[Música] [Música] [Música] nós vamos dar início nessa aula falando sobre um conceito difícil para muitas pessoas que é sobre a Inovação ele é um conceito complicado porque na verdade inovação é a pocem ele tem vários sentidos né então é importante a gente ver a distinção entre inovação criatividade e invenção a gente começa com criatividade né lembra quando a gente falou que existem 7 bilhões de habitantes no planeta terra né todo mundo tem ideias e a gente tem ideias o tempo todo tá agora você é criativo não só tendo ideias mas você precisa ter ideia e
ter uma ação em cima dessa ideia ou seja trazer sua ideia paraa concretude pro mundo real agora se essa sua ideia mais uma ação gerar um resultado aí você sim tem inovação e o resultado ele pode ser medido através de uma eh pode ser um lucro para uma empresa uma transação monetária Mas ele também pode ser um resultado de bem-estar para PR pr pra sociedade então seria uma inovação social agora se você não conseguir gerar resultado você vai ter uma invenção que é algo novo e normalmente as empresas as Universidades acabam patenteando essas invenções a
invenção hora que ela sair da patente for pro mercado e gerar resultado aí ela é uma inovação então é importante essa distinção desses três conceitos agora o conceito de inovação ele é muito ligado à criação de valor então a gente tá criando valor para todos os públicos interesse naqueles exemplos que foram dados por exemplo da da da mãe do bebê do hospital a gente conseguiu gerar valor para todos os públicos envolvidos na cena do problema só que Inovar não é fácil tá todo mundo falando de inovação só que quando a gente olha as pesquisas e
essa aqui é uma pesquisa relativamente recente 2013 apenas 4% das inovações dão certo por que isso por que será que acontece isso E aí a gente tem que fazer essa distinção uma coisa é resolver um problema uma coisa é ser criativo e conseguir resolver o problema agora implementar essa solução Aí sim é você ser inovador E aí é onde a maior parte das empresas organizações peca Então por que que é tão difícil e Por que que as pessoas têm essa dificuldade de de lidar né porque quando a gente fala de resolver um problema o problema
tá no presente mas a solução do problema tá no futuro então nós temos que pegar esse grupo que tá trabalhando essas pessoas essa diversidade né Que nós tínhamos falado na outra aula que tá tá tentando resolver o problema e El tem que passar por um período de incerteza porque a solução do problema tá no futuro e essa ambiguidade ela é inerente ao processo e incomoda as pessoas porque as pessoas gostam dos hábitos e ter o status qu então Eh pra gente conseguir implementar uma boa solução é importante a gente partir das necessidades humanas entender o
que que as pessoas precisam só que a sua solução ela tem que ser tecnologicamente execel e do ponto de vista de negócio financeiro ela tem que ser viável né porque às vezes a gente consegue resolver um problema com uma solução mirabolante que não pode ser nem feita exequível e nem é viável economicamente e aqui vem a evolução dos paradigmas das empresas as empresas elas na década de 60 e 70 falava-se muito em eficiência o foco das empresas era o olhar interno eu vou olhar para dentro e eu vou ver a vantagem de divisão do trabalho
e eu vou reduzir os meus custos eu quero produção em massa tá desde a revolução industrial até a década de 60 70 depois na década de 80 o mundo ficou Assombrado porque os japoneses trouxeram a produção enxuta os os novos critérios de qualidade e por que os japoneses eles trouxeram isso que na época era uma inovação era uma novidade porque eles sempre viveram eh com restrições de materiais restrições de recursos eles moram numa ilha onde não tem abundância então eles tiveram que atacar realmente o os desperdícios e os americanos Na época na década de 80
a indústria automobilística que não tava acreditando muito nos produtos japoneses assim como a gente não acredita hoje nos produtos chineses né eles não não tudo bem deixa os deixa o produto baratinho em trá japonês só que quando eles foram acordar na década de 80 eles já tinham perdido 20% do mercado e aí o mundo se mobilizou não só os americanos mas os europeus também cont contr Aram um estudo Global feito pela MIT E aí eles foram estudar o que que diferencia os japoneses do resto e eles perceberam que era essa cultura de eh focar no
desperdício e não fazer a mais do que você precisa então eles começaram a trazer e vantagens com qualidade e essa foi a era da qualidade década de 80 e década de 90 e a partir do do do ano 2000 principalmente com o advento da internet você tem que fazer melhores coisas então começa a vir a Inovação agora como novo paradigma PR as empresas Então a gente tem um primeiro estáo eficiência o segundo e qualidade e o terceiro a Inovação só que mesmo quando você tá no terceiro estádio da Inovação você não pode deixar de fazer
os outros dois com relação aos tipos de inovação nós temos três tipos Se a gente ficar nos mercados existentes com as ofertas existentes nós vamos ter uma melhoria incremental uma uma inovação incremental agora a a gente só consegue ter as grandes e inovações as disruptivas ou revolucionárias quando a gente parte para novos mercados com novas ofertas e metodologias de inovação quais são usadas hoje em dia quando a gente fala de gestão da inovação eh eh a gente tá se focando muito em Stage Gates em funil da Inovação Mas eu ainda queria retomar um um assunto
a Inovação ela pode ser aberta ou fechada muitas empresas ainda preferem ter inovação para ficar com a tecnologia com o conhecimento dentro e do do ambiente Empresarial delas mas tem empresas que já estão se abrindo Tem empresas que estão colocando as grandes Perguntas as grandes questões que tem que ser resolvidas da internet e tem uma coisa intermediária aqui entre aberta e a fechada que é você ter por exemplo 100 ou 150 eh pesquisadores e cientistas que estão cadastrados e você coloca uma pergunta para que essa esse comitê ajude a empresa a resolver o problema bom
mas normalmente as pessoas também conhecem a Inovação mais como tecnologia pesquisa e desenvolvimento e produtos mas inovação é muito mais do que isso que a gente já viu exemplos Você pode ter uma gestão da inovação Você pode ter o Stage Gates que é o funil da Inovação com vários portões para você ir checando se o teu projeto pode ir adiante ou não só que ele tem um problema essa metodologia o Stage Gates e o funil da Inovação ela é muito linear e se você for esperar muito para lançar essa inovação o mercado já pode ter
mudado eh Tem empresas que usam o benchmarking ou seja bom Quais são as práticas melhores práticas de mercado e elas tentam aplicar ou copiar né as melhores práticas e tem os sistemas de de sugestões que são as caixinhas de sugestões que as empresas têm que elas são muito boas mas também são perigosas porque você tem que ter uma um grande Staff para trabalhar nisso uma equipe muito grande porque se as pessoas colocam sugestões mas elas não têm feedback elas ficam muito mais decepcionadas do que motivadas e a maneira que nós vamos olhar aqui que eu
falei desde o início é pela resolução de problemas então nós vamos Inovar dessa maneira Você pode ter como a Toyota melhorias contínuas incrementais pequenas o design Thinking que é uma metodologia criativa para solução de problemas ou tem o Tris também o Tris é uma metodologia russa que foi desenvolvido on eles conseguiram categorizar Acho que em 40 classes os problemas ou seja os problemas acabam tendo padrões e vão se repetindo e eles fizeram uma análise de várias milhares de patentes para chegar nessa metodologia TR agora a resolução de problemas é uma preocupação antiga tem um filósofo
famoso chamado Carl Popper que ele escreveu um livro falando que a vida é resolução de problemas então a ciência avança resolvendo problemas a medicina ela precisa saber bom eh quando a gente vai no médico ele quer saber quais são os sintomas o que que que que que a gente tá sentindo porque ele precisa entender Qual que é o problema a engenharia resolvendo problemas também a administração o design Então os problemas têm que ser encarados como grandes oportunidades de inovação e os métodos analíticos para resolver os problemas lineares que a gente viu lá na primeira aula
eles são decorrentes das Ferramentas de qualidade né Principalmente dos Japoneses Então você tem o Gu gravidade urgência e tendências o diagrama causa efeito diagrama de Pareto brainstorming cartas de controle ou histograma E aí esse essas metodologias essas ferramentas foram exportadas para eh métodos de solução de problemas paraa área administrativa Então você tem ações corretivas a ISO o PDCA né O que é o plan do control and act é o Masp que é o é método de análise e solução de problemas tá mas esses problemas todos eles são para problemas lineares solução de problemas lineares então
a nossa abordagem vai ser uma abordagem de inovação como um processo de aprendizagem e a gente quer transformar a experiência do Consumidor criando o valor percebido tá E para isso a gente tá propondo uma revolução de Copérnico ou seja as empresas elas tem que sair do centro como antigamente Ptolomeu achava né que a Terra era o centro do universo e a gente tem que colocar as pessoas no centro por isso que a gente fala que a Inovação é centrada no ser humano e aí a estratégia vem do mercado para dentro da empresa e aí dentro
dessa economia de serviços teve dois especialistas tiveram dois especialistas pin and gilm que lançaram um livro sobre a a experiência da economia o marketing de experiências onde você tem a extração de comod se você agregar valor você passa a ter bens de consumo se você agregar mais valor você vai entregar serviços e se você agregar mais valor você vai ter um estágio de experiência e para vocês que vão trabalhar com educação não se esqueçam a educação no serviço então a gente tem que estar sempre agregando valor para esse serviço então os princípios para criar cultura
de inovadores e o nosso foco é muito mais pensar nos modelos mentais das pessoas para ter inovadores do que propriamente a gestão da inovação primeiro confiança que a confiança leva a colaboração segundo comunicação a gente já tinha falado sobre melhorar a comunicação com desenhos e com protótipos e o terceiro é o pensamento integrativo o pensamento integrativo a gente conseguir integrar o raciocínio indutivo e dedutivo com o raciocínio abdutivo que é o e si a gente conseguir levantar as perguntas então é juntar o pensamento lógico com o pensamento indutivo agora tem coisas que são muito importantes
pra inovação né Principalmente a Inovação dentro de ambientes de escolas de universidades e de empresas o espaço o espaço ele define o comportamento das pessoas então por exemplo aqui a gente tem um exemplo de de ex onde eles tê um ambiente agradável lúdico onde as pessoas podem trabalhar fica aberto 24 horas por dia se se o time tá focado em resolver um problema ele pode ir na escola muitas ferramentas né pro qu para conseguir prototipar e tangibilizar as ideias da equipe a gente tem que confiar no processo é importante ter um processo PR PR inovação
e o processo ele começa M concreto a gente tem que fazer uma coleta de dados depois a gente vai volta pro mundo abstrato que é o escritório e a gente faz análise síntese eu vou abordar com mais detalhes depois esse processo Mas o importante é dizer que não é um processo linear ele é um processo caótico tá mas a gente tem que confiar no processo colaboração também muito importante design inovação são fenômenos sociais porque acontecem na interação dos contextos sociais também é sobre o trabalho em equipe que a gente já falou da diversidade tá E
hoje em dia as organizações estão à procura das pessoas que TM o perfil t ou seja cada membro da equipe tem um profundo conhecimento num campo eh no ele tem um conhecimento muito forte por exemplo um engenheiro ou um administrador ou um um biólogo que faz parte da da da equipe Mas ele também tem que ter a capacidade de de conversar com as outras pessoas e de ter uma abordagem holística Para poder melhorar a comunicação dele e a importância da tangibilização das ideias né então fazer protótipos eh podem ser desenhos ou pode ser usando material
barato algo que tangibilização de ideias mas também tem o prot storming que é geração de muitos protótipos para poder eh pensar então a gente prototipa para aprender e aprende prototipando e isso traz uma aprendizagem acelerada né quando a gente tira ideia da cabeça e leva pro mundo real e aí a Inovação na educação tem um exemplo aqui eh depois vocês podem olhar na internet da Califórnia que é a nueva escola a partir desses exemplos Então a gente vai dar uma olhadinha agora em mais detalhes nesse processo de inovação que tá sendo usado eh Esse é
o gráfico eh que mostra inovação como um processo de aprendizagem tá ele começa no mundo concreto vocês se recordam dos exemplos que a gente viu das soluções de problema no Nepal na na África então não adianta você querer resolver o problema do escritório ou no seu computador você tem que primeiro coletar muitos dados mas ir pro mundo concreto e entender o problema esse é um ponto de análise né ou seja os dados estão lá disponíveis você Você vai coletá-los então Aqui nós temos uma fase que vão ter pesquisas eh qualitativas quantitativas depois disso a gente
vai pro reenquadramento e nesse momento nós vamos falar bom o problema a ser resolvido não era bem o desafio Inicial O problema é outro E a equipe tem que est motivada para resolver o problema só que até aqui nós estamos falando de análise até aqui os dados estão disponíveis a gente apenas coletou os dados e reformatou para renunciar o problema o processo criativo começa na síntese daqui para cá a partir disso então a gente faz uma pergunta porque o processo criativo principalmente o brainstorming ele acontece a partir de uma boa pergunta então a gente vai
fazer uma pergunta para desafiar o problema Fazemos o brainstorming vamos gerar várias ideias e aí nós vamos fazer um protótipo alguns protótipos e levar pro mercado então é uma volta do escritório para o mercado né com um protótipo que vai nos ajudar a poder se comunicar com a equipe e com o mercado Então essa primeira fase que é a fase de coleta de dados é uma fase muito empática né e empatia é aquela capacidade que a gente tem de se colocar no lugar dos outros então sentir o que o outro tá sentindo ver o que
o outro está vendo tá e ter a experiência do outro eh tem exemplos eh se vocês puderem depois entrar na internet eh no YouTube vocês vão ver um exemplo que é do Mit eles têm um um laboratório de envelhecimento que chama aging Lab e eles têm uma experiência que eles mostram a filmagem desse macacão que acaba restringindo eh os movimentos para você fazer desenvolvimento de produtos e serviços para terceira idade Então as pessoas têm que sentir Qual que é a dificuldade depois você vai pra parte do reenquadramento é o ponto de vista ou seja qual
que é o meu problema então eu tenho que pensar como usuário Qual a necessidade dele que insights a equipe gerou para eu poder falar o problema é esse agora que tem que ser resolvido aí a gente vem pra parte de criação que é a geração de muitas ideias então é quantidade e não qualidade e finalmente vem a implementação nessa parte aqui da criação a gente gera ideias e começa a fazer protótipos porque a migração do mundo abstrato pro mundo concreto já e nessa implementação a gente vai tangibilizar ideias neste caso é um caso tradicional antigo
uma equipe de designers estava conversando com uma equipe de médicos eles não estavam conseguindo se entender então um dos designers tirou pegou um pincel atômico com é antigo né tinha um tubinho de filme com pregador e ele amarrou tudo com uma fita e ele perguntou é isso que vocês estão querendo porque era para fazer um equipamento para operação na garganta e aí Os médicos falaram Ah era isso que a gente queria Então os protótipos eles podem ser produtos mas eles podem ser ser serviços experiências podem ser espaços histórias e ele nos ajuda a entender como
é que funciona como é que ele se parece e como é que ele interage então a gente pode acabar eh prototipando até uma fila até o atendimento numa padaria através de simulações então Eh com isso daqui a gente encerra essa parte do processo da Inovação centrada no ser humano [Música] [Música] [Música] C h