Olá no vídeo de hoje vou falar essa ver polifonia o que seria polifonia e nós começamos pelo significado da palavra nós temos o em vários fone a voz então polifonia seria a presença de várias vozes em um enunciado há porém se nós temos a tivemos apenas as significado Mas Não chegaremos a uma verdadeira compreensão bacteriana do termo e que é polifonia não é apenas a presença de várias vozes no enunciado e a polifonia também não é a presença de vozes contrariamente orientadas em um enunciado umas contrárias à outras a polifonia a meu ver tem umas
pé próprio de alguns gêneros discursivos literários como romance o e perde-se nesse ponto de vista nesse vídeo eu vou falar a respeito de três aspectos da polifonia um a amplitude do diabo dois a integração entre micro diabo diálogo composicionalmente Expresso e grande de Largo e três a questão do diabo inconcluso comecemos pela primeira a questão da amplitude ao analisando as obras dostoievskiana bakhtin entender a e nas primeiras obras de Dostoiévski não aparece personagens que possam ser caracterizadas como ideólogos o que seria o ideal óculos e de órgãos são personagens que conseguem pensar questões sociais mais
amplas e os três políticos filosóficas econômicas e Morais que digam respeito não apenas a sua vida mas a sociedade como um todo a sociedade o verão mais ampla e nas primeiras novelas dos para eles que anos bakhtin acredita numa ver personagens de óculos personagens que consigam realizar um diálogo mais amplo com vozes sociais mais abrangentes os personagens dos primeiros textos Dostoiévski anos seriam personagens cujas preocupações cujos diálogos dizem respeito apenas a questões cotidianas a questões do seu dia a dia a questões da sua vida mais e mediar e assim esses personagens não conseguem ampliar o
diabo não ama amplitude do essa amplitude do Diálogo só será possível com os personagens e de órgãos presentes em outros textos dos primeiros temos uma segunda questão a respeito da polifonia é a integração entre micro diálogo diálogo como posicionalmente Express e grande diário O que seria um micro dial micro diálogo ou diálogo interior eu te amo todos nós E também as personagens realizamos com vozes alheias que adentram a nossa auto consciência que adentram o nosso discurso interior adentro um digamos a nossa cabeça e nas nossas interações no dia a dia das nossas conversas através dos
textos Nós lemos nós temos acessos aí 10 que então na nossa consciência e passam a integrar o nosso diabo interior passam a integrar as vozes que já habitam o nosso diálogo interior dentro da nossa consciência essas vozes podem ser reelaborados em um momento o servir novamente a ser esterilizados em outras conversas em outros de lagos em outros textos Nos romances e para mostrar essa passagem dos diabos externos para uma ideia interna auto consciência é possível que o autor ou o narrador se Valha de diabos composicionalmente expresso o que seriam esses diabos composicionalmente Expresso seriam a
representação literária de tirarmos de conversas entre os personagens peças essas através das quais os personagens terão acesso a outras ideias e outras vozes que poderão adentrar à sua auto consciência Oi Siri elaboradas na sua auto consciência em um momento posterior vir novamente a participar do Diálogo externo o caso do romance do diabo composicionalmente Expresso nós vemos portanto uma relação entre os diálogos exteriores Nos quais se veículo 10 que passam para auto consciência dos personagens ou do esse movimento das ideias expressas nos diabos composicionalmente Expresso para o interior da consciência dos personagens mostra que as ideias
de whats por alguns personagens podem adentrar eu consciência desses personagens e em momentos posteriores volta a ser debatidos às vezes pelos mesmos personagens às vezes por outros personagens e se por exemplo personagens discutem a respeito da ideia da existência de Deus essa discussão pode ser com os extremamente Expressa em um diálogo representado no romance adentrar à consciência dos personagens terrier elaborada na consciência dos personagens e novamente essa ideia pode surgir em outros de águas composição antes preços de essas personagens te são com outros personagens nos observamos assim que uma mesma ideia pode aparecer em diferentes
arranjos geológicos em diferentes conjunturas geológicas com diferentes personagens dialogando E no caso da ideia da existência de Deus Isto pode ser debatido longamente um gênero literário como romance é CDF pode aparecer no início do romance ser várias vezes de batida o vários personagens nesse movimento de diálogo com posicionamento Expresso para micro diálogo e volta para o diabo composição Expresso e desse modo nós temos essa ideia sendo pensada e elaborada e reelaborada várias vezes compondo o que bakhtin chamar de um grande diálogo do romance a possibilidade de que uma ideia seja debatido em vários personagens em
vários assuntos geológicos várias vezes e essa noção nos leva ao terceiro aspecto da polifonia a questão do diabo um concurso no caso da ideia de existência de Deus por exemplo o romance pode terminar Sync o autor o narrador ou qualquer personagem possa dar uma palavra final e dizer se efetivamente Deus existe ou não então embora o romance composicionalmente seja encerrado recebam. O texto termine o leitor ficará com a impressão de que a ideia de batiza não foi encerrada a ninguém foi dado o direito de dizer a palavra final de dizer a verdade desse modo o
diabo permanece inconcluso essa é outra característica dos romances polifônicos e da análise desses aspectos eu depreendo que é polifonia me parece muito relacionada alguns gêneros discursivos literários como romance Claro outras pesquisas poderão apontar a possibilidade de falarmos e polifonia em outros gêneros é uma discussão mais pormenorizada e detalhada dessa que são tão ativo que eu coloquei na descrição do vídeo