Ah então é ele tá Realmente pensando um processo educativo que potencialize todos os sujeitos né quem puder em todos os sujeitos e que que os torna incapazes que se colocar em condições de disputar os rumos da sociedade mesmo E aí E aí E aí E aí E aí E aí [Música] o Antônio Grêmio e foi em italiano nasceu em olhos no interior da Sardenha em 22 de janeiro de 1891 e faleceu no dia vinte e sete de abril de 1937 em Roma ele só viveu 46 anos e desses 46 anos 11 anos foi preso nos
Cárceres aí de Mussolini na ocasião é com ascensão fascista os últimos dois anos ele passou em clínicas penitenciários já numa condição bastante debilitada de saúde condição é essa que ele de uma certa forma carregou durante a vida toda né E sempre teve uma saúde frágil e a obra que ele nos deixa um legado do Grêmio e traz todas essas marcas né durante o seu período de juventude ele teve uma atuação muito intensa jornalística o militante ele inclusive foi fundador de alguns jornais e o Grêmio que viveu na verdade substanciais transformações definidoras do século 20 a
gente pode acompanhar o que apontasse na igreja ele vivenciou Primeira Guerra Mundial e a revolução socialista na Rússia na então durante toda a sua a sua vida fora da prisão ele teve uma atuação muito intensa engajada voltada para pensar todas essas problemáticas de uma sociedade estruturada sobre uma uma desigualdade imensa né absoluto uma sociedade absurdamente excludente bom e era contra essa Essa sociedade pensando um outro projeto de sociedade calcada sobre outras bases que ele vai se dedicar a vida inteira não faziam da prisão do Grêmio Este foi da condenação né foi dito de que seria
importante fazer aquele cérebro parar de pensar por 20 anos não era necessário fazer isso feito esse que não foi felizmente não foi alcançado a massa naquele defende nesse âmbito da educação para as massas é de uma escola única um como a gente conhece que uma escola unitária né e o que seria isso né é uma ao uma escola que não tenha nenhum tipo de distinção entre a formação que vai ser oferecida para os mais desfavorecidos para a classe trabalhadora EA formação para a classe para as classes mais privilegiadas para quem tá no e ele ele
tenta romper uma fratura histórica que nos acompanha ainda hoje de um caráter do ao da escola de que para determinadas classes basta uma capacitação e que para outras né a gente pode pensar uma formação mais Ampla né então ele vai defender que a escola precisa ter uma formação humanística Ampla integral que modele a capacidade de tanto de trabalho intelectual técnico quanto manual e que tenha o trabalho enquanto princípio educativo mas quando ele fala sobre isso ele não tá dizendo emprego tanto que ele ele traz uma crítica muito forte as escolas profissionalizantes que estavam aqui que
que da época né Principalmente quando ele vai desenvolver essas reflexões tinha acontecido uma reforma Educacional na Itália é conhecida como reforma Gentili leva o nome do seu e no seu protagonista expoente que foi na ocasião dita como considerada a a reforma mais fascista né O que a reforma Educacional fascista faz é diminuir ainda mais o conteúdo que a classe trabalhadora teria acesso na escola tem o quando o Grêmio se fala de uma escola unitária não é uma escola padronizada né mais uma uma escola que não tenham a distinção de classe no sentido de que se
oferta uma formação mais Ampla a quem está destinada a pensar na sociedade e uma outra formação a quem deve ser nessa posição assimétrica que a gente tá ocupar um mero cargo de Executor e e ele faz isso o tempo todo mas reflexões ele ele rompe com algumas dicotomias então a gente tá pensando ele tá pensando na educação para uma situação humana o que não quer dizer que ela não exija disciplina que autoridade não tem espaço ele ver com muita ressalva algumas concepções libertárias algumas experiências libertárias de educação né e no que nos faz pensar tem
experiências muito significativas mas que só podem acontecer num contexto muito restrito elitista inclusive de condições e se a gente está preocupado com uma formação integral do sujeito se a gente está realmente preocupado com a emancipação das massas a gente tem que pensar em políticas públicas né Não dá para defender como ideal de educação experiências que por mais exitosas que se tem alguns exemplos elas não podem ser a largada para o conjunto da população por isso que ele vai dizer que essa escola única ela tem que ser grato e ela tem que ser laica ela tem
que te fato reunir ter essa preocupação integral e e nesse sentido a disciplina tem um lugar muito importante porque não é possível entender que a gente vai conseguir essa formação Ampla e saia sem ninguém tem o sem nenhum esforço e ele como ele entende tudo dentro de um processo histórico autonomia também é construída nela não é inata e de uma maneira sintética a gente poderia entender que uma marca forte no pensamento do grande e o historicismo absoluto com que ele enxerga com que ele olha para o mundo né Portanto ele ele vai entender que nem
o ser humano é um sujeito que está dado ele se faz na relação com o outro nesse processo histórico ele está em constante formação Assim como tudo que se constrói é dado dentro do processo histórico né qualquer conhecimento que a gente tenha já que ele se dá dentro de um processo histórico ele não tá apartado né da história a gente pode entender como uma ideologia nesse sentido religião ideologia conhecimento a ideologia verdade a ideologia não existe nada que não seja ideológico né pensando sobre isso o Grêmio e ele vai estudar se debruçar pesquisar ele vai
ele acaba desenvolvendo inúmeros conceitos alargando outros reformulando ele tava ele tava preocupado entender como é que a sociedade está organizada né o e dentro desse desse pensamento ele vai desenvolver uma teoria do Estado porque ele vai apontar que o estado ele não é só cidade política nela aparato governamental a sociedade civil também compõem o estado e é a obra mais conhecida do gramicher que não é um livro É verdade é uma compilação dos escritos que ele foi desenvolvendo na prisão em cadernos escolares na então era um notas de leitura eram notas de estudo era uma
pesquisa basicamente nessa obra conhecida Hoje como os cadernos do cárcere ela nós temos disponível hoje de para o grande público Vinte e Nove dos 33 cadernos que ele escreveu de uma maneira mais focada o caderno 12 que é o caderno que ele vai falar sobre os intelectuais É nesse caderno também que ele vai refletir sobre organização da escola que fala sobre a escola única escola unitária o Grêmio que contribui para a gente com P com essa ideia Falar ciosa de que é possível existe uma neutralidade né uma localidade seja em que Campo forno né o
objetivo é formar sujeitos capazes de que tem uma autonomia intelectual consigam atuar na sociedade em condições inclusive disputar os seus rumos né a gente tem que dançar uma formação que traga que seja mais Ampla possível [Música] E aí [Música] E aí [Música]