OPS Livre Arbítrio - Augustus Nicodemus

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Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
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muito bem boa noite a todos muito bem-vindos queremos cumprimentar também o pessoal que tá nos assistindo pela internet tá sendo transmitido nós vamos comear com a palavra de oração pedindo que Deus nos ajude a compreender se possível esse tema tão antigo não é e polêmico também ó Deus obrigado por esse tempo juntos obrigado porque nós podemos nos reunir livremente no nosso país e estudar esses assuntos ó Deus que tem a ver conosco de maneira direta Pedimos que tu nos ajudes nos des humildade compreensão sabedoria discernimento Obrigado por todos que aqui se encontram nessa noite também
pelos que nos assistem pela internet em nome de Jesus amém bom o nosso assunto é livre arbítrio mas eu queria já pedir permissão a vocês para não tratar esse assunto isoladamente tipo assim ah o que é o livre arbítrio temos ou não temos porque isso vai gerar uma série de questionamentos que podem ser respondidos se antes nós tratarmos de questões mais fundamentais E se nós olharmos esse assunto à luz do quadro maior Então o que eu vou fazer é comparar é porque na ver deixa eu voltar atrás essa questão do livre arbítrio é apenas um
ponto de uma questão maior Tá certo então se a gente der uma começar pela questão maior fica mais fácil depois chegar nessa questão do livre arbítrio Então vou começar com um pouquinho de história para a gente chegar até aqui nessa questão do livre arbítrio a nossa história começa no período Bem antigo no período dos Pais da igreja com um estudioso chamado Pelágio que começou a ensinar por volta aí do Século IV no meio das igrejas que o pecado de Adão que cometeu lá no Paraíso tinha afetado somente a ele e que as pessoas que nasceram
os filhos de Adão não nasceram com uma natureza pecaminosa mas Eles nasceram livres e sem e a influência do Pecado em seus corações e que as pessoas aprendem a pecar porque elas vem os outros pecar o homem é intrinsecamente bom ele tem foi criado por Deus a sua imagem e semelhança então ele nasce livre e ele pode livremente escolher entre o bem e o mal porque o pecado original Na verdade tem a ver somente com Adão nós não passamos pros nossos filhos o pecado as pessoas aprendem a pecar por socialização por convívio então Eh Pelágio
foi enfrentado por um homem muito capaz chamado Agostinho e Agostinho contrastou o ensino de Pelágio com o que a A Bíblia nos diz e chamou atenção para fato de que de acordo com a Bíblia nós nascemos mortos em nossos delitos e pecados que o ser humano está afetado pelo pecado de tal maneira que a bíblia usa termos como cego escravos da Carne escravos do mundo escravos de Satanás a Bíblia usa o termo mortos em ofensas e pecados usa o termo filhos da Ira por natureza e aí então Eh aí os concílios da época analisando a
questão consideraram o pelagianismo como uma heresia e esse ensino então foi rechaçado da igreja oficialmente mas nunca é totalmente excluído porque na geração seguinte já a ideia sempre volta não é a questão que estava por detrás era a questão do livre arbítrio né se nós de fato escolhemos as coisas no campo moral espiritual de maneira livre Pelágio dizia que sim Agostinho dizia não eh nós não não não somos livres porque o pecado ele nos afetou de tal maneira que nossa decisão é sempre inclinada para mal então não há verdadeira liberdade no arbítrio se o homem
deixado se o homem For deixado a sua escolha Ele sempre vai escolher pro lado eh do do pecado contra Deus a favor do Pecado essa polêmica entrou pela idade média e a Igreja Católica adotou o que a gente chama de semipelagianismo Ah é uma tentativa de conciliar as duas coisas que não deu muito certo porque o remendo Não foi bem feito eh mas dizendo o seguinte o pecado de fato afetou a raça humana isso foi desenvolvido pelos teólogos na Idade Média né da igreja católico o pecado de fato afetou a raça humana nós já nascemos
pecadores mas não afetou a tal ponto do homem não poder escolher ele é influenciado pelo pecado mas ainda há nele um pouco da Graça de Deus do favor de Deus de maneira que ele tem condição mesmo sendo pecador manchado pelo pecado de tomar uma escolha livre sem que haja necessidade de uma agência externa de alguma força externa alguma influência externa que o leve a tomar aquela escolha em favor de Deus aí veio dessa linha a aí veio a reforma protestante e surgiu o famoso debate entre Lutero e Erasmo de rotterdan Erasmo era um católico mas
ele era a favor das reformas na igreja católica então ele simpatizava muito com os reformadores mas ele permaneceu católico e teve uma grande briga com Lutero exatamente sobre esse assunto porque herasmo de Rotterdam ele era semip pelagiano ele seguia a ideia da igreja católica e os dois discutiram muito e finalmente Léo escreveu um livro que se se tornou famoso eh deo arbítrio em latim que significa o arbítrio escravo que já foi traduzido para português eh Se não me engano a PS ou a fiel com o título nascido escravo Então essa obra de Lutero é uma
mais uma refutação na história da igreja da ideia de Pelágio de que os seres humanos mesmo não foram afetados pelo pecado de tal maneira que eles não possam exercer o seu arbítrio livremente E é claro Eh toda a linha reformada veio pelo pensamento de Lutero e Calvino que vem depois de Lutero né as pessoas até pensam que os dois eram contemporâneos na verdade viveram tiveram um período de vida juntos muito pequeno uma janela pequena mas nunca se encontraram né Calvino e Lutero nunca nunca tiveram juntos mas Calvino então assume a liderança da reforma já é
uma segunda geração e ele não inventou essas ideias como Às vezes as pessoas pensam né já tinha tido essas disputas bem antes dele ele simplesmente pegou essas ideias ele assume o pensamento de Lutero o pensamento de Agostinho e ele então insiste na Soberania de Deus considerando que o ser humano está prejudicado na sua liberdade por conta do pecado original que foi transmitido segue-se que Deus tem que salvar o homem sen não se se der a escolha pro homem ninguém se salva Deus tem que vir em Socorro do homem então o sistema de pensamento e Calvino
ele enfatiza muito a soberania de Deus a graça de Deus na salvação e do ser humano 50 anos depois de Calvino ah a vários países da Europa já tinham adotado a reforma protestante e Eram todos eles quase todos eles seguiam essa linha da reforma protestante da soberania de Deus e do arbítrio prejudicado por causa do pecado mas apareceu um professor de teologia num seminário da Holanda chamado jacobos arminius e ele começou a ressuscitar as ideias de Pelágio e as ideias de herasmo de Rotterdam na sala de aula começou a ensinar naquele tempo né já essa
altura o o o calvinismo já era a teologia oficial das igrejas da Europa que tinham aceitado a reforma protestante na Suíça eh na Holanda eh na uma parte da Alemanha Luterana mas eh seguindo o pensamento calvinista ah em alguns outros lugares os genes na França então havia e eh a maioria segui o pensamento calvinista e aí então ah isso causou um desconforto muito grande mas armínio nunca assim escreveu alguma coisa ou ou ou confrontou a teologia calvinista oficial da Holanda mas discípulos dele depois da morte dele pegaram material dele de sala de aula estudaram e
fizeram mandar um documento pro sínodo da igreja da Holanda que era o órgão maior da igreja solicitando que a igreja abandonasse o pensamento aquele pensamento que tava ligado a Calvino a e Agostinho não é insistindo naqueles pontos então eles foram chamados de remon por causa da remon né do do pedido de revisão desse assunto e eles basicamente queriam quatro cinco coisas eles pediram eles disseram primeiro ponto é o livre arbítrio ou seja o pecado el Vou colocar aqui o pecado ele ele afetou o ser humano eles não negavam o peado original Mas eles disseram que
o pecado não afetou o ser humano ponto dehe tiar o arb o homem mesmo peor es bem e e is sem que seja for que lado outes queri ideia do livre arbítrio depois eles disseram que a predestinação ela era condicional eles não podiam negar que a bíblia usa o termo predestinação porque usa a Bíblia fala de predestinação de predestinou fala de escolha fala de eleito chama os crentes de eleitos de Deus então eles não podiam negar isso Mas eles então redefiniram a predestinação como sendo precia de Deus Ou seja quando a Bíblia diz que Deus
nos predestinou não é que ele determinou porque se se Deus tinha determinado isso seria uma violação do livre arbítrio e o raciocínio dele está correto se o homem tem livre arbítrio não é e Deus determina Ah uma determinada coisa né pro homem então ele nesse sentido ele poderia estar invadindo a área de liberdade do ser humano mas então o que que Deus fez Deus olhou no futuro e viu qual seria a escolha que as pessoas iriam fazer então Deus olhou e viu que João lá no ano 2012 numa reunião do Ops ele iria aceitar Jesus
Deus viu isso desde a eternidade Então Deus predestinou João Para ser salvo então predestinação é a mesma coisa de pré ciência então a predestinação se baseia na pré-ciência de Deus no pré-conhecimento que Deus tem do Futuro Então nesse sentido a a morte de Cristo o seu sacrifício foi por todos os homens em geral e por nenhum homem em particular quando Cristo morreu na cruz ele não estava morrendo por ninguém em particular Porque isso é uma decisão do ser humano que vai tomar ainda então o que Cristo fez foi na cruz morrer potencialmente pela humanidade toda
para que aqueles que resolverem aceitar o que ele fez sejam salvos então isso quer dizer que na verdade o sacrifício de Cristo na cruz não salva ninguém ninguém ninguém foi salvo na cruz porque a salvação só vai acontecer eficazmente quando o homem exercer o seu arbítrio e escolher Cristo Então dessa perspectiva segue-se que Cristo pode ter morrido por milhões de pessoas que não vão ait tá não é então ele teria morrido em vão por Zé se Zé durante sua vida toda exerceu o seu livre arbítrio dizendo eu não quero não quero não quero não quero
e Deus insistindo Deus insistindo Espírito Santo insistindo mas ele dizendo não quero não quero não quero não quero morreu foi pro inferno Cristo morreu por ele em vão tá então é isso que eles estavam dizendo mesmo que Cristo não morreu Morreu pela humanidade toda e por ninguém em particular porque se Cristo morreu em particular por alguém aquela aquela pessoa tem que ser salva porque Deus não pode castigar o mesmo pecado duas vezes vamos supor que Deus morreu que Cristo na cruz morreu pelos meus pecados Então meus pecados foram pagos há 2000 anos na cruz porque
Cristo os levou E se eu não aceitar eu vou pro inferno pagar os mesmos pecados pelos quais Cristo morreu então não tá certo isso não é então o mesmo pecado sendo pago duas vezes uma por Cristo na cruz e outra no Inferno Pelo pecador que rejeitou isso aí então essa a ideia do sacrifício geral consequentemente o quarto ponto é que a graça de Deus ela é resistível ou seja Deus ama a humanidade toda e Deus quer salvar a humanidade toda todavia Deus respeita o livre arbítrio então de repente pode acontecer que Deus queira salvar Zé
e Zé não Quira ter ser salvo Então nesse esquema vai prevalecer a vontade de Zé e não a vontade de Deus porque Deus vai respeitar a decisão de Zé Zé não quer ser salvo Zé não quer o Cristo Zé quer ir pro inferno então Deus né vai dizer por favor me dê uma chance não é por favor se converta faz de tudo para converter Zé e Zé não quer Zé quer ir pro inferno então Zé vai pro inferno porque a graça de Deus ela pode ser resistida até o último grau pelo pecador por causa do
livre arbítrio e portanto o pecador também pode cair da Graça ele pode perder essa salvação já que a salvação é uma decisão dele ele pode decidir ser salvo e depois de ter decidido ser salvo ele pode decidir se dess salvar ele pode virar as costas para Deus e dizer eu não quero mais nãoé ele ele ele pode fazer isso então esse era o último ponto que os remonstrantes estavam apresentando a igreja da Holanda queria que a igreja da Holanda adotasse esse sistema aqui que é um sistema que a gente chama de soteriologia o sistema ou
a a o estudo da salvação né então era essa questão da soteriologia como é que nós somos salvos que tava sendo discutido naquela ocasião bom então o que que aconteceu o isso foi apresentado no no no sínodo que se reuniu numa cidadezinha chamada dort a cidade existe até hoje na na Holanda Então os se reuniu a igreja da Holanda convocou uma uma uma grande reunião de teólogos tinha teólogos da Alemanha da Suíça da França da própria Holanda escoceses tinha mais de 150 e poucos teólogos Tá certo que se reuniram durante mais de 100 sessões durante
um ano para discutir esse assunto então não foi uma uma coisinha assim não foi uma reuniãozinha assim de comitê para discutir qualquer coisa mas esses eram as cabeças mais privilegiadas da época bem variada né tinha gente de vários países de Nações diferentes e eles se reuniram para estudar esse assunto e chegaram Então à conclusão que já tinha sido chegada antes na igreja de que esse ensinamento aqui era contrário à palavra de Deus esse ensinamento não devia prevalecer na igreja ele deveria ser eh colocado para fora da igreja aqueles remonstrantes na ocasião a gente tem que
entender o espírito da época não é aqueles remonstrantes eles SA perderam seus cargos de professores foram depostos como pastores e foram expulsos da Holanda durante 6 anos foi o castigo só podia voltar para Holanda depois de 6 anos não é então naquela época era assim não é hoje em dia graças a Deus temos a liberdade religiosa a gente pode conversar e se relacionar com quem pensa assim e sem pedir a extradição deles do Brasil né Então graças a Deus pela Liberdade de consciência e de religião que existe no nosso país mas naquela época não era
assim essas questões eram vistas como questões relacionadas com política com poder e tudo mais e aí então às vezes Tinha consequências desse tipo no documento que o sínodo elaborou Ele respondeu a esses pontos aqui dizendo a seguinte a seguinte coisa Total depravação eles o arbítrio do homem está prejudicado por que a depravação a corrupção da sua natureza é total o pecado afetou todas as faculdades do homem sua maneira de pensar seu coração a seus sentimentos a sua consciência a sua vontade todos eles foram profundamente afetados pelo pecado de tal maneira que o homem Ele está
ele é escravo do pecado que habita nele ele é orientado pro mal e ele não pode por ele mesmo sem uma influência externa entender Deus compreender Deus ouvir a Deus e escolher Deus se deixar o ser humano ao seu arbítrio ele nunca vai escolher as coisas de Deus porque a depravação do seu coração é total por depravação total é preciso explicar Eles não queriam dizer que todo o ser humano é tão ruim quanto pode ser o que ele a palavra total aí não tem a ver tanto com intensidade tem um pouco com intensidade mas tem
a ver com extensão quer dizer a depravação atingiu a totalidade do ser humano todos os aspectos da vida dele inclusive o arbítrio então Eh é aqui que esse esse ess esse é o ponto fundamental Não é até que ponto o pecado nos afetou e aqui aquela discussão antiga de Agostinho com Pelágio de Lutero com Erasmo e agora dos calvinistas de dortte com os arminianos que eram seguidores de armínio né e os os o pessoal do sino de dort então retruca dizendo não a informação bíblica Ah ela tá mais claramente dizendo que nós estamos nessa situação
e aqui vem o segundo ponto logo a predestinação eh a eleição ela é incondicional Deus então olhou a raça humana Deus contempla a raça humana perdida caída nessa situação de miséria e de entre a raça humana perdida caída escrava Deus elege para salvação aqueles que ele quis e o o termo Incondicional foi usado para dizer que Deus o critério que Deus usou para escolher quem ele queria salvar não era baseado no mérito daquela pessoa não foi baseado na fé prevista como diria esse ponto aqui não não não foi baseado em Fé prevista não foi baseado
no caráter não foi baseado nas obras da pessoa não foi baseado e na filiação da pessoa não foi baseado em nada ou seja Deus soberanamente livremente por motivos que só ele sabe ele elegeu quem ele quis para salvação e ao fazer isso Deus não estava cometendo injustiça nenhuma com aqueles que ele não elegeu porque os que não foram eleitos eles só estarão recebendo o justo castigo pelos seus pecados porque todos pecaram carecem da Glória de Deus Deus não teria a obrigação de salvar ninguém se Deus deixasse a humanidade toda seguir o seu próprio caminho e
todos se perderiam Então Deus não estaria cometendo injustiça porque injustiça seria você tirar o direito de alguém como pecadores não tem direito à vida eterna Então Deus não está tirando o direito de ninguém quando ele resolve soberanamente escolher quem ele quer paraa salvação Então esse ponto aqui da eleição Incondicional com relação a questão da presciência ah os reformados disseram o seguinte ah Deus só pode prever aquilo que ele determinou porque fora de Deus você tá admitindo que a história acontece a parte de Deus né a história acontece porque Deus criou a história como é isso
de que Deus viu alguma coisa que ia acontecer e que ele não não tem parte nisso você concebe a ideia de um universo paralelo a Deus Deus que surgiu Da onde veio da onde esse universo essa história ela é uma força independente Deus só pode conhecer aquilo que ele mesmo determinou a história ele conhece o futuro porque ele criou o futuro então foi a resposta que eles deram para essa questão aqui logo segue-se que o sacrifício de Cristo é o que eles chamam de sacrifício eficaz Cristo teria morrido pelo mundo sim no sentido de que
se o mundo inteiro tivesse sido eleito por Deus haveria virtude e poder no sangue de Cristo para salvar a humanidade toda mas Cristo na cruz morreu efetivamente Pelos Pecados dos eleitos morreu por um grupo determinado esse grupo eleito que foi eleito por Deus antes da fundação do mundo que foi escolhido por Deus separado da Humanidade predestinados para a vida eterna Cristo morreu por esse por esses eleitos de forma que os que se perdem os seus pecados nunca foram pagos por Cristo eles vão se perder por isso porque os pecados dele nunca foram pagos por Cristo
Jesus então eles vão assumir os seus próprios pecados no tempo certo graça Irresistível é o quarto ponto no tempo certo Deus vai chamar os eleitos de maneira Irresistível Deus chama a humanidade como um todo de Bona Fide quer dizer de boa fé o Evangelho é pregado ao mundo todo Cristo mandou que a gente pregasse ao mundo inteiro no meio da pregação do evangelho ao mundo inteiro Deus vai fazer faz com que a mensagem seja eficaz e Irresistível no coração daqueles que ele escolheu então num determinado momento através dos meios que Deus soberanamente determinou aquela pessoa
vai ouvir o evangelho vai ser vai nascer de novo vai se arrepender dos seus pecados e vai se voltar para Deus talvez aqui seja importante eu vou apagar aqui o lado esquerdo tá vou fazer aqui uma outro é a hora de fazer aqui um outro gráfico falando da de uma diferença fundamental nos dois sistemas eu aproveito enquanto eu tô apagando aqui para dizer que H que a sua salvação não depende de você entender isso aqui tá certo porque se fosse depender da gente entender isso aqui então eu acho que boa parte de nós estaria perdida
né sua salvação Depende se você crê no Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador que sua esperança está somente nele que ele morreu na cruz e que seu sangue é suficiente para perdoar os seus pecados Se você crê nisso isso aqui é importante mas não é fatal com relação à sua salvação bom voltando aqui esse ponto da Graça Irresistível no sistema vamos chamar de armenian acha aqui você tem a ord salutis é um termo latim que significa a ordem da salvação como é que a salvação acontece Qual a secia dela do ponto deist arminiano
dos segidores de armínio primeiro a pessoa se arrepende e tem fé em seguida ela é justificada desculpa ela é regenerada a um novo Nascimento ela se arrependeu e Creu Então ela é regenerada pelo Espírito Santo e aí então ela é justificada por Deus quer dizer os seus pecados são perdoados justificada E aí vem né Ela é adotada por Deus na sua família faz parte da família de Deus recebe o espírito santo na sequência que foi apresentada no sínodo de dort primeiro Deus regenera Deus tem que regenerar se não regenerar o homem não pode arrepender-se e
crer então a diferença é aqui ó troca aqui ó primeiro Deus regenera Deus vai lá no coração do homem que está morto dá vida ao homem o homem então acorda e então a Regeneração leva ao a primeira coisa que essa pessoa faz quando é regenerada é Fed Já botei em latim né fé em português ela se arrepende e Crer mas antes de ser regenerada ela não pode se arrepender e não pode crer porque ela tá morta ela não não tem como o morto não pode se arrepender o morto não pode crer o morto não pode
nada ele tem que ter vida primeiro para fazer esses atos nós que somos regenerados a gente sabe quanto é difícil a gente se arrepender e Crer mesmo depois de crente não é imagina uma pessoa que tá morta em ofensa morta espiritualmente se Deus não der vida àquela pessoa então ela não pode se arrepender e aí então é claro uma vez que ela é regenerada arrependeu-se claro a justificação e a adoção é o fato seguinte tá então essa seria a sequência da ordos salutes a diferença está nos dois primeiros pontos então essa ISS aqui é da
da maior importância ensa que nós compreendamos isso deixa eu deixa eu dar aqui uma outra ilustração sem querer fazer caricatura nem de um lado e do outro no caso o o o os seguidores de armínio Eles olham para o sistema esse sistema aqui eles dizem Então o que vocês estão dizendo é o seguinte a pessoa morre e chega no céu bate na porta e diz e São Pedro aparece diz eu quero entrar aí são PED espera aí um momento pega o Ipad como é seu nome João da Silva ele Olha disz seu nome não tá
aqui não você não foi predestinado não mas eu eu eu creio eu quero eu quero entrar no seu mas você não foi predestinado meu filho Deus não lhe escolheu você vai ter que ir pro inferno mas eu não quero ir pro inferno eu tô arrependido dos meus pecados eu creio em Jesus sim mas você não foi eleito Então você vai pro inferno Então essa é às vezes a caricatura que o pessoal do lado arminiano faz com o sistema com esse sistema aqui quando nós responderíamos que a situação é diferente a situação é mais ou menos
a seguinte você tem um grupo de pessoas caminhando pro Abismo essas pessoas estão com tampões no ouvido estão com venda nos olhos elas estão andando elas nasceram assim elas não não não conseguem perceber o perigo que elas estão correndo e elas estão andando e tem um abismo profundo a queda é fatal e Deus tá do lado de trás chamando voltem se arrependam creiam dei meu filho para morrer pelos pecadores ele morreu na cruz para pagar pecados creia que você vai ser salvo quantos ouvem quantos vê continua marchando até que Deus chega num Sacode tira os
tampões do ouvido tira a venda o cara né Aí ele volta então esse que é o quadro da humanidade caminhando paraa perdição sem condições de ouvir de se arrepender e de crer e Deus então é que vai atrás e sacode um Sacode outro e como já foi dito ele não Sacode todos porque na soberania dele ele não quis sacudir todos mas ele vai sacudir aqueles que ele elegeu E aí o quinto ponto seria então a perseverança final dos eleitos ou seja eles não vão cair da salvação não não vão cair desse estado porque aqueles que
foram eleitos por Deus por quem Cristo morreu e que foram regenerados pelo Espírito Santo esses serão guardados até o final nada pode desfazer a ação de Deus na salvação do indivíduo isão quer dizer que ele é perfeito ele Vai tropeçar ele vai pecar a consciência dele vai acusar ele pode passar períodos difíceis mas a semente da fé da Regeneração da nova vida nunca vai se extinguido seu coração ele sempre vai se arrepender vai voltar arrependido quebrado mexido mas ele vai voltar ele vai continuar e vai perseverar até que Deus finalmente eh o leve esse sistema
aqui então vocês veem ele não foi inventado por João Calvino como algumas pessoas pensam né ele recebeu o nome dos cinco pontos do Calvinismo mas na verdade a iniciativa foram os cinco pontos dos do armenian foram os armenios que começaram né com aquele com a remonstrance pedindo Abolição desses cinco pontos e os calvinistas responderam com esses cinco pontos aí que foi o que ficou estabelecido nas nas igrejas reformadas por causa da sequência em inglês então aqui ficou conhecido aqui é um t Total deprivation unconditional election u Limited at irresist Grace e perseverance final persever então
tulipe né A Tulipa ficou sendo a flor dos calvinistas aí por brincadeira eles dizem você sabe o que é a flor dos armenian é a Margarida mal me quer bem me quer mal me quer bem me quer mal me quer bem me quer né brincadeira de mau gosto né com os armenios Mas eles dizem isso né a Piara da Margarida é por conta desse Último Ponto que no sistema arminiano diz que o homem hoje pode estar salvo e amanhã não está então enquanto que no sistema uma calvinista uma vez salvo ele está salvo para sempre
então por isso que eu disse a vocês que você para entender essa questão do livre arbítrio você tem que entender o quadro maior e o quadro maior é esse aqui bom então os calvinistas eles são os os os chamados calvinistas são os que seguem esse essa soteriologia não é e hoje em dia você vai encontrar o que encontrei o um dia desse um tuip tuip é o que não tem o l aí fica tuip né é o calvinista de quatro pontos ele disse acredito em todos os cinco menos esse que Cristo só morreu pelos eleitos
então é um tuip é o chamado calvinista de quatro pontos eu encontrei um recentemente eh e conversei com ele o problema é que tá tudo ligado né você vê como tem uma sequência lógica né se você tira um ponto desse aqui o outro já não faz faz mais sentido ou o anterior perde a sua força como esse aqui também se se você no sistema armenian se você considera que o livre arbítrio é uma realidade todos os pontos seguintes fazem sentido tem a sua lógica e a sua coerência interna o arminianismo tem a sua coerência interna
porque parte de uma premissa que é a questão do livre arbítrio então admitido do livre arbítrio a sequência é aquela não não tem para onde fugir mas uma vez que o livre arbítrio ele não é uma realidade então a sequência só pode ser essa aqui então esse primeiro ponto de fato é o ponto mais importante de toda essa discuss tá certo Qual é de fato a extensão do Pecado em que ele nos alcanou bom antes de abrir para perguntas agora pra gente comear a falar sobre isso mais com vocês deixa só fazer mais uma observação
os arminianos eles são a maioria hoje no mundo evangélico A isso a partir de de uma virada que teve no na configuração da do cristianismo de algumas décadas para atrás Teve uma época que os calvinistas eles eram a maioria Quando as igrejas históricas não tinham se tornado liberais e elas eram igrejas fortes missionárias então nos Estados Unidos a predominância era dos calvinistas durante muito tempo na Europa também não é toda a Europa quase toda adotou a reforma protestante e o foco do Calvinismo estava no hemisfério norte não é no norte Global a com a chegada
do pentecostalismo e das denominações Pentecostais a o armenian ismo deu uma ressurgida né final do século eh final do século passado 1900 e pouco então surge o movimento pentecost e os Pentecostais depois de um século Eles já passaram as igrejas históricas em muito né em muito por exemplo no Brasil acredita-se que 80% dos Evangélicos Eles são de convicção Pentecostal ou orientados para o pentecostalismo ou neopentecostalismo o que significa que eles são armenios e 20% seria das igrejas históricas e dessa quantidade eu diria que metade disso seria calvinista né então os calvinistas são um grupinho pequenininho
né assim meio meio encardido né De vez em quando pega umas brigas aí pela internet tudo mais o pessoal gosta de discutir isso aí então mas os calvinistas são a minoria hoje não é no mundo Apesar de que há uma ressurgência do Calvinismo no mundo todo e o pentecostalismo depois de 100 anos tá começando a olhar com mais simpatia pro calvinismo não é então você vai encontrar hoje uma mistura muito interessante de pessoas de Pentecostais que adotam aqueles cinco pontos mas que creem na contemporaneidade dos dons que era um culto mais contemporâneo com manifestações e
tudo mais não é eu não sei onde é que isso vai dar Mas é interessante ver como de repente isso tá acontecendo livre arbítrio então o ponto é aqui eu quero só dizer mais uma coisa antes de da gente passar para o debate a palavra arbítrio talvez a maneira mais fácil da gente entender essa discussão aqui é usando a palavra árbitro todo mundo sabe o que é um árbitro né o árbitro é um juiz um juiz vamos pegar um árbitro de futebol que é uma uma figura conhecida de todo mundo o árbitro para que ele
faça o trabalho dele direito ele tem que ser isento ele não pode gostar de um time nem do outro ele não pode ele precisa estar neutro quando ele tá fazendo o trabalho dele porque se ele estiver inclinado para um determinado time em vez de outro quando houver Uma Bola Dividida um lance duvidoso ele vai ser inclinado a decidir em favor daquele do seu time de predileção Isso é inevitável todos nós quando vamos fazer uma escolha Nós antes temos motivações nós gostamos de determinadas coisas preferimos outras tivemos traumas com problemas anteriores Então hoje a sua decisão
nunca é livre você hoje você não consegue decidir nada de maneira isenta você sabe disso porque vai entrar preferência tendência genética circunstâncias experiências traumáticas toda sua carga familiar toda sua história vão contribuir para que você tome essa decisão e não aquela então a Rigor não existe livre arbítrio se você entender como arbítrio a sua capacidade de escolha Liv você é livre para escolher significa que não pode ter influência nem de dentro né alguma coisa dentro de você levando você a tomar essa decisão e também não pode ter nada que venha de fora então esse estado
ideal de escolha ele não existe ele começa por aí ele não existe então E no caso do ser humano ele ele essa sua liberdade de escolha ela ficou mais inclinada ainda por conta da corrupção do coração que nós já mencionamos eu gosto de usar aqui uma ilustração que é de um carro que todo mundo já dirigiu eu acho que bom não sei né alguns de vocês aqui não TM dado nem para ter carta ainda mas eh mas e eh você já deve ter dirigido um carro que puxa para um lado você tá na estrada se
você soltar a direção o que que acontece com ele ele não fica na linha reta ele ele vai pender pro sempre pro mesmo mesmo lado não é que às vezes ele pende para um lado e às vezes pende para um outro ele tem um defeito ele vai para um lado só então você tem que compensar o tempo todo o ser humano é esse carro penso a gente chama de penso lá no nordeste ele é penso né Ele é inclinado para um lado ele ele ele nunca pende pro outro Ele sempre vai para esse lado de
cá então o arbítrio dele está tocado está manchado está corrompido por causa do pecado e portanto ele não é livre no sentido de que é você toma escolhas isentas agora veja o que é que eu não estou dizendo eu não estou dizendo que você não faz escolhas você fez uma escolha quando você resolveu vir aqui hoje à noite e você escolheu isso livremente não foi e aqui que a gente faz a diferença entre livre arbítrio e livre agência isso aqui é muito importante o ser humano é um agente é um livre agente quer dizer que
ele faz escolhas de acordo com sua natureza quando você escolhe uma determinada coisa você tomou aquela escolha porque no seu coração na sua mente houve um processo de análise de avaliação os sentimentos entraram e você tomou aquela escolha porque quis livremente tomou aquela escolha então o pecado não tirou essa capacidade do ser humano ele escolhe Ele toma decisões todo dia continua tomando antes da queda e depois da queda o que a gente tá dizendo é que essas escolhas elas não são mais isentas da inclinação pro pecado mas o homem continua sendo um ser moral por
isso que Deus o responsabiliza pelas suas ações Então você tomou uma decisão para est aqui hoje à noite e foi uma escolha que você tomou certo você tomou a escolha de tá aqui hoje à noite quando você faz alguma coisa errada você escolheu fazer aquela coisa errada e Deus vai lhe responsabilizar porque você é um ser moral você tem livre agência só que seu coração sempre lhe leva para aquele lado e daí se Deus não agir você sempre vai tomar escolhas que vão lhe afastar cada vez mais para longe dele se ele não vi atrás
de você então em linha Gerais Esses são os grandes pontos da discussão da questão do livre arbítrio certo e agora na sequência eu queria dar oportunidade para fazerem perguntas porque eu sei que tem muitas eu já vou dizendo que eu não tenho a menor pretensão de conseguir esgotar todas ou de responder todas a contento não é mas se eu puder pelo menos deixar claro o posicionamento dessa tradição né que é a tradição que vem desde Agostinho para mim vem desde Paulo né mas tudo bem Vamos chamar de Agostinho para cá então se eu conseguir isso
aí já tô satisfeito Se alguém quiser fazer uma pergunta só levantar a mão pessoal eh a gente vai fazer as perguntas quem quiser levanta a mão e a gente vai fazer algumas perguntas na internet também então a gente começa com duas agora duas perguntas agora e uma da internet Beleza então quem quiser fazer pode levantar a mão já então primeiro depois você eh Reverendo por favor conforme a definição então de livre arbítrio e livre agência eu eu poderia afirmar então que Deus ele estabelece contextos aí nesses contextos prevalece a vontade absoluta de Deus e dentro
desses contextos que Deus estabeleceu condições iniciais e finais ele permite que o homem atue é alguns teólogos eles fazem para resolver esse esse problema o o que você tá sugerindo eu claro é uma sugestão muito antigo né aliás sua pergunta dentro de uma área e que já foi explorada bastante antes não será que Deus tem áreas que ele realmente predestinou e ele determinou que seria assim mas em outras ele deixou o ser humano tomar decisões por ele mesmo e tudo mais Ah E aí uma resposta que foi dada é uma distinção que é feita entre
a vontade decretiva de Deus e a vontade permissiva Então Deus teria decretado determinadas coisas que vai acontecer e outras coisas ele simplesmente decidiu permitir Hum eu eu acho que essa distinção é apenas semântica porque no final ou porque Deus decretou porque ele permitiu vai ser a vontade dele que vai prevalecer Ah dá a impressão de que se eu for no supermercado e tiver uma gravata azul e uma vermelha e eu escolher azul que Deus não tem nada com isso é o tipo de coisa que Deus diz assim Augusto fica à vontade você pode escolher a
gravata se você quiser Qual que você quer senhor gosto mais de azul claro pode pegar azul e quando eu Então vou e pego o azul aí Deus dá uma risadinha disse Era exatamente isso que eu queria que você pega então a gente age no dia a dia exatamente com essa sensação não é de que a gente tem coisas que a gente escolhe e que elas não tem um fundo moral não é certo nem errado é neutro a gravata azul e não a gravata vermelha ah Jesus disse uma vez que não cai um passarinho no chão
Se não for da vontade do pai que está no céus ele disse isso no sermão do Monte quando ele queria consolar os seus discípulos com relação às perseguições e Jesus disse vocês valem mais do que passarinhos ou seja se a providência de Deus chega ao ponto de dizer qual é a hora que um passarinho vai cair quanto mais as coisas que dizem respeito à nossa vida por outro lado nesse mesmo capítulo onde Jesus disse que Deus é quem está por detrás até da queda de um passarinho esse mesmo Capítulo Jesus diz paraos discípulos vocês tenham
cuidado quando vocês entrarem numa casa vocês comam do que foi dado lá se vocês chegarem numa cidade e não receberem vocês Batam o pó do pé e vão embora quer dizer aí parece que certas coisas Deus tá no controle e outras Deus é manda que a gente faça como se a gente tivesse a capacidade de fazer então a solução para isso é que Deus nós não podemos surgir do que a Bíblia diz que Deus ele criou o mundo do nada ele é senhor absoluto de tudo que acontece tudo ocorre de acordo com o seu querer
mas isso ele faz de uma maneira para nós incompreensível eu entendo isso aí é para nós incompreensível para mim também claro em que o homem continua sendo um livre agente e é por isso que Deus o responsabiliza Deus faz a vontade dele e no final você vai olhar para trás e vai dizer todas as as escolhas que eu tomei eu tomei porque quis como é que combina isso é o grande mistério da teologia né Mas Deus é absolutamente soberano e as escolhas que você faz você é responsável por ela então é essa a resposta que
o pessoal ã uma linha que os calvinistas alguns né Eh gostam de chamar de não é um paradoxo mas eu me esqueço agora o nome eh mas é quando você tem duas verdades Soberania de Deus e a responsabilidade humana a gente geralmente SD RH não é recursos humanos não tá é responsabilidade humana eh você tem duas verdades que são ensinadas na Bíblia que são aparentemente contraditórias ou é é um antinômica explicação lógica para elas uma delas tem vários desses antinômica o olho lá do céu e diz agora o ruim é quando a gente faz o
problema é quando a gente faz escolhas ruins aí vem a questão do mal não é como é que então fica a soberania de Deus com a questão do mal mas como ninguém fez essa pergunta Então também não vou entrar nisso aí próxima fala eh pastor eh acho que convém falar sobre a teologia aberta eles acreditam que que o futuro Tá em aberto ainda que Deus chamou a gente para eh ser arquiteto do manhã junto com ele isso não seria uma forma de limitar Deus Deus conheceria conhece tudo da mesma forma tem a onisciência somente que
o futuro ainda não existe então nós através das nossas escolhas escreveríamos também o futuro isso eles defendem também que que Deus ele deu as profecias então ele conhece uma parte do Futuro mas a outra não de alguma forma a a soberania dele vai prevalecer sobre essas profecias que ele que ele disse e também eh eh o o o que tá em evidência agora Ricardo Gondin né com essa teologia já há alguns anos ele disz que o futuro Tá em aberto e que Deus é livre para mudar suas ações baseado nas ações humanas se você fecha
e a predestinação para todas as coisas que já tinha planejado tudo você tira a capacidade do ser humano de eh eh ter esse livre arbítrio que eles defendem que o ser humano tem porque senão ele seria apenas uma máquina ou um robô programado para fazer o plano de Deus sobre a terra aí eu gostaria de um parecer sobre sobre isso isso ah a gente começa pelo Último Ponto né A questão que se Deus é soberano o homem então seria uma máquina um roubou isso aí não é o que o vocês viram aqui isso não é
o que o calvinismo diz o ser humano ele continua com capacidade de fazer escolhas só que as escolhas dele sempre são inclinadas pro mal e por cont disso se Deus não vir a ao coração dele e regenerá-los eh a resposta que a gente pode dar para essa caracterização errada que se faz do pensamento calvinista de que se Deus for soberano o homem é uma máquina é um autônomo é reverter a figura Então se Deus não é soberano e o homem tem livre arbítrio esse Deus é um Deus banana que nunca tem o que ele quer
ele ele nunca vai fazer a vontade Dele quem na verdade governa o mundo é o homem por conta do seu livre arbítrio né então ou Deus é Deus ou o homem é Deus a gente tem que no fim alguém vai ter que decidir como é que vai ser o futuro o problema aí do a questão da teologia relacional no teísmo aberto é que eu não diria a questão mas o o o o o ponto que eu acho muito lógico no teísmo aberto é que eles levaram a última consequência a questão da presciência Por que que
os arminianos transformaram a predestinação em preci ou seja Deus predestina aquilo que ele sabe que vai acontecer não é que ele determinou mas ele viu que ia acontecer mas por que que os armenios fizeram isso porque eles queriam resguardar o livre arbítrio porque do ponto de vista deles a salvação ao final é resultado da Escolha humana e não da ação de Deus mas aí chegou Chegaram alguns teólogos anos eles disseram o seguinte mas veja só se Deus sabe qual é a decisão que eu vou tomar em 2012 essa decisão ela não é mais livre porque
Deus já sabe se Deus já sabe o que que eu vou fazer daqui a 10 minutos a decisão que eu vou tomar daqui a 10 minutos não é livre não é nem que ele não precisa nem predestinar vamos P que ele não predestinou nada ele simplesmente conhece o futuro então se ele sabe que eu vou ou entrar numa sorveteria e escolher sorvete de pitomba em vez de sorvete de manga Aquela minha escolha já não é mais livre porque na hora que Deus a conhece Deus a conhece como Fato né Deus não a conhece como hipótese
Deus a conhece como fato e se Deus a conhece como um fato Então é porque vai acontecer então eu não tenho como ir naquela sorveteria e escolher um sorvete de manga porque Deus 10 minutos antes já sabia que eu ia escolher de pitomba então eles disseram para que o homem seja livre a gente tem que tirar também a presciência de Deus Deus não pode conhecer o futuro porque se Deus conhece o futuro o futuro já está determinado então eles vieram com essa história de que Deus para se relacionar com o homem abriu mão dos seus
atributos entre eles a onisciência e onipotência para que tivesse um relacionamento de gente Para gente de igual para igual que é uma aberração à luz do que a Bíblia ensina a Bíblia nunca ensina que o relacionamento de Deus para conosco é de igual para igual quando ele veio ao nosso encontro na pessoa de Jesus que se tornou um de nós mesmo assim o que é que ele requereu de nós que nós nos humilhem nos arrependemos e crês em Jesus como sendo nosso Senhor até na hora que ele se tornou um de nós ele veio para
ser o nosso Senhor então Não tem isso de tratamento de igual para igual não ele é Deus e nós somos suas criaturas então Na tentativa de deixar o homem como senhor de tudo eles cancelaram Inclusive a presciência de Deus não é então Eh é uma teologia infeliz lamentável que parte de um de uma premissa equivocada Ainda bem que ela não não tem muitos seguidores no Brasil e vem já eh já vem desaparecendo e quem falava mais nessa teologia já nem fala mais tá falando outras coisas Agora Reverendo agora uma pergunta que veio do Twitter do
@ falabr tava falando sobre graça e resistível sobre predestinação Ele perguntou se isso significa que não existe a necessidade de evangelização já tá tudo definido sim ah é claro que tem a necessidade de anunciar nós anunciamos o evangelho Exatamente porque nós sabemos que tem pessoas que vão ser salvas porque veja só imagina que você aceite aquele primeiro ponto depravação Total o ser humano não pode por si mesmo se converter e Deus disse então vá pregar o Evangelho isso é Missão Impossível Deus tá bom eu vou pregar o Evangelho quantos vão se converter Deus vai dizer
nenhum você prega e você faz uma oferta Creia em Jesus e você será salvo ele não pode crer porque ele tá morto e a culpa dele tá mor é dele né por causa dos seus próprios pecados ele não crê então o que me D ânimo para evangelizar é porque eu sei que Deus tem os seus eleitos e que ele vai usar a minha pregação para converter as pessoas porque se eu não cresse na predestinação eu não ia pregar o evangelho porque é trabalho inútil eu vou pregar porque eu sei que tem os eleitos tem os
escolhidos de Deus que Deus vai chamar através da pregação é por isso que os grandes missionários os que fundaram as grandes missões como por exemplo hoodson Taylor Ah eles eram calvinistas R santelia foi um missionário no interior da China um dos que é fundador das chamadas missões modernas um dos maiores missionários da história e ele era um calvinista ele acreditava na destinação cria que Deus tinha eleitos lá na China e ele foi lá pregar o evangelho e muitos muitos muitos missionários que fizeram a história de missões eles também criam na doutrina da eleição e da
predestinação Então não é contrário ao contrário eh é a base pra gente fazer missões é o que encoraja a gente bom por favor bom eh Adão e Eva quando eles fizeram a escolha Deus então já sabia a escol a escolha que eles iriam fazer Sabia Ponto Então Deus permitiu ou ele decretou é uma boa pergunta ah eu eu a gente não pode fugir da da do ensinamento bíblico de que aquela escolha de Adão são as duas coisas é isso aqui Adão e Eva escolheram se se tinha alguém que tinha livre arbítrio eram os dois né
porque não tinha pecado até aquela altura eles usaram o seu livre-arbítrio para tomar aquela decisão que eles tomaram e ao fazer isso eles estavam cumprindo o plano e a determinação de Deus mas eles fizeram isso como é isso aqui não sei e eles fizeram eles livremente desobedeceram a Deus mas ao fazer isso é claro isso não pegou Deus de surpresa Não é porque Deus sabia nãoé é porque isso estava dentro dos planos de Deus a Bíblia quando fala de Cristo diz que ele é o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo antes da
fundação do mundo ele já era o cordeiro emolado então dizer que pegou Deus de surpresa né De jeito nenhum ou que Deus não sabia ou que Deus não não estava nos planos de Deus isso a gente não pode fugir do do que a Bíblia nos ensina a respeito do caráter de Deus eu acho que assim Deus quando planejou tudo isso ele fez as contas na sua sabedoria e no final ele recebe a glória e um povo para ele para seu louvor no final o custo benefício convenceu Deus por assim dizer né imagina uma reunião da
Trindade Pai Filho e Espírito Santo e Eles olham nãoé na eternidade Como é que vão fazer o que é que vai ser feito sabem todas as coisas e resolvem fazer porque no final é aquele final feliz que Deus quer paraa sua glória e pro bem do seu povo tem mistérios aí tem eu não sei tudo não acho que alguém saiba ah sempre vai ter perguntas a respeito dessa questão mas o importante é a gente saber que Deus é justo ele é bom ele é verdadeiro ele não tira o direito de ninguém e ele não comete
injustiça com pessoa alguma Se você crê nesse Deus você pode olhar para uma situação como essa e dizer assim Deus eu não entendo isso aqui Mas uma coisa eu sei eu sei que o senhor não é injusto o senhor não vai cometer injustiça posso não compreender o que é que tá sendo ensinado na bíblia a respeito desse assunto Mas uma coisa eu tenho convicção que o senhor é um Deus santo justo e bom e que o senhor não faz nada errado então isso aí é um conforto pro meu coração quando eu não entendo determinadas coisas
nesse assunto eh Reverendo aqui em Gálatas fala assim 67 Não vos enganei de Deus não se zomba pois aquilo que o homem semear também sei fará esse versículo não justifica o mérito do homem que eu tenho que fazer o bem para poder ir pro céu não a senhora eh porque todo bem que uma pessoa faz na verdade foi foi a graça de Deus não tem nada não tem nada bom em nós você pega por exemplo Romanos 3 onde Paulo cita várias passagens do Antigo Testamento ele diz como está escrito não há um justo não há
nenhum sequer todos se extraviaram a uma se fizeram inúteis não há quem faça o bem não há nenhum sequer a sua boca é um sepulcro aberto com a língua urdem enganos veneno de vibra está nos seus lábios nos seus caminhos a destruição miséria não conheceram o caminho da paz porque todos pecaram e carecem da glória de Deus Então esse é o quadro que a bíblia dá do ser humano quando o ser humano faz o bem e eu sei que vocês fazem atos bons vocês fazem escolhas certas mas é a graça de Deus e o favor
de Deus desse Deus bondoso que levou você a fazer por isso no final das contas o mérito nunca é meu mas sempre de Deus é como o meu sogro gostava de contar uma história que uma vez um Teve teve oito filhos né Então uma vez um a filhinha Cristina mais nova eh vi um balde vazio no quintal da casa deles e tinha torneira né ela disse Papai Vou lá pega a água a menina devia ter uns 4 anos de idade né um balde cheio d'água imagina não ia poder né a menina pegou o balde aí
ele foi com ela né segurando o balde com ela chegou lá abriu encheu aí ele ajudou ela a trazer e ela o tempo todo dizendo assim papai eu trouxe água eu trouxe água e ele só rindo né porque na verdade é foi a mão dele que fez isso aí então a a criança se sentiu como se ela tivesse fazendo aquilo uma outra ilustração que eu gosto de usar para isso é aquela ilustração da da Avenida né da rua onde você tem você passa na rua aí tem uma porta né bem grande com aquele convite Vinde
a mim tá escrito em cima Vinde a mim todos vós estáis cansados e oprimidos Eu vos aliv você passa ali aquela porta aberta você olha não tem o menor interesse vai embora outros passam olha dão uma olhadinha assim não tem interesse vai embora aí um dia você para olha Vinde a mim todos V que estáis cansados e oprimidos e vou US Olivar aí você diz assim Isso é para mim eu quero isso e você entra quando você entra do lado de dentro em cima está escrito só pode vir a mim aquele que o pai trouxer
você na hora você ouviu o convite você aceitou o convite e você entrou entrou quando você entrou você olha para trás e diz se Deus não tivesse me trazido eu nunca tinha entrado não é assim quando você tá de joelhos para orar né Eu gosto também de falar disso quando a gente se ajoelha para agradecer a Deus a salvação a gente atribui a Deus toda glória Deus muito obrigado porque o Senhor me salvou se não fosse o senhor que tivesse me levado para aquele lugar naquele dia se não fosse o senhor que me fez nascer
num lar crente se não for o senhor que mandou aquela pessoa falar comigo de Jesus eu nunca tiria aceitado o evangelho então No íntimo do coração a gente sabe que a salvação é realmente um dom de Deus é a graça de Deus e que não foi por conta do merecimento nosso por favor Reverendo o @jorge Souza quer quer saber se o senhor conhece o livro eleito mas livres de Norman jaisler é geisler geisler e uma outra pergunta o diabo teve livre arbítrio aham tava faltando ele aqui no debate né Ah eu conheço o livro de
Norman geisler e eu acho que é uma tentativa que não foi muito bem sucedida do geisler de tentar explicar essa essa relação da eleição e da Liberdade o esse livro ele não pode ser tomado como um livro que reflete o pensamento calvinista reformado sobre o assunto na verdade foi mais um desserviço nãoé não não não ficou muito bom a ideia do gaisler não é uma ideia eh bem reformada sobre o diabo ele tinha livre arbítrio sim e não tem mais ele escolheu desobedecer a Deus E como resultado Deus o confirmou fez diferente do nosso caso
Deus Confirmou a decisão do diabo de maneira que ele não pode mais voltar atrás como Deus também confirmou a decisão dos anjos que não seguiram Satanás na revolta Você tem os anjos bons Gabriel Miguel os anjos que nos sercam nos abençoam E você tem os anjos caídos que são Satanás e os demônios nenhum deles pode deixar de ser o que é porque quando houve a queda dos anjos Deus Confirmou a decisão deles então Satanás não pode deixar de ser Satanás e Gabriel não pode deixar de ser Gabriel mais então eles essas essa raça Deus tratou
a raça angelical de uma maneira diferente da nossa é interessante para nós ele deu um Salvador né mas pros anjos não tem Então são duas raças de seres Morais diferentes mas que Deus deu tratamento diferenciada não tem salvação PR os anjos não tem arrependimento mas eles também não podem pecar os anjos bons eles não pecam Deus Confirmou Deus podia ter feito isso com a raça humana podia mas ele ele é Deus né não fez então por favor Reverendo eh existe alguns calvinistas né que afirmam o seu lado de não trabalhar tanto na igreja né de
de comodismo vamos dizer assim de justificação perante alguns pecados dizendo que eles são eleitos né tanto pela eleição né pegando o ponto da eleição e da Graça irresistível uhum Como eu posso responder né que eles estão equivocados a isso você pode pegar passagens como eh Efésios Capítulo 1 se não me engano primeiro Tessalonicenses Capítulo 3 onde o apóstolo Paulo fala que Deus nos elegeu para santificação onde não há Santificação não há eleição Agora Nós entramos no campo prático como é que eu sei que eu sou eleito a evidência de que eu sou eleito Não é
porque eu acredito em Calvino Mas é porque eu vejo na minha vida a ação de Deus me santificando me perdoando me levantando me guiando me instruindo eu percebo em mim apesar de eu ser imperfeito que eu quero fazer o que é certo eu quero agradar a Deus mesmo que nem sempre eu consigo mas h a a a orientação da minha vida é para Deus mesmo que eu tropece que eu Cao mas a minha vida se orienta para ele isso é o resultado do Novo Nascimento e do espírito santo que habita em mim então como é
que eu sei que eu sou eleito eu tenho que olhar paraa minha vida para o meu coração paraa minha história tá então o que você pode dizer para esse amigos é o seguinte que a Bíblia que Deus nos elegeu pra Santificação e pra obediência e para fazer a vontade dele se não há essas coisas na sua vida então como é que você prova que você é eleito Tiago 2 Tiago diz assim de que que adianta alguém dizer que tem fé e não tem obras por acaso semelhante fé pode salvá-lo porque o diabo crê e treme
n é sem obras ela é morta ela não existe então tem que ser acompanhada das obras como evidência Essa é a resposta Tiago do é uma boa resposta para esse pessoal tá que a predestinação nos leva na verdade a Santificação e a obediência se não tem essas coisas não tem predestinação pessoa não foi Eleita tá se enganando pode ter lido todos os livros de Calvino vai pro inferno do mesmo jeito Por favor na eh são duas coisas também que eu gostaria que o senhor falasse eh uma era meio clássica da questão do daqueles que Paulo
fala né que estavam no meio eh mas perderam a a a salvação e para esses não tem mais volta né outro que eu achei interessante eu tava lendo esses dias eu nunca tinha me atentado Se não me engano esaul que fala que ele chorou mesmo ele tendo chorado amargamente ele ele Deus não ouviu né então parece uma questão de arrependimento mas aham da parte dele mas começando com o caso de Isaú que é mais fácil eh quando a Bíblia diz lá em Hebreus 12 que Isaú não encontrou lugar de arrependimento ali é possível que tá
se referindo a Isaque porque não foi esse o ponto ele chegou papai Me Abençoa me dá eu quero isso de volta mas não encontrou lugar de arrependimento quer dizer Isaac não se arrependeu do que tinha feito ele já tinha dado a bênção para Jacó Então aquela passagem pode ser interpretada com relação a Isaque e não a Deus tá então tem essa possibilidade a questão do daqueles que eh João fala de que eram eram de estavam entre nós mas saíram de nós porque nunca foram estiveram conosco ou Hebreus 6 que fala de que é impossível que
os que foram iluminados e caíram serem renovados outra vez para arrependimento isso tudo e esses textos e outros como Jesus diz também o que perseverar até o fim esse será salvo Ah esses textos eles falam do do Salvo da perspectiva Nossa se eu chegar por exemplo aqui para o Felipe disser assim Felipe se você abandonar Cristo você vai pro inferno é verdade ou não que eu estou dizendo isso Se Felipe abandonar a Cristo ele não vai pro inferno vai ou não vai Claro que vai então não estou dizendo nenhuma nenhuma bobagem é claro que se
Felipe é crente de verdade e portanto ele foi eleito por Deus ele nunca vai abandonar Jesus mas não é esse meu ponto eu tô dizendo para ele que se ele abandonar Jesus ele vai pro inferno então a Bíblia com frequência se dirige aos seus dizendo esse tipo de coisa se você não perseverar você tá perdido Olha quem esteve entre nós ouviu e foi embora esse se perdeu ela não tá tratando da questão do ponto de vista de Deus da predestinação mas tá dizendo o o fato que todos nós constatamos a pessoa estava no nosso meio
ouviu permaneceu e um dia ela foi embora então ela tá perdida se nunca voltar se nunca se arrepender ela tá perdida mesmo e aí então faz a pergunta e ela é Eleita de Deus ou não a gente só vai saber quando ela morrer né E mesmo assim a gente não sabe né se ela morrer na incredulidade negando a Deus virando nas costas para Deus provavelmente ela nunca foi Eleita né mas ah e essas exortações estão na Bíblia para nos encorajar Deus usa isso para fazer com que a gente se apegue mais e mais para ele
tá então tem muitas passagens que parecem falar da queda da perda da salvação elas são na verdade avisos elas não estão declarando que a gente perde mas são na verdade exortações tá bom boa noite pastor Boa noite quo eh eu queria fazer duas perguntas A primeira é quando a pessoa se deixa ser influenciada então o livre arbitro Deixa de existir nessa pessoa sim e a outra pergunta é por exemplo um dependente químico né O cara tá usando droga quer sair daquela vida ele não consegue CONSEG ele perdeu o livre arbítrio a embora ele Seja escravo
psicologicamente precisa de ajuda ele não consegue se livrar e não só drogas tem outros vícios que as pessoas têm que não consegu se livrar são a pessoa fica escrava de determinados hábitos que ela simplesmente não consegue ela sabe que é errado ela tem vontade ela quer mas ela não consegue porque a a a vontade dela foi de tal maneira já enfraquecida pelo peado que não consegue mais romper o círculo se impor Então aquela pessoa vai precisar de ajuda agora o fato de que ela não consegue não quer dizer que ela não é responsável elaa sendo
um Liv agente o arbítrio era foi mas elaa sendo respons P suas decisões dependente químico ele não pode justificar a dependência dele em nome do vício Não eu sou um viciado não posso largar vou continuar assim porque veja então como é que nós vamos se você utilizar esse conceito para todas as demais coisas erradas que existe não posso parar de matar não posso parar de bater na minha mulher não posso parar de ser um estuprador não posso parar de fornicar não posso parar a prostituição né então a gente tem que reconhecer que o pecado afeta
às vezes tant uma pessoa que ela vai precisar de ajuda para sair daquilo e h há pessoas né dependentes químicas que elas conseguem com a ajuda das pessoas a ajuda de de de de pessoas experientes que vão fortalecendo a vontade da pessoa né reeducando a pessoa até que finalmente ela pode tomar caminhar por si e não voltar Tá mas não é só drogas não é qualquer outra coisa que em geral Reverendo por favor mais uma pergunta aqui do Twitter do Antônio Brito Ele quer saber como que fica a questão da soberania de Deus em relação
a todo o mal que há no mundo falando um pouco da soberania de Deus e tem um outro uma outra pergunta aqui sobre o Bruno falando de deficientes mentais de qualquer forma que não tem tipo de que não tem nenhum tipo de resposta eles serão salvos Ah deixa eu começar com o último não é essa questão dos deficientes mentais a salvação deles é o mesmo caso da salvação de crianças h e tem duas tem tem tem duas posições dentro do campo reformado tá uma é que crianças e doentes mentais débeis mentais que nunca podem ser
responsabilizados pelos seus atos nem a criança nem um déb mental serão salvos aqueles que forem eleitos Então isso significaria que hoje estaria no inferno doentes mentais e crianças que não foram eleitas eu acho muito difícil essa posição Eu prefiro a outra que diz assim que toda criança que morre antes da Idade da Razão que varia de acordo com cada indivíduo a idade da razão é aquele momento em que ela passa a exercer a sua livre agência ela toma decisões porque quer toda criança que morre antes dessa idade ela é ela ela é predestinada Ela é
Eleita então não haveria nessa perspectiva crianças que morreram antes da Idade da Razão no inferno elas estariam todas no céu essa é uma posição por exemplo de Charles spor a ponto dele dizer que ele acreditar que o número de salvos é maior do que o número Dee o número de eleitos é maior do que o número dos perdidos que quando fechar as contas no fim da história o número de pessoas salvas será maior do que o número de pessoas eleitas porque ele cria ele incluía aí o caso das crianças que eh morriam eh antes da
Idade da Razão tem que lembrar que na época de de spor o índice de eh morte né de mortalidade infantil era muito alto n na Inglaterra do século XVI né você imagina século XIX aliás Então você imagina a situação da mortalidade infantil então eu sou dessa posição E aí encaixa também os dbis mentais se eles não tinham qualquer capacidade de de agir como livre agente eu creio que eles estão entre aqueles por quem Cristo morreu na cruz Eles estão no número de eleitos o pecado deles porque eles têm pecado né dado de Adão então pecado
deles a culpa deles herdada foi paga na cruz Então esse é o meu pensamento a outra questão foi do mal né não é essa já é uma questão mais complicada e eu eu não tenho todas eu não tenho respostas para isso o que a Bíblia diz é que Deus é bom é verdadeiro Santo e Justo que ele odeia o mal odeia o pecado que ele Castiga A iniquidade e que no final ele vai triunfar o mal vai ser desarraigado desse universo e nós viveremos no universo onde apenas a verdade a justiça o amor e o
que é bom haverá de existir quando o mal entrou no universo Nós não sabemos o caso mais antigo que a gente sabe pela bíblia é desse anjo que se revoltou contra Deus provavelmente antes da criação do mundo Satanás Se Revoltou contra Deus e ali o pecado entra na história o mal entra na história a partir daí ele existia em princípio antes né é impossível se Deus é um de de bom justo e verdadeiro Qual a origem do mal então permanece uma grande interrogação o que a Bíblia porque a Bíblia não nos diz isso só nos
diz que o mal existe é claro Deus se o mal existe é porque Deus permitiu Deus quis que o mal viesse não é mas de uma maneira em que Deus e que esse mal entrou pela Escolha dos agentes Morais o mal entrou pela escolha de Lúcifer e pela escolha de de Adão o mal entrou no mundo por conta deles e como eu disse isso de forma nenhuma pegou Deus de surpresa então ah é o que eu eu posso dizer Deus não pode ser responsabilizado pelo mal porque ele entra no mundo através da decisão de suas
criaturas Morais mas nada acontece no mundo que Deus que fuga ao propósito dele então é mais uma questão dessas aqui ó aqui mais uma questão por favor e ajudar a esclarecer um pouquinho mais a questão do livre arbítrio a diferença entre livre arbítrio e livre agência a gente poderia dizer então que livre arbítrio seria um conceito ligado à doutrina da soteriologia lá Uhum E aqui paraas outras questões a gente falaria em livre agência uhum esse novo conceito então falar para outras questões não se fala em livre arbítrio fala em livre agência não não o conceito
ele aplica todas as áreas eu entendo que o que você tá tentando fazer e é e é bom porque o assunto não é fácil Deixa eu ver se eu tento explicar de outra maneira a diferença entre livre arbítrio e livre agência ah eu sou um ser moral no sentido de que eu não sou como o meu cachorro o meu cachorro não faz escolhas Morais tem um cachorro chamado link Tá certo ele não faz escolhas Morais quando ele resolve por exemplo ah correr atrás do gato e comer a comida do gato ele não tá sendo perverso
nem Cruel nem mal nem egoísta porque ele não tem uma natureza moral né o cachorro faz as coisas por instinto por necessidade por pragmatismo né então ele não toma decisões baseadas em valores certo errado bom ruim Ah isso é melhor para fulano é melhor para cicrano Então mas eu sou diferente dele porque eu quando tomo eu posso tomar escolhas Morais o link não pode deixar de perseguir o gato porque ele diz assim eu não quero ser um cachorro mau tá na natureza dele correr atrás da Gatinha né da hendrica Então tá na natureza dele mas
eu eu como ser moral criado por Deus assim eu faço escolhas Com base no conceito de certo e errado então Deus quando criou Adão e Eva os criou assim seres Morais é o que a gente chama de Livres agentes é a mesma cois para seres Morais a queda quando eles usaram aquela liberdade para tomar decisão errada eles não perderam a liberdade de tomar a capacidade de dizer de de fazer escolhas Morais Eles continuam sendo seres que são capazes de fazer escolhas Morais o problema agora é que antes Eles podiam fazer escolhas certas por eles mesmos
não é porque eles não tinham pecado mas agora depois da queda eles não nós não podemos mais fazer escolhas certas por nós mesmos porque a gente é penso né então eu continuo sendo um livre agente um ser moral só que minhas escolhas são sempre para um lado se Deus não vier me ajudar eu nunca vou fazer a decisão certa não sei se ajudou a gente não pode pensar que pessoas que ainda não tiveram vamos dizer assim um encontro com Deus né tal como a gente entende elas fazem elas não fazem decisões certas em relação à
profissão em relação a relacionamentos faz faz fazem como é isso então é porque Deus ele não é só Deus dos cristãos ele é Deus da humanidade então na Bíblia tá escrito que Deus cuida da sua criação ele faz quando o sol sai Jesus disse isso Deus faz com que o seu sol saia sobre justos e injustos e que a chuva caia sobre justos e injustos então no seu amor geral pela humanidade Deus restringe o mal por isso que tem ímpios gente que não nem acredita em Deus mas que tomam decisões certas por causa do Isso
é o que a gente chama você não sabe como eu lhe agradeço por essa pergunta a gente chama de graça comum vamos fazer a distinção entre graça comum e graça especial a graça especial é aquela graça relacionada com a soteriologia que Deus só dá pros eleitos é a graça Salvadora Deus só dá pros eleitos mas pro resto do mundo Deus dá a saúde prosperidade criatividade de talento alegria felicidade curtir a vida fazer descobertas escrever livros as pessoas que não são crentes elas experimentam tudo isso porque isso tá dentro da Graça mas a graça especial que
é o dom da salvação é só pros eleitos Então os cristãos eles têm as duas a gente aproveita as duas a graça comum em especial os não eleitos eles só tem a graça comum então graça comum Nós não somos necessariamente pensos para um lado só não são pensos se se não fosse a graça comum a gente já teria se destruído há 2000 anos desde que a história começou você vê não demorou muito depois da criação O que é que Deus fez Ele olhou pra humanidade e disse o quê tá toda corrompida só tem uma família
que se salva família de Noé e Deus destruiu o mundo de Então porque não então se se não for Deus agindo inclusive entre os ímpios a humanidade já estava na terceira guerra mundial ou quarta ou quinta ou décima Deus é que puxa o freio de mão ó Deus vai com pé no breque ó senão a humanidade já teria se destruído e a Graça dele vai também para quem não não acredita Ficou claro esse conceito de graça comum isso é muito importante isso explica porque é que pessoas tomam decisões certas certo é graça e a misericórdia
de Deus restringindo o mal que há no mundo última pergunta porque tá na hora né Eu estou escolhendo encerrar o debate aqui livremente mais alguma não então só agradecer a paciência de vocês Esse é um assunto muito interessante eu sugiro que vocês consultem e tem bons sites na internet sobre isso deixa eu recomendar um site aqui eu não tô ganhando nada desse site tá gente pode ter certeza tem muito material tá você pode ir lá no monergismo.com tem muito material bom trata desse assunto tradução de de estudiosos de outros países e muita coisa também escrita
por brasileiros então lá vocês vão encontrar você sabe o que é monismo é diferente de siner é outra maneira de olhar essa questão os arminianos são sinergistas e os calvinistas são monergista sinergismo É aquela ideia de que o homem Coopera para sua salvação essa palavra sinergismo vem de um advérbio grego chamado sin Na verdade é assim né sin significa junto sintético Sinfonia a ideia de junto então sinergismo energia junta o homem com a sua energia colabora com a energia de Deus para serem salvos Então esse é o sistema arminiano porque a escolha é que vai
decidir mas o sistema calvinista ele é mon energismo não precisa dizer o que o mono aí significa né Ou seja é Deus que salva Apesar de nós ajudou não né Mais ou menos bom muito obrigado tambémo pessoal que nos Escuta aí no Twitter no Facebook vamos terminar com a oração vamos ficar em pé senhor são tantas coisas que a gente não compreende e para as quais a nossa mente fica admirada e às vezes perplexa porque nós estamos tratando de coisas que t a ver contigo um Deus imenso infinito completamente outro e que nem sempre nós
podemos compreender a tua imensidão e os teus caminhos nos ajuda a entender o que é básico o teu amor revelado em Cristo Jesus tua compaixão por nós que tu nos amas nos Chamas nos perdoas e que no final tu haverás de triunfar contra todo mal e contra todo pecado e já nos destes a certeza disso com a ressurreição de Jesus de entre os mortos nos ajuda portanto a ficar firmes continuar no meio das dúvidas e das dificuldades em nome de Jesus amém
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