Conceito da Qualidade Total O CONCEITO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL É ÚNICO EM SEU PROPÓSITO: MELHORAR A SATISFAÇÃO DO CLIENTE. . POR MAIS SIMPLES E ÓBVIO QUE POSSA PARECER, FORAM NECESSÁRIAS MUITAS DÉCADAS PARA QUE O PROCESSO EVOLUÍSSE PARA O QUE É HOJE.
. AINDA, NÃO HÁ UM ACORDO UN NIME SOBRE COMO ATINGIR ESSE OBJETIVO SIMPLES, EMBORA A MAIORIA DAS EMPRESAS SIGA UM MODELO SEMELHANTE QUE FOI APRIMORADO AO LONGO DOS ANOS. .
A HISTÓRIA DA GESTÃO DA QUALIDADE PODE SER RASTREADA DESDE A DÉCADA DE 1920, MAS REALMENTE DECOLOU NO FINAL DA DÉCADA DE 1940 , APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. . WILLIAM EDWARDS DEMING , AMERICANO QUE DESENVOLVEU O CONCEITO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE (CEQ), FOI CONVIDADO AO JAPÃO PARA FALAR DESSE CONCEITO A GRUPOS DE ENGENHEIROS E CIENTISTAS.
. COM A AJUDA DE DEMING E SUA FILOSOFIA DE GESTÃO DE QUATORZE PONTOS, AS EMPRESAS JAPONESAS ENTENDERAM QUE A CHAVE PARA CRIAR PRODUTOS DE QUALIDADE TINHA QUE COMEÇAR NO NÍVEL EXECUTIVO DE UMA EMPRESA E PASSAR POR TODA A ORGANIZAÇÃO PARA TORNÁ-LA EFICAZ. .
DEMING ENSINOU SUA FILOSOFIA A MUITAS EMPRESAS JAPONESAS, QUE PROMOVIAM O CONCEITO DE ENGAJAR FUNCIONÁRIOS EM TODOS OS NÍVEIS E EM TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO E DAR A ELES PROPRIEDADE, CAPACITANDO-OS PARA FAZER MELHORIAS E OBTER SUA ADESÃO AO PROCESSO DE QUALIDADE. . A PRÓXIMA FASE NA HISTÓRIA DA GESTÃO DA QUALIDADE COMEÇOU QUANDO JOSEPH JURÁN CHEGOU AO JAPÃO EM 1954 PARA ENSINAR CONCEITOS BASEADOS NO SEU “MANUAL DO CONTROLE DA QUALIDADE”, PUBLICADO EM 1951.
EMBORA SUAS OPINIÕES E IDEIAS FOSSEM SEMELHANTES ÀS DE DEMING EM MUITOS ASPECTOS, ELAS VARIAVAM EM ALGUMAS ÁREAS-CHAVE. . UMA ERA SUA CRENÇA DE QUE A QUALIDADE TINHA QUE SER INCORPORADA EM TODOS OS ASPECTOS DOS NEGÓCIOS DE UMA EMPRESA PARA DESENVOLVER UMA CULTURA EFICAZ BASEADA NA QUALIDADE.
. A OUTRA PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE SUAS FILOSOFIAS, E AQUELA PELA QUAL JURÁN É MAIS CONHECIDO, FOI A AFIRMAÇÃO DE QUE A QUALIDADE DEVE SER DEFINIDA COMO “ADEQUAÇÃO AO USO”, NÃO APENAS “CONFORMIDADE COM AS ESPECIFICAÇÕES”. .
ELE TAMBÉM AJUDOU AS EMPRESAS A ENTENDER QUE HAVIA UM CUSTO MONETÁRIO ASSOCIADO À QUALIDADE QUE PODERIA AFETAR O NEGÓCIO DE FORMA POSITIVA OU NEGATIVA. . COM A PERDA DE EMPREGOS NA INDÚSTRIA E PERDA DE PARTICIPAÇÃO NO MERCADO NO FINAL DA DÉCADA DE 1970, AS EMPRESAS AMERICANAS COMEÇARAM A OLHAR PARA O QUE OS JAPONESES ESTAVAM FAZENDO.
. A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL, COMO FICOU CONHECIDA NA ÉPOCA, RAPIDAMENTE SE ESPALHOU PELAS INDÚSTRIAS DOS ESTADOS UNIDOS, LIDERADA POR EMPRESAS COMO MOTOROLA E GENERAL ELECTRIC, DESESPERADAS PARA RECUPERAR A PARTICIPAÇÃO DE MERCADO. AS EMPRESAS AMERICANAS RESSURGIRAM NA DÉCADA DE 1990, PROVANDO AOS CLIENTES QUE ESTAVAM COMPROMETIDAS EM FABRICAR PRODUTOS DE ALTA QUALIDADE.
. HOJE, A GQT, EMBORA CARACTERIZADA DE FORMA DIFERENTE POR CADA EMPRESA QUE O PRATICA, CONSISTE EM ALGUNS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS. .
A FILOSOFIA PRINCIPAL É BASEADA EM UM MODELO DE MELHORIA CONTÍNUA PROJETADO PARA SUPERAR AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE, IDENTIFICAR E CORRIGIR PROBLEMAS DE QUALIDADE O MAIS CEDO POSSÍVEL NO PROCESSO E INCORPORAR A QUALIDADE NO PRODUTO FINAL. E ISSO É FEITO ATRAVÉS DA SEGUINTE METODOLOGIA: A CULTURA DA EMPRESA DESENVOLVE OS FUNCIONÁRIOS E OS ENVOLVE EM TODAS AS ÁREAS DO PROCESSO PARA QUE TRABALHEM JUNTOS PARA MELHORAR A QUALIDADE; CADA MUDANÇA NO PROCESSO DEVE MELHORAR A SATISFAÇÃO DO CLIENTE, OU NÃO TEM VALOR;. DEFEITOS EM UM PRODUTO SÃO ANALISADOS USANDO MÉTODOS RIGOROSOS PARA ENCONTRAR A CAUSA RAIZ DA DEFICIÊNCIA, CORRIGI-LA E IMPLEMENTAR PROCEDIMENTOS PARA EVITAR SUA RECORRÊNCIA;.
A EMPRESA TRABALHA PARA MELHORAR CONTINUAMENTE OS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE PROCEDIMENTOS DE QUALIDADE; OS FUNCIONÁRIOS SÃO INCENTIVADOS A PARTICIPAR ATIVAMENTE DOS ESFORÇOS DE MELHORIA DE PROCESSOS, AJUDAR A RESOLVER PROBLEMAS DE QUALIDADE E APRESENTAR IDEIAS PARA REDUZIR PERDAS OU RESOLVER DEFICIÊNCIAS DE PROCESSOS; OS FUNCIONÁRIOS SÃO TREINADOS REGULARMENTE PARA MELHORAR SUA COMPREENSÃO DO PROCESSO E DOS CONCEITOS DE QUALIDADE;. OS LÍDERES DO NEGÓCIO, DESDE A DIRETORIA EXECUTIVA, CONDUZEM O PROCESSO DE TQM E CRIAM UMA ATMOSFERA QUE GARANTE O SUCESSO. A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL GARANTE O SUCESSO A LONGO PRAZO DE UMA ORGANIZAÇÃO, PROPORCIONANDO A MELHOR EXPERIÊNCIA POSSÍVEL AO CLIENTE.
. TODOS NA ORGANIZAÇÃO, DESDE O SERVIÇOS GERAIS ATÉ O CEO,, SÃO PARTE CRÍTICA DA EQUIPE, SÃO VALORIZADOS PELA EMPRESA E INCENTIVADOS A PARTICIPAR DO PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA. .
AO IDENTIFICAR E CORRIGIR PROBLEMAS NO INÍCIO DO PROCESSO, O CUSTO PARA A ORGANIZAÇÃO É MINIMIZADO EM TERMOS DE REFUGO, RETRABALHO, MANUSEIO DUPLO E CLIENTES INSATISFEITOS. .