[Música] Olá pessoal tudo bem é hora de falarmos de um livro que eu adoro chamado Campo Geral do Grande Guimarães Rosa Vamos falar um pouquinho sobre a vida dessa figuraça da literatura brasileira que nasceu no interior o sertão Mineiro Cordisburgo e viveu entre 1808 e 67 ele acabou morrendo cedo mesmo assim conseguiu deixar uma obra para lá de consistente deixou a sua marca na história da literatura brasileira Ele sempre foi uma pessoa interessada em idiomas desde criança inclusive mas ele resolveu estudar medicina em 1930 ele formou-se em medicina pela Universidade de Minas Gerais porém acabou
não exercendo por muito tempo a profissão porque em 1934 ele resolve ingressar na diplomacia fazer carreira na Rio Branco aí vai entrar essa questão dos idiomas ele era apaixonado por esse assunto e se aprofundou nele muito mais depois que se tornou um diplomata Diplomata como a gente sabe tem nessa questão da viagem né algo muito importante paralelo a isso ele também foi escritor aliás se não fosse a carreira de escritor ele não teria ficado tão foso isso aconteceu também com o Graciano Ramos que foi um funcionário público mais só ficou famoso porque virou artista Machado
de Assis entre tantos outros Carlos romon de Andrade mais um mineiro A exemplo aí do nosso Guimarães Rosa então ele sempre escreveu sempre gostou de escrever também e o primeiro livro do Guimarães Rosa é Sagarana de 1946 um livro que é figurinha carimbada nos vestibulares do Brasil é um livro de contos não é a obra máxima desse autor Com certeza a sua obra prima é Grande Sertão Veredas esse romance de 1956 e onde se ins série Campo geral na obra Roseana Calma que a gente já vai falar agora uma curiosidade ele acabou morrendo muito cedo
a morte dele foi causada pela Academia Brasileira de Letras vejam vocês em 1963 ele foi convidado paraa ABL não assumiu ele não podia sofrer fortes emoções era cardíaco só que em 1967 ele resolve assumir Vai lá dá o discurso de posse assume uma cadeira da ABL e três dias depois ele falece outro dado da vida dele é que ele foi casado com a arass para quem ele dedica o livro de Sertão Veredas eles se conheceram no Consulado do Brasil lá na Alemanha na cidade de Hamburgo e lá ele conheceu a Araci que era uma funcionária
responsável por emitir vistos E aí eles então acabaram se casando viveram muito tempo juntos e a ara era uma mulher bastante corajosa estamos aí em tempos de Segunda Guerra Mundial e havia um comando vindo do Governo da Alemanha Hitler para determinar que não fosse dado visto para judeu e Vargas concordava com essa ideia Vargas também teve uma postura antissemita ara contrariando Vargas e Hitler simplesmente concedia vistos aos judeus que podiam então sair da Alemanha nazista foi feita até uma série o Anjo de Hamburgo da Rede Globo em homenagem a ela Sofie Charlotte faz o papel
da Araci Rodrigo lombarde é o Guimarães Rosa vocês podem procurar por aí sobre as características da obra dele queria destacar poucas mas fundamentais primeiramente a questão do regionalismo ele adora bom o universo dele é o sertão Mineiro Ele fala também do Sertão Goiano baiano como a gente percebe lá no Grande Sertão Veredas mas o grande foco dele é Minas Gerais Campo geral se passa em Minas Gerais no município de Mutum conforme a gente vai ver então ele é mineiro ambienta as histórias lá então nós temos muitos elementos regionais desse espaço na obra dele inclusive a
linguagem então a linguagem dele é muito própria de lá ele nasceu lá e depois que ele já não vivia mais em Minas ele retornava para lá ele fazia cavalgadas com Vaqueiros para ficar observando para ficar ouvindo então ele tem um linguajar Só que não é só isso esse ling ajar do interior de Minas ele é misturado com outras nuances ele cria novas palavras essa questão do neologismo é Fortíssimo ele traz à tona palavras que estavam em desuso porque um idioma é algo estático e não mutante novas expressões vão surgindo vão substituindo expressões antigas ele também
tem uma estrutura frasal diferenciada como ele conhecia muito de idiomas às vezes ele pegava uma frase de outro idioma colocava na Língua Portuguesa e não invertia a gente sabe que por exemplo na língua inglesa o adjetivo vem antes do substantivo então white house mas em português nós não falamos Assim falamos Branca Casa falamos Casa Branca é só pra gente pegar um exemplo bem simples para vocês entenderem a linguagem dele fazendo uma amálgama misturando tudo isso é como se o Guimarães Rosa tivesse criado um novo idioma ele tem uma maneira de expressão única que a gente
percebe talvez de maneira mais acentuada no Grande Sertão Veredas mas também aqui no campo geral me parece que no campo geral hã não seja tão Agudo Talvez um campo geral há mais proximidade com a linguagem padrão da língua portuguesa até porque ali o ponto de vista é de uma criança é algo mais leve bom O livro é de 1956 na verdade Campo geral é parte de uma obra bem extensa chamada corpo de baile e Campos geral foi desmembrado virou uma novela uma novela seria uma narrativa média nem tão longa quanto o romance nem tão curta
quanto o conto é um gênero narrativo intermediário é uma novela que nós podemos em termos de escolas literárias inserir talvez na terceira fase Modernista terceira fase Modernista compreende Guimarães Rosa clariss el Spector e João Cabral de Melo Neto é o momento diplomático da nossa literatura porque João Cabral foi Diplomata Guimarães Rosa iden e Clarissa Spector foi casada com um diplomata três figuras essenciais da literatura brasileira a o meu doutorado foi sobre o João Cabral de Melo Neto inclusive e três Mentes Brilhantes das nossas nossas letras que inovaram cada um do seu jeito inovaram em relação
à linguagem eles trouxeram o frescor pra língua portuguesa essa terceira fase Modernista ela é chamada também de geração de 45 só que geração de 45 Seria algo mais da poesia a poesia dessa terceira fase é a geração de 45 mas há quem chame tudo de geração de 45 não é uma escola literária não há uma união aí entre os três que que demonstrem características próprias até porque eles são muito diferentes entre si o que dá para unir nesses três então é essa questão da inovação na linguagem bom em relação ao foco narrativo desse livro ele
também é contado em terceira pessoa a exemplo do que acontece lá no vida secas então há uma onisciência só que da mesma forma como ocorre lá no romance do Graciano Ramos aqui não é um narrador onisciente tradicional né sabe todos os pensamento sentimentos das personagens não é aquela terceira pessoa normal vamos usar a palavra normal aqui que eu não gosto muito mas enfim já li um artigo cham esse livro ou chamando o foco narrativo de onisciência seletiva porque ela seleciona alguns momentos para mostrar aí um um narrador que tá de fora que tá ausente da
história vai falando ali o que acontece vai trazendo um pensamento sentimento ou outro das personagens às vezes ou muitas vezes apesar de ser em terceira pessoa o autor ele seleciona ele escolhe mostrar o ponto de vista do miguelin do nosso protagonista esse menino milp de 8 anos então o seu olhar a Sua percepção as suas Sensações os seus pensamentos os seus medos angústias sua visão de mundo a sua relação com o mundo dos adultos com as outras crianças com os animais com a natureza do lugar dele que é o Mutum então nós temos aí um
um jeito que o autor encontra de trazer tudo sobre o ponto de vista ou tudo não mas muitos momentos sobre o ponto de vista dele aí você se Pergunta assim o o discurso indireto livre também é utilizado também olha só trechinho aqui que eu separei felizmente com pouco o leovaldo tornava a ir embora mais o Ti aos mundos sessim levaram no embornal duas galinhas fritadas com farofa levaram quantidade de breu de Borá que o grivo vendeu Então veja que o narrador aqui tá falando felizmente felizmente o leovaldo que era o irmão mais velho do miguelin
vai embora não é o miguelin falando viva o irmão vai embora que ele não gostava desse irmão o irmão era bastante Inconveniente desagradável não é ele dizendo Nossa que feliz que eu tô mas o narrador coloca felizmente então é como se fosse uma fala vejam que é em terceira a pessoa mas é como se fosse uma fala do miguelin é um sentimento do miguelin que é passado de uma maneira indireta o discurso indireto livre e dessa forma a gente consegue se transportar para os pensamentos do menino em relação ao que acontece no entorno dele por
isso que a gente falou dessa onisciência seletiva legal né o tempo a gente pode comentar tá que é uma história que tem uma certa linearidade diferente do Vidas Secas que nós não temos um encadeamento de uma cena em relação à outra há essa fragmentação comparação a Vidas Secas esse livro El ele tem ass encadeamentos ele não tem capítulos é uma história só é uma é um fôlego só na narrativa toda então não há essa divisão e as coisas vão sendo encadeadas uma ação conectada na outra que é conectada na outra até a gente chegar no
desfecho da história Ah então há uma certa linearidade de vez em quando o o narrador ele faz umas pausas faz alguns flashbacks faz alguns retornos então sabemos aí que miguelin o protagonista tem 8 anos mas logo no começo da história Já temos um causo vamos falar causo porque combina muito lá com o o interior de Minas com essa própria história que tem um jeitão meio de causo contado em volta da fogueira Então logo no começo temos um causo do miguelin que com 7 anos ou seja um ano antes veja que temos aí um retorno para
o passado com 7 anos o miguelin tinha saído de Mutum pela primeira vez o município dele para ir até sucuriju uma localidade próxima para ser crismado quem levou miguelin foi o tio Terê ele tinha todo um apreço por esse tio Eles foram para lá para aproveitar a passagem do bispo o Bispo então iria crismar o menino em relação ao tempo histórico em que a história sin série tá meio parecido com Vidas Secas então a passagem a da República Velha para a república nova a república velha que começa em 1889 com a proclamação da república dia
15 de novembro e que vai até o golpe de 30 quando Vargas acende ao poder pela primeira vez e fica até 45 depois ele retorna em 50 e fica até 54 Quando Ele comete o suicídio Então a gente tem essa passagem da velha paraa antiga a gente tem esse descompasso essa passagem desculpa da velha paraa nova a gente tem esse descompasso do campo em relação à cidade né a posição eh de lentidão de abandono de segregação que as pessoas por esses rincões do Brasil acabavam enfrentando a vida na cidade que querendo ser moderna Só que
essa modernidade não era encontrada no interior que muitas vezes Tinha uma forma de produção e uma forma de de sobrevivência uma forma de de de vida bastante arcaica no interior mas em relação ao tempo histórico nada explícito não aparece na narrativa algo que diga Ah então tudo aconteceu em 35 no Vidas Secas é a mesma coisa aqui no o tempo em relação à narrativa até temos alguns elementos Por exemplo quando o miguelin leva aquela surra do pai porque ele bate no leovaldo no irmão mais velho ele fica três dias fora então TRS dias tem uma
certa cronologia no dia seguinte na semana seguinte esse tipo de coisa até aparece na nossa narrativa mas em relação ao tempo histórico não até sobre isso tem uma característica interessante no livro ele começa assim ó um certo miguelin morava com sua mãe seu pai e seus irmãos longe longe daqui o livro Até eu falei que tem um jeito de causo esse livro eu diria até que faz lembrar histórias muito antigas his lares sabe fábulas contos de fadas Os Contos de Fadas começam assim num reino distante havia um rei uma rainha tudo muito genérico você não
sabe quando as coisas acontecem exatamente com quem sempre que há essa indefinição fica até mais fácil de as pessoas entrarem na história tomarem para si se identificarem e aprenderem algo essas histórias elas são chamadas histórias exemplares é para você aprender o que é certo o que é errado essa questão da moralidade Se você pegar as fábulas por exemplo lá no final da fábula tem moral da história quem com ferro fere com ferro será ferido ou aquela Fábula da Raposa e das uvas eh quem desdenha quer comprar então as histórias elas são genéricas do ponto de
vista do tempo do Espaço das pessoas você pode se apropriar daquela história facilmente trazer pra sua vida tomar como exemplo histórias exemplares e aprender algo eu vejo o campo geral mais ou menos assim é interessante porque o Guimarães Rosa ao mesmo tempo é super regionalista na linguagem na na cultura na Geografia mas ele consegue trazer uma universalização pra obra dele ele trata de dramas que são inerentes a todo mundo agora nós temos o espaço que é como já dissemos o município de Mutum lá em Minas Então não é um lugar assim Indefinido temos todo um
lado meio mítico meio de parábola de fábula de contos de fadas algo mais fantasioso só que lembra que o Guimarães Rosa é do Sertão Mineiro e ele fala de lugares reais Mutum É sim um lugar real é lá que vive miguelin com sua família mas o miguelin nasceu em outra localidade chamada pau roxo e vamos agora a personagens são várias personagens é até interessante pensar que a novela é um gênero narrativo em que não há tantas personagens assim até se parece meio com o conto nesse sentido como não é como não é uma narrativa muito
longa eh as histórias acabam tendo poucas personagens não é o caso definitivamente de Campo geral antigamente as famílias eram mais numerosas a minha avó teve 13 filhos por exemplo e era muito comum as casas serem frequentadas por vizinhos por ajudantes agregados ã Forasteiros que passavam pela localidade pela fazenda e visitavam então é o exemplo aí da da casa do miguelin que é uma casa de família grande com empregados apesar de eles não serem ricos mas havia muitos ajudantes vizinhança Viajantes tudo isso a gente vai encontrar então há uma gama relativamente grande de figuras de personagens
e eu queria dizer que particularmente é uma história com a qual eu me identifiquei muito o menino vivendo numa fazenda do interior ali aprendendo ali crescendo amadurecendo isso aconteceu comigo eu eu vivi parte da minha infância na fazenda da minha avó o sítio pequeno da minha avó era minha avó meus tios meu avô já era falecido quando eu nasci então eu sei do que o Miguelinho tá falando digamos assim porque Inclusive a nossa idade Aí é muito próxima eu tinha em torno de quatro ou c anos quando vivia lá então personagens in Bernardo ou inerno
esse é o pai o patriarca da família aquele que tem a última palavra que diz que des diz aquele que põe o pão em casa ele tem uma visão bastante utilitarista nada sentimental nada lírica do mundo da vida do Entorno dele o negócio dele é trabalho pro ganho para o sustento então basicamente é isso muitas vezes ele é duro ríspido agressivo tanto com a esposa quanto com os filhos e também há um um problema aqui nessa história que a gente percebe Não é muito explícito não é uma história eh de muita informação Clara porque afinal
de contas é como se fosse o ponto de vista de um menino então tudo acaba sendo mais lateral do que frontal mas nós conseguimos entender que há conflitos ali na família envolvendo o pai e a mãe ciúme do Pai Em relação à mãe a mãe tendo algum relacionamento extra conjugal já vamos entender um pouco melhor a mãe é e anina que é o oposto do Pai ela é dócil lírica lúdica amorosa então é um casal bastante diferente faz lembrar um pouco o casal lá do livro São Bernardo do Graciliano Ramos Paulo Honório duro utilitarista e
Madalena mais sentimental mais humana é a família cessin cas Então os filhos chica ou Maria Francisca cessin cas dito ou Expedito José cecinas tenho a minha colinha aqui para conseguir e trazendo essas informações para vocês esse é um personagem muito importante ele é com certeza o irmão mais próximo ao protagonista que é o miguelin o dito assim ele é chamado na história toda ele é mais novo do que o miguelin porém ele demonstra mais amadurecimento e demonstra ser mais sensato do que o irmão mais velho no sentido de conseguir compreender as relações humanas as relações
familiares ele consegue perceber algumas nuances que estão acontecendo na família em relação aos conflitos de ciúme do pai e ele serve também de Conselheiro pro miguelin el fala umas coisas que são bastante evoluídas para uma criança da idade dele aí dos seus 6 anos talvez por exemplo uma das coisas que o dito fala e que o miguelin guarda com ele é sobre promessa que se faz né Nós temos aqui uma história de muita religiosidade muito Mística tanto religiosidade católica quanto afro que é bem a cara do sincretismo étnico cultural étnico cultural religioso do Brasil mesmo
e Uma História de ã crenças superstições que fazem parte esse universo Místico Ah E aí tem um momento mais pro final da narrativa em que o dito fala pro Miguelinho sobre promessas uma outra perspectiva envolvendo promessas porque as promessas na maioria das vezes são cumpridas depois que você recebe a graça Então você promete olha se acontecer ou não acontecer tal coisa prometo que farei ou não farei tal coisa eu dito disz a gente pode pensar de uma outra forma Por que que você não começa a cumprir algo e depois então você faz a promessa você
fica com crédito mas é uma maneira que me deixou muito pensativo num bom sentido positivamente porque você começa a desenvolver alguma atividade seja boa que seja positiva para a sociedade antes de qualquer coisa você já vai começar a plantar bons pensamentos boas atitudes e você pode colher Quem planta coisa boa recebe coisa boa Quem planta chuva colhe tempestade Não Tem um ditado que é mais ou menos assim então realmente esse Conselheiro do miguelin não obstante a pouca idade era extremamente sábio depois nós temos adrelina ou Maria adrelina cinas leovaldo o irmão mais velho leovaldo não
mora com a família ele foi embora já há muito tempo fazer a vida dele tem o momento em que ele volta pra fazenda para o desgosto do miguelin porque o leovaldo ele é era agressivo ele desdenhava era Inconveniente falava também de uma maneira muito pejorativa da sexualidade o miguelin Definitivamente não gostava tem o Tomzinho que é o caçula da família Tomé de Jesus cessin Vas outras personagens saindo agora aí desse seio familiar pai mãe e filhos podemos falar da tia isidra na verdade ela é tia da ianina Então ela vem a ser tia-avó das crianças
ela tem uma autoridade bem relevante dentro de casa ela é muito religiosa também bastante pragmática em termos de religiosidade bastante Ortodoxa vamos dizer assim ela entra em conflito com a mãe Tina que é uma negra que mora com a família ela mora uma espécie de extensão da casa e a ianina cultivava a cultura afro Inclusive a religiosidade e a tia isidra julgava condenava a mãe Tita por isso Maria tinha mais uma moça que trabalhava ali na casa da família o vaqueiro Gé e o vaqueiro salus ajudantes é bom também a gente lembrar que a família
não possuía aquela Terra algo meio parecido com Vidas Secas eles trabalhavam na terra poderiam consumir os produtos ali que eles plantavam mas eles não eram os donos E aí o em obero Tinha pessoas que ajudavam que dividiam ali as tarefas com ele como é o caso do Vaqueiro Salu então eles tocavam A Fazenda juntos ainda que o salus tinha um casebre mais simples ele tinha um poder de comando menor quem mandava mesmo era o inerno há também bichos vários cães tem nomes até bem engraçados na história gatos passarinhos papagaio o o reino animal para o
mundo das crianças sempre é algo muito importante as Crianças gostam de bichos e o miguelin não é diferente outros personagens também vão girar em torno Desse nosso núcleo da família Inc como o seu Aristeu o seu deogracias o patori que é o filho do deogracias acaba morrendo na história mata alguém e depois morre o Grio que é vizinho mora com a mãe eles são bem pobrezinhos o Grio também de vez em quando aparece ali na casa do miguilim e podemos falar agora um pouquinho sobre o enredo dessa história então nós temos o menino miguelin que
vai passar por um processo de amadurecimento e esse amadurecimento se dá principalmente pelo signo da perda o miguelin vai ter algumas perdas no decorrer dessa história e isso vai fazendo com que ele aprenda muita coisa cresça de cara ele já pde a cachorra tinha uma cachorra chamada Pingo de Ouro que ele gostava muito cachorra grande Clara ele se identificava muito com ela e o pai acaba dando a Pingo de Ouro há uns tropeiros que estão de passagem Ali pela fazenda nem consultam o miguelin nem nada ele sofre bastante com a perda dessa Amiga me lembrei
também da minha infância na fazenda da minha avó eu tinha uma vaca como amiga e aí eu ficava conversando com ela ficava próximo dela e ela parecia também um pingo de ouro ela também tinha uma uma cor um pouco mais clara que mais nós temos a perda do tio terz O tio terz acaba indo embora já vamos falar sobre isso o miguelin era muito próximo desse tio esse tio morava com eles também a auxiliava o pai nos serviços rurais da roça que mais a perda da possibilidade de fazer aquilo que o miguelin fazia de melhor
que era contar histórias ele era muito bom em efabulação em criação e contação de histórias em determinado momento ele se vê obrigado a trabalhar muito na fazenda com o pai muito serviço braçal pouco tempo para o pensamento para a arte para o lúdico isso deixa ele bem mal é mais uma perda que ele sofre ele perde o próprio irmão com tem spoilers aqui o nosso resumo infelizmente a gente tem que falar da história como um todo então vamos trazer alguns spoilers nós vamos ter a morte do dito justamente Quem era mais próximo dele eu fiquei
bastante mexido com essa perda para falar a verdade os passarinhos que são soltos pelo pai em um momento de raiva o próprio pai ele vai perder no final e também vai perder a família porque ele acaba indo embora da Fazenda ele acaba saindo para tentar a vida em outro lugar sem contar que ele vai enfrentando também eh micro desafios durante toda a narrativa né pequenas tensões ele tem grandes tensões como acontece aí em relação às perdas Mas também ele vai tendo pequenas do dia a dia não só tensões ele tem também alegrias Prazeres pequenos prazeres
do cotidiano Mas ele tem esses esses Desafios que vão fazendo com que ele cresça como a gente diz vão deixando a pessoa Cascuda bom por falar em perdas aprofundando nessa passagem do tio terêz tio terz então era irmão do pai não se fala em traição aqui na história mas nós conseguimos entender porque de novo como é como se fosse o ponto de vista de uma criança a criança muitas vezes não nomeia aquilo que tá acontecendo ela pode até sentir pode ter uma certa compreensão daquilo que tá em volta mas ela não não nomeia e ninguém
fala também traição para ela então o miguelin não sabe exatamente o que tá acontecendo o dito que é mais novo mais antenado mais sábio parece que percebe mais do que o próprio miguelin Mas conseguimos compreender que tá tendo alguma coisa entre a ananina e o tio tereso o pai acaba descobrindo discute com a esposa briga tem um momento que o pai tá gritando brigando com a mãe o Miguelinho se mete acaba apanhando fica de castigo por causa disso O Miguelinho não consegue se distanciar das coisas como o dito dito até aconselha miguinha a não se
meter nas confusões nos conflitos em assuntos que não dizem respeito às crianças mas o miguelin não consegue ele tem toda uma aproximação uma identificação com a mãe até porque o Miguelinho é mais lúdico é mais lírico é das histórias então ele tem uma identificação com a mãe depois ele vai ficar revoltado com a mãe pela mãe não se impor diante do autoritarismo que ele sente no pai mas a princípio ele gosta muito dela e se intromete acaba se dando mal por causa disso e o tio terêz vai embora tem um momento em que o tio
terêz chega em casa e o pai não está lá está trabalhando a tia isidra que era atenta a tudo e tinha um papel importante relev an na família pede para que o tio terz V embora então de uma hora para outra ele sai de casa o miguelin que era próximo dele que tinha até feito a primeira viagem para fora de Mutum com ele fica bastante sentido mas é isso que acontece é uma perda relevante mas será para sempre não tio terz depois encontrará com miguelin quando ele for levar comida pro pai na roça tio ter
pede para que o miguelin leve um bilhete para ianina o Miguelinho pega o bilhete mas não entrega depois encontra novamente com o tio diz que não entregou E lá no final da história vai haver o ressurgimento do tio teres aí tem uma passagem aqui que eu separei que eu acho muito interessante tá vindo uma trovoada lá no Mutum bastante violenta miguelin e dito dito conversam sobre isso aí o dito se abraçou migel dito não tremia malmente estava mais sério por causa de mamãe papai e tio ter papai do céu está com raiva de nós de
surpresa tá se formando aquela trovoada ele foi e falou miguelin você tem medo de morrer demais dito eu tenho medo mas só se fosse sozinho queria a gente morresse juntos eu tenho não queria ir para o céu menino pequeno fazia uma pausa só o tamanho do respirar percebam que o que nós temos aqui é uma espécie de Premonição daquilo que vai acontecer vejam que o dito que não quer morrer cedo é exatamente o que nós teremos no desenrolar da nossa história veja também a complexidade dessa conversa entre crianças e esse tipo de conversa o miguelin
só conseguia ter com um dito bom tio Teresa então acaba sendo expulso exatamente no momento uma chuva de uma trovoada terrível e é nessa trovoada que vai aparecer um pouco de toda a religiosidade todo o misticismo toda a superstição religiosa que a família do miguelin tem a vo zidra é a líder vamos dizer espiritual da família ela reúne todo mundo ali no oratório para rezar fortemente para que a chuva a trovoada vai embora depois as rezas também aparecerão na questão da doença numa tarde qualquer o dito a acaba pisando num vidro num caco de vidro
o corte é muito fundo ele é na hora já tratado ali como eles conseguem com faixa ele é acamado mas vai infeccionando a família vai sentindo que não vai ter volta apesar do tratamento apesar da resa tem um vizinho lá deles que até vai buscar remédio na cidade comprimidos pro dito nada adianta e vai batendo Aquela tristeza geral em todo mundo até mesmo no inerno que era o homem mais utilitarista da família até ele tem lá os seus olhos marejados vermelhos pelo dito até o o miguelin sente que a família tem um apreço especial pelo
dito mais do que tem por ele até o pai tá chorando pelo irmão e o irmão vem a falecer interessante que uma maneira que o miguelin tem de manter a memória do irmão de manter de certa forma o irmão com ele eh vai ter a ver com a mantita a mantita e o miguilim fazem uma espécie de ritual eles enterram objetos e roupinhas do dito Então esse enterro das coisas do irmão é uma maneira de fazer com que ele permaneça porque a mãe Tita também sofre muito pela perda então tanto ela quanto o miguelin vão
ter naquele túmulo só deles uma maneira de sempre trazer as memórias do dito sempre fazer com que o dito Esteja vivo ainda que não mais fisicamente bom o miguelin sofre muito ele passa muito tempo sem conseguir fazer as coisas direito sempre tristonho sempre lento o pai acha que uma forma de tratar essa lerdeza do filho é dando para ele a ocupação temos um trecho que diz daí por diante não deixaram o miguelin parar quieto tinha de ir debol milho no Paiol capinar canteiro de horta buscar cavalo no pasto tirar cisco nas grades de madeira do
Rego então ele trabalhava muito logo depois disso ele vai ter que além do trabalho enfrentar Um Desafio na vida dele um outro Desafio na vida dele que é a vinda do irmão mais velho leovaldo leovaldo tava fora já há bastante tempo tava fazendo a vida dele sozinho e aí ele retorna você pensa Pô irmão mais velho Será o irmão sábio né o irmão bondoso existe até uma espécie de estereótipo do irmão mais velho mais consciente das coisas que nada o leovaldo parecia mais infantil do que o dito do que O O miguelin ele é provocador
é violento e ele também fala da sexualidade de uma maneira pejorativa o Miguelinho não gosta de nada do que ele fala e do que ele faz tem um momento em que o grivo o menino pobrezinho filho da vizinha vem até a fazenda ali da da família protagonista leovaldo provoca bate no grivo E aí o Miguelinho que já tava por aqui já tava saco cheio com o irmão mais velho e também ainda chateado com a perda do dito cansado da rotina que ele tinha que cumprir de trabalho não podendo se dedicar a pensar em histórias a
contar histórias que ele gostava com tudo isso junto ele resolve partir para cima do leovaldo começa a tem o leovaldo ainda que muito maior e mais velho não aguenta até grita o pai vai lá pega o Miguelinho dá uma surra homérica no filho e o filho não chora ele tem uma postura de enfrentamento porque dentro dele ele tá pensando que ele vai matar o pai quando ele crescer então o o miguelin sabe que toda essa ruindade vinda do pai dele depois vai desaparecer com a morte olha só o que ele planeja a morte do próprio
pai e depois de toda essa violência o miguelin se afasta é como se ele fosse Suspenso da escola a família acha por bem ele ficar durante três dias ausente ele então vai ficar nas mãos do salus que era o trabalhador lá da fazenda que trabalhava a meia com o inerno ele vai até a casa do saluz encontra lá com a mulher com o filho o o salus É bem mais simples depois o miguelin retorna a trabalhar e continua pegando muito pesado na roça primeiro ele ia levar comida pro pai na roça já era uma atividade
não muito fácil tinha que encarar o mato encarar o medo ele encontra lá com o tio teres que dá o bilhete para ele no meio do mato é mais um desafio depois o Miguelinho vai trabalhar também ele vai pegar no pesado vai pegar na inchada vai capinar e um momento lá começa a sair sangue do nariz dele começa a passar muito mal é levado para casa colocado na cama tem febre a família começa a empreender resas parecidas que haviam acontecido lá com o dito até o miguelin percebe que a família se importa com ele os
mesmos procedimentos que foram feitos com o dito agora são feitos para ele porque a família sente que talvez ele não sobreviva ele não tá bem realmente E aí o miguelin fica observando ele vê O Pai preocupado até mesmo o pai e aí toda aquela revolta que ele tava sentindo em relação ao pai a mãe também porque ele achava que a mãe poderia se impor muito mais diante das grosserias e violências do pai ainda que ele gostasse da mãe ele recrimina a mãe por essa ausência tudo que ele tava sentindo de revolta começa a amenizar por
causa desse mal a males que vem para bem Como diria o meu pai há alguns dizeres populares também principalmente envolvendo religiosidade que estão presentes aqui no livro mimares rosa gosta desse linguajar do Povo né termos populares expressões populares dizeres populares tudo isso Agrada muito a Guimarães Rosa E aí quando o Miguelinho está lá no período de convalescência quando ele tá querendo melhorar da doença dele essa exaustão que ele tava sentindo pelo trabalho a voz zidra aparece vem com uma informação bombástica pro miguelin o pai havia matado um homem chamado luí Altino com a partida do
tio teres vem um novo agregado pra família que é o Luiz Altino vai morar ali e vai trabalhar ali o pai sente ciúmes parece que há também alguma coisa entre luí Altino e ianina e o o pai mata então esse ajudante e depois o pai tira a própria vida ele se enforca então uma tragédia gigante enquanto o miguelin estava acamado Depois disso tudo quem vai retornar à fazenda é o tio terz ele vai se aproximar de novo vai morar ali e vai formar um casal com a ianina a ianina até pede pro miguelin para se
casar então com o o cunhado no nosso desfecho vamos ter mais uma presença na história a chegada do Dr José Lourenço um médico vindo da cidade assim que ele chega a cavalo o Miguelinho espreme a vista para para conseguir enxergar melhor as feições do médico e o médico percebe que ele pode ter problema de vista oferece a ele óculos e aí o miguelin enxerga pela primeira vez tudo de uma maneira muito clara ele era milpe então só nessa chegada rápida o doutor já percebe um problema de saúde que o Miguelinho tinha o José Lourenço ia
ficar ali nas redondezas depois iria embora e ele gostaria de ter o miguelin em companhia dele elea ele ia morar na cidade e aprendeu o Ofício do Dr José Lourenço que é Ofício de médico afinal de contas o doutor viu que miguelin era um menino esperto interessado viu potencial Miguelinho estava um pouco inseguro vou não vou a mãe incentiva e ele então resolve aceitar o convite e ir embora mas ele vai embora tendo a certeza de que Mutum iria ficar no coração dele como um lugar bonito ele descobriu que Mutum era um lugar bonito quando
ele saiu da cidade quando ele foi para fora com o tio terço pela primeira vez e alguém falou nossa você mora no Mutum Lá é muito bonito mas aí quando ele chegou à casa e com conversou com a mãe a mãe não compartilhava dessa ideia ele discordava da mãe ele achava que sim Mutum era muito bonito então aí nós temos essa perda final que é decisiva pra passagem definitivamente da vida infantil para a vida adulta agora o miguelin já tinha passado por todas as provações necessárias ao crescimento de lógico depois ele ia passar por muitas
outras que a vida é feita de desafios agora dá para dizer que é uma obra autobiográfica alguns dizem que há traços autobiográficos podemos nos lembrar aqui que o próprio Guimarães Rosa também era o menino do interior pobrezinho família simples e que era muito curioso muito interessado estudioso resolveu ir embora para estudar e fazer medicina em Belo Horizonte tá bom gente uma dica para você H um filme de 2007 dirigido pela Sandra Kogut chamado Mutum é um filme inspirado em campo geral vocês podem encontrar o filme completo no YouTube um bom filme tá bom valeu gente
um abraço