o município de Águas de São Pedro fica a 180 km de distância da cidade de São Paulo as coordenadas são latitude 22 G 35 minut e 58 segundos Sul e longitude 47º 52 minutos e 34 segundos Oeste Águas de São Pedro é o menor município do país na área urbana de 4 km qu vivem 2613 habitantes sem indústria e sem zona o turmo é o motor da economia de Águas de São Pedro uma cidade como essa que nós estamos aqui isso é possível de de ser visto com um pouco mais de clareza porque talvez as
relações sejam um pouco menos complexas do que em sociedades muito grandes o que esperamos ver com mais clareza aqui em Águas de São Pedro aproveitando a pequeneza da cidade é a concepção de sociedade que aparece na obra de durkhein aqui funciona como um laboratório de observação das relações sociais já já Voltaremos à simpática Águas de São Pedro antes receberemos em nosso encontro presencial um dos mais importantes sociólogos brasileiros Gabriel con da Universidade de São Paulo você já conhece Gabriel con do programa sobre k Marx vejo o que ele respondeu quando perguntamos qual é a importância
de durkhein para a sociologia ele se considerava o homem da sociologia né ou criador praticamente homem que botava ordem na casa quando ele começou o seu trabalho isso isso significa na virada do século XIX pro XX havia montanhas de autores propondo e análises da sociedade propondo uma ciência social é o o homem que atribuía a si a capacidade de dizer sociologia é isso o que significava na cabeça dele Sociologia a ciência dos fatos sociais e na cabeça dele fatos sociais é tudo aquilo que eh por via do modo como os homens eh estão relacionados numa
sociedade se impõe a eles como ação que eles têm que realizar só pena de ficar fora do conjunto para ver Águas de São Pedro pelos olhos de durkin é preciso buscar os fatos sociais fato social é tudo aquilo que é um construto humano e que são formas de agir de pensar e de sentir que se impõe aos homens como algo exterior portanto algo que não não nasce com eles não Brota de um de um sentimento interno que se impõe exterior e que exerce uma certa coerção Opa o professor con já tinha dito isto o fato
social se impõe aos indivíduos de acordo com a concepção de dur fatos sociais é tudo aquilo que eh por via do modo como os homens eh estão relacionados numa sociedade se impõe a eles como ação que eles têm que realizar só pena de ficar fora do conjunto se usarmos a definição de durain as leis são fatos sociais as leis impõem ações a cada um de nós não roubar não aceitar suborno não passar no sinal vermelho quem não segue certa leis é posto para fora da sociedade por isso a pesquisadora Raquel va da Universidade de São
Paulo levou a equipe da Univesp Tv a câmara municipal de Águas de São Pedro o legislativo para ele é como se fosse a Instância reflexiva da sociedade que que isso quer dizer a sociedade no seu conjunto elabora representações coletivas sobre o que é o bem sobre o que se deve fazer sobre o que se deve desejar E essas demandas elas devem chegar essa Instância mais racional que é e a a câmara do dos deputados a Câmara dos Vereadores que que quer dizer que é o fato de ser uma uma Instância mais racional significa que as
demandas chegam aqui e elas são discutidas e é a própria discussão já é um elemento de racionalidade porque as pessoas expõem essas demandas expõem essas ideias tem sempre posições contrárias e É nesse processo de de discussão de deliberação que se chega a uma ideia mais clara sobre aquilo que deve ser votado e ser eh transformado em lei quer dizer a Lei funciona como um mecanismo para orientar as ações dos homens ele tinha sim uma concepção da sociedade de qualquer sociedade mas especificamente daquela em que ele vivia que o componente ideal consistiria no seguinte idealmente para
ele uma sociedade estaria impecavelmente organizada forçando um pouco é quase como o que uma associação dos Homens Em que todos se sintam e bem ao mesmo tempo que obedecem à exigências do conjunto então nessa perspectiva durana A escola é importante porque é lá que as crianças aprendem a obedecer por isso depois da visita à Câmara Municipal Raquel vais levou a equipe da Univesp Tv a Escola Municipal de Educação Infantil de Águas de São Pedro vão falar como todo dia a gente fala das regrinhas Quais são as palavrinhas que a gente usa por fa e quando
você machuca o amigo que que você fala descul para ele o sistema educacional tem papel Central porque é o lugar por Excelência em que os jovens são apresentados a a às orientações que a sociedade espera deles a visão dele da da da da educação é a da formação de cidadãos integrados na sua sociedade digamos assim disciplinados o que não não significa necessariamente submissos ele durk não era um homem avesso a a a a exigências eh democráticas mas era um homem digamos com um uma visão examente Severa extremamente Severa da sociedade aliás é o mais Severo
dos grandes clássicos e o material a gente pode rasgar pode acho que a primeira coisa que me chamou muito atenção foi na na gravação que foi feita há pouco da professora com as crianças eh eu fiquei pensando nas coisas que ele escreveu sobre o processo de educação moral sobre a importância disso como a primeira etapa de inserção da criança na vida social que as crianças tinham um grande esforço de corresponder às expectativas da professora e elas tinham esse grande interesse em aprender as regras em mostrar que sabiam as regras mesmo quando falavam coisas que não
eram perguntadas mas ali naquele momento o que importa não é tanto o conteúdo do que tá sendo ensinado mas a formação no espírito da criança dessa disposição de se integrar ao grupo aí a tia fala assim abaixa o volume Não é abaixa gente fala mais baixo não é a a mee no eu Meo no volume PR PR baixar esse volume e a gente pode traduzir isso que a gente viu pelo conceito que o durka utiliza de espírito de adesão ao grupo é um nome que é um pouco estranho mas o espírito de adesão ao grupo
é justamente isso você sentir que faz parte de alguma coisa e é uma coisa que você gosta de fazer parte é algo que te faz bem porque ele considera o homem como um ser social e e por isso ele realiza a sua natureza na vida coletiva e isso é uma coisa que traz uma certa satisfação pro indivíduo porque ele se vivesse sozinho pro durka ele não seria plenamente homem que que acontece lembra o que que acontece quando todo mundo começa falar você não entende nada isso mesmo a tia Ana não entende nada esse é É
o princípio dessa vida dessa vida em sociedade que significa o qu você aprender a respeitar as regras que existem na sociedade você aprender a amar o grupo do qual você faz parte e é você também aprender a começar a aprender a se colocar nesse mundo esse já seria o começo daquilo que o dur chama de espírito de disciplina você começar a refletir sobre essas regras que existem quando a professora por exemplo perguntava Qual é a regra e por a gente tem essa regra tudo isso faz parte desse exercício desse espírito de autonomia que é aprendido
desde muito cedo pelas crianças e que faz parte da dessa exigência desse mundo moderno que é de crianças que não apenas sabem obedecer Mas que também sabem o porquê das regras também sabem questionar sabem por seguem aquelas regras as formas de convivência na sociedade por serem sociais portanto também culturais elas não são naturais e a tendência e espontânea e cotidiana das pessoas é tomar como se fosse naturais e o processo eh educativo tem que fazer frente a isso você não pode pensar o teu mundo o teu mundo social como sendo uma coisa que é dada
com a mesma naturalidade de um de uma árvore né você tem que pensar com uma coisa dinâmica que tem a ver com a tua inserção no mundo que sempre apresenta alternativas e que as alternativas não são assim simplesmente fantasiosas você tem que conhecer o mundo tal como é para poder saber o que que é possível você tem que dissolver o caráter assim de suposta naturalidade das relações entre os homens para poder se localizar e poder contribuir na formação de de novos integrantes da da sociedade Ah então Durkheim via a escola como transmissora das orientações da
sociedade responsável pela formação do ser social a uc tamb um fal o ser social ele ele tá encarnado nisso que o chama de representações coletivas que são todas as ideias e sentimentos que nós Compartilhamos e que estão encarnados em primeiro lugar sobretudo nos códigos jurídicos Nos romances na poesia nos ditos populares nas nossas na nossa maneira de vestir tudo isso diz respeito a esse ser coletivo e esse ser coletivo ele de certa maneira encarnado emada ciência particular e e tá em interação constante com ser individual mas ele ele tá acima dos indivíduos tanto nos indivíduos
dessa geração e e parte da Sobrevivência desse ser coletivo eh diz respeito ao fato de que ele é transmitido de uma geração a outra através da educação Emir Durkheim viveu na França de 1858 a 1917 ele assistiu a segunda revolução industrial e a consolidação do capitalismo na Europa foi essa sociedade que Durkheim pensou a questão que a obra dele procurou responder é que laços se formam entre os homens e que constitui a sociedade eu quero saber o que que produz laços E aí eu não tenho outro jeito sen não procurar Quais são os imperativos que
pelo fato dos homens viverem uns com os outros se impõe aos homens esses imperativos eu vou chamar ele chamaria de imperativos Morais moral aí não significa necessariamente a uma doutrina dos bons das boas ações e dos bons cones moral aparece no seu sentido mais amplo de costumes eh e formas de de de de de fazer formas de existir no interior de uma associação qualquer tem muito a ver com a ideia de ética isso só posso eh encontrar se eu puder demonstrar que a sociedade não é uma mera agregação de interesses mas é exatamente um ente
moral um ente capaz de levar os homens a se associarem ao invés de se afastarem a preocupação grande dele é com o tipo de sociedade que tem a marca capitalista durkin e KL Marx analisaram a mesma Sociedade do século X Mas durkin tinha uma concepção de sociedade diferente de Marx no entender dele isso diz muito a respeito do modo como dur vê a sociedade no entender dele Marx comete um um erro que nem era só ele a cometer mas Ele comete de maneira muito forte que é o seguinte achar que você pode encontrar na economia
a explicação para o modo como a sociedade se organiza e ele dizia isso é impossível porque a economia não tem capacidade adora veja o caso do mercado o mercado não é uma forma de organizar a sociedade pelo contrário a o mercado é dissolvente de relações sociais ele não é aglutinador o que eu tenho é que procurar alguma outra fonte de aglutinação de para usar o termo que ele usava solidariedade dos homens da sociedade solidariedade aí significa laços entre eles não significa necessariamente laços bondosos digamos laços entre os a gente uma equipe com 44 funcionários que
vão desde a limpeza cozinha monitores professores professores especialistas professor coordenador secretário e atendente é como se fosse a a pecinha de uma máquina para ela engrenar né então quando falta uma pecinha o negócio ele pode funcionar Mas vai ser mais difícil entendeu o ideal é que eu tenha 100% dos funcionários dentro da escola senão um tem que cumprir a função do outro aí nem uma coisa nem outra acaba sendo bem feita se não tivesse feiro a escola seria imunda Se não tivesse o merendeiro a gente não podia lanchar e se não tivesse professor na sala
de aula a gente não iria aprender esse exemplo cotidiano de solidariedade entre os indivíduos é assunto do livro da divisão do trabalho social escrito por durkhein em 1893 nesse livro ele define os termos solidariedade e anomia anomia é um termo fundamental nele exatamente literalmente significa ausência de normas mas não é bem que não haja Norma O que há na pra doim é que em certos momentos em sociedades altamente complexas como essa que nós vivemos o sujeito está exposto a um conjunto pouco articulado de normas e muitas vezes conflitantes então ele não sabe para que lado
vai ele não sabe muito bem para que lado seguir e ele encontraria isso em alta escala na na eh sociedade e diria pequenos grupos de convivência dos jovens estabelecem certas normas que colidem com normas da escola que por sua vez colidem com normas do do do do do emprego e por aí vai por onde vai se orientar o jovem especialmente Aliás ele provavelmente viria como a a o segmento mais mais penalizado das sociedades contemporâneas os jovens durka é um homem preocupado com as instituições mais do que com os indivíduos nesse sentido ele tá no extremo
oposto ao seu grande contemporâneo Max Weber né é o extremo oposto quer dizer enquanto dur olha Mas quais são as formas de organização que se impõe aos homens os os os dão referência para agir o VB diria Não eu quero saber quais são as orientações que os homens os indivíduos imprimem a suação e como é que na relação entre eles eles vão aos poucos criando a rede na qual continuarão a interagir Mas isso é uma outra história que fica para um próximo encontro l