Boa noite a todos bom meu nome é Lúcia como mirissa já apresentou perdão a ideia é que hoje a gente possa falar um pouquinho a respeito de ética debater um pouco esse tema Esse é um tema que hoje tem sido objeto de muitos comentários dentro da sociedade é o tema do dia dificilmente nós pegamos uma manchete de jornal que não falha de algum atentado violento à ética todos os dias eu já não sei dizer se as notícias são outras ou são as mesmas de vez em quando eu desconfio que é a mesma notícia camuflada porque
esse tipo de assunto agrada tantas pessoas que hoje se tornou uma espécie de morbidez fala-se disso diariamente ainda que não haja novidade nenhuma no mercado a verdade é que nós vivemos num momento onde se fala muito da ética eu achei interessante fazer essa palestra porque ética é ramo da filosofia Talvez o mais importante deles um dos mais importantes então é interessante dar uma olhada sobre o que foi falado ao longo da história dentro do terreno da filosofia sobre esse tema o que é ética Por que que nós temos que ser éticos De onde saiu isso
qual é a finalidade de sermos éticos há diversas posturas aqueles que fazem o curso de Filosofia a ética é uma disciplina Nossa de primeiro nível eu quis fazer nessa palestra um pouco diferente do que nós fazemos no primeiro nível porque nós pegamos pensamos alguns autores de Oriente e ocidente aqui nessa palestra eu peguei o número de autoras maiores algumas ideias fundamentais de vários os autores até o mundo moderno até autores desse século XX algumas ideias fundamentais para que a gente tivesse uma noção inclusive de como evolui ou entre aspas como vai mudando porque nem sempre
a mudança é para melhor né como vão mudando as ideias com passar do tempo para que a gente saia daqui com uma noção básica do que vem a ser a ética tanto do ponto de vista do oriente quanto do ocidente do passado quanto do presente é um tema bastante oportuno Esse é uma crise Como já falei para vocês e também um conjunto de novas necessidades que vê surgindo hoje temos a necessidade da chamada bioética a ética no campo da G da genética a ética no campo da ecologia a ética no campo do do cyberespaço da
tecnologia nova que vem surgindo Então muitos terrenos novos vem surgindo e parece que cada vez mais a gente tem carência de saber exatamente o que significa isso outra colocação que é interessante que nós poderíamos colocar que também não é uma novidade principalmente para quem já faz conosco curso mas de onde vem essa palavra O que vem a ser ética ética tanto a palavra ética que vem de éos grego quanto a palavra moral que f de Moss ou Morales que é o latim representavam costumes ou seja praticamente como vivemos Por que devemos viver de uma maneira
e não de outra porque é preferível para o ser humano a conduta a a conduta B qual é o critério de valor que faz com que uma atitude Seja superior a outra dentro da nossa vi ência diária ou seja o que faz com que um determinado comportamento seja classificado como ético tanto na cultura Romana quanto na cultura grega esses termos significavam como o homem harmoniza como o homem organiza sua vida ou seja como vive baseado em qu fundamentado em qu seja os costumes e em que se inspiravam essas costumes outra coisa importante que a gente
pode perceber que é básico na filosofia ao longo da história a ideia de que o ser humano é um ser dotado de livre arbítrio ele pode se comportar de qualquer forma mas deve ser ético pode fazer qualquer coisa mas deve ser ético Será que é verdade que ele pode bom de fato que nós da sociedade é isso o ser humano pode se quiser se comportar quase que como um pequeno Deus pode ser um ser de uma virtude de uma integridade acima do de comentários Como já Ouve na história e pode se comportar feito um animal
isso é muito comum no nosso momento histórico pode se comportar feito uma planta ou seja só pensar em energia em Recursos avareza pode se comportar feito uma pedra Total estatismo total inércia muitas vezes o homem se comporta dessas formas Por que ele deve ser ético nós vamos ver como essas teorias colocam a questão do dever is é uma outra coisa interessante o que é o dever ah dever é uma coisa que eu tenho que fazer porque senão eu tenho alguma punição isso não é dever isso é obrigação obrigação é algo que você faz porque alguém
te obriga alguém te pressiona o dever é a coisa atitude mais livre que o ser humano pode ter nós vamos ver um pouco sobre isso numa tradição indiana chamada bag banita que muitos aqui conhecem ou seja pequenos trechos para que a gente Entenda como tudo isso funciona e por fim uma questão muito importante que vocês vão perceber eu peguei autores bemde do século vi antes de Cristo até autores do século XX como o Michel focou pegui autores de um espectro de tempo e de espaço muito grande existe uma polêmica muito grande dentro do pensamento desses
autores que é a questão da ética temporal e da atemporal alguns desses autores Os Clássicos do passado consideravam que ainda que não houvesse um único ser humano sobre a face da terra a ética como tal existiria que a ética não depende dos homens não nasceu dos homens nem nasce para os homens a ética é Dharma a ética é lei é um caminho que conduz todos os seres a unidade e a perfeição Perceba o homem ou não ela existe ou seja ela é atemporal porque ela tem uma vestimenta temporal ou seja o preceito ético que diz
que os homens devem ser justos e íntegros no século XX XX tem uma vestimenta a maneira como ele manipula por exemplo a internet que era um uso que não existia na Grécia clássica porém o princípio atemporal que tá por trás desse comportamento é o mesmo que estava por trás do comportamento de um grego Ou seja a justiça a integridade a coerência então esses pensadores do passado acreditavam que a ética temporal filha do tempo da nossa civilização moderna ou da civilização medieval oriental ou ocidental nada mais é do que um reflexo dessa lei universal que existe
e existiria Independente de nós com o passar do tempo foi acontecendo foram acontecendo algumas transformações primeiro o homem começou a se considerar importante demais o centro do universo o antropocentrismo com o passar da idade moderna a idade contemporânea se tornou uma coisa assim quase que obsessiva e desbotou pro egoísmo então nós achamos que tudo existe para nós em função de nós e nada mais do que nós mesmos tem importância nesse universo então a ética passou a ser como uma invenção humana que nasce da civilização civilização humana chegamos ao ponto de conceber que a única ordem
que existe no universo é a ordem que nós colocamos que o universo é caos a natureza caótica não tem inteligência os inteligentes aqui somos nós então a ética foi tomada como uma criação humana né E aí se passou a dizer que não existe a ética atemporal ética é uma coisa que é fila de uma civilização e acabou tá o maneira que é possível que o que é ético numa civilização não o seja em outro isso é verdade é possível que aquilo que seja ético numa civilização na outra seja absolutamente antiético mas não que isso negue
uma ética atemporal o que a gente percebe é que nem sempre os regulamentos de uma sociedade estão conectados com essa ética temporal n nem Nem sempre o que nós consideramos hoje como correto como nós vamos ver kante dizendo poderia ser elevado à lei universal o fato de que nós não vejamos uma coisa não significa que ela não existe Vocês estão entendendo o que eu quero dizer Ah eu tenho uma civilização cuja ética temporal se alinha com a atemporal e essa aqui não então elas são contraditórias então não existe a temporal bom isso é uma dedução
um tanto quanto simplista pode significar simplesmente que alguém está vendo e alguém não está mas isso não nega a ética atemporal Mas é uma polêmica que nós vamos ver a maioria dos pensadores a partir dos tempos modernos para cá salvo raríssimas exceções Como o próprio caso de Kant como um caso de a maioria dos pensadores considera que ética é convenção social sem nenhum valor metafísico que nasceu dos homens e não tem nenhum valor transcendente e nós vamos ver como procede isso então basicamente Essas são algumas colocações prévias que eu gostaria de colocar para vocês e
aí Vamos pegar vamos pinar alguns autores emente vou começar falando um pouco do ocidente no final vamos falar de algumas tradições orientais que são o o bag vagido da mapada e os analetcialfaça de ética uma palestra desse tamanho não Não se preocupem eu pensei algumas ideias preferir pecar até por ser superficial do que por ser extensa demais tentei sintetizar ao máximo Então eu peguei dois livros de Platão que um deles indispensável pra gente saber o que ele pensa sobre isso que é a república e o outro um diálogo um pouco menor ainda do Juventude dele
que se chama gorgas que é um diálogo sobre a retórica o que eu achei interessante gente ainda vou fazer uma palestra sobre isso é que os diálogos platônicos bom o próprio nome já diz são debates ele coloca um personagem central nos seus livros que é sempre Sócrates e uma série de personagens secundários são jovens que debatiam com ele esses jovens nem sempre aceitam tudo que ele diz fazem objeções discutem colocam tropeços discordam eu tava observando isso através do Menon do borgas uma série de diálogos de Platão comecei a perceber que essas objeções que Platão colocava
dentro dos seus diálogos batem perfeitamente com a teoria de certos filósofos modernos é como se tudo tivesse lá dentro de uma certa maneira a maioria dos pensadores modernas ão apenas fazendo Eco para certas colocações que Platão já previa sabe como se alguém tivesse já previsto o que iam desdizer o que iam rebater as críticas que fariam e muito do que nós temos modernamente é um Eco desses personagens de dentro da República de Platão ou seja enfim que eu queria dizer para vocês com isso é indiscutível que Platão é realmente um divisor de águas quando se
trata desse aunto tem uma obra de peso em relação a isso uma das coisas o primeiro trecho que eu selecionei para para colocar para vocês que é exatamente uma dessas objeções que um jovem chamado Glauco faz dentro da República é um famoso mito que ele conta que na verdade é inspirado em Heródoto para quem já leu a história de Heródoto está lá dentro que é a história do anel de giges Glauco vira para Sócrates e o que que Sócrates tem a ver com essa história ele é o personagem principal de todos os livros de Platão
então todos os diálogos de Platão tem Sócrates como personagem principal Glauco vira para ele e diz olha Sócrates negócio o seguinte eu acho que essa questão ética não é própria da natureza humana é uma imposição do meio e para te comprovar isso que eu tô te dizendo eu vou te contar uma história de um pastor grego chamado gizis esse giges era extremamente Virtuoso na região de todo mundo respeitava um dia houve um pequeno tremor de terra e abriu uma rachadura no campo J estava pastoreando as suas ovelhas quando ele olha lá emai baixo ele vê
uma espécie de uma uma nave como se ali tivesse sido enterrado uma espécie de um barco como se ali tivesse sido enterrado alguém dentro daquilo quando ele olha realmente vi um corpo de um guerreiro deitado dentro dessa desse féretro um guerreiro totalmente despido que tinha um anel no dedo gis vai lá tira o anel do dedo desse cadáver e um anel de ouro bonito ele coloca no dedo e vai pastorear as suas ovelhas lá pelas plantas o anel tinha uma pedra ele sem querer virou o anel a pedra para dentro da mão quando ele fez
isso ele percebeu que ele ficava invisível as pessoas falavam dele sem vê-lo aí quando ele Virava para fora ele aparecia de novo ele testou De novo É mesmo ninguém me vê virou para fora aparecia de novo biges que era o homem mais admirado mais Virtuoso entre aspas que havia naquela Aldeia uma vez que ele descobriu a possibilidade de ficar invisível se tornou mais torpe mais corrupto de todos os seres humanos que havam era o GES maravilhoso quando estava com a pedrinha pro lado de fora Virava a pedra pro lado de dentro da mão saqueava as
coisas dos outros se misca na intimidade dos outros respeitava as mulheres Fazia tudo que ele tinha que não tinha e mais alguma coisa que ele não poderia fazer tudo que ele tinha direito que não tinha então com essa argumentação doco diz olha na verdade eu acredito que poucos homens teriam em condições de resistir a questão do anel de GES se nós pudéssemos presentear o anel de GES a todos os mortais eu acredito que poucos ou talvez até nenhum resistisse a esse teste vocêa morar como uma fachada que você faz porque alguém te impõe nós vamos
ver que dentro da filosofia a gente chama isso de ética de coersão você faz porque estão te cobrando eu sempre brinco nas minhas aulas de ética que costumo dizer que isso é muito bem ilustrado por aquela música do Roberto Carl vocês lembram será que tudo o que eu gosto é ilegal é imoral ou orda ou seja de fato Eu gosto mas existe uma pressão social para que eu não faça bom aí Platão vai dizer eu não acredito que seja dessa forma Platão através do seu personagem né vai dizer eu não acredito que seja dessa forma
e aí ele vai começar a desenvolver toda uma argumentação para demonstrar que o homem tem dentro de si a natureza ética que o homem foi feito para ser um ser ético e o que vem a ser esse ser ético é todo um desenvolvimento que vai culminar com o chamado mito da caverna bom Platão ele vai dizer que existe uma única forma do homem se tornar verdadeiramente ético que é o coroamento da do mito da caverna que é enxergar as coisas iluminadas pela luz do sol meto da caverna alguns já devem ter ouvido falar sobre ele
o homem é Prisioneiro de uma caverna quando ele consegue se libertar e sai lá fora ele vê as coisas iluminadas pela luz do sol a luz do sol nada mais é do que a ideia do bem ele diz O homem só se torna ético quando vê as coisas iluminadas para a ideia do bem quando é orientado pela ideia do bem é isso parece uma coisa exótica né O que vem a ser isso O que vem a ser ver as coisas através da ideia do bem É como se vocês imaginassem que nós enxergamos as coisas a
nossa volta iluminadas por uma lanterninha de muito baixa potência e essa lanterna de baixa potência ela ilumina a plenitude do que as coisas são ela ilumina um fragmento que é aquilo que as coisas têm que me interessa Essa é a lanterna dos nossos interesses percebem isso quando você olha para uma pessoa você vê aquilo que ela tem que pode te interessar um fragmento da pessoa se é uma pessoa que não te interessa absolutamente nada não tem nada que te interessa em geral você nem a vê fazemos isso em relação às coisas fazemos isso em relação
às pessoas existe um provérbio Russo antigo que dizia que há quem passe por uma floresta e só veja l para a sua fogueira no universo de vida que tem ali que só vê o que lhe interessa corta um fragmento evidentemente um homem que olha com uma lanterna de tão baixa potência não vai ver a plenitude do que as coisas são você só vai ver o que as coisas são quando as olh iluminada com uma luz muito mais intensa que é a luz do sol que que vem a ser a luz do sol a ideia do
bem olhar as coisas iluminadas pela ideia do bem significa imagine eu olho para ele e penso como eu posso interferir vida dele de tal maneira que ele esteja mais próximo do que é bom para ele sem querer reter nada para mim imaginam essa situação que tudo aquilo que interfira seja no sentido de conduzir essas coisas em direção ao seu bem sem querer retirar dessa ação nada para mim Total desinteresse total altruismo que a minha ação no mundo seja no sentido de conduzir as coisas ao bem que é próprio delas sem manipulação sem desejos Quando o
homem Quem olha as coisas dessa maneira ele vê a Plenitude das coisas e aquele que vê a Plenitude das coisas que enxerga A Essência das coisas Esse é o sábio Platão fala que o sábio é aquele que não tem nenhum desejo e olha pras coisas Apenas querendo somar para que elas caminhem na direção do seu bem e apenas quem tem esse olhar é realmente ético Quando o homem cai na ilusão de achar que ele pode possuir as coisas que ele é dono as coisas dificilmente ele será fiel à ética o homem se torna ético quando
ele percebe uma máxima muito antiga que não é nem de Platão é oriental que diz que nada que é realmente teu pode ser tirado de ti todas as coisas que nós tomamos como nossas podem ser tiradas de nós até isso aqui pode ser tirado de nós e vai ser tirado num determinado momento não é assim se pode ser tirado de nós não é realmente nosso quando não temos desejos quando temos um sentimento de generosidade de entrega que seria próprio da Essência humana Platão coloca isso num umaa imagem muito bonita que ele diz é o fim
o divisor é o Limiar de desenvolvimento da Consciência Humana é quando você olha para as coisas e não pensa mais para que isso me serve Mas pensa como eu posso servir a isso entende essa é uma postura ética o homem só se torna ético quando ele vê as coisas iluminadas pela luz do sol ou seja pela ideia do bem aí ele atingiu sua natureza ocupou o lugar que corresponde no universo ele vai continuar falando uma coisa muito interessante que é um outro mito dele também aí da República que ele diz bom Nem sempre o homem
Age dessa maneira por quê se ele foi feito pela natureza para agir assim por que ele nem sempre Age dessa maneira Aí ele diz para você imaginar um ser humano bem grande e que você pudesse através de um raio X vê-lo por dentro ele diz que Se pudéssemos ver esse homem por dentro qualquer ser humano nós veríamos que dentro dele a um ser humano pequenininho amarrado a um animal que o ser humano que vive dentro de nós tem interesses humanos quer o bem quer agir de forma ética isso é próprio na natureza dele e o
animal que vive em nós da mesma maneira que o animal externo ele quer os instintos ele quer os prazeres Portanto o interesse dos dois é dispar Cada um quer ir numa direção agora tem um detalhe Os dois estão fortemente amarrados só podem se movimentar em conjunto portanto eles vão se movimentar em conjunto como o interesse deles é totalmente diferente um vai arrastar o outro quem vai arrastar quem quem estiver mais forte quem vai estar mais forte quem você mais alimenta como você alimenta cada atitude palavra pensamento ação diário teu é como se fosse uma colher
de comida na boca de um o de outro Isso é ser ético é alimentar aquilo que há de humano em nós para que ao tomarmos uma direção prevaleça em nós o humano porque se alimentamos diariamente o que temos de animaliz de passional de instintivo evidentemente ao caminharmos caminharemos na direção do animal porque é o que está prevalecendo em nós é o que está mais forte né e com isso ele justifica que apesar de ter sido feito para ser ético Nem sempre o homem não seja e por fim já dentro do gorgas tem um discurso que
é muito bonito Ito muito interessante em que esse gorgas que era o grande sofista da época vira para PR perdão para Sócrates que diz olha a melhor vida que eu posso imaginar é de um tirano que houve chamado polícrates esse tirando ele explorou as pessoas assim indefinidamente foi a vida fora teve uma vida tremendamente confortável e jamais foi punido pelos seus crimes já imaginou fez tudo o que quis e não recebeu nenhuma punição Esse foi esperto esse se deu bem CTO isso era realmente o pensamento dos sofistas na época que era uma escola muito superficial
e muito voltado para o bem-estar como meta humano e aí Sócrates diz olha da mesma maneira que um corpo doente pior ainda do que ele estar doente é ele não receber medicamentos que possam sanar a sua doença uma alma doente o pior que pode acontecer a ela é não perceber a justa punição que possa sanar nla das suas distorções Portanto o homem mais infeliz do mundo eu pensava ser o injusto agora que tu me recordaes desse tirano eu corrijo a minha posição o homem mais infeliz do mundo não é o injusto é o injusto que
não foi punido E aí ele vai fechar com uma sentença que é muito bonita ele diz milhões de vezes melhor sofreram uma injustiça do que cometeram cometer uma justiça e ainda por cima não ser punido por ela Condena o homem é uma moléstia uma doença do qual a sua alma não vai ser capaz de se curar Se Curar não vai ter força não vai ter saúde não vai ter força moral para Se Curar sozinho então ele diz quando cometemos um erro e a natureza nos traz de volta uma punição Deveríamos ser gratos a ela estamos
livres estamos limpos para continuar a nossa trajetória quando cometemos um erro e nada vem significa que não temos chance não temos oportunidade portanto aquele que a sociedade considera como o mais esperto tanto naquela época quanto nessa que é o injusto que não sofre punição pelos seus males ele disz que é o mais torpo e o mais infeliz dos homens porque está cometido de uma doença que ele não permitiu que fosse aplicado nenum medicamento bom isso basicamente era o que dizia o nosso amigo Platão entre muitas outras coisas essas são algumas colocações básicas que ele faz
sobre a questão ética nós vamos voltar de vez em quando a comentar quando falarmos de outros autores aí vamos para Aristóteles Aristóteles com a sua ética pacos ele também fala uma coisa muito interessante eu grifei aqui para vocês ele diz não há excelência moral Sem discernimento ou seja não há ação ética sem que o homem saiba o que ele está fazendo a ação ética não pode ser coagida não pode ser obrigada a ética é própria de homens livres Imaginem vocês o seguinte Ele comete um ato Virtuoso E aí eu falo para vocês olha ele fez
uma ação super virtuosa super Bela aí vocês me perguntam bom ele teve outras alternativas não eu obriguei ele a fazer isso bom teve algum mérito foi virtuosa essa ação a virtude pode ser produto de uma coação Imaginem que tem uma Carteira cocuda cheia de dinheiro que alguém perdeu esqueceu ali no chão Aí a Paula acha nossa ela olha eu digo Olha se você não entregar você vai ver o que que vou fazer ela entrega pro dono bom foi Virtuoso isso a virtude não pode ser fruto uma coação a virtude tem que ser fruto de uma
escolha livre só o homem livre capaz de cometer qualquer outro ato que opta conscientemente pela atitude virtuosa é realmente um homem ético ou seja se ela acha essa carteira ninguém viu e ela tem um leque de opções diante dela e opta por devolver ao dono bom isso é uma atitude ética portanto quando você coloca uma sociedade onde cada passo que o homem dá existem leis com agindo o que ele deve e o que ele não deve fazer aí você diz Nossa como ele é Virtuoso bom tira essas leis e vê como ele vai ser né
Isso é uma questão interessante que o próprio Platão colocava uma sociedade que tem muitos médicos É porque ela deve ter muita doença uma sociedade que tem muitas leis é porque deve ter o quê muitos infratores e uma das coisas que ele dizia uma característica de uma sociedade decadente é a perda do senso básico do que deve e não deve ser feito então você tem que legislar até sobre a maneira como as pessoas andam maneira como elas falam tudo porque perde o sucesso básico sobre coisas triviais da vida então o homem ele vai andando formatado por
leis Mas nenhum compromisso ético nenhum compromisso de consciência com isso simplesmente uma coação externa então par Aristóteles a virtude é fruto da Liberdade ele vai dizer uma outra coisa muito interessante ele fala dos Deuses dos Deuses do Panteão grego ele vai dizer Olha eu não consigo imaginar uma atitude mais própria dos Deuses que os faça deuses do que a contemplação das leis do universo agora nós na nossa medida também podemos fazer isso também podemos de uma certa maneira entender as leis do universo e contemplá-las portanto se nós podemos fazer uma coisa que nos assemelha com
os deuses Isso deve ser a ação mais Sagrada do homem portanto quando eu entendo porque faço algo contemplo as leis do universo e sei por devo respeitar a determinadas leis compreendo de onde vem as leis Isso é o que me faz mais Divino e só isso me torna realmente Virtuoso Ou seja quando eu ajo de maneira ética compreendendo porque devo fazê-lo compreendo a lei do universo que norteia essa conduta e isso é o que mais me aproxima dos Deuses que a contemplação das leis é uma atitude Divina da qual o ser humano é chamado a
participar portanto quando vemos as leis que norteiam o universo e aceitamos conscientemente obedecer nós somos um pouco divinos e aquilo que mais enobrece é o hom o próprio Platão fala sobre isso também nas suas leis ele tem um livro chamadas leis ele diz toda a lei deve haver um grande preâmbulo explicativo antes dela porque não é do interesse do estado que os homens obedeçam porque sim porque o que evolui é sempre a consciência e se você não tem consciência do por está fazendo as coisas tem muito pouco mérito obediência ai bom E aí nós vamos
dar um pulo histórico já para dentro da idade média vamos falar a respeito de um Pensador chamado São Tomás de Aquino que vive no século XI e escreve um livro chamado a Suma Teológica com algumas ideias onde ele se inspira muito em Aristóteles e algumas coisas bem interessantes uma delas é a chamada justificativa do mal ele vai dizer o seguinte muitos bens não existiriam se nenhum mal existisse por exemplo o fogo existe graças ao ar corrompido o leão graças ao ASO devorado a paciência graças à iniquidade suportada ou seja o bem se fortalece se potencia
na Superação do mal o mal funciona como que um obstáculo um degrau através do qual o bem se qualifica se potencia portanto aquilo que aqueles que estamos no mesmo nível do Mal podemos considerá-lo como negativo do ponto de vista de alguém que vice de cima seria necessário tá nós que estamos no mesmo nível do Mal consideramos como algo que nos prejudica alguém que está acima considera como a única chance que temos existe um antigo Pensador chamado herst registro e esse é muito antigo mesmo viu a em torno de 6.000 Anos Antes de Cristo que ele
dizia o que é branco para os homens é preto para os deuses e às vezes o que é preto para os homens é branco para os Deus então às vezes estamos vivendo aquele drama aquela dificuldade aquela problemática séria e esses seres divinos olhando pra gente lá de cima dirão é a melhor coisa que tá acontecendo na vida dele é a oportunidade dele de se superar nós estamos achando que é uma desgraça e Eles olham lá dentro lá em cima estão dizendo puxa se ele não aproveita essa chance a vida dele vai dar em nada é
a chance que ele tem de se promover ao outro patamar né então do ponto de vista de quem olha de cima e necessita que tudo evolua não existe mal existem coisas necessárias obstáculos necessários e é aí que ele vai colocar essa ideia que eu acho muito interessante ele vai dizer que Deus faz o melhor na totalidade e não em cada parte e momento se confiamos nisso e temos firmeza nessa visão somos éticos sen não caímos naquele naquilo que ele chama de uma espécie de ateísmo inconsciente Imaginem vocês então esse ser bom Imaginem deixa eu tentar
colocar uma situação que vocês entendam isso Imagine que eu sou o gerente de várias lojas em Brasília e uma loja é gerenciada tem como gerente ela e outra ela e eu sou a gerente Geral de todas essas lojas bom essa loja nesse momento é que mais vende no Distrito Federal daqui a pouco essa loja dela estimulada por isso começa a querer cada vez mais produzir e passa a vender mais ela fica triste ela fica leve aí ela se esforça passa a vender mais que ela ela fica leve ela fica triste eu que tô acima como
gerente geral tanto faz como tanto fez porque tudo soma pra causa como todo se foi ela mais ou ela a menos uma questão que no nível delas importa mas para quem tá um grau acima tanto faz como tanto fez entendem isso então que ele tá querendo dizer se nós imaginarmos alguém que tá muito mais acima um ser que vê o universo como um todo esses pequenos deslocamentos de de benefício que nós consideramos que vão contra ou a favor de nós ele olha e só vê isso soma ou não para que todos os seres se aproximem
de mim se soma tanto faz que esteja com ela com ele ou com ela ou seja ele não vê o particular os interesses mesinos e pequenos particular ele vê o bem do todo todos esses seres estão caminhando para mim estão Então essas coisas são irrelevantes e ele diz muitas vezes o homem presa o irrelevante ela por exemplo se perde as melhores vendas para dizer Deus está contra mim Deus não tá preocupado com essas pequenas preferências pessoais ele se preocupa com o todo e que tudo caminhe para ele e quando duvidamos que o todo obedeça a
uma ordem a um Cosmos ele vai dizer isso é uma espécie de ateísmo inconsciente quando nós duvidamos do sentido dos acontecimentos que nos acometem de uma certa maneira duvidamos da Ordem do universo e duvidar da ordem e do sentido do universo é duvidar de Deus que ver uma coisa que ele considera claramente como ateísmo inconsciente sentimento de Vingança Alguém te fez uma coisa Ah eu tenho que punir Fulano que que tá implícito por trás desse sentimento o universo é caótico E se eu não puni-lo não vai acontecer nada com ele o que é isso o
universo é ca se o universo é ca não há Deus percebem ou seja todo o sentimento de desconfiança de insegurança em relação às leis do universo que nos faz pensar que algo nos prejudica que algo vai passar desapercebido que as coisas não não vão tomar o curso que lhes corresponde é uma espécie de ateísmo inconsciente e é curioso porque em momentos críticos você percebe que às vezes a própria pessoa não percebe Esse chamado ateísmo inconsciente como ele dizia momentos críticos como por exemplo de Anes da Morte ela vai perceber que de fato não tinha Fé
em coisíssima nenhuma era uma fé mais teórica do que a propriamente prática porque todas suas concepções de vida trabalhavam sobre a ideias do universo que é caos e não Cosmos então é uma concepção muito interessante dele também ele define a ética como confiança no universo ordenado onde todas as coisas têm um sentido o homem confiante seguro é um homem ético não se desespera não se vinga não emeca quantos males que o atingem percebe tudo como necessário e confia que o universo é sempre ordem e não caus bom em seguida vamos falar de um outro cidadão
que ficou muito famoso uma máxima que é um pouco polêmica que é René decarte né aquele que falou a respeito penso não existo que daria uma palestra só para comentarmos essa frase dele mas não é o caso aqui vamos falar da sua visão ética René decat que vive no século X ele entra em muitas obras dele vai publicar um trabalho chamado as paixões da Alma ele vai dizer uma coisa muito interessante a ética é uma atitude própria das Almas fortes as almas fortes impõem princípios sobre as paixões sempre a guerra dentro da Alma do Homem
porque o homem é um ser que está em evolução portanto se você pudesse mergulhar dentro da Alma do Homem sempre haverá algum conflito porque é nesse conflito que se decide atitudes de cada momento o que prevalecerá o que dará a tua direção agora o conflito das Almas fortes se dá de princípios contra paixões o conflito das Almas fracas se dá de Paixões contra paixões e prevalece a cada momento aquela que é mais forte aquela que é a última que foi adquirida aquela que tem o maior teor de novidade e o homem vai sendo arrastado pela
Paixão da moda sem nenhuma possibilidade de tomar as rédias da sua vida vai dizer olha um homem que tem princípios ainda que num determinado momento ele ven a perceber que esses seus princípios são equivocados e venha a substituí-los por outros mais perfeitos submeter as paixões a princípios ainda que esses princípios não sejam perfeitos é um mérito e é uma atitude ética porque educa as paixões na obediência porque aquele animal que vive dentro de nós Como dizia Platão seu para ser conduzido e não para conduzir ainda que momentaneamente o homem que conduz o animal não esteja
vendo de maneira correta a direção sujeitar o animal é sempre bom porque o educa na obediência e esses princípios podem devem e vão sendo aperfeiçoados ao longo da vida que é muito parecido com aquilo que vai dizer Kant logo adiante ele diz olha o homem deve ser regido pela boa vontade que é a vontade de caminhar para o bem mas sempre a gente tá vendo o que é o bem não nem sempre às vezes a gente pode ser que equivocar mas se você não abandona a vontade profunda de chegar ao bem até com os erros
você aprende e vai se aperfeiçoando em cima dos os e não abandona a sua meta Vai vendo cada vez mais nitidamente O que é o bem e vai qualificando a sua ação né mas ainda que nos equivoques imporo noos sobre as paixões é a característica de uma alma forte ou seja uma característica de um ser humano que tomou as rejas do seu eu animal e dá a direção da sua vida o ou seja isso humaniza e a função da ética é exatamente é humanizar fazer com que o homem ocupe o seu espaço bom E aí
vamos para um outro Pensador já do século X baruc Espinoza de origem Judaica alguns devem conhecer a história dele ele escreve um livro que tem um título muito interessante chamado a ética demonstrada a maneira dos geômetras ética demonstrada com princípi geométricos ele faz uma conciliação entre ética e matemática el tem algumas colocações bem interessantes uma coisa que fez com que baruc esquinza fosse expulso da Sinagoga porque ele era um judeu era a sua ideia do pantus ele era tremendamente panteísta acreditava que Deus estava em todas as coisas e acreditava mais acreditava que o homem era
imagem semelhança de Deus uma miniatura de Deus e que o homem tinha obrigação de encontrar dentro desse universo que era pantus o lugar que lhe correspondia ele dizia que o homem cada ser dentro da natureza é a imagem a semelhança de Deus Os seres são diferentes em potência não em natureza imagina o que significa isso é como se fosse imaginasse o oceano e eu pusesse lá dentro do oceano um balde e tirasse um pouco da água dele ou colocasse um copinho desse tamanho tirasse um pouco da aula del da água dele ou pegasse uma colherinha
e tirasse um pouco da água dele esses três recipientes a substância A natureza é a mesma a água marinha aumenta a potência a quantidade de água marinha que eles são capazes de conter mas todos eles são da mesma natureza ele diz O homem foi feito para canalizar uma potência Divina a natureza espera isso dele e ele está muito aquem É como se você fosse feita para ser um balde e tivesse se resumido a um copinho podemos muito mais há muito das virtudes divinas que foram reservadas para o homem e como o homem pode aumentar a
sua potência adquirir o lugar que lhe corresponde no universo através da prática das virtudes que também é uma outra colocação desculpem voltar toda hora Platão Mas ele também fala disso Platão vai falar que virtude concede poder e é um fato dentro das minhas aulas de ética costumo comentar isso com os alunos C também vai falar muito sobre isso que as virtudes elas dão poder aos seres ele diz que a única virtude que está necessariamente conectada com uma finalidade é a boa vontade as virtudes são meios e elas concedem poder independente da finalidade até o marginal
quando adquire virtudes fica mais eficiente como o marginal seja mais poderoso não é verdade a organização não é uma virtude um marginal organizado não é muito mais potente do que um desorganizado a inteligência não é uma virtude o marginal inteligente não é muito mais potente do que um burro então do ponto de V dos marginais era melhor que não tivessem virtudes porque isso os potencia percebem isso e é uma das coisas complicadas que nós temos no nosso mundo moderno é quando as pessoas de caráter duvidoso com finalidades nada nobres começam a perceber que as virtudes
lhes dão poder hoje nós vemos o chamado crime organizado tremendamente potente cada vez mais organização e virtude quando isso existe um cidadão que não era um filósofo era um primeiro Ministro inglês chamado Benjamin de sheli que dizia que uma sociedade só tem chance quando os homens de bem tem a mesma Audácia dos patifes a nossa é uma sociedade onde os pí são muito audaciosos e os homens de vem cada vez mais débeis então os pífios são organizados tem bom planejamento tem uma estrutura de eficiência tem um treinamento e os homens de bem cada vez mais
inertes cada vez mais preguiçosos cada vez mais buscando a comodidade cada e nada mais bom no momento em que essas duas coisas se enfrentam que resultante temos aí desastrosa né Isso é um fato que nós vivemos então que canto está dizendo aqui através da virtude o homem ocupa o seu lugar no universo o homem corresponde àquilo que a natureza espera dele a virtude potencia questão aqui além da virtude temos que ter um sentido de vida Claro para sabermos Em que direção usar essa virtude porque senão ela pode potenciar coisas muito mórbidas e muito negativas ent
outra coisa interessante que Espinosa vai falar é que defeitos nada mais são do que formas de pensamento que podem ser alteradas todas as nossas debilidades não são reais são crenças que temos sobre nós mesmos que podem ser alteradas simplesmente por uma questão de não acreditarmos mais nela não nos vermos mais daquela forma não nos sentirmos como sendo aquilo seja tantas virtudes são fixadas e adquiridas através de formas de pens como também os vícios são formas de pensamento não são reais não são concretas portanto podem ser abandonadas por uma disposição mental favorável acerca de si mesmo
não tem essa substância toda que vocês imaginam são disposições você pode simplesmente modificar bom em seguida vamos para nosso amigo que já citamos várias vezes né que foi UEL Kant Kant eu considero com uma voz importantíssima gente do ponto de vista da ética ele tem um livro chamado a fundamentação da naa física dos costumes que é eu acredito que uma das coisas se nós considerarmos a história do pensamento ocidental de Platão para cá talvez tenha sido o que de mais importante foi escrito sobre esse assunto sobretudo uma coisa que marcou porque o pensamento de Kant
só ele daria uma palestra é muito bonito e sensacional uma coisa que marca muito nesse livro é a máxima do imperativo categórico Kant diz que uma ação moral ela deveria obedecer a uma máxima que é a seguinte Ages sempre de tal forma que a máxima da tua ação possa ser elevada à lei universal Isso é uma ação moral Imaginem isso imagin que eu esteja pegando alguma coisa emprestada com ela e mentalmente tenho a intenção de não devolver essa minha atitude eu poderia elevar a lei universal poderia dizer o seguinte bom todas as vezes que um
ser humano pega algo emprestado ele pode ter a intenção de não devolver isso como lei universal beneficiaria a humanidade ou prejudicaria prejudicaria Inclusive inviabilizaria a arte do empréstimo porque ninguém ia prestar mais nada para ninguém sabendo que poderia não tê-lo devolvido então isso não é uma atitude que eu poderia universalizá-lo e fazer com que isso gerasse um benefício pra humanidade então isso não é moral entendem isso qualquer atitude tua qualquer momento para e pensa bom em cima disso eu poderia construir uma lei que todos os seres humanos seguindo seriam melhores que a sociedade seria melhor
sim é moral não opa cuidado atitude moral a qualquer momento tem que poder ser universalizada porque senão ele vai dizer que a gente faz uma exceção a par particularidade e essa exceção à particularidade é de onde nasce a imoralidade que que é exceção à particularidade aquela coisa que você não quer que os outros façam com você mas você tá fazendo você não quer que os outros saibam que você tá fazendo mas você tá fazendo mas você gostaria que todo mundo fizesse isso Não de jeito nenhum mas isso eu não faço sempre é só agora é
só o minuto Tinho é uma situação de emergência tá é uma exceção essa exceção que fazemos a particularidade é por onde se infiltra a imoralidade qualquer momento a nossa ação deveria poder ser elevada a lei universal não deveria haver cantinhos escuros quartinho da bagunça exceções a lei geral da nossa vida tudo deveria poder ser a qualquer momento iluminado sem que nada nos envergonhasse isso é o ato moral é uma dica que ele dá que é muito interessante que dá Claro do que é moral e do que não é dá um critério Claro para julgar O
que é moral e o que não é né É bem interessante isso é um aporte muito bom de cante a visão da ética humana né bom E aqui vem um livro que esse também daria uma palestra só ele que é de um cidadão chamado Frederick MIT muito polêmico muito forte eu peguei dele dois trechos dois livros na verdade perdão trechos de dois livros além do bem e do mal e a genealogia da moral cant é uma figura que também é um ponto perdite é uma figura que é um ponto fora da TVA tremendamente forte nas
suas colocações incisivo Mas algumas coisas muito belas bom além do bem e do mal ele vai colocar uma máxima que é a cara de de para quem conhece um pouco o pensamento dele ele diz o seguinte Onde encontro um ser mortal encontro vontade de poder nunca cruzei com um ser mortal que não tivesse dentro de si vontade de poder Portanto ele vai dizer essas máximas Morais que as pessoas usam do tipo não fira ninguém não faça mal a ninguém ele vai dizer são insípidas falsas e sentimentalistas você Eu Não convence ninguém a ser bonzinho dessa
maneira o ser humano tem sede de poder e se você não direcionar essa sede de poder dele ele se torna um trator e não há máxima boazinha que vai convencerlo do contrário você tem que aprender a direcionar no ser humano ess essa vontade de poder que é inata faz parte da natureza dele Onde encontro um ser racional encontro vontade de poder E aí ele vai argumentar já na genealogia da moral Ele pega a palavra bem queos toda a ética é fundamentada numa busca do bem ele pega a palavra bem e vai pesquisar em várias línguas