[Música] Olá bom a gente já viu tudo que era importante para fazer um programa básico mas o Scratch oferece muito mais coisas para fazer coisas bem divertidas você quer conhecer um pouquinho com certeza tá então mas só que dessa vez vai ser mais bom na massa eu não vou mostrar aqui a gente não vai fazer junto eu só vou deixar vocês com vontade e aí em casa em outro momento você aproveita deixa experimentar essas coisas que a gente viu lá na aula combinado beleza Professor Então vai ali ó nos eventos tá brique muito bem você
viu que a gente só usou um né quando bandeirinha for clicado né mas tem um micado de outra coisa ali embaixo e olha só que interessante o segundo quando a tecla espaço for pressionada clica aquele J clica ali onde tá o espaço seta para cima seta para baixo todas as letrinhas com isso eu posso fazer um jogo ó quando ele apertar a seta para cima O bicho vai para cima quando ele vai pra direita ele vai pra direita né eu posso fazer eh dinâmicas de dependendo da tecla que faz alguma coisa acontece no no programa
tá então eu não preciso simplesmente ter um programa a gente fez um único programa que acontecia quando quando tem a bandeira Mas a gente pode fazer códigos que acontecem a cada tecla que você faz né então quando quando quando apertar tal coisa o o cachorrinho vai pra frente quando apertar tal coisa o cachorrinho vai sumir quando apertar tal coisa o cachorrinho vai latir ão milhares de possibilidades Tá e isso a gente pode deixar esse programa rodando sempre e ele fazendo cada coisa dependendo de cada tecla tá então a gente pode fazer um programa Bem mais
cheio de de opções tá legal e quer ver Além disso Olha o penúltimo e último ali esse daqui trans imita mensagens esse nosso primeiro construção aqui só tinha um personagem mas eu poderia ter um cachorrinho e um gatinho ou podia ter dois personagens Três Quatro lá na primeira aula a gente até mexeu com outros né então a gente pode colocar vários personagens no nosso no nosso programa tá e um personagem pode mandar uma mensagem pro outro né Por exemplo o cachorrinho né avisar o gato de alguma coisa e quando o gato receber essa mensagem no
cachorro ele anda entendi n então eu posso transmitir mensagens de um objeto para outro para que aí a gente pode ó quando esse cara andar aquele outro vai andar também quando isso aqui acontecer eu vou pedir para mudar a cor de algum personagem né num joguinho qualquer quando eh esse personagem fazer alguma coisa aquele personagem vai vai sorrir vai chorar né Sincronizar as ações isso então eu posso fazer um personagem mandando mensagem para o outro e aí um eu transmito mensagem e em cima eu tenho quando eu receber mensagem tá vendo Então a Jana Fala
Marcos Cheguei né e e eu no meu programa porque o programa que a gente fez estava dentro do do código do cachorrinho então para cada personagem que eu tiver eu vou clicar no personagem no programa do Marcos vai tá lá quando a Jana mandar mensagem tal você vai falar alguma coisa tá então conso fazer essa coisa de um conversar com o outro um controlar com o outro e ter uma interação entre os personagens Tá e isso é bastante interessante pra gente fazer coisas bem divertidas tá inclusive aí eu não vou mostrar tudo aqui né o
típico joguinho de por exemplo um bate no outro né eu posso perceber que quando um Bat no outro aí um manda mensagem pro outro fala bati e faz um barulho e faz alguma coisa tá tudo isso dá para fazer aqui com o básico do scratch só que eu só queria mostrar uma coisa mais tá vendo aquela última opção Jana Ah qual essa daqu transmita mensagem última não lá no no no menu de opções o Rosinha lá ah tá meus blocos sabe o que é isso a gente tá usando os blocos que a gente que o
srat já mandou pronto você pode fazer os seus blocos tá você pode fazer um bloco específico um movimento da Jana que não é um movimento só de andar pra frente ah toda vez eu quero que quando eu andar eu quero cinco passinho para cá e um para cima assim passinho para cá para cima você quer fazer um movimento de valsa E aí quando você pedir para el faça o movimento ele vai fazer o movimento da valsa você cria o seu objeto vai ter um outro pecinha ali que é seu que você criou Então não precisa
ficar dependente dos Comandos que já existem você pode criar muito mais tá e um exemplo muito interessante né Eh uns alunos meus estavam trabalhando para criar caixinhas né bloquinhos que quando ele fazia o movimento ele falava o movimento para que pessoas cegas conseguissem acompanhar né quando o personagem tiver andando na tela então ele não só andava um paraa frente vai fala andei e um paraa frente muito inclusivo tá então o andar era um andar novo era um andar que anda e fala tá é uma caixinha que eles estavam criando tá então aí a gente pode
aproveitar mil coisas e além disso tudo aqui o Scratch tem vários várias coisas adicionais para conectar com objetos com plaquinhas com outras coisas então dá para brincar com muitas coisas que não estão aqui tá é isso tá então acho que ferramentas se vocês têm para fazer coisas bem legais a partir de agora né Muito muito bom com certeza a galera vai conseguir usar a criatividade e fazer algumas coisas bem diferentes é isso que eu espero tá então o pessoal da Computação né Vocês podem né sair um pouco de só fazer aquela lógica e fazer algumas
coisas divertidas né o pessoal de administração Engenharia de Produção né pode pensar em simular certas coisas que vocês querem na fábrica no seu escritório usando as coisas que a gente tá falando aqui para depois pedir pro pessoal da Computação fazer uma coisa mais profissional mas primeiro vocês fazem aqui Experimenta e o pessoal da educação gente com isso daqui vocês podem transformar a aula de vocês em um Show motivador com as crianças super se divertindo mas não só criar vocês criarem mostrar nas aul como peçam para elas criarem a experiência que eu tenho é quando você
peça pede para uma criança criar Sabe aquele trabalho que você fala ah trabalho de história né E você pede ah né quem descobriu o Brasil ou quem sei lá quem né proclamou a independência né E às vezes é meio chato o trabalho a criança não gosta tal que tal pedir para ela fazer uma animação no Scratch sobre esse tema né aí ela vai buscar um personagen Zinho ela vai estudar a história porque ela quer fazer animação certinha ela vai fazer a conversa entre os personagens enfim ela vai criar um milhão de coisas interessantes ela vai
aprender se divertindo show tá com certeza vai ajudar muito a galera de casa então é isso tá então né Pessoal espero que vocês tenham gostado agradeço muito minha excelente aluna Jana aqui muito obrigada prometo melhorar como aluna ah como aluna Você foi fantástica né agora além de jornalista ela é programadora tá responsabilidade hein pelo amor de Deus Professor tô aprendendo Tá bom mas o objetivo não é transformar ninguém em programação o objetivo pensamento computacional não é isso o objetivo é usar a tecnologia a seu favor e aprender a resolver problemas eu acho que a gente
aprendeu a resolver vários problemas aqui durante essas aulas né com certeza tivemos nossos erros e principalmente acertos entendendo aqui como que a plataforma funciona e é importante você falar isso um dos conceitos mais importantes de pensamento computacional não tenha medo de errar errando que se aprende tá então a gente nunca não existe programador por melhor que seja no mundo quem faz um programa sem erro n o melhor jeito de fazer é isso que a gente fez aqui testou deu errado vocês viram que a gente às vezes fic procurando bloco é isso né Não tenha medo
de não saber né a gente vai experimentando lá os Trancos e Barrancos vai acertando até chegar num programinha desse cachorrinho que late Quantas vezes a gente quiser e vai até o abaju lá e pode ser cachorro pode ser gatinho pode ser maratonista pode ser tudo pode ser a sua mãe tá eu já vi crianças fazendo cartõezinhos de Dia das Mães fantásticos usando Scratch botou a foto da mamãe aparecia coração tocava musiquinha pode ser milhão de coisas diferentes aí é é a sua imaginação muito legal Professor Obrigada por essa aula tá bom é isso aí gente
então por hoje é só espero que vocês tenham gostado até uma próxima [Música] aula [Música] [Música] h n [Música]