Fiz um vídeo no final do ano passado, desejando Feliz Natal e um Ano Novo cheio de alegria, para aqueles que frequentam o nosso canal. E recebi uma, um comentário de uma menina chamada Aline Zuany, ela diz assim: "Drw, faz vídeos de perguntas que enviamos, com respostas suas sobre dúvidas da medicina. Feliz Natal e 2016.
" Pra você também Aline. A propósito, eu vou começar, falando sobre os comentários enviados pelo Malcom Vidrall. O Malcom diz o seguinte: "Por favor faz vídeo da série sobre mitos e verdades sobre a gripe, eu vi você fazer essa série a muito tempo, e quando digo que você disse sobre a gripe, o pessoal não acredita.
. . Já procurei esses vídeos, mas não achei".
Eu acho que é difícil de achar mesmo, Malcom, porque nem eu lembro direito dessa série. Mas essa pergunta vem num momento propício, porque casualmente, eu tô bem resfriado nestes dias. E é a diferença entre a gripe e o resfriado é uma diferença muito clara, embora na prática todo mundo confunda.
Aliás, na prática a pessoa espirrou, diz que está gripada. Bateu um vento, ela acha que pegou gripe. É.
. . Pegou uma friagem, ela acha que pegou gripe também.
Na verdade, gripes e resfriados são doenças provocadas por vírus. São doenças que têm sintomas semelhantes, mas há muitas diferenças entre elas. Por exemplo: as duas dão dor de garganta, coriza, nariz fica meio pingando, aquela coisa congestionada, olhos avermelhados, podem dar febre.
Mas as semelhanças param aí. No caso, o resfriado é provocado por uma quantidade enorme de vírus. Vírus que não têm relação uns com os outros.
Em comum, eles têm o fato de atacar as mucosas respiratórias. . .
. . .
e só. Esses vírus são mais de duzentos, por isso que a gente pega dois, três resfriados, às vezes no ano que a gente adquire imunidade contra um, mas não contra os outros. Esses vírus acometem a parte alta do sistema respiratório: garganta, um pouco da traqueia, os brônquios maiores, e aqui as mucosas do nariz e dos seios da face, provocando esse corrimento nasal muito característico.
Resfriado cura em dois a cinco dias. . .
e acabou. Os sintomas dão um pouco de quebradeira, mas você consegue tocar o seu dia a dia, embora seja um pouquinho prejudicado pelo desânimo, mas você tem força muscular e condição até de trabalhar. A gripe é diferente.
A gripe é provocada pelo vírus influenza, e esse vírus influenza é o mesmo vírus que vai sofrendo mutações, por isso que a vacina da gripe funciona um ano, não funciona no ano seguinte. Esses vírus provocam uma infecção muito mais grave, também dão dor de garganta, coriza, e dão tosse, mas eles comprometem as vias aéreas inferiores. Os pequenos brônquios.
Então dá uma tosse mais forte, e a infecção é mais grave. Enquanto resfriado dá uma febrícula 37 e pouco, 37. 5, 37.
7. A gripe da febre é mais alta, uma febre que passa de 38 graus, e ela derruba, porque o vírus dá dores musculares, um cansaço absurdo. Eu costumo usar como critério de separação, quando alguém me diz: - Ah, eu peguei uma gripe, doutor, mês passado.
Eu pergunto: - foi trabalhar? Se ele disser: - Olha eu fui, mas eu não aguentei, tive que voltar pra casa. Provavelmente é gripe.
Se ele disser: - Não, eu fui trabalhar até consegui, mas meio um mal estar, me arrastando um pouco. Foi resfriado. A gripe joga você na cama, você não tem escapatória.
Nós pegamos muito mais resfriados no decorrer do ano, do que gripes. As gripes são felizmente, são eventos mais raros e mais complicados. Muitas pessoas de idade, acabam tendo complicações, pneumonias, etc.
e eventualmente, perdem a vida depois de quadros gripais. Então essa é a diferença fundamental. Esses espirros que a gente dá quando vai na geladeira, quando abre a geladeira que recebe aquele ar frio, ou quando viram o tempo.
. . Esses espirros, em geral, não são nem gripe, nem resfriado.
Esses espirros são mais relacionados a quadros alérgicos, e há mecanismos de defesa do próprio aparelho respiratório. Vem aquele ar frio, e o que ele faz para se defender? Ele faz você espirrar.
Então, espirro não quer dizer gripe, não quer dizer resfriado. Gripes e resfriados são doenças provocadas, provocadas por vírus, sem o vírus, você pode apanhar friagem que você quiser. Já imaginou se a friagem que fosse responsável por essas infecções?
E quem mora no Canadá? E quem mora na Noruega? A maioria dos casos da doença, ocorre por complicações de um resfriado e gripe, e não requerem tratamento específico.
Mas algumas pequenas medidas, podem ajudar a aliviar os sintomas.