[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [MARCOS] OLÁ PESSOAL, ESSA É A DISCIPLINA TEORIAS DO CURRÍCULO. E O ENCONTRO DE HOJE TEM COMO TEMA PRINCIPAL AS TEORIAS TRADICIONAIS DO CURRÍCULO, MAIS ESPECIFICAMENTE A PEDAGOGIA TRADICIONAL, CONFORME NÓS JÁ VIMOS, NÓS TEMOS COMO OBJETIVO DESSA DISCIPLINA: [TELA] [TELA] [TELA] [TELA] >> [MARCOS] NO ENCONTRO PASSADO, NA VÍDEO AULA ANTERIOR NÓS CONVERSAMOS SOBRE A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO, COMO ESSA CONCEPÇÃO FOI SE TRANSFORMANDO E TAMBÉM TROUXEMOS ALGUNS ELEMENTOS, ALGUNS CONHECIMENTOS HISTÓRICOS SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO, AS TRANSFORMAÇÕES E O QUE É QUE IMPACTOU ESSAS TRANSFORMAÇÕES, COMO QUE NÓS FOMOS MUDANDO AO LONGO DO TEMPO E O NOSSO ENTENDIMENTO SOBRE CURRÍCULO. O ENCONTRO DE HOJE JÁ VAI.
. . TENTAR PERSEGUIR O ALCANCE DESSE OBJETIVO QUE É CONHECER AS TEORIAS DO CURRÍCULO, MAS PARA QUE ISSO SEJA FEITO NÓS VAMOS NOS DEDICAR, MAIS ESPECIFICAMENTE A: [TELA] >> [MARCOS] COMO NÓS PENSAMOS ESTA ETAPA DO NOSSO CURSO.
NÓS VAMOS APRESENTAR PARA VOCÊS ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE E COMO OS CURRÍCULOS FORAM SE MODIFICANDO, NESTE MOMENTO NÓS VAMOS NOS CONCENTRAR NÃO SÓ NESSAS TRANSFORMAÇÕES , MAS ESPECIFICAMENTE NAS TEORIAS TRADICIONAIS DO CURRÍCULO. NA PRÓXIMA VÍDEO AULA A GENTE AVANÇA DAS TEORIAS TRADICIONAIS, MAS JÁ EM UM OUTRO MOMENTO DA SOCIEDADE, NA VÍDEO AULA SEGUINTE TAMBÉM AVANÇAMOS NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, OUTROS MOMENTOS DA SOCIEDADE, OUTRAS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO. ENTÃO NÓS CONTINUAREMOS COM ESSE ASSUNTO AS PRÓXIMAS VÍDEO AULAS.
ALGUNS AUTORES E AUTORAS VÃO DEFENDER QUE A PARTIR DO SÉCULO 16 , E A IDEIA DO SÉCULO 16 NÃO É NENHUMA DATA CABALÍSTICA, A IDEIA É QUE A INVENÇÃO DA ESCOLA DA MANEIRA COMO A GENTE A ENTENDE HOJE É UMA CRIAÇÃO DO SÉCULO 16, ENTRE O SÉCULO 16 E O SÉCULO 20 PARA ALGUNS AUTORES E AUTORAS AS SOCIEDADES SE ORGANIZAVAM DESSA FORMA, UMA SOCIEDADE EM CASTAS. ONDE O GRUPO SITUADO AQUI NESTA CONDIÇÃO ERA AQUELE GRUPO, NA CASTA SUPERIOR, ERA AQUELE GRUPO BENEFICIADO PELOS CONHECIMENTOS QUE AS ESCOLAS, QUE O SISTEMA ESCOLAR CADA VEZ MAIS COMPLEXO E ELABORADO PODERIA OFERECER. A GRANDE MASSA, OU SEJA, TODOS OS NOSSOS ANTEPASSADOS, MUITO PROVAVELMENTE SITUADOS NESSA CONDIÇÃO, NÃO NECESSITAVAM DOS CONHECIMENTOS ESCOLARES PARA EXERCE SUAS VÁRIAS FUNÇÕES, PORTANTO POUCO IAM A ESCOLA OU, COMO MUITOS DOS NOSSOS AVÓS E BISAVÓS, MEUS E DE VOCÊS, SE QUER FORAM A ESCOLA, NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE IR A ESCOLA EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA , DO TEMPO QUE DESDE CRIANÇAS OCUPAVAM NA PRODUÇÃO DA SUBSISTÊNCIA ETC, ETC, ETC.
EM UMA SOCIEDADE, PENSANDO NO CASO BRASILEIRO, EM UMA SOCIEDADE AGRÁRIA, EXPORTADORA, QUE EXPLORAVA MÃO DE OBRA EM UMA PARTE MUITO GRANDE DA SUA HISTÓRIA, MÃO DE OBRA ESCRAVIZADA, O DEPOIS A MÃO DE OBRA DE PESSOAS QUE FORAM, VIERAM DE OUTROS LUGARES PARA EXERCEREM ESSAS FUNÇÕES NAS FAZENDAS, NAS LAVOURAS , NOS ENGENHOS, ETECETERA, ETECETERA, ETECETERA. O CONHECIMENTO ALI REQUISITADO ERA UM TIPO DE CONHECIMENTO QUE NÃO PRESCINDIA DA ESCOLA. ENTÃO A ESCOLA SE MANTEVE RESTRITA A UM GRUPO, DURANTE MUITO TEMPO A ESCOLA SE MANTEVE RESTRITA, LIMITADA A UM GRUPO TAMBÉM BASTANTE PEQUENO.
ESSE GRUPO SE BENEFICIAVA DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR E ESSA EXPERIÊNCIA ESCOLAR CULTIVAVA UM CERTO MODO DE VIDA, UM CERTO TIPO DE CONHECIMENTO. AVANÇANDO, A SOCIEDADE SOFRE TRANSFORMAÇÕES E A IDEIA DE SOCIEDADE EM CASTAS PASSA A SER SUBSTITUÍDA COM A MUDANÇA NO SISTEMA DE PRODUÇÃO, NÓS DEIXAMOS DE SER UMA SOCIEDADE AGRÁRIO, EXPORTADORA, ONDE UMA PARCELA MUITO GRANDE DA POPULAÇÃO VIVIA NA ZONA RURAL, FOMOS NOS URBANIZANDO E A SOCIEDADE FOI SE TRANSFORMANDO EM UMA SOCIEDADE DE CLASSES, DE TAL MANEIRA E HÁ ALGUM CONSENSO ENTRES OS AUTORES E AUTORAS QUE ESTUDAM O ASSUNTO DE TAL MANEIRA QUE A ESCOLA VAI REFORÇAR ESSA SUBDIVISÃO, OU SEJA, QUANTO MAIS TEMPO VOCÊ FICA NA ESCOLA, DIZEM OS AUTORES QUE ESTUDARAM O ASSUNTO, QUANTO MAIS TEMPO VOCÊ FICA NA ESCOLA VOCÊ OCUPA FUNÇÕES DIFERENTES NO SISTEMA DE PRODUÇÃO, OU SEJA, NA FÁBRICA, NA INDÚSTRIA, ETECETERA, ETECETERA, ETECETERA. MAS O TEMPO VAI PASSANDO E AÍ SURGE PARA MUITOS AUTORES MAIS RECENTES, SURGE UMA OUTRA IDEIA DE SOCIEDADE, UM OUTRO DESENHO SOCIAL, JÁ NÃO É MAIS CASTAS, NEM O DESENHO EM CLASSES E É A SOCIEDADE EM FORMA DE TEIA, DE REDE.
E POR QUE É QUE É IMPORTANTE ESSE DESENHO? POR QUE É QUE NÓS ESTAMOS AQUI TRABALHANDO COM ESSE DESENHO SOCIAL? PORQUE A MAIORIA DE NÓS QUE ESTÁ AGORA DIANTE DA TELA DE UM COMPUTADOR, QUE ESTÁ ACESSANDO O ENSINO SUPERIOR, QUE TEM AO SEU DISPOR A POSSIBILIDADE DE TRAVAR CONTATO COM UMA PARTE MUITO GRANDE DOS BENS CULTURAIS PRODUZIDOS PELA NOSSA SOCIEDADE, A MAIORIA DE NÓS ESTÁ MAIS OU MENOS NESSA REGIÃO, OU SEJA, ESTAMOS.
. . EM UM DESENHO, FAZENDO UMA ANALOGIA COM A IDEIA DA REDE, NÓS ESTAMOS MAIS PRÓXIMOS AO CENTRO E VOCÊS CONHECEM, TODOS NÓS CONHECEMOS MUITOS SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE QUE ESTÃO AQUI NAS FRANJAS, NAS PERIFERIAS, ESTAR NA PERIFERIA NÃO É SÓ UMA QUESTÃO GEOGRÁFICA, ESTAR NA PERIFERIA É TER MENOS POSSIBILIDADE DE ACESSO, CONTATO, ETECETERA COM OS BENS CULTURAIS.
QUAL É A IDEIA DAS TEORIAS CURRICULARES? A IDEIA QUE NÓS VAMOS DESENVOLVER AQUI NA NOSSA DISCIPLINA. A IDEIA É QUE A MEDIDA EM QUE A SOCIEDADE FOI SE TRANSFORMANDO AS TEORIAS CURRICULARES TAMBÉM SOFRERAM MUDANÇAS, A IDEIA DA ESCOLA, A FUNÇÃO DA ESCOLA SE MODIFICOU E CONSEQUENTEMENTE AS TEORIAS CURRICULARES TAMBÉM SE TRANSFORMARAM.
ENTÃO NÓS JÁ TIVEMOS UMA SOCIEDADE EM CASTAS COM O DESENHO ESCOLAR CORRESPONDENTE, JÁ TIVEMOS A SOCIEDADE EM CLASSES COM UM PROJETO ESCOLAR, COM UM PROJETO DE ESCOLA, UM PROJETO DE EDUCAÇÃO FORMAL CORRESPONDENTE, E AGORA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA NÓS TAMBÉM TEMOS PROJETOS EDUCACIONAIS CORRESPONDENTES. E HOJE NÓS VAMOS NOS CONCENTRAR NA SOCIEDADE DE CLASSES E NOS CURRÍCULOS TRADICIONAIS, OU SEJA, O CURRÍCULO TRADICIONAL TINHA COMO GRANDE OBJETIVO A FIXAÇÃO DE CONHECIMENTOS E VALORES. A FIXAÇÃO DE DETERMINADOS SABERES QUE ERAM CULTIVADOS POR ESSE MESMO GRUPO SOCIAL.
NINGUÉM AQUI É, OU SEJA, NEM EU, QUE ESTOU AQUI TRABALHANDO COM VOCÊS NESSE MOMENTO, NEM VOCÊS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DESSE PROCESSO, TIVERAM AULAS TRADICIONAIS, PORQUE O CURRÍCULO TRADICIONAL TINHA UMA DETERMINADA ORGANIZAÇÃO EXTRAÍDA DA PEDAGOGIA TRADICIONAL. O CURRÍCULO TRADICIONAL NA SUA PRIMEIRA PARTE, NA PRIMEIRA PARTE DA AULA VIMOS A SÍNTESE DO QUE SERIA TRABALHADO, DEPOIS HAVERIA A EXPOSIÇÃO DO PROFESSOR, E O PROFESSOR TENTARIA FAZER CONEXÕES COM AQUILO QUE JÁ FOI TRABALHADO EM ENCONTROS ANTERIORES, HAVIA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DAQUELES CONHECIMENTOS E HAVIA, NO FINAL DESSE PROCESSO, UMA COMPETIÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES COM O INTUITO DE FIXAR CADA VEZ MAIS AQUELES CONHECIMENTOS QUE ERAM APRENDIDOS. NO MOMENTO DAS AVALIAÇÕES ESSES CONHECIMENTOS PRECISAVAM SER EXATAMENTE OS MESMOS QUE AQUELES QUE FORAM APRESENTADOS, OU SEJA, A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA EXIGIDA DOS ALUNOS ERA A CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO, FIXAÇÃO DA MESMA MANEIRA COM O QUE TINHA SIDO APRESENTADA.
COMO NÓS TÍNHAMOS UMA PEQUENA PARCELA QUE FREQUENTAVA A ESCOLA E ERA A PARCELA QUE CULTIVAVA O MESMO TIPO DE CONHECIMENTO E VALOR, OU SEJA, O GRUPO CULTURAL QUE ESTAVA NA ESCOLA ERA EXATAMENTE AQUELE QUE TINHA PRODUZIDO AQUI QUE SE CHAMAVA NAQUELE MOMENTO, ENTRE O SÉCULO 16 E O FINAL DO SÉCULO 19, DE CULTURA, SENDO BASTANTE ESPECÍFICO, NO SABER, NO SABER CONSIDERADO SABER DAS ELITES, O MODO DE VIDA DAS ELITES, ENTÃO PRATICAMENTE NÃO EXISTIA, OU EXISTIA MUITO POUCO INDISCIPLINA, DESCONFORTO COM A ESCOLA, INVASÃO, ETECETERA, ETECETERA, ETECETERA. TODOS ESSES ELEMENTOS APARECEM CADA VEZ MAIOR, COM UMA INTENSIDADE CADA VEZ MAIOR NA MEDIDA EM QUE A ESCOLA VAI ABRINDO SUAS PORTAS E RECEBENDO UMA QUANTIDADE MUITO GRANDE DE PESSOAS. AINDA BEM, OU SEJA, O QUE NÓS DEFENDEMOS É QUE A ESCOLA RECEBA TODAS AS PESSOAS E QUE PERMANEÇA, E QUE ELAS POSSAM PERMANECER BASTANTE TEMPO NA ESCOLA ENQUANTO DIREITO.
MAS A IDEIA AQUI É, OLHA, NA PEDAGOGIA DAQUELE MOMENTO, NA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA DAQUELE MOMENTO ERA A FIXAÇÃO DE DETERMINADOS CONHECIMENTOS DE VALORES CULTIVADOS POR ESTE GRUPO E PARA AS CRIANÇAS, JOVENS QUE ERAM TAMBÉM FILHAS DESTE GRUPO. ENTÃO HAVIA AÍ UMA COMBINAÇÃO, UMA SINTONIA ENTRE O QUE A ESCOLA EXIGIA E AQUILO QUE AS PRÓPRIAS FAMÍLIAS CULTIVAVAM. É NESSE SENTIDO QUE APARECE O CHAMADO CURRÍCULO TRADICIONAL.
O CURRÍCULO, A TEORIA CURRICULAR TRADICIONAL TEM OUTRAS VARIAÇÕES QUE NÓS VEREMOS NA PRÓXIMA VÍDEO AULA, MAS HOJE É IMPORTANTE DIZER PARA VOCÊS QUE ESSA TEORIA CURRICULAR TRADICIONAL TINHA DUAS VERTENTES, UMA VERTENTE RELIGIOSA, UMA VERTENTE JESUÍTICA, ORGANIZADA. . .
E UMA VERTENTE LEIGA, A VERTENTE LAICA DEFENDIDA POR VÁRIOS FILÓSOFOS DAQUELE MOMENTO, UM DELES, POR EXEMPLO, O HEBBERT, UM FILÓSOFO ALEMÃO QUE TAMBÉM ORGANIZAVA O PROCESSO DIDÁTICO QUASE QUE EM PARALELO COM ESSE PROCESSO QUE EU ACABEI DE DESCREVER. A SÍNTESE, A APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NOVO, VINCULAÇÃO COM O QUE ELES TINHAM APRENDIDO, OS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO, ETECETERA. MAS TANTO NAS ESCOLAS QUE PASSARAM, QUE SAÍRAM DA VERTENTE RELIGIOSA, ESCOLAS CRIADAS POR OUTRAS ENTIDADES QUE NÃO AS IGREJAS CATÓLICAS ESPECIFICAMENTE ADOTAVAM ESSA MESMA PROPOSTA PEDAGÓGICA, AQUILO QUE FICOU CONHECIDO COMO PEDAGOGIA TRADICIONAL, QUE É UMA DAS TEORIAS TRADICIONAIS DO CURRÍCULO.
POR QUE? PORQUE PARA O NOSSO AUTOR DE REFERÊNCIA TOMÁS TADEU DA SILVA, TODAS AS TEORIAS DE ENSINO SÃO TEORIAS DE CURRÍCULO, E POR QUE O TOMÁS TADEU DA SILVA PENSA DESSA MANEIRA/ PORQUE ESTÁ TRABALHANDO COM A IDEIA DE CURRÍCULO A TEXTO, CURRÍCULO É AQUILO QUE ACONTECE NA SALA DE AULA, CURRÍCULO É A PRÁTICA PEDAGÓGICA, CURRÍCULO É A EXPERIÊNCIA PROPRIAMENTE DITA. ENTÃO A PEDAGOGIA TRADICIONAL A ORGANIZAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DE UMA CERTA MANEIRA, A PEDAGOGIA TRADICIONAL PODE SER COMPREENDIDA, PORTANTO, UMA TEORIA TRADICIONAL DE CURRÍCULO.
ESPERO QUE TENHAM ENTENDIDO ESSES CONCEITOS QUE A GENTE TRABALHOU HOJE, RECOMENDO VEEMENTEMENTE A LEITURA, AS LEITURAS SUGERIDAS, ATIVIDADES E VÍDEOS SUGERIDOS PARA ESSA SEMANA.