todas as vezes que eu falo da formação do Novo Testamento eu recebo uma série de comentários de católico Romanos dizendo que eu não posso usar a Bíblia para criticar o catolicismo porque foi a Igreja Católica que me deu uma Bíblia Essa é a visão padrão do mundo da apologética católico-romana é a ideia de que a Bíblia foi dada a todos pela igreja católica Jimmy aen por exemplo um dos mais famosos apologetas do catolicismo romano escreveu um livro chamado a bíblia é um livro Católico onde ele diz todos os cristãos têm uma dívida enorme com a
Igreja Católica Pois foi por meio dela que a Bíblia foi dada ao mundo tem dois erros fundamentais desse argumento O primeiro é que não existia Igreja Católica Apostólica Romana no período do cristianismo primitivo Isso é uma declaração de fé dos católicos não é algo que eles conseguem provar de fato você pode provar algo diferente quando você olha para as doutrinas e pro modo como o cristianismo se configurava no mundo primitivo era bem diferente do catolicismo romano moderno parte da fé católica é acreditar que o catolicismo romano começou com a declaração de Jesus Mateus 16 de
que ele edificara a sua igreja quando na verdade Jesus Funda a sua igreja sim lei Mas a Igreja Católica só começa a se desenvolver como Igreja Católica muito posteriormente O problema é que o termo católico era usado para se referir à igreja o que significava Universal era a igreja católica a igreja universalmente reunida de onde os católicos Romanos tentam fazer parecer que o catolicismo com suas instituições e doutrinas como desenvolvida hoje existia exatamente do mesmo jeito no período primitivo essa é uma falácia que eu chamo de romanismo retroativo é querer projetar no cristianismo dos primeiros
séculos uma visão da Igreja Católica como instituição atual em toda e qualquer referência à Igreja Universal que é encontrada nos primeiros escritos mas eu preciso de um outro vídeo só para lidar com esse ponto Esse vídeo é sobre o segundo erro é o erro de dizer que a igreja nos deu a Bíblia Essa é justamente a falácia que eu quero responder no vídeo de hoje segundo os apologistas do catolicismo romano o maior Ponto Fraco dos Protestantes No que diz respeito à Bíblia é que não existe nada na Bíblia que valide a própria Bíblia e que
por isso os protestantes precisam de autoridade externa a Bíblia para validar a Bíblia essa autoridade seria a Igreja Católica logo o solo escritura a ideia de basear sua fé unicamente na escritura não faria sentido mas será mesmo fica com a gente que nós vamos conversar sobre como o Canon define o próprio Canon sim o vídeo de hoje é sobre como a Bíblia define a própria [Música] Bíblia nós gravamos recentemente um vídeo falando sobre quando o Canon foi fechado nesse vídeo nós chegamos à conclusão de que o cânon do Novo Testamento foi fechado no fim do
século io quando o último texto canônico foi escrito é um dado academicamente reconhecido que no fim do segundo século os quatro Evangelhos as epístolas Paulinas primeira Pedro e Primeira João já eram amplamente usados pelas igrejas e possuiam autoridade como palavra de Deus em quase todo lugar foi o Bibi warfield um dos maiores teólogos protestantes da história que argumentou que o cânon do Novo Testamento foi concluído quando o último livro autoritativo foi enviado para qualquer que fosse a igreja específica pelos Apóstolos isso a gente sabe foi quando João escreveu Apocalipse por volta de 98 depois de
Cristo Agora se a igreja Igreja de Éfeso que era a destinatária do livro do apocalipse tinha ou não um cânon completo Quando recebeu o Apocalipse isso ia depender se havia alguma outra epístola como por exemplo epístola de Judas que ainda não havia chegado a ela com alguma prova autenticadora de sua apostolicidade o arfi de argumenta que claro a gente tem certeza a gente sabe disso que todo o cano não foi universalmente recebido por todas as igrejas até um pouco mais tarde a igreja Latina do segundo e terceiro século não sabia bem o que fazer com
epístola aos hebreus por exemplo As igrejas sírias não tinham um bom relacionamento com parte das epístolas católicas e com livro da Apocalipse por alguns séculos mas desde os tempos de Irineu a igreja de forma geral tinha todo o cânon como nós possuímos agora e embora uma parte da igreja possa ainda não ter ficado satisfeita com a apostolicidade de certo livro de algumas cartas e embora algumas dúvidas possam ter surgido depois em parte da igreja quanto à apostolicidade de certos livros Como por exemplo o livro do apocalipse ainda assim em nenhum caso foi mais do que
uma respeitável minoria da igreja que foi lenta em receber ou que veio depois a duvidar das credenciais de qualquer um dos livros que antes constitui e que hoje ainda constituem o cânon do novo testamento que é aceito pela igreja de forma geral agora claro existe um problema e é um problema que a gente tem que resolver você pode concordar que o Canon foi fechado no século ieo como a gente argumentou naquele vídeo Mas como e quando esse cânon se tornou unânime entre todas as igrejas a resposta católico Romana padrão é que esse cânon só passou
a existir de fato no século I quando a Igreja Católica definiu o cânon e para citar novamente os apologetas católicos deu a Bíblia pra igreja essa resposta tem alguns problemas O primeiro é confundir a construção da unanimidade do Canon com a própria formação e criação do Canon o Canon já existia e era quase um consenso já no fim do primeiro século Esse é o dado que eu citei naquele vídeo passado mas em segundo lugar há o erro em acreditar que houve uma decisão oficial e autoritativa que resolveu algum tipo de bagunça prévia acerca do cano
quando na verdade tudo o que aconteceu no século I foi um registro daquilo que já era natural comum e amplamente aceito nas igrejas cristãs do mundo primitivo agora de longe o maior problema da resposta católico Romana é acreditar que a unanimidade canônica que foi alcançada no século I significa que eles criaram a Bíblia como você vai encontrar desses livros e vídeos de apologética católica tanto em português como em inglês aqui no YouTube ou que se não houvesse Igreja Católica nós não teríamos uma Bíblia de fato como a Bíblia foi criada a partir de documentos que
foram inscritos para as igrejas de cada localidade se não houvesse uma igreja não haveria texto Sagrado porque esses Tex não seriam escritos mas precisava existir especificamente uma igreja católico-romana para que houvesse uma Bíblia obviamente não porque nós teríamos a Bíblia de qualquer modo fosse uma igreja católica Romana uma igreja protestante podia ser uma igreja huguenot podia ser qualquer juntamento de crentes ali você não precisa de uma igreja católica Romana para ter uma Bíblia você só precisa dos destinatários daquelas cartas que eram as igrejas que existiam de modo local ainda no mundo primitivo sem uma autoridade
Central que ditasse todas as coisas como eles fazem parecer que existia nós teríamos a Bíblia de qualquer modo e um cano fechado e definido de De qualquer modo não é uma decisão da igreja o Canon é um dado da realidade o Canon é uma decisão de Deus Deus nos entregou o Canon Deus nos deu a Bíblia a igreja apenas recebeu o Canon se impõe por si mesmo de verdade se nós perdêssemos todos os documentos e dados históricos que existem do século io até o século XX nós ainda poderemos encontrar o cânon do novo testamento sem
muita dificuldade Nós não precisamos de decisões do século para encontrar unanimidade no Canon os dados necessários para isso já existiam no fim do século ieo O Que Eu Vou defender nesse vídeo é justamente a tese de que o Canon é auto autenticado ou seja ele não precisa de nada externo a ele para ser definido o Canon existe por si mesmo porque há nele tudo que é preciso para que ele seja reconhecido o próprio Canon define o Canon quando a gente diz isso tem um pessoal que começa a ficar irritado Então você tá me dizendo que
existe uma lista de livros do novo testamento nas páginas do novo testamento porque é isso que o pessoal faz parecer quando a gente fala que o cânon é auto autenticado ou que a gente crê em sola escritura ou que a gente não precisa da igreja católica para nos dar a Bíblia é como se a gente estivesse argumentando que havia um livro bíblico com a lista dos livros bíblicos e se não for assim não tem como a Bíblia definir a própria Bíblia o que no fim das contas seria até mesmo inoc não funcionaria ter uma lista
de livros bíblicos dentro da própria Bíblia porque você precisaria de algo para validar esse próprio livro O que faz com que o Novo Testamento defina o próprio Novo Testamento não é que existe uma lista de livros canônicos dentro do próprio Novo Testamento O que é que faria esse livro ser canônico então o argumento católico continuaria do mesmo jeito não faria nenhuma diferença esse tipo de artifício esse tipo de recurso o que os católicos pedem pra gente para provar o sol escriptura é algo que eles não aceitariam como prova do Sol escriptura porque eles diriam que
a que que valida Então esse livro aí não é não é esse o caminho o que faz com que o Novo Testamento defina o próprio novo testamento é que o Novo Testamento já deixa Claro em vários dos seus livros que ele estava sendo escrito e quais seriam as características desses documentos que estavam sendo escritos quando Jesus vive no seu ministério terreno e prega ele deixa Claro no Evangelho de João que os seus Apóstolos receberiam do Espírito Santo novas revelações sobre a sua doutrina esse Cristo Escolheu os seus Apóstolos e baseado em sua própria autoridade os
deu poder e os comissionou para serem o fundamento da igreja por sua morte e ressurreição Jesus prova que ele era realmente enviado por Deus e tendo uma autoridade própria Auto autentic cável Jesus Escolhe os seus Apóstolos o que é que autentica a autoridade dos Apóstolos é que Cristo Jesus quando por meio de sua morte e ressurreição escolhe aqueles 12 homens e diz que eles continuariam a mensagem da Revelação esses Apóstolos escolhidos pelo próprio Cristo como continuadores da sua Revelação e autenticados por esse Cristo que é o próprio Deus o fundamento de toda autoridade então continuam
o seu ministério escrevendo textos que veja eles próprios diziam que vinham de Jesus eles dizem que esses textos deveriam ser recebidos como palavra de Cristo e eles próprios chamam esses textos de escritura muita gente não consegue entender quando a gente fala do novo testamento As pessoas dizem Ah mas quando Paulo fala da escritura ele tá falando unicamente do Antigo Testamento quando Pedro fala da escritura ele tá falando unicamente do Antigo Testamento mas o próprio Pedro chama os escritos de Paulo de escritura o próprio Paulo ordena que suas cartas sejam recebidas na igreja e lidas na
igreja do mesmo jeito que a escritura do Antigo Testamento era lida no culto comunitário as cartas eram distribuídas entre as igrejas como se fazia com os rolos da Lei ele mesmo disse que o Seu ensino deveria ser recebido como palavra do próprio senhor eles dis disseram para as igrejas que eles deveriam tratar os seus escritos do mesmo modo como tratavam a revelação do antigo testamento ou seja eles sabiam que estavam escrevendo o texto da Nova Aliança os apóstolos sabiam que estavam escrevendo um novo testamento se essa é uma ideia totalmente nova para vocês se você
ouve isso e parece uma coisa muito estranha Provavelmente você não tá muito alinhado com boa parte do Consenso acadêmico do ambiente protestante hoje então se você não conhece você nunca ouviu falar dessa história Dê um passo para trás e antes de deixar seu comentário raivoso você tem que conhecer aquilo que parece novo para você um livro que vai te ajudar nessa tese se chama a heresia da ortodoxia você tem ele em português você pode ter essa tese apresentada de forma muito profunda ali bem Ampla argumentos acadêmicos muito sérios Ou se você quiser uma coisa mais
palatável você pode ver o nosso vídeo sobre esse assunto a gente tem um vídeo inteiro só defendendo essa tese aqui é um resumo de alguns segundos de algo que lá Eu tratei por vários minutos então é só aí no nosso vídeo para você entender melhor esse argumento quando terminar esse vídeo aqui você pode ir lá se você quiser conhecer melhor as bases bíblicas e todo o argumento que estabelece esse ponto o que a gente vai tratar como pressuposto aqui é que os apóstolos sabiam que estavam escrevendo o texto da Nova Aliança Além disso o próprio
texto bíblico vai dizer dizer que o fundamento da igreja é a revelação apostólica o que deixa claro que o fundamento doutrinário da Nova Aliança seria os textos desses Apóstolos é o que nós lemos no texto famosíssimo de Efésios 2:20 quando Paulo diz que nós a igreja somos edificado sobre o fundamento dos Apóstolos e profetas sendo ele mesmo Cristo Jesus a Pedra Angular Ou seja a Bíblia diz qual seria o fundamento doutrinário da igreja seria a doutrina ensinada pelo Apóstolos revelação da Nova Aliança e pelos profetas revelação da antiga aliança tendo Cristo como o fundamento do
ensino deles esses Apóstolos que sabiam que estavam escrevendo o Novo Testamento mostraram em seus escritos que suas doutrinas seri o fundamento de toda a igreja o que é isso senão a Bíblia definindo a própria Bíblia é o texto apostólico definindo que o texto apostólico seria o fundamento da igreja raciocínio circular você acusa não não autoridade fundamental é o raciocínio circular Se eu tentar usar algum autoridade que não é final para validar a si mesma mas quando a autoridade da escritura é validada pelo próprio Cristo e esse Cristo é o Deus vivo você não vai olhar
na face do Deus vivo quando você vê-lo no último dia vai perguntar mas o que é que valida a sua autoridade o que valida a autoridade de Deus é Deus é um raciocínio circular não é o fundamento do poder e da Glória do criador de toda a existência aquele que tem a sua autoridade Auto autenticada diz o que me prova Sou eu mesmo você não vai chegar diante dos olhos como chama de fogo no último dia e perguntar o que é que valida sua autoridade Senhor porque a autoridade dele emana dele ele próprio esse Deus
cuja autoridade emana de si Deu toda a autoridade para Cristo Jesus a autoridade desse Cristo Jesus validada pela sua morte e ressurreição deu aos Apóstolos a missão de trazer o fundamento da igreja e esses Apóstolos escreveram as cartas os textos os livros que fundamentam a igreja e esses Apóstolos entregaram isso pra igreja dizendo recebam isso tratem como escritura O que é que valida então a autoridade da escritura não é a igreja o que valida a autoridade da escritura é a escritura como voz do próprio Deus porque quem valida e autentica a escritura é Cristo pelo
seu poder próprio pela sua autoridade própria razão circular uma ova você está diante do Deus vivo ele ele é a razão circular no fim das contas Então quando você chega no fundamento da autoridade final de todas as coisas você chegou no Fim da Linha ele valida a si próprio a gente vai explicar isso um pouco melhor daqui a pouco no vídeo Mas é por isso que a gente acredita que a gente tem a Bíblia definindo a própria Bíblia de novo Vá ver o nosso vídeo sobre sol escritura e expectativa canônica vai te ajudar a entender
um pouco mais disso e aliás eu indico se você é novo no canal chegou aqui há pouco tempo vá conferir toda a nossa playlist que conta com todos os vídeos sobre formação e preservação da Bíblia se você não não viu nenhum desses vídeos Veja pelo menos três deles porque eles montam a história de um argumento que a gente tá construindo aqui o vídeo sobre cano do Antigo Testamento onde eu respondo se Lutero tirou livros da Bíblia sobre como é que a gente sabe qual é o cano da antiga alança Qual o cano do Antigo Testamento
se a gente segue os deutero canônicos ou não Bíblia católica Bíblia evangélica vai ver esse vídeo em seguida vê o nosso vídeo sobre solo escritura e expectativa canônica que fala sobre a expectativa de um texto da Nova Aliança então o nosso vídeo de duas semanas atrás onde a gente fala sobre quando o Canon do Novo Testamento foi fechado esse vídeo é o quarto que encaixa esse argumento até a gente chegar noso próximo vídeo que vai ser sobre formação do Canon do do novo testamento é uma boa jornada mas assuntos importantes cobram uma jornada importante bom
então o que que a gente tem até aqui a gente tem até aqui Jesus dizendo que os seus Apóstolos trariam as bases doutrinárias da igreja os apóstolos deixando claro que estão escrevendo novas escrituras Um Novo Testamento que seria tratado como se fosse revelação de Cristo e fundamento da igreja isso restringe as bases textuais dessa Nova Aliança aos textos que provêem do corpo apostólico e que estavam sendo recebidos pelas igrejas o que mostra o cânon definindo o próprio cânon o que para nós refuta completamente a ideia de que nós precisávamos de uma autoridade externa para validar
a própria Bíblia imagina a seguinte analogia para te ajudar a entender o que eu tô dizendo aqui imagina que Jesus casou e teve filhos É um cenário absurdo mas só uma analogia Jesus casou e teve aí uns 15 filhos pro mundo antigo isso não é nenhum número Improvável esses filhos nascem e crescem com algumas características divinas entra aí na minha na minha na minha fantasia aqui eles pregam a mensagem do Evangelho instruem a igreja no Caminho da Fé nunca cometem pecados os filhos Nunca discordam entre si enfim são pequenos reflexos do próprio Deus na Terra
depois que Jesus morre esses filhos começam a ir de igreja em igreja para ensinar a vontade de Deus ao seu povo as igrejas os recebem os ouvem como pregadores infalíveis do verdadeiro Cristo como reflexos do próprio Deus no mundo mas algumas igrejas não chegaram a receber todos os filhos em seus cultos são 15 filhos Eles se espalham por aí nem todos conseguiram ir em todas as igrejas mas a maioria das igrejas conseguiu receber pelo menos uns uns 10 filhos uns 13 filhos a maioria das igrejas recebeu quase todos embora algumas recebessem um pouco menos com
o tempo no entanto algo começa a acontecer algumas igrejas recebem um um outro que se dizia parte do corpo de filhos de Jesus até pareciam filhos de Jesus ensinavam a mesma doutrina mas não eram realmente filhos dele além disso em outros lugares alguns grupos radicais começaram a dizer que Jesus teve só dois filhos Jesus não teve mais que três filhos e que os outros filhos tinham que ser rejeitados as igrejas então começam a discutir sobre isso esse aqui é filho mesmo esse aqui não é filho não até que no fim do século 4 eles montam
uma lista oficial dos filhos de Jesus constando o nome de todos os que eram conhecidos pelas comunidades e rejeitando todos aqueles que não eram ligados a Cristo me responda quando o grupo dos filhos de Jesus foi criado quando esse corpo de filhos de Cristo foi de fato dado à igreja foi quando Eles nasceram foi quando eles cresceram e desenvolveram o seu ministério ali entre a igreja ou foi quando a lista com seus nomes foi formada e escrita num papel fica um tanto óbvio que por mais que a lista posterior seja realmente importante para uma consolidação
pública e formal de quem eram esses filhos de Jesus eles na verdade existiam como um corpo de mensageiros Independente de qualquer lista essa lista não conferiu qualquer autoridade especial a esses filhos e mais seria muito absurdo dizer a igreja foi quem criou os filhos de Jesus ou a igreja Quem deu esses filhos de Jesus para o mundo ou foi a igreja quem formou os filhos de Jesus agora saindo dessa analogia troca filhos pelos textos que foram inspirados por Jesus como palavra de Deus para o fundamento da Igreja Jesus inspirou os textos dos seus Apóstolos e
daqueles ligados aos Apóstolos essa comunidade de escritos existia estava circulando nas igrejas existiam nesses escritos dentro deles próprios todas as características da inspiração com o tempo alguns escritos que não eram inspirados acabaram circulando também entre algumas igrejas como se fossem inspirados e alguns escritos inspirados não chegaram em todas as igrejas com o tempo as igrejas foram chegando em um consenso sobre Quais eram de fato os livros apostólicos até chegar em uma lista unânime do século I Mas me diga isso significa que a igreja nos deu a Bíblia é certamente mais apropriado dizer que Jesus nos
deu a Bíblia que a igreja apenas a recebeu é isso que nós chamamos de cânon auto autentic cável quem melhor desenvolveu isso foi um teólogo chamado Michael Krueger em um livro que você já me viu citar várias vezes aqui nesse canal chamado Canon revisited É talvez o to the force sobre formação do Canon que a gente tem aí no mundo meu livro favorito sobre o assunto infelizmente a gente não tem ele ainda disponível em português então daqui em diante tudo que eu vou dizer nesse vídeo aqui é um resumo do Capítulo 3 do livro do
Krueger sobre a auto autenticação do Canon Eu recomendo muito a leitura do livro inteiro se você tiver interesse em um argumento maior mas se você é daqueles que vê o filme para não ler o livro então bora comigo que a gente vai discutir isso agora quando nós falamos da autoridade da Revelação tanto católicos como protestantes precisam de uma autoridade Auto autentic cável em algum lugar Alguém deixou um comentário no nosso vídeo da semana passada sobre inerrância bíblica dizendo que é uma falácia usar a Bíblia para provar a Bíblia eu entendo seria se nós não estivéssemos
falando da autoridade final e última da existência Quando Moisés chegou diante de Deus e perguntou Ah mas eu vou em nome de quem Jeová disse Diga que o eu sou te enviou Moisés não perguntou mas esse eu sou é validado por quem chega uma hora que você contra a fonte e a origem última de toda a autoridade uma vez que nós estamos falando de Deus e de metafísica você não pode aplicar as mesmas regras do que você aplicaria a um líder civil ou humano ou algum tipo de papel que você pega aí na rua você
vai usar o que muitos cham de lógica circular quando você chega naquele que é origem da existência católicos e evangélicos fazem uso de autoridades auto autenticis em algum momento você sabe que isso é um recurso filosófico muito comum né se você olhar para Kant e pensar no pensamento apriorístico o que é uma ideia a priori ou então o que é uma ideia axiomática são ideias autoevidentes são percepções que não podem ser provadas por nada além delas próprias é um recurso comum na filosofia é um recurso inescapável quando você fala de Deus porque nós estamos falando
de uma fonte e de uma origem absoluta de toda autoridade então como eu eu tô eu tô dando muito exemplo e ilustração nesse vídeo para tentar clarificar e deixar mais fácil ideias que parecem às vezes muito complexas e um pouco filosóficas Então deixa eu ir de novo para uma ilustração pensa nos debates sobre a origem do universo os cristãos argumentam que tudo que existe tem uma causa é o famoso argumento cosmológico nada existe do nada então tem um algo que existe aqui algo causou isso e o que causou isso também foi causado por alguma outra
coisa e você vai olhando paraas causas de cada coisa até voltar o qu ao início do universo quando você chega no início do universo você precisa chegar a algo que seja infinito não causado que seja o causador de tudo para nós cristãos Esse princípio primeiro e eterno não causado é Deus os ateus antes argumentavam que essa causa primeira e eterna era o próprio universo o universo não foi causado por ninguém o universo essa causa Primeira porque ele sempre existiu mas com a descoberta do fato de que o universo tem um início algo além do próprio
universo então precisa ser essa causa primeira e desde a teoria do Big Bang que é uma teoria que um Padre católico certo foi o responsável por formar os ateus acabaram em malos Lençóis porque até hoje não consegue argumentar Qual é essa causa primeira de todas as coisas eles vão argumentar que o universo existia já todo condensado em um tipo de existência pré Big Bang antes do tempo e antes do espaço onde toda a energia e matéria estava concentrada e que isso existia desde sempre desde antes do tempo o que é o que é uma fé
muito bonita eles só não conseguem explicar como é que essa energia essa força impessoal e eterna passou a formar o universo Mas isso também é tema para outro vídeo o que eu quero dizer é que no fim das contas quando você volta o bastante sempre vai ter um esse sempre existiu por si mesmo e não foi causado então quando o ateu tenta responder o nosso argumento de que ah não olha o mundo Olha a complexidade do universo Alguém tem que ter criado isso dizendo então que foi que criou Deus como se fosse um argumento de
verdade eles estão agindo como alunos do pré-escolar porque você precisa chegar a uma causa não causada de toda a existência Ele chegam a um a uma existência condensada que se descondensam no Deus vivo que existe desde sempre ambos possuem algo não criado a diferença que o nosso faz sentido Desculpa aí você que que é descrente que é ateu que sei lá tá levando patada de graça aí o que eu quero dizer é que no fim nós sabemos que precisa existir algo não causado e Eterno De onde veio tudo eu tô tentando montar essa analogia para
dizer que a mesma coisa se dá quando nós falamos da autoridade da revelação quando falamos sobre a Autoridade Divina nós sempre vamos acabar voltando para o próprio Deus e a sua testificação de si mesmo que é um exemplo disso quando Deus apareceu para Abraão em Gênesis fazendo a promessa da sua ali criança Deus jurou e jurou por alguém por quem Deus jurou Você lembra geralmente você jura por alguma coisa que é mais importante do que você mesmo pessoal diz eu juro pela minha mãe e coisas assim mas quando Deus vai jurar ele não tem ninguém
maior do que ele próprio por quem jurar Então olha ele Jura por si próprio isso está dito em Hebreus 6 Versículo 13 onde nós lemos pois quando Deus fez a promessa a Abraão visto que não tinha ninguém superior por quem jurar jurou por si mesmo Olha só Deus se revela e o que Deus usa para balizar a autoridade da palavra revelada nada além de si próprio Isso é uma autoridade Auto autenticada Deus não evocou outra autoridade ou outro povo ou um outro grupo que ele reconheceu Deus não disse olha ali aquele grupo de sacerdotes que
reconhece a minha palavra como verdadeira que esta porção específica do que eu tô falando é verdade não nada disso ele não precisa de nada disso porque ele valida a si mesmo ou seja qual é a base externa a Deus que nós usamos para validar Deus nenhuma ela não existe não existe nada externo a Deus que precise existir para validar Deus porque ele Jura por si mesmo e nós podemos ver o mesmo com relação à escritura pois ela define a si mesmo se apresenta e como voz de Deus é instrumento da própria compreensão do que é
a escritura Então o que é um cânon auto autenticado é a ideia de que o cânon bíblico é definido pelo próprio cânon bíblico Não por termos na Bíblia uma lista formal de quais são os livros canônicos mas porque existem características intrínsecas a esses documentos que fazem com que eles sejam diferentes de qualquer outros documentos e recebidos como Revelação por aqueles que possuem o espírito de Deus em seus corações o Michael Krueger vai argumentar que a auto autenticação do Canon se refere à maneira como o próprio Canon fornece a direção e a orientação que são necessárias
sobre como ele deve ser autenticado em Essência dizer que o Canon é auto autenticado é simplesmente reconhecer que não se pode autenticar o Canon sem apelar para o Canon ele define os termos de sua própria validação e investigação um Canon Auto autenticado não é apenas um cânon que afirma até a autoridade nem é simplesmente um cânon que contém evidência interna de uma autoridade mas sim um cânon que orienta e determina como essa autoridade deve ser recebida e reconhecida nós temos a tendência de acreditar que nós não temos justificativas para sustentar uma crença a menos que
ela possa ser autenticada com base em outras crenças e é daí que muitos vão acreditar na doutrina católico-romana de que você precisa da autoridade da Igreja para validar o cânon da escritura mas essa abordagem ignora a natureza única do cânon o cânon como Palavra de Deus não é apenas verdadeiro mas é ele próprio critério da Verdade é uma autoridade final mas como sabemos que uma autoridade é de fato autoridade final Se tentarmos validar uma autoridade final apelando para alguma outra autoridade então a gente acaba de mostrar que ela realmente não é autoridade final assim para
que as autoridades finais sejam autoridades finais elas devem ser o padrão para sua própria autenticação dizer que é a igreja quem define o cânon é como dizer que é a igreja quem define o que é a palavra de Deus o que é a igreja quem define a autoridade do Senhor mas a autoridade de Cristo está nas características que são intrínsecas ao próprio Deus isso se revela no texto que ele inspirou por isso que para os católicos Romanos a igreja tem que ter um peso de Revelação pelo menos idêntico da escritura para que a igreja possa
definir a escritura a igreja precisa ter a mesma autoridade da escritura e você vai encontrar isso dentro do ambiente católico romano com esse tripé de autoridade onde escritura tradição e magistério no fim das contas tem o mesmo peso de autoridade e de Revelação você precisa de uma igreja que seja tão poderosa quanto a palavra de Deus para que a igreja tenha autoridade para definir a palavra de Deus mas Ora se não é a escritura que forma a igreja mas se é igreja quem forma a escritura a gente tem um problema porque aí a igreja tem
uma autoridade maior do que a escritura como a igreja poderá dar para o mundo uma Bíblia se a igreja é menor ou igual à Bíblia ela deveria ser superior à Bíblia para fazer isso o que faz com que o grupo católico a Igreja Católica como instituição seja Vista com autoridade muito superior até a própria revelação da palavra de Deus e então o catolicismo vai olhar pra igreja de forma extremamente elevada e segundo alguns críticos até mesmo idólatra características que são entregues à igreja no catolicismo são características que colocam a igreja às vezes acima até da
própria revelação de Deus os católicos certamente vão argumentar que na verdade a igreja é derivada da revelação de Deus derivada da autoridade de Deus que existe uma retroalimentação das três coisas mas me parece muito estranho poder colocar na mão da igreja o poder de definir o cânon o poder de dar a Bíblia para o povo e a igreja ainda assim ser sujeita a Bíblia ou no mínimo emp pé de igualdade com a Bíblia infelizmente muitos acreditam que a bíblia precisa de uma autoridade externa que lhe valide Mas se a Bíblia é a palavra do próprio
Deus e o Deus que Jura por si mesmo entregou a sua palavra como a gente pode olhar para essa revelação do Deus e esperar que ela só seja aceita por meio da validação de algum outro grupo Você acredita que quando encontrar Deus Face a Face você vai dizer pera eu preciso que a igreja reconheça a sua autoridade a partir da autoridade dela como representante suhor na terra Claro que não E por que que isso parece tão absurdo porque sabemos que ao encontrarmos a Deus diretamente a autoridade dele se impõe diretamente a você porque ele é
Deus e é dele que toda a autoridade deriva a mesma coisa acontece quando encontramos a palavra de Deus em sua revelação quando você encontra a voz de Deus falando o que é que você espere que valide a voz de Deus nada senão a própria essência do que é a voz de Deus sendo assim quando Deus nos dá sua voz na escritura essa voz é reconhecível simplesmente pelo que ela é não precisamos de nada externo a escritura para validá-la para legitimar aquela voz só precisamos ouvir se ouvimos Deus falando pelo texto já temos aquilo que consegue
validá-lo porque reconhecemos a voz do próprio Deus isso é bíblico tá Jesus disse que as ovelhas reconhecem a voz do seu pastor em João Capítulo 10 você vai ler Jesus dizendo as minhas ovelhas ouvem a minha voz e elas me seguem Esse é um texto pequeno mas poderoso minhas ovelhas ouvem minha voz e elas me seguem quando somos ovelhas de Jesus nós temos uma capacidade dada pelo espírito de forma sobrenatural de reconhecer onde está a voz de Deus e então seguir essa voz se a voz de Jesus é dada a nós principalmente por meio da
escritura nós então por sermos ovelhas podemos ouvir onde é que Deus está falando conosco podemos ouvir que textos são escritura e quais não são a declaração de Jesus de que minhas ovelhas ouvem minha voz e elas me seguirão não é evidência da autoridade da decisão da ovelha de seguir mas é evidência da autoridade e eficácia da Voz do Pastor Afinal o ato de ouvir é por definição derivado e não constitutivo não é sobre a grandeza da autoridade da ovelha para definir qual é a voz e qual não é A Voz do Pastor na verdade sobre
a eficácia da voz sobre como essa voz é inconfundível e por isso a ovelha não pode não ouvir assim quando o cânon é entendido como voz de Deus como algo Auto autenticado é claro que a igreja não escolheu o Canon mas o Canon em certo sentido escolheu a si mesmo porque o Canon é Deus falando e foi Deus quem definiu como se daria a sua voz se nós somos ovelhas a voz desse pastor pode ser ouvida e nós vamos ouvi-la nada externo precisa validar essa voz como eu disse anteriormente essa é uma ideia que é
comum até mesmo no mundo da filosofia secular pensa no mundo da razão o mundo pós iluminismo diz que tudo deve ser explicado racionalmente mas se eu te pedir para provar Por que a razão é boa e que as coisas têm que ser Racionais você só vai conseguir me argumentar nesse sentido usando a razão Isso é uma lógica circular segundo os críticos do cristianismo porque você precisa usar a razão para provar que a razão é uma coisa boa lógica circular logo não devemos usar a razão é isso claro que não o fato é que pro racionalista
razão é a autoridade Auto autenticada é uma ideia axiomática é uma ideia autoevidente é uma ideia apriorística é uma ideia que possui em si o fundamento dela mesma essas ideias a priori possuem a autoridade em si mesma uma vez que elas não são ideias que nós podemos provar a partir de outras coisas mas apenas por meio da própria ideia em si uma vez que a escritura é a palavra de Deus ela tem autoridade uma vez que ela é o próprio Deus falando existe uma autoridade intrínseca ali quando você encontra e vê a Deus o que
você espera que o valide nada ele ele próprio se valida quando falamos de uma autoridade final então falamos de algo tão fundamental em si mesmo que chega a parecer um raciocínio circular tem uma percepção muito legal de um artigo que eu gosto muito de um cara chamado William arston Talvez um dos mais importantes epistemólogos e filósofos da religião do século XX ele argumenta Nesse artigo vai muito apendo se lei se você tiver interesse nesses debates mais profundos sobre Bíblia que se nós quisermos saber se Deus abaliza a Bíblia como fonte de crenças religiosas fundamentais não
há qualquer outro meio para saber disso senão pelo que sabemos sobre Deus sua natureza seus propósitos seus planos e sua as ações e onde vamos buscar esse conhecimento sobre Deus a única fonte que temos é a própria revelação de Deus na Bíblia Então eu preciso da Bíblia para me revelar quem é o Deus que abaliza a própria bíblia é um argumento circular Claro é circular justamente porque nós chegamos a uma autoridade que valida a si própria agora essa não é uma excentricidade protestante tá católicos também dependem de um raciocínio circular na sua doutrina da Revelação
Eles apenas adicionam um elemento diferente no lugar da Auto autenticação do texto a a igreja como instituição autenticadora mas a igreja acaba sendo por si só um elemento Auto autenticado do jeito que católico de pensar a igreja se você perguntar para um católico Romano porque é que devemos crer nessa Bíblia ele vai dizer que é porque a igreja diz que essa é a Bíblia se eu perguntar porque é que devemos seguir o que a igreja diz ele vai dizer que é porque Jesus fundou essa igreja e não nenhuma outra e que essa igreja tem todas
as características de algo fundado por Jesus Ora eu posso perguntar pro católico e o que é que autentica O que é que autentica a igreja Ah foi Jesus que fundou a igreja muito bonito né Mas onde é que eu encontro aqui a autenticação de que essa igreja é realmente a igreja ele vai dizer não Claro que não a igreja tá aqui existe é um dado da realidade Jesus nos plantou aqui temos todas as características de quem foi realmente fundado por Deus o que para eles é um argumento muito muito válido mas se usar esse mesmo
argumento para falar da Bíblia não a Bíblia se auto autentica Jesus fundou a bíblia Jesus inspirou seus Apóstolos escreveram esses textos aqui tá aqui todas as características de que esses textos vem de Jesus eles vão dizer que não pode ser que não pode que na verdade precisa de uma autenticação externa à escritura a igreja não precisa de autenticação externa à igreja mas a escritura precisa de autenticação externa a escritura por quê Porque sim como diz os jovens Because of reasons porque eles querem que assim seja eles acabam cometendo o mesmo tipo de raciocínio circular que
muitas vezes nos acusam porque para eles a igreja é essa autoridade Auto autenticada também então o quando um católico Romano acusa protestantes de depender de um raciocínio circular ao apontar um dedo pra gente ele aponta três dedos para si e um dedo para Deus é assim é ess assim que fala um dedo para Deus não é todo Cristão vai chegar em algum momento em alguma autoridade final e Auto autenticada para nós protestantes essa autoridade é o próprio Deus em sua Revelação nós vamos a própria escritura para encontrar Deus falando e ouvir Deus falando reconhecendo a
sua voz quando tratamos de um cânon auto autentic Vel falamos de um cânon em que a própria voz de Deus é reconheci ível naqueles documentos por isso nada externo precisa validá-los pois o próprio Deus se valida pelo peso de sua própria voz pelo peso de sua autor Revelação a ideia de um cânon auto autenticado certamente não é nova um cânon auto autenticado é uma das bases fundamentais do modo como os protestantes entendem a Bíblia é o ensino característico dos reformadores e o fundamento pra Doutrina do solo escritura o reformador francês João Calvino disse exatamente o
seguinte somente Deus é uma testemunha adequada de si mesmo em sua palavra a escritura É de fato auto aut ticada Francisco Tur retin o teólogo sistemático vai dizer a mesma coisa vai dizer assim a escritura que é o primeiro princípio da ordem Sobrenatural é conhecida por si mesma e não precisa de argumentos derivados de Fora para Se provar e se d a conhecer a nós a própria reforma protestante já estabelecia essa ideia de um cânon que tinha a sua autoridade dele mesmo irmã bavin que talvez um dos teólogos protestantes mais queridos aqui no Brasil fala
que os pais da igreja já entendiam as escrituras assim ele diz que nos pais da igreja e nos escolásticos a escritura repousava em si mesma era confiável em si mesma e a a norma primária para a igreja e a teologia o bavin tá argumentando que a escritura possui uma autoridade final o que ele chama de primeiro princípio a postura protestante Então deve ser eu acredito na bíblia por causa da Bíblia e não por causa de qualquer outra coisa eu tenho na Bíblia um um testemunho confiável da autoridade de Deus o bavin vai continuar dizendo o
seguinte em outro lugar a autoridade da escritura a respeito de si mesma depende da escritura vê não é invenção moderna é a visão protestante sobre a formação do Canon vê só gente é é é uma coisa muito muito séria como é que a igreja pode ser a definidora do cânon Se é ao cânon que a igreja se submete se a igreja foi formada pela palavra e pela pregação e pela Revelação Então antes de existir igreja existia Bíblia antes de existir igreja existia um Deus que falava para a partir de sua palavra formar a igreja mesmo
quando essa Bíblia ainda não estava escrita quando ainda era uma tradição verbal essa tradição verbal então é registrada num papel esse registro no papel chega até nós encadernado traduzido por uma editora Mas a partir do momento que Deus fala a revela Revelação precede a redenção a revelação precede a redenção porque é por meio da revelação de Cristo que ele trouxe a mensagem da Redenção para nós já existia igreja antes de existir Bíblia até onde me consta o antigo testamento já existia antes de existir igreja já que eu acredito que a igreja começa em Atos Capítulo
2 com a decida do Espírito Santo Jesus diz que edificara a sua igreja ele usa o futuro a igreja começa no período do Novo Testamento com a morte ressurreição de Jesus então descida do Espírito Santo já existia escritura antes da existência da igreja e os ensinos de Jesus já existiam antes da igreja começar a revelação de Cristo precede a igreja e essa autoridade que se manifesta a nós por meio da palavra está acima de qualquer um de nós como cristãos Então como é que a igreja que está submissa a revelação pode ser a definidora do
que é a revelação como a igreja pode ser a definidora do livro A quem ela deveria ser submissa nós devemos nos submeter à Bíblia porque ela é palavra de Deus todos os modelos canônicos mais comuns fundamentam a autoridade do cânon em algo fora do cânon seja na comunidade como no caso dos católicos seja na história como no caso dos historiadores da religião ateus mas isso submete o cânon à relatividade dos estudos históricos e ao nosso Insight humano falível ou seja para citar o calvinista Richard gaffin isso destruiria o Novo Testamento como cânone como autoridade absoluta
se nós devemos nos submeter a Deus como podemos ser aqueles que definem Qual é a sua Revelação Se a nossa vida deve ser entregue a ele se entregamos a nossa mente o nosso coração a Deus por meio do que é revelado nas escrituras como nossa própria mente coração seriam os definidores da escritura porque no fim das contas a igreja é isso são seres humanos o magistério da igreja é uma comunidade de pessoas que também deveria estar sujeito à escritura como é que eles seriam os definidores da escritura o teólogo Holandês Herman hider Boss expressa essa
mesma preocupação com essas abordagens quando ele diz que surgem problemas sempre que as escrituras não são mais consideradas como princípio exclusivo da canonicidade quando alguma outra coisa vem Em substituição se nós somos aqueles que se sujeitam à escritura Como podemos ser aqueles que a defin se nós somos sujeitos à escritura temos uma dívida com ela ela nos rege e nos norteia então Como podemos definir o que é a escritura nós só podemos nos aproximar dela nós podemos recebê-la mas nunca defini-la nunca construí-la é uma arrogância tremenda quando um grupo diz que nós entregamos Nós demos
a Bíblia pro mundo quem deu a Bíblia pro mundo Foi Deus o mundo se submete de cabeça baixa aquilo que Deus nos deu é por isso que é necessário um modelo canônico que não baseia o cân do novo testamento em uma autoridade externa mas busca que fundamentar o Canon no único lugar em que ele poderia ser fundamentado na sua própria autoridade se o Canon carrega a própria autoridade de Deus a que outro padrão ele poderia apelar para se justificar para que o Canon seja Canon ele deve ser Auto autenticado Deus jurando por si mesmo isso
permite que o Canon tenha voz em sua própria autenticação dizer que o Canon é auto autentic cável significa dizer que as bases que nós usamos para definir qual é o cânon do novo testamento estão no próprio Novo Testamento não por meio de uma lista né de livros dentro do do próprio Novo Testamento mas sim por meio da escritura apresentar a sua própria autoridade como autoridade do próprio Deus como um texto que revela o próprio Cristo e que a partir do momento em que os textos do novo testamento são A Voz do Espírito Santo Eles são
intrinsecamente diferentes de qualquer outro documento que se diga bíblico sem ser quando os católicos Romanos dizem que sem uma decisão formal do catolicismo no século i não haveria um cânon eles estão dizendo no fim das contas que os textos da revelação de Cristo não são em nada diferentes de outros documentos comuns de modo que ninguém poderia perceber a diferença desses documentos se não fosse igreja no século 4 dizendo isso mas se existe algo nesses documentos que faz eles serem a voz do próprio Deus há neles próprios uma autoridade reconhecível esse é justamente o próximo ponto
do nosso vídeo onde a gente vai conversar sobre os componentes de um cânon auto autenticado porque até aqui até aqui tudo certo né você já entendeu que Deus tem uma autoridade revelada que se dá na sua palavra Mas quais seriam Então os componentes de um cânon auto autenticado o Krueger faz uma ótima definição disso quando ele fala que os componentes são exposição providencial atributos de canonicidade e testemunho interno do Espírito Santo deixa eu falar aqui o que é cada um vamos primeiro com exposição providencial para que a igreja seja capaz de reconhecer os livros do
Canon ela precisa primeiro ser providencialmente exposta a esses livros uma vez que ela não pode reconhecer um livro que não possui a igreja recebeu esses livros ela foi exposta providencialmente e pela graça de Deus a esses documentos quando Jesus promete em João 10:27 que as suas ovelhas responderão à sua voz ele tá dizendo que a sua voz seria então ouvida pelas ovelhas se ele fala por meio da Revelação das escrituras então irão se manifestar realmente nesses livros então a voz seria ouvida pelas ovelhas por meio desses livros se Deus pretendia dar um cânon paraa sua
igreja corporativa e não apenas por uma congregação isolada por um período limitado de tempo então teríamos todos os motivos para crer que ele preservaria providencialmente esses livros e o exporia à igreja por meio do Espírito Santo para que a igreja pudesse reconhecer esses documentos de forma correta como canônicos isso explica muito bem a questão dos livros apostólicos que se perderam e ficaram limitados a uma única igreja foi o Craig Evans famoso acadêmico evangélico que argumentou que o fato de que certos livros foram perdidos dá motivo para pensar que Deus não desejava que esses escritos fossem
incluídos na revelação autorizada de fato Nós perdemos várias mensagens divinas do período apostólico nós não temos acesso às falas de Paulo quando ele pregou nas igrejas nós não temos registro das conversas de Paulo com os membros da comunidade nós não temos todas as cartas que foram escritas por Paulo mas Deus providencialmente escolheu um grupo de cartas um grupo de documentos para que elas não fossem úteis apenas para as comunidades que as receberam no primeiro momento de modo limitado e log local Deus providencialmente escolheu alguns textos para que eles fossem fundacionais para que toda a igreja
além daquele período tivesse acesso a eles sendo assim por exemplo quando Paulo escreveu a epístola aos laudic senes que é mencionada na carta aos Colossenses e essa carta se perdeu ela nunca foi uma carta canônica uma vez que ela era palavra de Deus apenas para aqueles que a receberam no primeiro momento assim como um ensino público de Paulo assim como a tradição oral a qual Paulo se refere é uma tradição que se perdeu nós não temos acesso àquilo que era oral do período primitivo só temos acesso a essas coisas quando elas foram escritas tem gente
que acredita muito engraçado né que a tradição oral da igreja católica é como se fosse uma um um corpo de informações desconhecido que continua sendo passado apenas oralmente por um grupo de padres gnósticos trancados dentro de um tipo de Porão no Vaticano mas não é o que é chamado de tradição oral na verdade é o registro escrito dos primeiros cristãos pós apostólicos porque se acredita que esses cristãos pós apostólicos tiveram acesso à verdades apostólicas que não foram escritas no Novo Testamento e que então eles escreveram essas essas verdades apostólicas então a chamada tradição oral da
igreja é uma tradição literária do mesmo jeito só se acredita que essa tradição literária é o registro de verdades apostólicas que só foram passadas oralmente O que é que protestantes acreditam que a gente não pode confiar na patrística como preservadora infalível perfeita ou indem determinado grau profundamente confiável dessa tradição oralda dos Apóstolos por quê Porque os patrísticos contradizem o tempo inteiro porque eles discordam o tempo inteiro porque você encontra concordância absoluta em pouquíssimos temas da patrística e a grande maioria deles não teve tanto acesso assim aos Apóstolos em primeiro lugar então a gente pode avaliar
essa chamada tradição oral da Igreja Católica também Porque de fato a tradição oral dos Apóstolos se perdeu a única tradição oral Apostólica que chega até nós hoje não chega até nós através da patrística dos primeiros pais da igreja chega até nós através dos textos dos Apóstolos a tradição oral deles virou texto virou Bíblia a nossa tradição oral tá escrita assim como a tradição oral dos católicos também tá escrita mas nos patrísticos nós não confiamos nos patrísticos como testemunha oficial como palavra de Deus o quer que seja para nós palavra de Deus é apenas o que
foi escrito pelos Apóstolos assim a gente perdeu parte da tradição oral digamos assim de Paul mas aquilo da tradição oral que era para nós que deveria ficar para a igreja como fundacional foi escrita e chega até nós por meio da escritura assim como era palavra de Deus um sermão de Paulo para uma igreja mas isso não serviu corporativamente pro povo de Deus quando aquilo não foi registrado porque Deus não quis providencialmente preservar aquele texto pro seu povo existem alguns outros textos que Deus preservou permitiu que forem registrados chegasse Até nós e então houve uma exposição
providencial para que aquele livro Então servisse à igreja e fizesse parte do cano por isso quando alguém me pergunta Iago se acharmos uma carta perdida de Paulo Será que ela poderia ser adicionada no Canon hoje não porque não houve exposição providencial dessa carta para a igreja essa carta não fazia parte da vida da igreja porque nós temos acesso ao que fazia parte da vida da igreja a gente tem isso escrito sabemos quais eram os livros que circulavam em Muitas igrejas nós não teríamos nenhuma nova carta que circulava entre as igrejas achamos a epístola de Paulo
aos filadélfio Opa por que que essa carta não rodou entre todas as igrejas porque essa carta não era conhecida por outras igrejas essa carta certamente não seria considerada como uma carta verdadeira Porque nós não temos registros dessa carta circulando entre as igrejas por isso nenhuma carta nova que fosse encontrada ou que que seja poderia ser considerada realmente uma carta uma carta verdadeira porque as cartas que fizeram parte do fundamento da igreja circularam entre as igrejas nenhuma carta nova perdida de alguém teria circulado entre as igrejas então a existência dessas cartas é praticamente nula é quase
impossível que esses documentos existam e se existem fizeram parte de uma comunidade local muito específica não foram o fundamento da formação da igreja no início do período Cristão sabe eu gosto muito do modo Como Michael Krueger explica dessa relação entre can unicidade e exposição ao texto ele diz que o Evangelho de João era realmente canônico quando a tinta ainda estava molhada no papiro antes de qualquer Cristão ter lido aqu elele texto mas a igreja só teria percebido a canonicidade disso mais tarde Após ele Compartilhar esse texto com com a igreja então aquele texto é reconhecido
como canônico a igreja posterior poderia então olhar para trás como nós e perceber que um can Não realmente existia no primeiro século embora na época a igreja ainda não tivesse totalmente unânime sobre isso por mais que existisse um cano no período primitivo a necessidade do reconhecimento só se tornou maior com o passar do tempo e com a morte dos apóstolos de fato os textos que Deus preservou foram reconhecidos e mantidos com a igreja Então essa exposição providencial foi o primeiro momento para caracterizar esses textos como Deus fundando os seu povo e guiando o seu povo
o segundo componente de um Canon Auto autenticado são os atributos de canonicidade você já deve ter ouvido falar sobre isso na internet em algum lugar se você é interessado no tema do cano esses atributos são basicamente características que distinguem os livros canônicos de outros livros que existem por aí existem pelo menos três atributos de canonicidade são as qualidades divinas ou seja livros canônicos carregam as marcas da divindade a recepção corporativa os livros canônicos são reconhecidos pela igreja como um todo e origens apostólicas os livros canônicos são resultados da atividade histórica e redem dos Apóstolos quando
nós falamos de qualidades divinas nós estamos falando que uma vez que os livros canônicos Foram constituídos pela atividade reveladora do Espírito Santo então é normal que houvesse alguma evidência dessa atividade dentro dos próprios livros A impressão do Espírito Santo desses livros como o John mur resumiu muito bem se a escritura é Divina em sua origem caráter e autoridade deve conter as marcas ou evidências dessa divindade essas marcas de divindade podem incluir uma variedade de coisas mas tradicionalmente se incluem beleza eficácia Harmonia unidade de doutrina e e poder transformador proveniente do Espírito Santo o próprio João
Calvino entendeu que havia qualidades objetivas evidentes nos livros canônicos que mostram que eles são de Deus então na estação bonita dele aqui o que ele fala é fácil ver que as sagradas escrituras que até agora ultrapassaram todos os dons e Graças do esforço humano respiram algo Divino em outro lugar ele diz de fato as escrituras exibem uma evidência tão Clara de sua própria verdade quanto as coisas brancas e pretas fazem com sua cor ou coisas doces e amargas fazem com o seu gosto no outro lugar o Calvino vai dizer no que diz respeito a s
das escrituras ela está claramente repleta de pensamentos que não poderiam ser concebidos humanamente e cada um dos Profetas seja examinado nenhum será encontrado que não excedem muito à medida humana consequentemente aqueles para quem a doutrina Profética é insípida devem ser considerados como sem papilas gustativas de muitas maneiras as qualidades divinas das escrituras São análogas à maneira como o mundo natural atesta Deus como criador os cristãos T argumentado historicamente que nós sabemos que o mundo natural é de Deus porque traz suas marcas e os atributos de Deus manifestos ali a beleza a excelência a harmonia da
criação atestam o fato de que Deus é o seu autor como afirma o Salmo 19 os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos Romanos 1:20 vai explicar que os atributos invisíveis de Deus isso é o seu eterno poder e a sua divindade claramente se reconhecem desde a criação do mundo sendo percebidos por meio das coisas que Deus Fez por isso os seres humanos são indesculpáveis se o mundo criado se a revelação geral é capaz de falar com clareza que ela é de Deus uma percepção óbvia Bastando olhar
para ela então quanto mais o cano da escritura a revelação especial falaria que ela é de Deus e traria a impressão digital do senhor ali dentro muitos católicos argumentam corretamente que basta olhar pra criação para perceber que há Deus ali Por que é que seria diferente com a escritura basta olhar pro texto que é inspirado para perceber Deus ali Joe muray traça essa mesma conexão quando diz o seguinte ó se os céus declaram a glória de Deus e portanto no testemunho do seu Criador Divino a escritura como obra de Deus também deve conter as marcas
da sua autoria bom em terceiro lugar como terceira marca de cânon cidade a gente tem a recepção corporativa em toda essa discussão nós estaríamos errados se pensássemos no reconhecimento do o Canon como acontecendo apenas em um nível pessoal e individualista como se fosse simplesmente Ah eu decido o Canon eu reconheço o Canon ou que que seja existem boas razões bíblicas para pensar que o testemunho também resultaria em uma recepção corporativa ou pactual da palavra de Deus com isso eu não quero dizer que a igreja tem unidade absoluta em relação ao Canon já no primeiro momento
que o Canon é formado no fim do século ieo ainda haveria porções ou subgrupos com opiniões diferentes ainda por alguns séculos mas que a igreja como um todo tanto no presente quanto ao longo dos tempos experimentaria uma unidade predominante a do cano se for assim então nós temos bases bíblicas para pensar que o Consenso da igreja é um indicador confiável de Quais livros são canônicos ou não muita coisa na escritura sugere nós devemos esperar que o Canon seja recebido no nível corporativo e pactual o padrão Redentor de Deus não tem sido simplesmente redimir indivíduos mas
redimir um povo uma igreja para si mesmo e quando Deus por sua atividade Redentora cria uma comunidade de aliança ele então dá a eles documentos de aliança que testificam dessa Redenção por isso que muitos teólogos protestantes TM argumentado que os livros canônicos são em última instância os livros da Aliança o testemunho bíblico indica que é o povo corporativo de Deus não como indivíduos mas como um todo que são confiados os oráculos de Deus quando Paulo fala sobre os judeus no antigo testamento se os livros canônicos de Deus em última análise T um propósito corporativo temos
todos os motivos para pensar que em última instância Eles serão recebidos corporativamente logo o Canon não pode governar uma comunidade a menos que seja recebido por essa comunidade por isso que nenhum grupo isolado tem autoridade para definir o que é o não Canon não foi Roma que definiu o que é o Canon ou os cristãos coptas ou mesmo os macion ou mesmo Lutero lá com suas crises lá com o evangelho de Tiago mas foi o povo de Deus foi a igreja a comunidade corporativa de Deus Ouvindo a Voz do Espírito dizendo aqui Deus está falando
ali não tem um artigo muito bom chamado canonicidade apostolicidade e autoridade bíblica escrito pelo Evans que diz o seguinte olha situação legal ele diz parece altamente plausível então que se Deus vai fazer com que uma revelação autorizada seja dada ele também vai fazer com que essa Revelação seja reconhecida nessa visão então o fato de que a igreja reconhecer os livros do novo testamento como canônicos é em si uma razão poderosa para acreditar que esses livros são de fato a revelação que Deus pretendia que os humanos tivessem por quê Porque foi a igreja quem deu o
cano não porque a igreja recebeu como comunidade o cano bavin novamente vai dizer submetidos a esse título de testemunho do Espírito Santo está o testemunho que o espírito deu às escrituras na igreja ao longo dos séculos e este testemunho é diretamente corporificado na confissão Unida da comunidade crente ao longo dos séculos e que a escritura é a palavra de Deus isso me lembra muito a afirmação do Roger nicol quando ele diz di que nós podemos saber quais livros pertencem ao cânon apelando pro testemunho do Espírito Santo dado corporativamente ao povo de Deus e manifestado por
uma aceitação quase unânime do cânon do novo taxamento nas igrejas cristãs existia Sim muita concordância sobre esses livros pouca discordância aceita de quais eram os livros disputados ou não aqui a gente começa a ver o papel adequado da igreja na autenticação do Canon os livros recebidos pela igreja informam nosso entendimento de Quais livros são canônicos ou não não porque a igreja seja infalível ou porque a igreja criou ou constituiu cânon ou não porque a igreja nos deu a Bíblia mas porque a recepção desses livros pela igreja é um resultado natural e inevitável da natureza de
auto autenticação da escritura vê o papel da igreja no contexto de uma Bíblia que se auto autentica pode trazer uma nova compreensão pra relação complexa entre a igreja e o cânon e pode servir como um corretivo para algumas posições extremas de outros modelos canônicos como o modelo católico Romano o modelo católico insiste que a recepção desses livros pela igreja é a única base para a autoridade do Canon no modelo de auto autenticação no entanto a percepção desses livros pela igreja não é a prova de uma autoridade da Igreja sobre o cano Mas é uma evidência
do oposto da autoridade do poder e do impacto das escrituras de auto autenticação para obter uma resposta corporativa da igreja como um teólogo observou certa vez o conteúdo desses escritos bíblicos exerceram uma correão autorizada sobre aqueles que recebiam sua palavra isso porque esse texto é Vivo e eficaz como disz o autor aos hebreus nós não reconhecemos esses livros como se fôssemos historiadores tentando reconhecer o que é de Platão e o que não é nós estamos lidando com um texto vivo em que o próprio Deus fala conosco e o que fazemos como ovelhas é ouvir essa
voz rejeitando as vozes falsas recebendo a voz verdadeira é por isso que calbart nos diz e para mim essa é a citação máxima é a referência máxima que eu posso fazer desse vídeo aqui calbart era tinha lá suas polêmicas seus problemas mas essa frase para mim define todo o debate sobre cano calbart vai dizer a Bíblia se constitui em Canon o Canon existe porque se impôs a igreja como tal tanto católico como protestantes acreditam que a igreja teve um papel no processo de recebimento e de de alguma forma espalhar esse cano pelo mundo mas a
igreja foi o termômetro do Canon não o termostato do Canon a igreja disse Opa são 38º hein mas a igreja não definiu se era febre ou não os efeitos dessa febre aconteceriam de qualquer jeito a igreja não é um termostato que define a temperatura como o ar condicionado quo mais frio ou mais quente a igreja só disse tá aqui tá aqui os textos que Deus deu pro seu povo a igreja refletiu o que Deus estava falando de modo corporativo você não precisava autoridade Central em Roma batendo martelo sobre o que era cano ou não porque
Deus bateu o martelo sobre o que era cano ou não a igreja recebeu isso corporativamente o fato de que a igreja por meio do testemunho interno do Espírito Santo responderá coletivamente à voz de Cristo nesses livros não torna a voz de Cristo nesses livros de alguma forma dependente da resposta da igreja os livros não são canônicos porque foram reconhecidos Eles foram reconhecidos porque eram canônicos Essa é a distinção que define o modelo de auto autenticação por isso que nós temos todas as razões bíblicas para acreditar que a obra do Espírito Santo no coração do seu
povo tanto individual como corporativamente é eficaz e que Cristo cumpre a sua promessa e que as minhas ovelhas ouvem a minha voz e elas me seguirão kider Boss mais uma vez resume dizendo Cristo estabelecerá e edificará a sua igreja fazendo com que ela aceite apenas esse cânon e por meio da assistência e testemunho do Espírito Santo o reconheça como seu novamente isso não significa que a gente deveria esperar a unidade perfeita já nos primeiros séculos de cristianismo Mas isso significa que devemos esperar encontrar uma unidade corporativa e pactual que é precisamente o que nós encontramos
na história bom nós já temos a exposição providencial esses três atributos divinos de canonicidade então a gente vai pro nosso terceiro atributo de canonicidade que é o fato de que todos os livros canônicos são livros apostólicos a mensagem da Redenção em Jesus Cristo foi confiada aos apóstolos de Cristo a quem ele deu toda a sua autoridade e poder Jesus falou quem ouve vocês ouve a mim e quem rejeita vocês é a mim que rejeita quem porém me rejeita está rejeitando aquele que me enviou os apóstolos são o elo entre os próprios eventos redentivos e o
anúncio subsequente desses eventos não apenas os próprios Apóstolos escreveram muitos desses documentos no novo taxamento tá a maioria deles mas mas em um sentido mais amplo eles presidiram a transmissão do depósito apostólico e trabalharam para garantir que a mensagem de Cristo fosse preservada com firmeza e precisão paraas gerações futuras por meio da ajuda do Espírito Santo isso foi algo reconhecido e recebido de forma muito explícita pelos pais da igreja que estavam constantemente rejeitando e aceitando documentos baseado na ideia de que esses documentos vieram ou não dos Apóstolos esse atributo nos lembra que a autenticação do
Canon tem um forte componente retrospectivo é que isso quer dizer que a busca pelo Canon foi um ato de olhar para trás para uma época histórica particular em que Deus agiu em Jesus Cristo e então reconhecer que esses livros fornecem a interpretação Apostólica autorizada dessas ações agora é ainda mais do que isso não é apenas a informação de que esses livros são sobre a obra Redentora de Cristo na história mas é a declaração de que esses livros são o produto da obra Redentora de Cristo na história é a declaração de que esses livros são o
resultado da autoridade que Cristo deu aos seus Apóstolos com esses textos se tornando o fundamento permanente pra igreja é por isso que os livros canônicos não são apenas marcados por qualidades divinas e por recepção corporativa eles não são apenas exemplos de Revelação genérica que Deus oferece à igreja no presente pode continuar a oferecendo o futuro mas são o estágio final e completo da Revelação oferecido de uma vez por todas no passado aqueles homens olharam para trás procurando os textos que já haviam sido revelados e concluídos e isso envolveu reconhecer que os apóstolos possuíam uma autoridade
especial que nenhum outro homem teve posteriormente claro que se um dos atributos da canonicidade são as origens apostólicas de um livro então isso envolve um apelo a algumas evidências históricas externas para estabelecer se um livro er apostólico ou não de fato dado que existem pouquíssimos escritos cristãos entes fora do novo testamento que podem ser razoavelmente datados do primeiro século simplesmente não há muitos outros candidatos potenciais para can un cdade temos uma quantidade muito pequena de livros que pode brigar pelo R apostólico não acredite na ideia de que a igreja não tinha um consenso quase Total
sobre o Canon de que eles viviam em disputa sobre cânons completamente diferentes porque não era assim isso é mentira para te convencer de que a escritura não tem a autoridade que ela diz ter o que realmente diferencia o modelo de auto autenticação de qualquer outro modelo de Canon é que ele não se trata apenas de ter três atributos de canonicidade mas sim da forma como esses atributos se conectam eles não são são três qualidades independentes e isoladas que os livros canônicos possuem cada um desses atributos está ligado aos outros dois então não dá para falar
de um sem falar de alguma forma dos outros eles são todos interligados as qualidades divinas de um livro Só existem porque eles foram escritos por um autor apostólico inspirado e se um livro tem um autor apostólico inspirado é por causa da inspiração do Espírito Santo então ele vai ter inevitavelmente essas qualidades divinas Além disso qualquer livro com essas qualidades divinas que tem a origem Apostólica vai naturalmente se impor à igreja e através do testemunho vai ser aceito coletivamente e se uma igreja recebe um livro assim então ele tem de ter essas qualidades divinas que fazem
a igreja reconhecer se a voas de Cristo ali é uma grande mistura desses três elementos como uma coisa só as origens apostólicas não dizem respeito apenas ao contexto histórico de um livro mas também à qualidades que surgem dessas origens e como isso leva a aceitação da igreja do mesmo modo as qualidades divinas não se referem só às marcas internas de um livro mas também a sua origem e ao Impacto que essas qualidades têm na igreja e a recepção da igreja não trata apenas da resposta dela a um livro mas também das razões por trás dessa
resposta ou seja as qualidades divinas e as origens apostólicas por isso todos os três atributos são fundamentais se a gente quer ter uma compreensão Bíblica do cano bom agora que nós já falamos sobre a exposição providencial e Passamos um bom tempo falando dos atributos de canonicidade a gente pode encerrar falando do terceiro componente de um cânon auto autenticado que é o testemunho interno do Espírito Santo para que os crentes reconheçam corretamente esses atributos da canonicidade o espírito santo trabalha para superar os efeitos do pecado na nossa mente e produz a crença de que esses livros
são de Deus nós já falamos disso quando falamos sobre a recepção corporativa da igreja a partir do momento que temos esses atributos divinos no texto atributos que são reconhecíveis se somos ovelhas que sabem reconhecer a sua voz então nós identificamos nesses textos a voz de Deus Deus fala e se ele fala nós ouvimos a sua voz o próprio Jesus afirmou Essa realidade quando ele declarou em João 10:27 da mesma forma ele falou a respeito das ovelhas em João 10:5 mas de modo nenhum seguirão o estranho pelo contrário fugirão dele porque não conhecem a voz dos
Estranhos ou seja aplicando isso a percepção e definição de cânon do novo testamento os livros canônicos são recebidos por aqueles que TM o espírito santo neles quando os olhos das pessoas são abertos elas são atingidas pelas qualidades divinas das escrituras sua beleza Harmonia eficácia e tudo mais e Recon conem e abraçam as escrituras pelo que são a palavra de Deus elas percebem que a voz das escrituras é A Voz do Pastor nós percebemos A Voz das escrituras e conseguimos definir o cânon porque as escrituras são a voz do nosso Deus porque o Senhor o pastor
fala de modo sobrenatural e a igreja de modo corporativo consegue reconhecer a escritura foi o herm bavin Quem disse que a escritura e o testemunho do Espírito Santo se relacionam um com o outro como verdade objetiva e segurança subjetiva como a luz e o olho humano como a verdade objetiva a luz e o olho humano a subjetiva assim quando um cristão abraça as escrituras como palavra de Deus suas ações são totalmente Racionais e justificadas porque repousam na base mais segura possível os atributos divinos das escrituras Claro que existe um aspecto de percepção subjetiva através da
atuação do espírito em cada um mas não é um subjetivismo onde Cada um recebe do jeito que quiser a palavra porque o espírito atua de forma objetiva e Clara por meio da palavra de Deus quais são Então as implicações da ideia de um cânon auto autenticado nós dispomos de um cânon que é a voz de Deus e que fala a os nossos corações nós temos um cânon no qual nós podemos confiar Como se o próprio senhor Estivesse se revelando à sua igreja porque ele está contamos com um cânon que não depende de ninguém para se
definir que não depende dos erros ou acertos da igreja no início ou no fluxo da história porque ele próprio se define enquanto voz de Deus então diante da pergunta a Igreja Católica nos deu a Bíblia a gente tem que responder se existia Igreja Católica naquele tempo é outro assunto mas mesmo sem entrar nisso a gente pode responder não a igreja recebeu a Bíblia quem nos deu a Bíblia Foi Deus ele apenas o papel da igreja nesse processo foi muito mais passivo do que tenta fazer parecer bom eu sei que alguns de vocês estava esperando que
hoje a gente começasse a série sobre contradições bíblicas como eu prometi na semana passada mas eu achei que era um timing mais interessante a gente primeiro defender mais uma vez a autoridade das escrituras Antes de Partir paraa análise dos textos específicos até porque no vídeo passado algumas pessoas mandaram comentários dizendo Ah você tá defendendo aí a inerrância da escritura e tá usando a escritura para defender a inerrância da escritura é razão circular eu acho já ficou muito Claro porque que não é razão circular quando a gente fala da fé que é estab Cida em um
Deus que é ele próprio a fonte de toda a autoridade semana que vem a gente começa os nossos vídeos sobre contradições bíblicas mas de vez em quando Nas segundas-feiras eu vou quebrar aí a série para poder tocar em outros assuntos também pra gente não ficar só na única temática né e Claro em algum momento eu vou voltar aqui para conversar com vocês sobre a formação do cano do novo taxamento tô devendo Isso já faz uns anos e eu Finalmente consegui com a minha licença aqui nos Estados Unidos um tempinho para preparar esse material então não
deixa de se inscrever no canal e assinar as notificações para ficar sabendo sempre que houver vídeo novo eu sou o pastor Iago Martins você tá nos dois dedos de teologia e a gente tem vídeo Toda segunda quarta e sexta-feira sempre às 10 horas da manhã então assina as notificações para você não perder nada um cheiro no seu cangote e até a próxima [Música]