e nesse vídeo nós vamos abordar o que Para muitos é a teoria ética mais poderosa criada até então tão poderosa que para a modernidade nascer ela teve que ser totalmente rejeitada e nessa aula eu tenho certeza que você vai entender a importância de nós estudarmos a filosofia porque compreender a história da filosofia é compreender a nossa própria história tanto a minha quanto a sua mas antes da gente começar essa aula você já sabe o que deve fazer não sabe deixa logo o seu like se inscreve no canal e ative as notificações para você não perder
as nossas próximas publicações um [Música] e claro Aristóteles a ética é uma ciência prática que serve ao homem no seu dia a dia tudo que ele tinha para nos dizer sobre esse assunto está contido na sua obra ética a nicômaco onde ele nos ensina a melhor forma de viver de acordo com a natureza das coisas e de acordo com a nossa própria natureza humana como a gente já viu na aula de metafísica a filosofia do Aristóteles é teleológica de acordo com Aristóteles tudo possui um tellus tudo possui um fim e não é diferente com os
seres humanos de acordo com Aristóteles o anthropos possuem telas possuem uma finalidade todo ser humano deve alcançar um fim de acordo com a sua própria natureza e para o Aristóteles o fim último dos seres humanos é alcançar a eudaimonia que é o bem Supremo dos seres humanos nos dias de hoje nós fazemos essa palavra eudaimonia o felicidade no entanto Essa não é a melhor tradução porque felicidade hoje não significa aquilo que o Aristóteles quis dizer a 2.500 anos atrás com a palavra eudaimonia mas como a gente não tem uma palavra melhor ficamos Por enquanto com
felicidade e antes da gente entender o que é essa eudaimonia do Aristóteles é preciso deixar bem claro aquilo que ela não é para o Aristóteles a eudaimonia Ou seja a felicidade não é a música pelo prazer porque quando o ser humano é guiado nas suas ações do dia a dia somente pela busca dos Prazeres ele não é o ser livre ele é escravo das suas paixões ele não seguia por sua racionalidade ele não seguia pela razão mas apenas pelos seus instintos pelas suas emoções uma pessoa que busca apenas o e de acordo com a teoria
do Aristóteles está no nível da animalidade a felicidade também não é viver em busca de honra em busca de reconhecimento e de Glória como harkness que foi montar na guerra de Tróia em busca de sua glória e acabou morrendo o Aristóteles traduzido para os nossos dias de hoje está nos dizendo que a gente não deve viver em busca de fama e busca de vías de likes de reconhecimento porque quando a gente vive de acordo com a fama a gente vive de acordo com aquilo que é externo a gente e não interno viver em busca de
fama é viver de uma forma errada com que a gente não tem muito controle daquilo que os outros vão achar da gente a felicidade também não é viver em busca de riquezas aquela pessoa que vive somente para acumular bens materiais e deixa de lado todos os outros aspectos da vida humana como amizade família a vida espiritual o intelectual essa pessoa vive contrário à natureza de acordo com Aristóteles essas pessoas que vivem somente para acumular bens tem um defeito de caráter porque elas não conseguem ver o valor os outros aspectos da sua vida para o Aristóteles
a gente só atingir o nosso tellus a nossa finalidade a gente só alcança a nossa eu da harmonia a nossa felicidade quando a gente vive de acordo com o que o Sócrates e o Platão falaram quando a gente vive de acordo com a nossa natureza e de acordo com a nossa essência de seres Racionais o Aristóteles está nos dizendo que a vida boa é a vida e que a o exercício constante da nossa racionalidade a vida boa é a vida contemplativa e que nós buscamos compreender o Cosmos porque quando a gente vive de acordo com
a nossa natureza racional na busca da com e não do universo da natureza das coisas a gente se aproxima mais e mais da divindade a gente exercita tudo aquilo que é Divino em nós então a gente se afasta da nossa natureza animal e chega mais perto da nossa natureza divina mas a filosofia de Aristóteles é uma filosofia pé no chão Apesar de nós podemos exercitar aquilo que há de Divino em nós que a nossa racionalidade Nós não somos Deuses nós vivemos aqui nesse mundo material e descordando do Sócrates indo Platão ou Aristóteles diz que os
bens materiais são sim necessários para que a gente possa desenvolver as nossas potencialidades um outro aspecto muito importante nessa jornada dos seres humanos em busca de atingir o seu tellus em busca de conseguir aí o da harmonia the a team e a felicidade são as virtudes e aqui eu quero que vocês fryzen bem memorizem isso tenham isso em mente quando vocês olharem para a ética do Aristóteles a ética do Aristóteles é uma ética das virtudes o Aristóteles entende que as virtudes são essenciais na nossa Constituição como seres humanos sem as virtudes não existe jornada em
busca do Teles sem as versões não existe uma vida ética possível sem as virtudes não existe a possibilidade de sermos seres humanos Racionais isso porque para o Aristóteles as virtudes são as qualidades do caráter que nos possibilitam atingir a eudaimonia que nos possibilitam atingir nosso bem Supremo são as qualidades do caráter que possibilitam os seres humanos viverem de uma forma justa em comunidade para o Aristóteles existem dois a ver tu diz as virtudes intelectuais e as virtudes Morais as intelectuais nos possibilitam entender as verdades eternas e imutáveis e estão dessa forma relacionadas ao conhecimento a
ciência a teoria já as virtudes Morais estão relacionadas a nossa vida prática aquilo que a gente tem que resolver no dia a dia e aqui Tenham sempre em mente que essas virtudes estão relacionadas eu não posso entender o bem se eu não tenho as qualidades do caráter que medir acione nessa busca do bem assim como eu não posso agir bem no dia a dia se eu não tenho o conhecimento do bem se eu não conheço bem como é que eu posso praticá-lo no dia a dia como é que as minhas ações estão voltadas para a
sua realização isso não é possível para o Aristóteles e as pessoas tornam-se Virtuosas através do AB e é praticando todo santo dia ações Virtuosas que nós nos tornamos pessoas Virtuosas é através desse exercício diário das virtudes e as virtudes são internalizados no nosso comportamento no nosso caráter e passam a fazer parte da nossa personalidade moral eu não sou uma pessoa virtuosa seu pratica um ato Virtuoso dia sim dia não ou uma vez Perdida na vida é através de uma educação virtuosa que nos força agir habitualmente de maneira virtuosa que nos tornamos pessoas Virtuosas e olha
tem uma outra grande lição que a gente pode aprender como Aristóteles Apesar dele entender que a ética é uma ciência Ele nos disse que ela não é uma ciência exata a gente não pode proceder no campo da ética como a gente procede na física e na matemática aqui nem sempre dois mais o conselho quatro a gente tem que analisar caso a caso a gente tem que entender as situações particulares para gente compreender como é que a gente deve agir não existe uma régua rígida que vai nos dizer como agir em cada situação particular nós como
seres Racionais é que devemos compreender como é que a gente deve agir em determinada situação e é assim que o Aristóteles vai entender a virtude de acordo com a sua teoria do justo meio ou a teoria do Meio Termo o Aristóteles entende que a virtude é uma mediana entre a falta eo excesso eu não devo agir nem com pouco e nem com muito uma vida virtuosa é uma vida que é vivida de acordo com o caminho do meio é uma vida que é vivida pela mediana nada de extremos sempre é sem dúvida em uma situação
particular concreta haja pela mediana Vá pela justa medida do meio desse modo portanto a virtude da Coragem por exemplo é o meio termo entre a tener idade EA covardia Não seja nem muito afobado não seja muito destemido mas também não seja covarde vá pelo meio termo vá também pelo meio termo com relação a generosidade a virtude da generosidade é a mediana entre a perdoar idade gastar tudo que você tem e a avareza sem mesquinhos é aquela pessoa que não gasta como que deve ser gasto que não ajuda ninguém uma pessoa generosa a virtude da generosidade
está no meio termo Entre esses dois extremos assim como a afabilidade é a justa medida é o meio termo entre a subserviência e arrogância se você não deve ser aquela pessoa subserviente que baixa a cabeça para tudo mas também não deve ser aquela pessoa arrogante que se impõe em todo tipo de situação seja uma pessoa agradável Desenvolva a virtude da afabilidade afabilidade está no meio termo Entre esses dois extremos a Anderson mas como é que eu sei como se faz isso em cada situação particular é através do hábito através pessoal sabe de que da [Música]
experiência Olha aí a experiência aparecendo não só lá na metafísica do Aristóteles mas aqui também na ética você aprende a ser Virtuoso ser Virtuoso no dia a dia você aprende a ser Virtuoso agindo todo dia de forma virtuosa vendo como as pessoas Virtuosas aquelas pessoas que já atingiram esse ponto de virtude agem Quando você vê esses exemplos e internaliza esses exemplos no seu dia a dia não sei cotidiano você vai ganhando experiência de vida e vai ser se tornando uma pessoa virtuosa e a virtude principal é a virtude a rainha das virtudes nesse aspecto aqui
para o Aristóteles é a phrónesis a phrónesis é aquela sabedoria prática é saber como agir na vida prática no dia a dia de acordo com a ciência de acordo com a teoria quando você tem entendimento do bem e age aqui no mundo material de acordo com essa ideia do bem quando você faz isso você está desenvolvendo a sua racionalidade você está desenvolvendo a sua essência você está sendo tanto uma pessoa inteligente do ponto de vista intelectual quanto do ponto de vista emocional entender o aí o termo Inteligência Emocional é a junção dessas duas categorias de
virtudes as virtudes intelectuais com as virtudes Morais a 2.500 anos que o Aristóteles fala isso Oi e o pessoal fala hoje de Inteligência Emocional como se fosse uma coisa e foi descoberta um dia desses agora nós vamos entrar em um aspecto Central para teoria ética de Aristóteles algo essencial para que a gente possa compreender a sua filosofia moral quando Aristóteles teoriza sobre a ética ele leva em consideração um fato muito simples e óbvio que parece que a gente esqueceu na modernidade o fato de que nós somos bom nós somos animais nós somos animais que temos
a potencialidade Olha aí a metafísica de Aristóteles nós temos a potencialidade de nos tornarmos civilizados Racionais antropos bom e o que permite um homem sair desse ato para este ato é a ética a ética como um conjunto de normas um virtudes que nos possibilitam passar desse estágio para esse estágio e essa ética ela se dá no vácuo ela acontece no homem se criando sozinho com que nem o homem rouba esse ano o homem do Loki o indivíduo isolado que é racional ele vai aprender a falar sozinho ele vai aprender a ser racional sozinho não o
homem Ele é Aprendi a ser racional porque ele está inserido em uma comunidade ele está inserido em uma Polis aqui para Aristóteles o John só é antropos porque ele é Zoom politikon e o homem só é um animal racional porque ele é um animal político é Nápoles é na comunidade que a gente aprende a ser racional a Anderson como é que eu sei como agir em cada situação particular que foi que eu disse vendo como as pessoas que já atingiram aquela virtude que Já conseguiram ser virtuosos daquela maneira agem e como é que a gente
vai ver isso isolado no meio do nada não em comunidade apólice é essencial nesse desenvolvimento nessa passagem de uma fase a outra o homem deixar de ser animal em seu estado puro para ser antropos uns e racional o Aristóteles nos diz que aquele ser que não precisa da polis que não vive em comunidade ou ele é uma fera ou ele é uma besta um animal e seu estado mais primitivo ou ele é é porque nós seres humanos Mortais nós precisamos uns dos outros nós precisamos viver em comunidade para atingir as nossas potencialidades nós somos seres
naturalmente sociais e agora vocês podem entender porque é que o Aristóteles teve de ser rejeitado no século 18 para que a modernidade pudesse surgir o ter um homem da modernidade ele não é um homem da comunidade ele é um indivíduo Ele é aquele ser que se faz sozinho e que sozinho ele alcança as suas potencialidades as suas plenitudes e que a comunidade a sociedade é um trave Então os iluministas arrancam o homem do seu contexto social para criar o indivíduo o indivíduo que é o indivíduo do mundo todo que possui uma racionalidade Universal não é
assim que o Kant diz que o homem racional segue leis e funcionais universais de valem para todos os tempos em todos os lugares independentemente das suas circunstâncias empíricas nas suas circunstâncias sociais quando a modernidade foi criada o projeto aristotélico de uma ética das virtudes teve que ser totalmente rejeitado porque o homem da modernidade é totalmente diferente desse modelo desse tipo de homem que funciona vamos dizer assim dentro da ética das virtudes E então a gente teve que deixar a ética das virtudes para trás e seguir uma ética de um pô lógica que a ética do
dever do cante o Aristóteles teve que ser expulso da cena filosófica para que a modernidade pudesse nascer olha aí como é importante como eu falei no início do vídeo entender a história da filosofia para entender a nossa própria Oi e a forma que a gente pensa hoje em dia bom depois disso eu acho que ficou bem claro a importância de estudarmos Filosofia para que a gente possa entender a nossa própria história e entendemos porque é que a gente pensa do jeito que a gente pensa hoje em dia esse foi apenas um pequeno resumo da ética
do Aristóteles e se você quiser entender mais sobre toda a história da filosofia sobre como nós chegamos a ser o que nós somos hoje clique aqui no primeiro link da descrição e faz a sua inscrição no nosso curso de história da filosofia é um curso bem completo bem passo a passo onde você vai estudar de forma sistemática toda a história da filosofia desde o início até os nossos dias atuais o primeiro link aqui na descrição já são milhares de pessoas estudando com a gente e assim como eles eu tenho certeza que você também vai gostar
dúvidas aqui nos comentários eu e aqui Um grande abraço e até a próxima