Che Guevara Che foi um grande líder humanista e pacifista que lutou pela igualdade, pela vida e pela paz mundial! “Aqui diz. .
. site oficial das Nações Unidas, professor! Esse vídeo foi patrocinado por World of Warships, um jogo de ação e estratégia com batalhas navais a bordo de + de 400 navios históricos e bem realistas, como os nervosos contratorpedeiros encouraçados, cruzadores e porta aviões, no meio de muita chuva, vento e neblina que vão deixar sua experiência bem viva.
E o melhor de tudo é que o game é de graça pra PC. É só clicar no link na descrição, baixar e começar a explodir o que você quiser na sua frente. E agora o game tem dois navios totalmente brasileiros pra você: O Almirante Abreu e o Juruá, além de várias camuflagens do Brasil pra personalizar todos os navios.
E pra quem se registrar no link da descrição e utilizar o código ESTRONDO vai ganhar o Navio de Guerra Brasileiro Almirante Abreu com Camuflagem Permanente da Ordem e Progresso, 20 Camuflagens do Brasil para customizar os seus outros navios, 500 Dobrões, 3 Dias de Conta Premium e 1. 000. 000 de Créditos!
Então, clica no link, baixe o game e se prepare para a Batalha. Salve meus cavaleiros, aqui é o Thiago, sejam muito bem-vindos ao Impérios AD. A Segunda Guerra Mundial finalmente acabou, o mundo estaria em paz novos sonhos poderiam ser resconstruídos pessoas felizes, alegres.
. . com uma vida inteira pela frente.
. . Em qualquer planeta normal isso teria acontecido; mas normal esse planeta não é; é que nenhum planeta pode ser normal se conseguir juntar na mesma frase: bigodudo, sociopata, socialista, genocida e Stalin.
Graças a ele, e aos seguidores revoltados dele. . .
O mundo voltaria a ser uma panela de pressão prestes a explodir a qualquer momento. Mas não tema, ninguém pode sair por aí explodindo coisas, a não ser que seja um radical islâmico. .
. ou os Estados Unidos! Mas o que os Yankees queriam explodir mesmo era o socialismo; e tudo que começasse com a palavra social!
Os russos detestavam o capitalismo e sua geração desigual de riquezas! Os americanos detestavam o socialismo e sua geração igual de pobreza. Depois da Segunda Guerra Mundial, essas duas superpotências dividiram o mundo em dois em uma disputa política e ideológica que a gente chama de Guerra Fria, mas que fez o mundo inteiro ferver!
Depois da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética perceberam uma verdade clara e incontestável: comunismo e capitalismo eram diferentes demais para existirem no mesmo planeta, quiçá na mesma galáxia; então a partir de 1947 as duas superpotências fariam de tudo pra mandar no mundo. Era o começo de uma era de luta ideológica e econômica entre americanos e soviéticos que sugaria o mundo de uma vez: A Guerra Fria. Era Guerra Fria porque não era quente: não tinha explosões, tiro, bomba, sangue.
. . Pelo menos não entre americanos e russos.
Eles deixavam os outros países se matarem por eles. E assim o mundo foi dividido em três: O Primeiro Mundo apoiava o capitalismo, o Segundo Mundo apoiava o comunismo, e o Terceiro Mundo apoiava. .
. nada. Mas quem diria que a escalada de tensão que levou a Guerra Fria começaria por causa de um coração partido.
“Que história é essa de bomba atômica, Truman! ? O que é que você tem a dizer em sua defesa!
” “Calma, Stalin eu posso explicar. . .
” “Cala a boca, seu cachorro! Vocês destruíram o Japão com uma bomba e não me comunicaram! Eu jamais concordaria com essa barbaridade!
” “É, a gente exagerou camarada, eu sei! ” “Claro que sim, vocês ficaram com o Japão todo para vocês e não deram nada pra mim! ” Isso é um absurdo Depois de deixarem Stalin de fora de Hiroshima e Nagazaki, Truman e Churchill sabiam que nunca mais tirariam aquelas fotos bonitas ao lado do camarada.
Antes e depois que a Guerra terminou, eles fizeram várias conferências pra determinar quem ficaria com o que; Stalin pegou a Europa oriental inteira: Alemanha Oriental, Checoslováquia, Polônia, Romênia, Bulgaria, Hungria, Grécia. Eram todos peões soviéticos agora. E pra piorar, Stalin não cumpriu a promessa de se retirar do Irã após o fim da guerra.
Churchill achou isso um absurdo e isso não ia ficar assim: “É assim que vocês querem acabar, yankees? ! Dá mole só pra ver se essa praga não vai chegar aqui e devorar vocês também!
” Em um discurso inflamado nos Estados Unidos em 5/03/1946, ele chamou essa dominação soviética que separava a Europa Oriental e Ocidental como Cortina de Ferro. Churchill defendia uma aliança anglo-americana urgente contra a postura agressiva soviética. O presidente Truman concordou com o Bulldog britânico, então em 12 de março de 1947 ele apresentou ao congresso americano a Doutrina Truman, que dizia clara e abertamente que “defenderia o mundo livre contra a ameaça comunista!
” A partir de 1947, todos os países que quisessem se libertar do comunismo teriam o apoio americano; e esse apoio era um negocinho verde que todo comunista deseja, mas que vai negar até a morte: Dólar! Dizem que o dinheiro não compra felicidade, mas se você fosse um país ferrado depois da Segunda Guerra Mundial você ia ficar bem feliz se alguém te desse uns milhões de dólares: Com o Plano Marshal, Truman queria exatamente isso: comprar o comunismo da Europa, literalmente! E ferrada a Europa estava, e ela abraçou a ajuda, menos.
. . “Nossa causa é justa!
” “Viva o comunismo, abaixo o capitalismo! ” Stalin morria de medo do capitalismo corromper a mente pura dos comunistas do Bloco Oriental, então ele resolveu proibir a ajuda. Ainda bem que Stalin fez isso, porque senão hoje teria um monte de socialistas usando Iphone, já pensou?
! E pra piorar ainda mais as tensões com o Ocidente, Stalin e o exército vermelho resolvem apoiar um Golpe fatal na última democracia que ainda resistia no leste europeu: A Checoslováquia. O Golpe de Praga se tornou o símbolo da Guerra Fria: se ainda havia líderes ocidentais em dúvida de tomar o lado americano na Guerra, depois do Golpe, essa dúvida acabou.
Já no primeiro ano o Plano Marshal foi aprovado com um orçamento de 5 bilhões, passando para 14 bilhões nos anos seguintes, o equivalente hoje a 100 bilhões de dólares. O Plano Marshal se tornou um pesadelo comunista: em 1948 o Reino da Grécia venceu sua guerra civil contra o partido comunista; a aliança comunista-socialista foi derrotada na Itália pelos democratas-cristãos. Com essas vitórias os yankees perceberam que para continuar na frente de seus inimigos, eles precisavam de uma coisa tão forte e poderosa quanto dinheiro e armas: Ele vai falar!
(Bip toca) “Damn, esse troço ainda vai me matar do coração. Vou chegar mais perto pra ouvir de novo. ” (bip toca) E foi mais ou menos assim, ou não, que em 1947 nascia a CIA.
Em 1954 os soviéticos criaram sua equivalente comunista: a KGB! “Tá bom, eu falo! ” “Então, o que vocês querem pegar agora?
” “A Alemanha Oriental! ” “Viu, é muito melhor colaborar. ” “Pronto, agora deixa eu ir!
” “Claro! ” Uma nova era de espionagem havia começado e ela seria uma das armas mais importantes da Guerra Fria. Mas o sistema nervoso de toda essa tensão continuava sendo a capital alemã, Berlim.
Pra pressionar os aliados ocidentais a deixarem Berlim sob controle soviético, Stalin ordena o Bloqueio de Berlim: trens, carros e barcos estavam proibidos de entrar na cidade. Pra continuar alimentando a cidade, os aliados criaram a Ponte Aérea de Berlim efetuando mais de 200k voos. E depois de uma derrota esmagadora nas eleições municipais, os comunistas criaram sua própria Berlim a força.
A partir de 1949, o mundo teria duas Alemanhas e duas Berlins: a Ocidental capitalista e a Oriental comunista. temos Mcdonalds, coca-cola, televisão, rádio, carros. .
. E vocês aí? Estranho.
. . O socialismo é um sistema tão justo e igual, Por que tinha tanta gente arriscando a vida pra pular por outro lado?
Pra aumentar a pressão contra o União Soviética o Tio Sam lidera os países europeus na criação da OTAN, Em abril de 1949. Pra equilibrar as forças, a União Soviética também cria sua aliança em 1955 chamado de Pacto de Varsóvia. Ao mesmo tempo, ela desenvolve e testa com sucesso sua primeira bomba atômica.
Mas o Bloco Socialista não era só poder de fogo: a imprensa também assumiria seu importante papel de informar o povo com muita liberdade e transparência: “Claro que sim! Queremos um governo transparente para todos! ” “Que bom senhor, porque acabei de fazer um artigo inteiro falando dos podres do socialismo!
” “É aquele bem ali senhor. . .
” Mas não se deixe enganar, a imprensa comunista era livre sim, afinal de contas a imprensa era o próprio governo. O que poderia dar errado! ?
E enquanto isso a China estava um caos: Guerra Civil pra todo lado! Então imagine que você seja um chinês e precisava escolher um líder pra apoiar na guerra: de um lado você tinha ele, cara de mal, com um bigodinho sinistro, careca, e segurando uma espada ainda; é claro que você não apoiaria ele. Porque do outro lado tinha outro careca, mas com um rostinho fofo, bochechas rosadas de ursinho de pelúcia, com um sorriso meigo e encantador.
Com essa doçura toda é claro que você apoia ele, e ele vence! E 70 milhões de pessoas morrem. E olha só quem tá do ladinho dele na foto!
Resumindo, se Stalin e Mao vivessem mais um pouco, até alienígenas eles tinham matado! Mas a partir de 1950 a Guerra Fria esquentou de vez: A Guerra da Coreia explodiu, com a invasão da Coreia do Norte para o Sul. Os americanos liderados por Douglas MacArthur ajudam o Sul enquanto os soviéticos apoiam o Norte, e em 1953 a guerra termina com um cessar-fogo, resultando no estabelecimento de uma ditadura totalitária e num dos poucos momentos onde a morte deve ser louvada, Stalin morreu em 1953 e no lugar dele entrou Nikita Khrushchev como o novo líder da União Soviética.
No mesmo ano, Truman conclui seu mandato, cedendo a Sala Oval para o casca-grossa veterano da Segunda Guerra, Dwight Einsenhower. Nikita queria desestalinizar a União Soviética; começou a denunciar crimes de guerra de Stalin; mudou até o nome de Stalingrado para Volgogrado. Apesar dessas ameaças, um plano para uma aproximação chegou a ser cogitado, mas foi logo cancelado depois que soviéticos abateram um avião espião americano no espaço russo.
E mais furioso ainda, Nikita inflamava seus discursos de superioridade nuclear, dizendo que poderiam atacar qualquer cidade americana com suas ogivas; Einsenhower disse que poderia atacar também. . .
e ficou só nisso, graças a Deus! Com a chegada do presidente Kennedy, os Estados Unidos passaram a comer pelas beiradas, nas chamadas guerras por procuração. Dessa forma, Kennedy minaria a força soviética em países em conflito sem ficar nas perigosas ameaças de guerra nuclear com a União Soviética.
Aproveitando esse caos e instabilidade mundial, várias nações começaram seus processos de independência durante as décadas de 50 e 60. A Descolonização virou uma febre que se espalhava principalmente no continente africano e na Ásia, criando novos países independentes, mas que passariam a enfrentar guerras civis terríveis por muitos anos. E a Terra era pequena demais para os americanos e soviéticos.
Agora eles queriam o céu, literalmente. De 1957 a 1975 a Corrida Espacial iria provar quem iria mais longe: os russos enviaram o primeiro satélite, mas os americanos pisaram na Lua, e de lá eles viam uma terra redondinha, pro desespero de quem achava que a Terra era plana, deixando esse negócio de Terra plana no passado, porque quem em 2021 acreditaria num negócio desses, né? Cof, desculpa.
[SARCASTICO] Com os países africanos e asiáticos conquistando sua independência uma poderosa dupla se levantaria na América contra o imperialismo americano. . .
Toc toc, quem é? Castro e Che! “Para o vídeo.
. . Na fortaleza de La Cabaña, Che Guevara em pessoa foi responsável pela morte de centenas de prisioneiros políticos a sangue frio em nome da Revolução!
Com a ajuda de Che, Fidel consegue derrumar o governo Cubano na base de tiro e muito sangue e implanta uma ditadura socialista em Cuba a partir de 1959. Com essa fúria toda nem a CIA conseguiu matar Castro na invasão da Baía dos Porcos em 1961, resultando num grande fracasso americano, que se vingou capturando Che Guevara na Bolívia e o matando. E como resposta a essas invasões Krushchev instalou misseis nucleares em Cuba para intimidar Kennedy, que por sua vez fez um bloqueio naval total a Cuba, levando a negociações entre as duas potências com a retirada dos misseis pela União Soviética; E toda essa tensão culminou com o assassinato de Kennedy no próprio solo americano, com seu vice Lyndon Johnson assumindo o poder em 1963.
Johnson e seus sucessores ficariam marcados no conflito mais sangrento de toda a Guerra Fria: A Guerra do Vietnã. 20 anos de conflito, mais de 1 milhão de vietnamitas mortos e um rombo nos cofres públicos levou a uma forte pressão do Congresso e do povo americano para o fim da guerra, e entraria para a história como a primeira derrota americana em uma guerra. Na Guerra do Afeganistão, foi a vez dos soviéticos não resistirem a pressão e perderem.
A América do Sul, embora neutra sentia os fortes efeitos colaterais da Guerra Fria, Os Estados Unidos e União Soviética eramímas que puxavam o mundo inteiro pra perto deles; só que esse equilíbrio de forças iria acabar com a chegada deles: a dupla comunofóbica, a fusão monárquica-republicana perfeita, os vingadores capitalistas: “Milord Reagan, você sabe que eu sempre fui um pouco estressada e sem paciência não é? ” “Verdade, Margaret, os argentinos que o digam, né? hahaha, mas não se cobre tanto, minha amiga!
” “Eu sei. . .
Mas eu quero ser mais tolerante sabe? Aberta a novas ideias! Aquela Donzela de Ferro ficou para trás.
” Abaixo a monar. . .
. Com Margaret Tatcher e Ronald Reagan, o comunismo estava com seus dias contados nesse planeta. Se o comunismo tinha que cair, teria que ser pelas mãos deles.
Uma série de embargos e pressão econômica dos líderes das potências anglo-americana colocaram o comunismo e a União Soviética contra a parede: com a economia estagnada e sem chance de recuperação, o novo e moderado secretário-geral soviético Mikhail Gorbachev viu que só tinha duas saídas para o futuro do povo russo: Glasnost e Perestroika. Gorbachev sabia que a economia russa precisava de uma restruturação completa e que só uma abertura econômica salvaria o país, que fora drenada para a área militar nos anos anteriores. Isso deixou os movimentos nacionalistas soviéticos revoltados, causando uma ruptura social sem volta.
A rendição Soviética era iminente. Com a apoio americano e acordos amistosos de desarmamento entre as duas potências nos anos finais da década de 80, o clima de guerra não existia mais. Aproveitando a oportunidade, as Revoluções de 1989 expurgavam os últimos governos comunistas que ainda existiam na Europa Oriental e Central.
Mas ainda faltava um último ato, real e simbólico ao mesmo tempo, e somente assim os empurrões entre as duas potências cessariam e a paz voltaria a reinar: A Reunificação Alemã! Gorbachev concordou, e finalmente uma última destruição aconteceria em 9 de novembro de 1989. .
. Uma destruição mais do que esperada e muito bem-vinda, e que traria a liberdade a um povo dividido e que sofria amargamente durante décadas: A Queda do Muro de Berlim! A União Soviética não aguentava mais a pressão pra acompanhar os americanos, e finalmente, em 1991 ela quebrou em pedaços!
O mundo felizmente, via o fim de uma Era chamada Guerra Fria: foram 44 anos de invasões, de conflitos, de tensões que geraram milhões de mortes redefiniram nações e o mundo. Mas o socialismo e a União Soviética foram derrotados e os países ocupados por eles se tornaram independentes, e ganharam sua liberdade. e o terror deixado pelo comunismo nesses países foi tão grande que até hoje muitos deles proibem o uso de símbolos comunistas.
Só que um momento se tornou lendário e acabou virando o cartão postal do fim da Guerra Fria: a queda do muro de Berlim! Depois de ser completamente destruída e arrasad depois da Segunda Guerra Mundial e dividida em 2 durante 40 anos, Finalmente a Alemanha ganharia sua liberdade e poderia abrir suas asas para hoje se tornar a maior e mais forte nação da Europa. Já os Estados Unidos se tornaram o único e incontestável dono do mundo, e continuam sendo.
. . pelo menos até a gravação desse vídeo.
. . Muito obrigado por assistir, um grande abraço, se cuida e Adeus!
um respeitado historiador comunista sério e imparcial que vai dizer que socialistas de verdade não justificam genocídios! Ai, Jesus, essa porcaria vai travar logo agora! Mas que.
. . Acabou a aula galera, até semana que vem!