A Cartomante (Machado de Assis): a gente é enganado e fica feliz

2.02k views1600 WordsCopy TextShare
Livro&Café | Francine Ramos
O conto A Cartomante é uma delícia de leitura! Compre o livro Várias Histórias aqui: https://amzn....
Video Transcript:
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa filosofia. Olá! Seja bem vindos a mais um vídeo do Livro&Café.
Eu sou Francine Ramos e hoje a gente vai conversar sobre A Cartomante. Um conto de Machado de Assis. Se a gente está falando de Machado de Assis, está falando de um clássico da literatura brasileira e também de um dos autores mais importantes do Brasil.
Eu costumo dizer do mundo também. Machado de Assis tem uma habilidade para construir personagens muito ricos, muito complexos e que abre um leque gigante para várias interpretações. Neste vídeo eu vou procurar focar um pouquinho nas questões da estrutura, do conto, do enredo, da história e dos acontecimentos que faz desse conto algo que deixa o leitor assim, totalmente apavorado, junto com o personagem.
É muito bacana. Então, se você não conhece Machado de Assis, saiba que ele tem uma habilidade muito grande também em enganar o leitor. E a gente se engana junto com os personagens.
Ele carrega em sua narrativa um jeito muito particular de contar essas histórias. E também vai trazendo nuances de um Brasil do século XIX, com personagens que representam essa sociedade com toda a sua realidade. Ele é um representante do Realismo na literatura e os personagens demonstram então, toda essa capacidade que Machado de Assis teve em construir personagens que trazem para a gente essa realidade da vida e a realidade da vida não é toda bonita, não é toda maravilhosa.
Ele vai trazer aqui personagens, então, cheios de defeitos, com uma questão sobre moral e imoralidade que vai fazer a gente pensar em muitas coisas. É maravilhoso. E claro, ele também consegue brincar com as estruturas da narrativa.
O conto, por ser uma estrutura mais comum, é uma história curta por si só, precisa de certos elementos para funcionar. E o Machado trabalha isso muito bem. Ele consegue trazer personagens grandiosas, muito complexas, numa história curta, numa história com enredo tecnicamente simples, mas a forma como ele conta e como ele vai trazendo essas informações do personagem ,das personagens, para a gente é algo grandioso.
Nesse conto, especificamente A Cartomante, a gente vai ter então dois personagens que vão sofrendo certas mudanças ao longo da história e você vai acompanhar essas diferenças. Versões desses personagens diante da mudança das perspectivas deles em relação à história. Como isso acontece?
Para eu conseguir explicar, eu vou ter que realmente contar certos detalhes do enredo. Mas isso não é spoiler. A gente está tratando de Machado de Assis.
Eu posso falar um monte de coisas sobre a obra e nada vai ser suficiente, a não ser que você leia a obra. Aliás, esse conto do Machado de Assis você pode ler gratuitamente na internet, é só digitar no Google, você vai achar em algum lugar ou você pode comprar. No caso, eu comprei essa edição de Várias Histórias de Machado de Assis.
Aqui você vai encontrar, além de A Cartomante, outros contos do autor. É assim. .
. todos são incríveis. E como o próprio nome diz.
Então a cartomante vai ser uma personagem mais ela não vai ser a personagem principal. Há dois personagens que mais aparecem aqui na história, que é a Rita e o Camilo. A princípio você só acha que eles são fofinhos por serem apaixonados um pelos pelo outro.
E logo na abertura você vai ler essa frase que eu apresentei para vocês no começo do vídeo. É uma frase de Shakespeare, de Hamlet. E olha só, essa frase já anuncia toda a tragédia da história.
Mas a gente, como um leitor que tem certas ingenuidades, a gente não vai perceber nada. Eu, pelo menos não percebi. Eu só fui entender que estava diante de uma tragédia quando o conto fecha lá no final, ele vai trazendo essa sutileza da frase de Shakespeare no decorrer da obra e também vai brincando com essa questão do céu e a terra.
Essa questão que vai aparecer muito em relação a esse casal que não tem nada de fofinho, porque você vai descobrir mais pra frente que na verdade eles são amantes. E aí essa questão da moral e da imoralidade vai aparecendo também a Rita, essa moça que vai buscar a cartomante no sentido de ter uma certa paz em relação às coisas místicas que ela acredita serem importantes para a vida dela. Ela está desconfiada que o Camilo não ama mais ela tanto assim e a cartomante a tranquiliza.
E esse momento é também o início do conto, para mostrar para pra gente que, no caso, o Camilo não se importa com isso. Ele é uma pessoa cética. Ele não acredita em nada disso, mas é uma forma que o Machado tem de ir casando essas dualidades que ele vai trazendo ao longo da história.
E o mais interessante que também acaba sendo uma crítica a essa sociedade da época, as relações da época e também as relações hoje em dia e com a chegada do marido da Rita. A gente está falando então de um triângulo amoroso é que a coisa vai esquentar mais. O Camilo recebe uma carta e nessa carta anônima é falado que todo mundo já sabe que eles são amantes e ele fica totalmente atordoado, porque até então ele gosta do amigo Vilela, o marido da Rita.
E então, na sequência, ele recebe um bilhete do Vilela para ir até a casa dele. E aí gente. Aí entra uma questão do Machado de Assis, que eu achei genial.
O que ele faz? Ele vai fazendo esse percurso do Camilo até chegar na casa dele, uma experiência de revelar as nuances dessa personagem. Antes ele era uma pessoa que não acreditava em nada e de repente ele desesperado, achando que o amigo vai cometer um crime, que o amigo sabe de todo o caso dele com a esposa e ele está atordoado, desesperado, angustiado.
E você acompanha essa angústia! É como se o conto começasse assim, numa linha certamente suave. E aí, de repente, você tem esse pico, que é essa angústia.
E você vai sentindo essa angústia junto com o personagem e de repente tudo se acalma, porque ele decide também encontrar a cartomante. A cartomante tem duas aparições na história. A cartomante, assim como tranquilizou Rita, também tranquiliza Camilo deixa ele numa situação ali que vai ficar tudo bem.
E então você, junto com Camilo, também tem essa queda de sentimentos. É interessante perceber isso porque a gente está diante de uma história linear, mas os seus sentimentos, assim como das personagens, não vai ter linearidade nenhuma, vai ficar nesse pico e nessa ondulação que é muito legal e muito gostoso de ler. Faço uma pequena pausa aqui agora para comentar o quanto é comum a fala de que ler Machado de Assis é difícil.
Gente, Machado de Assis não é nada difícil. Dá pra ler, dá para se envolver e dá para se sentir e mergulhar de verdade nesses personagens do Brasil do século XIX. Aqui é uma fonte riquíssima de histórias de pessoas do Brasil, de como era aquele Brasil antigo que a gente só vê nos livros.
Então é importante a gente dar essa oportunidade, oportunidade a Machado de Assis. Eu acho brilhante que quando ele vai contando essas histórias, muito se falar que ele não contextualiza muito, mas ao mesmo tempo ele está preocupado realmente com essas pequenas relações, e isso ele vai transformando em grandiosidades e verdades universais. Por isso ele é um clássico, porque ele fala dessas questões universais das pessoas, dos seres humanos.
E então, quando falam que o Machado de Assis é difícil E se você que está vendo esse vídeo acha Machado de Assis difícil. Eu tenho uma dica: tenta ler em voz alta, se dedique numa leitura mais pausada, com mais calma. Eu tenho um vídeo aqui no canal que eu falo sobre leituras de livros difíceis e assim dá para enfrentar esse medo bobo do Machado de Assis, porque quando você pegar o jeitinho dele.
E é muito bacana que o Machado de Assis constrói certos narradores que conversam com o leitor. Vai ser uma sensação deliciosa de estar nesse universo machadiano. E então, quando o conto vai se aproximando pro final, você vai ter uma coisa muito bacana que a gente chama de anticlímax o clímax vem, que é aquele momento de mais emoção da história.
Você acha que esse momento até já passou quando está vivenciando toda essa agonia junto com Camilo? Mas, de repente, no final, o Machado vem e te entrega algo muito mais poderoso. Ele faz essa virada na história, você fecha o livro, você termina de ler o conto e fica maravilhado.
Pelo menos foi assim que eu fiquei E acho que também tem uma coisa que a gente sempre deve levar em consideração quando a gente está diante da obra de Machado de Assis. Machado de Assis é um dos maiores escritores de todos os tempos, Um dos maiores escritores do Brasil, sem dúvida. E acho que também do mundo.
A gente conversa muito e fala muito na literatura. Sobre a obra dos escritores russos, como por exemplo, do Dostoiévski, que ele tinha certa habilidade de apresentar personagens muito intensos. Interessante e ricos nessas questões universais.
Mas se a Rússia tem Dostoiévski, nós temos Machado de Assis Então ler A cartomante é rápido de ler. Procure o livro e escreva aqui nos comentários o que você achou também dessa obra maravilhosa. Esse é o vídeo de hoje, Espero que você tenha gostado.
Até o próximo vídeo. Tchau!
Related Videos
A Cartomante (Audiolivro), de Machado de Assis
26:20
A Cartomante (Audiolivro), de Machado de A...
poeteiro
36,717 views
O SEGREDO de SPINOZA para Viver Sem Medo — E Por Que Ninguém Te Contou?
16:01
O SEGREDO de SPINOZA para Viver Sem Medo —...
ILUMINADA Mente
67,465 views
Educação Híbrida - Projeto de Vida - As artes como ferramenta de transformação social
8:34
Educação Híbrida - Projeto de Vida - As ar...
Centro de Mídias Educacionais do Acre - CEMEAC
1 view
Tropical Bossa Jazz ~ Beautiful Brazilian Jazz Music For a Positive Vibe ~ January Jazz Music
2:15:28
Tropical Bossa Jazz ~ Beautiful Brazilian ...
Jazz Alchemy Quartet
269,488 views
Torto Arado (Itamar Vieira Junior): o Brasil profundo
18:05
Torto Arado (Itamar Vieira Junior): o Bras...
Livro&Café | Francine Ramos
3,500 views
A Cartomante - O Filme - Machado de Assis
27:28
A Cartomante - O Filme - Machado de Assis
Transformar Produções
63,308 views
A HISTÓRIA COMPLETA do Hermetismo – Todo Espiritualista Precisa SABER Isso
29:26
A HISTÓRIA COMPLETA do Hermetismo – Todo E...
O PODER DA MENTE
95,309 views
15 COISAS QUE EU DEIXEI DE FAZER PARA TER UMA VIDA MAIS SIMPLES !
16:13
15 COISAS QUE EU DEIXEI DE FAZER PARA TER ...
Sandra Fidêncio
1,211 views
[𝐩𝐥𝐚𝐲𝐥𝐢𝐬𝐭] Snoopy Cute Library's Time 🎧🗂️ Chill Library Playlist | Focus & Relax at the same time
3:10:47
[𝐩𝐥𝐚𝐲𝐥𝐢𝐬𝐭] Snoopy Cute Library's T...
𝗰𝗵𝗲́𝗿𝗶𝗻𝗲 🍒
16,283 views
Leitura Ouvida # 1 - A Cartomante (Machado de Assis)
21:40
Leitura Ouvida # 1 - A Cartomante (Machado...
LiteratusTV
104,986 views
Analysis of the research "Portraits of Reading in Brazil 2024"
20:37
Analysis of the research "Portraits of Rea...
Livro&Café | Francine Ramos
744 views
A Cartomante, Machado de Assis | Resumo
9:26
A Cartomante, Machado de Assis | Resumo
Gabriologia
52,831 views
Audiolivro - Um homem célebre, de Machado de Assis
29:10
Audiolivro - Um homem célebre, de Machado ...
Formação de Escritores
1,159 views
Journey Through Time 🏰 [medieval lofi]
1:00:59
Journey Through Time 🏰 [medieval lofi]
Lofi Girl
1,082,874 views
7 books to read on Kindle in 2025
13:05
7 books to read on Kindle in 2025
Livro&Café | Francine Ramos
590 views
PARE DE FALHAR E TORNE-SE INABALÁVEL | ESTOICISMO 🏛️
1:00:49
PARE DE FALHAR E TORNE-SE INABALÁVEL | EST...
O Estoico
10,406 views
UNS BRAÇOS - Várias Histórias | Machado de Assis | (Realismo)
15:31
UNS BRAÇOS - Várias Histórias | Machado de...
Literatura Fora da Escola
9,893 views
Elon Musk exposes why Democrats don’t want ‘waste and fraud’ to be turned off
17:29
Elon Musk exposes why Democrats don’t want...
Fox Business
5,567,114 views
Resumo do Conto A Cartomante - Machado de Assis | Resumo animado
9:10
Resumo do Conto A Cartomante - Machado de ...
Matheus de Oliveira
77,991 views
Pare de ler livros de autoajuda… não, pera
23:22
Pare de ler livros de autoajuda… não, pera
Letícia Arcanjo | O Fio de Ariadne
185 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com