HISTÓRIA DA ARTE - BARROCO ITALIANO PARTE 1

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Espalhando Arte Christiane Pinheiro
Gente, estou com um curso incrível de História da Arte e convido vocês para visitar o site. Conteúdo...
Video Transcript:
[Música] ei gente tudo bem então tem que fazer uma confissão nós vamos iniciar hoje o barroco e o bairro tem o meu especial rua pra isso vou contar porque eu sou uma professora barroca vou explicar no fundo se a gente for resume muito mas muito mesmo mas é bacana pra gente ter uma consciência geral do barroco a gente poderia dizer assim que a arte barroca conseguiu casar a técnica avançada e o grande porte do renascimento com a emoção com a dramaticidade à intensidade do maneirismo então voltando a professora eu no fundo sou renascentistas inclusão certinha
é didática mente falando eu gosto da linha cronológica eu acho importante você seguir a linha do tempo e ter uma evolução gradativa da arte para construir isso na sua cabeça então isso é muito racional é muito linear mas por outro lado eu faço isso de forma monstro intensa emocional fica vide lá produtos on do barroca é uma interpretação é gente uma transposição ok vamos começar então bem a gente tem que é primeiro gosto de explicar uma coisa é isso é a minha interpretação eu acho que já falei disso aqui mas eu sempre vou frisar isso
eu acho que quando um estilo muda pra outro primeiro que essa coisa de estilo nem gente com a convenção o que veio para dar uma arrumada nessa bagunça que é esse tanto de coisa que acontece nessa expressão do homem eu estou falando especificamente de artes plásticas mas poderia ser na música na literatura é tanta coisa que vai acontecendo que vieram os estilos para dar uma organizada mas eles não são duros né tem sempre as exceções têm sempre e aí eu costumo explicar que toda vez que passa de um estilo para o outro primeiro que ninguém
dorme maneirista quando a roupa né aliás renascentista que as pessoas consideraram maneirismo risco de ninguém dorme renascentista e barroca do barroco mas o fato é que nessa mudança eu sempre vejo dois motivos 1 contextual né o motivo contextual é pelo que está acontecendo no mundo nem as mudanças sociais econômicas religiosas morais que vão interferir um homem e óbvio vão fazer ele mudar taticamente também mas eu falo que tem um outro motivo que é uma exaustão natural do artista um artista né com o ser expressivo então é essa certeza do renascimento é sã ou o dem
nessa coisa estrutural do renascimento ela já foi balançada no maneirismo e aí no maneirismo na verdade é e eu vejo um choque assim em uma primeira reação mais intensa mas anárquica mais revolucionária contra a certeza do renascimento já o barroco é um momento que essa esse choque essa mudança mais drástica na unidade call já aconteceu nessa reação então eu vejo na questão da expressão do artista uma vontade de consolidação né de consolidar aquilo o que que vai ser consolidado ele pra que quem vai descartar a certeza do renascimento nem eu falei as técnicas avançadas a
outra tem né aqui ele vai descartar isso então ele simplesmente vai fazer uma fusão uma aliança eu acho que aí eu falo consolidar que as coisas vão acabar com a poeira baixar assim o e aí ele vai ser e vai pegar o que já tinha o do renascimento e tirar a coisa mais dura mais fria do renascimento vai bom emoção o maneirismo ele trabalha com distorção ele distorce ele fantasia ele interpreta pra colocar essa emoção o bairro não o barrou parte do certo do renascentista da ordem e colocar emoção entender mas é um desejo de
fazer as coisas mais apimentadas mesmo e aí vem reforçar o contexto né da mesma forma que eu falei um maneirismo contexto é importantíssimo qual é o contexto vamos falar dele b a arte vai servir o poder em duas situações a primeira numa situação religiosa que é da compra reforma acordo reforma é a reação da igreja contra o protestantismo né teve a reforma que a gente viu né os principais dogmas da igreja sendo contestados ela vai se sentir obviamente afetada insegura e vai reagir na quando a reforma e aí a igreja apodera se do comando da
arte religiosa a fim de se livrar tarde utilizações censuráveis e de promover uma arte que fosse de testemunho de combate de catequese ou seja arte ajudando a igreja a retomar o seu lugar e aí a igreja vai financiar a construção de muitas igrejas em roma houve à noite em roma num primeiro momento porque o point na fé e da igreja católica para atrair novos fiéis e reforçar o triunfo da fé cristã outra situação de poder vai ser o absolutismo essa vai ser a época e nós já estamos numa época em que os estados modernos têm
seus territórios já definidos e estabelecidos o governo desse estado era centralizado na figura do monarca e aí é o momento em que os reis adquirem um como um poder quase absoluto né daí vem o nome monarquia absolutista o rei sou eu mando entanto o soluto total esses monarcas financiaram então um estilo imponente exuberante que afirmasse o seu poder por isso a gente vai começar falando da itália na itália a questão contextual é o que é mais forte a situação mais forte é da contra-reforma né e depois a gente vai ver outros países porque o barroco
foi um estilo que se espalhou pelo mundo então a gente tem que ver espanha frança holanda é ea gente vai ver que por exemplo na frança vai se o caso dessa situação solutis esta luís 14 exercendo poder mas calma que a gente fala disso bem mais pra frente está a lançar barroco eu não sei se vocês sabiam que o barroco foi um nome dado depois quando mais pra frente olhar um passado em falar gente que estilo esquisito distorcido o deformado exagerado feio comparando ele ao renascimento então diante da certeza da ordem da beleza do renascimento
veio aquele estilo exagerado defeituoso tão nome barroco e tem relação com essas duas palavras de efeito e barrios agir é barroco vem do grego baros que é peso então uma coisa a roupa é e sinônimo de uma coisa pesada outra origem da palavra é uma designação dada a pérolas imperfeitas é vem da palavra barrueco tanto na espanha quanto em portugal sabe uma pérola quanto um é redondinha irregular meio defeituosa e imperfeita é uma pérola rica ou seja a rocco também é sinônimo de ter feito de irregularidade se você comparar um renascimento sim né nessa visão
pejorativa xingamento que eles colocaram o nome bairro dito isso nós vamos começar da arquitetura tá dessa vez vou fazer diferente vou começar falando da arquitetura depois vão falar de escultura e pintura nós temos dois tipos de edifícios típicos dessa época que receberam é que tiveram é o maior número de construções e maior atenção dos arquitetos que foram à igreja eo palácio proveniente de uma situação contextual contra-reforma igreja espalhar a igreja a afirmação do poder palácio monarca reafirmação de poder eu só posso eu tenho eu sou a primeira igreja que a gente vai falar é uma
igreja em roma é chamada ele deslizou igreja de jesus literalmente de jesus e ela tem assim um significado muito importante é a base das próximas igreja durante quase 400 anos são construídas é é tendo ela como modelo também querer muito importante e é considerada em muitos livros como a primeira igreja barroca ela tem um significado muito forte porque numa igreja z jesuíta e ela foi concebida por santo inácio de loyola que foi nobre e espanhol que se dedicou à fé depois dos seus 30 anos inácio de loyola e depois de tornou santo em 1551 ela
foi concebida por ele que era o fundador da ordem dos jesuítas na europa os jesuítas foram o sustentáculo da contra-reforma então ela foi concebida em 1551 mais o início dela só foi né ela só começou a ser construído em 1568 e terminado em 1584 na verdade quando ela terminou seu sangue na sua maioria já estava morto o projeto original é de já como viola um artista italiano arquiteto italiano e a ideia inovadora dele foi fundir na verdade uma igreja medieval então vamos falar que seria uma mistura de uma igreja de cruz latina que era o
padrão é da época medieval das igrejas rivais com um a igreja renascentista que era a igreja de cruz grega que tinha um eixo central é como se ele tivesse feito a fusão das duas plantas porque essa igreja ela vai ter uma nave central onde tu dinah ou mac segue no sentido do comprimento como da cruz latina e no cruzamento no cruzeiro ela vai ter um dom e ele vai eliminar os corredores laterais que são nem as naves laterais vai deixar uma narrativa só central no lugar das naves laterais ele vai colocar capelas de um lado
e do outro vai achatar os braços da igreja lembro da igreja de cruz latina e vai dar uma chapada nos braços da igreja tudo isso tentando levar o foco a atenção e no direto para o altar então é trocar minhotos e eu não gosto de levar muito pra termos arquitetônicos porque não é a nossa vai mesmo é a minha eu não domino isso mas o que eu quero dizer é que a grande inovação é que esse é um espaço que era feito nacional que eu né prof ao ter contato direto com espiritualidade em aquela coisa
espiritual então é o foco se não dispensaria ali nas nas laterais você teria o foco naquele espaço central inclusive o natixis que é a primeira que ele primeiro momento se passa da porta tem um marketing né é tipo uma entrada um round entrada da igreja ele é praticamente eliminado porque da porta você já estaria na nave então seja um processo ali espiritual então essa foi a grande inovação é na verdade no cruzeiro que nem é mais tanto um cruzamento porque os braços da cruz foram achatados mas nessa intercessão da cruz com do ovo por que
também deixaria aquela coisa da altura né e dos céus do seu se abrirem do paraíso tudo colaborando para um clima sedutor espiritual pra esse fiel que precisava voltar para a igreja na verdade a decoração do interior dessa igreja foi se prolongou até 1683 essa nave central é coberta por uma abóboda cilíndrica canal central tem três capelas de cada lado essas capelas são interligadas e elas não são muito recuados pra que o visitante não perca o seu foco principal nessa vida nal central que o leva ao altar ao espiritual a concentração então elas não são muito
recuados para eles um debandarem muito para os lados é muito louco isso lhe tudo é pensado em não distração ali né o foco espiritual se não perder seu foco o anima no final depois da do dom central da cúpula central tem a abcid com uma meia culpa como acm cúpula e é muito louco porque acaba que abrisse de desse tipo de igreja ela o maior e com um super feito por causa da acústica tanto da cúpula quanto dessas m cúpula na verdade são poderosos distribuidores e amplificadores da voz do empregador já a pensar nisso e
outra coisa é que o dono também colabora é para iluminação para maior eliminação essa igreja eo jesus a gente olha é do agente olho no forno ea parte externa fachada eu fico imaginando assim o brasileiro e principalmente mineiro né é e nós temos aqui em nossas igrejas barrocas nem as cidades muito características então a gente tem uma visão assim de barroco do barroco brasileiro então fico imaginando é esse brasileiro e um da europa em roma e procurando as igrejas barrocas com certeza sem conhecimento ele não vai identificar mas porque na verdade gente é o que
eu falei no início da aula o barroco pega o renascimento do que é uma solução bacana bem resolvida e põe pimenta nele também na arquitetura então olha fachada daí o jesus como que ela num primeiro momento ela tem pra nós né para o nosso olhar de barroca não tem uma cara super clássica seria passado então a igreja clássica barroca num onde está o bairro conta não falei que eles partem do renascimento pois é só que eles colocam a pimenta a pimenta vem num exagero num excesso decorativismo num excesso de detalhes de elementos então eles vão
gostar de fazer colunas duplas pilastras duplas a gente percebe cada vez mais estão dando mais importância à fachada no sentido de detalhamento a gente vai perceber uma sobreposição de elementos escultóricos estátua as pilastras pilares colunas é molduras e brasões e outro motivo pela qual a fachada vai ganhar maior atenção é porque essas novas igrejas romanas elas são muito pequenas porque elas têm que se encaixar entre o síndico entre os edifícios da cidade então daí o motivo pra você se esmerar mais da fachada né pra ela chamar mais atenção dão essa fachada da o jesus é
a gente vê uma construção quadrangular onde o primeiro nível é o medo pelo 2º nível por duas voluntárias e isso pensa no desenho é olha que interessante como essas voluta são necessárias e importantes pensa no risco dessa igreja dessa fachada sem essas duas voluntárias ficaria uma coisa quebrada desconexa ele é completa harmonia do desenho do risco dessa fachada mas por um outro lado ele o elemento de movimento ele sai fora do tablado do padrão vertical horizontal do ângulo reto do renascimento e vai para a curva para contra curva né que já vencido anos já vem
sendo anunciado da linha do maneirismo e dae jesus a gente vai precisar falar dos tectos pintados mas eu vou deixar isso para o final quando estiver falando de pintura né nesse primeiro momento eu quis enfatizar a questão da arquitetura ok então vou passar para a segunda igreja onde uma arquitetura que é são carlos das quatro fontes pra mim é o melhor exemplo de igreja barroca é mais fácil explicar é o mais fácil de identificar o barroco tá vão lá a gente sabe que o barroco veio representar assunto cidade a grandiosidade da igreja né que era
necessária a igreja ea são carlos das quatro fontes realmente ela faz esse papel porque ela é grandioso a suntuosa vamos começar analisando a fachada dela ela foi construída entre 1630 e 8639 mas a fachada só foi iniciada em 1655 o projeto é de francesco gol n arquiteto italiano e ela tem esse nome são carlos das quatro fontes porque ela está localizada é certo é das fontes já vou mostrar pra vocês ela completa a quarta fontes são três fontes e ela seria a quarta fonte na verdade é um cruzamento é de uma rua uma outra ação
causa das quatro fontes está numa esquina com uma fonte dada no vértice né da esquina a esse tributo esquina aqui outros que aqui uma pequena aqui uma fonte aquino fonte ac e uma fonte aqui agora vamos focar na fachada olha o jogo de curva e outra curva com o que eu vou converso dessa fachada as outras fachadas são retas maps ou se tiver uma visita a ele você vai ver reto essa você vai ver uma curva e encontra curva então a superfície plana da fachada se torna se transforma em um lançou ações da parede e
isso é sensivelmente barroco e aí a gente vai ver o excesso né de elementos a gente tem status a gente tem brasões olha essa varanda balaustrada com o mec também e faz curva contra curva olho no alto dela a própria torre da igreja é curva contra curva então é esse se a gente for resume muito em questão de linhas a gente vai ver desde a arquitetura no barroco essa coisa da linha curva nessa coisa tanta curve s que já vinha do maneirismo daquela ovelha conta curva do conca eu converso e dado bairros do peso do
excesso ver esse decote mesmo mas que traz uma suntuosa cidade uma grandiosidade da igreja nesses agero de elementos e com essa coisa cheia é uma frase que o hamburgo do barroco é que o bairro tem horror ao vazio isso a gente vai ver demais na pintura é mas é ela sabe o envolvimento é preencher né é uma coisa que transborda né transborda elementos para a reforma da fachada dengue um outro detalhe que é um detalhe bem característico do barroco vão ser as plantas das igrejas feita em elipse elas são elíptica essa é uma igreja de
planta elíptica isso também me bem na roupa né movimento com dão na são carlos das quatro fontes eu quis dar mais ênfase na fachada porque eu acho que é muito característica é definitiva para o nosso entendimento dessa questão da arquitetura barroca bom hoje ficamos por aqui na semana que vem a gente tem mais barroco hoje a gente falou de arquitetura a gente vai continuar com escultura e pintura na itália depois vamos para os outros países muito obrigada um beijo e continue me curtinho e divulgando o canal tcheca
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