na nossa almeida revista e atualizada ou pode se referir às sete tempos o seu algumas pessoas cliente isso se refere às
sete tempos eu ia e a tem sido um problema até foi convidado a fazer algumas palestras em vancouver no canadá no início do ano passado por causa dos problemas que eles estavam enfrentando o seu essa expressão lá e que aparecem levítico 26 algumas vezes não se esqueça que até guilherme miller argumentava dessa maneira e usava essas sete esse sete tempos assim dito lu como cada tempo representando a o 360 anos porque veja a palavra o tempo representa ano de acordo com o livro de daniel e no calendário daquela época o ano tinha 360 dias por
isso e acrescentava mais ou menos a cada 19 anos um mês adicional para e para acertar o calendário e não haver perda de um verão virar inverno inverno verão então se corrigir a isso dessa forma hoje nosso nosso calendário é diferente mas eles dizem então entrando nesse lado de que cada tempo representa a trezentos e sessenta anos e são sete então você chegaria a ver o princípio de ano a 2520 anos começando lá com o rei manassés e isso se estenderia até 1843 quero que guilherme miller dizia tem um artigo dele que fala das seus
cálculos proféticos não se esqueça que miller tinha 15 cálculos e proféticos com os quais ele chegava o a 1798 ou a 1843 eu ia ser um deles isso tem voltado a têm retornado e pessoas têm argumentado nessa direção mas em realidade a nossa tradução portuguesa é muito boa e deixa bem claro ali que aquilo não refere-se a períodos de tempo mas a intensificações dos castigos ou seja 7 vezes mais forte ali do que antes ia sair expressão é repetido ah dentro nesse capítulo 26 do livro de levítico e se você der uma olhada no meu
artigo e foi publicado originalmente na revista teológica da helios mas está disponível também em português foi publicado na parusia do segundo semestre 2004 intitulado simbolização em miniatura e o princípio de ano de interpretação profética aquele aquele seu do período de sete tempos ali não qualifica de forma alguma e a e a fundamentação bíblica do princípio de ano é muito bem estabelecida por william cheio e no seu livro estudo seletos interpretação profética publicado pela unaspress ali como volume 1 da série do dar com quem sabe até alguns de vocês já tenham aquele livro a preciosidade mas
nesse artigo eu coloco a faço a diferenciação quando se aplica o período da de ano ou seja o princípio de ano a um período profético e quando não se aplica e para você aplicar em primeiro lugar tem que ser uma profecia e em segundo lugar o elemento essa profecia tem que ser simbólica tem que a representar algo em terceiro lugar a entidade básica da profecia que pode ser uma pessoa é um animal um chifre um poder deve representar uma identidade coletiva mais ampla e se for o caso então como quando você faz os um toda
a imagem do sul fica reduzido em miniatura ou é ampliada da mesma maneira é isso então como por quê que você aplica o princípio de ano as setenta semanas de daniel 9 e não aos 70 anos de jeremias mencionados no mesmo capítulo porque o outro está em miniatura mas os 70 anos ir na profecia de jeremias não e se você usar esse critério você vai ver que não esse sete tempos não tem nenhuma característica que justificaria usar o princípio de ano eu até passei o pastor luis mário esse link ali embaixo onde do artigo então
é bem fácil ele pode compartilhar com vocês mas se você colocar na internet vai encontrar também no outro ponto são textos apócrifos de ellen white on na semana passada começou a circular por aí um texto em espanhol tenho a impressão que foi traduzido do inglês mas não tenho certeza eu não houve em português até hoje um suposto artigo de ellen white publicado em abril de 1889 na review and herald é só que você vai lá naquele na review ali você não encontra nem tinha o número da revista publicado na data sugerida além disso a a
a linguagem dela hoje nós temos todos os escritos de ellen white publicados e não publicados por eles na internet você põe a linguagem dela não não consegui encontrar nada disso não foi um texto forjado onde pretensamente ellen white teve uma visão da casa branca e ela foi até a casa branca ali tal e descobriu que que essa questão da pandemia que está assolando o mundo não é usado coronavírus né mas isso que o mundo seria assolado e que isso era mais ou menos uma conspiração da igreja católica junto com os protestantes para desestruturar sociedade algo
assim desse lado meu amigo da impressão que alguns querem que ela é igual a digo uma coisa se ela não diz monta uma uma feudo a carta belo artigo e coisa e faz ela dizer o que ela nunca disse é incrível aqui até que ponto chegam as coisas e agora esse período dos 66 mil anos ressurgindo eu fui orientador de uma tese do joão uma coisa que você vai encontrar aqui só um pouquinho essa tese que você tá vendo ali na na tela do pastor alceu nunes e ele fala da marcação de datas para o
fim do mundo ea segunda vinda eo fim do mundo ao longo da história do cristianismo e eu achei que com a passagem do ano 2000 um pouquinho depois a coisa arrefecesse de forma nenhuma cada um fica pulando de galho em galho então e agora um pregador bastante popular ele é sua africano chamado walter vai esse indivíduo aqui veio com a com a ideia de que os seis mil anos se cumpriram no ano 2000 e 27 porque segundo ele o ano do ano 27 de nossa era quando jesus foi batizado é quando começa os últimos dois
mil anos desse período de seis mil anos portanto deve terminar em 2027 é só que quando o indivíduo diz veja eu não quero marcar datas eu não quero fazer isso normalmente é uma desculpa para fazer e é exatamente o que ele faça você for ver ali o vídeo dele numa ele tem um pelo menos está dublado em português que é já é o fininho o alguma coisa parecida não lembro bem o título mas no no tempo um 1:38 você pode ver o que que ele apresenta ali um toque isso aí é uma absoluta impossibilidade por
uma razão muito simples os para você começar a história de com 4004 antes de cristo como o bispo james asher fez já é difícil os nossos a arqueólogo se e especialmente cronologias alguns colocam 6 mil anos para a história da terra como ellen white diz a mais por exemplo william cheio outros diziam que se você tomar em conta as cronologias é o melhor dito as genealogias da mesopotâmia assíria babilônia setra você precisaria praticamente de 10 mil anos e não só 6 mil anos retrocedendo mas mesmo ficando com 6 mil anos interessante que guilherme miller colocava
os seis mil anos também terminando em 1843 eu não acho que ele tinha um cálculo diferente mas agora tentar trazer mais para frente do que do que o que alguns especulavam ali com 1996 ou seja 4004 antes da antes de cristo e depois chegando em 1996 97 como alguns especulavam agora você quiser querer trazer tudo isso para cá você tem que assassinar até as próprias genealogias do antigo testamento que são bastante confiáveis é especialmente as ali do livro de gênesis que não são o mesmo tipo de genealogias do que aquelas que você tem lá em
mateus e lucas onde há algumas lacunas mais uma complementa a outra eu me refiro mateus e lucas só que as de gênesis o capítulo cinco por aids diz assim o indivíduo viveu tantos anos gerou um filho viveu mais tantos e morreu por sua vez esse filho viveu tantos anos então como doutor house eu escreveu em dois artigos na revista origens ele disse que essas genealogias do antigo are the genes são tão costuradas que não há lacunas nelas como alguns sugerem como pode se ver lá nas e mateus e lucas mas seja como for ellen white
fala de 6 mil anos e etc mas ainda em um lugar com uma precisão como esses indivíduos estão fazendo eles leem para dentro de além-mar de ellen white muito mais do que ela disse e o texto básico que walter vai ter usa esse do patriarcas e profetas só que ele cita do lar adventista o lar adventista cito patriarcas e profetas e aqui disso o grande plano da redenção tem como resultado o brasileiro de novo o mundo ao favor de deus de uma maneira completa todos que se perdera pelo pecado é restaurado não somente o homem
é redimido mas também a terra a fim de ser eterna habitação dos obedientes durante seis mil anos satanás tem lutado para manter posse da terra agora se cumprir o propósito original de deus ao criar o santos do altíssimo receberão o reino e possuirão o reino para todos sempre e de eternidade em eternidade só que o senhor o walter vai não levou em consideração que existem várias e várias declarações de ellen white que tem que ser estudado as juntas nesse número da revista ministry abril de 1984 e tudo esse estava online é só você pegar e
colocar mini sem nega sendo você já entra ali tem os arquivos e todas as revistas ministry também mandei para o pastor luis mário o link dessa aqui olha o texto em si é o link e ali tem um artigo de íons ellen white and biblical chronology esse artigo dela desse o alan jones é onde ele estuda todas as declarações de ellen white sobre o assunto e podem lhe ajudar ela não é tão precisa ela de cerca de seis mil anos mais de seis mil anos quase 6.000 anos então em termos gerais ali ela usa essa
expressão e é como se fosse uma outra dia e precisa com a como as duas mil e trezentas tardes e manhãs não se esqueça que ellen white sempre insistiu que não nós não teremos nenhuma mensagem com o tempo depois de 1844 mas esses indivíduos têm a impressão de serem muito mais iluminados do que ellen white o foi pelo menos é o que eles dão a impressão o número ponto é a questão da chuva serôdia após o decreto dominical e deixa-me só lhe dizer que algumas pessoas dizem que a chuva serôdia ocorrerá após o decreto dominical
eu não vejo desta forma se você der uma olhada no livro eventos finais é óbvio e ela primeiro trata aqui no capítulo 9 ela fala de leis dominicais mas veja não é a lei dominical nacional nos estados unidos ela fala de leis dominicais isso ocorreu muito aqui nos estados unidos e depois a chuva serôdia no capítulo 13 bom então a pessoa simplesmente olha o índice do livro aqui ou sumário e diz não às vezes dominicais vem antes não é bem assim nem dominicais aqui nos estados unidos ocorreram frequentemente no período das antigas colônias eu tenho
um grosso livro intitulado a reading the time só sobre as leis dominicais americanos no período das colônias esse livro publicado pela harvard university press então 1842 1843 depois 1888 foram períodos de leis dominicais então ela em voz para em termos gerais e leis dominicais e depois que isso vai come na na lei dominical nacional como um sinal mas algumas pessoas já querem que a sua chuva serôdia só ocorra depois não essa é a chuva serôdia e a pregação poderosa da mensagem que fará com o que o mundo se volte contra além das catástrofes naturais e
das crises que eu mencionei ea religião será então imposta a por lei há alguns dias em que as pragas já começaram em ellen white você encontra expressões como resquícios das pragas e coisas assim que já estão em andamento e ela fala disso e pragas tem ocorrido você seja as pragas da do egito você tem pragas aqui ali que ocorre como sendo uma antecipação mas não caia na bobagem de dizer que isso já são as 7 últimas pragas e se nós sim nossa escatologia a gente fala de sete últimas pragas isso significa que água a pragas
anteriores mas seria na minha ótica um absurdo querer dizer que as sete últimas pragas que ocorreram após o fechamento da porta da graça sobre os ímpios já estejam ocorrendo aqui a pragas antecipando o fim de todas as coisas mas não ainda sete últimas pragas a algumas pessoas também alegre em sessão acréscimo aí eu coloquei antes da nossa de começarmos aqui esse texto talvez posso é você se deparar com ao com alguém que argumente dessa forma esse texto é do livro eventos finais a edição padrão é página 182 se você tiver aquela primeira edição mais antiga
brochure a página 157 mas não importa o que você encontra o texto que diz e os lugares vagos nas fileiras ou seja do povo de deus serão preenchidos pelos que foram representados por cristo como o tendo chegado na hora undécima e tá se referindo ali a parábola dos trabalhadores da seara que não chegaram agora a nono chegou até o óleo da hora um décimo e há muitos com quem o espírito santo está lutando o tempo dos juízos distribuidores da parte de deus é o tempo da misericórdia para aqueles que agora não tem oportunidade de aprender
o que a verdade o senhor olhará para eles com ternura seu coração compassivo se internet se e a mão do senhor ainda está estendida para salvar enquanto a porta é fechada para os que não querem entrar será admitido um grande número de pessoas e nesses últimos dias ouvirem a verdade pela primeira vez e aqui ellen white fala de juízos destruidores e aqui embaixo a porta é fechada a iata as pessoas dizem veja a porta da graça vai se fechar e então depois do fechamento da porta da graça ainda vai haver oportunidade de salvação para aqueles
que não conheceram a verdade me desculpe mas eu considero isso uma leitura equivocada desse texto e em realidade ela não tá falando juízos destruidores da parte de deus como sendo as sete últimas pragas eu creio que nós mesmos estamos enfrentando situações calamitosas ah e também esse fechamento da porta da graça eu posso fechar para mim a porta da graça se o simplesmente chutar o balde e largar de mão tudo aquilo que eu conhecido a verdade então eu creio que cada um de nós tem misericórdia mas eu posso também pecar contra o espírito santo e fechar
para mim a porta da graça mas eu não creio que aqui ellen white esteja se referindo que após o fechamento global da porta da graça para toda a humanidade vai haver uma segunda chance para aqueles que não aceitaram antes eu não creio que é isso que ela tá dizendo veja nós podíamos gastar mais tempo com essa declaração mas você pode dar uma olhada no nesse nesse artigo que eu escrevi onde eu comento essa citação você é pode encontrar na revista do ancião janeiro mar em 2005 e toda a série que eu publiquei ao longo dos
anos tanto na sinais dos tempos como na revista do ancião estão disponíveis na no site do centro white a lista o link haverá oportunidade de salvação para algumas pessoas após o fechamento da porta da graça quem sabe que voltando aqui a esse lado eu já falei da tese do pastor alceu nunes mas eu gostaria de lhe chamar atenção para um outro material do pastor eraldo lopes que inclusive for secretário ministerial no espírito santo e a ele a tese de doutorado dele eu até o fui orientador das duas ele defendeu no nasp e também lá na
upa no peru eu e elas tratam da do conceito de sacudidura escatológico nos escritos de ellen white há alguns dias seguinte é mas ellen white disse que a sacudidura já começou sim ela fala aqui a sacudidura já começou a sacudidura já começou já começou tem vários lugares onde ela disse isso só que tem um ponto é a que nós chegamos a conclusão nessa tese muito interessante que o que saco de duras locais como o caso lá de beto eu clico o dr kellogg e etc mas esta saco de dúvidas locais são mais limitadas e então
ocorrerá afinal sacudidura global da igreja e isso é alguma coisa antes do fim de todas as coisas então não confundam o fato de ela já pedi tudo isso semelhante a questão das pragas onde ela disse que já a pragas e tudo mas não confunda com as sete últimas pragas que puniram a humanidade impenitente depois do fechamento da porta da graça oh alô outro ponto que eu só gostaria ainda de mencionar a questão de sair para o campo seja devem ter ouvido falar muito disso eu não vou voltar mais esse agora parece que a a nossa
pandemia interna muita gente quer sair e o curioso que eu vejo é que alguns dos grandes defensores de sair para o campo são pessoas que moram na cidade possível em devedor em paris mora em paris mas argumento que temos que sair das cidades esse é o ideal de deus a vida em contato com a natureza quem puder é louvado seja o senhor por isso mas não se esqueça que ellen white também pediu para pessoas irem para a cidade se mudarem para cidades para evangelizar lá então os dois livros devem ser lidos junto veio o livro
vida no campo e o livro ministério das cidades e aí você tem os do e da moeda e não só um só que os defensores da de sair das cidades não querem nem ouvir falar desse outro livro eles são seletivos na sua abordagem eu creio que seria o ideal a gente viver mais em contato com a natureza não está sendo longe da cidade mas num lugar retirado só que se o diabo pudesse nos levar nesses últimos dias abandonar a cidade e não cumprir a missão e só preocupar-me edu está mente com a minha salvação pessoal
e não proclamar o evangelho é o mundo ele ficaria muito feliz aí a cidade ficariam toda totalmente por conta dele e eu não creio que esse é o plano de deus agora nós sabemos que o sinal para sair das grandes cidades e aí já não é mais opcional é o decreto dominical nacional nos estados unidos não local o canal e depois sair das pequenas cidades o decreto de morte oi eu gostaria antes de finalizarmos compartilhar com vocês uma citação que eu gosto muito escrita pelo dr guerra a 0 no prefácio do livro de hans larondelle
gere of salvation que é um livro sobre o armagedom onde ele diz a respeito de profecias não cumpridas existe sempre o perigo do intérprete especular e sutilmente tornar-se um profeta por sua própria conta cuidado com isso eu acho que eu posso me tornar um falso profeta alegando receber sonhos e visões de deus quando elas não existem mas não são de deus e eu já falei com vários pretensos profetas que não eram verdadeiros é mas ao mesmo tempo eu posso me tornar um falso profeta por ignorar o que o apocalipse diz no capítulo 22 se alguém
fizer qualquer supressão da palavra da profecia deste livro seja do apocalipse por extensão de toda a bíblia deus vai lhe castigar ou se a pessoa acrescentar alguma coisa a pior coisa é quando a palavra profética diz uma coisa eu digo o outro ou quando eu leio para dentro do da profecia a minhas ideias especulativas e isso nós estamos vendo hoje mais do que você pode imaginar em toda cale a calamidade o pandemia gera esse tipo de indivíduos traz a posse uma grande o grande número de seu do profetas o autoproclamado os profetas que sabem explicar
o que ninguém sabe de para ser famoso você precisa de três coisas e dá a impressão de que você é honesto até nem precisa ser mas dá a impressão que é honesto tem uma boa retórica de preferência usar manipulação psicossocial como alguns desses indivíduos usa eles vão vacinando o indivíduo e dizendo que a verdade espere que isso ali tal e dizer o que ninguém disse esse conhecimento oculto e esse conhecimento mais profundo é que complica as coisa e eu soube que uma vez quando o condutor mil centro vai terminou a sua o seu doutorado na
famosa universidade de north west em chicago e voltou para o antigo e aí o jornal usp campus são paulo em algumas pessoas perguntaram a ele e aí doutor entrou faz quais são as grandes ideias que você veio compartilhar com a gente e aí quais são as novidades que isso novinho compartilhar nenhuma grande ideia nem nem novidades eu vim pregar para vocês a velha e feliz e história é isso que a gente precisa esses pregadores sensacionalistas que querem mostrar um conhecimento superior ou mais profundo que ninguém tem são extremamente especuladores especulativos com essas teorias de conspiração
etc e o sugeriria que você como pastor desce uma o colocasse uma forte ênfase na revelação é e essas pessoas com teorias especulativas você podia dizer por favor o hábito atenha-se a bíblia e os livros de allen o ar sobre esse assunto grande conflito eventos finais aqui você já vai ter o suficiente você fica tendo essa essa ficar pescando na internet o que você acha interessante o que é marca aí no lado da especulação sem nenhum temor sem nenhuma restrição veja oi eu gostaria de terminar só com uma a um texto bíblico e uma pequena
ilustração e o pastor william feio que trabalhou no white estate também como diretor associado a gente aposentado ele me contou a história de um pastor aspirante que ele estava ele estava perdendo a sua fé e ele foi e procurou um velho evangelista aposentado e disse pastor eu sei que a igreja adventista igreja da profecia é o povo remanescente mas eu já não me encontro na igreja eu tô perdendo a minha fé pastor me ajude a sair dessa porque eu não gostaria de apostar tá aí o galo evangelista perguntou para ele o que que você tem
vivido nos últimos 6 meses e olha eu tenho lido a revista aspecto para saber dos podres da organização e da igreja tenho lido aquilo afinal de contas como o pastor eu tenho que me manter atualizado aí o evangelista simplesmente disse olha pode sugerir uma coisa daqui para frente você não deixe de lado essas outras coisas eleia só a bíblia e a linguagem e depois de seis meses você volta os seis meses não haviam passado e ele estava de volta em tusias madu pastor o fim de todas as coisas estão as portas me ajuda a estabelecer
traçar estratégias para finalização da pregação do evangelho e nós precisamos menos de conhecimento especulativo e mais do alicerce da inspiração e se você quiser dar uma contribuição para a igreja oi e para os membros de suas igrejas a lhe façam ensino esses membros a serem a seletivos no que eles vão lê e se manter firmes naquilo que tem solidez e não nessas ideias especulativas e o último texto que eu gostaria de compartilhar com vocês aí saía 54 o verso 17 e o pastor me chamou atenção para ele como referindo-se a promessa que a reservada para
a igreja e aqueles que estão solidificadas nela em toda arma forjada contra ti não prosperará toda língua que ousar contra ti em juízo tu a condenarás esta é a herança dos servos do senhor e o seu direito que de mim procede diz o senhor eu pessoalmente creio que nós estamos vivendo num período realmente de sacudidura onde as pessoas vão demonstrar se eles têm interesse realmente em ficar com a palavra inspirada ou se preferem seguir esses níveis atiradores com suas especulações que deus abençoe você no seu ministério e sua família vamos nos mantermos unidos e eu
tenho certeza que a nós vamos experimentar hum hum
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