bem-vindos a mais um vídeo no canal e antes da gente começar eu queria agradecer a todos vocês que comentaram no último vídeo que nos trouxeram feedbacks lindos incríveis ficamos muito felizes que todo o conteúdo que a gente passou no último vídeo foi transformador pra produção de vídeo de vocês pra vida de vocês porque a iluminação é a etapa mais importante da nossa produção de vídeo é a etapa que vai diferenciar um vídeo profissional e cinematográfico de um vídeo amador eu fico muito extremamente feliz que esse vídeo tenha trazido muito de vocês aqui pro Canal porque
esse é um assunto que eu sou alucinada eu sou apaixonada eu estudo diariamente sobre como deixar a nossa luz mais cinematográfica e é sobre isso que a gente foi falar nos vídeos de hoje sobre como conseguir uma luz suave e difusa Independente de qual luz você tenha no seu setup a gente consegue sim com o conhecimento transformar essa luz que você tem aí em uma luz suave uniforme e difusa e o que é uma luz difusa galera luz fus é a luz mais utilizada a luz mais buscada em qualquer produção audiovisual seja no cinema nas
Produções comerciais nos videoclipes é a luz que você sempre vai querer iluminar o rosto de quem você tá filmando seja o seu próprio rosto ou seja o rosto de outra pessoa de um ator de um entrevistado e é justamente esse tipo de luz que o nosso olho humano se conecta é luz que a gente vai achar mais agradável aos olhos uma luz difusa uniforme e natural e fora tudo isso essa qualidade de luz a luz difusa é quem vai deixar o padrão entre luz e sombra o contraste entre luz e sombra ao longo do meu
rosto hiper suavizado e harmonioso e é justamente isso que a gente quer buscar com a nossa luz principal uma luz suave uniforme e que tem essa harmonia entre luz e sombra e para quem assistiu o último vídeo do canal entende bem Por que a sombra é tão importante para trazer profundidade tridimensionalidade e cinematografia pras nossas imagens e o contrário da Luz difusa é a luz dura e é justamente essa luz dura que eu vou evitar em qualquer tipo de vídeo que a gente vai fazer em qualquer produção eu nunca vou querer que a minha luz
principal seja uma luz dura e essa luz dura ela intensifica as nossas sombras deixa elas super marcadas sem uniformidade e sem naturalidade tudo o que a gente não quer pra nossa imagem e por que que eu tô falando isso para vocês porque se a gente não usar a luz dura de acordo com uma linguagem narrativa de acordo com uma intenção ou para comunicar uma mensagem o seu vídeo vai ficar completamente amador além de distrair o olhar da audiência porque essa luz dura normalmente ela vai gritar para todo mundo que ela está ali e esse tipo
de luz dura ele é usado para comunicar uma mensagem normalmente essa mensagem tem a ver com o estado psicológico de quem está na cena do seu personagem do seu ator do seu entrevistado e normalmente esse estado psicológico a estado caótico perturbador agoniante um estado de medo ou desordem então nunca se esqueçam que todo o conjunto visual da sua imagem vai comunicar uma mensagem e ela tem que estar alinhada com a sua narrativa com o sentimento que você quer passar com o seu vídeo com a sua cena a boa notícia é que a gente consegue difundir
Qualquer fonte de luz Luminosa que a gente tiver basta a gente difundir essa luz por meio de um material translúcido ou rebater essa luz em uma superfície branca para que ela B nessa superfície e volte no nosso rosto e a minha fonte de luz principal que eu tenho aqui é a minha socan 100 x pra gente transformar essa luz Horrorosa que vocês estão vendo em uma luz linda suave cinematográfica a gente precisa utilizar um dos dois métodos que eu vou mostrar aqui para vocês e a gente vai começar pelo primeiro método que é difundir essa
luz e difundir uma luz nada mais é do que utilizar um material de superfície branca e translúcida entre a minha fonte de luz e o meu rosto e a luz vai atravessar esse material que a gente chama de difusor e vai chegar até a minha pele de forma suavizada e uniforme e esse material translúcido e branco que a gente usa para difundir a nossa luz principal pode ser qualquer material que você tiver disponível aí para você desde um lençol cortina toalha de mesa até loja de tecidos vai ter vários tecidos translúcidos brancos com um custo
benefício bem legal para você conseguir usar na sua fonte de luz principal e a nossa primeira fonte de luz difusa foi uma bola chinesa decorativa com uma lâmpada de LED feita em casa na nossa época não existiam marcas como a socan ou a nanlite que traziam esse custo benefício para nós aqui do Brasil comprarmos luzes mais baratas existiam marcas muito mais caras que a gente não tinha condições de investir naquela época então fora esses materiais caseiros Existem os materiais profissionais pra gente difundir uma luz os difusores que vem naqueles rebatedores Cinco em Um a gente
tem o próprio soft Box tradicional a gente tem o oct box e agora a gente tem até aquela lanterna chinesa decorativa ela virou uma lanterna profissional para iluminar os vídeos do tanto que a suavidade que ela traz é cinematográfica Então são diversas as possibilidades pra gente difundir uma luz e no meu caso aqui eu tô com soft box da própria socan veio nesse kit de luz a socan mais o soft Box é um kit fácil de montar prático rápido leve tudo o que a gente queria pras nossas Produções Então tá aí a nossa luz difundida
por meio do nosso soft Box a diferença é bizarra estratosférica quanto mais a gente faz vídeo quanto mais eu estudo sobre iluminação iluminação cinematográfica quanto mais eu vejo cinema fazendo iluminação mas eu quero suavizar a nossa luz difundir essa luz principal vai fazer uma extrema diferença para qualquer tipo de vídeo que vocês forem fazer então sempre pensem nisso em como você vocês podem difundir a luz principal de vocês então agora ao invés do soft Box eu vou colocar aí o nosso difusor esse que vem no nosso rebatedor CCO em um coloquei ela na frente da
nossa luz principal Nossa socan e a principal diferença do soft box para esse difusor é que esse difusor Vai espalhar mais a nossa luz eu não vou conseguir direcionar tanto a luz para onde eu quero filmar né pro meu rosto ele vai acabar espalhando mais a luz em todo o ambiente da nossa cena Às vezes você não quer que essa luz se Espalhe em outras vezes você vai querer que ela se Espalhe isso sempre vai depender aí da sua locação ou do fundo do seu vídeo o softbox ele vai ser mais eficiente nessas situações em
que a gente precisa direcionar mais a nossa luz ou esconder pontos do fundo da nossa imagem que a gente não quer que apareça no nosso cenário ou que a gente não consegue retirar do nosso cenário é aí que o soft Box entra como um grande aliado pra gente direcionar a nossa fonte de luz e outra forma da gente deixar a nossa luz principal difusa e suave é rebater essa luz em alguma superfície branca e a forma mais fácil da gente rebater a nossa luz principal é direcionar Nossa luz pro teto ela vai bater no teto
e vai voltar pro nosso rosto de uma forma mais suavizada a maioria dos tetos são com uma superfície Branca superfície branca ou como é o caso aqui da minha casa é um superfície mais creme como você está posicionando essa luz para uma nova superfície a sua fonte de luz não é mais a sua luz em si mas sim a parede que você tá rebatendo por exemplo então sempre se atente aí ao seu balanço de branco sete ele de forma manual para que você não tenha problemas em alterar o seu tom de pele ou algum ponto
importante aí das cores do seu vídeo e outra forma aí bem barata e prática da gente rebater a nossa luz é utilizando uma folha de isopor é uma das minhas formas favoritas para rebater uma luz porque a gente consegue controlar direcionar mais essa luz diferente da gente rebater a luz no teto onde ela vai se espalhar e a gente não vai ter tanto controle da direção dela com a folha de isopor eu consigo facilmente direcionar a minha luz exatamente pros pontos que eu quero que ela incida e as formas da gente difundir uma luz são
diversas a gente também consegue dobrar a difusão da nossa luz principal como é o caso desse setup que eu tô aqui com vocês agora a minha luz principal ela está difundindo duas vezes então aqui eu tenho o meu soft Box na frente do soft Box eu tenho mais um difusor para que essa luz passe duas vezes por uma difusão e crie essa luz cremosa suave e uniforme e quanto mais difusores eu adiciono entre a minha luz principal e o meu personagem mais intensidade de luz eu vou precisar para que ela chegue até o que eu
quero filmar então se você quer difundir a sua luz duas vezes dobrar a sua difusão Você vai precisar aumentar Com certeza aí a intensidade da sua luz principal aqui eu tenho uma luz de 65 w para um ambiente como qu quto que eu tô filmando com uma sala um apartamento ela é o suficiente mas se aqui fosse um ambiente muito maior numa casa por exemplo eu teria que ter uma potência de luz um pouco maior Então tudo vai depender da sua locação e do espaço que você vai filmar a sua cena e além da gente
difundir ou rebater a nossa luz existe mais um fator muito importante pra gente trazer suavidade pra nossa luz principal e Anes a gente ir para o último princípio de uma luz suave de uma luz difusa eu preciso contar para vocês sobre o patrocinador oficial desse vídeo que é o motion Array o motion Array é a plataforma que a gente usa nos nossos vídeos para animar os nossos textos para deixar o vídeo mais engajado e para que vocês entendam de uma forma mais didática tudo que eu tô mostrando aqui para vocês com esses titles animados e
todas essas animações que eu não tenho habilidade suficiente para fazer manualmente no After Effects nem habilidade e nem tempo hábil para conseguir fazer manualmente um por uma agora eles estão fazendo uma colab muito massa com o ilustrador e design David Millan que já trabalhou até com a Apple e acabou de liberar template de animações lindas e exclusivas das suas ilustrações e tipografias para dentro do motion Array e além das animações eles também TM efeitos sonoros músicas banco de vídeo banco de imagem texturas PR os nossos vídeos transições e plugins para todos os softwares de edição
e aqui na descrição vai ter o link que vocês podem ganhar até R 200 de desconto se vocês fecharem o plano anual do motion Array e o último fator que a gente precisa saber para difundir a nossa luz deixar ela mais suave é a distância da nossa luz em relação ao que a gente está filmando isso conta muito essa linearidade de luz e sombra ela vai ser mais suave se a minha luz estiver mais próxima do meu rosto mas eu não posso deixar essa luz extremamente perto do meu rosto primeiro porque ela vai aparecer no
frame da minha câmera e segundo porque ela pode distrair o meu meu entrevistado o meu ator Isso vai ser uma grande distração pro meu olhar pro meu subconsciente então a gente sempre toma esse cuidado quando a gente vai fazer uma entrevista filmar atores modelos a gente sempre deixa a luz numa distância mínima viável para que ela fique suave e uniforme e que ela não atrapalhe não distraia ali a performance dessa pessoa com a câmera porque isso conta muito né deixar a pessoa à vontade para uma entrevista para um ator que vai encenar ou para um
cantor que vai ali fazer o clipe da música e quanto mais perto ela tiver mais distrativo ela vai ser e no final das contas não é nada disso que a gente quer a gente quer sempre buscar esse equilíbrio entre não atrapalhar o que a gente tá filmando e deixar a nossa luz cinematográfica e suave E por que que eu tô contando e explicando isso para vocês agora já que eu não posso ter a minha fonte de luz super próxima do que eu vou filmar pra gente compensar essa distância a gente precisa aumentar a superfície que
essa luz está encendido então Quanto Mais afastada tiver a minha luz maior ela vai ter que ser para compensar e me entregar ainda essa suavidade então uma luz ela vai ser suave quando estiver próxima do que eu tô filmando e quando ela estiver longe mas grande o suficiente para compensar essa distância por isso que é muito comum a gente ver em filmes ou comerciais com grandes orçamentos videoclipes super produzidos a gente ver grandes setups de iluminação aqueles painéis retangulares gigantescos de difusão por todo o cenário des filmagem por todo set de gravação difundindo a fonte
de luz normalmente são luzes também gigantescas muito potentes justamente para que elas cheguem até o ator ou o objeto de uma forma suavizada quando a gente afasta as luzes da cena a gente cria automaticamente mais espaço no cenário para brincar com os objetos para dispor os objetos e para deixar tudo mais é tranquilo de uma produção e pra gente montar todo esse aparato de luz em uma produção dessas a gente precisa Com certeza de uma equipe maior a gente precisa de aparatos e acessórios específicos para montar uma luz para trazer essa luz para ligar essa
luz na energia para montar esse painel gigante de difusor precisa de uma equipe especializada normalmente essa equipe tem o gaffer que é quem vai aí ser o responsável por fazer essa montagem de toda essa iluminação E nós como somos filmmakers de guerrilha filmmakers com uma equipe completamente reduzida ou às vezes até trab trabalha sozinho montando luz montando câmera como no meu caso aqui montando luz montando câmera falando pra câmera ensinando para vocês então esse trabalho todo meio que Solitário a gente precisa encontrar o meio do caminho para trazer suavidade pra nossa iluminação conseguir montar o
nosso setup no nosso espaço tudo de uma forma mais prática rápida e fácil e trabalhar com luz é trabalhar com a nossa criatividade é encontrar soluções para que a gente consiga aplicar toda essa maestria da cinematografia aqui na nossa realidade no nosso dia a dia esse é o nosso propósito de vida todo vídeo que a gente vai fazer a gente quer fazer sim com qualidade do cinema e o que que a gente pode tirar deles para fazer isso pra nossa realidade e é isso que a gente quer passar aqui para vocês com todos esses vídeos
e com todos os que virão E aproveitando a gente também vai deixar o link aqui embaixo do nosso novo laboratório criativo lifelabs muitos de Vocês perguntaram no último vídeo se a gente tem algum curso se a gente tem algum treinamento a gente tem algum workshop temos ele está em construção para você saber mais informações é só clicar nesse link que vou deixar aqui embaixo Life Labs para vocês que querem aprofundar aí na cinematografia e em toda a produção de vídeo e por isso eu sempre bato muito na tecla de que o conhecimento é o que
vai transformar qualquer equipamento que você tem aí disponível para você em uma potente ferramenta para fazer cinema para extrair o máximo da qualidade da sua imagem para saber usar as luzes ao seu favor todas essas gambiarras caseiras folha de isopor toalha de mesa e ter esse conhecimento é justamente o que vai te destacar o que vai te diferenciar para você ser mais criativo em conseguir lidar com qualquer tipo de locação que você tem que fazer a luz pra sua cena pro seu vídeo Se vocês curtiram esse vídeo se inscreve aqui no canal curte comenta aí
o que achou o que que vocês querem saber sobre iluminação se ficou alguma dúvida nos conte nos comunique pra gente conseguir evoluir juntos construir juntos cinema cinematografia curte compartilha e segue o flow