Pensamento Computacional - Sons, falas e fantasias

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univesp.br Pensamento Computacional - COM100 Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) P...
Video Transcript:
[Música] olá eu tô em dívida com você né Jana Pois é você me prometeu que essa aula nós faríamos mais uma atividade diferente sim o que você pediu para mim era o quê variáveis você queria que o cachorrinho Latisse mais de uma vez L ah é verdade sim muito bem então se para ele latir mais uma vez a gente vai ter que usar variáveis Tá então vamos entrar no nosso projeto aí tá enquanto isso eu vou explicando aqui para vocês o que que é uma variável variável é um lugar onde o computador guarda uma informação
tá então a gente tem ali uma caixinha que a gente coloca alguma coisa que a gente grava alguma coisa tenho certeza que todos vocês já em alguma vez na vida já entraram em algum programa que vocês tiveram que preencher o seu nome preencher a sua idade preencher o O que que você preenche ali tá indo para uma variável deste deste programa do computador e depois essa variável acaba indo para um banco de dados e é usado para outras coisas mas a leitura é uma variável tá então sempre que um programa de computador tem alguma informação
que ele vai ler ou ele vai escrever ou ele vai fazer conta em cima ele tem que colocar essa informação numa variável Esse é o conceito de variável tá a Jana falou que queria que o cach cachorrinho Latisse mais do que uma vez mas E aí eu falei para ela que sei latir duas ou três a gente deveria perguntar pras pessoas quantas vezes ele tinha que latir certo mas para perguntar para ela se quantas vezes tem que latir a gente tem que ter uma variável certo então a gente vai primeiro lá nos variáveis e vamos
criar uma variável tá uma boa prática de programação é use o nome da variável que seja fácil de você lembrar a gente tá querendo uma variável que faça o quê latidos latidos Então a gente vai criar a variável latidos tá lá tá e se ela não tivesse criada ela já tá criada aqui né a gente já experimentou né gente se ela não tivesse criada Era só colocar ali ó criar uma variável tá se você apertar e põe o nome que você quiser aí pra variável tá e dá um ok essa então isso fica guardado um
lugar resado no seu programa do scratch para guardar um valor n a variável Então nossa é latidos essa variável que a gente vai usar muito bem mas eu preciso perguntar pras pessoas quantos latidos ela tem Ela quer o cachorro dele Certo Então vou ter que perguntar aonde você acha que fica essa pergunta ali hein eu vou ter que dar uma olhadinha aqui comos é assim que a gente aprende aí orando ainda não gravei tudo de cor ó achei aqui censures muito bem tem ali Pergunte alguma coisa né A gente vai perguntar antes dele latir porque
a gente quer que ele lata mais vezes então lá antes dele latir você vai perguntar mas não é o seu nome que você vai perguntar né você vai perguntar o que para ele quantos latidos Pode ser né quantos latidos você quer né ou quantos latidos tá bom quantos latidos perguntou muito bem aí quando você faz uma pergunta o Scratch vai abrir uma caixinha pra pessoa digitar né então quantos latidos mas é esse valor que a pessoa digitou a gente tem que colocar naquela variável que a gente criou n é Beleza então você tá vendo que
tem a resposta da pergunta ali embaixo a gente vai ter que fazer aquela variável que a gente criou Qual era o nome dela você lembra latidos a latidos receber a resposta dessa pergunta tá onde é que a gente faz uma variável receber a outra mesmo Hum será operadores Vamos lá ver no operadores se tem isso hã hum eu acho que não é aí hein será que é não é na própria variável vamos ver ah sim ó lá mude já tá até latido preenchido ali ó já até adivinha o que a gente quer perito Então logo
depois do perguntar eu vou mudar latidos para quê Pro valor da resposta tá Então você vai lá nos sensores tem a resposta tá ali ó só clicar resposta e jogar para lá então o pessoa ele vai perguntar o quantos latidos vai digitar e essa valor que foi digitado Ali vai entrar na nossa variável chamada latidos Beleza a gente consegue fazer o teste para ver como fica vamos lá vamos testar ó abriu a caixa para mim vou colocar dois uhum mas ele só lati uma vez só uma vez que será Ahã por conta das repetições a
gente perguntou quantas vezes mas a gente não não mandou o computador fazer mais do que uma vez né A gente só perguntou pra pessoa a pessoa disse quantas mas a gente pediu pro cachorrinho lá dis mais de uma vez entendi é como se a gente tivesse colocado a resposta mas não tivesse feito o pedido isso o o computador faz exatamente o que você pediu ele pediu para perguntar Quantas vezes você ele perguntou quantas vezes e guardou lá na caixinha de respostas o valor dois tá mas você não pediu para ele fazer nada com esse dois
entendi você falou que você queria que ele repetisse latidos não é isso então a gente já viu isso em alguma aula onde é aqui um controle aqui aí muito bem então vamos repetir Ah tá vamos lá depois de a gente pegar a resposta de quantidade de latidos a gente vai repetir aí baixo embaixo desse depois de mudar aí aqui aí mesmo só que vê o squirt ele Tenta adivinhar mas às vezes ele Adivinha errado né Exatamente Essa parte de baixo não tem nada a ver com a parte de cima a gente quer que ele lata
ali algumas vezes e depois ele começa a andar sim então esse repita ali não pode estar junto com o repita de baixo sen não dá tudo errado sim senão ele vai repetir o de baixo algumas vezes tá Daí o cachorro vai vai andar para outro planeta aí né Tá então a gente vai repetir mas a gente vai repetir quantas vezes Jana ah duas se gente botar duas ele vai sempre repetir duas aí por que que você perguntou para ele PR as pessoas quantas latidos queria Ah pra gente ter essa noção de quantidade dele perguntar e
ele repetir a quantidade de vezes que a pessoa digitou sim então esse número que a pessoa digitou tá onde Ah tá Ahã tá lá na variável ah el latidos Ah tá repita latidos entendi perfeito e aí executar executar vamos ver pede para ele latir duas vezes vamos ver o que vai acontecer latiu uma vez latiu duas vezes Ah agora sim funcionou então agora Paguei minha dívida com você né Jana Se eu colocar para ele latir 30 vezes ele vai latir 30 vai latir 30 vezes e olha minha experiência Se você deixar pras crian elas vão
botar sepa 50 vezes até você não aguentar mais o barulho Tá mas pelo menos mostra que elas estão muito interessadas gostei gostei achei bem legal bem dinâmico não é nada impossível eu nunca tinha aberto o Scratch ou tido conhecimento da ferramenta e eu consegui manipular tive um dificuldades tive mas eu acho que pela primeira vez tá valendo Que bom então assim o que era muito importante para a gente saber programar é saber que ele é uma sequência de Passos a gente viu lá na primeira aula saber fazer repetições Loops a gente viu na segunda aula
saber fazer condicionais os if then else a gente viu né e agora as variáveis com isso daqui se você entendeu isso bem você pode programar a vontade da fazer milhões de coisas interessantes no Scratch Tá bom eu com certeza vou e tirar um tempinho em casa para mexer mais nessa ferramenta porque eu achei bem interessante poder manipular aqui os personagens muito bom então só que eu vou fazer um convite para você pode fazer tem umas outras coisas legais no Scratch que a gente não mostrou vamos convidar todo mundo para assistir mais uma aulinha rapidinho pra
gente mostrar as outras coisas só para ficarem com curiosidade de testar em casa com certeza então tá bom então até a próxima aula [Música] [Música] w h
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