Como Escrever Histórias: Perguntas #1

76.68k views2764 WordsCopy TextShare
raoni marqs
Para comprar o livro Como Escrever Histórias: https://www.bendaora.com/shop Deixe as suas perguntas...
Video Transcript:
oi meu nome é roni max é como escrever histórias como essa é a última quinta-feira do mês a gente vai responder algumas perguntas o bruno cardoso que é do nosso grupo não apoia se mandou como escolher o melhor ponto de vista para narrar a história extrair mais do personagem alguma regra e o tiago amorim também pediu para explanar sobre diferentes pontos de vista alguma regra é regra no rapaz a diferença entre primeira e terceira pessoa a relação do narrador com a história em terceira pessoa o narrador conta o que houve mas em primeira pessoa o
narrador conta o que houve com ele mesmo as vantagens de um narrador em terceira pessoa que ele pode falar o que está rolando com vários personagens e lugares diferentes e até saber o que estão pensando ou sentindo enquanto em primeira pessoa você só pode contar o que não há dor ver ouvir e só sabe o que ele está pensando mas a vantagem de um narrador em primeira pessoa que você realmente conhece aquela pessoa narrando a história porque vendo a história através dos olhos dela você é aquela pessoa então é muito mais fácil transmitir emoções através
do narrador quando está em primeira pessoa pensando que a sua história precisa contar se ela precisa contar sobre várias pessoas que se encontram e desencontram em vários lugares diferentes narrador em terceira pessoa pode ser melhor se você tem uma história em que as emoções sensações de uma personagem só são o foco da história narra em primeira pessoa pode ser mais interessante mas se o seu coração nada te impede de narra algumas partes em primeira pessoa e outras em terceira na mesma história dependendo da situação mas o que quiser o diego freitas falou além de estilo
documentário explicado no vídeo dos incríveis quais são as outras técnicas práticas para criar suspensão de descrença essencialmente as melhores técnicas para isso são equilíbrio no seu universo e empatia nos seus personagens sobre o equilíbrio pensa em nada vem de graça as coisas têm um preço e as ações têm consequências por exemplo no fundo meta o álcool emite cada minuto naquele negócio te lembra que tudo que é mágico funciona baseado na lei da troca equivalente porque porque nada vem de graça e se você tenta fazer uma mágica para criar pessoas qualquer coisa proibida o universo vai
levar o seu corpo embora porque porque ações têm sequências sobre a empatia o meu exemplo o favorito é o que o black na ida fala sobre o começo do ali você vai assistir essa história sobre pessoas viajando pelo espaço e sendo atacadas por um extraterrestre do mal como que o filme começa o filme começa com todo mundo acordando no meio da viagem discutindo se eles vão receber hora extra por ter acordado naquela parte da viagem ou não é incrível como essa conversa ela transforma astronautas em caminhoneiros assim você se identifica automaticamente com os personagens e
não duvida mais deles porque por mais absurdos que sejam os acontecimentos da trama você já tem uma empatia pelos personagens o ricardo tokumoto querido riot mandou falar da jornada da heroína não tem não tem pergunta apenas fala aí o seguinte existe um equivalente feminino para a jornada do herói ela foi criado por uma mulher chamada morrem murdock ela publicou um livro chamado a jornada da heroína em 1990 os estágios da jornada delas são parecidos com os do kindle e do volume mas os valores que eles carregam tem muito mais a ver com energia feminina e
com a idéia de uma jornada que seja mais próxima da sensibilidade da mulher do que a jornada do herói eu ainda preciso entender melhor como ela funciona porque olhando os estágios pelos nomes é muito fácil você criar um paralelo falando é igual à jornada do herói só que no lugar uma mulher e não é o livro dela já está na lista de livros para comprar porque ainda não têm inclusive essa é a nossa primeira meta numa coisa que a gente já está quase batendo assim que a campanha é alcançar 500 reais a gente vai poder
comprar mais livros estudar direito e daí sim eu posso falar direito sobre o assunto o yuri hortinha o time celeste perguntou existe história além do monomito quer dizer tem outros modelos de estruturas nativos sim existem cuidado porque muita gente fala do paradigma do citi field da pirâmide de fritar e como se fossem outra estrutura narrativa mas é tudo igual à jornada do herói é tudo começo meio e fim também tem um monte de tipo de história que não tem nada a ver com a estrutura mas mais com que a história conta tipo narrativa linear circular
fraturada prada ou a história de ideia história do personagem história de crescimento da história do evento história do mundo o problema dessas definições é que ela sobrepõe muito você pode dizer que o mágico de oz é uma história do personagem porque foca na dora tinha uma história de crescimento porque adoro te amadurece que é uma história circular porque ela sai do kansas e volta para o kansas que é uma narrativa emoldurada por que começa no kansas e termina no kansas que é uma história do mundo porque adoro te explora terra mágico de oz ou só
que a jornada do herói então me concentrar e não tinha aqui fala sobre a área que trama mini trama e anti trama a arquitetura é o básico é um personagem que vai em busca de um desejo luta contra os obstáculos externos do caminho até concluir um final definitivo a mini trama uma versão disso com alguns elementos a menos ela trata mais de conflitos internos de protagonistas passivos e de finais abertos costumam são os filmes arrastados que a galera na faculdade de cinema vai falar que são geniais e anti trama quando o autor realmente torce os
elementos da arquitetura em busca de uma história que não segue as convenções daqui trama principalmente a parte da realidade consistente uma aqueles trabalhos exemplo de cada um mas acho que o melhor para entender onde trama é monty python em busca do cálice sagrado um exemplo de mim e trama seriam vários bairros onde de série d com a mosca do bric bete e um exemplo de ar que trama é qualquer filme da marca e mais alguém do nosso grupo de queridos apoiadores e organiza mote falou reúne sempre peço minhas histórias elas vêem cenas aleatórias e escreveu
assim mesmo para não esquecer o que é ótimo escreva assim mesmo pra não esquecer mas a minha dificuldade como conectá las dentro da narrativa existe alguma técnica o exercício para ajudar nisso e também perguntou outra questão é sobre o detalhamento da descrição tanto do ambiente quando um dos personagens qual o limite para que não fique cansativo o superficial demais sobre a sua primeira pergunta a nota todas as suas cenas em papeizinhos coloca eles na ordem que você acha que eles acontecem na história um depois do outro e agora pensa em quais cenas ligaria uma cena
na outra o problema de pensar em cenas aleatórias aqui você pode acabar com uma história sem eixo sem uma idéia central mas tem jeito para tudo se você já sabe qual vai ser a idéia central da sua história você ajusta suas para formarem uma história coesa e coerente se você ainda não sabe e só imaginando cenas aleatórias mesmo junto a essas cenas e olhando pra ela tenta enxergar um tema em comum na maioria das cenas e daí essa vai ser a sua ideia central sobre a segunda pergunta não existe como definir esse limite então o
melhor que você pode fazer revisar e editar esse texto hoje quem tem uma solução ótima pra isso que é você escreve tudo que você tem vai até o final depois tira seis semanas de férias do seu texto depois de seis semanas você reler o que você escreveu o que você acha cansativo você diminui corta edita e o que você acha que tá faltando você adiciona usa você mesmo como editor do seu trabalho a única coisa que você precisa pra isso é você tirar férias do que você escreveu então seis semanas e daí você volta para
o seu destino o raul félix mandou bem complexa que é muitas histórias usando de flashback para esconder de você é uma informação importante revelar isso só lá na frente ele deu como exemplo a amnésia os dois macacos o sexto sentido e o grande truque como isso se aplica na estrutura de começo meio e fim e na ideia de começar na raul mais tarde possível o que esses finais precisam para funcionar é uma coisa que a gente chama de forjar owen é quando você planta indícios ou dicas do seu final no decorrer da sua história para
quando você chegar nessa final surpreendente essas dicas índices vão ser esses flashback de que val falou mas o principal sobre fawcett não é que essas dicas começam com uma idéia principal que une tudo que você vai contar então no começo você introduz as idéias no meio você planta todas essas dicas de que tem alguma coisa acontecendo e no final você colhe todas essas dicas e mostra qual é a verdade por trás delas ea verdade vai ser a idéia é que você introduziu no começo esse começo vai ser quando você precisa começar a contar sua história
porque antes dele não tem nada que a gente precisa saber e depois dele nós ficaríamos sem uma informação importante para compreender a história toda no grande truque por exemplo no começo do filme chegou à conclusão de que tudo que o mágico velho faz o fim seja em volta do truque de mágica dele no meio do filme christian bale ouvir a mulher dele reclamar às vezes ele fala eu te amo mas não é verdade no fim a gente descobre que tem um irmão gêmeo ou seja o fim explica porque a rebecca hall reclamava da sinceridade do
marido e como christian bale fez a vida dele gira em torno do truque de mágica que faz igual velhinho no começo a história começou mais tarde possível mostrando a ideia que vale o conflito ea resolução então ela planta os elementos que vão gerar o conflito desenvolve esse conflito e chega a uma conclusão inevitável que reúne todos os elementos da história o carlos gatto perguntou como a gente aprende a desenvolver postos e clímax mais complexos e interessantes ele também perguntou se eu pretendo lançar quadrinhos novos em breve sim trabalhando a relação entre expectativa e realidade você
usa o forte cheiro ruim que a gente acabou de falar para plantar uma expectativa na cabeça do seu público e depois você surpreende ele com outro resultado tenta distrair o seu leitor contudo que não leve o verdadeiro resultado da sua história quando chegar no final você tá na cara deles com final que eles não esperavam apesar disso funciona muito bem pra prot tuítes clima esses são mais complicados porque eles precisam ser o ponto emocional mais alto na sua história então o que você precisa fazer é trabalhar todos os elementos na sua história em função do
seu clímax seja qual for a resolução da sua história tudo nela têm de convergir para esse momento todas as idéias as emoções os valores que a história tem se encontram para formar esse clímax que no conceito de começo meio e fim é quando o seu conflito se resolve em uma conclusão inevitável gustavo bela perguntou simples e rápido como tornar diálogos mais verossímeis o que a palavra ótima pra ele não falou de alguns melhores e não falou de aulas mais interessantes mas só verossímeis eu acho melhor jeito pra tornar diálogos mais verossímeis repetiu que está escrevendo
em voz alta só diz tudo o que está escrevendo em voz alta e ver como sua a jéssica blanco perguntou em qual filme você gostaria de ter trabalhado em qual função eu queria ter escrito também maus que é o meu filme favorito e é ridículo de bom e cada vez que eu assisto o discurso mais coisas um dia vou fazer um vídeo só sobre esse filme porque esse filme é eu ela desenvolveu a paixão por esse time logo antes de entrar na faculdade e quando eu estava na faculdade eu pensava que eu quero fazer aquele
filme eu quero fazer aquilo ali porque é muito bom como ele diz associa essa idéia de que as coisas têm que ser de que aquilo tem que fazer parte da realidade e ele só faz um negócio muito bonito e di clemente bem escrito então queria ter escrito aquele estilo e ogan santana perguntou como arranjar forças para escrever histórias depois de uma rotina cansativa de trabalho eu vi uma dica muito boa de um ilustrador que falava que nos dias em que ele estava cansado demais para chegar em casa e ainda praticadas em ambiental ele se dedicava
a fazer uma linha só uma linha se ele fizesse uma linha ele teria cumprido o exercício do dia porque porque descobriu que depois que reunia todos os materiais preparar o espaço dele sentava para desenhar ele conseguiu desenhar por horas porque o mais difícil era começar ela tomar esse momento de portagens vai fazer isso tipo ir pra academia então eu diria para se dedicar a adicionar uma palavra no que quer que você esteja escrevendo pega tudo preparar seu espaço e escreve uma palavra se for só que você conseguir já vai ter sido mais um pouquinho que
você dedicou este objetivo porque uma coisa muito importante para lembrar que seu esforço nunca volta cada um pouquinho que você faz só adiciona uma pilha de pequenas coisas que você tem que fazer para conseguir terminar sua história então mesmo que você só escreva uma palavra você já vai estar uma palavra mais próximo do fim dessa história então não se preocupe em fazer tudo faça bem pouco se você não tem energia no fim do dia se dedica a fazer o mínimo possível eu porque pelo menos e fez alguma coisa cabelo me perguntou como lidar com a
autossabotagem antes mesmo de começar começa só começa apenas como eu digo isso baseado no em mim mesmo baseado nesse nesse vídeo que estão bem porque eu passei muitos meses pensando nossa eu devia voltar a fazer aqueles vídeos ensinando as pessoas as coisas que eu aprendi sobre como escrever porque o negócio desse canal é que eu passei eu me formei em cinema e saí de lá sem saber todas as coisas que eu sei hoje e as coisas que aprendi foi um só lendo livros e é muito engraçado que são pequenas coisas que você precisa saber que
te ajudam muito que deram estradas estradas de coisas que você pode fazer então só começa porque não vai estar do jeito que você quer que esteja mas vai chegar lá porque não vai chegar nunca quando você não começou eu passei muito tempo pensando nossa não sei como vai ser ainda não posso começar a partir do momento em que decidi pouquíssimo para fazer o primeiro vídeo eu falei eu vou falar disso e depois eu pensei os vídeos sons e slides que vai ser super fácil de fazer e eu vou conseguir controlar isso e fazem pouco tempo
e depois decidir as cores e os pincéis do photoshop que eu precisava pra escrever os slides foi um mínimo de decisões que eu tomei e só fui fiz então se você tá tendo esses problemas porque é real a autossabotagem antes de começar é real só começa só começa porque não vai ser o que você quer assim você começar mas só vai chegar no que você quer depois que você começar então comece ninguém liga ninguém sabe como você espera que seja então ninguém vai ligar se você tá achando que a eni tá bom só vai por
hoje é só toda última quinta-feira do mês a gente vai só esconder perguntas então vou mandando as perguntas de vocês você pode mandar perguntas dos nossos grupos do facebook você faz parte do nosso após se você não faz parte faça parte do nosso apoia se você pode mandar perguntas nos comentários dos vídeos ou no meu twitter a roni max até mais
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com