Recid - Educação Popular

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[Música] [Música] i imagine uma caverna com uma entrada de luz no alto no interior dessa caverna moram homens e mulheres que ali nasceram e cresceram eles nunca viram Nada Além da sombras projetadas pensam que essas sombras são a realidade agora UMS [Aplausos] supere os obstáculos e saia da caverna do lado de fora descobre que as sombras eram feitas por homens iguais a ele descobre que o mundo que acreditava ser verdadeiro não existe é falso Então se dá conta que é preciso elaborar novos conceitos sobre a vida totalmente diferentes o filósofo grego Platão criou essa parábola
para provocar as pessoas a refletir sobre o conhecimento além das aparências quando as pessoas se libertam das correntes passam a compreender o mundo como ele realmente é é uma metáfora da condição humana perante a educação sobre a forma de adquirir conhecimentos e saberes a educação como prática de liberdade a escola formal com seu modelo de educação bancária trabalha para que as pessoas não enxerguem a realidade inverte valores esconde as contradições sociais e a luta de classes não discute outros modelos de sociedade apenas projeta como sombra uma versão dos fatos a escola formal gera conteúdo para
o jovem passar no funil do vestibular e competir no salve-se quem puder do mercado de trabalho uma imagem refletida do mundo do opressor nunca dos oprimidos competição individualismo a educação que falamos é um ato político porque em uma sociedade de classes não existe educação a favor de todos os grupos hegemônicos usam isso para impor a sua ideologia mas existem outras alternativas de educação a educação é o caminho para retirar as pessoas do mundo das cavernas é preciso uma visão crítica da vida para transformar realidades injustas a educação tem papel fundamental na organização da sociedade pode
reformá-la ordená-la revolucioná por isso não existe só uma forma nem um único modelo de educação a educação é uma construção coletiva na qual as pessoas são um deag queer o debate e a tarefa dos educadores é revelar as verdades Paulo fre é um exemplo disso a partir de sua experiência com as classes populares Ele desenvolveu o conceito de educação popular é uma experiência e ao libertar-se liberta também o seu opressor a educação popular é um processo coletivo e planejado parte da realidade local e de situações concretas de opressão a visão de mundo dos educandos como
ponto de partida articula o Saber popular e o científico o trabalho de base e as lutas contra as injustiças e desperta o potencial Popular para construir uma alternativa solidria à lógica do Capital o conteúdo não pode ser imposto tem que ser um diálogo que começa quando a gente pergunta em torno de que vamos dialogar só assim nós educadores podemos devolver de forma organizada e ampliada o que a comunidade propõe de um jeito desorganizado Eu por exemplo trabalho na periferia com alunos de áreas esquecidas pelos governos então parto da realidade local de coisas que afetam a
vida deles como a pobreza a poluição dos riachos os lixões depois vamos pra prática conscientizar sobre o descarte do lixo e a reciclagem além de cobrar do poder público O saneamento básico por exemplo a meta é transformar esse espaço em uma Comunidade Educacional popular e crítica que reflita sua diversidade e construa uma alternativa solidária Afinal a educação Popular faz parte da construção de um projeto maior um projeto Popular para o Brasil e para o mundo essa é a verdadeira educação popular do mestre Paulo Freire uma escola que defende os oprimidos e resgata culturas silenciadas um
espaço de formação de práticas inovadoras e emancipatórias onde a comunidade reconhece seus saberes como conhecimentos para ter autonomia coletiva articulando formação organização e luta a educação popular canaliza a rebeldia para a luta contra a injustiça e a favor da Solidariedade quanto maior a opressão e a crise maior a razão de propagar o sonho da sociedade igualitária é uma prática que pode ser multiplicada nas ocupações de terra nas fábricas nas igrejas cada um mobiliza novos companheiros estes repart as experiências de luta de vida e de trabalho assim se vai tecendo a rede de resistência e de
solidariedade a ação transformadora é um grande passo muda vidas realidades futuros mas para essa caminhada é preciso planejamento o momento de romper com as tradições e se tornar um coletivo que toma decisões e define a forma de transformar devemos seguir umas etapas bem simples A primeira é o levantamento da realidade local depois escolher as situações importantes PR comunidade selecionando as falas significativas que servem para elaborar os temas e contras dos debates por último planejar a intervenção prepar ases comunit realidade local a gente precisa fazer estudos prévios e entrevistas com as lideranças na hora de definir
o objeto da pesquisa e analisar os resultados tem que ter gente da comunidade participando e todas as conclusões devem ser debatidas e reuniões abertas dessa escuta da comunidade surgem as falas significativas da população que são analisadas pelos participantes organizados em grupos como falas significativas são as falas que expressam um limite a ser superado na visão da comunidade não há um número mínimo nem máximo de falas o próximo passo é buscar uma fala que sintetize todas essa fala recebe o nome de tema gerador e representa o universo temático abordado a partir desse tema gerador deve ser
feita a síntese da visão de mundo dos educadores que vai dialogar com a visão de mundo dos educandos essa síntese é o contratem através dele os educadores podem revelar as desigualdades e superar o senso comum facilitando o processo de aprendizagem os objetivos das temáticas são humanos captar esses temas é compreender as pessoas e a realidade delas entender o que a comunidade pensa dessa realidade e como pode agir sobre ela se o tema fundamental da nossa época é a dominação o tema da libertação é o objetivo a ser [Música] alcançado Resumindo estudo da realidade questionando as
explicações da comunidade e dos alunos a codificação e a decodificação de contradições do organização dos conhecimentos selecionados confrontando para bucar uma nova concepção das situações analisadas aplicação do conhecimento o plano de ação onde o conhecimento construído é utilizado para reler e reinterpretar a própria realidade o método ajuda a fugir do improviso permite uma reorganização coletiva da prática então registre e Organize cada aider erros Aposte na autonomia Comunitária na gestão dos próprios Destinos e na capacidade dos educadores populares planejar as ações pedagógicas e políticas na Perspectiva da mudança e da transformação educação popular é um processo
bonito que deve ser valorizado por isso cuide do espaço e da acolhida respeite a diversidade e a cultura popular Valorize a Mística da militância o sentido que move as pessoas humanize as relações precisamos pensar a educação que queremos reaprender a sonhar enquanto denunciamos um presente desumanizador construir dia a dia o nosso sonho coletivo porque ele está inscrito como uma possibilidade histórica a educação pode alienar mas também pode ser humanizadora dentro e fora da escola em estado de igualdade educadores e educandos construindo práticas rumo a uma educação popular saber da opressão não liberta os oprimidos é
preciso libertar-se indispensável é a esperança de refazer o mundo na luta dos oprimidos e oprimidas a educação sozinha não muda o mundo mas sem ela o mundo não [Música] muda i
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