[Música] [Música] Boa noite meus caros sejam todos bem-vindos vamos eh continuar eh a nossa catequese semanal vamos eh dar continuidade a essa caminhada ainda dentro do credo né porque desde o início das nossas aulas nosso assunto tem sido o credo credo católico e os seus artigos né Já estamos chegando ao final do Credo mas não chegaremos com tanta pressa porque há muitas coisas que nós devemos considerar no assunto de hoje que que nós vamos ver hoje nós vamos estudar dois artigos de uma vez que estão completamente interligados né é creio na comunhão dos Santos e
Na remissão dos pecados né curiosamente Nós estávamos anteriormente estudando a igreja lembra estudamos primeiramente a origem da igreja depois as características da igreja quando nós passamos paraa comunhão dos Santos inicialmente dá a impressão de que nós estamos tratando de algo diverso da igreja mas não é isso aqui ainda é o assunto igreja nós vamos ver por Tá o que que é é a comunhão dos Santos a comunhão dos Santos é reunião de todos os bens espirituais todos os bens espirituais que a igreja possui e distribui para a salvação das almas esses bens eles são em
comum a todos os santos por isso comunhão dos Santos e quem é quem faz parte dessa comunhão é isso que nós vamos tentar ver na aula de hoje entender quem faz parte dessa comunhão e quais são esses bens e como nós podemos obtê-los a primeira parte do nosso artigo logo em seguida nós passaremos à remissão dos pecados que está diretamente ligada a esses bens da comunhão dos Santos tá Então primeiramente como eu falei a comunhão dos Santos é ainda o assunto relacionado à igreja porque na comunhão dos Santos nós vamos conhecer as três igrejas ué
três igrejas senhor tinha falado na última aula que a igreja é Una é uma só é uma só mas dentro dela há três categorias de igreja vamos lá a primeira categoria é a igreja Triunfante a igreja Triunfante é a igreja dos bem-aventurados são aqueles que já morreram e alcançaram o prêmio eterno da salvação ou seja aqueles que estão no paraíso é a primeira igreja esses que estão no paraíso Eles já passaram pela luta que nós estamos e venceram essa luta já alcançaram a Vitória plena por que que eu digo plena Porque tem uma outra igreja
aqui que alcançou a Vitória mas não na Plenitude ainda tá então é a igreja Triunfante a segunda igreja é a igreja padecente vamos lá a igreja padecente nada mais é que aqueles que também se foram mas ainda passarão um tempo no purgatório aguardando a o momento de entrar no Paraíso já estão confirmados no paraíso mas vão ficar por um tempo lá por causa da pena temporal nós já vimos isso em outra aula vocês vão perceber durante o curso todo que eu tenho uma mania de ir coisas é proposital porque é com a repetição que a
gente guarda Então as almas do purgatório faz compõe a igreja padecente a igreja que tem o sofrimento como característica Porque eles estão lá para purificar para se purificar pagando a pena temporal devida ao pecado Eles não estão pagando pelo pecado eles estão pagando a pena temporal então lembrando eu pequei ao pecar foi constituída uma pena eh similarmente o que acontece é um crime eu cometi um crime vou pegar tanto tempo de prisão eh fui preso julgado me arrependi do crime mas tenho que cumprir a pena pelo crime isso reflete é um reflexo desse dessa vida
espiritual aonde ao cometer um pecado eu ten uma pena temporal as almas do purgatório já foram perdoadas dos pecados mas tem que pagar a pena temporal devida O Que Eles ainda devem de pena então a igreja padecente e a última a igreja militante somos nós a igreja militante é a terceira igreja que na verdade é uma igreja só né Há uma ligação de bens espirituais entre essas três igrejas que é uma igreja só a igreja militante Por que militante porque ela luta enquanto nós estamos nessa vida n contra o qu vai Lar contra as paiões
n a luta da igreja militante que somos nós são as paixões né as paixões humanas o mundo e o demônio isso aqui são as três Inimigos da igreja militante que nós temos que lutar o tempo inteiro Enquanto estivermos fazendo parte dela tá o que que é a comunhão dos Santos é a comunhão dos bens dessas três igrejas que na verdade são uma só tá que bens são esses né são todos os bens que vão possibilitar A nossa ida para cá a nossa salvação é tudo que serve vamos usar uma linguagem do mundo né é o
que serve de moeda para nossa salvação é claro que tudo isso é conquistado pelos méritos infinitos de Jesus Cristo se não fosse Jesus Cristo nós não poderíamos fazer parte dessa igreja aqui quem conquistou isso em seus méritos infinitos porque o mérito de Cristo é mérito Divino Deus é infinito Então os méritos de Cristo são infinitos e os infinitos méritos de Jesus Cristo possibilitaram a nós esses bens espirituais e nós podemos fazer parte dessa comunhão espiritual tá só que não são só os méritos infinitos de Jesus Cristo os méritos infinitos de Jesus Cristo deram a origem
a todos esses méritos Mas além dos méritos infinitos de Jesus Cristo que nos que dão a nós esses bens nós temos os méritos superabundantes da virgem santíssima e dos Santos tudo isso está completamente interligado a virgem santíssima possui méritos superabundantes destacados por causa da participação dela na vida da salvação que nós já vimos aqui que é correto chamar Nossa Senhora de Medianeira de todas as graças e corredentora eu expliquei Isso numa aula passada Então ela tem méritos superabundantes mas não infinitos os méritos infinitos são de Cristo mas os méritos dela pelos méritos de Cristo são
superabundantes e a mesma coisa eu aplico aos santos os santos nada mais são que aqueles que heroicamente venceram esses três inimigos e Por conta desses méritos deles eles conseguem atribuir a nós igreja militante méritos também para nossa salvação daí a igreja sempre praticou e ensinou e sugeriu e recomendou a intercessão dos Santos e da virgem santíssima é por causa dessa comunhão que nós invocamos os bem-aventurados que estão no céu porque que que tá comunicando aqui na hora que eu peço uma graça na hora em que eu peço um bem na hora que eu peço algo
especial a uma determinado membro da igreja Triunfante ele vai comunicar comigo o que é santo o que serve para minha salvação né portanto a prática da intercessão dos Santos não nega os méritos de Cristo pelo contrário eles confirmam os os méritos de Nosso Senhor os méritos de Nosso Senhor foram tão infinitos que ele foi for Eles foram também atribuídos aos santos e os santos nos seus esforços pessoais de santificação santificam a outros também daí a importância de nós invocarmos os santos para nos auxiliar na vida em busca da salvação isso é a comunhão dos Santos
isso é tão interessante de nós conhecermos que esses méritos eles se aplicam a nós às vezes sem que a gente saiba quer ver só um exemplo vamos supor que um grande Santo como São João da Cruz né ele tenha realizado muitas penitências em vida e muitas vezes a gente acha assim por que que aquele Santo fez tanta Penitência aquela Penitência não foi para ele não muitas vezes foi para outras almas se santificar aí houve uma comunicação os méritos de São João da Cruz levaram Graças para uma alma se santificar também é para isso que serve
a comunhão dos Santos né e por isso que aparece no Credo a comunhão dos Santos ela entrou no no no credo ou chamado símbolo dos Apóstolos somente no século V tá até até o século 5 não aparecia no símbolo dos Apóstolos por quê Porque não existia porque a igreja inventou Não nós vamos lembrar novamente das nossas aulas anteriores né a igreja ela pega da Revelação e traz à luz aquela informação para esclarecer algo lá atrás então no século 5 a comunhão dos Santos passa a fazer parte do credo né que se reza creio na comunhão
dos Santos porque a igreja quis deixar claro que existe essa ligação entre as três igrejas tá que na verdade é uma só Nós só estamos eh presentes em esferas diferentes vamos dizer assim mas fazendo parte da mesma igreja a igreja então Triunfante você vai ter nosso senhor Nossa Senhora os Santos e os anjos bons né todos esses fazem parte da igreja Triunfante a igreja pesente são as almas do purgatório e a igreja militante é essa que nós vemos aqui e nós vimos que essa igreja militante ela se divide em dois grupos né os fiéis aliás
todos são batizados né os fiéis batizados e dentro desses o destaque para aqueles que têm o poder sacerdotal E aí entra a hierarquia da igreja visível veja como a comunhão dos Santos está diretamente ligado com o credo no que trata da igreja católica da formatação da igreja isso aqui é a igreja católica tá como Nós entramos nesse convívio nessa comunhão dos Santos pelo batismo daí a necessidade vamos dizer eh completa de daqueles que não que não ainda não são batizados receberem o sacramento do batismo Porque só quem for batizado pode participar dessa comunhão Sagrada Tá
e aí entra logo uma pergunta que mais adiante a gente vai tentar esclarecer que é assim então mas os que não são batizados muitas vezes não recebem uma graça de procurarem o batismo não é quanta gente que não era católica que recebeu uma graça e pediu o batismo nesse momento enquanto eles não estavam batizados eles não estavam dentro do corpo da igreja não é como é que eles receberam essa graça aqui essa graça ela vai além porque Deus quer a salvação de todos então ele dá essa graça para que a pessoa tenha a capacidade de
conhecer a igreja verdadeira e se batizando entrar nisso aqui é como se esses bens extravasem a igreja mas com que objetivo para trazê-lo para dentro dela tá Deus não vai dar graça a alguém para que ela permaneça fora da igreja todas as graças que Deus dá a alguém que ainda não é católica para que ela venha paraa igreja né a Igreja Católica o próprio nome é É vamos dizer autoexplicativo é universal todos têm que fazer parte dela né então nós sabemos que mais da metade do mundo não é católica mas Deus não deixa de chamar
essas pessoas por que não vem aí são Motivos particulares que nós não sabemos Tá mas o fato é que para participar dessa igreja nós temos que receber o batismo né o o batismo ele tem uma série de implicações muito Profundas até quando a gente daqui a pouquinho estudar a remissão dos pecados a gente vai ver que o batismo também apaga pecado né assim como o sacramento da Penitência que nós vamos ver daqui a pouquinho tá então isso é comunhão dos Santos né é a participação nesses bens espirituais mas o que são esses bens espirituais n
existem dois tipos de bens espirituais são vou botar desse lado mas depois eu vou apagar para falar nós falarmos da remissão são os bens internos e os bens externos há dois tipos de bens que são conferidos às almas através do batismo Você recebeu o batismo ao receber o batismo você pode receber esses dois tipos de bens que bens são esses vamos lá muito bem vamos elencos da melhor forma possível pra gente poder entender primeiro grupo de bens internos que a gente tem que destacar são as três virtudes teologais que que são as virtudes teologais Fé
esperança e caridade Por que são teologais porque essas virtudes são de origem Divina é Deus que confere a alma do batizado na hora em que ele recebe o sacramento né então como essa essa essas virtudes elas vêm diretamente de Deus pro homem são chamadas de teologais tá então você vai receber como bens internos da comunhão dos Santos a fé a esperança e a caridade você recebe isso no batismo então foi batizado você tem fé a gente tem que tomar muito cuidado com o uso da palavra fé porque muitas vezes nós transformamos a fé numa espécie
de confiança eu tenho fé que vou conseguir alguma coisa tudo bem eu posso fazer uso da palavra fé nesse sentido não é o menor problema desde que você entenda que não tô falando da virtude teologal a virtude logal ela é é infundida na minha alma e quem é batizado tem fé Independente de você praticá-lo ou não a fet tá dentro de você é uma virtude e você pode alimentá-la desenvolvê-la né mas você tem fé né a fé tá dentro de você pelo pelo batismo que você recebeu a esperança Da mesma forma assim como a caridade
né no futuro quando a gente estudar as virtudes vai ter um estudo específico para cada uma dessas virtudes e as outras mais tá mas essas três aqui a Fé esperança e a caridade são as virtudes teologais só pra gente lembrar né que quando os bem-aventurados chegarem aqui essas duas acabam tá Por que que essas duas acabam isso é muito interessante a fé é adesão racional à verdade revelada Deus revelou-se eu dou fé a revelação de Deus né Essa fé é que me leva pro paraíso enquanto eu estou na igreja militante sem fé eu não tenho
como agradar a Deus tá Deus não se agrada de quem não tem fé Então você precisa ser batizado Então eu preciso da fé para militar nessa aqui tá a esperança é a é uma é uma adesão também mas uma confiança de que Deus vai salvar sua alma se você fizer por onde tá e a caridade a caridade é o perfeito amor que existe entre esse conhecimento das coisas eu falei aqui que amar é conhecer ninguém pode amar aquilo que você não conhece então a caridade é eu conheci determinada coisa e ao conhecê-la eu passei a
amar aquela coisa ora quando nós chegarmos no céu acaba a fé porque agora eu tô vendo tudo com os meus olhos Então não preciso mais de fé não é eu dei uma adesão racional ao que Deus revelou sem ver cheguei no céu tô vendo tudo se eu tô vendo tudo eu preciso de fé no céu não a esperança de salvação eu tenho durante toda a minha vida cheguei no céu eu tenho mais esperança de alguma coisa Não não tenho eu já alcancei pronto acabou agora a caridade a caridade Não Acaba Porque aí dentro do Paraíso
diante de Deus esse amor do conhecimento de Deus vai ser eterno por isso que são paulo fala né das três virtudes só a caridade fica Fé esperança e caridade mas no final só vai ficar a caridade porque quando você chegar no paraíso é só a caridade que fica Tá mas isso aí nós vamos ver ainda quando nós estudarmos virtude por virtude né então o primeiro bem espiritual interno são as virtudes teologais tá a fé a esperança e a caridade né outro bem espiritual que a gente recebe já até falei dele aqui são os méritos infinitos
de Jesus Cristo esses méritos infinitos dele porque ele era homem e Deus então fez o ato humano e Divino esses méritos são Dados a nós também se não fosse isso nem adianta a gente não teria entrado aqui né então os méritos infinitos de Jesus Cristo são outros bens que são conferidos a nós na comunhão dos Santos né E também os merecimentos superabundantes da virgem santíssima e dos Santos né isso a gente já até falou né são é o que confere os bens internos da comunhão dos Santos né E também os frutos das nossas boas obras
pergunta é o que que é uma boa obra é toda a obra é tudo aquilo que você realiza dentro da Graça tendo valor Sobrenatural existem obras boas naturais vou dar um exemplo indivído é um bom artesão e construiu essa mesinha muito bem feita muito bonita maravilhosa usual Bela tudo de bom essa mesinha tudo tudo tudo bem tudo perfeito é o é um é um é um é um bem é uma realização natural tem algum valor de salvação eu fazer uma bela mesa não agora vamos supor que eu construa essa mesa com o intuito de oferecê-la
para a veneração de uma relíquia Sagrada eu fiz toda essa mesa aqui com o intuito de que as pessoas pudessem receber bens espirituais disso eu estando em estado de graça né O que que é estado de graça não está em Pecado Mortal quando eu fiz essa simples mesa nesse sentido ela tomou um valor de salvação que a outra ação não tinha então o que que são as boas obras é tudo aquilo que a gente faz com vistas ao paraíso não precisa que sejam coisas muito grandiosas não tá Às vezes por amor de Jesus Cristo nós
realizamos uma obra para alguém aquilo tem um valor de salvar almas e às vezes eu realizo coisas grandes demais sem esse valor não servem de nada para minha salvação tá não quer dizer que eu não possa fazer essas coisas eu de às vezes eu devo fazer essas coisas até mesmo para cumprir a minha obrigação que é um dever de estado de todo indivíduo que é batizado todo mundo aqui tem um dever de estado né o trabalhador tem que trabalhar bem né o o aluno tem que estudar bem para cumprir o seu dever de estado tudo
isso tem valor de salvação por qu mas tem esse valor de salvação quando ele está em estado de graça sem o estado de graça nada que você faça tem valor de salvação tá isso é muito importante então Fé esperança e caridade os méritos infinitos de Jesus Cristo superabundantes da virgem e dos Santos e as boas obras que nós podemos realizar tudo isso são bens internos da comunhão dos Santos agora não são só eles nós temos agora os bens externos dentro desses bens internos então estaria Penitência e o jejum boas obras sim exato boas obras Penitência
jejum orações não orações não Penitência e jejuns exatamente orações nós vamos ver agora Professor eh essas obras feitas quando a alma está em estado de graça estado de graça tá em pegada local por exemplo uhum Elas têm algum algum mérito p in encial por exemplo é se você fizer uma obra em estado de Pecado Mortal você é um membro morto da igreja né lembra da da última aula quem tá em Pecado Mortal não sai da igreja mas você é um membro morto não é um membro vivo você não você não tem condições de fazer nada
com mérito Mas você ofereceu lá um sacrifício para que você pudesse voltar à Vida da Graça Deus concede essa a Graça a você para que você procure o sacramento da Penitência aí você foi lá se confessou se arrependeu se confessou recuperou a graça ao recuperar a graça você passa a ter méritos naquilo que você faz tá de alguma maneira isso já está ligado com a remissão dos pecados nós vamos falar já já tá então esses são os bens internos agora Quais são os bens externos Ah esses são os sacramentos instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo
sempre é bom lembrar quem quem criou os sacramentos foi Jesus Cristo tá e deu à igreja o poder de realizá-los e ensinou como fazer né então tem os sacramentos que são os bens externos e talvez seja o mais importante de todos os bens externos o santo sacrifício da da missa o santo sacrifício da missa né esse daqui confere bens externos da comunhão dos Santos de forma perfeita Não existe nada mais perfeito a ser realizado pela igreja do que a missa porque é o próprio Deus sendo oferecido como sacrifício tá então nada pode ser mais perfeito
que isso existem muitas orações importantíssimas que o católico deve fazer existem muitas penitências obras de Misericórdia mas a maior delas é sempre a missa a missa é a principal coisa ela que confere todos esses bens às almas tá outra coisa que faz parte desses bens externos são as orações públicas da igreja que que são as orações públicas da igrej as horas canônicas rezadas pelos religiosos os monges né todos os religiosos todos os religiosos fazem as horas canônicas né essas horas canônicas são vários momentos do dia em que Os Religiosos se reúnem para fazer uma oração
né Então essas orações públicas também são bens externos que conferem graças a na comunhão dos Santos Liturgia das Horas Liturgia das Horas Exatamente é o mas era chamado tradicionalmente de ofício Ofício Divino né ou ou horas canônicas né porque antes da reforma essas horas tinham nomes né hora noa hora terça né hora prima matinas eh vésperas completas né são várias várias partes aí depois Eles mudaram o nome botaram hora média né Eu acho que houve uma mudança da hora por exemplo a hora terça hora noa ela passou a se chamar hora média Se não me
engano mas tradicionalmente se chamava hora noa hora terça a eas orações que os monges faz antes da missa lá no Isso exatamente aquilo ali aquelo ali que eles estão rezando eu acho que a hora nada a ver com o Ofício de Nossa Senhora também não terça não o Ofício de Nossa Senhora é outro tipo de oração né mas não não não não é que as monges e religiosos fazem né c o no caso dos Beneditinos eles têm uma oração própria das Horas canônicas própria da ordem de São Bento né Tem rubricas um pouquinho Diferentes né
a as horas por exemplo rezadas pelos seminaristas nos seminários diocesanos é um pouco diferente mas é basicamente a mesma coisa tá os franciscanos também fazem dominicanos todos os religiosos em geral realizam essas orações públicas da igreja tá então todas elas fazem parte desses bens externos da comunhão dos Santos e e as orações no caso eu já ouvi falar orações públicas para obtenção de indulgências plenárias sim a as indulgências plenárias indulgências elas são também um bem externo né Eh toda a obra indulgenciada que a igreja entendeu como indulgenciada elas conferem indulgências às almas do purgatório e
a nós né eles apagam o quê as indulgências a nossa pena temporal então está dentro dessa comunhão também tudo que é sagrado e que nos leva a salva está na comunhão dos Santos existe uma ligação disso tudo o que muitas vezes pode não servir para você serve para ele toda toda a instituição e a igreja católica é uma a mais perfeita das instituições tá o mundo é repleto de instituições mas a mais perfeita das instituições que existe no mundo da Igreja Católica mas como todas as instituições ela tem o qu uma cabeça e um corpo
então tudo que a cabeça faz o corpo recebe né tudo que um membro faz ajuda a cabeça e assim por diante né eu não posso por exemplo e chegar PR pros meus olhos e falar assim ó Parem de enxergar não posso e quando eu enxergo eu beneficio todo o meu corpo quando a minha mão pegae gis o meu corpo inteiro tá pegando mas só a minha mão que pegou é assim que funciona quando dentro da igreja alguma coisa Santa é realizada ela beneficia todo mundo isso é a comunhão dos Santos tá é um dogma é
uma verdade de fé por isso que a igreja botando no Credo tá então quando a gente vê uma alma eh Santa se sacrificando pode ter certeza que todos nós vamos nos beneficiar com aquilo tá por isso que às vezes deus suscitou algumas almas santas que fizeram penitências inimagináveis Mas por que que fez isso porque aquilo ali vai ser usado pra salvação de muita gente né quando a gente estuda por exemplo a vida de São Pedro de Alcântara né cop Padroeiro do Brasil ele já foi Padroeiro do Brasil mas com Nossa Senhora Aparecida ele se tornou
o segundo Padroeiro do Brasil né um vice padroeiro vamos dizer assim né Eh a vida dele foi de uma Penitência extrema a vida inteira aquilo Serviu pra alma dele Claro Mas sobrou vamos dizer assim ele realizou tanta coisa que sobrou vamos imaginar a coisa dessa forma sobrou eu vou usar para alguém não fica perdido vai lá pra comunhão dos Santos Então na verdade a comunhão dos Santos é um tesouro é um tesouro de bens para salvação né é um um fato ocorrido com um amigo meu não sei se eu já falei essa história aqui eu
já contei essa história em algum lugar não sei se foi aqui eh um amigo meu tava em São Paulo dirigindo acho que foi aqui não sei eu conto de novo não tem problema não e tava lá o trânsito engarrafado numa das marginais e houve um atropelamento ele tava levando nesse carro um padre E aí confusão atropelamento o que que aconteceu uma pessoa foi atropelada aí eu ele falou pro padre padre vai lá dar uma olhada né chegou lá a pessoa tava já tava moribunda né Já estava quase morrendo o padre foi lá e conferiu o
sacramentos todos da da Extrema unção na pessoa e a pessoa morreu santamente ali do nada como que aquela pessoa ali recebeu aquela graça comunhão dos Santos a alguém em algum momento fez um sacrifício fez uma Penitência fez uma oração fez uma devoção e aquilo ali Serviu pra pessoa na hora da morte diga o batismo confere uma certa indulgência plenária sim perfeitamente o batismo ele apaga todos os pecados principalmente o pecado original que é o pior de todos que é aquele que desordena a nossa natureza né mas se você por exemplo batizar um nenenzinho você só
vai pagar o pecado original ele não tem pecado nenhum além fora do original ele não tem outro pecado agora vamos supor que você se batize com 40 anos de idade você vai ter muitos pecados então o batismo apaga tudo tá o batismo é da remissão dos pecados que nós ainda não vimos ele é o primeiro tá É ele que redime os pecados né batizou todos os seus pecados estão apagados né mas aí vai ter as penas temporais não batismo apaga tudo batismo limpa tudo eu um comentário Até que a gente geralmente segura um santinho no
batismo Porque como ele apaga os pecad Ah sim é o batismo apaga tudo o batismo é é o é o sacramento assim mais necess ade que tem né então se batizar é algo assim né eu falei aqui de Constantino né Constantino demorou para se batizar por quê Porque ele era esperto não é porque ele tinha muitos pecados devia ter muitos pecados então ele queria apagar e não correr o risco de cometer mais nenhum então ele protelou no batismo até não poder mais a igreja nunca concordou com isso Tá Mas hã Santo Agostinho também né Santa
Santa Mônica não tinha medo de batizá-lo para ele não profanar o sacramento exatamente ele demorou tanto a receber o batizar tinha medo de batizá-lo Exatamente exatamente porque ali apagaria todos os pecados da pessoa apaga tudo pena temporal apaga tudo não era igual como hoje não era difícil para perdoar é exatamente então Eh o sacramento do batismo tem essa essa característica sim né quando nós chegarmos vamos ver o out também que tem essa característica Ok bom Outra coisa que faz parte também dos bens externos da igreja que fazem parte da comunhão dos Santos e justamente as
funções religiosas da Igreja um exemplo mais clásico é a função religiosa da sexta-feira Santa vocês sabem que sexta-feira Santa não tem missa né é o único dia do ano que não tem missa Você tem uma função religiosa que é a adoração da Santa Cruz a a a exposição da Santa Cruz as orações pela igreja pelo mundo tal pelo Papa Então você não tem missa naquele dia uma função religiosa Essas funções religiosas também são bens externos que a igreja confere tá ó isso aí pode entrar também bênção do Santíssimo né o padre quando dá bênção do
Santíssimo é uma função religiosa é um bem externo da comunhão dos Santos tudo isso serve para nossa salvação tá Benta também água benta água benta já é um sacramental né a gente vai estudar também no futuro a diferença de Sacramento para sacramental o padre quando ele derrama u quando ele derrama a água benta uma função é é uma função também Exatamente é o asperges né Como se chamava tradicionalmente o asperges então el jogava a água benta sobre os fiéis e a água benta tem um poder exorcística tem um poder grande de evitar tragédias tudo isso
tá presente na água benta né mas é água benta mesmo tá água benta que foi Benta no sábado santo com os ritos preconizados pela igreja para ser usado durante o ano inteiro não é Bênção assim na água assim que o padre faz não entendeu é a bênção a água recebe o sal recebe o óleo recebe um monte de coisa aquela água é guardada na sacristia para ser usada durante o ano inteiro né é essa água benta que eu tô falando né não é qualquer água benta né mas sen eu poderia falar a a diferença bom
a por exemplo você pegar um copinho d'água e abençoar a água foi Benta sim é um é um é uma criatura Benta ali uma benção do padre vai ter algum efeito vai vai ter um efeito talvez de trazer alguma graça para você mas a água benta que ela se refere é água benta que foi abençoada durante os ritos do do sábado santo por porque a igreja nesse dia usa a festa do sábado santo para preparar todas as águas e substâncias que a igreja vai usar durante o ano o óleo do crisma é preparado o óleo
do crisma é feito na quinta-feira Santa ah qu pelo bispo os santos olhos mas no sábado o padre usa os santos olhos para abençoar a água entendeu na no sábado santo os olhos já estão abençoados os olhos sagrados só o Bispo pode aí ele pega aqueles olhos e usa na bênção da água que vai ser usada no batismo que vai ser usada nas bênçãos Tá mas o padre pode abençoar a água também isso não tem problema mas não é a mesma coisa né aquela água Benta do sábado santo ela tem sal tem a presença de
sal Se você pegar um pouco dessa água e levar para casa você vai perceber que com o tempo se você botar por exemplo uma piazinha de pedra a piazinha vai vai vai ganhando uns contornos assim salí iOS porque tem presença de sal naquela água né essa água é separada né o padre é é uma bênção Lindíssima não sei se eues já viram quando nós chegarmos lá na aula que nós estudarmos liturgia nós estudarmos esses ritos da igreja nós vamos ver que é uma cerimônia belíssima né o padre pega uma grande bacia de água né e
ali ele faz várias orações ele pega o Círio Pascal e mergulha o Círio na água ele benze a água com a respiração dele ele chega na água e faz esse movimento assim ó ó forma de Cruz ele joga os olhos sagrados na água é um rito maravilhoso que acontece no sábado santo tá então essas coisas eh a igreja faz questão de tudo que é sagrado marcar da forma mais santa e separada do mundo né Então essa água é separada ó separa a água pro batismo essa aqui vai ser separada pras bênçãos e assim vai a
igreja eh santificando as criaturas dia 5 de Janeiro não é dia da Bênção das Águas 5 de Janeiro não saberia dizer senhora por senhora disse porque eu participei O sacerdote da disse que seria é é é acho que tradicionalmente pode se fazer isso mas não é algo mas a bênção da água mesmo ela se dá no sábado santo que o pessoal chama sábado de aleluia né é quando o Aleluia volta o Aleluia tá sumido da liturgia é então é no sábadoo que oadre benze toda a água que vai ser usada durante o ano na paróquia
para para benzer para batizar para benzer para separa aquela água numa vasilha especial e guarda Então tudo isso faz parte desses bens externos da igreja é muita coisa não tem como a gente Men tudo que existe de bens externos espirituais na igreja porque é uma infinidade de coisas á quando eu entro ali na na capela é água do é água água do SB santo é sáb santo é água que vai ser usada dali eles tiram e e botam nas outras águas vamos dizer assim né porque a água evapora com muita facilidade né mas existe um
momento para isso né e o rito é enorme né enorme né é assim é o padre joga a água nos quatro cantos do do mundo né para trás paraa frente pros lados é um negócio é impressionante é impressionante né então esses são os bens que são conferidos aos santos nessa comunhão Agora vamos pra parte dolorosa quem não recebe esses bens eu vou ter que apagar aqui tem gente que não recebe nada nada nada desses bens Cadê a e o apagador bom encontrei um aqui corta [Música] ISS vamos lá ter que apagar aqui rapidinho pra gente
ir pra parte dolorosa por dolorosa é porque nós vamos ver quem não recebe nada disso vamos lá bom quem não faz parte da comunhão dos Santos aqueles que não recebem nenhum tipo de graça e portanto não podem se salvar em hipótese nenhuma mas calma Deus não desampara as almas totalmente nós vamos ver por tá quem quem é o primeiro grupo primeiro grupo são os infiéis os infiéis não participam da comunhão dos Santos Quem são os infiéis são aqueles que acreditam em alguma coisa até acreditam num Deus num Deus único mas não acreditam em Jesus Cristo
como Deus o exemplo clássico são os islâmicos tá eles são infiéis tá então é o exemplo mais clássico mas todo mundo por exemplo que adore um Deus que não seja o Deus verdadeiro mesmo que seja um só um Deus sei lá criador um Deus gerador são infiéis sendo infiéis os judeus também não os judeus é uma categoria especial separada tá então os infiéis nós temos como exemplo clássico os islâmicos tá Ah nós adoramos um Deus único também mas não é o Deus que se revelou não é o Deus pai filho espírito santo né então são
infiéis esses não participam da comunhão dos Santos estão fora dessa comunhão tá o segundo grupo são E aí eu posso alguns autores até concordam em botar os judeus aqui também né porque eles aceitam a lei de Moisés até adoram o Deus verdadeiro mas não aceitaram a revelação vinda de Jesus Cristo então eu boto eles destacadamente aqui mas em alguns autores eles não vão aparecer Porque eles estão mergulhados aqui mas eu boto os judeus tá eles não participam da comunhão dos Santos eles precisam se converter tá o outro grupo são os herges os herges também não
fazem parte da comunhão dos Santos Quem são os herges são aqueles que negam alguma verdade de fé revelada basta umazinha se eu nego uma das verdades reveladas por Deus eu já sou herge mas é negação que eu digo é uma negação Ática eu não acredito nisso ah a igreja mostrou que é isso aqui não mas eu não acredito aí você forma uma hierarquia um grupo herético que acredita em tudo menos naquilo né Isso é uma heresia é um erro em matéria de fé então em algum ponto da Revelação eles não acreditam Então são herges tá
então os herges também não fazem parte da comunhão dos Santos tá outro grupo também são os cismáticos os cismáticos são aqueles que se aceitam as verdades de fé mas se separaram da igreja se separaram na igreja negando a sua verdadeira hierarquia Olha eu acredito em tudo mas eh eu não aceito a autoridade do Papa é o caso clássico são os ortodoxos e os Eu poderia até falar dos heterodoxos né ninguém fala dos heterodoxos só fala dos ortodoxos mas os heterodoxos eles se incluem entre os herges tá são os monofisitas são os os eh principalmente os
monofisitas que são os que negam a a a divindade de Cristo negam a humanidade de Cristo Esses monofisitas são herges mas são chamados mas como são chamados eh São parecidos com a Igreja Ortodoxa eles se confundem com a Igreja Ortodoxa a Igreja Ortodoxa é o clássico exemplo de um grupo cismático tá há grupos cismáticos por exemplo eh como por exemplo os veter católicos já ouviram falar deles são católicos que se separaram da igreja de Roma quando houve o Concílio Vaticano primeiro da época de Pio 9 né então eles criaram uma hierarquia que a própria e
se tornaram cismáticos né esses também não participam da comunhão dos Santos tá os anglicanos é os anglicanos já entram aqui ó nos herges porque eles eh admitem algumas verdades de fé mas negam outras que ISO também não aceita autoridade Não de jeito nenhum o chefe da igreja anglicana é o rei ou a rainha da Inglaterra né É o Chefe oficial da igreja anglicana e o mentor espiritual eu acho que é o Arcebispo de canterbury né se não me engano mas o chefe da igreja é o rei ou a rainha né outro grupo também são os
excomungados os excomungados são aqueles que receberam a pior das punições da igreja cometeram algo tão grave na vida da igreja que a igreja lança sobre ele o pior dos seus castigos quem assistiu a aula lá do Professor Lucas Lancaster né Ele fala sobre aquele rei que foi pedid De Joelhos perdão no século X né que tinha sido Escom umado as comunhão era a coisa mais temida pelos homens na civilização cristã por quê Quem é excomungado perde a comunhão dos Santos não pode ser salvo indivíduo é católico mas cometeu uma coisa muito grave muito muito grave
e por causa dessa gravidade ele foi excomungado a excomunhão é a pior das penas que a igreja pode conferir a alguém por isso que a igreja tenta de tudo para que a pessoa não seja descomungado Tenta convencer tenta eh levar a pessoa a a enxergar o problema da coisa e quando a pessoa se obstina aí ela lança muitas vez vezes a sentença de comunhão esses aqui todos não fazem parte da comunhão dos Santos infelizmente tá Dá para reverter Claro que sim de alguma maneira Deus confere Deus quer a salvação de todos Nem todos se salvam
mas ele quer a salvação de todos então de alguma maneira nosso Senhor espera que essas pessoas voltem mas elas não participam da comunhão dos Santos Elas podem até receber uma graça que seria a graça de se moverem pra verdade mas elas não participam da comunhão dos Santos tá outra coisa interessante também um outro grupo eu poderia botar aqui mas eu não vou botar não porque é crueldade Tô brincando são os pecadores os pecadores fazem parte da comunhão dos Santos não fazem sim mesmo estado de Pecado Mortal só que fazem de forma imperfeita ou seja o
que o que um pecador vamos lá o indivíduo dois indivíduos vamos lá o indivíduo cometeu um pecado mortal na hora que ele comete pecado mortal ele se separa da Graça ele perde a graça de Deus amizade de isso perde a amizade de Deus perde a Santificação do Espírito Santo perde tudo mas ele continua cristão dentro da igreja como um corpo morto dentro da igreja né e aí mas a qualquer momento ele pode voltar pelo pela remissão dos pecados pela pelo Sacramento da confissão ora ele participa da comunhão dos Santos de forma e diria de tabela
porque essa comunhão dos Santos faz com que el arrependa receba uma graça para se arrepender e se confessar E aí ele volta só que tudo que ele fizer enquanto estiver em Pecado Mortal Não tem méritos que que isso significa se ele tá em Pecado Mortal mas tá rezando o terço aquele terço Não vai render bem espiritual nem para ele nem para ninguém se ele tiver passando por perrengue sofrimento nada nenhum oferecimento dele vai ter mérito vai ter mérito de salvação não vai não vai nada nada nada mas ele pode receber uma graça de se arrepender
e voltar e volta então como existe a possibilidade dele dele voltar ele tem uma participação imperfeita na comunhão dos Santos mas tem algum ainha sim não deixa de ter perigo nãoo a gente morrer no meio nesse morrer em estado de Pecado Mortal pecado mortal exatamente Então os pecadores alguns autores colocam aqui ó como mais um grupo os pecadores mas o o as obras que eu consulto né é o o mon senhor de boulanger eh e o catecismo de Trento também vão dizer não não eles ainda que seria justo tá seria justo que Deus não desse
mais nenhuma graça para eles mas Deus não faz isso não ele pode trazer a pessoa de volta para a comunhão dos Santos tá então por causa disso ele tem uma parte iação imperfeita na comunhão dos Santos incompleta Mas tem alguma participação Ok até aqui tudo bem Vamos então pra remissão dos pecados que é dolorosa de estudar é mais dolorosa do que essa vamos lá então totalmente interligado com a comunhão dos Santos vem remissão dos pecados ou seja Deus deu poder a aos apóstolos de perdoar pecados esse pod ele tinha também Ele só pode você só
pode dar alguém aquilo que você tem não é você não pode dar uma coisa que você não tem né então nosso senhor tinha poder de perdoar pecados Por que que tinha porque ele era Deus e só deusde Pero pecados tá o homem não pero pecado não existe esse pod no ser humano Deus tem esse poder os judeus sabiam disso tanto que eles duvidavam de que nosso senhor fosse Deus né E quando acontece aquele famoso Episódio da cura do paralítico né que nosso senhor fala em perdoa os pecados dele e eu acho que um Escriba ou
um fariseu agora eu não me lembro ele vai questionar isso ué mas você tem poder para perdoar pecado aí nosso senhor vira para ele e fala Olha para provar que eu eu tenho poder assim como eu tenho poder de perdoar pecado eu tenho poder de curar ele também então ele ele ele cura o paralítico e diz olha eu tenho o poder de curar e de perdoar então ele era Deus tá ali é uma manifestação Divina de Nosso Senhor perante o povo judeu que mesmo vendo aquilo tudo não quis aceitar né ele então esse poder que
era delê ele confere aos Apóstolos aquele a quem vós perdoardes os pecados serão perdoados aqueles a quem vocês os retiverdes serão retidos né então ele dá o poder aos apóstolos de perdoar e não perdoar e ele fala isso pros Apóstolos ou seja ele dá essa autoridade para os apóstolos daí nasce o poder sacramental da do Sacramento da Penitência ou confissão como a gente fala esse poder foi dado à igreja por Jesus Cristo os Apóstolos o receberam e transmitiram ele para os para os seus sucessores e para os padres tá daí a igreja ter poder de
perdoar pecado e a igreja tem poder de perdoar pecado e nós só temos certeza de que o nosso pecado foi Perdoado porque a igreja vai sacramentalmente nos mostrar pelos seus sinais pela sua matéria ment tá então quando que eu sei que me meu pecado tá perdoado quando eu ouço do padre te absolvo espírito s ou seja eu te perdoo em nome do pai do filho eu te absolvo em nome do pai do filho do Espírito Santo amém se ele não usar tem que usar essa fórmula quando você ouve essa fórmula Opa meu pecado tá perdoado
você pode ter certeza porque a igreja tem essa autoridade tá Ah Professor mas se eu tiver um arrependimento perfeito que que é o arrependimento perfeito eu consegui me arrepender de tal maneira que eu possa suprir essa ação sacramental por vamos ver como é que funciona isso né a gente quando vai um confissionário a normalmente leva os mesmos pecados né são os chamados pecados dominantes alguns todo mundo tem o seu pecado dominante aquele que a gente cai de novo aí a gente melhora faz o propósito de não mais cometer perfeito mas vem a fraqueza e pá
cai de novo né esse é um pecado dominante Ora para que eu tenha um arrependimento perfeito eu teria que mover o meu arrependimento de tal maneira que o meu arrependimento fosse tão profundo que eu realmente aniquilar a a os laços do pecado da minha alma isso é Possível é mas extremamente difícil normalmente a gente confessa e a nossa confissão muitas vezes não é de arrependimento perfeito e a igreja é tão sábia e tão equilibrada que ela fala o seguinte ela ensina o seguinte pra gente Você pode se arrepender dos seus pecados por amor de Deus
ou por medo do Inferno É claro que se arrepender por amor de Deus é mais perfeito mas o arrependimento por medo do inferno também é eficaz então Você cometeu um pecado e você sabe que você gosta de fazer aquele pecado mas você sabe que não pode e se você morrer com aquilo você vai pro inferno Então você vai ao confessionário confessa faz o propósito de nunca mais realizá-lo o padre na hora que ouve as palavras do padre acabou seu pecado está com certeza perdoado a não ser que você não esteja arrependido né agora tem que
que ver essa diferença estar arrependido do pecado Nem sempre é ter matado totalmente a tendência am dentro da gente não porque às vezes a gente se arrepende se Confessa recebe o perdão daqui a pouco a vontade de pecar vem de novo Tá a pena continua após aão a pena Fica você é perdoado do crime não da pena aí o padre passa uma Penitência não passa uma Penitência vocês repararam que a Penitência sempre é muito leve não é o padre não passa coisa muito pesada por quê Porque a igreja que conhece o ser humano melhor do
que todo mundo sabe que se passar uma é muito grande a pessoa não vai cumprir então o padre passa uma Penitência para que aquilo seja a forma de você Ser castigado vamos dizer assim que você vai cumprir com certeza mas ainda fica a pena temporal o que vai apagar a pena temporal as indulgências tá não não cumpri acho que ela ela levantou bem essa contrição perfeita ela tem um poder de no caso aquele poder da confissão teria teria se você tivesse uma contrição perfeita mas isso é dificílimo eu não saberia eu tô pensando aqui na
minha cabeça algum caso disso que tem acontecido e não desconheço S escreveu isso sobre a contração perfeita né é contração perfeita o bom ladrão não o bom ladrão foi Perdoado né ele ele de certa forma confessou o pecado dele fala assim nós estamos aqui porque merecemos né e eh esse homem aqui não tem não tem culpa né o padre Antônio Oliveira nos sermões ele fala que um exemplo de conção perfeita é o filho pródigo Opa aí filho pródigo ele chega ele e aí eu perguntar para senhor né mesmo a conção perfeita ela não exime o
pecador de o confessionário não não exime não exime confessionário com a graça já mas ele confessionário isso exatamente fal filho pró você chega Perdoado mas ele vai pedir perdão mas ele vai pedir perdão n exatamente então o confessionário sempre vai ser o destino mas normalmente essa contrição perfeita É dificila tá então em geral a gente se arrepende porque a gente vê o mal que fez e vai até o padre conta o pecado o padre absolve ele tem poder para isso é é um o padre é um alter crist vou até contar um segredinho para vocês
aqui que o sacerdote ele tem uma graça especial de esquecer o pecado da gente tá porque eh muita gente Às vezes tem vergonha de falar pro padre o pecado não tem que ter vergonha o padre ali ouvindo é Cristo né ele vai te absolver do seu pecado você vai ser perdoado dele tá e o padre recebe uma graça especial de não associar pecado à pessoa tá é como se fosse uma você não vai lembrar do pecado que você falou não lembra mesmo tá isso aí é uma coisa que faz parte da das Graças sacerdotais então
não tem que ter vergonha e eu contei aquilo pro padre meu Deus o padre vai me ver amanhã ele não lembra de mais nada provavelmente não lembra de mais nada tá então pode ficar tranquilo quanto a isso mas a remissão dos pecados é esse poder que Deus deu à igreja de perdoar pecados nosso senhor que deu então Aqueles que não gostam disso vai reclamar com o nosso Senhor porque foi ele que deu essa autoridade pra igreja né tudo que a igreja tem de autoridade recebe de Nosso Senhor Jesus Cristo tá E claro Quais são os
pecados é isso que a gente vai ver agora para encerrar Quais são os pecados dois gêneros principais pecado mortal e o pecado venial o pecado mortal é aquele que te separa da graça de Deus é sempre de matéria grave ele viola diretamente os 10 mandamentos é um pecado que é um pecado vamos dizer assim que você realizou sabendo do mal que faria e escolheu fazer aquele mal esse é o pecado mortal ele tira você da Graça de Deus e você fica em estado de membro morto da igreja tá esse Pecado Se você morre com algum
pecado mortal seu destino não pode ser o céu tá o outro pecado é o venial pecado venial são pecados mais leves que não tiram a graça da gente totalmente a gente comete um pecadinho venial mas não perde a graça pecado venial não te condena tá mas se você começar a repetir muito pecado venial porque ele não te condena você passa a enraizar aquele pecado em você ele te escraviza e te leva depois mais tarde a cometer pecados Mortais então o pecado venial ele deve ser confessado também no confessionário mas ele pode ser apagado de outras
maneiras como por exemplo penitências orações bênção do Santíssimo a bênção de absolvição que o padre dá na missa tudo aquilo apaga pecado venial um um do confite eu apaga apaga apaga apaga o pecado venial apaga o pecado venial mesmo aquele que a gente tá com intenção de exatamente o pecado venial ele apaga com mais facilidade pois a gente tem que confessar confessar tem que confessar deve deve né mas esse pecado venial ele não é ele não te leva para PR perdição você ainda continua recebendo as graças recebendo tudo mas não pode se tornar um pecado
habitual pecado de estimação é o pecado de estimação na verdade é o é o é o é o pecado dominante é aquele que todo mundo tem o seu né é aquele que te leva sempre de novo ao confessionário né isso pro padre é normal tá Às vezes a pessoa se envergonha né eu conheci alguns católicos tinham envergonha de confessar mas não tem que ter não porque o padre sabe a igreja conhece as mazelas humana não tem nenhuma maldade que a igreja Oh que terrível que agora o padre vai chamar sua atenção né ele vai te
aconselhar tá tudo isso faz parte do poder que Deus deu de da igreja de remir os pecados ou seja ele vai tem o poder de apagar esses pecados dados por Jesus Cristo isso é um dogma também de fé e o só sacerdote dando o sacramento da Penitência e Detalhe ele tem que dar essa absolvição de acordo com o rito da igreja hã ele não pode falar assim e Jesus te perdoa não valeu a confissão Deus te perdoa não é eu te absolvo em nome do pai do filho e do Espírito Santo essa fórmula não pode
faltar essa é a fórmula eu pode falar em português não tem problema mas é eu te absolvo em nome do pai do filho do Espírito Santo tá isso tem que sair da boca do padre né Na hora em que você for confessar tá agora vamos eh a questão dos pecados né Eh Quais são os efeitos do pecado mortal já falei alguns né ele dá morte à alma nos privando de Deus mas nós continuamos ainda membros da igreja tá não perdemos ainda o que pode tirar a gente da igreja isso aqui as comunhão agora do contrário
Você tá em Pecado Mortal isso pode ser revertido o pecado mortal infelizmente ele tira todos os méritos que nós adquirimos antes é como você perdesse o tesouro todo você juntou juntou juntou juntou juntou jogou tudo fora tem que começar do zero então É duro né você pecar dessa forma né aula hoje é dura Essa é dura a outra eh faz-nos incapazes de adquirir novos méritos a gente poderia estar adquirindo novos méritos né não podemos porque estamos impedidos pela falta da graça né Outra consequência atrai castigos nesta vida mesmo Deus pode castigar Claro e ele Castiga
pro nosso bem por caridade lembra da oração de Santo Agostinho que eu li aqui para vocês os que estão comigo desde as primeiras aulas lembra da oração de Santo Agostinho Santo Agostinho pede para que Deus não nos castigue nos castigue segundo os nossos pecados porque se for castigar segundo os nossos pecados nós estamos aniquilados então ele pede que o castigo seja Menor Mas não deixa de castigar não tá e pode esses castig os podem vir nessa vida mesmo até como uma maneira da gente voltar atrás do Nosso Erro tá um sofrimento que às vezes Deus
permite pro nosso bem espiritual tá pois muito bem né Eh o pecado venial ele de certa forma causa um efeito também em nós apesar de não ser tão duro quanto o mortal ele esfria a nossa alma paraa caridade tá ele esfria a nossa alma para caridade e ao esfriar a nossa alma para caridade É como se eu eu fosse um atleta cansado eu tô correndo mas tô cansado Se eu precisar botar mais velocidade na minha corrida eu não vou conseguir aí eu vou ser pego Então isso é um dos efeitos do pecado venial o mortal
é o que traz Todas aquelas consequências tá quando eu falo sobre remissão doss pecados sempre vem aquela pergunta sobre os pecados contra o espírito santo que não tem perdão e os pecados que bradam o castigo de Deus são classes de Pecados piores são Mas vamos entender essa história direitinho Será que Existe Pecado que não tem perdão Essa é a grande pergunta não todos os pecados podem ser perdoados Mas então o que que é esse pecado contra o espírito santo que não tem perdão é o pecado da obstinação o caso lá dos fariseus eles viram nosso
senhor curando um paralítico viram tudo acontecendo reconheceram a divindade dele mas obstinadamente resolveram prejudicar a ação dele para a salvação dos outros isso é um pecado contra o espírito santo outro pecado contra o Espírito Santo é desesperar da salvação Às vezes o indivíduo tem muitos pecados fala assim não eu não tenho salvação Nem adianta eu procurar a igreja nem adianta eu fazer Penitência que para mim não tem jeito eu já tô destinado ao inferno Isso aí é um pecado contra o Espírito Santo é obstinação né Mas mesmo esse indivíduo pode voltar atrás tá isso são
pecados contra o espírito santo né outro pecado contra o Espírito Santo é presunção de se salvar sem mérito indivíduo faz tudo que é coisa errada mas eu vou me salvar e nada chegar na hora eu vou me salvar não tem mérito algum não faz esforço nenhum para nada e acha que vai se salvar tá obstinação lembra tudo isso leva a uma obstinação o outro pecado é justamente a impenitência final indivído passou a vida inteira só lutando contra a salvação dos outros lutando contra a Igreja blasfemando e cometendo crimes mas por uma graça ele na hora
da morte recebeu um padre lá para atender para dar ele a Extrema unção e ele naquela hora ele poderia ter se arrependido Mas ele se obstina não eu fiz muita coisa errada mesmo mas não vou aceitar o padre tira esse Padre daqui esse pecado aí é é é pecado contra o espírito santo né a gente vê muitos casos ao contrário graças a Deus né muita gente que teve uma vida ruim a vida inteira no final na na a a chamada Penitência final né aceita a chegada do sacerdote um dos exemplos mais clássicos que tem que
eu às vezes cito é daquele escritor já falei aqui eu acho Oscar Wild como né Oscar Wild Oscar Wild é ele mesmo uma vida dissoluta né entregue a todo tipo de de de vício né de toda a natureza final da vida recebeu o sacerdote aceitou o sacramento olha que maravilha né Professor quando acontece isso geralmente essa pesso esse essa aula provavelmente vai ficar no purgatório né olha se na hora lá da confissão ela confessou tudo o padre deu a Extrema unção a Extrema unção ó ela também esporadicamente tem a função de redimir os pecados se
ela realmente se arrependeu de tudo e na medida do possível recebeu todas a o sacramento de forma perfeita pode acontecer dela direto pro céu mesmo tendo uma vida dessa forma São Dimas é o maior exemplo disso di mas era um ladrão Assassino a tradição da igreja diz que ele ele era fazia parte de um bando de ladrões e que invadiam casas e residências para roubar e muitas vezes matavam as pessoas na casa para roubar não é a autoridade Romana Aprendeu né foram condenados à morte tanto ele quanto o outro ladrão né foram levados paraa crucifixão
era a crucifixão que ia acontecer naquele dia era pena Romana Era a Lei Romana e quando ele vê nosso Senhor e recebe uma graça Ali que fala não o outro tava blasfemando ele olha esse nós estamos aqui porque nós merecemos a reconhecer o pecado nós estamos somos merecedores disso aqui esse não não tinha culpa nenhuma aí ele pede perdão Senhor lembra de mim quando entrar no Paraíso e nosso senhor promete a entrada dele no Paraíso naquele momento mesmo né então ou seja ele não precisou pagar pena nenhuma ali foi direto pro paraíso então ISO pode
acontecer tá é uma graça maravilhosa que Deus concede as almas né então Eh então essa impenitência final é um pecado gravíssimo né agora tem os pecados que chamam a vingança do céu que que eu chamo a vingança coisas que que a que nosso senhor que a igreja considera tão terrível que se a pessoa fizer ele está Preste a receber uma Vingança do céu por causa da gravidade desses pecados que pecados são esses esses são pecados assim que a gente observa muito no mundo de hoje né homicídio voluntário né incluindo o aborto são pecados que Clamam
o castigo de Deus por causa da sua gravidade né então são pecados que devem ser a gente tem que ter horror disso tudo e quem os comete está submetido vamos dizer assim uma Vingança Santa por parte de Deus tá outro também o pecado impuro contra a natureza Homossexualismo tá a prática prática tá tô falando de prática do homossexualismo também é um pecado que brada o céu que brada A Vingança de Deus tá o outro pecado também mencionado é a opressão dos Pobres isso a teologia da libertação gosta né mas aqui é o sentido católico oprimir
os pobres não é somente se aproveitar das pessoas mais simples é também perseguir aqueles que são pobres também na vida espiritual na vida interior perseguir os religiosos Os Religiosos são pobres eles renunciam a tudo não são pobres né mas existe também a perseguição e o e e o e o aproveitamento das pessoas mais simples né Às vezes a pessoa é muito simplesinha e se aproveitam disso né e o último deles é não pagar o salário de um trabalhador é um pecado gravíssimo tá o se a pessoa trabalhou ele tem que ser remunerado porque afinal de
contas o trabalho é um castigo né Vocês sabem disso né dado aos homens no paraíso do suor do seu rosto ganhará o seu pão só que o salário dado pagamento pelo trabalho que se faz é uma obrigação que Deus faz questão que se faça e não Pode falhar esse tipo de coisa então por exemplo quando uma empresa eh por causa de enriquecimento ilícito deixa os trabalhadores sem receber estão cometendo um pecado de alta gravidade perante Deus tá então sãoos chamados pecados que bradam ao céu Ok todos esses pecados senhores podem ser perdoados desde que a
pessoa corresponda à graça que ela receber de Deus para se converter o tá nesses nesses níveis de essaa está nessa lista de pecad sim está nessa lista de Pecados inclusive priva o indivíduo dos ritos fúnebres você não pode ter missa de sétimo dia não pode ter do túmulo não pode ter oração das Ezequias você não pode ter nada disso com alguém que se su o que não significa que a igreja já esteja condenando o indivíduo não tá cuidado pra gente não pensar isso Ah então tá então o suicido tá condenado não a gente na verdade
a igreja diz o seguinte Olha no momento da morte dele ele pode ter se arrependido daquilo mas nós não sabemos Por que que a igreja então priva ele dos ritos sagrados para que sirva de exemplo pros outros Mas isso não é uma condenação peremptória da sua alma é claro que se ele não se arrependeu ele perdeu a alma mas ele pode ter se arrependido e nós nunca vamos saber né só quando a gente morrer Então pode ter pessoas que TM caso de suo na família a alma do meu filho do meu irmão do meu tio
da minha avó do meu pai tá perdida não posso ter essa certeza não tá agora a igreja priva aquela alma dos ritos fúnebres tá por causa da do que ela fez Ok então acho que por hoje é só vamos fazer uma breve oração pra gente terminar o nosso auxílio está no nome do Senhor que fez o céu e a terra Pai do Filho e do Espírito Santo amém Muito obrigado e até a semana que [Música] vem