e aí o olá sejam bem-vindos mais uma vez a escola do discípulo eu sou yuri breather e esse é o panorama do novo testamento e aí gente tudo bem bom dia como estão e vamos ver aqui olha galera já chegando rodrigo maria tudo bem diego é o pessoal chegando aqui de são paulo indaiatuba são paulo 20 mara seja bem-vindo ele de mara como vocês estão que alegria está com vocês hoje igarapé mirim do pará olha aí que legal veja o pessoal do pará rio branco acre barretos são paulo campos mauro jordão de campo grande seja
bem-vindo mauro limeira são paulo muito legal a gente sejam bem-vindos está muito feliz de tá aqui mais uma vez mais um domingo para a gente estudar a palavra do senhor juntos é antes da gente começar a gente vai dar um tempo aí para o pessoal ir entrando estamos com 7181 pessoais chegando aí aproveita para deixar o seu curtir e eu ir também compartilhar compartilha aí no seu instagram compartilha nas suas redes sociais antes a gente começa a aula para que as pessoas também possam participar juntamente conosco tá bom e deixa eu curtir e também se
inscreva no canal da escola deixa eu contar um segredo para vocês nós estamos com 90 e 99 1.500 inscritos no canal então mais 500 inscritos nós vamos chegar a 100.000 inscritos para a glória exclusiva do nome do senhor jesus é para isso que nós estamos aqui para glorificá-lo e estamos muito feliz com aquilo que deus tem feito e isso passa com certeza por cada um de vocês a então vamos lá vamos se inscrevendo no canal deixando o curtir deixando o comentário bom dia olha lá vassoura rio de janeiro aqui bacana volta redonda rio de janeiro
taubaté são paulo o que joia marechal cândido rondon paraná tudo bem gente ludmila sandro soraia cleide só fala o nome das cidades que se falando seu nome das pessoas mas é muito bom eu vou a nós vamos meditar hoje nós vamos aprender hoje sobre o evangelho de joão o quarto evangelho na semana passada nós estudamos sobre os evangelhos sinóticos que são os três primeiros evangelhos de marcos e mateus marcos e lucas e eles são chamados sinóticos porque eles compartilham muito material eles tem basicamente uma mesma visão de jesus apesar de apresentar em jesus de formas
diferentes só que o evangelho de joão ele é bastante diferente dos três primeiros evangelhos ele não é considerado um evangelho sinótico ou seja não compartilha do mesmo material na mesma fonte que os outros evangelhos compartilham e ele apresenta para nós um conteúdo novo um propósito novo o tempo da redação dele nós vamos ver que está mais à frente e e o evangelho único ele é o evangelho ímpar né muitas pessoas é tanto eruditos do nosso tempo contou antigos já falaram do evangelho de joão como que ele é o único na sua redação é é a
redação mais bela do mundo o livro mais belo do mundo e na minha opinião particularmente é o meu evangelho preferido então vai ser muito bom nós estudarmos juntos aqui o evangelho de joão nessa manhã ok e aí vamos chegando pessoal tá entrando aí eliéser lá de são mateus wallace de santa bárbara eu vou passando alguns blocos né e de da nossa aula e aí depois eu vou parando para ler alguns comentários aqui e então você pode deixar suas perguntas você quiser eu vou fazer o máximo para conseguir dar atenção a todas ok vamos estudar então
o evangelho de joão eu quero que você pega então a sua bíblia você sempre que você vem para escola discípulo você deve trazer o seu caderno só bíblia e a sua apostila apostila do panorama do novo testamento está completamente disponível não é completamente gratuito é só você na descrição do vídeo clicar no link do telegram do grupo do telegram né no canal né do telegram você clica você vai receber um e-mail de confirmação e ainda você vai ser adicionado e vai receber todos os materiais que a gente tem aqui gratuitamente tá bom eu já vi
que tem gente na internet até já imprimiu em cada irmão apostila fiquei super feliz mas é isso aí vamos lá aí marcinha finalmente conseguiu pegar uma aula ao vivo vamos lá aí então abre a sua bíblia em joão evangelho de joão sem importante né algumas pessoas a às vezes não não se dão conta de que nós temos qua os livros na bíblia que carregam esse nome né nós temos o evangelho de joão que é um dos quatro evangelhos e nós temos três cartas de joão o mesmo joão escreveu o evangelho e escreveu mais três cartas
que estão lá no final do novo testamento que quando eu falo vamos abrir a bíblia em joão eu estou falando o evangélico quando alguém vai abrir a bíblia nas cartas de joão ele vai dizer vamos abrir a bíblia em primeira segunda ou terceira joão é no caso evangelho de joão é aquele que está ali no comecinho logo após o evangelho de lucas ok bom como eu disse para vocês o quarto evangelho o evangelho de joão é consideravelmente diferente dos sinóticos tanto na sua composição como o seu estilo ele tem um conteúdo rico e ele é
teu logicamente mais profundo o que tornou o evangelho de joão o evangelho mais comentado de todos os tempos o evangelho de joão é essa peça rara na nossa literatura bíblica que é muito muito comentado muito admirado e nós vamos ver o porquê o tem uma frase de um estudioso antigo chamado leite robert né eu vou ler para vocês essa frase ele diz assim o teste do tempo deu ao quarto evangelho a supremacia entre todos os livros do mundo se o evangelho de lucas é o mais bonito o evangelho de joão é supremo em sua altura
e profundidade e alcance de pensamento a imagem de cristo apresentada aqui é única e conquistou a mente eo coração da humanidade aqui em joão encontramos o coração de cristo calvino também foi um que exaltou o evangelho de joão falando da sua beleza da sua profundidade teológica e sem dúvida ele é o evangelho que tem um propósito muito declarado um propósito o disco não é à toa que muitas vezes a nós aprendemos em cursos de evangelismo que o melhor evangelho para se utilizar ao falarmos de jesus para alguém é o evangelho de joão porque por que
joão tinha este intuito não é um intuito evangelístico ao escrever o seu evangelho o propósito dele é declarado abre a sua bíblia em joão 20 versículos a 30 e 31 nós temos a declaração do próprio autor de qual é o seu propósito ao escrever seu evangelho eles assim jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos que não estão registrados neste livro mas foram escritos para que vocês creiam que jesus é o cristo o filho de deus e crendo tenha um vida em seu nome então preste atenção neste versículo estes sinais estes o
fatos miraculosos de jesus foram escritos para que vocês creiam que jesus é o cristo o objetivo final de joão é a fé é gerar fé é que as pessoas creiam que jesus é o cristo o filho de deus que jesus não é só o messias prometido o rei prometido a israel ele não é só um servo perfeito eu não é só um homem perfeito mas ele é o próprio deus encarnado é maravilhoso isso maravilhoso porque quando nós falamos de jesus hoje em dia existem muitas opiniões sobre jesus aqueles que acreditam que jesus foi um grande
mestre um grande sábio aqueles que acreditam que jesus foi um grande filósofo ou um grande mestre da bondade um exemplo de amor mas quando nós falamos da divindade de jesus algumas pessoas tendem a defletir a falar assim é eu não sei se eu chego a tanto né dizer que jesus é deus mas em qualquer outra coisa na opinião do evangelista joão não na opinião do evangelista joão quando nós entramos em contato com esses sinais miraculosos que jesus realizou nossa podemos chegar a uma conclusão e essa conclusão é a conclusão que jesus é o filho de
deus deus encarnado caminhando entre nós isso é maravilhoso né vamos seguir em frente então a quando você abre o evangelho de joão você lê ali na sua bíblia evangelho segundo joão o evangelho segundo são joão mas esse título que está no cilindro na sua bíblia ele não estava seus manuscritos originais na verdade nenhum dos evangelhos possui este título o evangelho segundo o fulano de tal esses títulos foram adicionados mais tarde então se imagine ali no segundo século pegando um o e de cara o que aparece neste documento não é autoria não é quem escreveu mas
é uma uma declaração um tanto quanto interessante nós lemos assim no princípio era aquele que é a palavra ou no princípio era o verbo eo verbo estava com deus e era deus ele o verbo estava com deus no princípio todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que existe teria sido feito nele estava a vida e esta era a luz dos homens observe aqui é assim que texto começa eu não começo dizendo quem escreveu você não tem essa informação a informação sobre quem escreveu o evangelho tijolo o perdão de joão
está lá no final do seu evangelho se você pegar lá a 21 lá no finalzinho do capítulo 21 versículo 24 nós vemos assim a perdão vamos voltar aqui no versículo 20 dias assim pedro voltou-se e viu que o discípulo a quem jesus amava os seguia este era o que se inclinaram para jesus durante a c e perguntará senhor quem irá te trair quando pedro viu quando pedro viu este discípulo a quem jesus amava perguntou senhor e quanto a ele respondeu jesus se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte o que que não
importa boa resposta de jesus né enquanto a você siga-me foi por isso que se espalhou entre os irmãos o rumor de que aquele discípulo não iria morrer mas jesus não diz que não irei morrer apenas disse se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte o que ele importa vez que o 24 este é o discípulo que dá testemunho e essas coisas e que as registro sabemos que o seu testemunho é verdadeiro olha esse preço por 24 mais uma vez este é o ver se esse é o discípulo que dá testemunho dessas coisas
e as registrou só que nós temos uma autoria declarada quem é que registrou essas coisas o discípulo a quem jesus amava é uma linguagem um tanto quanto ousada né a pessoa substituir o próprio nome por aquele discípulo a quem jesus amava com certeza joão tinha essa certeza profunda do amor de jesus por ele e nós sabemos que esse discípulo não é pedro porque pedro neste texto nós vamos aqui está em oposição né ao discípulo a quem jesus amava e conversa com jesus sobre ele mas aqui tem a primeira lição que eu quero que você anote
que você guarda no seu coração nesse domingo e olha só como que é experiência de joão com jesus foi transformador a experiência com jesus foi tão transformadora em que ele se define a não pelo seu nome mas pela sua relação com cristo oi qual é o seu nome meu nome é yuri o felipe tá aqui também nós temos os nossos nomes como aquele aquela característica fundante da nossa personalidade na verdade está em todos os nossos documentos quando nós vamos nos apresentar alguém aqui nos nós estamos nosso nome não é nós carregamos o nosso nome informa
em sua maioria de nós do momento em que nós nascemos até a nossa morte no nosso nome está imbuído muito da nossa personalidade do nossa identidade no caso de joão o a experiência com jesus foi tão forte que o nome dele já não era mais importante que era mais importante é que era amado por jesus isso diz algo tão poderoso para mim para você nessa manhã aquilo que é mais importante sobre você não é o seu nome não é o lugar onde você nasceu na sua família não é a sua condição sócio a única não
são seus talentos aquilo que uma que é mais importante a seu respeito não é a sua história o que aconteceu com você no passado o que é mais importante sobre você é o fato de que jesus o ama de que jesus a ama é isso que te define aí está a sua identidade a nossa experiência com jesus deve ser tão forte como foi a experiência de joão a ponto de todo mais se perder e a única coisa que se fique e que seja mais importante todas seja o fato de que deus me ama o meu
nome não é importante uma história não é a mais importante os meus sonhos meus paletes nada mais importante do que o fato de que jesus me ama isso deve trazer paz ao nosso coração isto é trazer alegria isso deve trazer uma total redefinição e nós somos de como as vemos o mundo nós não estamos sozinhos jesus está conosco e ele no exame joão passou por essa experiência o autor deste evangelho já não dizia mais o seu próprio nome ele dizia apenas aquele a quem jesus ano isso não é de maneira nenhuma é ele não está
se orgulhando disso não está se exaltando acima dos outros discípulos como se a jesus ama apenas a mim e aos outros não não é isso que ele está querendo dizer ele só está dizendo isso que a coisa mais importante sobre a sua identidade é o fato de que jesus o ama amém glória a deus isso é maravilhoso então nós temos essa autoria declarada em 21 24 mas até aí nós sabemos apenas te o evangelista que registrou essas coisas se define como o discípulo amado mas quem esse discipular essa expressão ela parece cinco vezes no evangelho
de joão primeira vez aparece lá em joão 13 e você pode ler comigo joão 13 23 mas vamos assim estou lendo na n v i tá bom gente não versículo 22 ou melhor versículo 21 eles estavam ali jesus com os 12 discípulos ao redor da mesa na última ceia que jesus diz assim e depois de dizer isto jesus perturbou-se em espírito declarou digo-lhes que certamente um de vocês me traíra seja discípulos olhavam uns para os outros sem saber a quem ele se referir um deles o discípulo a quem jesus amava estava reclinado ao lado dele
estava deitado em seu peito simão fez sinais para este discípulo ou seja não era simão simão estava falando com ele simão pedro fez sinais para esse discípulo como a dizer pergunte aqui ele está se referindo inclinando-se para jesus este discípulo perguntou-lhe senhor quem é que jesus respondeu aquele a quem eu der este pedaço de pão molhado no prato então olhando o pedaço de pão dele a judas iscariotes filho de simão olha só que interessante esta cena é e os discípulos estão com jesus ao lado da mesa joão está reclinado em seu peito o discípulo amado
que jesus fala assim olha um de vocês vai me trair eu não sei se jesus já continuaria dizendo tudo visto fato é que pedro ouvir isso e pergunta para joão dizendo assim joão você tem mais intimidade com jesus é como se dizendo talvez se eu perguntar ele não vai responder se eu jogar aqui na roda talvez ele não responda mas você tem mais intimidade você que tá aí pertinho de jesus pergunta para ele quem é que vai traindo e aí o joão vira para jesus assim quem é que jesus responde né revelando então que seria
a judas iscariotes o traidor mas você vê aí a primeira vez que essa expressão discípulo amado aparece ele está na última sei mas ela aparece outras vezes e vai revelar para nós quem é este reclamar tô nós sabemos que ele é um dos 12 nós sabemos que ele era um judeu um p e por quê porque nunca mais à frente na sua bíblia e quando nós chegamos ao capítulo 21 e nós vemos que discípulo jesus apareceu novamente os seus discípulos à margem do mar de tiberíades estavam juntos simão pedro tomé então qualquer um desses aqui
pode ser discípulo amado em - pedro simão pedro tomé chamado dídimo natanael de caná da galileia os filhos de zebedeu que é tiago e joão e os outros discípulos então nós temos aí um dois três quatro cinco seis discípulos pescadores né então o discípulo amado que está nesse texto é um pescador mas sabemos que ele é judeu porque ele descreve com riqueza de detalhes algumas partes da geografia daquela região ele fala de costumes judaicos de festas judaicas como alguém que conhece esses costumes ele consegue transitar neste e-mail como um judeu era inclusive é um dos
que assiste o julgamento de jesus à distância é o único dos discípulos que a ver jesus tão de perto nesse momento então nós vemos que ele era um judeu e que ele era um pescador junto com pedro e com thiago né e a deixa eu voltar aqui nos nossos slides então ele era um dos 12 ele era um dos filhos de zebedeu né nós vamos lá em joão 2012 quem eram esses filhos de zebedeu e joão irmão de tiago e eles eram chamados de filhos do trovão filhos do trovão era o apelido dele cbd eu
era o nome do pai de d joão de thiago ele era esposo de salomé e nós sabemos que a maria mãe de jesus tem uma irmã chamada salomé se esta salomé for realmente a irmã de maria mãe de jesus significa que joão o thiago eram primos de jesus então olha só que que curiosidade interessante e é possivelmente joão e tiago eram primos de jesus e eles eram chamados de boanerges que significa filhos do trovão nós vamos esse apelido lá em marcos 3 17 e o que quer dizer filhos do trovão se fosse hoje em dia
seria mais ou menos os filhos da contenda ou os filhos do barraco né é aqueles dois parece que eles não tinha uma personalidade muito amigável parece que eles eram bravos efusivos né intempestivo não sei se você conhece alguém assim a pessoa que chega e já tem facilidade para discutir uma pessoa facilidade para falar grosso parece que tiago e joão eram assim né é o que nós vemos lá em lucas 9:51 quando jesus manda que os discípulos vão pelas cidades evangelizando pregando o evangelho do reino quando eles voltam eles voltam muito felizes porque é já viram
milagres eles curaram enfermos expulsaram demônios e parece que eles voltaram um pouco assim é cheio de si e aí quando eles passam por samaria os samaritanos não aceitam a mensagem de tiago joão e ele se com bravos eles voltam para jesus e fala assim olha lá que ele samaritanos eles não receberam a nossa mensagem jesus e agora que nós estamos cheios do poder aqui nós podemos fazer qualquer coisa você quer que nós oremos e pensamos que a caia fogo do céu nessa cidade queime todo mundo e aí jesus fala assim olha vocês não entenderam nada
vocês não sabem que espírito vocês são porque na verdade eu não vim para trazer condenação em juízo mas para trazer salvação mas olha só o coração de joão e de tiago que estranho né que intolerante parece tá vamos pedir fogo do céu e vamos queimar todo mundo tem muitos cristãos hoje em dia é diga-se de passagem que são meus filhos só meio filhos do trovão são meu boanerges né querem que aqueles que não aceitaram a jesus vai todo mundo pro inferno também e oval pela internet vão para as redes sociais e xingam os outros e
fazem é coisas assim que eu acho que se pudesse falar mesmo coração daquela pessoa ele funciona vocês não sabem de que espírito vocês são porque eu não falo desse jeito mas só podemos falar a da maneira que nós vamos jesus falar nós só podemos nos comportar como nós vamos jesus se comportar né e olha que interessante aí o nosso segundo ponto de reflexão o joão era conhecido como filho do trovão filho da contenda bravo intolerante é mas no final da sua história e lá nas suas cartas ele diz assim em primeira joão 4 versículo 7
versículo 8 diz assim amados já começa assim amá-los vamos amar uns aos outros pois o amor procede de deus e todo aquele que ama é nascido de deus quem não ama não conhece a deus porque deus é amor e outro texto ele disse filhinhos isto vos escrevo para que não pequeis olha só a linguagem amorosa depois no final da sua vida joão foi conhecido como apóstolo do amor olha a diferença de joão para discípulo amado o nome não é mais importante e outra mudança agora nós vamos em joão de filho do trovão de briguento para
apóstolo do amor é isso que jesus faz quando ele entra na nossa vida quando nós temos esse encontro com jesus ele muda que nós somos ele muda o nosso jeito de falar e o nosso jeito de agir ele muda o jeito que a gente emitir as nossas opiniões o jeito que a gente trata os nossos familiares dentro de casa o jeito que a gente trata as pessoas na igreja jeito que a gente trata as pessoas no trabalho nós precisamos passar por essa transformação que passou joão de intempestivos de briguentos de cheio de justiça própria para
aqueles que são conhecidos pelo amor amém amém alguém tem alguma pergunta interessante alguma algum comentário assim com quantos minutos eu geralmente estender essa aula de 20 segundos já contar vamos lá olha aí que benção esse episódio de joão querendo queimar os povoados samaritana curioso atos registra um registro uma grande conversão entre os samaritanos e joão orou para que recebessem o espírito santo isso é verdade bem lembrado aí ricardo que joão ele volta mais tarde com pedro aos samaritanos para validar o pentecostes que o sendo ali isso acontece mais para frente verdade amém glória a deus
qual era o nome do messias no seu original já que o nosso nome é importante messias é o título messias não é o nome né machiar significa ungido o nome de jesus era jesus e isso ou uma variante do nome josué que significa deus é salvação beleza gente então vamos lá vamos prosseguir porque eu acho que a gente tá avançando já no tempo mas a se joão e da linhagem de jesus como nós falamos existe uma possibilidade sim de que joão e tiago sejam primos de jesus por conta da sua pelo seu lado materno maria
sendo irmã de salomé a então vamos prosseguir nós temos então essa autoria declarada nós podemos chegar à conclusão de que o discípulo amado é joão nós ficamos e se a joão ou se é tiago né só que nós sabemos que tiago foi martirizado muito cedo foi o primeiro marte entre os discípulos de jesus ele morreu antes da década de 60 então a na verdade mais próximo ano 45 então se tiago morreu tão cedo ele não pode estar escrevendo este evangelho que a mais tarde dinho então só sobra joão então a história da igreja também aponta
esse pro nós nós temos irineu ele foi discípulo de policarpo de esmirna e porecatu desmina foi discípulo do apóstolo joão irineu diz para nós que policarpo afirmou categoricamente que joão escreveu este evangélico existem algumas disputas algumas pessoas dizem assim como é que um um pescador jovem com maria joão podia escrever com tanta riqueza né com todos os conceitos filosóficos é verdade não era aquele adolescente joão que estava escrevendo o evangelho a gente encontra caminhada com jesus mas quando escreveu o seu evangelho ele já era um senhor já era idoso que ele teve a vida toda
para aprender para refletir nessas coisas que ele traz para nós então a eusébio também eusébio de cesareia um importante autor do novo testamento fala sobre essa redação joanina então nós temos essas evidências do texto e nós temos o testemunho da igreja primitiva de que joão é o seu autor a qual é a data e o local da composição apesar dos debates parece razoável a data entre 80 e 100 tá o ano 100 depois de cristo onde nós temos o último o evangelho nos últimos documentos a serem escritos no novo testamento ele escreveu provavelmente em essas
o que era onde ele morava inclusive ele foi um dos líderes da igreja em éfeso e foi era lá que a mãe de jesus morava também ele levou a mãe de jesus para fc e ele cuidou dela até a sua oi e ele escreveu provavelmente depois do apocalipse depois do seu exílio regressando do seu exílio de patmos ele escreve se o evangelho ali em éfeso tal que gente essas questões como eu já falei para vocês as questões de data local de escrita elas variam um pouco a gente colocou em 20 anos né de diferença mas
é o mais provável é a uma data posterior tá uma data entre 95 e 100 por quê que nós usamos isso nós temos aí não sei se tá aparecendo tá aparecendo aí o o a cópia esse essa cópia zinho aqui esse pedaço de fragmento é o papiro the john rayland é a cópia mais antiga que nós temos do evangelho de joão e essa cópia data do ano mais ou menos entre 120 e 130 depois de cristo tá lá no museu britânico e foi encontrado em alexandria no egito então pense comigo se nós temos um texto
que já foi copiado várias vezes o que chegou até alexandre mas note que ele foi escrito em grego com letras iniciais ou seja letras maiúsculas isso mostra que é um texto antigo porque foi muito posteriormente que o grego começou a usar na escrita as letras minúsculas esse texto todo em maiúsculo então ele é um texto antigo que já estava sendo copiado já havia chegado no egito no ano de 130 então nós podemos dizer que a autoria ela é bastante anterior a essa a essa data beleza gente tô rindo muito rápido ou não oi tá tudo
tranquilo tá tranquilo aí o felipe é que vale daqui e vamos lá que qual que é o propósito nós já falamos disso mostrar jesus como cristo e levar a fé é isso que joão quer fazer ele também quer fortalecer a fé dos cristãos perseguidos porque pense que em 95 vamos pegar essa data aí da escrita de joão 95 já havia perseguições e imperiais muito fortes aos cristãos cristãos estavam sendo perseguidos por toda a parte não era só para os judeus mas agora já pelo império então a nós temos uma geração de cristãos nascendo aí e
vivendo gente que nasceu por exemplo no anos 70 se você falasse humano 70 como ela quando joão escreveu o seu evangelho já tinha 30 anos de idade só que funcionou nos 70 não viu jesus não viu os milagres possivelmente não conheceu a maioria dos apóstolos esta pessoa recebeu a fé como um testemunho dos seus pais mas não vimos primeiros acontecimentos então é natural que os cristãos dessa segunda terceira geração que receberam a fé eles podiam pensar assim puxa vida a gente está sendo perseguido e morto em todos os lugares é tão difícil essa fé cristã
mas quem é esse jesus quem foi esse jesus ele era apenas o messias prometido ao povo de israel mas poxa vida vários desses cristãos nem judeus eram mas eram eram a gentil se converteram vale a pena ou da minha vida por causa de um messias judeu e vale a pena eu daria minha vida por um homem que simplesmente é foi um exemplo de ética não enjoam escreve então para dizer para esse inscrições vão vocês não estão sofrendo vocês não estão carregando um nome de um homem qualquer jesus é deus encarnado entre nós e ele também
combate algumas heresias dos seus escritos algumas que estavam se formando como o gnosticismo e não se forma realmente mais à frente nós podemos falar de um próton gnosticismo mas havia um docetismo que era uma das heresias que afirmava que jesus parecia um homem de carne e osso mas na verdade ele era tão espiritual que ele era tipo um fantasminha né se você tentasse pegar jesus amao atravessava sim porque ele era apenas a aparência né de de um ser humano e joão fala não não ele era realmente deus encarnado nós pegamos nem nós encostamos né era
uma heresia sobre a natureza de jesus vamos lá a e são as características principais deste evangelho de joão o primeiro lugar a simplicidade da linguagem é apesar dele fazer afirmações filosóficas muito importantes principalmente na abertura do seu primeiro capítulo nós podemos perceber que a linguagem que joão usa é uma linguagem um tanto quanto simples ele dá montar ênfase na natureza divina de jesus ao invés dos ensinos heréticos apenas né então nós temos a natureza de jesus sendo afirmada como divina ao invés só das suas pregações o joão dá muita ênfase também nos diálogos pessoais de
jesus é juntar as conversas íntimas que só realmente um discípulo próximo aquele que deitava no peito de jesus conseguiria conhecer não é então realmente não era só discípulo distante era um discípulo próximo e daí fazer nos diálogos nós temos por exemplo em joão o diálogo com a mulher samaritana esse diálogo não aparece nos outros evangelhos nós temos também o diálogo a os diálogos em jerusalém muito importante não aparece a maioria dos outros evangélicos temos o diálogo com a mulher adúltera e aí alguma curiosidade também todos te relato da mulher adúltera que nós se conhecemos né
aquele que não tem pecado atire a primeira pedra ele só aparece em joão e na verdade ele aparece nas cópias mais antigas de joão nas cópias é posteriores mas cópias mais antigas esse texto não aparece se você é um conto aí que a igreja primitiva contava sobre jesus e foi adicionado o evangelho de joão talvez na sua bíblia você veja esse relato entre colchetes e significa que não consta as cópias mais antigas né então nós temos o diálogo de jesus com nicodemos o capítulo 3 não aparece também e nenhum dos outros evangelhos outra característica é
a paternidade espiritual de deus por mais de 30 vezes jesus se refere à deus como seu pai então é um evangélico está bastante em fazendo a paternidade de jesus é um evangelho que fala dos últimos dias de jesus foi evangelho de joão engraçados tem 21 capítulos no capítulo 13 é joão já começa a descrever a última semana então nós tamos aí vários capítulos narrando só como forma os últimos dias as últimas horas da vida de jesus ea sua ressurreição então interessante você me dá muita ênfase nos últimos dias de g e enquanto os outros evangelistas
só contam é de quando jesus entrou em jerusalém para morrer zona o joão se de longa bastante nessa época e ele fala dos diálogos fala da ceia não é falar da prisão do julgamento e também é fala bastante sobre o espírito santo capítulo 14 no capítulo 16 jesus fala sobre o consolador sobre o parácleto esse interessante também os primeiros evangelistas não deram tanta ênfase na ação no ministério do espírito santo por que isso era algo teologicamente novo para eles eles estavam vivendo a espírito santo naqueles dias eles não tinham muito tempo para refletir o para
pensar no que era o espírito santo mas joão escrevendo mais por fim do século já tinha isso um pouco mais claro na sua mente e escreve então essa ensino de jesus sobre o espírito santo que ele é quem convence do pecado da justiça e do juízo a n é que conduza toda verdade ele aqui nos faz lembrar de todas as coisas que jesus ensinou ele é o consolador aquele que caminha ao nosso lado e aquele que não está mais conosco mas está em nós e então como eu falei o evangelho dos diálogos nós vamos nicodemos
a mulher de samaria judeus na festa de tabernáculo ea mulher adúltera no capítulo 8 é esse texto um pouco mais duvidoso que nós temos é temos a parábola do bom pastor esse diálogo do bom pastor no capítulo 10 é para mim um dos meus servos vocês preferidos quando jesus diz eu sou o bom pastor não é o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas a ele dá essas instruções privadas aos discípulos palavras de consolo e a oração intercessora intercessória né nos capítulos 14 a 17 só joão fala disso oi e o encontro com os
discípulos no mar da galileia no capítulo 21 ah ah joão não faz como os outros discípulos por exemplo como marcos que registra muitas curas registra muitos exorcismos marcos dá muita ênfase nos milagres de jesus mas joão é conhecido como o evangelho dos sete sinais joão só relata 7 milagres de jesus ele diz para nós nos últimos no último capítulo do seu livro eles assim jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais que se fossem todos registrados eles não caberiam em um livro do mundo está obviamente exagerando mas ele falou estes sinais este sete
sinais foram registrados para que vocês creme que jesus é o filho de deus então a maneira como joão coloca à disposição desses sinais é uma maneira apologético uma maneira é evangelística não é preste atenção o joão não quer ser cronológico e o evangelho - cronológico evangelho de joão na verdade aqueles que buscam o jesus histórico realmente não tem joão como uma fonte tão importante porque parece que ele conta uma coisa que aconteceu antes depois inverte ele não está preocupado com a cronologia ele quer que você crer que jesus é o cristo então ele conta este
sete sinais as bodas de caná que a transubstanciação né lá no casamento a cura do filho de um funcionário cura do paralítico multiplicação dos pães a multiplicação dos pães é um milagre que aparece nos outros evangelhos ele caminhando sobre as águas logo depois da primeira multiplicação a cura do cego de nascença aqui é um milagre messiânico de jesus é um milagre que o antigo testamento disse que o messias faria ea ressurreição de lázaro obviamente a ressurreição dele mesmo não está listado aqui como um dos milagres mas também é o que nós temos também de uma
maneira muito legal o testemunho de algumas pessoas é a cerca de jesus pense joão quer que você tem um encontro com jesus filho de deus deus encarnado então o que que ele relata ele relata pessoas que se encontraram com jesus e tiveram esta conclusão pessoas que se encontraram com jesus conversaram com ele e chegaram à conclusão de que este é o filho de deus e ele então coloca sete declarações ao longo dos evangélico muito importante para nós a primeira declaração está no capítulo de abertura joão batista olha para jesus no versículo 34 e diz este
é o filho de deus este é o cordeiro de deus que tira o pecado do mundo essa é a primeira declaração sobre jesus a segunda declaração é de andré ele diz achamos o messias o natanael diz tu és o filho de deus tu és o rei de israel pedro no capítulo 6 69 disse tu és o santo de deus marta quando jesus ressuscita o seu irmão ela disse tu és o cristo o filho de deus olha que declarações poderosas dessas pessoas é mas a grande declaração é para mim que fecha este sete testemunhos é a
declaração de tomé no capítulo 20 versículo 28 thomé como nós falamos já em outras aulas aqui ela aquele que tinha dificuldade para crer era aquele que diante da ressurreição tinha dúvidas em jesus diz para ele pode tocar aqui nas minhas feridas pode ver apalpar qual a corrida que põe a mão do meu lado oi e aí diante disso thomé cai de joelhos e diz senhor meu e deus meu então não é só o messias ele não é só ungido prometido do senhor ele não era apenas um homem perfeito e não era apenas um grande mestre
o tomé ah mas essa declaração para fechar o evangelho de joão senhor meu e deus meu e aí ele usa uma expressão que era usada no antigo testamento apenas para se referir a deus o senhor meu e deus meu essa declaração da divindade de jesus é esse título que só foi aplicado a deus pai no antigo testamento agora também aplica justus que lindo e joão diz para nós jesus é o cristo o filho de deus é esse o evangelho de joão é o evangelho sobre o verbo para fechar nossa aula eu já daqui a pouquinho
vou ler algumas perguntas agora antes do fechamento e aí e assim eu vou eu vou esperar um pouquinho né porque por causa do delei mas pode mandar algumas perguntas aqui e eu vou que já caminhando para o encerramento olha lá a será que é um pastor hoje tem que dar a sua vida pelas suas ovelhas interessante a sua pergunta é essa e essa exigência ela é uma exigência que algumas ovelhas colocam-no sobre os seus pastores humanos né é mas temos que lembrar que jesus aplica esse a si próprio na verdade nós pastores temos que dar
a vida pelos nossos ovelhas mas temos que nos lembrar que nós não somos os pastores últimos da vida das pessoas o último passo pastor derradeiro das pessoas é o próprio cristo e ele já fez isso ele já deu a sua vida em resgate das suas ovelhas mas obviamente a vida de jesus é um exemplo para todos nós que somos pastores que somos livres a o evangelista parece conhecer bem a geografia de jerusalém exatamente falamos disso como um demonstrativo de que ele era um judeu e conhecia aquela região ah ah ah o joão andou com jesus
desde a mocidade viveu jesus e respirou jesus jesus deixou a sua mãe sobre cuidar de joão joão era o discípulo amado era diferenciado observador inteligente é de cristo interessante comentário muito muito bom poderia falar sobre uma coisa porque para maria cristo disse para ela não tocar nele pois ele ainda não tinha ido ao pai depois falou que thomé poderia tocar por favor responde aí a interessante a sua pergunta é temos que olhar o idioma original né o grego em que joão escreveu alguns dizem que jesus disse para não tocar como se jesus ainda não tivesse
um corpo glorificado a outros dizem que a melhor tradução seria maria não me detenhas maria que pensava que jesus havia morrido de repente ver jesus ressurreto e eu imagino que ela devia se sentir igual a gente agora em tempo de coronavírus quando a gente se e te abraçar e não pode que jesus diz olha nome de tem eu não posso ficar aqui muito com você não me abraça tá bom me solta tá bom já deu eu preciso ir é diga para os meus irmãos que a gente vai se encontrar mais agora não é o momento
da gente gastar muito tempo aqui talvez essa seja a fazer ali de jesus a g1 e muitas perguntas sobre o pastor dá a vida pelas resolvê-las joão no entanto não foi morto e sim morreu de velha exemplo muita misericórdia por devoção a cristo eu acho que com certeza esse joão foi o único discípulo que não foi mais utilizado ele foi exilado na ilha de patmos e lá ele escreveu o apocalipse e voltou e morreu de causas naturais eu eu não diria que talvez né é que este foi uma recompensa pela sua devoção a cristo porque
os outros apóstolos também foram muito de voltas e morreram martirizados eu acho que a a nossa recompensa é encontrarmos a cristo no fim da vida independente da maneira que nós morremos é e quem era o discípulo que era conhecido pelo sumo sacerdote em joão 18:15 excelente pergunta provavelmente joão tinha s trânsito é entre pessoas da alta classe religiosa de jerusalém isso mostra que talvez joão tiago filho de zebedeu não fossem esses pescadores só há pobres da periferia mas que talvez eles tinham até alguma força empresário se tivesse em trânsito entre pessoas conhecidas em jerusalém né
pessoas com um pouco mais de dinheiro aí o evangelho foi escrito depois do apocalipse sim de acordo com a tradição sim é verdade que joão foi jogado no óleo fervente a tradição diz que sim mas não sabemos não temos como afirmar isso mas a tradição conta que ele foi jogado em um caldeirão de óleo fervente e não morreu e depois disso foi exilado é alguns desses pontos contém e é evidências de lendas na evidências lendárias nós não podemos afirmar isso com a com certeza né com propriedade mas é uma história interessante sobre bom vamos caminhando
por final da nossa aula é eu pedi para você abrir no capítulo 1 depois eu fui capítulo 21 e não voltei mais um capítulo no capítulo 1 de joão ele inicia dizendo que joão que jesus era a palavra ou no princípio era a palavra princípio era o verbo e o que quer dizer isso você quiser mais detalhes tem um vídeo no canal da escola que você pode assistir depois e o título é jesus era deus você pode colocar lá e eu explico um pouquinho melhor sobre isso mas quando o joão usa essa palavra a palavra
o verbo no princípio era o verbo ele faz isso para fazer uma ponte de contato com as as duas principais audiências os judeus e os gregos para o judeu essa palavra verbo ou a palavra é muito importante eles tinham no talmud nos dar alguns antigos os documentos judaicos a palavra membra que significava essa palavra decorada de deus a palavra de deus é a sua auto-expressão a sua auto comunicação e não está alguns nos talmudes muitas vezes o nome de deus essa é substituído pelo nome palavra de deus tão palavra de deus e deus nesses textos
parecem ser a mesma coisa e os gregos usavam essa palavra logos para se referir a ordem do mundo como mais ou menos nós usamos a palavra lógica se não tem lógica né a lógica fundamenta toda a racionalidade a lógica fundamento da matemática e ciências e tudo e a palavra verbo a palavra logos ela seria mais ou menos semelhante a palavra lógica por aquelas e os gregos acreditavam que o logos sustentam era uma força pessoal o logos era a sustentação de todo o universo por que que você pode olhar pela janela e você vê alguma ordem
na natureza não é porque que o mundo não é uma bagunça porque a uma organização essa organização é o logos logos está em todas as coisas os históricos os filósofos que vieram depois de heráclito e tal eles falavam que os órgãos era anima mundi a alma do mundo então ele era a sustentação a energia vital em todos os objetos em todas as coisas era estrutura organizacional das estrelas de todo o universo era a base da racionalidade a base da vida que legal jesus pega o joão pega essa palavra logos e disse este logos essa força
vital de todas as pontas a organização de todo o universo a base da racionalidade era deus e ele se encarnou e esteja entre nós nós o apalpamos nós o vimos ele que a energia vital de tudo a sustentação de todo o universo caminham entre nós que isso é maravilhoso esse é o testemunho de joão da acerca de jesus por isso que joão não fala do nascimento de jesus ele os outros evangelhos já circulavam nessa época joão muito bem pode ter olhado dito eu não vou falar mais uma vez do nascimento de jesus outros dois evangelistas
já falar não vou mais repetir o sermão do monte isso já tá registrado eu vou registrar aquilo que ainda não foi falado por jesus pelos outros evangelistas e aí ele traz a sua visão tão linda sobre jesus jesus é o véu a jesus é o filho de deus o próprio deus encarnado caminhando entre nós amém gente glória a deus vamos dar aqui uma olhada nos comentários nós já estamos caminhando para o final da nossa aula e fico muito feliz em ministrar essa aula eu amo evangelho de joão aí ele toca muito profundo a mim e
espero que também tenha tocado muito profundo o seu coração também a iago marques perguntou e o tiago o livro tiago fiquem escreveu seu livro provavelmente não o tiago que escreve o livro é thiago ou menor conhecido como tiago o menor o irmão de jesus não é o irmão de joão tinha dois thiagos seguindo jesus não era irmão de jesus o teu irmão de igual o irmão de joão foi martirizado pela igreja era conhecido como é o maior e o tiago menor foi quem escreveu o livro ok joão foi o bispo da igreja paulina em essas
o ricardo arcanjo faz perguntas muito interessantes sim eu creio que sim havia um outro joão em éfeso é conhecido como presbítero joão e alguns até debatem autoria de joão se foi o apóstolo joão escreveu o presbítero joão e que apocalipse teria escrito pelo presbitero joão ó é mais a razões basicamente grandes para nós queremos que não que joão foi um dos presbíteros a linha éfeso é que pode ter havido um outro joão possivelmente que viveu também naquela época com o mesmo nome mas os documentos cristãos originais ou o oficiais tenham sido escritos pelo apóstolo joão
ok é eu amei gente joão referisse a gênesis 1 a interessante joão faz uma releitura de gênesis 1 agora dando foco em jesus parece que ele tá do mesmo jeito que gênesis começa com a expressão em princípio né o bereshith em hebraico e joão começa no princípio agora parece que joão está rede escrevendo a criação mas agora joão começa a falar sobre a segunda criação a segunda criação de acordo com o segundo adão que é cristo então se gênesis fala que a primeira criação e do primeiro nascimento joão fala do segundo nascimento se gênesis falam
do primeiro adão joão fala do segundo adão se gênesis fala como o pecado entrou no mundo joão fala sobre o cordeiro que tira o pecado do mundo então se tem um paralelo interessante aí e a e amém têm outras perguntas interessantíssimos vamos tentar responder todas aí a com passar do tempo não hoje agora não dá quanto tempo de aula já deu a meu pátio paz e muito mas foi maravilhoso eu prometo que a partir dessas aulas a gente vai tentar manter as aulas um pouquinho mais curtas e aí a gente vai também dando mais atenção
os comentários tá bom gente eu quero abençoar você em nome de jesus nesse domingo em nome de jesus que você possa talvez voltar esse conteúdo assistir de novo faz anotação imprimir apostila se inscreve no canal quero saber se todo mundo as quase 300 pessoas que estão nos assistindo nesse momento já estão inscritos no canal se você não está inscrito no canal se inscreva e tem outros vídeos para você assistir você pode acompanhar o panorama desde o começo é deixa o seu curtir aí aperto o curtir aperte o sininho para você receber as ah tá e
lembrando que a gente tem também aulas ao vivo toda quarta-feira o felipe está conduzindo um estudo mais thrall em romanos né foi romanos capítulo 3 e vai ser muito bom essa próxima semana vamos entrar pelo quarto né e e aí você também pode acompanhar outros estudos que estão no canal amém precisa ser mais curta não obrigado beijos como elogio amém amém está escrito assim tchau para a glória de deus para comemorar os 100 inscritos faça uma aula sobre a manifestação de deus em outras culturas ao longo da história está anotado a sua sugestão temos um
amigo o andré raio que escreveu os outros da bíblia né ele vai estar no nosso próximo episódio do documentário sobre o estado do cristianismo e ele é craque nesse assunto aí quando que vai entrar aoa e sem ser nossa segunda-feira a sem ser nessa segunda amanhã na outra segunda quarto episódio do documentário sobre a história do cristianismo está sensacional sobre a reforma protestante se não pode perder amém gente deus abençoe vocês fiquem na graça e fiquem na paz deixa eu orar para finalizar deus obrigado obrigado pela tua palavra obrigado porque o senhor revelou as escrituras
a nós e o senhor falou a nossa linguagem não só falou a nossa linguagem e se manifestou em carne em cristo jesus para que todo aquele que cresce no senhor não perecesse mas tivesse a vida eterna obrigado a deus pelo testemunho de joão obrigado por essa aula pelas verdades que aprendemos queremos a deus que ser aplique-as nosso coração que o senhor nós também possamos olhar para nós mesmos como os discípulos amados do senhor e nós possamos ter a nossa identidade trocada e o nosso comportamento também trocado assim como foi com o apóstolo joão e também
a dos que possamos ter essa experiência com o cristo vivo com o cristo ressurreto como teve thomé e que possamos cair aos seus pés jesus dizendo o senhor ao nosso deus é o senhor das nossas vidas nós nos rendemos ao senhor toda glória toda honra todo poder toda majestade todo domínio sejam dadas ao cordeiro santo jesus cristo em nome de jesus amém amém deus abençoe até a próxima