olá pessoal, na hora de hoje nós continuaremos a estudar antiguidade hoje nós começaremos estudar o quê? Roma, sinal, ou, ok a cidade de Roma existe até os dias atuais, onde ela fica? ela está localizada no sul da Europa, é a capital da Itália, mas atualmente Roma tem um jeito bem diferente da que estudaremos na antiguidade, no passado Roma era um grande império.
Quando nós estudamos a história de Roma é comum dividimos em três períodos, o primeiro período é a monarquia, sinal o segundo período foi a república, sinal, o terceiro período é o império, sinal cada período combina com a forma de política da época antes do começo do período monárquico dentro do território onde hoje é Roma, haviam diversos povos, até mesmo os gregos, vocês lembram que eu expliquei que na Grécia houve diásporas? O que significa isso? Significa que muitas pessoas se mudaram para outros lugares então algumas pessoas saíram da Grécia e foram para o território de Roma, porque não era muito longe, então muitos gregos se mudaram para esse território lá na península itálica havia cidades já?
Ainda não. Como essas pessoas viviam? viviam em aldeias, em grupos pequenos mais ou menos no século 7 antes de Cristo, um povo chamado e etrusco esse povo começou a se mudar para o território de Roma, e começaram a guerrear, dominar outros povos, com isso começaram a desenvolver uma sociedade cada vez maior e acabaram criando Roma, mas após muitos anos depois de sua fundação os romanos não sabiam como se deu a origem de Roma, então eles criaram mitos, lendas para explicar a fundação de roma as pessoas de Roma tinha muita influência dos gregos por isso eles usavam mitologias usando personagens gregos segundo eles havia um homem chamado Eneias, ele havia participado da guerra de Tróia, que eu já expliquei aqui no canal em um vídeo passado se vocês quiserem ver pode clicar aqui em cima, então Eneias ele havia participado da guerra de Tróia, quando Tróia é destruída, perde a guerra ele foi embora, se mudou para a península itálica, ao chegar lá ele se casou e teve vários filhos, um de seus filhos fundou o reino e depois de muitos anos nasceram bebês, dois meninos que eram descendentes de Eneias, então havia dois bebês chamados Rômulo e Remo quando Rômulo e Remo crescessem eles se tornariam reis porque eles substituiriam seu pai caso seu pai morresse, então eles se tornaria o reis, mas havia um tio deles que tinha inveja, não queria que os meninos crescerem para substituir o pai, porque ele queria se tornar o rei então esse sentimento de inveja e fez com que ele roubasse os dois ainda bebês colocassem um cesto e abandonasse em um rio, a história fala que eles foram levados pelo rio e foram encontrados por uma loba, a loba viu as crianças com fome e as amamentou, aceitou que eles se alimentassem de seu leite isso fez com que as crianças conseguissem sobreviver e se desenvolvessem quando os dois já estavam adultos eles queriam criar uma cidade e começaram a conversar, mas passaram a discordar e discutir sobre as coisas acabaram brigando, então Rômulo matou Remo matou o próprio irmão depois Rômulo criou uma cidade, e quando criou a cidade pensou o nome para ela e pensou em Roma, porque o nome de combinava com o seu nome, entenderam?
Essa história é real? não, ela uma mitologia, as pessoas criaram para explicar o surgimento de Roma agora eu vou explicar sobre o período monárquico, o período monárquico tinha o quê? o rei, o rei era o chefe, era o líder principal ele mandava na política, no exército e na religião, porque as pessoas achavam que o rei tinha contato, comunicação com os deuses, então rei tinha muito poder no período monárquico teve 7 reis, durante esse período houve sete reis dentro dessa forma de governo haviam mais pessoas participando da política o mais importante era o rei, mas também havia o senado ou senado, como era o jeito do senado?
Era um grupo de homens que eram líderes dos genos, vocês lembram que eu expliquei o significado de genos? No passado havia grandes propriedades onde viviam famílias, por exemplo, pai, mãe, avó, tio,s primos, diversos membros de famílias muito grandes, eles viviam nessas propriedades em casas e compartilhavam alimentos, ferramentas, trabalhavam juntos se ajudando, e o homem mais velho é que comandava que organizava a essas famílias então esse homem mais velho ele também trabalhava na política no senado ou senado e qual era a função do senado? Era o senado que fazia leis, propostas de leis e apresentava para o rei, e cabia ao rei decidir se gostava e aprovava a lei ou se não aceitava aquela lei caso não concordasse não aprovaria a lei o terceiro grupo que participava da política era a assembleia curial, como era esse?
Haviam grupos de famílias, cada dez famílias montavam um grupo e escolhiam um membro representante, o homem que representava esses grupos de dez famílias a assembleia curial analisava as propostas de leis, viam se eram boas ou ruins eles auxiliavam, ajudavam o rei, mas a pessoa mais que tinha mais poder a mais importante que podia escolher e decidir sobre as coisas era o rei agora vamos ver as características da sociedade romana no período monárquico. Essa pirâmide mostra os grupos sociais o topo da pirâmide estava quem? Os patrícios, no passado em Roma as pessoas mais ricas eram as pessoas que tinham mais propriedades, maiores campos, mais terras então as pessoas mais ricas eram os patrícios, porque eles possuíam mais terras, eram os senhores de mais terras eles também tinham mais escravos, mais animais como bois eles eram os únicos considerados cidadãos, também podiam trabalhar com política, religião e com o exército abaixo da pirâmide estavam os clientes, os clientes eram pessoas livres, não eram escravos, eles trabalhavam e obedeciam os patrícios, e em troca da obediência eles recebiam favores, ganhavam coisas e proteção dos patrícios, abaixo dos clientes na pirâmide estavam os plebeus os plebeus também não eram escravos, eram pessoas livres, eles trabalhavam com artesanato com rebanhos como pastores de animais diversos, com agricultura a maioria da população fazia parte dos plebeus, mas eles não tinham direitos políticos, não votavam, não escolhiam leis, nada, não eram considerados cidadãos, apenas os patrícios que eram cidadãos, os outros grupos não não tinham direitos políticos.
Por último na pirâmide, na base temos os escravos, quem eram os escravos? eram pessoas que não tinham dinheiro para pagar dívidas então se a pessoa não conseguisse pagar suas dívidas ela se transformava e escravo, os escravos não tinham direito de nada trabalhavam duro, sem salários ou recompensas, sem receber nada em troca era uma vida muito sofrida, após o desenvolvimento de Roma também começaram a capturar pessoas em guerras, pessoas presas de guerra, passaram a ser escravos em Roma também mas no começo de Roma, os escravos eram pessoas endividadas, que não tinham como pagar. Essa sociedade, era uma sociedade estamental O que significa essa palavra?
significa que não havia troca, mobilidade social por exemplo, se uma pessoa nascesse plebeu se ela trabalhasse muito e lutasse no futuro ela conseguiria trocar de camada social e se transformar em um patrício? Ela não conseguiria, não havia mobilidade social a pessoa permanecia em sua classe e isso era passado de geração em geração aqui no Brasil nossa sociedade combina com a sociedade estamental? Não, é diferente, aqui há classes sociais que as pessoas às vezes podem nascer pobre e conseguirem melhorar de vida e subir de status, ou às vezes a pessoa rica e também piora e perde dinheiro e muda, a mobilidade é pouca, mas ela existe, então nossa sociedade não é estamental, ok?
Então eu expliquei algumas características do período monárquico, como era o jeito da política do governo e também de sua sociedade, depois de muitos anos os patrícios não estavam mais gostando da monarquia, queriam mais poder de mandar na política porque a maioria deles já fazia parte do senado então eles fizeram o quê? Expulsaram, afastaram o rei e começaram um novo sistema político, começaram a república, que nós iremos estudar melhor na próxima aula, ok? Por hoje é só, se vocês gostaram deixem joinha, se tiver dúvida pode deixar aqui nos comentários, se inscrevam no canal e até a próxima aula tchau!