Então é Natal a festa cristã ou seria ela pagã porque tá chegando a época que começa a aparecer aquele seu parente chato que diz eu sou um verdadeiro discípulo de Jesus e eu não comemoro Natal porque Natal foi influência da idolatria pagã no cristianismo então a gente não comemora isso e cara hoje eu tô aqui para dizer que isso é um mito para dizer que se você olhar direitinho pras Fontes primárias Se você olhar direitinho para como a história se desenvolveu você vai ver que Natal É sim original ente Cristã Poxa Vítor mas uma festa
Cristã né poxa Vítor mas assim eu já vi tanta gente séria falando que é Pagão eu sei isso é isso é uma interpretação bastante comum e espalhada por aí mas eu vou explicar hoje que ela ela não tem fundamento Se você olhar direitinho pra história tá bom Olá eu sou Victor Fontana esse aqui é o meu canal ele pode ser um pouco seu também para isso basta que você se inscreva nele ative as notificações deixe seu like deixa o seu comentário assim o YouTube identifica que você gosta desse tipo de conteúdo e você passa a
receber mais conteúdo de Bíblia de teologia e o YouTube identifica isso também como um bom sinal para indicar esse vídeo para outras pessoas Então quer me ajudar Dá o like quer ajudar outras pessoas deixa um comentário deixa um comentário dizendo o que você achou desse vídeo Também quem sabe tudo isso é muito bem-vindo por aqui então a gente tem esse lance né Natal por que alguém diria que natal é uma festa pagã vamos começar por aí tá bom em primeiro lugar porque o nascimento de Jesus embora relatado nos Evangelhos ele não é algo que o
Novo Testamento diga que você tenha que Celebrar então começa por aí quando você olha pra Bíblia não tem um mandamento para celebração do Dia de nascimento de Jesus então o radar as anteninhas já começam a ficar em Alerta né mais que isso quando você olha pros primeiros pais da igreja pro cristianismo primitivo ali no segundo século você não encontra celebração de Natal assim com facilidade sabe o que que você vai encontrar você vai encontrar celebração da Paixão da crucificação de Cristo né bastante documentada da Ressurreição Páscoa mais ainda que é o recorde de documento de
celebração Cristã no segundo século vai ser ressurreição vai ser a Páscoa você encontra até relatos de celebração de Milagres de Jesus no segundo século do Natal do aniversário de Jesus não encontra Puxa vida começa a ficar complicado mas que isso você encontra em alguns desses pais da igreja até um certo desd por celebração de aniversário de imperadores por exemplo Ah isso é coisa dos Romanos fica celebrando aniversário de Imperador tem uma certa trata-se como uma coisa meio que a não ser feita sabe então por que se celebraria o aniversário do Rei eles têm do Imperador
a gente vai ter do rei porque se a gente desdenha dessa ideia de de aniversário do Imperador então Eh isso já acende vários alertas né Para Além disso nós temos a questão específica da celebração no dia 25 de dezembro que a gente lendo a bíblia e o relato eh do Nascimento de Jesus a gente sabe que não foi no dia 25 dezembro lembro a condição climática por exemplo da descrição de como a coisa acontece do ponto de vista pastoril torna bastante verossímil a ideia de um Nascimento No inverno por exemplo então a escolha do dia
25 de dezembro também complica e a gente tem uma divergência para piorar ainda entre cristianismo ocidental e cristianismo oriental A esse respeito porque você tem o pessoal ocidental aqui do Oeste o Cristian mais a oeste na Europa celebrando no dia 25 de dezembro e na região mais oriental Europa Oriental na região do levante o Natal sendo comemorado no dia 6 de janeiro então já tem complicação Por que 25 de dezembro por aqueles caras lá comemoram no 6 de janeiro e essas celebrações começam a aparecer no Século IV tá Então tudo isso vai sugerindo que o
Natal aparece no cristianismo de modo tardio Com certas divergências com algumas complicações eh e a escolha do dia 25 de Janeiro ainda bate com a celebração do Sol invictos uma celebração pagã que ah o Imperador Aureliano escolheu para que fosse feita no dia 25 de dezembro então a interpretação mais popular que talvez você já deva ter escutado por aí é que o cristianismo ele pega emprestada essa data que já era celebração de aniversário do Sol invictos a divindade pagã tá pega emprestada e cristianiza isso e diz não agora no dia 25 de dezembro a gente
não vai mais com comemorar o aniversário do Sol invictos a gente vai comemorar o aniversário de Jesus Aureliano estabelece sol invictos em 274 quando Roma ainda não era cristianizada mas depois de Constantino Teodósio a coisa vai até o final ali do Século IV quem sabe e nós passamos a ter aí a adaptação de sol invictos nos anos 300 e qualquer coisa aí tá para aniversário de Jesus se já deve ter interpretado escutado essa interpretação interpretação bastante comum e seria isso então o natal é uma adaptação da festa de aniversário do Sol invictos bom embora essa
seja uma interpretação bastante comum e que inclusive eh acaba influenciando gente que escreve livro teólogo de bom calibre e pastores que estudam Então ess não é é um tipo de mito que a gente fala assim ah é aquele pastor ignorante que acredita nessa bobagem Ah é aquele cara que é herge que acredita nessa não não você tem muita gente que acaba aderindo a essa lógica de achar que o natal é uma adaptação da festa de sol invictos tá Qual que é o problema com essa hipótese bom tem alguns problemas essa hipótese tá a primeira delas
é a ausência de fontes primárias antigas que deem conta de tal tipo de adaptação tá eh esse tipo de adaptação é registrado na história da igreja então se você pegar um Historiador que menciona que na história da igreja houve uma adaptação do Natal eh para que Jesus tomasse o lugar de sol invictos no Natal isso aparece na história da igreja só que só aparece na história da igreja no 12º século é tipo ano 10000 1000 anos vamos 1000 é 1000 anos depois de Cristo vai mas cara é 700 anos depois de você já ter registros
fartos de que o natal é comemorado no 25 de dezembro como que não tem ninguém falando disso durante 700 anos então essa essa é a primeira dificuldade né É você fazer história sem fonte primária ausência de fontes antigas que D conta disso o segundo problema é que se por um lado existem essas Coincidências de datas e existe uma ausência de fontes antigas dando conta dessas Coincidências de datas e se existe inclusive um desdém pelo aniversário dos imperadores existe também um desdém nos primeiros séculos até o terceiro quto século com bastante fonte Aí sim existe um
certo desdem pelo paganismo entre cristãos então que que eu tô querendo dizer você encontra muito texto de Cristão do segundo do terceiro do quarto até do 5º século mostrando que esses cristãos têm uma reação adversa avessa a incorporação do paganismo dentro de elementos cristãos eh você vai ter lá nos anos 600 algum tipo de fonte ligado a liderança da igreja Papas sugerindo determinadas adaptações para evangelismo mas até o quto 5to século você tem de fato bastante documento sugerindo Olha a gente não quer mistura com paganismo não nas nossas tradições e rituais etc é óbvio que
existe intercâmbio cultural entre cristãos e os diferentes povos é óbvio que isso existe mas a adaptação oficial de determinadas festas seria uma coisa que encontraria seguramente Barreiras entre os cristãos daquela época ia gerar polêmica é o que eu quero dizer o que você tem que imaginar é o processo histórico acontecendo como aconteceria entre pessoas comuns talvez da sua igreja pega um tema na sua igreja que as pessoas elas são avessas elas não gostam vamos dizer que você faça parte de uma igreja que acha que Harry Potter que e Senhor dos Anéis e que essas coisas
elas são super contra o cristianismo e é feitiçaria e a bucharia Harry Potter não pode senhor dos azos vamos dizer que essa é a visão consensual entre os membros da sua igreja e aí um dia você vai tentar convencê-los que sess Lewis e Crônicas de naria é um caso diferente você vai ter trabalho não vai isso vai gerar controvérsia não vai é a mesma coisa você tem um monte de gente que é meio avessa a adaptações do paganismo e de repente vem uma ordem de cima que diz a partir de agora vocês vão comemorar o
aniversário de Jesus numa data que era de um Deus Pagão certamente haveria reações e a gente não encontra eh nem uma ordem documentada de que fosse comemorado nessa data nem as reações adversas Então essa tese de que ah viria de lideranças cristãs centrais que escolheram essa data para se adaptar ao sol invictos ela ela é uma hipótese que ela tem dificuldade de encontrar verossimilhança ela é improvável ela não é verossímil ela ela não bate com o comportamento humano típico Tá mas tem mais problemas essa hipótese ela tem ela não tem só esses dois problemas de
ausência de fontes primárias e de uma aversão ao paganismo no crismo primitivo o outro problema é que é verdade que é no quto século que começam a aparecer as fontes que documentam bem o natal no dia 25 de dezembro é verdade é no século que começa a pipocar um monte de fontes desse tipo mas elas aparecem sem grandes controvérsias por exemplo Agostinho ele é um dos caras que documenta o a celebração de de de Natal aparece e aparece inclusive quando ele tá rebatendo os donatistas só que ele não critica eles comemorarem o dia 25 de
dezembro tá ele critica por outro lado o fato dos donatistas não comemorarem no dia 6 de janeiro epifania Olha só que coisa interessante eu deveria esperar que os cristãos fiéis reagissem a uma ordem de comemorar no dia 25 de dezembro e você pega um cristão fiel como Agostinho por exemplo que ele tá fazendo ao contrário não comemorar no dia 25 de dezembro Beleza o problema é no dia 6 de janeiro não comemorar a epifania pô é ano 300 e pouco aí e você fala caramba cara e mais quando você olha para Agostinho descrevendo os donatistas
celebrando Natal no dia 25 de dezembro que ele não condena eh essa descrição ela parece dar conta de uma celebração que os donatistas fazem já no terceiro século e não no quarto tá então nos anos 200 e pouquinho do e muito 200 e pouco Sei lá já tinha celebração do Natal no dia 25 de dezembro e aí se você for esperto e tiver atento nos argumentos que eu tô dando desde lá do começo do vídeo você vai chegar num ponto pera aí aí a gente tá começando a se aproximar bastante da data que Aureliano instituiu
como data e como celebração do aniversário do Sol invictos Ora se é um empréstimo de sol invictos o Natal Cristão tem que começar a acontecer no dia 25 de dezembro depois do ano 274 que foi quando Aureliano instituiu o dia 25 de dezembro como aniversário do Sol invictos então tem teria que ser sempre posterior ao ano 274 e não é isso que acontece a gente tem Fontes em Hipólito tanto em texto quanto em epígrafes lá do início dos anos 200 ou seja início Doo século tá no início dos anos 200 a celebração do Natal no
dia 25 de dezembro em outras palavras a celebração do Natal no dia 25 de dezembro vem antes do ano em que Aureliano institui a celebração de aniversário do Sol invictos trata-se portanto de uma coincidência uma coincidência que tem a ver com solstício tem a ver com a a última data em que a noite é mais longa e a partir de Então os os dias começarão a ser mais mais longos tá eh tem a ver com isso não é uma coincidência qualquer é uma coincidência que existe porque a partir de agora o sol vai começar a
vencer e por isso essa se torna a data de sol invictos e provavelmente isso tem sim a ver com essa escolha pro nascimento de Jesus que é quando o sol começa a brilhar sobre a noite e que é uma coisa que cristãos também utilizavam nos seus calendários agora mais do que isso tem algo mais importante do que isso porque a gente sabe que o dia 25 de dezembro não foi por acaso sabe como que a gente sabe que o dia 25 de dezembro não foi por acaso e a questão doí do solstício até uma questão
menor lembra e essa é a hipótese de carro chefe na academia hoje tá então entre acadêmicos entre estudiosos agora eu vou expor o carro chefe do por o cristianismo é Ou melhor o natal é naturalmente Cristão sem grandes influências do paganismo agora eu vou explicar para você caso você queira conferir eu vou colocar dois artigos aqui linkados na na descrição do vídeo e um livro do Thomas J Telly que é um que é meio que o livro padrão para se falar da pesquisa histórica desse tipo de data tá então em termos de bibliografia vou colocar
dois artigos e e o livro caso você queira ler os dois artigos é só clicar eles são disponíveis para qualquer um ler o livro precisa comprar não tem jeito mas o que que acontece cara lembra que eu falei que lá no segundo século até no primeiro século tá você tem três tipos de celebração muito comuns você tem a paixão então a crucificação de Jesus Isso já é celebrado entre cristãos desde o começo Milagres de Jesus São celebrados desde sempre desde o começo mas principalmente você tem farta documentação da Páscoa da Ressurreição Pois é cara sabe
o que acontece tinha data para isso e a Páscoa específica em que a concepção de Jesus teria acontecido de acordo com essas tradições cristãs do segundo século seria no dia 25 de Março em outras palavras Maria teria ficado grávida segundo essas segundo essas tradições na data mais importante do ano na Páscoa e isso começa a se celebrado na Páscoa também você celebra a Páscoa eh e no dia 25 de Março celebra-se a concepção de Jesus a gravidez de Maria Que dia que é 9 meses depois do dia 25 de março março é o mês 3
9 + 3 12 e portanto por causa da concepção de Maria durante a Páscoa no dia 25 de Março né da concepção de Jesus gravidez de Maria da Páscoa no dia 25 de Março passa a celebrar-se o natal no dia 25 de dezembro ah Vitor agora você viajou você viajou não pera aí e qual que é a evidência que a gente tem que a gravidez de Maria a celebração que é bem documentada e a celebração da gravidez de Maria que é bem document ada no dia 25 de Março tem que bater 9 meses certinho com
25/12 e no Nascimento de Jesus e por isso passa a se Celebrar o natal no dia 25/12 cara tem uma lógica aí por trás mas tem mais do que uma lógica sabe como que você tira a prova dos nove lembra que eu falei para você que a celebração do Natal nas igrejas orientais era no dia 6 de janeiro qual que era a data que as igrejas orientais atribuíam a gravidez de o início da gravidez de Maria 6 de Abril E aí você meio que tem a prova dos nove entendeu de que a conexão entre celebração
de Natal no Oriente era 9 meses depois da gravidez de Maria no dia 6 de Abril e no ocidente 9 meses depois da gravidez de Maria no dia 25 de Março e portanto 6 de janeiro nas igrejas do oriente 25 de dezembro nas igrejas do ocidente e é daí então que nasce a ideia bastante Cristã de se Celebrar o natal no dia 25 de dezembro não é uma questão de influência pagã é uma questão de atribuir eventos importantes do novo testamento a datas importantes teológicas a Páscoa era sobretudo uma data importante teológica e esse evento
importante de Maria ficar grávida e depois de Jesus nascer são as Associados a essa data da páscoa nada mais do que isso nada além disso e uma agradável coincidência com solstício tá uma agradável coincidência com solstício Quando o Sol começa a dominar as trevas Quando o brilho da luz passa a vencer a noite basicamente isso tá eh Então mas Vitor então De onde veio essa interpretação do Sol invictos Por que que ela acontece cara eh essa interpretação do sol invictos ela começa a aparecer no século XVI no século XIX quando as escolas de religião comparada
de ah história das tradições e história das religiões aposta muito nessa nesse nesses empréstimos que eventualmente acontecem empréstimos entre religiões são são comuns mas os caras forçaram a mão no século XV no século XIX como forçaram a mão e muita coisa para isso então vem da teologia Liberal tá se você quiser assim chamar essa ideia de que o natal é Pagão vem de Acadêmicos da teologia liberal e muitas vezes isso acontece a academia vem traça uma tese traça uma Ah uma hipótese essa hipótese ela fica famosa fica popular e depois quando ela cai não tem
a mesma divulgação para você saber que ela caiu então até hoje você tem essas eh eh reminiscências da teologia Liberal do século XIX que muitas vezes são coisas reproduzidas até mesmo por teólogos conservadores sabe historiadores inclusive Então vem daí vem do século XVI vem do século XIX essa essa questão desses empréstimos eu queria lembrar algumas outras coisas além disso a primeira delas é que empréstimos são coisas que ocorrem no texto bíblico inclusive e que a Bíblia não Condena empréstimos de outras culturas é o caso do areópago Paulo Paulo no areópago ah em Atenas quando ele
fala do altar do Deus desconhecido cita diversos poetas gregos diante dos gregos ali e usa a cultura de outros povos sem nenhum problema então texto bíblico faz isso provérbios Capítulo 22 tem um Claro eh empréstimo da regra de amenemope mas uma adaptação para dentro do que seria a ideologia de yahwe daquelas regras de Sabedoria que são Originalmente egípcias E você tem uma alteração daquelas eh daquelas regras de Sabedoria para que elas se tornassem sabedoria Hebraica então esses empréstimos acontecem a Bíblia não Condena desde que estejam submetidas é claro eh ao próprio texto bíblico e como
ele funciona Então a primeira coisa é isso Ah mas é um empréstimo tal não tem problema existem empréstimos no te no próprio texto bíblico existem empréstimos nesse caso do Natal cara nem empréstimo é tudo indica que não seja e por último dentro do natal se há algum tipo de empréstimo cultural o Natal que a gente comemora Hoje ele tem sim um empréstimo cultural mas não do paganismo ele tem um empréstimo cultural do mundo anglo saxão anglo-saxão dos Estados Unidos do Reino Unido você você vê um monte de vermelho porque o Papai Noel é vermelho e
é vermelho por causa da coca-cola você tem distribuição de presentes e a reunião da família eh e elementos como guirlandas por causa de Um Conto de Natal do Charles dickens e Porque durante a era vitoriana a corte inglesa fazia esse tipo de celebração então pegava bem era Nobre você fazer na sua casa aquilo que a corte britânica fazia também então se você quer atacar algo no Natal como um empréstimo ruim cara ataque a cultura vitoriana inglesa britânica se você quiser ataque o consumismo se você quiser porque esses empréstimos sim tem muito mais a ver com
o Natal que a gente pratica hoje do que qualquer tipo de empréstimo que temha acontecido no segundo terceiro quarto século e por último para concluir e fechar essa história quando você chega e fala assim não vou comemorar o Natal porque eu sou um cristão de verdade você passa um recipio de chato mano e eu sei que o vídeo aqui eu fui chato para caramba mas você passa um recibo de chatão do Rolê de cara esquisito de gente estranha que acredita em bobeira não seja esse chato eu tô sendo o camarada que tá falando para você
is porque as pessoas geralmente quando falam que você é chato falam pelas costas tá então pro seu bem saiba tem gente que te chama de chato de obtuso eh de ignorante ã de esquisito mas não vai falar isso na sua frente eu tô dizendo para você na sua frente ó a galera te chama disso daí tá quando você entra muito nessas nesse esquema bitolado beleza enfim esse era o meu recado para hoje eu vou ficando por aqui até a próxima