Olá senhoras e senhores sejam muito bem-vindos ao canal Psycho crânio E hoje nós vamos ter a nossa primeira aula de psicologia social vamos falar sobre as representações sociais que eu subtítulo lei como entre o mundo subjetivo e objetivo e pra embasar técnicamente a nossa alma eu peguei o conceito de moscovici a respeito da representação social moscovici diz o seguinte a representação social se relaciona a forma dos sujeitos sociais avaliar um objeto e construir e nele um significado esse significado passa a ser reproduzido e compartilhada pelo grupo atuando no senso comum e se tornando uma regra
de comunicação Olá Kitty moscovici tá querendo dizer aqui ele tá dizendo o seguinte e existem dois mundos o mundo objetivo mundo subjetivo o mundo objetivo é o que me era um dos objetivos é o que nós construímos a respeito dele bom Então imagina que existe aí um objeto Vamos pensar no dinheiro se você visualizar uma nota de cinco reais e mostrar para outro brasileiro vocês vão entender que aqui não significa que é uma nota de cinco reais mas isso é no mundo subjetivo no mundo subjetivo tem agregado um valor um preço uma forma de comunicação
agora o que que essa nota de cinco raios quer dizer no mundo objetivo não mundo objetivo é apenas um papel em todo o significado que foi atribuído a esse papel é uma representação social ou seja é a construção de um mundo subjetivo todas as nossas experiências afetivas nossas condutas nossas respostas corporais e verbais são efeitos não de uma citação exterior como tal mas sim da representação que nós possuímos dela o que moscovici tá querendo dizer que é o seguinte você não enxerga o mundo como ele é você enxerga o mundo através das representações que nós
construímos como sociedade acerca do mundo e moscovici separa três dimensões do contexto social pelo qual as representações sociais tem que passar para nós de fato se efetivar na sociedade é a primeira dimensão a dimensão da informação a organização dos conhecimentos que um grupo possui acerca de um objeto em resumo é um conceito a segunda dimensão o campo de representações a imagem que o grupo constrói do objeto o modelo referente aos aspectos mais precisos da representação do objeto social vão imaginar aqui como é que foi construída a moeda brasileira o real eu não sei se você
tem conhecimento da história mas foi lá m994 o Brasil passava por uma crise de inflação e muitos problemas na área da economia e então governo planejou aí o uma nova moeda entretanto essa nova moeda era apenas um conceito no seu berço nós temos a ideia nós temos o conceito de que nós precisamos fazer uma nova moeda e essa moeda no momento é apenas um plano e foi chamado de plano real temos o conceito de que nós precisamos mas a gente não atua ainda no campo de representações A ideia é age na mente humana da seguinte
forma toda vez que nós invocamos o conceito que Nós criamos em um objeto isso vai provocar como reação imediata no ser humano social uma imagem qual vai ser esse modelo de imagem que vai representar um objeto social temos a informação que ao conceito de que precisamos fazer uma nova moeda na Rua da Moeda aí não tem para aquela sensação que você precisa começar a trabalhar a imagem aí nesse papel que vai ser a nova moeda você coloca imagem cor preço valor tudo isso é construído no campo de representações do mundo objetivo é só um papel
no mundo subjetivo foi colocado nesse papel o conceito e valores e regras de comunicação e coisas do tipo E aí a terceira dimensão é atitude a atitude se refere basicamente a orientação Global favorável é desfavorável a tomada de posição diante do objeto de representação isso parte das pessoas e esse papel com essas representações sociais chamada de real só é o dinheiro porque você como sujeito social disse que sim você aceitou Deixa eu te dar mais alguns exemplos aqui de representações sociais e a visão lado esquerdo nós temos o he-man boneco conhecido como modelo social de
masculinidade em um dos anos 80 dos Estados Unidos e do lado direito nós temos a boneca Barbie uma boneca também reconhecida como representação social do que era mulher bonita e pega mulher feminina nos anos 50 e 60 em diante sair começou nos anos 50 nós já temos aqui a imagem representada e você pode captar por exemplo mandou o remédio que é um conceito o conceito de que o homem tem que ter cara de mal tem que ser forte tem que ser alto e tem que ser um caçador um radiador um guerreiro a todos esses conceitos
toda essa informação precisou ser embutido em uma imagem e aqui tem a imagem criada no campo de representação Oi e aí como nós vivemos numa sociedade capitalista como é que o povo mostra a sua atitude é a terceira dimensão como é que eles mostram-se aprovaram não se concordaram não simples comprando objeto consumindo o objeto uma Barbie nos anos 50 aconteceu a mesma coisa entretanto direcionado ao público feminino se você reparar o corpo dela é magro o cabelo tem que ser liso os olhos claros a boca carnuda dos pés pequenos a Cinturinha Fina tudo isso é
um modelo de representação social construído a cerca do que é bonito do que é feminino e esses dois personagens se transformaram em moderno sociais em representações sociais e eu não tô dizendo que a Barbie o he-man são responsáveis por isso eu tô dizendo que naquela época vinha esse consenso e essa imagem reflete o Consenso o conceito aqui que caminhava pela sociedade se você avaliar os anos 80 do na mesma época que surgiu o seu remédio tinha vários e vários fisiculturistas que eram muito estavam muito na mídia e o Marçal nega é tinha também outros modelos
de representações sociais dessa forma exatamente dessa forma nos filmes como Sylvester Stallone e por aí vai é da mesma forma com seu com a Barbie eu não tô dizendo que a Barbie criou esse modelo Não não é isso elas só foi uma representação e um conselho que já existia na sociedade e aí quando moscovici fala aqui as representações sociais são uma construção subjetiva do mundo e não o mundo como ele é ele tá dizendo também que essa construção que nós fazemos acerca do mundo tem o poder de influenciar as nossas reações dos nossos sentimentos as
nossas comunicações dos nossos valores são representações sociais que nós somos expostos desde que nós somos crianças eles vão adentrando as nossas mentes sem sequer a gente perceber nessa imagem Eu trouxe um Emmy e esse mesmo e revela uma grande diferenciação aí de representações sociais e e mudança também é um rapaz negro pergunta que o cara Branco Ei cara pode me emprestar um lápis cor de pele ele responde claro cara E aí ele fica entre um lápis mais claro e o lápis mais escuro e ele fica meio em choque mas rapaz Nega eu continuo esperando é
o diabo aparece fala vai lá entrego um lápis do coleguinha E aí você percebe aí que não existe a possibilidade de confrontos entre as construções sociais entre as representações sociais bom e você pode deduzir aí e o rapaz Branca nem fica naquela né Será que eu dou um lápis cor de pele que até pouco tempo atrás era consenso de que era de fato a cor de pele ou eu dou a cor mais escura que é da cor da perna dele eu não vou querer passar para o racismo Então você tem duas opções você pode se
passar por racista você pode se passar por Bobo por burro né geralmente quando uma sociedade passa por uma transformação para uma mudança de representações sociais as pessoas ficam um pouco perdidas até que sejam construídas novas representações sociais sólidas se você já assistiu o filme À Procura da Felicidade você já deve ter visto esses dois personagens aqui e voce tambem deve ser lembrar da cena que o pai o filho estão em um metrô e o pai tinha sido despejada de casa e não tinha onde dormir naquela noite entretanto o pai cria um mundo subjetivo o mundo
cheio de representações sociais para que o filme não precisasse passar pelo mesmo sofrimento o desfecho dessas representações sociais vai dizer que eles estão em um mundo mais antigo e que a dinossauros correndo para lá e para cá e que Eles correm o risco de morte então esse precisavam de uma caverna para se proteger e o pai entra com o filme no banheiro e o filho pergunta se está tudo bem Se eles estão protegidos ali ele disse que sim eles formam chão e dorme e não fique se diverte o pai chorar bom então você percebe aí
que a uma distância entre o mundo subjetivo eo objetivo Quem cantou o mundo objetivo pai e este mesmo pai resolveu criar representações sociais no mundo subjetivo para que o filme não sofresse Ele criou o conceito e nem criou a imagem e o filho teve atitude de aceitar essas criações e viver nesse mundo pelo menos por aqui no instante a mamãe vai tá aqui nas cenas finais do filme O Fim Do fala que queria voltar para a caverna e tudo mais e o Caio fala assim eu espero que a gente nunca mais precisa de voltar e
resumindo com a construção das representações sociais é o resultado da interação entre os sujeitos e compõem o grupo social buscando uma forma de organizar a realidade através da comunicação e parece que não quer esse aqui eu posso voltar naquele exemplo do dinheiro e vamos supor que eu preciso de cinco reais emprestado eu não preciso dizer para você que eu preciso daquele papel cuja cor é tal cujo valor é tal e foi construído pelo governo e com sucesso no dia primeiro de julho de 1994 não é necessário todas essas informações eu posso dizer para você assim
me empresta assim cão ou me empresta 5reais o que eu já vou evocar na sua mentalidade na sua mente a imagem do objeto isso Vai facilitar a nossa comunicação a nossa organização de mundo a nossa organização da realidade A gente não precisa descrever a realidade objetiva a gente já fala a realidade subjetiva buscando alcançar alguma mudança alguma alteração alguma organização no mundo objetivo e nem importante lembrar o seguinte segundo moscovici nenhuma mente está livre dos efeitos de condicionamentos anteriores que lhe são impostos por suas representações linguagem o cultura os pensamos através de uma linguagem e
organizamos nossos pensamentos de acordo com o sistema que está condicionado tanto por nossas representações como por nossa cultura volta aqui na quem exemplo da Barbie do he-man se hoje o que a pessoa na nossa sociedade busca ter um corpo igual do he-man o busca ter um corpo igual da Barbie você acha que alguma dessas pessoas opinaram nessa construção de representação social você acha que não puderam ter aqui a atitude de rejeitar isso hoje a provar isso é claro que não quando eles eram crianças já era até presenteados com esses tipos de bonecos com esses modelos
coisas com essas características bom então uma criança ela vai só se habituando a isso sem força alguma de mudar isso E aí eu te pergunto você aqui em alguma Instância o he-man um esse não reconheci mas esse modelo essa representação social não foi responsável em alguma Instância não foi não responsável mais não foi nem não foi um influenciador de muitas pessoas hoje usarem substâncias químicas para ficar mais forte esteróides bombas tudo mais é da mesma forma no caso da Barbie Será que em alguma Instância esse modelo não é vago em si mais um modelo não
teve uma influência das garotas que sofreram de bulimia e anorexia e olha o que eu pensar no quanto isso influencia gente no quanto isso altera nossas visões nosso nossas condutas chega ao ponto de um cara não importa o quanto ele seja forte em achar que ele tem que ficar cada vez mais forte cada vez mais monstrão como dizem por aí né no caso da mulher pode acontecer a mesma coisa não importa o quanto eu nasci ontem no espera esteja magra ela nunca está magro suficiente e aí você percebe que ocorre aí níveis de transtornos mentais
as pessoas perderam a capacidade de enxergar o mundo objetivo e só enxerga o mundo subjetivo com significados que outras pessoas construíram e elas tentam fortemente se encaixar nisso e agora vamos refletir um pouco junto com uma Niva smazaro e é um psicólogo social também entretanto Esse é de Madrid não da França com o moscovici e me pergunta Por que que as representações sociais são construídas Ele criou três hipóteses do porque essas representações sociais são construídas e a primeira hipótese a hipótese de interesse pessoal me seguir a intenção de criar imagens capazes de expressar o de
conciliar os propósitos dos indivíduos e da coletividade podendo ocorrer em Tais imagens declarações de extorsão e subjetivas da realidade objetiva a hipótese do interesse é na verdade uma forma de criar um atalho para se comunicar de forma mais curta através da criação de símbolos e de imagens mesmo que essas imagens esse símbolos essas declarações de extorsão subjetivamente a realidade objetiva mesmo quando eu te disse que o dinheiro na verdade é só um papel e distorce o significado do papel para ter uma construção subjetiva distorcida entretanto essa construção ajuda-nos a comunicar de forma mais sábio nessa
questão da hipótese do interesse O interesse é de quem é do Governo e da organização social como um todo a segunda hipótese a hipótese do desequilíbrio todo o conhecimento sobre o mundo todas as ideologias são modo de resolver as tensões psíquicas e afetivas que provém do fracasso de sua integração na sociedade é do portão uma compensação imaginária cujo propósito é restituir algum equilibrado é o ponto chave aqui é o fracasso da Integração na sociedade e você pegar o exemplo da pessoa que quer ficar fora tona monstrona demais e também da pessoa que quer ficar magra
demais isso provoca o uso de esteróides problemas na saúde evoca também vômitos né da da comida que ingere ou deixar de comer e isso é uma forma fim de compensar o de restituir a um equilíbrio interno está restituindo aqui no interno não só mecanismos de defesa Na tentativa né de uma compensação imaginar mas compensa de fato não entretanto isso amortece as dores do da pessoa do Ego vamos dizer assim muitas vezes você pode enxergar nessas pessoas e buscam incessantemente se encaixar em um modelo que ela se sentem excluídas ou talvez encapagem seu talvez para as
demais ou talvez carreguem sentimentos de inferioridade querem esconder algo e para esconder ele tentou se encaixar numa imagem considerada de perfeição ou de força ou de beleza tudo isso é uma forma imaginária de compensar de buscar um equilíbrio interno e e apesar de não conseguir de fato alcançar esse objetivo a terceira hipótese é hipótese de controle estabelece que os grupos produzem representações que atuam como filtros sobre a informação proveniente do Meio modelar na conduta dos indivíduos com uma espécie de manipulação dos processos de pensamento estrutura da sociedade eu posso usar como exemplo aqui o exemplo
mais claro que eu tenho é o de jornais e mídias televisivas que acontece um fato no mundo objetivo entretanto antes de passar esse fato do mundo objetivo para as pessoas elas ficam sempre se perguntando e reações nós queremos causar nas pessoas e pensamentos nós queremos provocar e sentimentos nós queremos que elas tenham E por aí vai segundo Herbert existem funções essenciais e as representações sociais tem a primeira são as funções de saber e permitem compreender e explicar a realidade eu já falei bastante sobre isso que é uma busca de uma cara de uma facilitação de
uma significação da realidade é a segunda só as funções de identitária definem a identidade do grupo e salvaguarda sua especificidade se você buscar a estudar o identificar grupos sociais dentro da sociedade você vai ver que cada um deles tem uma forma de falar uma forma de agir um valor máximo coisas que eles devem valorizar e preservar e não importa de anos estejam e sempre e se reconhecem pela forma como a identidade foi construída eu posso usar exemplos de igrejas não importa em qual lugar do Brasil esteja um testemunho de Jeová ver outro ele reconhece ciúme
neopentecostal ver outro ele reconhece apenas formas de falar de vestir de se comportar bom então as representações sociais elas criam uma função de identidade nos grupos o terceiro são funções de orientações Que dia o comportamentos e práticas isso está mais voltado a forma de agir EA forma de encarar o mundo ah e também pode estar bastante relacionadas com suas identidades né e o quarto são as funções justificatória e permitem justificar a posteriori as tomadas de posição e comportamento então como é justificar depois o porquê agiu de determinada forma dá para você entender o seguinte imagina
aquela pessoa e sempre que comete o meio ela não assume o erro nem pede desculpa mas ela desafio eu cometi esse erro por causa disso eu cometi esse erro por causa daquilo outra né e faz tudo mais distorção no mundo objetivo e por aqui a sua atitude o seu erro seja compensado seja justificado isso é um mecanismo de defesa de distorção da realidade buscando a função justificatória das representações sociais todas essas justificativas são reais no mundo objetivo é claro que não mas as representações sociais tem essa e essa disposição de distorcer o mundo muitas pessoas
usam