Conceitos fundamentais da Sociologia do Trabalho

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Professor Ricardo Normanha
Trabalho abstrato e trabalho concreto; força de trabalho; processo de trabalho e processo de valoriz...
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o Olá pessoal tudo bem olha hoje a gente vai falar um pouco mais sobre as contribuições do Karl Marx né da sociologia do Camargo do pensamento de Karl Marx para o desenvolvimento da Sociologia do trabalho é comum amo né um canto específico dentro das Ciências Sociais dentro da Sociologia a gente viu o que a questão do trabalho para os três grandes pensadores né os três clássicos pensadores da sociologia Emile Durkheim Max Weber e Karl Marx o trabalho ele é ele tem um estátua de grande importância na análise desses pensadores e cada um observa né A
é a questão do trabalho na sociedade moderna na sociedade capitalista a partir de um prisma a partir de uma ótica diferente agora é o Karl Marx que confere centralidade para o trabalho não só na sociedade capitalista mas a centralidade do trabalho na sociedade humana então a é por conta disso né Por conta dessa dimensão é central e fundamental para a compreensão da da sociedade né a partir do trabalho né que vai fazer com que o cão Marx seja a principal referência para o desenvolvimento de uma sociologia do trabalho é claro as contribuições de ver as
contribuições do time né Eh também são importantes para o desenvolvimento sobre o trabalho mas bom dia de trabalho vai se estruturar a partir de categorias e conceitos fundamentais da obra do Marques e justamente o Marcos que vai colocar vai buscar né Essa raiz do trabalho na na humanidade né então o que o Max coloca né que que que é que é fundamental para a gente compreender todo o desdobramento da sua da sua análise da sociedade capitalista é que o trabalho está na Fundação está na estruturação está na origem da sociedade humana né então o trabalho
elaborado pelos seres humanos ele é algo diferente do trabalho realizado pelos animais como a gente vai ver aqui né e ele é o que caracteriza a humanidade né é o caracteriza o ser humano como um ser social dão que na sala e a gente vai discutir alguns conceitos fundamentais que estão presentes na obra do Max né que vão ser estruturantes para a sociologia do trabalho então todos os outros discussões que a gente vai fazer né é posteriormente de uma análise da do trabalho é uma análise sociológica do trabalho na cidade capitalista tem como pano de
fundo tem como premissa esses concertos essas categorias fundamentais claro que é São algumas e que eu vou apresentar elas de uma forma até que superficial não é dada a complexidade né dessa elaboração do Marx em relação esses conceitos mas a gente vai falar aqui é sobre enfim essa dimensão Central nessa centralidade do trabalho na sociedade humanas o que o Marx entende por trabalho concreto e trabalho abstrato o que é força e o que é processo de trabalho e qual a diferença do processo de trabalho para o processo de valorização que na sociedade capitalista é fundamental
né e a diferença entre trabalho produtivo e improdutivo e são alguns conselhos que vão ser norteadores aqui das nossas discussões posteriores né é dentro das Flores do trabalho para analisar o trabalho na sociedade capitalista certo então vamos lá vamos tentar é se você é didático dentro do possível né dentro dessa complexidade que é a obra do Mar bom Como eu disse né na Perspectiva do Março na Perspectiva marxiana como a gente disse o trabalho ele é Central E por que que ele é Central porque Marx busca uma concepção antropológica conectar buscando é quando está querendo
entender o homem não é o homem ser humano não é a sociedade humana ele vai para ir partir para uma um conhecimento ou entendimento radical do ser humano radical Em que sentido radical de raíz ele vai buscar a raiz da humanidade e ele percebe que a raiz da humanidade é a própria humanidade aí do homem é o próprio homem né é e o que está querendo dizer com isso E cria você social né a humanidade enquanto né o ser humano enquanto um ser social você que se socializa né É é criado pela própria humanidade pela
própria forma de existência da humanidade né e ele vai perceber que o que faz do ser humano um ser humano né O que faz o ser humano é um ser social e não ser outro como outro da natureza como um uma abelha como uma cobra como tartaruga como qualquer outro animal né O que distingue o ser humano dos demais animais é o fato do ser humano trabalhar e que que é e essa ideia de trabalho né O que que é essa atividade que o ser humano faz que os outros animais não fazem e por Marx
o trabalho é o intercâmbio consciente do homem com a natureza e o que isso quer dizer E é claro os animais eles também se relacionam com a natureza né de uma forma até muito mais orgânica né do que a humanidade atualmente mas o os animais eles se relacionam com a natureza eles transformam a natureza né eles agem sobre os objetos naturais né sobre aquilo que a natureza oferece de uma forma extintiva e o ser humano Age de forma consciente o tema passagem muito muito usada né do do Marcos para entender essa essa diferença entre o
trabalho do animal e o trabalho do ser humano em que livro compara né o trabalho de uma Abelha que constrói uma colmeia e o trabalho de um arquiteto né assim por melhor que seja o trabalho da abelha que constrói uma colmeia perfeita né estruturada né que não vai ser a despedaçar de qualquer forma né É E o trabalho do arquiteto porque hora que seja o trabalho do arquiteto é que o arquiteto ele consegue antecipar idealmente aqui na sua mente e o trabalho que ele quer realizar ou seja antes de construir um prédio de projetar um
prédio o arquiteto é capaz de idealizar diz esse esse esse prédio o que com abelha não funciona com os animais isso não existe não existe uma capacidade racional é consciente de idealizar o trabalho que vai ser executado então Bru Marques o trabalho humano difere da ação dos animais né nesse intercâmbio com a natureza porque o o trabalho humano ele é consciente ele pode ser idealizado ele pode ser pensado antes de ser executado enquanto os animais executam o trabalho de forma instintiva né É É um intercâmbio orgânico com a natureza e ele é esse é uma
pensado ele não é racional né o ser humano é por Excelência ou animal racional sério nesse processo de agir sobre a natureza e de transformar a natureza para satisfazer as suas necessidades o ser humano passa por um processo de dupla transformação porque ele age sobre a natureza e transforma a natureza mas quando ele transforma a natureza ele ele se transforma então o trabalho é um processo de dupla transformação transforma a natureza mas transforma também o homem o ser humano que age sobre a natureza como que a gente pode pensar nisso quando um ser humano né
eu tô pensando aqui numa numa situação hipotética é claro né mas vamos vamos tentar achar 1.0 né um marco inicial aqui para este trabalho humano o ser humano que ele precisa é quebrar um coco né É para consumir ali a água do coco e a polpa né ele ele ele primeiro que ele já transforma a natureza na medida em que ele sobe no coqueiro e tira o coqueiro ali do um pouco ali do coqueiro né Isso já é uma transformação certo quando ele olha o coco na ele tá olhando um dado da natureza não é
uma uma um objeto da natureza que tá ali colocado para ele e quando ele pensa em abrir o coco né quando ele idealiza esta ação de abrir o coco né ele tá pegando um dado na natureza e interiorizando isso na sua mente é constatando que o coco É duro né que ele não abre de forma fácil né e isso é uma um processo de interiorização então na medida em que ele observa a natureza né projetando ali o que ele precisa fazer ele já está se modificando porque ele na medida em querer sente a dureza do
pouco ele já muda a Sua percepção sobre a própria natureza né É esse mesmo homem Olha uma pedra que tá do lado do coco e a percebe que esse outro objeto da natureza que a pedra é tão ou mais dura do que o do teu cu tá certo então ele pegou um outro objeto da natureza interiorizou a imagem as características daquele objeto né e projetou idealmente aqui uma possibilidade de resolver o seu problema de satisfazer a sua necessidade eu pego a pedra passa no coco e abre o coco se a pedra foi mais dura do
que o corpo é possível que eu consigo abrir esse pouco nesse processo a uma dupla transformação Ele Está transformando a natureza que ele tirou a pedra do lugar que ele arrancou o cocô do coqueiro E por que ele conseguiu abrir o coco Está transformando a natureza mas ele transforma a si próprio Porque a partir de agora ele tem uma consciência ele tem uma um coe o cinto de que aquela pedra principalmente é mais dura que aquele coco e ela pode ser utilizada como um um instrumento para abrir um pouco a partir desse momento né é
quando esse ser humano precisar novamente abrir um pouco por esse ser humano precisar novamente é utilizar uma pedra para abrir o que ele não vai partir do zero ele vai partir de um novo nível né de consciência que ele adquiriu a partir da sua atividade de trabalho a partir da sua transformação consciente da realidade do contrato transformação consciente da natureza né é com isso é importante a gente distinguir também né o trabalho que é este intercâmbio que essa ação consciente do ser humano sobre a natureza né no sentido de transformar a natureza um Palio que
é esse intercâmbio que essa ação do Homem Sobre a Natureza com força de trabalho força de trabalho é a capacidade humana de executar um trabalho é não se confunde com o trabalho desempenhado né Não sei não não se confunde com a execução do trabalho força de trabalhar capacidade humana de executar um trabalho Isso vai ser importante porque no capitalismo a gente vai ver que o que se comercializa não é o trabalho é a força de trabalho a capacidade a possibilidade do ser humano executar um trabalho é certo toque uma primeira distinção Que importante de ser
feita para é para gente entendeu aí depois o que vou marca está falando né quando ele vai falar de exploração da força de trabalho de compra e venda da força de trabalho tá então o que o Marco está dizendo que é trabalho né no seu sentido mais mais o trabalho é ação do Homem Sobre a Natureza transformando a natureza para satisfazer as suas necessidades e neste processo ele transforma a si próprio transforma-se próprio Porque a partir do momento que ele executa uma tarefa ele executa uma ação sobre a natureza ele altera sua consciência sobre a
natureza e sobre si próprio né agora eu consigo quebrar um coco utilizando uma pedra certo esse ser humano que executou a tarefa não é idêntico aquele ser humano que existia antes de Executar a tarefa né então é uma uma questão bastante filosófica aqui né Tem tem influência de vários pensadores da filosofia introdução à filosofia pré-socrática Heráclito e Parmênides né é esse parentes é essa essa essa dimensão filosófica do trabalho né com o trabalho se você é social constituindo a humanidade né É nessa atividade consciente de transformar a natureza que o animal homem se transforma no
ser social transforma num ser é racional social né consciente se transforma em humanidade nos diferindo né dos animais é tem um texto do Windows Fashion grande parceiro né de produção ali é teórica de produto de atividade prática né de militância do Marcos tem um texto em Deus Ele vai falar juntamente do papel do trabalho na passagem do macaco Chrome é claro ele tem uma uma leitura bastante estranha da questão da evolução né das das espécies não é como se o mar e se virar do homem né hoje a gente sabe que não é bem assim
mas o que o ainda está querendo chamar atenção é isso O que diferencia o macaco do aquele macaco mais próximo do ser humano geneticamente mais próximo né O que diferencia ele de um ser humano essa capacidade de trabalhar trabalhar como né o trabalho como uma ação consciente né claro que o macaco também pode usar uma pedra ele também pode usar um instrumento para quebrar uma castanha quebrar um pouco mas só o ser humano é capaz de fazer isso de forma consciente certo e essa essa definição de trabalho né como esse intercâmbio essa transformação consciente da
natureza né pelo homem é o que o Marco chama de trabalho concreto porque ele é concreto por quê é um ser humano que realiza atividade de trabalho ele está consciente ele detém todos os mecanismos se todos os meios necessários para realizar aquela atividade de trabalho é uma atividade necessária né tomate é uma atividade que tem qualidade é uma atividade livre é uma atividade consciente ninguém tá dizendo que o ser humano faz isso faz aquilo ele para atingir né o seu objetivo de satisfazer as suas necessidades ele age sobre a natureza ele ele transforma a natureza
ele cria o que Marx chama de valor de uso que que é o valor de uso é a utilidade daquele daquele trabalho daquela daquela atividade que ele está realizando então ele tá quebrando o coco porque ele precisa consumir a água do Coco Eles já consumir a polpa do corpo Então esse trabalho essa realização deste trabalho é de uso esse trabalho concreto é uma condição permanente da humanidade a humanidade sempre precisará agir sobre a natureza para satisfazer as suas necessidades né Por mais complexa que seja a sociedade por mais é os elementos né que envolvam essa
relação do homem com a natureza para satisfazer as suas necessidades o a humanidade sempre vai precisar de alguma forma transformar a natureza para satisfazer as suas necessidades a gente não vai conseguir as nossas necessidades se não for no intercâmbio com a natureza certo com o mundo que existe certo agora o que o Marcos percebe é que esse trabalho essa condição permanente da humanidade de transformar a natureza né para satisfazer as suas necessidades vai se transformando ou melhor vai se determinando de acordo com as condições históricas e sociais de determinado momento e aí quando ele vai
observando né e a gente teve já um outro momento outra aula não é uma outra vídeo aula e que me fala dos diversos modos de produção ao longo da história né como é que é justamente essa forma como a sociedade humana se organizou para produzir aquilo que ela precisa né O Marcos vai percebendo que este trabalho esse intercâmbio do ser humano com a natureza ele vai sendo determinado por outras questões né vai sendo determinado por outras questões ou pelo uso do trabalho escravo ou pelo aliança inicialmente pelo advento da propriedade privada uso do trabalho escravo
né a divisão social do trabalho tudo isso são determinações históricas e sociais ou seja e quando a gente olha o trabalho no capitalismo hoje né vou com Marcos tava olhando lá no século 19 eles atendem o trabalho nem sempre foi assim isso é nessas condições de trabalho essas condições de existência essas essas relações de produção não é do capitalismo elas não são eternas elas não existiram sempre elas foram se modificando era elas vão sendo determinadas pelas condições de determinado momento histórico Tá certo que o Marcos vai fazer isso vai fazer esse esse Panorama histórico vendo
como que o trabalho como que a organização da produção das necessidades da humanidade vai se transformando ao longo da história para chegar na na ordem capitalista para você chegar na sociedade capitalista entender o que que é o trabalho na sociedade capitalista e aí o Marcos vai observar que na ordem capitalista E é este trabalho que é histórica e socialmente determinada né determinado pelas condições de existência da sociedade capitalista é um trabalho abstrato então ele vai diferenciar o trabalho da sociedade capitalista desse trabalho concreto desse trabalho que Funda o ser social que a gente falou agora
pouco o trabalho abstrato né porque que ele abstrato porque ele ele é alienado do indivíduo que trabalha ou seja aquele indivíduo que vai lá e transforma a natureza ele não tá fazendo uma isso é diretamente para satisfazer uma necessidade sua né então ele não vai quebrar o Goku para poder beber água ele vai quebrar o coco para colocar água do coco na garrafinha que vai ser vendida né E vai ser vendido por um valor x e uma parte desse valor vai ser paga na forma de salário então o controle do processo de trabalho EA gente
vai eu sair do trabalho daqui a pouco o controle sobre o processo de trabalho ele não não não é o melhor ou o processo de trabalho não é controlado por quem tá trabalhando da mesma forma que o resultado o produto desse trabalho também não pertence também não é controlado por quem está executando a tarefa não é é aquele indivíduo que trabalha ou seja aquele indevido que transforma a natureza que transforma os objetos da natureza para satisfazer as necessidades ele não tá fazendo para isso para satisfazer diretamente as suas necessidades ele tá fazendo isso como um
meio para sua subsistência ou seja ele faz isso em troca de um salário uma característica fundamental do capitalismo é o trabalho assalariado isso é a peça chave para compreender o capitalismo trabalho assalariado ou seja o sujeito né o trabalhador o indivíduo que trabalha né ele não tem controle sobre o processo de trabalho e nem sobre o fruto do seu trabalho ele faz isso em troca de um salário é o assalariamento no no capitalismo faz com que eu trabalho não Produza a satisfação das necessidades de maneira direta vai produzir os meios para subsistência eu não quebra
o coco para beber água do coco para comer a polpa do coco eu não produz um sapato para usar o sapato reproduz um sapato para receber um salário e quem sabe comprar um sapato que eu mesmo produzir com o meu salário beijo o assalariamento Né o trabalho assalariado ele é um meio para subsistência ele não é a satisfação das necessidades imediatas por isso que o Marcos vai dizer que esse trabalho que abstrato esse trabalho que alienado esse trabalho o que é E aí do do Trabalhador ele é desumanizante se a gente viu que o trabalho
concreto é o que humaniza o ser humano ou seja é no trabalho concreto que o ser humano se cria enquanto ser social que no capitalismo a gente tem um trabalho que é abstrato um trabalho que é alienado um trabalho quer tirado do Trabalhador o trabalho no capitalismo ele é desumanizante o Ou seja é é um trabalho que ele não é não faz com que o ser humano seja um ser humano parece-me que você viu o ser humano seja uma mercadoria capaz de trabalhar capaz de produzir valor né gente vai falar sobre o processo de valorização
já é o trabalho no capitalismo ele das humanizante porque ele não realiza o ser social ele não realiza né essa esse intercâmbio orgânico consciente do ser humano com a natureza para satisfazer as necessidades o trabalho no capitalismo produz uma relação de troca e de força de trabalho por salário por um dinheiro né isso rave rave fica né é um processo de reificação a de tudo que existe na sociedade capitalista tudo se torna uma coisa rei ficar é tornar a tudo em coisas no objeto a força de trabalho no capitalismo não é só uma capacidade de
trabalhar de executar um trabalho a força de trabalho no capitalismo é uma mercadoria que é trocada que é é que é vendida no mercado de trabalho tá certo é Então essa diferença entre trabalho abençoado trabalho concreto é muito importante para a gente entender que quando Marcos fala de trabalho no capitalismo ele tá falando de um trabalho que é é totalmente diferente daquele trabalho que cria a humanidade daquele trabalho criador do ser social por isso a crítica dele ao trabalho no capitalismo por isso que a crítica dele ao capitalismo como uma ordem capaz de desumanizar a
humanidade né Tem uma passagem do Marx nos manuscritos econômicos econômicos filosóficos que ele escreve 1844 que diz o seguinte atividade do trabalhador não é a sua auto atividade como era o trabalho concreto atividade do Trabalhador pertence a outro é a perda de si mesmo ou seja aquela atividade que deveria ser a construção da própria humanidade passa a pertencer a outro indivíduo que é o proprietário dos meios de produção né que é o empregador o dono das marcas e tudo mais no capitalismo Então a gente tem um processo de compra e venda de força de a
agenda um processo de compra e venda da capacidade dos indivíduos executarem trabalho né para que isso ocorra é necessário que eu trabalho seja livre livre em que sentido nem percebe que não é bem livre assim mas livre em contraposição ao trabalho servil ao trabalho escravo né como a gente teve problemas na idade média o trabalho servil não trabalho livre o trabalho livre no capitalismo é um é significa que o trabalhador que o individo ele está disponível para vender a sua força de trabalho ele não é propriedade de ninguém ele não é servo ele não é
escravo ele é livre ele vai lá no mercado de trabalho e oferece a sua capacidade de trabalhar a sua força de trabalho outra outra condição essencial pro capitalismo é a a oração do Trabalhador desses indivíduo capaz de trabalhar é capaz de executar uma tarefa a separação desse trabalhador dos meios de produção Ou seja eu não posso ir lá eu não tenho uma ferramenta para ir lá e costurar um sapato eu não tenho a máquina para costurar o sapato eu não tenho agulha não tenho a linha eu não tenho couro eu não tenho nada é que
que que me possibilite fazer um sapato eu tenho apenas a minha força de trabalho então quando eu marco você fazer a distinção ali de burguesia e proletariado ele vai dizer o seguinte a burguesia é a proprietária dos meios de produção das máquinas das matérias-primas do espaço da fábrica EA propriedade de tudo um trabalhador o proletariado Ele só tem a sua força de trabalho é tudo que ele tem sua força de trabalho que a sua capaz a trabalhar e a sua prole né por isso proletário é o que já prole são seus filhos porque o trabalhador
além de Executar a tarefa ele tem que ser capaz também de se reproduzir ou seja para ele manter a oferta de força de trabalho então o no capitalismo né o trabalhador ele tá separado dos meios de produção e ele só tem a sua capacidade de trabalhar a sua força de trabalho EA sua capacidade de se reproduzir enquanto força de trabalho tá certo outra outra condição para o capitalismo né além do trabalho ser livre né o seu do Trabalhador ser livre para dispor a sua força de trabalho no mercado de trabalho e o fato do Trabalhador
está separado do mês de produção é o fato de que este trabalho ou seja essa o melhor essa força de trabalho né que vai ser comprada ela vai ser a cada numa atividade que irá valorizar o capital ou seja o trabalho ele vai ser colocado trabalho produtivo ele vai ser colocado a serviço da valorização e da expansão do capital e para entender isso em você entender o que filmar que se entende por processo de trabalho e processo de valorização certo o quê que é o processo de trabalho e processo de trabalho é essa atividade né
de pegar os objetos de trabalho ou seja tudo aquilo que encontrado na natureza né o coco a pedra né é o peixe que tá no Rio né É tudo isso que tá na natureza são objetos de trabalho o processo de trabalho é ação do homem né sobre esses objetos de trabalho sobre esses objetos a natureza transformando a fim de satisfazer as suas necessidades né é uma isso aí vai chamar atenção para algumas algumas palavrinhas Chaves aqui então ele vai chamar de objeto de trabalho tudo que é encontrado na natureza bom e isso é encontrado antes
da ação humana tá que é diferente de matéria-prima Ah tá porque a matéria-prima já é o coco tirado do coqueiro o coco lá no coqueiro tem nenhum ser humano mexendo aquilo é um coqueiro que foi que nasceu naturalmente não foi plantado pelo ser humano nasceu tá ali né esse esse coco ele é objeto de trabalho a partir do momento que o ser humano vai lá sobe no coqueiro tira o coco ele passei uma matéria-prima é certo você já é produto da ação humana além do objeto de trabalho que é esse esses elementos da natureza que
estão existem independente do ser humano né O Márcio vai falar também na importância dos meios de trabalho ou seja como que o ser humano vai agir sobre aquele objeto de trabalho sobre aquele objeto da natureza é o meio de trabalho é o condutor da ação do trabalho sobre e é por exemplo quando o o homem vai lá pega uma pedra e amarra essa pedra num pedaço de madeira num galho né ele transformou objetos da natureza a pedra o galho né ele transformou isso no meio de trabalho Transformice uma ferramenta né É e esse esse martelo
ou essa esse Machado instrumento criado pelo homem né já é produto do trabalho já é produto de uma transformação nos objetos da natureza né E vai servir para transformar o outro então ele vai lá pega a pedra que tá ali na natureza pega um galho que ele acha no chão pega um pedaço de Cipó também que ele acha no chão amarra e faz um objeto faz um meio de trabalho e com aquele e-mail de trabalho com aquele instrumentos ele vai modificar outros objetos da natureza o coco caiu do coqueiro por exemplo né é o grau
de complexidade das sociedades humanas é medido pelo grau de complexidade dos meios de trabalho ou seja quanto mais complexo é quanto mais complexos são os meios de trabalho ou seja né O que o homem utiliza para modificar a natureza é né mais complexa é a sociedade e aqui é importante entender quando Marcos fala de complexidade não tá colocando aqui numa linha evolutiva ele não tá não tá dizendo que sociedades menos complexos ou inferiores Ele tá dizendo só grau de desenvolvimento Diferentes né Maior complexidade um significa melhor tá certo não significa mais moderna não significa que
não tem essa valoração aqui um médico mais desenvolvido ou menos envolvido tem a ver com juízo de valor é o que ele tá dizendo aqui quanto mais complexos são os meios de trabalho mais desenvolvida o mais complexa são as sociedades humanas Pois é hoje em dia a gente tem meios de trabalho absurdamente complexo a gente usa computador tablet celular Internet fibra ótica é ondas Olá tudo isso meio de trabalho são são são Condutores da ação né de trabalho né então são mecanismos de transformação da natureza certo é entendendo Então o que é objeto de trabalho
e o que é meio de trabalho Marx define que o processo de trabalho é o modo pelo qual o homem pelo uso dos meios de trabalho transforma né o objeto é o produto do trabalho é o trabalho objetivado né é o trabalho realizado isso gera um produto né em condições é que não sejam histórica e socialmente determinada o produto do trabalho nesse trabalho objetivado é um trabalho para satisfazer as necessidades do ser humano mas na sociedade capitalista este processo de trabalho e consequentemente o produto do trabalho está submetido a uma lógica de acumulação e de
lucro no capitalismo processo de trabalho é controlado pelo capitalista e não por quem executa o trabalho ou seja todo esse processo de trabalho essa coisa bonitinha hein tá falando do ser humano que vai lá pega o coco pega a pedra pega o galho né e transforma para para para ter para objetivar o seu trabalho a beber água de coco para comer a polpa do coco no capitalismo todo esse processo ele está controlado por um indivíduo que não executa a tarefa ele é controlado por um indivíduo que é o capitalista que paga para alguém realizar o
trabalho a força de trabalho ou seja essa capacidade humana de trabalhar se transforma no meio de trabalho e não atividade sim por isso é a diferença importante aqui entre trabalho e força de trabalho né a força de trabalho é um meio de trabalho um meio que utilizado como a ferramenta como a matéria-prima como objeto de trabalho tudo isso compõe os meios de produção né tudo isso compõe o o processo de trabalho de produção de mercadorias no capitalismo o objetivo do processo de trabalho no capitalismo os valores de troca produzir mercadorias não produzir produtos que vão
ser consumido por Quem realizou atividade mas produzir mercadorias que vão ser trocadas no mercado né o Marcos começa lá o capital dizendo que a sociedade capitalista é um amontoado de mercadorias tudo da mercadoria né porque o mercado assumir uma posição Central na sociedade capitalista tudo que é produzido vai para o mercado para ser trocado por outras mercadorias ou para ser trocado por dinheiro que também é uma mercadoria né É e isso faz com que nem um determinado momento se precisa estabelecer um valor para as mercadorias ou seja como que eu vou é tornar equivalente né
como que eu vou trocar a batata por Sapatos né né como que eu comparo essas duas coisas para saber o quanto de batata vale um par de sapato né por Marcos né o observação que ele faz aqui O que determina a equivalência entre os produtos entre as mercadorias é a quantidade de trabalho que tá ali é inserida no processo de produção daquelas duas mercadorias na qual que é o trabalho socialmente necessário para produzir o sapato e qual que é o trabalho Qual é o tempo de trabalho socialmente necessário para produzir as batatas certo o que
é importante pra gente entender o processo de valorizar o Dudu meta processo de valorização que é o processo de trabalho controlado pelo pelo capitalista né na sociedade capitalista é entender que aquilo que o processo de trabalho produziu que a mercadoria ela precisa ter valor de troca maior do que o custo necessário para produzir ou seja o cara vai produzir a água de coco né colocando ali as pessoas para trabalhar para extrair a o coco para tirar água de dentro do coco e colocar na garrafinha ele vai ele vai ele precisa trocar essa garrafinha de água
de coco por um valor superior ao que ele O que precisa para manter a produção ou seja o valor de troca precisa você é maior do que o valor de custo para a produção tá certo é Oi e aí que existe a tal da exploração do trabalho como que a gente faz como como que a gente consegue né Como que o capitalista consegue fazer com que o produto final do Processo Trabalho essa caneta por exemplo tem um valor superior ao valor que ela custa para ser produzida não é o que a gente precisa para produzir
a caneta impressora de tinta não precisa de plástico e a gente precisa de ferramentas uma máquina e precisa de um trabalhador é como que eu consigo fazer com que o valor de troca dessa dessa mercadoria seja maior do que o valor de custo para poder ter lucro um o Max diz só é possível aumentar o valor da mercadoria só é possível aumentar o valor da da dessa marca da mercadoria o valor dela só pode ser maior do que o valor do custo se em alguma algum momento da produção é algo que está sendo aplicado a
produção está produzindo mais do que custa e o que que é que no processo produtivo produz mais do que custa o trabalho humano a força de trabalho humana o Max percebe que o custo né da força de trabalho ele ele ele é menor do que a capacidade de produzir daquela força de trabalho ele tá querendo dizer o seguinte um trabalhador que produz caneta né eu recebe de cem réis por dia um super certo só que ao longo da sua jornada de trabalho ele produz r$ 200 em planetas ou seja o trabalho humano é a força
de trabalho humana aplicada naquele processo produtivo ela é capaz de produzir mais do que ela custa só assim a caneta pode ter um valor de troca maior do que o seu custo de produção Porque existe um elemento dado processo de trabalho existe um elemento do processo produtivo né da mercadoria que é capaz de produzir mais do que custa este elemento é a força de trabalho é o trabalho humano é o trabalho vivo que marque ano Ou seja é essa capacidade do do Trabalhador é executar uma tarefa além daquilo que Ele é pa e para é
para existir né o salário do da força de trabalho seja o salário do Trabalhador é o custo do Trabalhador ou seja Quanto custa manter a força de trabalho em determinada sociedade custa tanto então eu vou pagar tanto para o trabalhador mas o trabalhador vai produzir mais do que ele custa essa diferença entre o que o trabalhador produziu e o e o que recebeu que é o necessário para Ele para Ele para Ele sobreviver né a diferença entre o trabalho é pago e o trabalho excedente é o que Marx chama de mais-valia ou seja é só
existe mais-valias tiver força de trabalho humana aplicada no processo produtivo porque só existe valorização se tiver trabalho humano se tiver trabalho vivo nessa nessa nesse processo produtivo a valorização do capital só se dá por meio do uso do trabalho vivo tô chamando atenção aqui para a palavra né parece prezão trabalho vivo porque porque quando o ser humano vai lá criar uma ferramenta né aquela ferramenta ela contém trabalho o mesmo traje usado por outra pessoa outra pessoa né quando eu compro um computador para poder dar aulas é é para gravar os vídeos aqui este computador ele
está cheio de trabalho morto que quer trabalho morto é trabalho de outras pessoas que em determinado momento extraíram a matéria prima né é o traindo os objetos da natureza transformar em matéria-prima né outras pessoas que criaram os programas o software né os mecanismos ocz pessoas que montaram computador então tudo o que que tem no meu computador é trabalho morto é trabalho é passado né Aqui tem trabalho todo tudo que a gente todos os mercadorias que a gente tem pela frente no caderninho na caneta no celular no computador tem trabalho certo esse trabalho ele faz parte
também esse trabalho morto ele faz parte do processo e eu também mas é só o trabalho vivo que gera mais valia Ou seja é só o trabalho vivo que é capaz de gerar trabalho excedente e é só o trabalho vivo que valoriza o capital por isso que o processo de trabalho controlado pelo capitalista na sociedade capitalista é um processo de valorização é um processo que valoriza o próprio capital por fim para gente fazer uma distinção uma mais rapidinha é de dois conceitos importantes aqui pro Mag vamos falar de trabalho produtivo e trabalho improdutivo agora que
a gente entendeu que a força de trabalho aplicada no processo de valorização no processo de trabalho controlado pelo capitalismo gera mais valia né O Max faz uma ressalva olha oh oh oh oh Todo o trabalho produtivo ou seja todo trabalho que gera mais vale é um trabalho assalariado mas no capitalismo a gente tem um tipo de trabalho assalariado que não gera mais valia é o que ele chama de trabalho improdutivo O trabalho produtivo é o trabalho aplicado nesse processo de produção nesse processo de trabalho que é um processo de valorização do Capital né o trabalho
produtivo é o trabalho que é que gera Mais valia né que que gera este esse valor que excede a remuneração do Trabalhador mas existe uma outra muito tipo de trabalho na sociedade capitalista que é fundamental o capitalismo profissionalmente do cabelo CNI que não gera mais valia que não valoriza diretamente para o capital é por exemplo o trabalho de gerência é o trabalho de gerência ele não tá ali atuando diretamente sobre o objeto sobre a matéria prima e criando um produto ele está gerenciando ele está organizando a produção mas ele não gera Mais valia diretamente outra
outro outros um outro elemento que pode ser um trabalho improdutivo é por exemplo a educação a educação é um trabalho que é essencial ao ao capitalismo é afinal de contas é o processo de educação que forma a mão de obra que forma a força de trabalho para para entrar no processo produtivo mas a educação inicialmente né a a princípio ela não gera mais valia e ela é um serviço prestado né para a formação de força de trabalho né para para a reprodução da força de trabalho mas ela diretamente não valoriza o capital agora in determinadas
situações determinadas circunstâncias alguns poderia ser considerado um trabalho improdutivo como a educação por exemplo ela pode se tornar um trabalho produtivo se a gente pegar por exemplo as instituições privadas de ensino elas eram mais valia elas elas têm a função de formar força de trabalho mas existe ali uma relação de trabalho uma relação social dentro da da compra e venda da força de trabalho nas instituições privadas de ensino que gera valor que gera mais valor que gera mais valia Ou seja a diferença entre trabalho produtivo e produtivo não tá exatamente naquilo que é produzido naquilo
que é oferecido como um serviço mas está nas relações sociais de produção um outro exemplo que é muito muito claro para a gente entender essa diferença de trabalho produtivo e trabalho improdutivo uma empregada doméstica por exemplo que negocia diretamente com uma uma família né um um homem uma mulher né para limpar a casa daquela pessoa é essa esse trabalho da empregada doméstica é um trabalho improdutivo não tá gerando valor hoje não tá valorizando nada ele não tá ele não tá criando mais valia tá certo é um serviço prestado e entra na categoria de trabalho improdutivo
agora que ao invés de contratar diretamente uma empregada doméstica uma família o tato contratar uma empresa terceirizada que oferece serviço de trabalhadoras domésticas ali esse trabalho passa a ser um trabalho produtivo porque porque existe um terceiro elemento que é um capitalista que é um dono dos meios de produção que o dono do aplicativo ou que é o dono da empresa né da agência de trabalho doméstico que vai receber um valor por uma por um serviço que ele não executou Ou seja a limpeza da casa quem vai limpar a casa é a trabalhadora doméstica né o
trabalhador doméstico o que a família que contratou o serviço vai pagar para agência para o empresário para o capitalista para a empresa terceirizada né e uma parte desse desse valor desse serviço que foi comercializado fica com o dono da da empresa o dono do aplicativo o dono da agência Tá certo este o tipo de relação social né que se estabeleceu na troca na na compra e venda do serviço de limpeza de uma casa é diferente da relação social que estabelece diretamente entre uma família e uma empregada doméstica que vem diretamente sua força de trabalho né
no caso da agência o aplicativo ou no caso da de uma empresa terceirizada existe uma outra relação existe uma relação é de compra e venda de uma força de trabalho é controlada por um capitalista controlada por um Predador controlada por um aplicativo né quando a gente for pensando quando ele for discutir por exemplo a questão do trabalho para o aplicativo hoje né a gente vai poder entender melhor como que um trabalho que poderia ser improdutivo né Por exemplo é o trabalho de transporte individual né ou de entrega de mercadorias tá como isso se torna um
trabalho produtivo porque a na medida em que ele é controlado por uma empresa por um aplicativo né alteram-se as relações sociais de produção alteram-se as condições de compra e venda daquele serviço né altera de tal forma que ele gera valor que ele gera mais valia é um conteúdo bastante extenso é um conteúdo bastante complexo né É É e é algo que a gente poder poderia trabalhar isso é cada um desses desses conceitos que ele trabalhou hoje trabalho produtivo e improdutivo concreto abstrato processo de trabalho e processo de valorização de poderia trabalhar cada um deles numa
aula específica mas como a gente precisa dá conta de vários conteúdos na rede várias análises da sociedade capitalista contemporânea né para para dentro do nosso curso de sociologia do trabalho essa aula embora extensa ela ela é um Panorama né é uma passagem na apresentação inicial de alguns conceitos fundamentais para sociologia do trabalho Peço desculpa pela pela extensão aqui no vídeo com maior do que eu imaginava mas espero que tenha dado Conta aí de pelo menos apresentar esses conceitos fundamentais o soro dia de trabalho são conceitos que estão presentes ali na obra de Marques e também
na obra de engels certo espero que tenham gostado um grande abraço e até mais
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