hoje celebramos o dia da Imaculada Conceição de Maria uma solenidade muito especial muito relevante pra nossa fé católica e convém entender os textos que a liturgia da missa nos propõe para comparar Eva a mãe de todos os viventes na ordem da natureza com Maria a mãe de todos os fiéis na ordem da graça porque o pecado entrou no mundo por um homem Adão e saiu do mundo por outro homem que é Deus Jesus Cristo segundo São Paulo aos romanos e da mesma forma o pecado entrou no mundo por uma mulher que aceitou a tentação da
serpente de desobedecer ao mandamento Divino de não comer do fruto do conhecimento do bem e do mal e o pecado saiu do mundo por uma mulher que resolveu obedecer o mandamento Divino de gerar no seu ventre o verbo eterno de Deus Jesus Cristo o núcleo da primeira leitura é o pecado original que gerou uma desavença e uma hostilidade entre o homem e Deus uma desconfiança na bondade da criação uma negação de que a nossa Natureza é boa e é limitada Nós não somos Deuses Nós não somos onipotentes oniscientes nós não somos senhores absolutos do bem
e do Mal nós não podemos criar o bem e o mal determinar o bem e o mal Nós não somos autônomos esse Dogma do pecado original que é o reconhecimento da nossa natureza degenerada decaída das nossas mais inclinações de que não fazemos o bem que queremos mas o mal que não queremos é Central na fé católica Porque Dele do pecado Depende a boa nova do salvador do Redentor vejam no evangelho de hoje na primeira leitura de hoje nós temos o que os padres antigos da Igreja chamavam de protoevangelho o primeiro evangelho a primeira boa notícia
da Redenção exatamente nessa passagem que nós lemos pori inimizade entre ti serpente e a mulher entre a tua descendência e a dela esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar nós vemos aqui uma oposição entre o pecado e o plano de deus paraa nossa salvação uma tensão uma luta dessa má notícia resulta a boa notícia que é a vitória de Deus sobre o mal sobre o pecado o que nós temos hoje em dia na modernidade é uma heresia chamada pelagianismo Pelágio foi um monge na antiguidade que negava o pecado original que dizia
que a natureza humana é essencialmente boa e que as pessoas são capazes de realizar o bem seguir a Deus sem a necessidade da Graça sem a necessidade da vida espiritual O que foi condenado pela igreja no Concílio de Éfeso de catargo no século V Porque sem Cristo nós não somos salvos e sem a Graça de Cristo nós não podemos nos salvar sozinhos nós somos pecadores nós somos fracos nós somos frágeis a nossa inteligência não percebe claramente O que é o bem se confunde com o que é o mal a nossa vontade é fraca para realizar
o bem que nós contemplamos os nossos desejos sensitivos as nossas paixões nos deixam completamente instáveis e volúveis querendo ora uma coisa ora outra nós não temos uma medida uma temperança por isso o fruto aqui parecia apetitoso aos olhos Formoso à vista bom ao apetite Exatamente porque esse apetite estava desregulado e também a a árvore era desejável para adquirir discernimento ou seja o homem quis ir além do que Deus lhe impôs como limite Maria é a nova Eva Maria é aquela que vence a serpente aquela que ideia aqui do pecado original é que todos nascemos contaminados
por este vírus e a redenção operada por Cristo preveniu Maria de toda contaminação ao passo que toda a humanidade redimida por Cristo foi redimida como reparação uma coisa é um antibiótico que cura uma doença já contraída e a estirpar é o que Cristo fez com todos nós outra coisa é uma vacina que impede a contaminação e isto ele fez com nossa senhora que recebeu uma graça toda especial e foi a primeira redimida e aquela que não conheceu o pecado foi a primeira mulher não na ordem da natureza como Eva mas na ordem da Graça e
da Redenção e ela é mãe não de todos os viventes na ordem natural do pecado original mas na ordem da graça pela fé e pela obediência e isso nós lemos no Evangelho da missa de hoje quando o Anjo Gabriel a Saúda como cheia de graça o senhor está contigo o senhor não passa algumas vezes ela é um receptáculo perfeito e pleno da Graça com graça transbordante com graça cheia cheia aqui significa graça plena não há nenhum entre aspas da sua alma e do seu corpo que não esteja recheada de graça se eu pego uma caneca
como essa e tem aqui 200 ml mas tem 10 ml sem água porque senão ela ia transbordar Então essa garrafa não está plena de água existe também ar nessa garrafa ela não tem nenhum espaço por assim dizer nessa analogia na alma dela em que não haja graça ou seja não há pecado isso porque os teólogos ensinam que a oposição entre a mulher e a Serpente é uma oposição de exclusão recíproca elas não podem ocupar o mesmo espaço o pecado não alcança Maria o pecado não ocupa Nenhum espaço na alma de Maria porque a graça nela
é plena porque os méritos do seu filho pelo papel que ela desempenha na história da salvação de ser mãe do Redentor Mãe de Deus tecos como nós nós comemoraremos logo mais no dia primeo de janeiro que é outro dia de preceito extraordinário da nossa igreja então o os dogmas Marianos são todos ligados à natureza de Cristo a pessoa de Cristo de quem ela é mãe quando ela canta o magnificat Eis Aqui a serva do senhor faça-se em mim segundo a tua palavra ela marca a obediência a servidão e isso gera felicidade Desculpa essa afirmação isqu
serva do senhor é ao anjo Gabriel e a o o canto do magnífica a sua prima Santa Isabel ela diz a minha alma glorifica exulta alegra-se no Senhor e o meu espírito exulta em Deus meu salvador porque olhou para a humilhação de sua serva por isso ela é a Cristã perfeita ela é o modelo máximo de todas as virtudes que nós vemos nas bem-aventuranças do Sermão da Montanha a humildade a pobreza de espírito a obediência ela é a mulher que venceu o mal segundo Apocalipse 12 Quando se diz exatamente que aquele conflito com a serpente
com Satanás a antiga serpente é vencido pela Muler que poupa o seu filho do ataque da serpente Então essa oposição radical Entre a Serpente primitiva e Eva é vencida por Maria agora que foi prevenida pelos méritos de Cristo para eh desempenhar a sua função de corredentora e de Medianeira de todas as graças Cristo é o único mediador entre Deus e os homens e Maria é o canal de comunicação com a humanidade de Cristo é dela a carne de Cristo é dela o semblante de Cristo as feições de Cristo o sangue de Cristo o sangue que
purificou a nossa vida que o sangue que alvejou as nossas vestes sangue do cordeiro é dela é dela por isso o Papa Pio 9 bem-aventurado Pio 9 em 1854 proclamou o Dogma da Imaculada Conceição que diz que desde o instante da sua concepção por singular graça e privilégio de Deus foi preservada imune de toda mancha do pecado original em razão do seu filho ela foi redimida por Jesus Cristo porque você poderia se perguntar então ela não precisou ser redimida se ela não pecou Claro que ela precisou só que ela foi imune imunizada de todo o
pecado Ela já foi redimida desde a sua concepção porque é Imaculada e por isso o Salmo responsorial da missa é um Salmo de alegria de regozijo cantai ao Senhor um canto novo porque ele fez prodígios o senhor fez conhecer a salvação e as nações sua justiça recordou o seu amor sempre fiel à casa de Israel ela é fiel ela é a Virgem Fiel ela é a mãe da Esperança ela gerou partejar mãe como Cristo anuncia do Alto da Cruz mulher es aí o teu filho ele o chama de mulher como a chama de mulher nas
Bodas de Caná quando João que começa o seu evangelho falando no princípio era o verbo remontando ao livro do Gênesis que é o livro da primeira leitura ele narra os sete primeiros dias de Cristo desde o seu batismo então o sétimo dia é o dia das Bodas de Caná o dia sagrado o dia santo E aí diz mulher o que temos nós com isto a minha hora ainda não chegou mas ela diz que devem fazer tudo o que ele disser e ele realiza o primeiro sinal ela antecipa o primeiro sinal Essa é a sua vocação
de ser a Medianeira de todas as graças por isso que ela é Imaculada Mas ela é mãe ela conhece os seus filhos ela sabe que falta vinho o vinho aqui tem sabor messiânico tem sabor Eucarístico o vinho é o filho é o sangue do filho de que nós precisamos e ela sabe que isso nos falta ela sabe que nós somos necessitados do vinho da Boa Nova que foi anunciada naquela oposição Inicial e a segunda leitura que tem São Paulo aos Efésios dizendo que Cristo nos escolheu antes da fundação do mundo para que sejamos santos e
irrepreensíveis sob o seu olhar no amor ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo conforme a decisão de sua vontade para o louvor da sua glória e da Graça com que ele nos cumulou no seu bem amado ora esta passagem é dita em relação a Maria foi Maria que foi predestinada antes da fundação do mundo para ser santa e irrepreensível no amor ela é o louvor da sua glória e da sua graça ela é a obra prima da criação como ela é a primogênita na ordem da Graça Como ela foi
a primeira gerada pelo seu filho porque ela é filha do seu filho como di Dante no último canto da Divina Comédia no Paraíso num paradoxo porque Jesus Cristo é o primogênito é o unigênito do pai é o primogênito de uma miriade de irmãos e ela é a primeira a graciar por Cristo por isso que o Batista é agraciado no ventre de Santa Isabel quando Jesus estava no ventre de Maria mas é Maria que porta Cristo A Isabel é Maria que leva nosso senhor a nossa vida por isso quanto mais Marianos nós formos mais cristãos nós
seremos por isso que ela é a porta do céu ela é a arca da Nova Aliança já que a nova aliança é a Eucaristia é o corpo e sangue de Cristo por isso nós não temos que ter nenhum receio de nos apaixonarmos cada vez mais e aproveitarmos cada festa cada solenidade cada memória litúrgica da bem-aventurada Virgem Maria para conhecê-la cada vez mais são Bernard Claraval dizia de Maria nunca se dirá o suficiente ela é aquela esposa cantada no Cântico dos Cânticos sem mácula aquela beleza que cativa aquela Ela Flor entre os Espinheiros ela é a
nossa mãe ela é pura ela é Imaculada tot pulcra es Maria mácula original toda pura é Maria e não há mácula original em ti ela é a nossa esperança ela é a nossa Glória do gênero humano ela é humana mas ao mesmo tempo ela foi como que divinizada ela não é Deus nós não temos latria em relação a ela nós não temos adoração em relação a ela nós temos hiperdulia nós temos uma máxima veneração porque há mais graça nela do que em todos os anjos em todos os santos ela é a obra prima da criação
ela pertence à natureza humana mas ela foi elevada e planificada com toda a graça possível e uma graça que não esgota uma graça que não interrompe que não deixa de preencher toda a alma dela porque ela é Um Vaso Perfeito ela é um receptáculo ideal Exatamente porque pariu nosso senhor Jesus Cristo viva Nossa Senhora Imaculada Conceição