Colossenses 1 | Rev. Augustus Nicodemos | 75 Anos 1ª IPBMOC

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queridos irmãos quero saudar a todos com a paz do senhor jesus quero agradecer o convite para estar presente nessa ocasião dos 75 anos de organização lembrando da primeira igreja presbiteriana de montes claros privilégio para mim estar aqui fraga saudação do supremo concílio da igreja presbiteriana do brasil e da igreja irmã primeira igreja presbiteriana do recife onde eu sigo como pastor durante o tempo que nós estaremos juntos faremos uma exposição da carta aos colossenses cujo tema é a pessoa de cristo então queria o meu plano é o seguinte como são quatro vezes coincidentemente a carta aos
colossenses tem quatro capítulos então um capítulo por noite faço o pregador tranquilo divisão natural não precisei quebrar a cabeça de como iria distribuir porque texto já já favorece isso então hoje nós vamos cobrir o capítulo 11 onde o foco é um hino à cristo que exalta sua pessoa e sua obra que vai no verso 15 até o verso 20 depois nós manhã mercê de deus nós iremos ver o capítulo 2 cujo foco é a resposta que paulo dar os falsos mestres que estavam penetrando na igreja de colossos aí ficaria no verso 8 até o final
depois na sexta feira de manhã às 11 o capítulo 3 onde paulo começa a desenvolver as implicações práticas daquilo que lhe ensinou a respeito da pessoa de cristo e da obra de cristo e finalmente na sexta à noite nós continuaremos desenvolvendo essa essas implicações capítulos 3 e 4 são a parte prática da carta aos colossenses vamos orar mais uma vez the run que o nosso deus nos oriente na compreensão da sua palavra o pai nós estamos diante da tua revelação escrita nós pedimos que tem o espírito santo nos conduza na compreensão da mesma nós queremos
aprender mais sobre a pessoa do seu filho jesus e da extensão suficiência e validade da sua obra se alguém aqui nessa noite que ainda não compreendeu plenamente as implicações da encarnação da morte e ressurreição de jesus cristo nós pedimos que seus olhos sejam abertos nesta noite e que possa sair maravilhado da pessoa do salvador nessa noite é o que nós pedimos no nome dele amém eles apenas um pouco de introdução para nós contextualizarmos a nossa carta colossenses é uma das cartas da prisão onde estava preso em roma aguardando julgamento da parte do imperador a quem
ele havia pelado quando recebe a visita de um obreiro chamado é palavras e palavras provavelmente se converteu de baixo do ministério de paulo quando paulo ministrava em éfeso o texto de atos nos diz que durante mais de dois anos paulo ministrou naquela cidade de lá o evangelho se espalhou por toda a província da ásia na qual é o peso era a capital talvez é para se converte ali vai para uma cidade próxima chamada colossus e ali começam uma igreja então fundador da igreja de colóquios não é paulo mas um discípulo de paulo após algum tempo
mas não temos exatamente idéia de quanto tempo é para acesso aprendido com a chegada na igreja de colossos de alguns mestres que trazia um evangelho diferente daquele que tinha aprendido com o apóstolo paulo e é para a crescente dificuldade em confrontar aqueles mestre está uma complexidade da doutrina que eles traziam então ele resolve fazer a viagem lá de colóquios até roma une paulo está preso para falar com o seu mestre e ele traz não somente boas notícias da vida da igreja como a igreja progride vai bem que motivo inclusive de ação de graças da parte
de paulo como nós iremos vem mas ele também traz a sua preocupação tipo assim paulo eu não sei como rebater esse ensino ensino é muito complexo e eu precisaria dada sua ajuda nisso aí porque alguns membros da igreja já parecem estar pessoal atingidos ou estão dando ouvidos a esses mestres e eu tenho receio de que eu não possa conter o avanço deles dentro da igreja ao então da própria prisão escreve essa carta onde ele agradece a aos colossenses agradece a deus pelos colossenses ele sabe dos colossenses pelas notícias trazidas por é palavras e ele então
na reputação dessa perigosa heresia e o foco de paula responder a esse falso ensino destacando a pessoa de crise que ele é ea suficiência da sua obra esse é o ponto central da carta todo mundo sabe que colossenses é parecido com efésios mas a aparência é apenas superficial que a carta aos efésios trata de eclesiologia doutrina da igreja é o foco da carne e aqui em colossenses paulo está falando o foco na pessoa de cristo à semelhança em grande parte a linguagem que é usada alguns temas são parecidos e o fato é que foram inscritos
no mesmo período da vida de paulo que era um período que ele estava na prisão então ao colossenses não é um resumo de fezes como alguns pensam porque mais curtindo que do que fezes penso que é um resumo na verdade não é trata de um assunto diferente embora é claro a linguagem é bastante parecido então é palavras deve ter voltado para a colossus levando essa cartinha na sua mão e lido a carta na presença de toda a igreja é a palavra ah ah ah a carta escrita pelo apóstolo paulo paulo também de um outro pedido
preparadas ele queria que é palavras a lembrasse a igreja de que ele tinha escrito uma outra carta também que era pra igreja dos laudos 6 laudicéia ficava perto de colossos só eram três cidades próximas épocas o palocci laudicéia paulo escreveu carta a 3 a todas as três a gente tem a carga df sua carta de colóquio só não tenha carta de laudes é mais paulo recomenda a leitura dela no final da carta de colossos onde ele diz não venceu 16 uma vez liderança epístola perante vós providencial porque seja também lida na igreja dos lounges em
si e os enviados de laudicéia lady igualmente perante vós o favor de paulo queria palavras é que ele se essa carta na igreja de colóquios depois levá se lê se na igreja dos laudos censo provavelmente porque a infecção teológica já havia alcançado inclusive a igreja de lao tsé e aproveitar para ler também a carta que paulo escreveu para a igreja de laudos é que nós não temos não me pergunte o que iria acontecer se um dia descobrir se a carta de paulo aos lobbies em se a gente colocar areia na bíblia sim ou não não
sei a resposta para essa pergunta não vou entrar nisso aqui mas então esse é o nosso plano é se a carta e é a razão pela qual ela foi escrita então hoje à noite vamos ver o capítulo primeiro onde o apóstolo paulo faz a introdução costumeira saudações hora pelos colossenses falar da pessoa de cristo e do ministério que cristo confiou pra ele vamos ver primeiro prefácio a saudação versus 1 e 2 paulo apóstolo de cristo jesus com vontade de deus e irmão de mote uau santos e fiéis irmãos em cristo que se encontra em colossus
graça e paz a vós outros da parte de deus nosso pai a introdução segue o padrão modelo das cartas das cartas e epístolas daquela época diferentemente de nós né a carta começa se identificando o autor de a equipa se identifica como apóstolo de jesus cristo por vontade de deus ele sempre sente necessidade de fazer isso porque durante todo seu ministério paulo foi questionado sobre a autenticidade do seu chamado apostólico já que ele não fazia parte dos 12 que foram originalmente chamado por jesus sempre havia alguém que questionava se de fato ele era uma aposta de
jesus cristo por isso que em praticamente todas as cartas que ele escreve ele diz eu sou paulo apóstolo de jesus cristo pela vontade de deus ou pela determinação de deus o termos afins então ele faz a mesma coisa aqui em seguida ele identifica os recipientes no verso dois santos e fiéis irmãos em cristo que se encontram em colossus ou seja paulo ainda considera que a igreja de colóquios é uma igreja cristã que as pessoas que estão lá são irmãos em jesus cristo apesar de que há um falso ensino em progresso dentro da igreja o que
nos leva a lembrar que mesmo igrejas boas composta de na linguagem de paulo santos e fiéis irmãos em cristo elas podem ter invasões ou atalhos feitos por falsos mestres que tentam difundir a sua heresia ea necessidade dos pastores e presbíteros sempre estar alertas para o que é ensinado para o que é pregado para o que é liberado ao acesso dos membros da sua igreja porque os falsos mestres sempre foram muitos no verso 3 até o verso 8 o apóstolo paulo há registro que recebeu informações a respeito da igreja da parte de e para frança que
ele está muito feliz pelo que ouviu e que a partir dali ele colocou a igreja de colossos no seu caderninho de oração e que quando ora pela igreja the colossus ele está grato por três coisas em particular que é para já havia falado pela fé da igreja o amor da igreja ea sua esperança vamos lá peço três damos sempre graças a deus pai de nosso senhor jesus cristo quando oramos por vós desde que ouvimos da vossa fé em cristo jesus e do amor que tem diz para com todos os santos por causa da esperança que
vos está preservada nos céus da qual antes ouvistes pela paz na verdade do evangelho que chegou até vós como também todo mundo está produzindo frutos e crescendo tal acontece entre vós desde o dia em que ouvistes entender estes a graça de deus na verdade segundo fortes instruídos por é palavras nosso amado conservo e quanto a vós outros fiel ministro de cristo jesus no verso 3 o apóstolo paulo informa a igreja dos colossenses de que sempre agradece a deus toda vez que olhava pela igreja o que já em nós desperta um sentimento da grandeza da alma
do apóstolo paulo eu queria saber quantos pastores aqui oram pela igreja dos outros a gente passa uma hora pela nossa né mas paulo orava pela igreja de palavras e ele diz que a europa toda todo mês todo dia na lista de oração de paulo está sim senhor faz da igreja é para crescer faz a igreja de prata e para se multiplicar faz a igreja de é para ser uma benção sucesso na cidade às vezes se une e pede que os colegas ordem pelas igrejas uns dos outros a cimeira a gente fica querendo que a nossa
igreja cresça mas a do irmão paulo todo dia o desde que ele tomou conhecimento da igreja de colóquios ele disse aqui que orava sem cessar por aqueles irmãos e quando ele orava ele agradecia três coisas que ele ouviu da parte é palavra 04 desde que ouvimos primeiro da vossa fé em cristo jesus sinal de que os colossenses haviam abraçado o evangelho com fome é papas havia ensinado o evangelho de cristo onde jesus é apresentado como filho de deus aquele que veio ao mundo para ser o salvador de todos aquele que crê e que por meio
dele nós temos redenção de pecados mediante a fé aos colossenses creram nesta palavra e paulo tomou conhecimento disso e agradecia a deus porque eles tinham fé na pessoa do senhor jesus paulo também ouviu segundo lugar no quadro do amor que eles para com todos os santos os colossenses não somente creram no evangelho mas demonstraram isso expressando o amor para com todos os santos santos aqui na palavra santo novo testamento é sempre usada com referência aos cristãos no seu sentido mais básico significa separado o cristão é chamado de santo na bíblia não porque ele é perfeito
mas porque ele foi separado do mundo para servir a deus portanto sendo é uma interpretação teológica equivocada aquela que transforma em santos algumas personagens da história da igreja como se elas fossem superiores aos demais cristãos são carbonizados e autorizadas a receber adoração veneração orações pedidos e assim por diante é uma interpretação errada do termo do ter não significa ao chamar a na bíblia quando alguém chamar o outro de santo não quer dizer que ele era mais espiritual ou no status superior aos demais simplesmente que ele era crente era separado do mundo para servir a deus
como todos os clientes são então nós poderiam muito bem usar esse termo hoje a gente chama de irmãos mas nós podíamos chamados santos também é biblicamente correto só que o termo em português ele tomou essa conotação de alguma coisa sem defeito alguma coisa perfeita o que não cabe para nós né nós somos os santos pecadores nós somos santos imperfeitos então por isso o termo é usado mas era assim que os cristãos se chamavam naquela época paulo diz que a igreja de colossos de um grande amor para com os seus é uma igreja que se chamava
o amor para com todos os santos para com todos os cristãos eles expressaram este amor de diversas maneiras terceiro lugar para dar graças a deus quando morava pelos colossenses porque ele ouviu falar da esperança que eles tinham na vida eterna que chegaria mediante a vinda do senhor jesus quando eles aqui da esperança que vos está preservada nos céus mais uma vez o vocabulário a palavra esperança no novo testamento ela não tem a conotação de incerteza que esperança em português quando a gente diz assim eu espero que aquilo vai dar certo a gente a expressão na
certa dúvida mas a ter uma esperança no novo testamento ele carrega certeza a coisa é você espera uma coisa certa então quando a bíblia fala a esperança da nossa salvação quando paulo dizem esperança fomos salvos não é que a dúvida é que o termo em na língua grega significa e certeza é você esperar alguma coisa que é certa então os crentes the colossus tinham fé em jesus amor para com todos os santos ea certeza da vida que lhes estava prometida 1 e que estava reservada nos céus a referência é a pessoa de crise o que
está preservado nos céus e que nós temos certeza de que virá e esperamos essa chegada só pode ser a pessoa do senhor jesus cristo e aqui então você tem essa trilha de fé esperança e amor que são estrelas três virtudes que geralmente são destacados pelo apóstolo paulo adiante as demais virtudes como por exemplo o primeiro coríntios capítulo 13 agora pois é são esses três a fé esperança e amor dos quais há o maior de todos é o amor ao todo dia agradecendo a deus pela igreja do colega e palavras quero igreja de crentes que se
amavam e viviam na expectativa da vinda do senhor jesus cristo final do verso 5 até o verso 8 paulo relembra de que maneira eles chegaram até esse ponto eles tinham ouvido a respeito de cristo pela palavra da verdade do evangelho foi isso que palavras têm emprego em colossus a palavra da verdade do evangelho o evangelho sempre é visto no novo testamento como sendo a verdade de deus ou seja de que não há outro caminho e não há outra mensagem que produza o efeito anunciado que a redenção de pecadores ea reconciliação com deus é somente no
evangelho que deus se reconcilia com pecadores por isso o evangelho é a verdade de deus ea pregação do evangelho ea pregação da verdade do evangelho com isso que palavras pregou ali e paulo aproveita não é pra encorajar os colossenses dizendo o que acontece com você está acontecendo no mundo todo mas sei se essa palavra chegou até vós como em todo o mundo aquilo que a gente chama um exagero não é muito comum é uma figura de linguagem não chegou na cara de pau um dia chegar do evangelho em todo o mundo largas paulo inclusive que
a espanha pregar o evangelho exatamente o que eu já não tinha chegado na espanha então quando ele fala todo mundo era todo mundo habitável conhecido está falando aqui dos limites do império romano na época de paulo quando estava preso numa o evangelho já tinha se espalhado para todas as províncias do império romano e estava fazendo um progresso rápido no meio da cultura helenística grega como eles aqui está em todo mundo está produzindo fruto e crescendo a gente sabe que o século primeiro foi um período de expansão extraordinária do evangelho de cristo e eles não tinham
metade dos recursos que nós temos hoje hoje nós temos tecnologia mídia social temos dinheiro junto de emissões temos a todo tipo de recurso disponível ea velocidade de crescimento do evangelho não chega perto a daquela da igreja cristã primitiva que sem recursos sem acessos em transportes em juntas demissões e eles evangelizaram um mundo conhecido já na época do apóstolo paulo eo que está acontecendo no mundo para onde nos versos e está acontecendo entre vós desde o dia em que ouvistes entender estes a graça de deus na verdade não somente ouviram mas entenderam que muitos houve muitos
ouvem mas os que entendem são poucos e é preciso você entender a graça de deus em cristo para que você possa ser salvo por este evangelho e fazer parte da igreja de deus que cresce no mundo todo no verso 7 paulo então dá o crédito é palavra segundo fostes instruídos por é palavras nosso amado conserva mais uma vez a nobreza ea grandeza da alma de paulo é inspiração para todos os pastores é palavras era discípulo de paulo paulo apóstolo de jesus cristo com autoridade sobre as igrejas é para fazer a pastor de uma igreja uma
cidadezinha pequena colóquios lá na foz na base do rio iii lírico no vale do rio e lírico não é uma cidade sem muita importância e paulo se refere a ele como nosso amado conservo vocês meu colega de ministério é palavras paulo rangel dos colegas animando os irmãos sim nem dar carteirada não dizendo se colocando acima de palavras mas na verdade diante da igreja autorizando o pastor dela é palavras que o ministro de vocês é meu amado com servo fiel ministro de vocês em meu amado conserva a gente tem muito a aprender a pastoral tem muito
que aprender com o ministério do apóstolo paulo especialmente numa época em que falta ética faltam princípios corretos e motivações exatas para pessoas que estão no ministério fazerem de fase mas aqui está o início da carta partir do verso nove ou doze paulo agora começou a orar pelos com vocês primeiro deles pelo que dava graças agora vai orar e ele pede a eni gerais cinco coisas que nós vamos ver rapidamente 11 o que ele pede ac44 por essa razão também nós desde o dia em que ouvimos não cessamos de orar por voz e de pedir que
transborder de pleno conhecimento da sua vontade em todas a b doria entendimento espiritual a fim de viver de modo digno do senhor para o seu inteiro agrave frutificando em toda boa obra crescendo no pleno conhecimento de deus sendo fortalecidas com todo o poder segunda força da sua glória em toda perseverança e longanimidade com alegria dando graças ao pai que vos fez idôneos a parte que buscar bem da herança dos santos na luz depois de agradecer a deus pela vida dos colossenses paulo então pede quatro coisas por eles porque por melhor que a igreja esteja ela
sempre carece de orações paulo está grato pela igreja the colossus fé amor e esperança eles ouviram a verdade do evangelho eles haviam crido haviam compreendido a graça de deus mas isso não quer dizer que eles estavam prontos por isso paulo intercede agora por eles ora pelas ovelhas de palavras como nós devemos orar pelas ovelhas dos nossos colegas também não é ele ora pelas ovelhas de epá franz e ele pede quatro coisas 10 19 por essa razão também nós desde o dia em que ouvimos se você ouvir a respeito de vocês e das necessidades de vocês
não cessamos de orar por vossa oração incessante do apóstolo paulo e de pedir que aí vêm quatro coisas para as quais eu preciso antes fazer a introduzir vocês a chamada heresia the colossus para a gente entender porque paulo pede especificamente essas coisas já mencionei que a cidade estava sendo filtrada por esses mestres que se apresentavam trazendo uma mensagem diferente do evangelho na verdade que é palavras havia pregado ali e que por sua vez ele tinha aprendido com o apóstolo paulo mas exatamente o que esses mestres estava ensinando até hoje a o exato conteúdo permanece um
mistério é tão complicado ensino desses mestres que essa esse ensino ele ficou conhecido com uma heresia the colossus por que não aparece em nenhuma outra parte do novo testamento não se na carta aos colossenses e talvez tenha sido um movimento que ficou localizado ali naquela região do vale do liri que compreendia coloca os lounges é a ir à polícia talvez em outra cidade vizinha menor naquela região além o que a gente à nossa ignorância é a respeito dessa seita que estava entrando lá na igreja ela foi um pouco esclarecida no final da década de 50
do século passado quando os arqueólogos desenterraram a biblioteca gnóstica inteira na cidade de nag hamadi no egito essa biblioteca é descritos gnósticos datada do século 2 depois de cristo e era composta de cartas da na época inclusive avançou muito nosso conhecimento do estilo literário da epístola que nós encontramos aqui o gênero literário é pista aqui os colóquios é um pisto a gente pensava que era uma coisa assim meio que fora dos padrões da época mas a anágua ea biblioteca de nag hammadi mostrou que esse estilo de epístola ele era muito comum naquela época o grego
do novo testamento que as pessoas pensavam que era um grego santo que não tinha nada parecido é diferente do grego dá certo agenda do grego clássico mas é igual ao grego é que nós encontramos na biblioteca e na lógica do século segundo quero grego era falada pelo povo daí o grego do novo testamento é chamado grego kuyt e o grego comum era o grego era falada pelo povo em uma língua santo espírito santo e inventou segundo alguns estudiosos pensavam em meados do século passado e também nos deu acesso a informações sobre esse movimento chamado de
nó sismo que iniciou no século 1º floresceu no século segundo foi enfrentado pelos pais da igreja i derrotado por aí permeado final do século 3º início do século 4º quando foi declarado como sendo herético não sem fazer um grande estrago dentro da igreja cristã que nós isso foi a primeira grande heresia cristã depois do do legalismo do judaizantes que nós encontramos por exemplo na carta aos gálatas e que é combatido veementemente pelo apóstolo paulo o que vemos em colossus é uma mistura de cristianismo judaísmo e um de nós sismo incipiente ou principiante começando ainda introdutório
misturado com idéias místicas tudo isso unido pelo pensamento do analista baseado nas idéias do genial platão e na época já era já não era platonismo já era um neoplatonismo é um balaio de gato mesmo então é essa esse ensino primeiro ele se apresentava como sendo um ensino cristão ele teria origem dentro dia das igrejas cristãs porque eles não negavam aparentemente a pessoa de cristo a pessoa de deus a obra em questão legal depois eles tinham elementos taiko eles pareciam querer pareciam querer não eles queriam que os colossenses submeter se às exigências da lei de moisés
para serem salvos depois a gente é surpreendido porque parece que eles também por conta do pensamento do a lista que fazia separação entre espírito e matéria eles queriam diz acreditar encarnação de cristo como é que cristo pode ser matéria tem um corpo físico se deus é espírito e espírito e matéria são antagônicos se que a visão de platão né platão dividir a realidade em dois mundos o mundo das idéias dos conceitos mundo da perfeição e o mundo material que era o reflexo perfeito exemplo esse copo aqui é um reflexo imperfeito do copo ideal do conceito
ideal de copo que está no mundo das idéias então o tudo que foi o material que você pode tocar sentir isso é inferior e intrinsecamente mau então se você leva esse pensamento para a encarnação de cristo se você é um é o plantonista então você vai ter dificuldade como é que deus que é espírito ele assume a natureza humana que é matéria intrinsecamente mais você vai ter problema com a ressurreição porque deus haveria de ressuscitar um cadáver qual o valor de um cadáver se deus está no mundo das idéias de deus é espírito salvação espiritual
atrás problema por casamento é sexo é a parte suja do casamento porque envolve corpos ea gente vai encontrar esse problema problema na igreja de corinto no capítulo 7 onde paulo vai ter que dizer não irmão se casou sexo é de vida tem pagar a dívida não tem isso de moeda de troca não porque tinha gente lá querendo fazer votos de celibato casado influenciou muito a igreja cristã essa visão neoplatônica nos na idade média foi isso que deu e desembocou no a idéia de que o celibato é superior ou a a a ficar casado daí os
associados e bata obrigatório dos padres a perpétua virgindade de maria porque estado de virgínia superior daquele que é casado e outras idéias que infectaram a igreja cristã durante o período medieval que depois foi corrigido pela reforma protestante mas tudo tem origem nesse pensamento nem o platônico nessa nesse caldeirão de idéias do século 1º e se misturava judaísmo idéias cristãs esse dualismo grego e também as idéias gnosis e machismo é um caso à parte o gnosticismo mais desenvolvido ele dizia que para que você seja salvo você tem que ter um certo conhecimento secreto por isso o
nome que nós precisamos na palavra grega que nós e que significa conhecimento o que nós tico é alguém que tem de 9 conhecimento esse conhecimento não tinha sido dado aos apóstolos mas cristo reservou para esses mestres agora que teriam a última revelação de deus deus revelou a eles a verdade final a de nozes salvador e qual era seguir nosso salvador é que entre nós e deus existe um player ou uma um espaço uma plenitude que está ocupada por seres celestes anjos chamados de íons ou então de ruth mentos desse mundo esse é o tema que
aparece na biblioteca de norte os espíritos elementares desse mundo que estão entre nós e deus e que eles têm de ser pacificadas e apaziguado se você quiser chegar até deus então para você chegar até deus e tem que crescer jesus cristo guardar lei de moisés mortificar o seu corpo que a prisão da alma adorar os anjos e assim você vai ascender até chegar à plenitude até chegar à a presença de deus quando você então será perfeito era isso provavelmente que esses mestres estavam oferecendo aos colossenses acho que a pegada deles era essa hora eu sei
que vocês paulo aliás é palavras que é discípulo de paulo ensino a vocês que vocês são salvo mediante jesus cristo mas isso aí é só o começo a verdade mais completa é essa daqui além de três jesus cristo sem guardar a lei de moisés você tem que aturar os anjos você nem modificar o corpo e você tem que acender espiritualmente até chegar à presença de deus para herdar a salvação então era essa a heresia de colossos lembrei isso aqui é uma reconstituição seja a cena é a seguinte você entra numa sala e ter alguém ao
telefone falando com o outro e você tenta reconstruir a conversa houve indução lado então a gente só tem a carta de paulo que é um lado a gente não sabe o que estava acontecendo na igreja de coloca então a gente tenta fazer uma engenharia reversa para poderem pelas respostas a gente tirar as perguntas ou pela solução de paulo a gente dirá qual era exatamente o problema e depois de feito esse trabalho que é o trabalho dos 200 nem os teólogos de gabinete que ninguém gosta todo mundo me fala onde realizando pregando cautela de gabinete fica
perdendo tempo com essas coisas né mas no final a primeira de uma bíblia para você que possa lê traduzida como nota de rodapé para esclarecer direitinho pra você tem o que é realizado é ter o que dizer então feito tudo isso aí o quadro que nos aparece é exatamente desse a doutrina mata irmão espírita que vive fique bom a gente então tem essa a gente tem esse quadro aí do que provavelmente era a situação é de colóquios e não é toa agora a gente pode ver porque é palavra foi procurar ajuda com o apóstolo paulo
porque não é fácil você enfrentar essa situação agora a gente pode entender porque paulo pede às quatro coisas que ele pede aqui na oração do s 9 é começando por essa razão também nós desde o dia em que ouvimos da situação da igreja não cessamos de orar por vocês e de pedir que o primeiro transborder do pleno conhecimento da vontade de deus o primeiro pedido é de paulo era esse que eles transbordassem do pleno conhecimento da palavra de deus é a de vincular a palavra por detrás de conhecimento de nozes usando um vocabulário saque dos
adversários para dizer eu quero que vocês tenham conhecimento mas o conhecimento de deus e eu quero vocês transborda e nesse conhecimento e que esse conhecimento venha em todo sabedoria palavra sofia que também faz parte do vocabulário é usado pelos nossos e entendimento espiritual nota o foco no conhecimento três palavras são praticamente sinônimos né é conhecimento da sua vontade sabedoria e entendimento a primeira coisa que collor por eles eu quero que vocês entendam que vocês compreendam que vocês tenham sabedoria que vocês percebam porque a briga é pela mente a briga pela medida então eu oro que
vocês transborda de conhecimento quer sejam ignorantes mas vocês têm o conhecimento certo tem gente que tem muito conhecimento mas inútil a minha filha fica zoando comigo que eu gosto muito de carro eu desde pequeno eu crescia assim então eu posso passar numa rua e eu posso dizer só olhando assim a marca a aaa o modelo a marca o tamanho do motor e um ano dependendo da data do tempo de passando assim e às vezes para brincar e me divertir o passo assim na rua com minha filha dirigindo off daquele unta um celta que ele é
um cara que ele é um é um foco não sei que ela dizia olha eu escuto conhecimento inútil é verdade pra que serve a habilidade de identificar as marcas do gama o tom é a mesma coisa aqui portas e não quero que vocês não têm o conhecimento mas eu quero que vocês tenham conhecimento certo conhecimento vai produzir salvação e redenção vai chegar mais próximos de deus primeira oração sejam cheios transbordo pleno conhecimento da sua vontade segundo esse conhecimento não é o conhecimento não quero que isso apenas em encher a cabeça de vocês nessa 10 a
fim de que vocês vivam de maneira digna do senhor duas coisas estão ligadas você só pode viver de maneira digna do senhor se você souber do que é que o senhor gosta quem é ele o que ele quer por isso primeira oração quero que vocês tenham conhecimento de deus segundo quero que vocês vivam para o agrado de deus a seqüência de propósito nós não podemos separar prática de doutrina infelizmente alguns acham que sim acho que doutrina de vídeo e fato infelizmente a por questões doutrinárias as redes funções bestas igreja se dividiram amigos se separaram família
se partiram por discussões é absolutamente relevantes isso desanimou muitos evangélicos que não querem mais saber de teologia de discussão de pontos de doutrina ou não querem eles então se refugiam no ditado que eu já usei antes que a doutrina é a letra mata mais específica nós queremos ter uma vida cheia espírito santo mamavam evangelizar fazer bem ao próximo mas a pergunta é como é que se vai fazer essas coisas se você não tiver uma base doutrinária o que é amar o que é fazer bem ao próximo quando se vai realizar em fazer o quê então
antes de agir você precisa pensar você precisa saber por isso a sequência hora vocês tenham conhecimento de deus segundo olha vocês vivam de maneira digna de deus para o seu inteiro agrado como disse agradar a deus de que maneira se você não sabe o que ele gosta de saber o que ele gosta de estudar a bíblia que deus gosta que eu não gosto que tipo de culto ele quer que tipo de culto ele não quer como ele quer o seu casamento com ele quer criar seus filhos ele quer que vocês com foco no trabalho tudo
está na bíblia então você não estuda a bíblia como é que você vai dizer pro inter agrado de deus se você não conhece a vontade dele e isso é a filha de modo digno pra você para o seu inteiro agrado que consiste em duas coisas frutificar em toda boa obra como a árvore que produz bom fruto você então seja abundante em frutos para abençoá outras pessoas e crescendo e aí vem de novo no pleno conhecimento de deus o terceiro pedido dez ou onze que vocês sejam fortalecidas com todo o poder segundo a força da sua
glória em toda perseverança e longanimidade com alegria fortalecidos aqui é porque deus fortaleça vocês na fé em que vocês se encontram é um pedido para que deus sustente os colossenses e não deixe que eles sejam enfraquecidos por aquela doutrina e portanto afastados da fé do evangelho na qual eles estavam firmados através do ministério de palavras que deus fortaleça vocês com todo o poder dele segundo a força da sua glória a sua glória poderosa que deus sustente vocês entusiasmados com a glória dele vocês vejam a glória de deus e que isso impõe there vocês fortaleça vocês
no evangelho de cristo isso com toda três palavrinhas perseverança a perseverança ea capacidade de você continuar a ser crente mesmo quando tudo dá errado perseverança longanimidade paciência longo ano um gente que é capaz de respirar sem paciência respira fundo irmão respirou com até 10 espera foi longa inimizade com alegria dando graças quarto pedido ao pai que vocês idôneos a parte que buscar a liderança do santos na luz paulo pede que os colossenses sejam capazes de viver uma vida de gratidão a deus lembrando que deus já 16 e do ônibus para participarem do reino de cristo
na luz luz aqui é um termo também muito usado pelos nossos o contraste luz trevas é típico da linguagem de nós que você vai encontrar inclusive esse contraste lá no evangelho de joão joão usa muito esse contraste porque ele provavelmente evangelho de joão também está respondendo a algum norte sismo estão luz e trevas é mais um contraste paulo aqui diz que deus nos tirou ele vai dizer isso aqui no verso 13 né mas ele já antecipa dizendo que deus nos fez idôneos ou seja já estamos já somos dignos de participar do reino de cristo na
luz já indiretamente dizendo que esses caras estão oferecendo aí você já tem não precisa comprar precisa adquirir não precisa absorver porque tudo isso aí é conversa fiada que vocês em cristo você já tem todas as coisas em cristo deus fez vocês idôneos para participar do reino da luz então se tem que ser grato por isso uma vez que vocês são gratos por isso vocês não vão sentir o apetite por coisas estranhas estão satisfeitos a mente que você está satisfeito no coração da satisfeitos estão vivendo de maneira agradável a deus não dívida de gratidão a deus
impede a entrada de muitas vezes é exatamente a insatisfação ea ingratidão que provoca provoca crentes ansiosos por novidades porque eles estão insatisfeitos com aquilo que eles têm em cristo jesus e portanto estão abertos para todo tipo de doutrina nova que aparece muito bem essa foi a segunda parte do capítulo primeiro a terceira parte vai do verso 13 até do verso 23 é um miolo do capítulo 11 aqui o apóstolo paulo entre a própria mente no assunto da carta discorrer a respeito da pessoa e da obra de jesus cristo então nós vamos ler do verso 1º
lugar paulo aproveita o que ele diz o verso 12 para já entrar no assunto dizendo que deus fez por nós em cristo jesus versus 13 14 ele o ele aqui é o pai do verso 12 no verso 12 ele disse dando graças ao pai e à inovação 13 ele o pai nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor no qual temos a redenção a remissão dos pecados paulo entra no assunto sobre a pessoa de cristo dizendo em primeiro lugar o que deus fez por nós através do
senhor jesus ele nos libertou do império nas trevas a pessoa sem a luz do evangelho ela escrava do império das trevas trevas aqui significa ignorância e desconhecimento de deus ganhámos entanto a verdade de deus alijado da verdade salvadora e do conhecimento de deus a pessoa que não tenha conhecimento de deus é chamado na bíblia de uma pessoa que vive em trevas às vezes a palavra trevas tem uma conotação mais pejorativo no sentido de viver uma vida imoral mas aqui o sentido é mais de ignorância vocês eram escravos do império das trevas não tinham conhecimento apesar
de toda aquela cultura greco-romana a influência dos filósofos as escolas de filosofia os sofistas que publicava suas idéias em todo lugar mas apesar de tudo isso o império romano ea sua cultura é nist carga grego helenística vivia em trevas é o império por que dominava todas as áreas da sociedade a começar do governo do imperador que se considerava como deus descendo por todos os canais civis de poder até chegar na religião nas práticas sociais culturais do povo tudo estava dominado pela ignorância de deus era um mundo pagão da época ao qual aos colossenses pertenciam mas
através da pregação de palavras da verdade do evangelho de deus nos libertou a conversão é uma libertação da ignorância o evangelho liberta o homem das trevas da ignorância de deus do evangelho na verdade e é isso que o evangelho fez com os colossenses deus através da pregação de palavras os libertou do império das trevas e não somente os libertou mas os transportou para o reino do filho seu amor não somente nos livrou do domínio das trevas no nosso coração da nossa mente mas nos fez cidadãos do reino celestial nos transportou para o reino do filho
do seu amor quem é o filho do amor de deus jesus cristo mas deus nos ama assim ele nos ama também mas o amor do pai pelo filho é distinto do amor do pai pela sua criação o pai ama o filho eternamente por isso é chamado filho do seu amor ele é único o pai eo filho eternamente pai filho e espírito santo com existem por toda a eternidade e eles as três pessoas se amam se relacionam se comunicam a ponto de que podemos afirmar publicamente que deus é o único ser perfeito completamente feliz e satisfeito
em si mesmo deus não tem nada fora dele que o obrigue a fazer nada por necessidade porque tudo que deus precisa ele encontra no ambiente misterioso da trindade o pai eo filho que ama o espírito que meu pai as três pessoas se comunicam mesmo sendo um só deus por isso deus não faz nada a não ser para a sua própria glória e por determinação da sua vontade então o filho do amor de deus é a pessoa de jesus cristo em quem nós somos amados e adotados como filhos mas é a pessoa de cristo que é
aquele que é o filho do amor de deus e aí no verso 14 é nele que nós temos a redenção a remissão dos pecados dois termos tirados do antigo testamento remissão o termo pra você remir um escravo pagando o preço dele e redenção é aquilo que cristo que deus fez através de moisés com o povo de israel rede redimindo o povo de israel da escravidão do egito ambos os termos tirado do antigo testamento aplicados para nós expressam que deus fez por nós na pessoa de jesus cristo e em cristo a gente tenha renda são três
coisas na verdade nessa 3 libertação do império das trevas 14 a retenção da situação de perdidos e escravos ea remissão dos nossos pecados e nossas dívidas diante de deus paulo aqui já está começando o tema da sua carta ou seja em cristo vocês já têm tudo o que vocês precisam em cristo você já tem as necessidades maiores do ser humano completamente contempladas libertação redenção e remissão e aí paulo pega um gancho e fala da pessoa de cristo do verso 15 até o verso 17 ele fala da pessoa de cristo com relação à criação porque ele
faz isso porque vamos ter que lembrar os gnósticos os falsos mestres diziam que entre nós e deus há uma série de íons espíritos elementares desse mundo anjos que nós deveríamos adorar e pacificar e agradar para podermos chegar até deus ou seja esses anjos eles ocupavam os corpos celestes por isso eles são chamados de espíritos elemento elementares rudimentos desse mundo então eles ocupavam a lua o sol as estrelas então esse conceito moderno de espírito territorial que os espíritos malignos domínio determinados territórios a ideia disso é hipnótica tem um fundamento que nós nesse pensamento de nós dos
espíritos elementares que habitavam os corpos celestes então por isso que ao falar de cristo em primeiro lugar paulo vai exaltar lo como sendo o senhor da criação acima de tudo que existe e também dos principados e potestades e também acima dos olhos vamos ver no verso 1517 este cristo o filho do amor de deus é a imagem do deus invisível o primogênito de toda a criação pois nele foram criadas todas as coisas do céu sobre a terra as visíveis e invisíveis sejam trono soberania se quer principados e potestades tudo foi criado por meio dele para
ele ele antes de todas as coisas e nele tudo subsiste aqui são as afirmações que paulo faz a respeito de cristo ac e depois disso as afirmações que ele faz sobre cristo com relação à igreja que vai do verso 18 até o verso vinde dão a impressão de que paulo está citando uma composição que já havia antes dele tanto é que essa frase essa passagem aqui do verso 15 até o verso 19 é chamado de um hino cristológico um dos primeiros hinos que os cristãos compuseram em homenagem e louvor e adoração a pessoa de jesus
cristo porque no grego ele tem uma estrutura diferente você tem por exemplo a tradução n veículo nova tradução na linguagem de hoje ou mesmo a nova ação transformadora você vai ver que ele já colocam a anara não na impressão como se fosse uma coisa diferente até entre aspas porque paulo provavelmente está citando o que seria um hino cristão primitivo isso a julgar pela forma da língua grega o que prova que os primeiros cristãos não contavam somente salvas eles tinham suas composições é cristo lógicas também eu gosto de cantar o saldo só que se eu vou
cantar só sal nunca vou cantar o nome do meu salvador os salmos expressam um período da história da relação não expressam toda a revelação eu quero cantar também os salmos mas eu quero cantar um novo testamento também e esse aqui é provavelmente uma essa aqui é provavelmente uma composição uma das primeiras composições questões a respeito da pessoa e da obra de cristo jesus mesmo que não seja na hora que paulo ainda mesmo que seja na hora que paulo incorpora na sua carta ela ganha status canônico ela passa a ser palavra do apóstolo paulo inspirado por
deus serve também de base para a doutrina da igreja então quem é cristo com relação à criação primeiro verso quem diria a imagem do deus invisível aqui paulo já deu um cruzado de esquerda no os neo placa nos duas listas não é a imagem do deus invisível olha contradição se deus é invisível como é que ele pode ser visto a imagem do deus invisível o que ele está dizendo é que deus sendo invisível ele se tornou visível na pessoa de jesus cristo ou seja cristo é a imagem de deus em outras palavras ele é deus
encarnado e com isso paulo ataca a contradição neoplatônica aquela distinção entre matéria e espírito de deus é espírito sim mas ele se fez visível assumindo um corpo humano ele se tornou em cristo visível a nós não somente visível mas participando da nossa da nossa própria humanidade segundo ele é o primogênito de toda a criação quando ele fala primogênito aqui nós não devemos entender como sendo o primeiro a ser criado como algumas seitas entendem que cristo teria sido um ser criado pelo pai se um deus menor criado pelo pai quando ele é chamado aqui o primogênito
de toda a criação está apenas enfatizando o direito que o primogênito tinha de herdar tudo aquilo que o pai tinha ou havia feito nesse sentido deus filho ele é um herdeiro de deus pai ele tem todas as coisas ele possui todas as coisas a gente tem play isso aqui à luz do contexto para o pai querendo rebater a falsa idéia de que entre nós e deus existem mediadores que são anjos que devem ser apaziguados para que nós possamos chegar até deus mas aqui paulo ao enfatizar a divindade de cristo ea imagem do deus invisível e
ele é aquele que vai dar toda a criação primogênito na criação como vai ficar claro a leitura seguinte essa interpretação paulo está simplesmente dizendo universo pertence a ele pertencem a esses seres não pertencem a esses espíritos elementares mas tudo o que existe é de cristo como ele explica no verso 16 e depois nele foram criadas todas as coisas nos céus e sobre a terra as visíveis e as invisíveis quer principados e potestades a expressão principados e potestades vocês sua família pra vocês é o termo que geralmente paulo usa quando ele quer falar de anjos nossa
luta não é contra a carne sangue mas contra principados e potestades é a expressão padrão de paulo para se referir a anjos em campo deles aqui critica ele é o primogênito porque nele foram criados inclusive os anjos paulo está acelerando a superioridade de cris sobre os anjos porque eu adoro anjos se eu tenho cabeça deles porque vou tentar agradar esse serviço me comunicar com anjos quando eu me relaciono com aquele ninguém os anjos e pra quem os anjos foram criados tudo foi criado por meio dele pra ele ele antes de todas as coisas nele tudo
subsistir então esses versos paulo destaca a soberania a supremacia de cristo sobre toda a criação em resposta aos reclamos dos falsos mestres em colos na segunda parte ele fala da supremacia e crítico em relação à igreja do verso 18 até o verso 20 ele a cabeça do corpo da igreja ele é o princípio o primogênito de entre os mortos para em todas as coisas ter a primazia porque a própria deus que nele reside se toda a plenitude que havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz por meio dele reconciliar se consigo mesmo todas as
coisas que é sobre a terra quer nos céus aqui já o foco muda a primeira parte da soberania o senhorio a supremacia de cristo com relação à criação e agora sua promessa de crise com relação à sua igreja com ela só a sua igreja verso 18 ele é o cabeça do corpo da igreja aqui paulo vê a igreja cristo unidos organicamente como no corpo humano só que a igreja representa representada pelo corpo e cristo como sendo seu cabeça de onde procede o comando a provisão direcionamento enfim a todo o governo procede de cristo provisão sustento
tudo vem dele igreja e cristo estão organicamente unidos no sentido espiritual é esquente em tecnologia chama a união mística do crente com cristo nós estamos unidos e não pode separar o senhor jesus da sua igreja na igreja do senhor jesus essa igreja verdadeira de cristo da qual as igrejas locais como essa são uma expressão temporal são expressão visível mas a verdadeira igreja que está espalhada entre as igrejas locais visíveis onde o evangelho é verdadeiramente crido a verdadeira igreja então ela é pura santo universal imaculada e haverá de triunfar no final muito bem dela que nós
fazemos parte cristo é o princípio primogênito diante os mortos essa igreja será composta dos é composta de todos os crentes de todas as épocas que quando da ressurreição dos mortos se uniram ao senhor jesus cristo que já ressuscitou para conviver para todo o sempre cristo foi o primeiro da ressurreição ressurreição já começou gente pensa na ressurreição como futuro não é mas ela já recomeçou porque o primeiro já ressuscitou quem foi que nós somos o segundo lote somos o segundo lote a ressurreição já começou então nesse sentido é chamada do primogênito de entre os mortos ele
é chamado o princípio de todas as coisas pra quem tudo ele tenha a primazia quando os evangelhos bíblicos insistem que o centro de todas as coisas é a pessoa de jesus crise nós fazemos isso com base em passagens como essa o que deus fez assim porque deus quer que a primazia na igreja seja de jesus cristo é por isso que o culto tem que ser cristal cêntrico ele não pode ser entrou por cento o custo pode ser voltado para o homem agradar homem show espetáculo usinas têm que apontar para a crista pregação tem que apontar
para a crise a os cantos tem para contar a apontar para cristo o dirigente do novo tem que apontar a apontar para cristo tudo que nós fazer no culto tem que apontar o peso ter ele é que tem que receber a glória à nossa pregação tem que ser cristocêntrico o tipo de aconselhamento e encorajamento que eu dou a igreja tem que ser 3% tudo gira na pessoa dele porque aprova a deus que nele houvesse é porque deus nos colocou para em todas as coisas têm a primazia e aí ele termina dizendo 99 por que aprove
a deus que nele reside se toda plenitude a palavra plenitude a palavra player oma que no vocabulário diagnóstico é esse espaço entre nós e deus chama diploma paulo diz em cristo deus reside em toda plenitude ou seja um espaço entre nós em deus está condensado compactado na pessoa de cristo portanto e o encontro deus em cristo e em cristo reside deus reside em toda a sua plenitude mais uma passagem que fala da divindade plena do senhor jesus cristo lado a lado com sua plena humanidade lado a lado com sua plena humanidade porque paulo faz isso
mais uma vez ele está rebatendo aqueles conceitos errados ele termina que no verso 20 até o verso 23 falando da experiência dos colossenses porque paulo é sempre assim ele faz a teoria a teologia e depois ele mostra de que maneira isso se aplica tendo feito isso ele diz não peço 20 havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz por meio dele reconciliar se consigo mesmo todas as coisas que é sobre a terra quer nos céus através de cristo verso 20 deus fez a paz a paz com a humanidade que está no estado de inimizade
contra ele porque o pecado não deixou neutralidade ou você está reconciliado com deus você é inimigo de deus não tem meio termo aqui como disse lutero um homem é uma besta ou cavalgado por deus ou pelo diálogo então você que mais porque você é besta e eles não têm escolha mas se pode escolher se vai ser um deus você vai ser o diabo que vai cavar um lugar você estão reconciliados com deus ou inimigos de deus não há meio termo deus fez paz com seus inimigos mediante o sangue na sua cruz deus cristo era verdadeiro
deus mas um deus que sangra porque ele era verdadeiro homem e é por isso que ele tinha que ser verdadeiro homem para que o seu sangue tivesse poder para produzir reconciliação se cristo fosse um homem comum a sua morte seria apenas o resultado do seu próprio pecado mas porque ele era deus e não tinha pecado o sangue da sua cruz de mérito para perdoar a humanidade toda se deus assim o quisesse se deus quiser se perdoa a humanidade todo então é no sangue da sua cruz que nós nos reconciliamos com deus e temos paz quando
paulo diz reconciliar se consigo mesmo todas as coisas que é sobre a terra quer nos céus têm que lembrar sempre que a palavra todo quando usar um novo testamento tem que ser interpretada à luz do seu contexto nem sempre todo quer dizer cada um mas quer dizer de todo tipo como é o caso aqui quando paulo diz assim que deus reconciliar se consigo mesmo todas as coisas isto é coisas no céu e coisas na terra o que a gente sabe que não será o universo todo reconciliado com deus haverá os reproduz os reprovados os incrédulos
os ímpios os rebeldes contra deus que longe de ser reconciliadas de deus serão tratados como seus inimigos por toda a eternidade no sofrimento eterno preparou para o diabo em seus anjos e pra todos aqueles que o rejeitam e se rebelam contra ele por isso que quando paulo dizem que deus reconciliou consigo em cristo todas as coisas parágrafo seguinte explica palavra todos coisas no céu e coisas na terra o santos que já estão na glória e aqueles santos que ainda haverão de ser reconciliadas por meio da pregação do evangelho e aqui a prova tanuki paulo deles
em seguida por que ele aplica então essa situação aos colossenses ea vocês se tivesse 21 a vós outros também que outrora era esses estranhos e inimigos no vosso entendimento pelas vossas obras malignas agora porém nos reconciliou no corpo da sua carne mediante a sua morte para apresentarmos perante eles santos em culpáveis e repreensíveis se é que permanecer seis na fé a necessários e firmes novos deixando afastado a esperança do evangelho que ouvistes que foi pregada toda criatura debaixo do céu da qual eu paulo me tornei ministros voçês colossenses 21 vocês antes eram estranhos inimigos de
deus no entendimento pelas vossas obras malignas era isso que eles eram já discorremos sobre isso eles faziam parte daquela cultura alienada de deus ignorante de deus inimigos de deus não somente pela falta de conhecimento de deus e pela idolatria mas também pelas obras malignas que eles praticavam imoralidade desonestidade mentira embriaguez há uma lista várias listas do novo testamento que refletem a maneira de viver da cultura daquela os colossenses faziam parte daquilo ali vocês eram assim também explora o universo 2010 estranhos 60 inimigos mas agora o agora reflete aquele momento em que é palavras esteve lá
em colóquios pregando o evangelho de cristo e eles cresceram mas agora vos reconciliou no corpo da sua carne você so reconciliados com deus no corpo da carne de cristo ou seja o seu corpo humano carnal no sentido de verdadeiro não carnal pecaminoso mais carnal humano um corpo de carne como esse corpo que nós temos e que sangrou deus reconciliou vocês com o objetivo de apresentar vocês perante eles santos e culpáveis e repreensíveis e aí terça 23 se é que vocês permanecem na fé porque se vocês derem ouvidos a esses falsos mestres nada disso que eu
tô dizendo vai aproveitar pra vocês é isso é 103 se é que permanecesse na fé porque pode estar dizendo isso ele está dizendo isso porque havia o risco dos colossenses abandonarem o verdadeiro evangelho pregado por é palavras e aderirem ao ensino dos falsos mestres daí paulo faz o que faz muitas cartas dizendo vocês são salvos se vocês perseverarem até o fim não os deixando somente três não nos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu mais uma vez aquele exagero não é que foi pregado a
toda criatura debaixo do céu do qual eu paulo me tornei ministro essa expressão do qual eu paulo vitor no início é o gancho para ele falar do seu ministério do verso 24 até o velho 29 que nós não vamos fazer hoje à noite por conta do avanço do tempo nem provavelmente eu vou pular manhã já começa no capítulo 2 mesmo mas vocês depois por em casa usando como é que conecta e eu quero só terminar aqui conversa 23 fazendo a explicação da pergunta que está na cabeça de todo mundo é paulo não era calvinista o
que está falando aqui de crédito perder salvação é óbvio que paulo era calvinista calvino é que era paulista essa é que é a grande verdade o que paulo está fazendo aqui é o que todos os autores do novo testamento fazem é advertir a igreja visível de que o sinal da salvação é perseverança dos santos eu não sei quem de vocês é salvo por isso eu posso fazer esta advertência geral se eu chegar o reverendo gostava de ser assim reverendo se o senhor abandonar jesus cristo o senhor vai pro inferno eu estou falando certo ou errado
absolutamente correta se o reverendo gustavo se o reverendo augustus abandonar jesus cristo ele vai pro inferno isso quer dizer que um dia eu era salve pedir a salvação não quer dizer que durante muitos anos enganei vocês e finalmente eu mostrei que não era então como paulo não sabe nem nenhum autor do novo testamento tem a listinha dos eleitos existem dezenas de exportações do novo testamento dizendo assim permaneçam firmes fortaleçam se na fé não abandone o evangelho porque se vocês fizerem isso não há salvação fora do evangelho então essas exortações elas servem para fortalecer um verdadeiro
crente que a ouvir isso ele se apega mais ainda com deus e deus me segura deus me sustenta eu sei que é só tua graça que faz com que eu permaneça aqui porque sem a tua graça e atua atuação no meu coração eu já teria desviado o tempo é o senhor que me sustenta então essas exportações estão aqui para isso amém concluo com algumas aplicações tentando resumir aquilo que nós vimos aqui primeiro uma palavrinha aos pastores que estão aqui nesta noite e que não se alegra nem órgão pelo sucesso dos outros espero que essa palavra
que seja usada por deus para corrigir seu coração meu irmão para que você se sinta livre pra ver que um planta o outro rega e outro colhe e que deus dá sucesso maior a 1 o que há outro às vezes não é questão de fidelidade o que deus quer de nós é que sejamos fiéis e ele é que dá a medida da bênção conforme atrás então se alegre quando a igreja do seu irmão tá crescendo quando pessoas estão se arrependendo se convertendo quando verdadeiro evangelho está progredindo 9 a deus por isso louvo a deus por
isso a segunda palavra é aqueles que estão aqui nesta noite e que aprenderam que nós devemos buscar a deus principalmente pelas bênçãos materiais talvez você seja de uma igreja neopentecostal que adota teologia da prosperidade e você foi ensinado que deus quer que seja bonito feliz tem uma esposa tem um filho um carro do ano e seu negócio prospere é importante você não faz outra coisa a não ser chorar por isso você faz campanha você faz promessa faz proposta sua vida gira em torno disso você notou que quando paulo foi orar pelos colossenses que não pediu
nada disso pra eles quer qui paulo pediu que talvez você não peça conhecimento fortalecimento sabedoria paciência inteligência eu duvido que os crentes ordem por isso mais do que eles oram com saúde dinheiro emprego e arrumar um casamento mas essa passagem e espero que nessa noite espanha o egoísmo do nosso coração com a gente é voltado para as coisas deste mundo e ainda mais quando igrejas dívidas evangélicas incentivam essa tendência do coração humano a ver deus como alguém que existe para suprir as minhas necessidades materiais com freqüência em detrimento do ensino bíblico a respeito da necessidade
de redenção livramento remissão de pecados comunhão com deus e crescimento terceiro lugar talvez haja alguém aqui nessa noite que esteja em dúvida com relação à divindade da pessoa de jesus cristo essa capítulo mundi colossenses é uma das passagens cruciais do novo testamento para a compreensão dessa cristologia elevada que os autores bíblicos nos apresenta cedo os seguidores de jesus de nazaré entenderam de que ele não somente era o messias de israel ao fazer isso você estaria sendo somente um bom judeu reconhecer que jesus nazaré era o messias prometido está sendo um bom judeu apenas isso mas
que ele era mais do que isso de que ele é o filho de deus é o próprio deus que veio a este mundo na pessoa do seu filho gerado no ventre da virgem maria para estar entre nós fazer parte da nossa raça e assim nos redime de todo mal é só então você passa a ser cristão é só a partir desse momento que você de fato se torna um cristão verdadeiro espero que colossenses o argumento de paulo aqui da necessidade de juntar toda a obra da criação obra da redenção a igreja o papel dos anjos
a plenitude de deus há a imagem do deus invisível juntar tudo isso na pessoa de cristo ajude você perceber com crucial importante é a afirmação dessa verdade do cristianismo jesus cristo é verdadeiro deus e verdadeiro homem nós não podemos separar as duas pessoas em quarto lugar talvez você está aqui nessa noite e você tenha achado interessante a pregação de alguns pastores que dizem que nós somos a razão de todas as coisas que deus faz que tudo que jesus fez por mim que eu sou a razão de jesus e tudo mais o quinto ponto talvez você
seja daqueles que acham que precisa acrescentar alguma coisa obra de jesus cristo a o legalismo que nós vamos ver paulo combatendo mais adiante na carta aos colossenses ele é nativo do coração humano o legalismo são representa todas as tendências ou qualquer tendência o esforço de tentar guardar algum tipo de lei divina humana com o objetivo de encontrar mérito diante de deus já no capítulo vai ficar claro no capítulo 2 quando paulo vai bater de frente com essa ideia mas já que no capítulo 1 paulo apresenta um cristo em que em deus nos dá uma completa
redenção nos faz idôneos nos liberta nos redime perdoou os nossos pecados nos faz parte do reino do filho do seu amor nos reconciliar com ele que mais precisamos fazer ou podemos fazer a redenção que nós temos em cristo é completa e é perfeito o conceito de graça é um conceito que precisa ser reavivada no meio dos evangélicos onde eles são ensinados que se eles não tiverem usos e costumes se eles não fizerem determinadas campanhas promessas e propósitos e uma série de outros rituais eles não entrarão no reino de deus quando na verdade a justificação é
pela graça mediante a fé em jesus cristo e por último para você que está vacilando incerto e que tem sido inconstante com relação à sua fé em jesus cristo seu compromisso com deus lembra da palavra final do apóstolo paulo você é salvo se você perceberá nessa fé meu irmão e minha irmã perseverança compromisso santificação crescimento na graça ficar freqüentando uma igreja aqui outra acolá talvez igreja' dados em maior interesse não quero entrar no coração mas pode ser evidência de que falta isso que paulo se refere aqui como libertação do império das trevas lembre se que
você vai ser salvo nas palavras de paulo se você permanecer nessa fé ea fé aqui é o evangelho e o evangelho não é somente acreditar em jesus lembra do começo amor para com todos os santos como é normal o santos você nem conhece eles nem vive com eles nem se relaciona com eles que deus lhes a palavra irmãos nessa noite pra nos libertar de fato abençoar renovar a manhã de ser de deus nós vamos começar o capítulo 2 se você quiser ler o restinho do capítulo primeiro aqui paulo fala que o ministério dele é exatamente
pegar essas coisas foi pra isso que deus levantou vamos orar e com isso nós terminamos o deus nós temos graças pela tua palavra que verdadeiramente nos traz aquele conhecimento teu que nos liberta que nos enche de gratidão e de alegria eu peço que nessa noite isso torna essa palavra ficar exaltando seu filho jesus a quem aprova o senhor residisse ou quem reside se toda plenitude ea quem também o seu quis que tivesse primazia sobre todas as coisas bendito seja o teu santo nome senhor por amor de jesus amém
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