[Música] [Música] olá esta é a segunda aula o curso tecnologia básica da prime teologia na sala hoje abordará a pessoa de deus ou seja a tecnologia própria em primeiro lugar nós precisamos entender que esse é um assunto amplo por isso faremos uma divisão entre duas vídeo-aulas distintas o primeiro aspecto a ser destacado é o conhecimento de deus deus deseja ser conhecido e pra isso ele usou algo que nós chamamos na tecnologia de revelação esta revelação ela pode ser dividida em duas existe o que se chama de revelação geral ou revelação natural o que significa a
ideia de que deus se revelou na criação tudo que vemos à nossa volta todos os seres criados tudo aquilo que não se apresentam diante dos nossos olhos mas essa revelação não é o suficiente para a salvação por outro lado nós temos o que chamamos de revelação especial ou seja a teologia revelada é aquilo que deus explica de maneira clara nas escrituras por meio dos autores por meio das passagens e das profecias e nos ensinamentos a respeito da sua pessoa de quem ele é e aquilo que ele quer este sim é um pré-requisito para a salvação
quando nós pensamos em uma estabelecimento da relação geral nos lembramos que ela atinge a todas as pessoas ou seja todos os seres humanos todos aqueles que nasceram estão no mundo podem ter algum entendimento da pessoa de deus a partir daquilo que ele conhece da vida deus vai usar meios universais para dar testemunho a bíblia fala claramente os alvos que a criação da testemunho da obra de deus isso não significa que a pessoa vai entender quem é deus mas ela pode entender que há um deus vamos pensar sobre os meios de revelar são geral pela criação
este é chamado o argumento cosmológico ou seja todo o efeito vem a partir de uma causa tudo que existe foi formado a partir de algo ou necessariamente partir da ação de alguém nós podemos entender também pela ordem do universo chamado argumento teleológico que indica que o universo tem um sentido que o universo tem um propósito é necessário que existam criador ele tenha criado as coisas numa determinada ordem o que nós vemos o nosso redor não é caótico ele é harmonioso e tem uma maneira de cada coisa interagir e isso pressupõe uma ordem pensado mas também
temos o argumento da criação do homem ou o argumento antropólogo fala a partir do entendimento do homem ser um ser moral um ser intelectual e os ser religioso ou seja um homem é distinto do restante da criação porque ele tem esta percepção podemos usar uma natureza religiosa se nós pensávamos que existem diferentes tipos de religião isso pode ser um pouco confuso quer dizer que deus está em todas as religiões não significa que o sentimento religioso aponta para deus mas por vezes o homem por não entender esta revelação geral ele transmite ele leva para outros lugares
para outras coisas aquilo que deveria ser dado somente a deus por isso nós as pessoas que adoram a diferentes divindades colocando a natureza como um todo chamando-a de deusa não é isso que a bíblia nos ensina e também em relação a partir do seu próprio selo o argumento ontológico ou seja este ser perfeito precisa existir para que tudo mais faça sentido se nós tirarmos deus toda a criação ela fica sem sentido sem propósito porque nós vivemos porque nós estamos aqui porque fazemos o que faz se no final não há mais nada se nós não vemos
de deus não voltaremos para ele então nada faz sentido tudo é completamente inútil quando nós entendemos a relação geral é bom frisar o que a bíblia diz a bíblia diz que a glória de deus está revelado salmo 19 11 que ele tem o poder para realizar tudo que ele está acima que ele é o ser supremo a sua própria natureza divina capítulo 11 de romanos mais mil sa bem esta questão o seu controle sobre tudo que existe na sua bondade sua inteligência e sua própria existência isso nos remete a um outro tópico dentro do mesmo
assunto são chamados a tributos ou as qualidades de deus ou seja uma teologia ela tem uma limitação ela vai tentar explicar quem é deus mas ela não conseguiria fazer isso de uma forma exaustiva porque um deus e finito não cabe nas nossas mentes infinitas por isso nós entendemos que aos atributos de deus nós falamos aqui de deus pai mas serve também para meus filhos usem o deus espírito santo pode ser separado em categorias essas categorias são chamadas de atributos naturais e atributos morais ou seja está falando aquilo que está na essência de deus se nós
falamos que deus é santo ou falamos que deus é justo eu estou falando de um atributo moral porque o pressuponho uma moralidade envolvida o que é certo eo que é errado e quem determinou isso mesmo foi o próprio deus também tem atributos que são incomunicáveis que fazem parte da essência de deus e que nós não podemos entender mas nós temos atributos que são comunicáveis aquilo que deus é que ele consegue explicar e nós vamos entender ainda que de uma forma muitas vezes limitadas a partir da nossa própria existência a partir da nossa própria experiência concluímos
assim a nossa vídeo aula este é o curso de teologia básica do prime trilogy [Música]