Totem e tabu na psicanálise | Christian Dunker | Falando nIsso 151

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Christian Dunker
O quadro Falando nIsso propõe uma conversa entre os diversos inscritos do canal Christian Dunker e o...
Video Transcript:
ah ah ah ah ah ah ah bem-vindo ao nosso canal youtube.com falando nisso de hoje ea pergunta de de moura de melo olá gostaria de escutar a respeito de top e itaú débora pergunta clássica estamos nessa temporada e comemoração dos 150 falando nisso então você ganha um trabalho que escrevi porque lacan e das águas do ano basta escrever aqui pra nossa produção ea gente vai mandar pra você tem tabu e é um dos trabalhos que o frob mais gostava um texto em 1913 1914 é considerado por muitos um fundamento da antropologia foi diana uma antropologia
psicanalítica é um trabalho em que o frade ele aquilo que havia disponível teoria dos povos da teoria da sociedade em torno do processo e como é que a gente passou para o estado dia sim vida social é um problema importante para os san antonio que o século 19 e que o fred vai enfrentar em função de um motivo clinton ele tem que explicar qual é a origem e uma tal regularidade que encontra os seus pacientes envolvendo por exemplo a constante hostilidade que o menino se envolve em relação ao pai num determinado momento amplo volta de
35 anos entrando com um conflito como pai e se aproximando o one tendo dificuldade para se desligar da mãe isso que ele é conseguiu em três grandes fantasias ou frequentes fantasias fundamentais a fantasia da sedução a fantasia ea cena primária deve ver os seus pais e mantendo relações sexuais ea fantasia de cassação ele tem que explicar porque que em todos os casos acontece de essas fantasias e versões dessas fantasias e aparecer para isso ele vai então estudar no começo do seu do de 30 burro uma constante que ela percebe em todos os simples ações em
todos os povos que é o horror ao excesso puxa as regras humana são tomás traz elas são tão diferentes mas em todas as culturas em todas as épocas sempre existiu algum tipo de proibição quanto à prática eu encontro sexual pelo menos um casamento entre pessoas que seriam assim na mesma família ou do mesmo clã ou água como explicar esse horror ao certo por que que é isso já estava ali e na tragédia de crédito ou escrita por sófocles mas que é a escrita de mim tu oral a omd bom casar se com a mãe é
uma coisa que ninguém da qual nós temos um corro pra isso ele vai desdobrar a essa idéia do ano um ano uma atitude que os certos povos milaneses o polinésios tem em relação à interdição há interdições de jirau que é o que eles chamam de tabu aquilo que não pode ser tocado aquilo que não pode ser comido aquilo que não pode ser feito inclusive então aí a prática sexual ou à prática interditada em relação ao que estou se torna a partir de então sagrados foi do samba aqui é apesar de muitos animais do garis é
às vezes a planta serem sagradas e em certos momentos específicos elas são profanados venera cerco porco numa determinada a cultura não se pode chegar perto dele ele é um animal encantado e animal sagrado mas naquela data específico então se a c&c mata porco e se come ele e forma ritualizado ele vai observar isso e juntar isso com o fenômeno clínico que é ambivalência como nas nossas relações tão freqüentemente aquilo que a gente respeita que a gente ama que a gente admira é invertido para algo que a gente não respeita que a gente ataca que a
gente não gosta que a gente o dem essa inversão ela vai sentar no estudada a partir do que é chama de pensamento nimes de como a haveria uma equação equação muito muito discutida muito controversa né entre a maneira como uma criança pensa forma simbólica com uma criança pensa e como os psicóticos pensa saber como as sociedades primitivas nos por entre aspas época que o fla está escrevendo ainda não está exatamente consciente dessa dos problemas e hierarquizar as sociedades em com que elas primitivas essas estão mais avançada o fred então incorre numa hierarquiza são eles assim
há como se os povos como se as civilizações passassem por pelo menos três etapas a primeira etapa é essa animista onde ele diz assim o pensamento é é cria se que o pensamento é capaz de causar coisas cria se que o pensamento ele transforma a realidade queria se que o pensamento tem é e tem efeitos na na realidade e pelos quais portanto a gente pode ser punido ou pode ser agraciado mas depois do estágio animista vem o estágio religioso e finalmente o sentir essa iraquização valeria também para o nosso assim crescimento é da criança criança
pensa de forma e mística depois ela passa por um período assim religioso e e ao final ela se liberta as irmãs ipa quando encontra esse terceiro está bom pois ao final do trabalho o fred propõe aquilo que é ela quem chamou de um mito inventado pela psicanálise no mundo mito que seria um mito moderno bonito pra pensar a nossa época pelo zap que o fla estava falando e esse mito então há uma hipótese que o fred lança a partir desse trabalho desses trabalhos de cantores trazendo gráficos que ele lê e que estaria baseado na seguinte
roteiro seguido o começo aos humanos se agrupavam em hordas é hora que era uma comandados por ora montamos turismo primatas é mais fortes que impunham o seu poder pessoal que forma violenta sobre os seus combinados e o que então se uma faca esse pai da horta primitiva vazia e expulsava alunos e homens e ficaram com todas as mulheres para se num dado momento há alguma algum desses filhos podia se insurgir podia se rebela e ela ia me matar o pai e ocupar o seu lugar mas se tal maneira que aquele que ocupasse o lugar lugar
do pai é imediatamente morto pelos irmãos ou pelos que outros homens que sobrar isso teria levado então ao que fred especula como sendo assim uma espécie de pacto primordial então os filhos que ainda não são filhos porque este ainda não é um pai porque nós ainda não estamos no no estado das leis estes esses homens que são segregados eles se reúnem com mata o pai então a sociedade começa o parricídio fundamental matou o pai instituir no seu lugar um representante simbólico de vencer o top então o animal uma planta um lugar que é sagrado que
é intocável porque ele representa o pai que foi morto ea partir disso estabeleceria a regra do útero edição do excesso e portanto vai resolver a linha vocês não posso casar com qualquer uma não posso ter todas para mim eu tenho que ele interditado eu tenho que escolher entre todas menos uma ou menos x ou menos y que é o que a representação da castração é a representação da limitação das nossas possibilidades de parentesco e é essa limitação que institui então a família que institui então as regras sociais primárias que estão baseadas no sistema de circulação
antes circulação entre homens mulheres que passam então a cinta cambial em estruturas de parentesco totem e tabu seria uma edição mítica seria uma história mítica que é reeditada por cada um de nós naquele momento de piano em que temos queremos a ver com o pai da orla primitiva temos que entender o dilema da interdição do excesso temos que lidar com nossa unidade temos que recriar um pai na base de um totem temos que é nossa e escrever no mundo social por isso tem tabu é um mito sobre a organização que é um mito sobre a
constituição de um sujeito humano enquanto sujeito simbólico o fred indiretamente explica um conjunto bastante vasto e rituais rituais religiosos que traz amy mistas rituais sociais estariam então baseadas nessa encenação desse banquete todo ele o fato de se reunir e comer ingerir portanto se identificar e incorporar com um elemento que faz face simbólica que nos determina como submetidos à lei nas narrativas cristãs por exemplo a hóstia representa um fragmento de algo divino que cada um de nós no banquete totêmico que seria a a missa liturgia ingere então se identificando com esse que seria uma das figuras
do pai da horta primitiva um senhor supremo quem quiser se aprofundar nisso eu recomendo a leitura de um trabalho crítico além do toque tabu do frágil trabalho crítico é isso que a organizou uma lista malinowski a vida sexual dos selvagens o estudo nas ilhas through onde ele mostra que nem sempre um excesso precisa está assim demarcado em relação ao pai a mãe o tio a tia essa figura parental não é ela é contingente é variado mas tem que ser não recomendaria também as estruturas elementares do parentesco do piloto registrou o texto que lá ganhou para
interpretar o complexo de édipo onde não é vistoso escolhe o fla estava errado do ponto de vista da sua tecnologia uma mas várias das conclusões que ele chega podem-se redes criadas e reapresentado segundo um outro modelo tecnológico que ela chamou então de método estrutural confirmando por exemplo o problema da isonomia confirmando por exemplo tabu do incesto e descrevendo isso tudo em termos de trocas de palavras ou trocas significante para receber mais falando nisso totô técnicos e mais falando nisso sagrados e profanos clique aqui na pergunta mover [Música] [Música] ó [Música]
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