E aí, você está preparado para começar sua viagem pelo mundo da programação de computadores? Então, sente confortavelmente, elimine suas distrações, feche esse Whats App. .
. aperte start e vamos começar. ♫ Musica de introdução ♫ Olá, pequeno gafanhoto, seja bem vindo, a primeira aula do seu tão esperado, Curso em Vídeo de Python.
O meu nome é Gustavo Guanabara, eu sou seu professor e nessa primeira aula do curso de Python, a gente vai fazer a fase um. Onde eu vou te responder a seguinte pergunta. "Por que ser um Programador?
" Se você chegou aqui, provavelmente, é porque, ou você já é assinante do canal, seja bem vindo, novamente. . .
ou então porque, você recebeu o link dessa playlist, vindo de alguma pessoa que quer muito o seu bem. Chega pra essa pessoa e fala assim: "Muito obrigado, pela indicação! ".
Porque hoje, nesse momento, pode começar uma nova carreira na sua vida, uma nova caminhada, que vai te levar para a sua próxima profissão. E não se espante-se, se você já tem uma profissão, você acabar pensando em mudar dela a médio ou longo prazo. .
. isso porque, programar é uma grande paixão da minha vida. E eu tento trazer isso tudo pra dentro de sala de aula, com meus alunos.
E agora, VOCÊ, é o meu pequeno gafanhoto. Você, meu aluno virtual, no canal Curso em Vídeo. E depois das boas vindas, eu vou te passar informações importantes sobre o ramo da Programação.
Que vão fazer você entender um pouco mais do porque, que é necessário o ramo da Programação, e porque, que a gente tá precisando de novos Programadores. E quando eu digo: "nós". .
. Eu não tô falando. .
. de nós. .
. Programadores; de nós. .
. Empresários. Não!
Eu tô falando de NÓS, HUMANIDADE! A humanidade está precisando de você. Está precisando de pessoas, que saibam programar ou que, pelo menos conhecem o idioma da Programação.
Vou falar um pouco mais sobre isso durante essa aula. Antes de mais nada, vamos a uma estatística, de uma organização sem fins lucrativos chamada, "code. org".
Ela é uma iniciativa americana, uma iniciativa dos E. U. A, e que tenta incentivar a criação de escolas; a ampliação do ensino de Programação, para o maior número de pessoas, inclusive, diminuindo a faixa-etária do primeiro contato com a Programação.
O que significa que talvez, uma criança de 5, 7, 8 anos de idade, já pode ter os seus primeiros contatos com a Programação, claro, de uma maneira de um nível um pouco mais baixo. Mas sim, isso tudo é possível para formar uma próxima geração de Programadores. E isso é necessário porque, segundo a "code.
org", daqui à 10 anos, nós vamos precisar de 1,4 milhões de Programadores. Sim! Você entendeu direito!
Daqui à 10 anos, nós vamos precisar de quase um milhão e meio, de pessoas que saibam programar. E o grande problema disso é: Se a gente continuar, segundo essa pesquisa, no mesmo ritmo de formação que nós temos hoje, nós só teremos 400 mil pessoas que saibam programar. E não precisa ser nenhum matemático, para perceber que, daqui à dez anos, a gente vai ter um déficit de um milhão de Programadores, isso é, a gente vai ter um milhão de Programadores a menos do que a gente precisava.
E se, você está achando que eu estou exagerando ou que, esse número tá errado, dá uma olhadinha aqui: "Hoje, a gente aplica Programação aonde ? ". E se sua resposta for simples o suficiente para: "Ah.
. . em computadores e notebooks".
Aí é que você se engana. Você sabe que, o que está no seu bolso ou talvez até na sua mão, o seu celular, o seu smartphone, ele exige Programação. Ele tem funcionalidades que, o seu celular não tinha há alguns anos atrás.
Pois saiba que, dentro do seu celular tem Sistema Operacional; ele foi formatado; tem programas. Isso tudo é criado por Programadores. E não pára por ai só não!
Você gosta de jogar aquele game, um PlayStation, um XBOX, Wii. . .
agora tem o Nintendo Switch. Como é que você acha que esses jogos são criados ? Exatamente!
Por Programadores. E você vai ligar o seu videogame aonde ? Na sua TV inteligente.
E você acha que ela tem esse nome "inteligente", porquê ? Tem software lá dentro. Tanto que agora você pode acessar YouTube, Netflix; você pode agendar coisas, ela tem acesso à localização, à sua agenda de compromissos e muitas outras coisas.
Isso tudo, foi bolado e implementado por Programadores. E os vestíveis ? Aqueles Wearables, aquela tecnologia que está surgindo agora, de relógios inteligentes, né ?
Os relógios que, monitoram o seu dia-a-dia que, tem notificações no seu celular ou então, Wearables mais avançados, como por exemplo: Óculos de realidade virtual ou de realidade aumentada. Isso tudo que tá parecendo aqui, sinto-lhe em informar, nós precisamos de programadores para poder criar isso tudo. E no ritmo que está acontecendo, nesse momento, em que, estou gravando esse vídeo, coisas inteligentes estão aparecendo todos os dias.
Onde será que isso vai parar ? Então estou te mostrando agora, um mercado que, daqui à 10 anos, vai estar. .
. assim. .
. EXPLODINDO DE NECESSIDADES! Que tal agora, você utilizar aquele seu tempo ocioso para aprender a programar ?
Essa é minha proposta, esse é meu convite. E na verdade, não é só eu que estou fazendo esse convite não, tem um cara que tá vindo aí que, vai fazer um convite de uma maneira especial. Presta atenção!
E eu vou te falar! Essa preocupação do E. U.
A, ela é até um pouco menor do que a preocupação que a gente tem aqui no Brasil. Isso porque, nós formamos muito menos programadores do que eles lá. Então a necessidade vai ser muito mais urgente aqui.
Ou então a gente vai entregar esse mercado de mão beijada para quem está se preocupando com isso: (E. U. A, China, Índia).
Você vai deixar de ganhar o seu rico dinheirinho porque o nosso governo que deveria nos representar, não tá nem aí pra essa situação ? Estão mais preocupados em, apontar o dedo na cara do outro dizendo quem foi que fez coisa errada quando na verdade, a gente sabe que todo mundo tem rabo preso. Mas vamos parar com esses papinho de política, dessas coisas, que, isso não leva há lugar nenhum aqui dentro.
Eu vou te mostrar coisas inteligentes que estão surgindo agora, que estão precisando de programadores nesse momento e mais tarde também. Vou te mostrar um evento muito legal. Você sabe que no E.
U. A e até alguns lugares do Brasil, a gente tem Termostato dentro da casa. Se você mora na região Sul, provavelmente, tem um Termostato.
Acontece que esses Termostatos são meio esquisitos né ? Você liga, desliga, bota a temperatura que você quer e deixa ligado. Ás vezes, você tem que se lembrar de que, saiu de casa, e deixou ele ligado, volta tudo.
É um grande problema. Pensando nisso, foram criados objetos inteligentes, como esse que está aparecendo no vídeo. Ele consegue perceber e você também pode configurar o seu comportamento, que horas que eu quero que ele ligue, que horas quero que desligue, se eu estou ou não estou em casa, se eu sair de casa, pelo distanciamento do meu celular, ele consegue perceber que, não tem mais ninguém em casa e desliga o Termostato.
Quando eu estou chegando perto, ele consegue ligar novamente para que, a temperatura esteja, no momento em que eu quiser, no momento em que eu chegar em casa, da temperatura que eu gosto. Ele tem um registro de geolocalização, de temperatura externa, tudo isso, feito de forma inteligente. E esse projeto é tão legal que ele foi comprado pelo Google há alguns anos atrás, que é o Nest, e agora, ele faz parte da Alphabet.
E isso só pra dar alguns exemplos do que muitas empresas estão se preocupando por aí. Um outro caso muito famoso é dos carros auto-guiados. Esse projeto aí que, você vai ver na tela, é um dos carros auto-guiados que, começou tudo né.
. . um dos primeiros - não foi o primeiro -, mas é um dos primeiros.
Que é muito legal que é, o Self Drve Car do Google. Que é o carro completamente controlado por algoritmos, controlado por programas. E se você tá com medo falando: "Caramba!
Mas aí eu posso sofrer um acidente! ". Os acidentes com ele, já são muito menores do que, acidentes causados por falhas humanas!
Daqui há algum tempo, você vai tá na sua casa e você não vai ter o seu carro, você vai dizer: "Preciso ir para a academia. ", "Preciso ir para a faculdade. ", "Para escola.
". Um carro vai te buscar, vai te deixar na escola, e vai partir para buscar outra pessoa. E tudo isso sem motorista nenhum!
Você também tá vendo aí na tela, o algoritmo funcionando para evitar obstáculos, evitar ciclistas na rua. Isso tudo é controlado automaticamente por algoritmos. E quando todos os carros na rua, mas, para um futuro muito mais longínquo, todos eles tiverem esse sistema, eles vão começar a perceber um ao outro, começar à trocar informações de, sei lá.
. . daqui à um quilômetro tem engarrafamento.
O seu carro que acabou de entrar no engarrafamento vai avisar todos os carros que estão atrás. Isso tudo precisa de software, isso tudo precisa de Programadores. Tem uma frase que eu gosto pra caramba!
Que eu vou compartilhar ela aqui com você. Olha só! "Todos nesse País deveriam aprender a programar, pois isso nos ensina a pensar.
". Mas do que aprender a programar, você tem que aprender a ser criativo, a ter raciocínio, a resolver problemas. Isso tudo a Programação vai te trazer.
Mesmo que você não queira seguir no ramo, você tem que conhecer hoje em dia, Programação para você até poder inventar coisas, criar coisas e saber pedir ao Programador, o que você está precisando. Quem disse essa frase que tá aqui do lado, foi um dos caras mais visionários que eu conheço. Steve Jobs.
Infelizmente, ele não está mais entre nós, mas, com certeza, fez uma colaboração imensa para o ramo da Tecnologia, e principalmente, para Design e Programação. E como eu estava falando anteriormente, existem vantagens em se aprender a programar. Eu não estou falando aqui, de ficar milionário, de ganhar muito dinheiro e fazer muitas viagens.
É claro que isso acontece em alguns casos. Mas, isso é apenas um efeito colateral. Quem aprende a programar e aprende direito, acaba aprendendo também a resolver problemas de uma maneira rápida e concisa.
Isso é, de maneira mais inteligente. Você vai ver que, quando você começar a aprender a programar, você vai começar a pegar aqueles problemas maiores, começar a dividir em pequenos pedaços e resolvê-los aos poucos. E se você já faz isso da sua vida, você vai se dar muito bem com a programação.
Quem aprende a programar se torna mais criativo. O raciocínio melhora. Você consegue inventar coisas, você consegue ser mais inventivo.
Outra coisa que um programador tem é, grande espírito de comunidade. Ele consegue compartilhar coisas, ele aprende a trabalhar em conjunto, a pegar as coisas dos outros e a compartilhar aquilo que você criou. Esse curso que você está prestes a começar, ele é baseado essencialmente, numa linguagem que o princípio máximo é esse, compartilhamento.
E não se espante-se, quando você começar a aprender a programar, quando você começar a ganhar velocidade, ganhar experiência, você vai aprender outras coisas de uma maneira mais rápida. Isso porque, o seu cérebro, quando ele é despertado pela Programação, ele nunca mais volta ao estado anterior. E se você já pensou antes em aprender a programar e foi falar com alguém, com certeza, algumas pessoas desavizadas, dizem que, existem certos pré-requisitos.
Os mais comuns são dois. Tem muita gente que me pergunta: "Mas peraí. .
. para eu aprender a programar eu não preciso saber muito inglês ? ".
Ou então, coisas do tipo: "Programar não envolve muito conceito matemático ? ", "Não preciso ser um mestre da Matemática ou da Física ? ".
Eu estou te falando! Você não precisa de nada disso. E eu ainda te digo mais.
Sabe o que envolve muita Matemática e muito idioma ? Sua vida. O simples fato de você abrir o Netflix ou acessar o YouTube, ou você acessar Twitter, ou Facebook, ou então, mandar mensagens pelo Telegram ou pelo WhatsApp.
Com certeza você está aplicando o Inglês. E se você consegue guardar e re-escrever e decorar essas palavras, com certeza, você vai decorar as palavras que eu tenho pra te passar nesse curso. Não se preocupe com o Inglês.
E muito menos com a Matemática. Toda vez que você vai ao cinema, compra uma pipoca, recebe o troco, faz o cálculo do dinheiro que aquele teu primo te deve. Ou então, faz o cálculo de cabeça, de quantos quilômetros você ainda pode andar com o carro com aquele restinho de combustível que falta.
Você está aplicando Matemática na sua vida. Então não se preocupe! Programação usa Inglês e Matemática ?
Usa! Tanto quanto você utiliza já na sua vida. E vou te falar.
. . tem muita gente, que já começou a aprender a programar e acabou parando em alguns mitos que tem no ramo da TI, no ramo da Tecnologia.
Questionamento que as vezes a gente se faz do tipo: "Será que eu estou velho demais para isso ? ", ou então: "Será que não estou jovem demais para começar a aprender a programar ? ".
E eu vou te falar. Não existe idade para começar a aprender a programar. Eu acredito que, uma pessoa, a partir do momento que está tendo, coordenação motora, está começando a acostumar-se com as coisas da vida, ela já pode começar a aprender a programar.
Pessoas mais velhas, que já tem mais experiência, podem aplicar essa experiência dentro do ramo da Programação. Tudo é vantagem e nada é desperdiçado! Outro questionamento que vira e mexe eu encontro dentro de evento ou até mesmo por aqui pelo YouTube, ou dentro da minha sala de aula, são afirmações bobas do tipo: "Mas programar é coisa de homem e eu sou mulher.
". Programar não é coisa de homem, programar não é coisa de mulher, programar é coisa de gente inteligente! Você é inteligente não é ?
Então venha aprender a programar. Outros questionamentos são: "Ah. .
. mas eu moro numa cidade muito distante. Aqui não tem mercado.
". Senhores, tem mercado de Tecnologia em qualquer lugar hoje em dia. Até a vendinha mais "simplizinha" do interior do interior do interior, eu sei porque, eu viajo pra caramba pra um monte de lugar.
Tem sim, o seu computador. E se ainda não tem, vai ter daqui há alguns anos. O seu processo de aprendizado de Programação, pode começar do dia pra noite mas, ele não vai terminar nesse tempo.
Você vai precisar investir, dedicar-se ao processo de aprender a programar. Outra afirmação que eu já ouvi muito é: "Mas eu sou de outra área. Pra que que eu tenho que aprender a programar ?
". E a gente vai falar um pouco mais sobre isso, no finalzinho dessa aula. Mas vou te falar.
Todas essas afirmações aqui são furadas! Se você realmente quer e você vai se esforçar pra aprender a programar, vem comigo que, com certeza, você vai ter sucesso na sua empreitada. Agora, nem tudo são flores.
E eu já fiz uma seleção aqui, dos principais obstáculos que, a maioria das pessoas, acabam enfrentando quando decidem a aprender a programar. O primeiro deles e o mais grave é, a falta de compromisso. Se você quer aprender a programar, você tem que ter o mesmo compromisso que você teve quando, você quis aprender a andar de bicicleta.
Lembra ? Foi difícil! Mas era tão legal que você persistiu.
E quando você decidiu tocar violão e viu que os dedos se enchiam de calos e, via como era difícil de colocar os dedos na pestana. Não é difícil isso ? Mas você persistiu não persistiu ?
Tudo que a gente quer mesmo na vida acaba tendo seus momentos de dificuldade. O que você não pode fazer é desistir. Outro grande problema de quem vai aprender a programar, é ter pressa.
O cara quer começar da noite pro dia. Ele acaba pegando muito código pronto na internet. "Ah.
. . eu preciso sei lá.
. . validar um CPF.
", em vez de você aprender o processo pra poder aprender a fazer, o cara quer pressa! Então, ele vai na internet, pega pronto, aplica e pronto. Ele nunca mais vai aprender porque já está tudo pronto na internet.
Grande problema é que, o mercado não vai absorver esse tipo de profissional ou se absorver, vai ficar sem o emprego muito rápido porque, o mercado não está precisando de alguém que copie, o mercado tá precisando de alguém que crie. Então vai por mim! Não adianta ter pressa.
Tem gente que fala assim: "Eu quero aprender o maior número de linguagens no menor número de meses. ". Não é assim que funciona meu querido.
Foca em uma coisa, aprende legal, e aí sim, depois você evolui. Faça exercícios. Eu sempre digo para os meus alunos de dentro de sala de aula: "Eu não sei qual é a fórmula de sucesso para aprender a Programação, mas eu sei, a fórmula do fracasso.
A fórmula do fracasso é você não praticar. ". Este curso que você está vendo agora que está prestes a começar, está cheio de exercícios.
Gente. . .
tem muitos, muitos, muitos exercícios propostos. E nem todos eu vou dar resposta. Então, vai ser necessário que você se esforce e faça os exercícios.
Eu já falei um milhão de vezes aqui dentro do canal. "Não adianta você botar a mão no queixo, apertar o 'play' e ficar lá, no celular. Estar aqui ó: 'Opa!
'. Aí começa notificação no WhatsApp, aí, você abre a notificação aí, você está ouvindo aqui o vídeo, enquanto tá conversando com as pessoas. " E nada no final vai ser aprendido.
Aí você vai falar: "Mas programar é difícil! ". Não!
Você é que não se dedicou o suficiente, não utilizou a técnica certa, pra aprender e aí fica reclamando da vida. Valorize essa base que eu estou te dando. Esse curso está sendo totalmente pensado para não ter pré-requisito nenhum!
Basta dar "play" nesse vídeo e, assistir e, praticar que, com certeza, no final desse curso, você vai aprender a programar em Python. Outra grande falha, de quem está começando a aprender a programar é achar que, já sabe tudo. Eu vou contar um segredo para vocês.
Eu tenho 20 anos de profissão - na verdade eu vou fazer 22 anos de profissão-, e nesses 22 anos de profissão, eu não sei tudo sobre Programação, e também, não sei tudo sobre Programação de uma determinada Linguagem. O exercício e a prática da humildade é muito importante para o bom profissional. Eu não conheço bons Programadores, arrogantes.
Mas a grande maioria dos Programadores, que eu conheço, que são humildes, são excelentes e, estão trabalhando em grandes empresas. É só você dá uma vasculhada aqui no canal, ver quantos Programadores, eu conheço que são legais pra caramba, alguns eu já entrevistei, dá uma olhada onde eles estão! Agora, dá uma olhada onde você está e vê se você pode ter o direito de ser arrogante.
Fica a dica. Então, esse é o princípio. Sempre que, alguém for afirmar ou perguntar para você, à partir de agora: "Programar é difícil ?
". A sua resposta, depois desse vídeo vai ser: "Não! Programar não é fácil mas, está longe de ser difícil.
". Como é que vocês acham que esses caras aqui, fizeram sucesso ? Bill Gates, Drw Houston, Gabe Newell, Mark Zuckerberg.
Talvez, vocês não conheçam todos eles, deixa eu te apresentar rapidinho. O primeiro, Bill Gates, é um dos mais famo. .
. , o primeiro e o último são geralmente os mais famosos. O primeiro criou a Microsoft, o último, criou o Facebook.
O Drw Houston, que está aí, do lado do Bill Gates, foi o cara que criou o Drpbox. E o Gabe Newell, é o mestre, é o cérebro por trás da Valva. Todos esses caras aqui, tem uma coisa em comum.
E se você está pensando: "Eles são milionários. ". Acertou, mas não foi tudo.
Eles também são, Programadores, na sua essência. E eles tem uma grande mensagem que eu quero passar para vocês aqui. "Programar não é fácil, você só não pode ter pressa.
". Você tem que começar nas coisas mais simples, que é exatamente onde a gente está prestes a começar. Não perca a sua paciência.
Não ache que tudo é simples de mais. Não ache que você pode pular etapas. "Fazer um programa para escrever 'Olá, mundo.
', eu não preciso disso! ". Passe pela experiência!
E não sou eu que, estou falando isso não. Quem vai falar isso pra vocês, são eles quatro. Dá só uma olhadinha.
Viu! Você tem que começar com o mais fácil. Eles também começaram.
E quando você aprender a programar, você já vai poder escolher entre várias áreas. Programadores, hoje em dia, trabalham em várias áreas. Vamos ver algumas mais simples aqui, as mais comuns delas: O mais comum é, ter aquele tradicional, Programador de Desktop.
Aquele cara que faz os programas né. . .
você usa no seu dia-a-dia, Word, Excel, usa Windows. Esse cara, esses softwares, foram criados por um Programador Desktop. Ou então, você vive acessando sites, aplicativos que usam a web, então, você tem, o Programador Web também.
Que é o cara que vai agir na internet, Programação para internet. Outra coisa que tá muito comum, que eu acabei de falar, aplicativos móveis. O Programador, para dispositivos móveis, ele cria coisas, principalmente, para celulares e dispositivos menores.
Mas também, temos os Programadores da Internet das coisas, ou Internet of Things, ou IoT. Então, se você tem internet na sua televisão, no seu relógio, no seu despertador, no seu Termostato, no seu automóvel. Isso tudo se chama, Internet of Things.
Tudo isso que eu falei, está conectado na internet, vai falar com o seu celular, com o seu computador. São sistemas que a gente chama de Sistemas Embarcados. Também existem, Programadores que se especializam nisso.
Também, tem o Programador, que se envolve no ramo de games. Para criar jogos, como eu disse anteriormente. .
. tudo isso é, criado dentro de computador. E nada te impede, de ter várias carreiras dessa aqui.
Começar como desenvolvedor Desktop, depois partir para Web, ou começar na Web e depois partir para Móvel, ou começar a trabalhar nos dois, ou ir para Internet of Things e depois ir para Games. Nada impede. A base é essencialmente a mesma!
E tudo começa nesse seu curso de Programação. Basicamente, o que eu vou te ensinar é um novo idioma. Você não vai pra escola, você não vai pra faculdade, aprende Inglês, aprende Espanhol.
Você já percebeu que por exemplo, quando você vai falar em Inglês, é mais difícil de quando, você vai aprender Espanhol. Você já se questionou o porquê ? Com certeza, se você está pensando isso agora, você vai falar: "Ah.
. . mas o Espanhol é um pouquinho mais fácil que o Inglês.
" Não. Ele é mais fácil para gente porque, a gente, foi alfabetizado numa língua latina. A gente tem o latim como base.
É claro que ninguém aqui, foi para escola ter aula de Latim. Acho que a sua Avó e/ou a sua Bisavó talvez tenha ido. Mas você não foi.
Mas quando você aprende a essência da língua Portuguesa, muita das coisas que a essência do Espanhol tem, são muito parecidos com a nossa essência. Por isso, você sente facilidade. E quando você e o seu computador tem que se comunicar, existe um grande problema, isso porque, o idioma que transita entre esses dois dispositivos né, você e o seu computador, são diferentes.
Você, entende palavras, entende números, combinações disso tudo; o computador, só entende zeros e ums, são bits. Mas aí você vai falar: "Mas, Guanabara, quem traduz isso tudo ? ".
Quem traduz isso tudo, são ferramentas automatizadas que a gente tem hoje. Mas, quem controla essas ferramentes automatizadas, para essa tradução, são os Programadores. É exatamente essa essência, que você tem que aprender.
E uma vez que, você aprenda a essência, você pode aprender outra língua, então, por exemplo: Você está prestes à fazer um curso de Python comigo. Se você aprender Python, aprender a essência de Python, você pode partir pra qualquer outra Linguagem de Programação. Aqui do lado está aparecendo um monte de nome que, com certeza, se você nunca ouviu vai começar a ouvir a partir de agora.
Mas, você tem nomes, como por exemplo: JAVA, C++, PHP, RUBY, SWIFT, ASP, JS que é o JavaScript. Todos esses caras aqui, seguem a mesma essência, todos esses elementos aqui do lado, seguem a mesma base. É a base da essência da Programação.
Eu decidi, te dar essa essência, numa Linguagem muito simples, que está ficando muito famosa nos últimos anos. O nome dela, Paithân(Python). Mas na verdade, a gente, não vai falar "Paithân", a gente, vai falar "Paithon".
Que é uma palavra em Inglês, mas que é totalmente possível de você entender. Na próxima aula, eu te conto de onde veio esse nome. "Porque ela se chama Python.
"; "Porque ela é diferente das outras Linguagens. "; "O que ela tem de melhor que outras. "; "O que ela tem de pior que as outras.
"; "O que ela tem de igual à outra. ". Não existe Linguagens melhores do que outras.
Existem, Linguagens que te atendem a determinadas necessidades, mas nesse assunto, eu quero entrar só no próximo vídeo, porque esse, já tá grande pra caramba. Eu fico muito feliz por você ter chegado até o canal, eu espero que você se inscreva, então, é só você clicar em se: "Inscrever-se", né. .
. está em algum lugar aqui na interface, ou você vai no nosso canal no YouTube e se inscreve, para receber notificações, mesmo quando não estiver logado. Se inscreve.
. . sempre que tiver vídeo novo, você vai ser avisado.
Esse curso não está completamente, não sei quando você tá assistindo mas, provavelmente, se você está assistindo perto do lançamento, nem todas as aulas estão no ar, na verdade, eu nem tenho dinheiro para fazer esse curso inteiro e eu preciso muito da sua ajuda. Então, logo de cara, acessa aqui o site ó: "cursoemvideo. com", e lá em cima, você clica em: "Seja Apoiador".
Lá, dentro da área de "Seja apoiador", tem um link para você ajudar esse curso de Python continuar. E faz um exercício aí. Pega a quantidade de views que tem nesse vídeo aqui, nesse momento.
Se cada um, dê-se, o menor valor lá, da área de contribuição, a gente, já conseguiria está com o curso, totalmente pronto. Então a gente precisa da comunidade educacional. Esse curso está sendo feito totalmente de graça.
Mas ele tem profissionais envolvidos, ele tem produção de efeitos visuais, você está vendo que está tudo aparecendo bonito, dinâmico dentro da tela. Isso tudo é para facilitar o seu aprendizado. Mas, eu preciso muito da sua ajuda.
Mas, essa não é a única aula que eu fiz desse curso, por enquanto não! Eu fiz algumas aulas, gravei, e elas já estão disponíveis no nosso canal, no nosso site, mas, chega um momento, você vai assistir, vai chegar um momento que elas vão parar. Se por acaso, você estiver vendo em algum outro momento e o curso tá completo, é sinal de que, essa comunidade funcionou, de que pessoas nesse Brasil, acreditam sim, em Educação.
E eu fico extremamente orgulhoso com isso. Agora, se nem todas as aulas estão no ar, dá aquela ajuda pra gente, vai lá no: "cursoemvideo. com", clica em: "Seja Apoiador", e seja apoiador!
Você, precisa muito da nossa ajuda pra se transformar num Programador, de sucesso e nós, precisamos da sua ajuda para poder te ajudar e nós, não vamos só ajudar você não! Nós vamos ajudar, toda uma comunidade. E é a partir daí, à partir do momento que você entende esse princípio, que você já começa a ter o espírito do Programador.
O espírito do compartilhamento, o espírito da comunidade. A gente se vê na próxima aula, que já está disponível no canal! Um forte abraço e até lá.