[Música] hum [Música] você que está nos assistindo esse é o canal default do trabalhador e da trabalhadora no qual nós temos realizado as entrevistas é um canal voltado à informação e também extensão é onde nós temos feito algumas entrevistas com professores pesquisadores mutantes e hoje gentilmente professor paulo amarante é se disponibilizou a fazer essa conversa rosco a trazer um olhar para a saúde mental então primeiramente você diz agradecer ao festival bar ante por ter aceitado participar dessa entrevista que pra nós a maioria de homens e quero também apresentar o professor paulo ii é um militante
envolve a saúde mental e e nem participou do movimento de psiquiatria do movimento indígena sanitária é tem livros a respeito do pará não se aplica artigos científicos é também o da medicalização essa alta medicalização que a sociedade todos nós estamos é em pontos ao fechar com efeito essa discussão e uma honra muito grande professor de receber ea aea a gente já vai passar com direto para o professor que possa comentar ea pergunta é sobre é a não seguir a néon que foi formado em psiquiatria quais os principais conselhos é e o processo em si olha
esse cochilo é quem vai começar a estudar satanás saúde mental é precisa passar pela saúde mental pelo processo para que se chegue a eles é que são os principais portas então é que você queria destacar pra gente resolve seguir a trilha é o nome que se dá a um processo que é um outro acesso social político é dico no tecnológico que diz respeito a uma mudança da relação da sociedade como um todo a questão da loucura com a questão do sofrimento mental dessas experiências dessas vivências que nós também é a ciência convencionou chamar um momento
de alienação no de doença do outro transtorno mas que precisamente não sabe dizer o que é exatamente então ao longo da história a relação com essas pessoas foi uma relação marcada por preconceitos e discriminações o desconhecimento dessa experiência e uma série de idéias amplificaram que morango por exemplo o conceito de alienação mental que o pneu tizzot pinel respeito à está fora de cinza fora da realidade capaz de discernimento capaz de juniores uma pessoa que é incapaz de discernimento capaz de juízo é princípio uma pessoa que representa um perigo porque ela ela se ela não tem
julgamento há um temor função da realidade dos falsos ela é perigosa então desde a origem da primeira apropriação científica dessa condição humana da loucura como alienação ficou vinculado mulher de periculosidade da hoje com muito jornalista conversa pois quer saber mais louco é perigoso que representa de risco 807 nós reconhecemos a área sabemos que a maior parte dessas pessoas não são violentas pelo contrário são vítimas de violência na rua na casa no trabalho e nas instituições principalmente então reforma desse gata passou a ser uma extensão de desrespeito a uma transformação não só do modelo assistencial de
um modelo manicomial as lajes e question de exclusão das pessoas dentro de uma instituição para um trabalho mais de base territorial comunitária né mas também além deste modelo vamos assistencial que muda o modelo hospitalar ccih a a z lado fechado para o modelo de lidar qatar na comunidade outras questões acompanham como falo na na relação social então o trabalho com a agricultura o trabalho na produção de trabalho geração de renda de outro significado outras pressões com isso eu passei a utilizar meu livro a idéia de reforma do estado como processo social complexo primeiro presidente que
o processo tenha reforma ideal não tem começo fim é sempre um processo simples existirão pessoas com medo dos outros com reação negativa os outros com a demanda de de internação de isolamento não é o medo que as pessoas têm uma das outras 10 significados por considerar que o outro louco não é perigosa que existe um processo é ele também é social que envolve atores sociais envolve interesses ocultos conflitos entre as pessoas entre as revisões técnicas avisou o mundo da ciência versus a ideologia a religiosidade e cento e ele é completo no sentido epistemológico concedido de
que não há uma ciência de saber uma dimensão que sozinha de conta da complexidade dessa experiência então é psiquiatria e psicanálise nem a soma delas todas que vai dar a verdadeira compreensão dessa experiência a experiência humana assim como a vida do inconsciente numa pesquisa da subjetividade assim como a vida existência sempre estarão além daquilo que o homem pode explicar se a gente sabe que cada vez mais fica pobre galáxia scooby outra terra mas vamos ter novas perguntas buracos negros na ciência então essa idéia o que que em resumo a idéia de processo judicial o flat
e nos faz ver se de maneira positiva quer dizer que o processo depende da nossa atuação depende da forma com que nós lhe damos a sociedade tem sulino dos é forma de diálogo é hora de dar na sociedade e nos coloca uma certa dimensão de também incapacidade de reconhecer a nossa capacidade de resolver isso é muito importante porque tira foi a potência do técnico é a potência da da ciência nem sempre vamos mudar as coisas é com parte da ciência com parte de outros conhecimentos mas fundamentalmente com a transformação de vida nossa enquanto profissionais e
conquistei um ano e das pessoas que participam desse processo muito obrigada excelentes em são muitos conceitos é dentro dessa cultura eu acho que seria importante trazer é um pouco dos marcos nessa processo de trabalho é psiquiatra fica o principal é nós temos por exemplo luxos a 8ª conferência nacional de saúde que o poder de compra e seis em que contou com ampla participação da sociedade e debate sobre a saúde pública sobre o reordenamento da política de saúde e na saúde mental né qual é o principal marco que você poderia é no sindicato pilar também os
principais protagonistas desse processo acho que é importante a gente ter essa memória e se registe né e então eu gostaria de ouvir a esse respeito é primeiro citando a reforma psiquiátrica quanto à reforma sanitária eu participei desde o início das duas aconteceu um momento de redemocratização do país nós estávamos sob a égide de uma ditadura é um governo autocrático fechado muito pouca participação de pouca possibilidade é censura na imprensa o movimento do digital então no final dos anos 70 começa a circular do ditadura começa a desmoronar o falta de base social ou pelos conflitos que
ela própria criou foi encontrando então começa um movimento de abertura democrática democratização começam a surgir novos movimentos sociais as pessoas participam mais só de sindicatos e de partidos começam a se reunir em torno de outros movimentos que reivindicam direitos das mulheres populações negras populações indígenas gays outras outros movimentos começam a surgir começa a ter uma ânsia um desejo de participação de transformação do estado das suas leis das suas regras das suas normas então é nesse sentido que nessa reforma sanitária dentro da reforma não conteve a força tarefa psiquiátrica o marco antes desse processo é a
criação em são paulo originalmente o pessoas como davi capistrano sérgio arouca que é de ribeirão preto é de um movimento de uma entidade chamada séries sendo nada disto de saúde que levou arouca foi presidente sou o davi capistrano fui presidente eu fui presidente eo psiquiatra 1 não sanitarista exclusivamente presidente do cebes e os service criou uma revista chamada em saúde le matin que existe até hoje tem um site muito importante que existem hoje os cegos é uma entidade um presente é quem for muda o projeto dos sonhos o suíço foi formulado por um documento de
série chamada questão democrática na área da saúde que apresentou a primeira conferência am deu suporte de políticas de saúde da câmara dos deputados em outubro de 79 em que esse mesmo esse documento chamado a questão democrática na da saúde fala pela primeira vez no sus é e então foi esse marco e esse movimento dos ceps dentro do cérebro se criou um grupo de trabalho em saúde mental do qual foi fundador e nós criamos o movimento trabalhadores saúde mental e 78 1988 e aí começa formalmente a reforma psiquiátrica nesse ano 78 nós tivemos a constituição do
mts e movimento trabalhador saúde mental que depois se desdobra em baú no movimento da luta antimanicomial que participa ativamente da organização da 1ª conferência nacional de saúde mental que foi um desdobramento da 8ª conferência presidida quando sergio arouca esse ano ainda é de 78 existe um grande se pode política de saúde mental no rio de janeiro chamado se podes política é os canais grupos instituições que o seminário que trouxe ao brasil o franco baságlia o fed guatarri o roberto castel thomas as r goffi mann ao bec a rolar lendo de cúcuta foi um seminário a
ser uma coisa fantástica né o guarda redes já falei na e o tratamento à mente o batalha que foi a pessoa que fez um vínculo com a gente tentou nesse ano por esse seminário e mais o congresso que teve disse que a trilha em camboriú organizado pela associação psiquiátrica brasileira nós o movimento decidimos ocupar o congresso hoje a língua e linguagem se fala mais contemporâneas iria ocupar a invadir o congresso ocupá lo eo movimento se tornou nacional então é esse marco final dos anos 70 em que se cria um movimento nacional diferentemente do que existia
em experiência isolada nise da silveira de outras pessoas nos jogos santos no brasil aqui e ali em 78 cruz constitui um movimento nacional que uma plataforma nacional crie uma uma carta de princípios depois esse movimento se transforme e movimento nacional da luta antimanicomial nem com uma agenda de luta deslocando a questão do profissional de saúde mental este movimento trabalhadores que seu movimento social dizendo nós temos que ter além dos trabalhadores de saúde mental os usuários familiares e lideranças de movimentos sociais negros é de obter nunca quanto a escravidão uma série de outras questões que também
lutam por direitos humanos e democracia então isso foi um marco fundamental quando a 8ª conferência foi realizada também né já em 86 então é nós tínhamos como base o documento do sul e os princípios da reforma psiquiátrica isso ajudou na construção ajudou na constituição de 88 a colocar os princípios do sus da reforma psiquiátrica na constituição brasileira em suas ele tem nem como princípios fundamentais da integralidade universalidade a participação como efetivamente isso vai é contribuir para a política de saúde mental você poderia estar cá as principais mudanças nós questões transitam anos hoje uma participação você
fala de sujeito loucos perigosos alienados incapazes de participar sem voz como falava loucura ausência de obra ausência de razão ausência de entendimento ele certa então não só louco a pessoa com transtorno mental onde a nokia a ela deixa de ser aquela pessoa que representa uma idéia de violência de incapacidade responsabilidade e racionalidade para ser um participante então é a a voz desses sujeitos nas políticas públicas na participação eo controle social ela tem um significado diferente porque é de alguém que até então não era só excluído como bate da população brasileira que a democracia restrita sempre
foi e sempre será a gente sabe que é uma luta permanente nem muito segmento muito sujeito são gelados não são um tem voz eu tenho direito de participação democrática porque são pobres que estão na periferia no caso da loucura somados a isso tudo que as pessoas são pobres da periferia estão então é esse lados na sociedade por vários dias além da ideia de serem loucas por isso seu discurso o valor é de 160 então a questão satisfação por isso é muito importante a participação do usuário de saúde mental das pessoas de saúde mental porque ele
sai do anonimato de uma anomia de uma ausência de vod direito para ser um protagonista importante que ser um construtor do sistema todo receber os nossos encontros hoje quanto é importante a participação do usuário na sua ilustrativo uns passos incertos na edição sujeito de direito essa foi a grande questão ea universalidade também outros cinco importante na ideia de que é todos têm direito todos são sujeitos de direito e todos têm devem ter o direito de ter o acesso a um tratamento cuidado e não a um isolamento e chamado de tratamento era uma internação eterna permanente
que as pessoas ficavam os nós como jogadas até a morte esperando é o 11 a data final então eu acho que esses princípios fundamentalmente a participação é a universalidade são bem cincos do sus foram muito específicos importantes no caso e singular da saúde mental pelo que ele representou dá certo sujeito que antes por sua suposta enfermidade por sua condição dita patológica era incapaz de voz é capaz de fala é professor então hoje é tensão pouco os desafios atuais e nós tivemos de surdos toda a organização de uma rede de atendimento inclusive um processo de sua
hospitalização né na área é da da psiquiatria da saúde mental e na atualidade vamos falar no atual governo nós temos aí uma nota técnica é desse ano que traz um reforço isso para possui manicomial para tratamentos muito violentos né quando por exemplo o eletrochoque é hospitalização de crianças e adolescentes então queria fazer um pouco a discussão é dos desafios que hoje as políticas públicas em especial à saúde mental então enfrentando chegando inclusive esses pontos mais polêmicos né a volta da ênfase para o hospital essa coisa do eletrochoque que nós temos reconhecimento como uma técnica de
tortura é também usada na saúde mental nesse período marcado pela violência e até é um paradoxo nem pode ser utilizado para capturar e pode ser utilizado para curar o que você sonhou e essa situação da nota fé eu fiz até um artigo sobre isso é uma detenção que eu boto técnica entre e parentes entre aspas né chama a atenção que eles chamam de nota técnica no sentido de auto reivindicar uma simplicidade no que estão fazendo uma tecnologia uma técnica não saber e eles dizem que tudo aquilo que o movimento da reforma psiquiátrica faz a ideologia
a defesa dos direitos humanos à defesa da diversidade da igualdade disse então eu argumento que não se trata de nada mas do que duas grandes coisas uma uma produção de mercado que vinha sendo pedido pelos proprietários de hospitais psiquiátricos é uma questão de mercado né de garantir leitos garante um o a venda de seja de consultas de medicamentos uma série de another técnica é permeada na verdade de marketing né de mercados que estão ali dentro de dias então esse é um dos aspectos o outro né o conservadorismo ela aproveita neste momento da sociedade brasileira é
que muito influenciada por determinados acontecimentos por pode se dizer até mesmo o fracasso da condução política nos últimos anos anteriores a infecção ele aproveita esse certo desgosto essa desesperança que está acontecendo no brasil que acaba postando no desespero da desesperança do sistema então as pessoas votem em quem promete matar acabar este minha né é decisões assim didi é do tipo unitários não é como que se resolver essa questão social das drogas do desemprego do suicídio de decisão de choque e militares e até de ser o que eu acredito que em pouco tempo a sociedade brasileira
vai perceber é o qual foi embate em onde ela está se envolvendo acredito que isso possa retornar então a questão do mercado de trabalho do mercado é da loucura indústria da loucura que aparece essa nota técnica é reivindicando mais hospitais mais pagamentos dos hospitais de setra mas a venda de produtos e aí entra a letra show que a questão principal aliado o choque então preciso motivo eu não caí na na discussão achei que era uma falsa discussão sua cachorra que é bom ou mau como tratamento psiquiátrico que defendem um argumentação honesta e sincera uso o
choque mas eletrochoque usado nessa nessa argumentação honesta e sincera fundamentado ele é usado com raras exceções o marítimo às sessões com muita cautela uma outra coisa você adotar o euro fechou com política pública estimulando o seu uso ea compra com dinheiro do sus em um sistema que falta psicólogo falta o psiquiatra falta outras formas de tratamento de erros mais elementares porque investir no recurso que é usado rigorosamente e tão raras é é ocasiões e com um custo de uma operacionalidade muito complexa e rigor para aplicar um choque terrível ter um exame clínico teria que ter
um anestesista ele tem uma sala com assistências e cardiorrespiratório onde é que vai fazer isso se a gente não consegue ter hospitais com cinco médicos de saúde da família unidades ao da família não temos que nos vais é unidade sem profissionais elementares né são necessários então a idéia principal é que os sonhos comprou equipamento que é caríssimo de uma indústria que produz equipamentos que já são duas formações que está de olho no sustendo de equipamentos e que foi você não tenha de usar esse equipamento né e se usar você vai usar seu retorno econômico todo
mundo sabe que uma um hospital que compra um aparelho de ressonância magnética ele tem que indicar ressonância magnético mil diagnóstico porque tem que pagar o equipamento foi comprado à prestação então e compra o equipamento caríssimo e depois os médicos da clínica tem que respeitar o tempo de escrever aquele exame porque o o plano vai pagar o exame então ele tem que pagar o outro lado dessa nota técnica é essa questão da dessas populações né eu acho chata mentalmente a questão à comunidade a crítica dessas populações que o estado não tem política pública de trabalho de
educação e acabam indo para uso abusivo de drogas não necessariamente com a dimensão que eles dizem que muitas das vezes é o medo que se dá o pânico que se cria nas famílias o caso exemplar por exemplo do filme mas há muitos anos o bicho de sete cabeças o pai enquanto uma bananinha de maconha com o filho e disse spiro aí a pessoa fala olha da ganda ele vai a coca-coca por kaká que ele vai coisa espero ina vai começar a matar e roubar o carro então vou fazer uma coisa antes que meu filho aconteceu
isso na verdade seu mercado de mercado dessas pessoas que não têm utilidade não vão entrar no mercado de trabalho que são mal formados que não há mercado de trabalho a moody's qualificados ou qualificado eles vão ser eles vão dar lucro as pessoas que pode utilizá los como mercadoria é tão grande parte das sugestões da comunidade terapêutica estão nesse contingente que eu chamo o capitalismo são descartáveis e ponto de trabalhadores enquanto seres humanos mas são úteis e com mercadoria para dar a mão de obra para dar recursos aos setores pelo com ele fez várias comunidades terapêuticas
com que você está vendo esse processo a partir da nota o que também parece que há um repasse maior de recursos não não investimento mínimo da rede institucional dos serviços é assim uma um forte investimento em comunidades terapêuticas uma grande estratégia de produção é de de recursos não é porque ganhou lançamento de do âmbito legislativo os ministérios da justiça da cidadania grande muitos recursos nós sabemos que muitos familiares são instados a contribuir voluntariamente e de maneira não oficial para as comunidades porque ele sabia que interna e retiram o problema da família depois dizem que não
têm condição de manter que a unidade tem que estar com crise financeira então se o familiar não ajudar uma forma de contribuir ele tem que devolver então familiar se vira vai contribuir em alguns casos eles indicam as jotas que peçam dinheiro são da própria rede deles existe uma série de esquemas além disso é o mercado que tem a ver com o mercado da fé né a grande rede de igrejas de de empresários da festa está acontecendo as igrejas hoje algumas delas são verdadeiras multinacionais eu viajo muito e você também viaja o mundo inteiro sabe tempo
essas linhas de um instante mundo afora são verdadeiras multinacionais aqui no brasil não paga imposto e 170 estão é a democracia tal como nós a conhecemos está dominada por esse interesse de compra de votos negociações entre as comunidades terapêuticas hoje é um grande esquema de captura de fiéis captura de clientela e de lavar dinheiro né então você não sabe quanto entra ali quando sai o quanto basta só isso poderia comentar sobre a interação um vão da área é sobretudo para usuários de álcool e drogas a internação voluntária ela é prevista na lei 10.216 pessoas em
que a se internar ou o familiar ou uma autoridade pode reivindicar a internação não precisa injured a ser compulsório juiz determinar compulsoriamente a sós e contra a vontade um laudo justifica então sempre achei que a internação involuntária uma forma de manutenção do modelo manicomial disse allegri 16 couve é discutindo isso e discordando de de cimento né minimamente seria necessário que a internação involuntária é fosse uma decisão tomada com profissionais de equipe e que mesmo ela sendo voluntária ela tivesse se tivesse o esforço de conhecimento por parte da pessoa que ele vai ser internado que não
tem outra solução a que é necessário ele fazia um tratamento mas acho sempre que é uma é uma forma é também de retirada do direito da pessoa sobre sua própria vida né então eu ser coerente com a minha forma de pensar eu sempre achei que as internações é não deveriam sim voluntárias quem deveria contar com voluntariedade e quando eu falo internação eu acho que a grande questão no brasil foi o que nós falamos pensamos internação pesando hospital psiquiátrico porque nós quando começamos a criar os capitais para se manter a capes um que não tinha leito
de internação que a experiência tanto italiana enquanto aqui no brasil os primeiros experiências importantes como snap santos ou à internação de crise era necessário era feita no qaboos no naps na época então não é que seja um contra a internação nesse sentido isto é em geral a internação em hospital em madri como é que é o problema é a perda da autonomia ea visibilidade é ideal que tivesse o tratamento mesmo que regime de internação mas unidade pequenas bastante um tratamento bastante individualizado com cuidado né e sempre com a ideia do protagonismo por isso os napp
sentimos enfermaria de porta aberta não temos trabalho nesse sentido não é possível fazer a idéia que se tem quando a pessoa tem crise é incapaz de de negociar é capaz de entender ela pode concordar não é verdade é que nós que aprendemos está em crise ela não tem como julgar então eu interno voluntariamente interno compulsoriamente e não procuro trabalhar com ela a tomada de decisão da necessidade de um tratamento professor favor é nós temos alguns problemas que a gente entende que são mais usos no sentido de não ter uma conexão imediata com as patologias sobretudo
com sofrimento mental nas 15 vêm diretamente por exemplo o desemprego subiu emprego nessa perda de perspectiva de futuro é como também aquele trabalho que tem uma intensidade que a pessoa um é tem que cumprir metas nela se sente sufocada como que você analisa esse processo do trabalho né é do desemprego ou do trabalho intensificado para a saúde mental é hoje uma das discussões acho que mais importante que nós fazemos nessa questão da estudo sobre patologização medicalização recentemente organizou um livro pela soberania alimentar o senhor patologização é como que a psiquiatria isso eu falava hoje está
no livro do franciela frança está no livro do livro em que outros tantos autores john grid que fazem pesquisas importantes mas né o e ter breve em vez de nelson vários autores que demonstram como a psiquiatria tem elasticidade dos seus conceitos de transtorno no sentido de abarcar mais se faz um diagnóstico nem assim a pessoa tem determinado sintoma votantes otan superior por exemplo uma mulher ficar em luto o perda do marido com mais de duas semana para 50 patológico é como se o luto pudesse ter uma data fosse universal ninguém que defendesse de cultura e
de cultura de individualidade de relações né em que evidentemente se pode ter na vida dos que mata mulheres mulheres que matou o marido pessoas estão gás a deus que eu falei você tem sofrimento enormes questão e o luto na cultura por exemplo latina é muito prolongado tem de ficar um ano de luto tom e esse luto é só simbolicamente com a bilheteria às vezes ele é no turismo é uma filha é um sofrimento a lembrança pedro então a a patologização ou estão chamando mais de patologização que medicalização muitas pessoas associavam a medicamentos uma medicina só
falando à medicalização não é o ato de prescrever medicamentos onde tornar é o problema médico exclusivamente na sé de apropriar se de um fenômeno social por uma racionalidade biomédica o discurso biomédico ou seja transformar o sofrimento de alguém na sua vida no cotidiano em algo patológico isso que é o aaa a medicalização então nesse sentido a a a história de vida né as depressões do desemprego desamparo várias situações de mau estar e desconforto tem a ver com essas experiências o o difícil você trabalhar isso com uma pessoa está sofrendo tá tá sentindo que ela tá
o que está lhe faltando que aquela busca da diferença de chegar e dizer não ser uma depressão se isso é um distúrbio neutralizou 1977 vai tomar um remédio pronto que ele o que me é tão certamente hoje está aumentando o diagnóstico de depressão mundo porque existe um alargamento do conselho de pensão é o de patologização da detenção a depressão e tristeza sofrimento mas você vai ampliando a abarcar mais situações como situações patológicas está ampliando porque está ampliando o sofrimento humano no mundo o desamparo os estados cada vez que eu estava a marcar gols - provedores
- assistencialistas as pessoas vão cada vez mais só mas entregas a sorte mais desassistidos mais desprovidas as pessoas estão mais sozinhas do mundo então daí o outro é uma ameaça à época usando na nas cidades são verdadeiras em multidões solitárias né os contatos pela internet são verdadeiros solidões conectadas um fala com outro exceto então todo esse processo vai sendo sinônimo de afastamento e sofrimento que as pessoas estão sentindo e por isso tem aumentado num suicídio tem mesmo é que é quem mais pessoas com dificuldade de recaptação da serotonina isso provavelmente é consequência né tá vendo
é um processo de perda de subjetividade de peso de identidade enquanto humanos jovem sim marcar não se sentindo muitas vezes por sentir-se com o sujeito quando a pessoa sentir a dor assim como os anjos que queria ouvir a palavra hoje humanos pois sentia douro frio né eu não quero não me sentir tão esses querem se sentir querem se ver querem ser vistos né muitas pessoas nos jogos estão aí tentando falar falar então não se são vistos então fazem várias formas de tatuagem e piercing de alta em relações como forma nós temos que perceber o quanto
o movimento social nem o que está acontecendo no mundo e tentar mudar suas relações a forma de lidar com isso obrigado professor é dentro dessa questão da medicalização nós temos malta medicalização da sociedade as pessoas usam medicamentos inclusive para irem a academia não sei se o termo correto eticamente mas substituem por exemplo da minas é que a gente poderia gerar através frutas de outros elementos né é por meio da ingestão de ter nossa assim como os estimulantes né mas também fazem uso de medicamentos a e sempre a dormir para se desligar é o que você
comentasse um pouco sobre a questão da medicalização nós temos observado é o aumento do número de farmácias nas farmácias em igrejas e precisa a gente ama e contam cada convertem em uma farmácia e acaba vendo também igrejas nem com que você vê isso na academia passou pra nosso movimento social e melhorar o projeto é uma idéia de ter um voltar a aas humanidade da bíblia mas na verdade o médico um pouco mais banano com potássio que na banana eu não ando mais porque gostoso de um bar onde implementar o policial que estudos ou estratégia de
retirar também o significado amplo sentido da vida reduzido a meras operações de o filho ter visto dias pelo também acho uma idéia de mercado no brasil e também de despolitização da vida de significação da professora a gente agradece imensamente pela sua realização e pede que você encerrar então essa entrevista deixando uma mensagem é qual mensagem você poderia deixar pra quem tá assistindo é ea gente falando dos anjos não existe vários anos da militância é de que nós não podemos abrir mão do nosso papel do nosso trabalho e continuar pensando que buscaria de resistir construir um
pensamento vídeo consumir de forma essa resistência micro político como o dia tire nosso é de não lidar com as mesmas armas do óleo continuar pequeno constante existe pessoas que são sucedidos a solidariedade se vai o amor é pai dando de forma pessoal está muito obrigada pela sua qualidade tátil igual ao nosso trabalho de socializar os eu conheço a ela toda sua experiência então a gente agradece espera é que esse vídeo possa contribuir para que outras pessoas possam pesquisar se esforçava e aprender mais sobre saúde é obrigado mesmo a possibilidade de participar obrigado [Música] 1