Sejam Bem Vindos ao Nerdologia. Eu sou o Atila, Biólogo, pesquisador. E o astro que me rege é o Sol.
Hoje vamos entender como funcionam os signos e a astrologia. Pra começar, vou ler a descrição de um dos doze signos que você vai ouvir e me dizer nos comentários, se trata-se do seu Você tem a necessidade de ser querido e admirado por outros e mesmo assim você faz críticas a si mesmo Você possui certas fraquezas de personalidade, mas no geral consegue compensa-las Você tem uma capacidade não utilizada que ainda não tomou em seu favor disciplinada e com auto controle você tende a se preocupar e ser inseguro por dentro Ás vezes, tem duvidas se tomou a decisão certa ou se fez a coisa certa Você prefere certas mudanças e variedade, e fica insatisfeito com restrições e limitações. Você tem orgulho por ser um pensador independente, e não aceita as opniões dos outros sem uma comprovação satisfatória Mas você descobriu que é melhor não ser tão franco ao falar de si mesmo para os outros.
Você é extrovertido e sociável, mas há momentos em que você é introvertido e reservado. Por fim, algumas de suas aspirações tendem a fugir da realidade A astrologia e a astronomia foram a mesma coisa coisa por muito tempo, as duas eram formas de observação dos astros e tentativas de entender os ciclos que regem o universo, nosso planeta e a vida na terra. Mas enquanto a astronomia continuou olhando para cima e tentando compreender cada vez mais, A astrologia continuou parada no tempo e se especializando em olhar para dentro e explicar cada vez mais o que as pessoas querem ouvir.
A maior diferença entre as duas começou durante a renascença, quando a astronomia ajudou a desenvolver o método cientifico, que aplica e segue dese então. As observações dos primeiros astrônomos eram anotadas e compartilhadas na forma de publicações, que podiam ser comparadas, checadas e corrigidas por outros astrônomos. Como Richard Homes conta no ótimo: "The Age of Wonder"; Kepler, que também ganhava a vida como astrólogo, fez enormes avanços na astronomia, com observações cada vez mais precisas, e com o desenvolvimento e teste de leis Foi assim que Newton conseguiu desenvolver a teoria que explica a força que os astros exercem à distancia sobre nós.
A lei da Gravitação Universal. Além das próprias medidas, ele usou medidas feitas por outros astrônomos. Trabalhou sobre os ombros de Gigantes.
Por propor uma explicações descrita matematicamente, ao invés de usar termos vagos e contraditórios, ele permitiu o uso de outra ferramenta cientifica. A geração de previsões e o teste de hipótese. Essas ferramentas tornaram a ciência tão poderosa, que Alexis Bouvard predisse que algo com uma gravidade deveria estar perturbando a órbita do planeta Urano, e descobriu Netuno.
Ele propôs um planeta até então desconhecido, que depois foi encontrado e confirmado. Fez uma previsão que foi testada e aceita. Já a astrologia, por não usar o método cientifico, continua em grande parte defasada.
Ela não leva em conta várias descobertas astronômicas, coma a precessão dos equinócios, O movimento circular que o polo da terra leva quase 26. 000 anos para completar. Nem mesmo considera outros planetas e constelações que foram descobertos nos últimos séculos.
Que se pudessem causar o efeito que os astrólogos alegam que tem, deveriam ter causados perturbações não explicadas na personalidade das pessoas, que levassem a uma nova descoberta astronômica, ou astrológica. Como foi a interferência de Netuno na órbita de Urano. Ou pelo menos renderiam mais Cavaleiros do Zodíaco.
Mas se está cientificamente em astrologia, só demonstrou que ela não funciona. Como o famoso teste duplo-cego de Shawn Carlson publicado na Nature em 1985 Onde os astrólogos falharam em acertar o signo de cem pessoas, mais do que por pura chance. Da mesma maneira que se você comparar o horóscopo do dia em varias fontes, vai ver que nenhum deles bate.
O texto que recitei no começo do episódio foi criado em 1948 pelo psicologo Bertran Forer, usando trechos de horóscopos, e foi feito para ser completamente ambíguo. Com frases como: "Você é extrovertido mas de vez em quando introvertido", e com desejos e medos comuns a maioria das pessoas, justamente para que todo mundo se identificasse. Na verdade ela não descreve signo nenhum, o que acontece é o viés de confirmação, que já explicamos no Nerdologia sobre simpatias, onde quem lê só lembra dos acertos e esquece dos erros.
Assim, enquanto na astrologia não se pode adivinhar o signo de uma pessoa, com base na personalidade dela, mais precisamente do que por chance, astrônomos, físicos e engenheiros, pousaram uma sonda a 66. 000 km/h, em um asteroide a 500. 000 quilômetros de distancia, usando 10 anos de órbita dos planetas e a aceleração pela força da gravidade, deduzida e descrita por Newton.
Enquanto a ciência cresce sobre o ombro de gigantes, a astrologia cresce sobre o bolso de desinformados. Não se esqueça de curtir e compartilhar o vídeo, assine nosso canal para uma nova fase de revelações e descobertas, e até a próxima quinta. Um agradecimento ao Thiago Henrique do Polegar Opositor e ao Kentari Mori do Ceticismo Aberto pela ajuda e ao Drgões de Garagem pela inspiração.
Esse Nerdologia é um oferecimento de The Crew, da Ubisoft. O primeiro jogo de Corrida MMO no maior mapa já criado no mundo dos vídeo games. Por favor, críticas, comentários, sugestões aqui em baixo e nos nossos perfis no Twitter e no Facebook.