[Música] eh a gente vai hoje n aula de hoje entender um pouquinho falar um pouquinho sobre os principais conceitos siglas dentro da nossa área para garantir que tá tudo na mesma página ali a gente vai falar um pouquinho sobre o processo de design e vai começar a entrar no processo de pesquisa também beleza nossa aula hoje vai ser mais ou menos sobre isso E aí começando eh o primeiro termo que a gente vai conversar hoje primeiro conceito é a famosa ui ou iui user interface interface de usuário eh vários sinônimos aí para a mesma coisa
e bem o que é uma interface de usuário é é um conceito amplo na verdade que define qualquer meio pelo qual uma pessoa interage com uma máquina um dispositivo um computador ou qualquer coisa e essas interfaces elas podem ser compostas por componentes físicos Pens em um controle remoto em um volante de carro um teclado que você provavelmente tá usando aí agora um mouse ou pode ser lógico e aí a gente tem alguns tipos de de interfaces lógicas ela pode ser uma interface gráfica de de interface uma interface de usuário gráfica também conhecida como como pela
sigla eh Gui Ela pode ser uma interface baseada em voz ou baseada em gestos quando falar de gestos pensem em óculos de realidade aumentada onde você realiza ali os comandos realmente por gestos não no celular no caso e dentro eh da nossa área o que a gente foca mesmo são as interfaces gráficas de usuário e ela é maior parte do nosso trabalho tanto que ela virou um sinônimo para somente user interface a gente ali Nem fala mais o o o gráfico na sigla mas é importante saber que tem algumas variações de interface de usuário beleza
e quando a gente tá falando de interface de usuário para produtor digitais falando de interfaces gráficas é tudo que aquilo que a gente já tá mais acostumado que a gente conhece bem é tudo que aparece na tela de um computador do smartphone sei lá de um totem talvez que a gente usa para interagir para se comunicar com o computador com o aparelho e por aí vai Então vão ter elementos como os textos os botões imagens cards menus e por aí vai todo esse tipo de coisa beleza estão me acompanhando tiverem dúvida já sabe né Beleza
e o tal do I que entra aí nessa história bem eh é um Pouquinho complicado eex Na verdade é um conceito ainda um pouco mais amplo e na verdade ele Visa a descrever toda a experiência que uma pessoa tem com um produto com um serviço Isso é realmente assim todos os aspectos a gente no mercado hoje tem tem também um costume de associar experiência do usuário a experiência que a pessoa tem a utilizar uma interface digital apenas porém a experiência vai muito além disso e pense em por exemplo quando você vai abrir uma conta em
um banco sua experiência Não começa quando você e vai utilizar o app do banco começa muito antes lá quando você foi abrir a conta pela primeira vez eh quando você talvez tenha que ter precisado de ajuda do suporte tudo isso entra na sua experiência tem diversos fatores E aí como esse carinha aí bem coloca né É tudo relacionado a sua experiência com produto Esse cara é o dono de Norma que foi o é o pai né do termo assim ele que cunhou o termo lá na década de 90 quando ele trabalhava na Apple e o
que ele diz é justamente isso que quando ele com o termo eh ele queria descrever toda a experiência que as pessoas tinham quando elas eh se relacionavam com algum produto da Apple Então tem um vídeo muito bacana dele que ele explica esse o termo eh vai est no material complementar nosso de hoje peço que vocês assistam bem curtinho mas super interessante ele fala muito bem sobre o termo mas basicamente dando spoiler ele traz falou que amo esse vida aí é muito bom também adoro volta meio assisto ele assim do nada então basicamente nesse vídeo ele
fala né que ele criou o termo para descrever a experiência das pessoas quando ela se relacionava com eh os computadores da Apple na época então ele ele achava que o produto era bom mas a experiência como todo de de usar o produto não era não tava ali muito boa ainda então desde a pessoa ir na loja eh escolher o modelo que ia comprar sair com aquela caixa enorme botar no carro chegar em casa abrir a caixa montar Todas aquelas peças antigamente computadores eram mais complicados tá não era só o laptop que a gente abria tava
funcionando e ele achava essa experiência fraca então ele cunhou o termo e a ideia dele era trabalhar em cima dessa experiência como melhorar essa experiência como um todo e hoje o termo virou meio que um sinônimo de experiência quando a gente tá utilizando produtos digitais não é errado a gente também parte da experiência tá aí quando a gente tá utilizando os produtos digitais e é na verdade o foco maior do nosso trabalho mas tem que ter noção que a experiência vai além disso beleza e massa eh talvez algum de vocês estej se perguntando e a
tal da usabilidade onde é que entra nessa história eh Há também um pouco de assim no mercado principalmente pessoas assim que não são exatamente ente da da área de design que confunde um pouco esses termos né diferência do usuário e usabilidade e qual é a diferença bem a usabilidade ela tá mais relacionada à interface em si a interface visual a interface gráfica do usuário e ela é um atributo da interface que mede o quão fácil a interface é é fácil de usar ela é boa e tem alguns componentes a gente vai falar mais sobre usabilidad
especificamente mais para frente mas para adiantar aqui esses elementos são basicamente cinco que é capacidade de aprendizagem que é ali primeira vez que você tá usando uma interface com fácil é de você descobrir e entender como ela funciona isso é o primeiro elemento a gente tem eficiência que é beleza eu entendi como isso funciona quão fácil quão rápido é para eu usar essa interface agora e atingir meu objetivo a partir do momento que eu já aprendi a utilizar ela demora é lento tenho que dar muita volta ou é algo mais direto mais eficiente tem a
questão da memorabilia Clara que me fazem lembrar eh como é que ela funciona o quarto é os erros Hã Tem uma pergunta aqui já que eu vou responder já já eh e os erros que é Quantos erros essa interface tem e quão fácil é de ser recuperado esses erros e idealmente no mundo ideal nossas interfaces elas são a prova de erros não tem caminhos possíveis para usuário errar na utilização dela porém Essa não é uma uma coisa muito realista no mundo real eh todas as interfaces praticamente estão é suscetíveis a erros muitas vezes erros bobos
mas às vezes também erros graves Então a gente tem que pensar também como o usuário se recupera desses erros Então esse é o quarto elemento e o quinto é satisfação e aqui é o elemento digamos assim mais subjetivo de todos mas é o quanto o usuário se sente satisfeito em utilizar aquela interface em si do ponto de vista mesmo assim de utilização mais do que do que experiência como todo sabe uma leve diferença e aí teve uma pergunta aqui deixa eu dar uma olhada do Vinícius que perguntou se a experência do usuário não tá diretamente
ligada à usabilidade sim eu diria até que só que o contrário a usabilidade tá diretamente ligada à experiência do usuário eh sua interface ela impacta na experiência do usuário mas ela não é toda a experiência do usuário e a usabilidade sendo um atributo da interface ela também impacta diretamente na experiência do usuário eh para ficar bem claro isso aqui tem essa imagem que tenta ilustrar isso né de tem eh um círculo maior que é experiência usuário aqui vão ter diversos componentes nessa experiência do usuário que vão compor Eles não estão representados aqui e um deles
que é bem importante bem grande é a interface do usuário e dentro dessa interface do usuário a gente tem um outro um atributo né qualitativo que é a usabilidade que é o quão usável quão boa seguindo aqueles componentes aqueles cinco elementos ali essa interface é beleza Ficou claro essa essa distinção gente entre os habilidades experiência do usuário massa Beleza então aqui a gente tem uma uma uma visualização dos principais termos eh que vocês podem sempre consultar se houver alguma dúvida mas a gente contrata de de interface gráfica a gente tem esses três principais termos que
é iui ou iui que é a própria interface do usuário eh a coisa ali em si a gente tem a user interface design que é a área a área que atua e estuda e interfaces gráficas de usuário e a gente tem tem também o ui designer que aí é o profissional que atua nessa área Beleza eh a mesma lógica se aplica a a o x e o x a gente tem a área Eh desculpa a gente tem o conceito em si que é a experência do usuário como a gente definiu ali é tudo que a
pessoa ela experiencia quando utiliza um produto um serviço a gente tem a área que estuda isso que é US Experience design e a gente tem o profissional que trabalha nessa área que é o designer massa massa agora que a gente já entendeu os termos vocês já podem começar a tentar explicar pros par de vocês que é que vocês vão fazer da vida beleza até hoje não sei explicar falo que eu trabalho com informática boa sorte é massa e por que eu preciso me preocupar com esse esse negócio de ux porque não é só fazer as
interfaces aí bonitona e vai dar tudo certo bem podia ser até algum tempo atrás mas hoje em dia eh se a gente for olhar do ponto de vista principalmente de mercado uma visão bem de mercado eh a experiência de usuário ela é um diferencial competitivo porque hoje no ambiente digital a gente tem diversas empresas concorrendo pelo pelo pelos clientes e se você tem a capacidade de compreender melhor seus usuários saber quais são as necessidades dele as dores as frustrações as motivações e você consegue criar soluções alinhadas com com isso você provavelmente vai entregar mais valor
para esse usuário e esse usuário naturalmente vai ter a tendência de preferir seu produto em relação à concorrência beleza só que eh assim a gente trabalha na design é geralmente um ser Idealista Beleza a gente eh para além do mercado a gente também acredita muito que AX é importante porque é sobre as pessoas a gente tá tentando resolver eh problemas reais que as pessoas tem no dia a dia enfrentam no seu dia a dia então tem um valor né em você trabalhar prx para você fazer eh experiência do usuário é realmente fazer produtos serviços tornar
a vida das pessoas melhor de alguma forma resolver alguma dor algum problema e além disso nem só de negócios viv o mundo também tem diversos eh produtos e serviços que se beneficiam de ter uma boa experiência de usuário e o objetivo deles não é o lucro a gente pode citar assim eh de cabeça serviço público tem diversos serviços públicos públicos que a gente utiliza no na nossa vida às vezes no dia a dia e quem quem já precisou usar algum serviço público aí digital algum produto digital eh do governo enfim de prefeitura sabe que geralmente
a experiência é não das melhores não é isso isso é um grande problema porque geralmente quando a gente vai utilizar um um serviço público um produto digital público a gente não vai usar porque a gente necessariamente quer mas sim porque a gente precisa uma necessidade realmente assim muito muito forte então a gente geralmente tem um objetivo muito forte né Muito Claro para tá ali então se aquela ferramenta aquele produto não oferece uma experiência eh agradável é muito ruim geralmente tem um impacto muito negativo e e às vezes a experiência é tão ruim a ponto de
a gente nem conseguir alcançar o nosso objetivo que a gente tinha em primeiro lugar não é então Eh diferença de usuário é muito importante nesses cenários eh outro também seriam softwares Livres existem existe esse esse nicho né de mercado de softwares que são de código aberto são livres para uso que não cobram nada e esses geralmente são esquecidos né pelos designers Eles não têm muita atenção e que acontece que eles geralmente tem experiências eh de uso eh um pouco pior geralmente inferior aos produtos de mercado né que cobram pela mesma coisa e tem essa imagem
né que ilustra um pouquinho aqui num numa visão mais de mercado eh onde estão as oportunidades para a gente de IX eh na área quando a gente começa a investigar o usuário vão ter a gente vai provavelmente descobrir várias coisas e que são problemas que são dores que são frustrações porém se a gente tiver trabalhando em um projeto para uma empresa e nem sempre a gente vai conseguir atender tudo porque o que acaba virando eh objeto do nosso trabalho é o que muito tá nessa interseção aqui desses três círculos né que é o que traz
valor tanto para o cliente né para o usuário final paraa pessoa que vai utilizar aquele prodo aquele serviço e também traz valor para o negócio né quem quem tá bancando aquilo ali então eh a gente costuma dizer que eh nosso trabalho é sempre tá eh buscando essa interseção aí que é a pegar a necessidade das pessoas alinhar com as necessidades de negócio e viabilizar ali dentro da capacidade técnica não adianta a gente bolar uma solução que pro negócio é maravilhoso pras pessoas Vai ser maravilhoso se aquilo não é de Fato implementável né uma solução que
não tem como ser feita então a gente tá sempre aí essa batalha aí né de tá entrando buscando essa interseção aí