Já se sentiu tentado a dizer "sim" a um vendedor ambulante na rua? Já teve que fazer uma doação para não se sabe aonde, porque era um conhecido que estava pedindo? Já fechou o plano celular ou qualquer outro plano por causa das investidas de operadores de telemarketing?
Olá, meu nome é Albano e esse é o seja uma pessoa melhor. Hoje vamos falar sobre o livro as armas da persuasão. Primeira grande arma: reciprocidade Esses dias estava no restaurante com um grupo de amigos.
Era um sábado no feriado e o restaurante estava, acredito eu, mais do que lotado. E aí o inevitável aconteceu. Fomos porcamente atendidos.
Os garçons iam e vinham correndo e soando, tentando atender a todos, mas obviamente não conseguiam. Essa é a minha visão hoje, mas naquela noite eu e meus amigos ficamos bastante chateados com a situação. Ficamos tão chateados ao ponto de não darmos gorjeta ao garçom que nos atendeu, mas como um restaurante no qual havia somente elogios fez uma coisa dessa.
Um pouco atrás, em um dia mais calmo, resolvi voltar lá com a minha namorada. É, e não me arrependo nem um pouco. Atendimento impecável O garçom sempre muito atencioso.
Mas indo um pouco rapido ao ponto que quero chegar. Quando pedimos a conta ele veio juntamente com um bombom para cada um de nós. Ah.
Foi o dia que dei mais gorjeta a alguém. Nós dois saímos de lá com um enorme sorriso no rosto. E acredito que o garçom também, pois já havia descoberto que um bom atendimento e um bombom como toque final faria com que as gorjetas dele multiplicassem e agora me diz, porque eu quis tanto dar uma gorjeta gorda naquele dia?
Posso afirmar que foi por causa do bom atendimento Mas o que me fez realmente dar uma maior gorjeta foram os bombons. Essa é a regra. Se recebemos algum favor vamos querer retribuir.
É o famoso quem planta, colhe. A segunda grande arma: Compromisso. Agora quero que imagine a cena.
Você e sua família foram à praia no final de semana e estão lá, todos na praia tomando sol, e aí há uns 10 metros de vocês, somente você percebe que um homem de terno e gravata chegou ,pegou e saiu correndo com os pertences de um banhista, que foi ao mar e que deixou indevidamente seus pertences na praia. O que você faria? Como talvez você pode imaginar as pessoas normalmente não iriam querer se arriscar e desafiar ladrão, e normalmente não faria absolutamente nada.
Mas agora imagine que, antes que o banhista saísse, ele fosse até você e pedisse: "Senhor, pode ficar de olho nas minhas coisas somente um minutinho? " E agora nesse caso algo mudaria? Eu acredito que sim, né.
E esse é o poder do compromisso. A partir do momento que você se comprometeu com algo, você o fará. Mesmo que tenha que discutir com um possível ladrão.
Terceira grande arma: aprovação social Agora imagine você andando nas ruas de uma cidade grande. Não está tão movimentado assim. Você está com tempo para pelo menos apreciar um pouco o que acontece ao seu redor.
Nesse momento você percebe, que você está chegando perto de um tecladista. E que ele escolheu a calçada, na qual você está passando, para fazer seu show e consequentemente arrumar uns trocados. Acho que a maioria de nós já passamos por isso.
Mas agora a pergunta. Em pelo menos uma vez, eu digo somente uma vez, você já viu a caixinha dele vazia? Se alguém já viu por favor, coloque nos comentários.
Quero muito saber se alguém já viu isso. Mas o que acontece é que sempre a caixinha está com pelo menos um pouco de dinheiro. E vocês sabem me dizer o Por quê?
É, esse é o poder da aprovação social. Quando se tem dinheiro na caixinha a impressão que fica é que colocar dinheiro é um comportamento apropriado. O mesmo acontecendo na hora de fazer vaquinha ou também na hora de cortar a gravata do noivo.
Saber que outras pessoas já fizeram isso faz com que subconscientemente pensamos que seria uma boa fazer também. E é também por isso que os produtos que dizem ser o que mais cresce ou que mais vende, acabam atraindo mais compradores. Quarta grande arma: Autoridade.
Essa para mim é uma das armas mais impressionantes. Você está sentado vendo TV ou até no youtube. Aí, na hora da propaganda, aparece um comercial de uma marca de aparelhos de barbear, Onde o Neymar, que nem barba tem direito, aparece fazendo sua barba E mostrando ao mundo como é bom você pagar o dobro do preço pelo produto.
Ou outro caso onde aparece a Glória Pires dizendo que a melhor cera do mercado é aquela que ela com certeza usa na casa dela. Gente, vocês não percebem enquanto isso parece ridículo? Qualquer um homem, que você encontrar na rua vai saber mais sobre aparelhos de barbear que o Neymar.
E fala sério, se você estiver com dúvidas sobre qual a se usar, é mais fácil perguntar pra mim. Existe uma grande chance de eu ter passado mais cera no chão de casa ,do que a Glória Perez. Mas, nós sabendo disso ou não, as empresas irão continuar contratando atletas e atores.
Irão pagar caxias bastante caros, pois quem faz esses comerciais sabem que o poder da persuasão usando autoridade é tão bom a ponto de compensar o investimento. e esse é o poder da persuasão usando a autoridade. Você dará muito mais atenção a um médico de jaleco do que a um sem.
E também dará muito mais atenção um vendedor de terno e gravata, do que um de apenas camisa. E essas foram algumas das impressionantes armas da persuasão. Ah Um enorme abraço e seja uma pessoa melhor!