Live especial de Alexandre Cumino falando sobre Assentamento e Firmeza na Umbanda.
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Video Transcript:
o que é colocar um no saque é só 15 minutos 15 enquanto a gente não conversa alguém falou do dia coloca uma musiquinha e enquanto não começa a brigar e nós chegamos enfim contente no comércio ao haiti por falamos é um símbolo da amazônia legal com uma coisa mais uma cabeça lá como chegando aí vou dar mais 15 minutinhos para começar o assunto dá lá e hoje é ele mesa e assentamento não banda o irmão ponto meu filho esse é o assunto vamos fazer um teste de áudio na terça feira eu fiz uma live aqui com o maurício é médio da tenda espírita nossa senhora da piedade e hoje está confiado então eu peço desculpa mas não tinha jeito porque a gente está usando óleo do computador e que só tem um microfone agora a gente está com um agora está com microfone aqui ó providenciamos um microfone porque aquele chá do próprio computador da ventoinha no computador agora vai dar certo o microfone em um assunto hoje é firmeza assentamento não começou ainda e celso dal lago de hoje firmeza sem tamanho não quero lembrar o anunciar que hoje entrou no ar o site do jornal de umbanda sagrada este jornal foi fundado pelo rodrigo ter oes em 1999 e depois john e a gente logo fez parceria no jornal algum tempo depois o jornal viu o são paulo assumir o jornal à frente do jornal de bonés agrada mas até hoje ele é uma parceria nossa menino rodrigo nosso assunto é filmes assentamento então o site do jornal demanda sagrada kiprono a koji é www. jornaldeletras. pt gravada com br chegando aí já já a gente começa com o assunto e hoje vou tomar chá porque se eu continuar com um café avisa que eu estou tomando logo o carro da mãe o que é isso alô ai ai ó pode aumentar somos 500 minutinhos [Música] ae ae [Música] wells acordo com nota [Música] i [Música] [Música] o tempo c efe [Música] [Música] d [Música] o áudio e não meu sonho [Música] o futebol a equipe chegando não chegando hoje a fazê-las do assunto da natureza sem ter feito 12 500 do mundo aí o próprio ensinou o microfone eu quero saber se sentavam é pra vocês jovens ela vai parar de achar é isso tudo bom tudo funcionando dá pra ver [Música] i num aí é mais amor ao da mz tasila e marcelo vai funcionar tive rafael cardoso então o show duas imagens andré rodrigues de castro girello do bari do ponto de benjani nadir ferreira camila bob helena de jesus yana de mim marta pereira é só desligar o vídeo [Música] aí vamos ver agora só minha voz só minha voz vamos ver se eu falando desse jeito aqui ou do jeito que eu estou falando aqui vamos ver se tá bom dá pra acompanhar ea e vinícius desmente andré o meu celular que dá pra ouvir bem vamos falar sobre firmeza assentamento não banda e aí cris cristiano nascimento na área hoje eu tô tomando chá é como aumentar o volume do celular do computador que ó tocou tocou crone gigante aqui agora não é possível que não vai pressionar e se só agora abaixo não viviane toque com você lá e cá direitinho ver ver como é que tal momento seu celular e computador elton lira direitinho aqui estávamos o assunto firmeza assentamento onde esse assunto é um assunto da teologia de umbanda sagrada que a partir do ano que vem totalmente reformulado na tecnologia no conteúdo no material de apoio até o professor é outro por que a gente é sempre outra pessoa né a gente não é o mesmo então eu já não sou mesmo que gravou teologia em 2013 e que gravou teologia em 2011 essa é a terceira vez que é ali me dutra te amo ali me deu outra na área minha mulher me então vou entrar no assunto bom pra quem pra quem estava entrando primeira vez eu comecei a acompanhar agora é eu vou discorrer sobre um assunto que é aceitamento e firmeza na umbanda especificamente pela ótica da teologia de umbanda que é um curso que o ministro no bandeira de risco teologia foi idealizado pelo bem-estar à ceni meu pai meu mestre em memória aqui no bairro cabeça não só não só esse curso mais tudo tudo que a gente tem de teoria aqui veio da mão do coração da alma de rua estará ceni e do encontro da alma derruba estar a 100 com a alma de pai benefício de aruanda de mestres heyman de tantos outros mentores que acompanharam o rubens a vida inteira e que incentivaram me deram toda a estrutura de uma condição pra ele elaborar um material que daria origem ao primeiro curso teórico de umbanda teologia de umbanda a teologia é o termo que você utiliza para identificar um estudo de certa religião então você tem teologia católica o cd teología judaica você tem teologia islâmica quando você organiza um estudo de forma racionalizada ou seja estruturado então você tem um estudo teológico da religião e não havia um curso teológico totalmente teórico e aberto não banda começou a psicografar livros de romance teoria na década de 80 o primeiro livro que li psicografou o cavalo da estrela guia e aí no início da década a década de 90 quando chegou em 1995 96 do pai benedito explicou hulk já tinha dezenas de livros psicografados por que ele não se cobra a fava para publicarem psicografar porque é uma alegria pra ele recebeu informação o pai benedito explicou que era organizar o conhecimento e aí ganhou estrutura o primeiro curso teórico e livre de umbanda e o curso o curso que dá conteúdo e base para quase tudo que você encontrar de curso de teoria detonação na internet hoje então hoje a gente encontra muitos outros cursos a maioria deles foi baseado nesse curso porque 9 antes uma estrutura uma estrutura de conhecimento elaborado organizada o começo nem fim de forma didática para que alguém pudesse estudar a umbanda a única maneira de estudar onde aprendeu bandeira é dentro do terreiro a experiência de um ano passado com a experiência do outro com as limitações que há dentro de um tempo então até o colégio urbana mas aqui também é um terreiro e mesmo aqui no meu terreiro quando chega um médio é oriento eles a estudar a teologia de umbanda ou seja pegar uma carga de conhecimento teórico enorme que começa a estudar desde diferente tomando por canon e que é um banco que é o espiritismo o cat ball o xamanismo e aí vai entrar na história da umbanda então você tem as influências culturais às raízes da umbanda e você entra em assuntos como esse firmeza e assentamento é defumação banho de erva quem são os chás porque acende vela como é que faz um novo referendo é quais são as linhas de trabalho que que é linha de trabalho porque as entidades da humana se apresentam em formas é que típicas da genes e da umbanda o orixá exu técnico imagina estar muita informação e esse assunto firmeza e assentamento é um dos assuntos que historicamente um dos assuntos mais procurados na umbanda por que por que as pessoas procuram o pulo do gato então em tem se o assentamento como se fosse um do gato o assentamento muitas vezes é colocado como se fosse o segredo na religião seja você é médio mas você não pode abrir um terreiro porque você não sabe fazer um assentamento da casa e é muito bom e isso chega ao ponto então por favor confirma enquanto as pessoas estão nos vendo aqui 1 200 pessoas veja quem já passou por isso nesses anos todos nessa indústria vital várias vezes eu acompanhei médios de umbanda que quando o guia a sua entidade lhe deu a missão de abrir o dinheiro ele procurou outra pessoa para fazer o assentamento da casa dele médio de umbanda que pagou que deu dinheiro para alguém fazer o assentamento da sua casa e que a pessoa às vezes nem sabe o que é que foi feito ali a gente teve aqui eu repito a gente teve aqui semana passada a gente teve aqui o maurício já tem na nossa senhora da piedade a tem espírito nossa senhora da piedade apenas 10 de moraes góes falou aqui pra qualquer um vil altar da dengue é só uma voltar a tron queira da tenda espírita lançar da piedade é apenas o lado oposto ao altar a onde no dia da gira se risco um ponto e filmou velho e coloca as bebidas será que não banda a gente não está exagerando demais será que muitas vezes não banda a gente fica um pouco impressionado com a complexidade do candomblé que é outra religião porque meu irmão e minha irmã nós estamos aqui não banda às vezes a impressão que dá é que não banda a gente tá assim ó é como estivesse no meio do caminho entre o espiritismo de um lado e do outro se a banda fosse apenas uma religião com dupla influência e espiritismo e candomblé eu diria que a humana está no mar no meio da linha numa ponta tem o espiritismo no meio banda na outra ponta no bairro o sociólogo cândido o procópio ferreira ele fala que foi cadeira de sociologia da usp ele fala de um dele ele faz um conceito chamado continuum mediúnico e ele dizia o cândido procópio ferreira que entre o espiritismo banda havia um contínuo uma continuidade mediúnica daquele médio que começa no espiritismo mas depois a banda e aquele médico da umbanda depois é que o espiritismo aqui é na plataforma omã de adn e nós temos aula com a patrícia ricardo de souza que é doutora em sociologia e cuja obra porque ela é quente de candomblé e eu fui aluno da patrícia na faculdade claretiano curso presencial de ciência da religião na o aluno dela foi minha professora lá ea patrícia fala de uma continuidade entre o espiritismo mânica não o é uma continuidade mediúnica é aquilo que você diz assim mediunicamente tem a pessoa que do espiritismo trânsito bombando ea pessoa que da umbanda transita para o candomblé e aí você tem um com uma continuidade onde a umbanda parece está no meio do caminho e ficando um breque espiritismo se olha pra casa tem o espiritismo extremamente simples não tem firmeza no enfrentamento não tem vela não tem altar não tem ritual formal nem ele vitor chega a colocar a mesa branca colocar água todo mundo sentar em volta da mesa aquilo é o espiritismo é o único é uma retórica mas não é um ritual religioso formal porque alan kardec não aceita ritual não aceita alan kardec não aceita a 5 não aceita signo aceita magia é da época de lã kardec era um positivista o positivismo é um segmento de uma comunidade que começou com os iluministas na frança permeados pela revolução francesa que derrubou a religião derrubou o rei e alice tem uma comunidade científica positivista que era praticamente uma comunidade que não aceitava religião ela kardec era dessa comunidade totalmente avesso a ritualística escolheram positivista tanto que na obra do livro dos espíritos alan kardec diz segundo o espírito do positivismo em espírito do positivismo não é uma entidade espírito do positivismo é o espírito de valores que permeiam o segmento filosófico chamado positivismo e esse positivismo é totalmente contra a religião então esse é o alan kardec o criadouro idealizador do espiritismo ele não realmente unidade de inscritos mas ele criou uma metodologia de entrar em contato com esse espírito extremamente simples ao banda pegou muita influência do espiritismo e ela pega muita influência do câmbio é o dos cultos inação o candomblé ao contrário do espiritismo é tô super complexo o câmbio é uma religião de segredo uma religião de complexidade tudo é extremamente fechado era tudo pelo menos 10 neto todos os preparos são riquíssimos é lindo encantador mas é outra religião ea humana parece transitar no meio algumas pessoas olham a complexidade do candomblé e acredita que a força do candomblé na sua complexidade que se a umbanda não adotar essa complexidade humana não ter a força que bobagem é essa que bobagem então me diga dentro de um centro espírita que não têm custos e orixá que não tem assentamento que não têm firmeza que não tem nada dentro de um centro espírita não acontece cura dentro de um centro espírita no a milagre dentro de um centro espírita você não orienta os espíritos não vem sem nada apenas na reza na oração na fé na vibração me diga como era o trabalho de chico xavier como era o trabalho de bezerra de menezes e nós estamos no meio do caminho aqui porque é que você acha que você tem que fazer trazer a complexidade do candomblé para dentro do terreiro de umbanda acha que é isso que vai te dá força o que o sangue vai te dar força ou que se você não tiver um assentamento muito grande ter uma forte então se for assim vou desmontar todos os centros espíritas que eles não têm nada além do salão ea umbanda é só esse programa que deixava desmistificando os assuntos e umbanda não está só no meio do caminho entre o espiritismo candomblé a umbanda está num centro aonde numa ponta o espiritismo na outra ponta o candomblé na outra ponta da igreja católica a igreja católica não é milagre e na outra ponta lá eu xamanismo a urbana está no centro no centro porque o som banditismo não é então o meu ponto de vista a partir do da umbanda eu sou um banditismo eu nunca fui campeão inglês estão nas espírita o momento que entendam banda abandonem as práticas uma maneira espírita de pensar foi abandonando aos poucos porque há muitas vezes umbandista que pensa com a cabeça de espírita umbandista que pensa com a cabeça de católico você tem o banditismo que pensa com cabeça de candomblecistas e aquele umbandista que acha que um caboco dele está fraco jogos vai dar vitamina o seu caboclo que vai fazer aí acha que a vida não está boa você tem que sair e fazer um ritual do candomblé para depois voltar com a banda então banda não não é uma religião com fundamento próprio porque se a urbana precisa de outra religião pra se sustentar então é um banda não é uma religião então nós tem uma banda tem um fundamento próprio de uma maneira própria de realizar as coisas eu tenho o maior respeito pelo sacrifício animal até defendo o direito de quem faz sacrifício animal de fazê lo porque tem o direito de fazer então eu defendo esse esse direito que a e acredito que todo aquele que é contra é hipócrita se come carne está comentando aqui na tem na nossa senhora da piedade antigamente um sarapatel de o bumbum e algumas pessoas questionaram as quais salva se faz um sarapatel com algum e não tem que matar um porco e sacrifício animal acho que não só que isso aí nós da vida do animal em ritual não é você fazer uma comida que o animal tem que morrer o animal sempre monte se você come shine mon você que não vai no marcador né a família da minha esposa de minas então lá em minas os bichos ou no interior de minas o frango está no a galinha ela está no quintal então você vai ter frango semana no quintal pagar lhe corta ela e aí você fome e é esse alguém falou à corte essa galinha aqui fazer uma referência a chandon que isso a isso é dada sua religião e vai salvar a vida de alguém a pessoa não faz faz porque faz parte da religião dela não faz parte não faz parte do fundamento da umbanda o que é que isso quer dizer não faz parte do fundamento quer dizer o que quer dizer que tudo aquilo que é indispensável tudo aquilo que você não pode dispensar é fundamento o resto a influência tom a terreiros de umbanda que têm uma influência maior do candomblé é ótimo cada um vive banda com nossa melhor e aí se tem uma influência maior tão sacrifício animal mas não é não é originariamente ritual de umbanda porque umbanda nasce na pena do sério e lá não tem esse é o ponto então nós temos centros de umbanda que são mais espírita sempre de humana que é mais que não exista sede humana que é mais católico mais xamânico mas no centro al banna tem o seu próprio olhar a sua própria visão então eu é esse é o quanto vão falar de fundamento aquinova de firmeza assentamentos sob a ótica da urbano foi de vista da umbanda umbanda porque eu sou apenas um banditismo tomando um chá porque já tomei café de marraquexe então esse é o assunto o assunto é firmeza assentamento é esse vídeo vai subir com o youtube assim como do tipo que dia só com o youtube o vídeo dança amanhã a gente vai subir no youtube o vídeo que a gente fez aqui com maurizio cattelan senhora da piedade e no youtube ele vai estar sem problema de chiado no áudio porque no youtube sob a versão da câmera nova versão do do facebook então esse é o ponto a visão da umbanda a gente pode falar assentamento firmeza que é uma firmeza firmeza é uma força formada em toda vez que você se você resolveu se colocar uma vela aquela vela uma força formada que você colocou ali né no espiritismo não se usa vela porque não banda zela por que a umbanda se permite utilizar elementos com uma função com uma razão no momento então qual é o problema de acender vela dentro de casa o problema é que o espiritismo nossa eles revelam o espiritismo é contra acender velas e então eles têm uma crítica e nove já sendo levado dentro de casa e isso é um problema mas se você é um banditismo então você não é do espiritismo em seattle ela tem dono eo dono da versão original da novela o cabouco é o baiano boiadeiro é o bicho é só cinema foi o lugar certo e na porta de entrada na varanda numa lavanderia e que não ajudará a preencher no meu quarto porque ela deixou manipula muita energia você pode perder o sono só com isso não vai trazer nada de ruim pra você não pintava ela tem donos abatendo não tem problemas em de uma vela que tem dentro de casa então uma firmeza pegou uma vela acendeu uma ascende a bela prová lo aí porque acender a vela para o bahia por exemplo se eu pegar uma vela branca ou uma vela violeta e oferecer para roubá-lo a e aquilo já é uma firmeza de obaluaê oferecido pra ele a pergunta que não quer calar pra que acender a vela é muito simples eu vou dar um exemplo que eu vou dar um exemplo aqui ficou muito conhecido os estudos é dos estudos da crista da água daquele senhor yamamoto como é que chama aqui foi eu tenho um livrinho lado dele aquele senhor que que resolve japonês que rezou água e as moléculas da água ficam cristalizadas assume a forma de um cristal de uma estrela como o nome que lembra o nome dele pela esquerda pode ser aferido delicado assim nenhum lugar certo não tem problema o nome daquele senhor japonês que assim que trabalhou com a água e aí reside ele pegava água e aí ele rezava a água ficava na forma de um cristal ea outra água e colocar um aperto de um amor k é super ego de uma música clássica música linha harmônica e as mães d'água assume a forma de um cristal assim então ele pegou uma outra água e aí chegou a água e as moléculas com deformadas ou seja a água ela ela pega a impressão da dessa vibração da energia e as moléculas cristalizam as moléculas cristalizam aquela forma ali por exemplo é no livro no livro no livro desse senhor que está lá dentro do livro desse ano sendo baixa e civil também no meu a prateleira que os livros que a gente usa de consulta cumpra os cursos assim logo atrás aqui da onde eu sei que têm os livros no curso assim e aí talal mensagens da água e aí nesse livro ele pega dois potinhos de arroz aí um potinho de arroz é umas crianças fizeram a experiência com arroz é massaro yamamoto ayache achei mais sério é uma botão o o seu mas aí a mãe pegava que ele a partilha arroz colocar a vale e as crianças diziam que o arroz eu te amo te amo com outro pote diz eu te odeio seu horrível seu feio e aí depois de alguns dias aquele arzinho dizer eu te amo continua branco ou exemplo xinga e ficar preto e apodrece então os elementos eles guardam a impressão das coisas e como elementos os elementos mais fortes utilizados e magia são terra água ar e fogo esse é o ponto é a questão da vela então quando você pai mas arora masaru emoto esse mesmo é milene almeida muito obrigado marcelo wagner muito obrigado massaro e moda então quando você pega vela e você reza com a vela vou dar um exemplo básico você reza o pai nosso com a vela porque o católico usa muita vela o que acontece quando você termina de realizar é como se a vela continuasse rezando por você horizonte uma novela é como se você tivesse continuamente masaru emoto é como se você tivesse continuamente rezando por exemplo não tem nada na minha mão eu levei no pensamento a deus estou rezando pelo meu pai e à eu levo pensamento meu pai a deus então minha mente se liga a deus eu levei meu pensamento o valor é minha mente desligou baloha e ligou eu faço uma triangulação eu o orixá ea pessoa que eu tô pensando faz uma triangulação aqui ó então meu pensamento se eleva o valor é e alcance meu pai faz uma triangulação de força do meu pensamento é o orixá alcançando o meu pai no momento que eu terminei a minha reza é suca isso encerra mas se eu tiver segurando uma vela na mão eu faço uma triangulação entre eu o orixá e o meu pai com a vela na mão quando termino de rezar falar com a vela isso quer dizer o que está firmado na vela a ação essa ação mágico religiosa ou essa ação religiosa mágica magia porque estamos manipulando um elemento que é o fogo então é uma ação religiosa de fundo mágico quando eu sei o fundamento dela eu coloco a vela aqui ó e aí eu parei de rezar a vela continua enquanto aquela chama tiver acesa ela está realizando essa triangulação meu pai orixá vela no papel de chave ela está repetindo a minha régua isso é uma firmeza eu posso consagrar uma pedra e cristalizar vibração naquele momento uma pedra eu posso por exemplo pegar um copo com água pegar uma metida que uma pedra do baú então acenda a vela ofereça obaluaê quando a ondulação acontecer que eu sentia a presença do valor dos inocentes aí eu segurava lá a pedra na minha mão e falou para o valor essa pedra para vós peças que consagre ela ofereça essa água copo d'água pensava para vós coloca pedra dentro do copo d'água e foi ali oferece prová lo aí essa pedra está consagrada com a novela terminar a triangulação novela termina vai ter aquela pedra de alguma maneira continuar ligada nisso isso é uma firmeza deu pra entender não banda a gente tem um problema de linguagem que as pessoas se apropriam dos termos e às vezes não sabe é fundamental pra que serve aquela termo ao outro assunto é assentamento então esses assuntos são do curso de teologia de humanas agrada que começa em janeiro foi totalmente reformado totalmente reestruturado quem já fez o recomendo que faça através do órgão rodrigo haidar um descontão a para quem já fez o curso e quiser fazer outra vez porque a gente reformulou toldinho curso esse curso é um material de apoio muito grande esse material de apoio também está sendo reformulado a uma releitura o curso é o mesmo mas é uma releitura de como está colocado o material do material de apoio e eu criei uma releitura desse material é quem dá aula sou eu e eu hoje não sou mais o eu ouvi ontem faço votos que hoje seja muito melhor do que ontem essa é a idéia a idéia é que hoje eu sou melhor do que continuar melhorando o que é melhor eu entendo que melhor é quando com menos palavras a gente consegue alcançar o mesmo objetivo isso é melhor é ser claros em directo e ser objetivo a gente tem aqui a gente tem aqui um curso de preparação sacerdotal e nesse domingo passado foi a aula foi a gente fala aula mas é uma prática de terreiro então houve iniciação apresentação os mistérios e amasse na força do pai oxalá aquino pena branca no colégio humanus aquela pena branca cuja preparação sacerdotal e eu falei falei falei falei do quanto antes de ajudar o outro a gente ajuda nós ajudamos a nós mesmos porque se eu não tiver bem como é que eu vou ajudar o outro antes de ajudar o outro eu estou ajudando a mim mesmo porque eu preciso estar bem primeiro de ajudar o outro não é egoísmo são a questão prática e simples e aí o em algum momento o pena branca manifestou e ele só falou assim que o o o kia a entidade quando incorpora em você é pra da paz em alguém por exemplo está vendo eu pra eu falar de negócio cumprido ele falando foi bem objetiva então quando incorpora em você e vai dar passos em alguém você foi o primeiro beneficiado mesmo que a intenção mesmo que você está incorporando com a intenção de ajudar o próximo você é o primeiro a receber ajuda porque no momento que você incorporou você já recebeu alguma muito especial que a simples presença da entidade na incorporação já te limpa descarrega já essa lutar então você quando você incorpora o espírito para ajudar alguém você foi o primeiro beneficiado você é o primeiro beneficiado e ele explicou dessa maneira que eu quero dizer quanto mais evoluído é um espírito uma entidade ele consegue explicar - palavras e assim um preto velho assim acabou que eu espero que eu como tempo consiga cada vez com menos palavras e mais claro mas o objetivo não é isso é ser mesmo o que é um assentamento que sustenta um tempo você pode até afirmar que na sua casa em um assentamento mas o correto é identificar o assentamento como uma força em reais enraizada que sustenta um tempo então não banda tem assentamento e o modelo de assentamento não banda às vezes ele tem uma influência grande do candomblé que nunca no black tradicionalmente você tem um conceito de assentamento muito forte muito complexo nos barracões de candomblé geralmente têm uma força assentada no meio do barracão no meio do terreiro de candomblé porque inclusive o candomblé ele faz um ritual de dança circular tornam bandas entidades incorporam para dar consulta no candomblé os orixás incorporam para dançar orixá nuvem para consulta no candomblé tradicionalmente nos candomblés tradicionais da cultura nagô da língua iorubá spes mais especificamente ao modo a modelo de que tu que são os candomblés de adicionais baianos o orixá incorpora para ficar dançando em círculo então há uma dança circular ele não vai para consulta e para dançar e evitar o seu chefe é a presença do orixá transformadora eles estão andando em círculo no meio do terreiro no meio do barracão tem uma tem um assentamento do orixá principal daquela casa e muitas vezes ali é um tronco muitas vezes ali tem alguma coisa ou no mínimo no chão tem uma lajota de uma cor diferente porque porque é lindo baixo tal assentamento ninguém pode pisar em cima que é uma falta de respeito ali está o assentamento no candomblé tradicionalmente absolutamente no meio do roteiro não banda assentamento costuma ficar embaixo do altar ou no altar há alguns deles de uma antigos que colocam um assentamento no meio do tempo por uma influência do coordenação e aí naquele terreiro você vai ter uma jota diferente lá no meio porque embaixo daquela jovem está o assentamento o que vai nos assentamentos são atentamente chamou os elementos que chamou pedra de xangô web de changle ferramenta de xangô guia de changle as coisas de xangô que aquele dirigente daquele sacerdote tem no candomblé e da umbanda também muitas vezes se faz um furo no chão com a causa de elementos do orixá ali dentro e isso é uma coisa muito antiga é muito antigo se você pegar o templo de salomão o que é o templo de salomão bíblico não é então o templo de salomão chama se tempos ao nome que foi construído por salomão e que é o templo de jerusalém ele foi construído para receber a arca da aliança o que é a arca da aliança a arca da aliança ela tá descrita na bíblia como ela deve ser construída uma maneira especial com o ouro em cima tem dois clubes o que tem dentro da arca da aliança tem as pedras da lei aquelas que moisés subiu na montanha conversou com deus e deus criou os mandamentos na pedra da lei ea pedra da lei fica dentro da arca da aliança e aí se diz que ninguém pode chegar perto da arca da aliança porque são quem chega perto da se alguém chega perto da aliança você morre porque ela tem uma força e energia isso é chefe é o axé de moisés a pedra da legenda arca da aliança eu achei de moisés a arca da aliança descrita como ela tem que ser feita e depois há os se constrói um tempo para colocar a arca da aliança lá dentro ea arca da aliança fica no santo do santo o lugar mais fechado dentro do templo de jerusalém a onde o vélez ficava escondida ninguém via ela apenas o sumo sacerdote quem é o sumo sacerdote é aquele sacerdote que prepara a outros sacerdotes é como grão-mestre grão-mestre o mestre que prepara outros mestres então no templo de jerusalém você tem a grande nave é você ter um ambiente mais restrito e atualmente mais restrito e outro mais restrito fechado aonde só entre o sumo sacerdote mas arca da aliança foram roubados ela sumiu por isso tem um filme né os caçadores da arca perdida lembro quem lembra desse filme que lembra desse time está regulando comigo aí ó então a arca da aliança é uma chef é um assentamento quando se lê na bíblia fala assim e deus caminha do seu povo que quer dizer é adquirido há a presença de deus para a arca da aliança moisés saiu com moisés saiu é com os semitas como nômades pelo deserto e eles estão carregando a arca da aliança no outro aqui ó por isso deus caminha com seu povo isso quer dizer que deu à presença militar na área estão caminhando e levando-a a carga não tinha um lugar fixo por que é que lhe couber a noma de depois que estabelece o tempo acaba para o tempo depois arranca sob ela é roubada agora quando você tem quando você chega no cristianismo ou a idéia de cristianismo vem de um judeu que é jesus então e traz uma nova teoria uma nova formulação ou judaísmo é uma religião que tem sacrifício animal é só você lembra na bíblia levítico está descrito como efeito da crise o animal aquilo é judaísmo inclusive o pentateuco cantor ao livro sagrado dos judeus o correto é separar o velho testamento falar isso aqui é do judaísmo do cristianismo no novo testamento porque porque no judaísmo é olho por olho dente por dente no cristianismo é dar a outra face é amar o próximo como a si mesmo é diferente nos dez anos diz apedreja mulheres adúlteras de jesus fala ataca pedra quem não tem pecado que ele fez ele rádio desculpa mas ele rasgou não literalmente mais metafóricamente quando jesus diz ataca a primeira pedra quem não tem pecado ele rasgou e aí não ajuda a isso você tem no judaísmo você tem o bode espiatório que é o bode expiatório quando você pecou a palavra pk quer dizer algo teologicamente o cristão tornou o pecado algo como algo que ofende a deus por isso que eu digo que não banda tem pecado porque não tem nada que o final a deus não tem nada que uma criança faça que possa ofender o pai porque o pai olha e vê criança a criança erra ir lá aprendeu com seus erros e tornou feira de flores que não banda não criem pecado esse é o ponto então eu vou ou algo no judaísmo quando você faz uma coisa errada que é um pecado que errou o alvo no judaísmo você tem o bode espiatório quer dizer expiar aquele bode aquele animal vai espiar os meus pecados como você sacrifica ele pára ea velha adonai elohim button aquele você sabe quem é o impronunciável incognoscível vocês a que fica o animal para ele e esse animal vai espiar os seus pecados e veja isso é no livro de jó tá lá no livro de jó também ajustes alguém tem pecado vai sacrificar um animal jovem dia o seu sacrifício tudo mais então só que fica o animal para expiar os pecados isso faz parte do judaísmo isso é uma cultura de milênios atrás isso existe no ise isso o sacrifício animal existe no islã e o candomblé vem da áfrica ao judaísmo também alguém não sabe disso que o candomblé vem da áfrica eo judaísmo também vem da áfrica moyseis é africano mas não seja alguém aí esqueceu que edita na áfrica que moisés africano e que ocupe de nação de origem também está na áfrica ele está ali na mesma região onde todo mundo só que fica animal porque a única coisa que você tinha panfletar pra deus era tua comida então jesus jesus quando vai pra cruz diz ele é o último cordeiro isso quer dizer não vai ter mais sacrifício animal o sangue de jesus tem poder o que isso quer dizer que jesus a presença crer em jesus que foi a cruz por si só alivia os meus pecados não preciso mais sacrificar o animal daí a urbana não fazer essa profissão animal porque é uma banda cristã demais mas o judaísmo e o o cânon branco de nação o candomblé etapa urbana como o judaísmo do cristianismo e é só estudar minha gente thaíssa cultura então esse é o ponto no cristianismo você não tem arca da aliança e no judaísmo teoricamente só tinha um templo o templo de jerusalém o que a sinagoga uma casa de oração socialmente a sinagoga um tempo mas teologicamente o templo era apenas o tempo de jerusalém mas hoje toda a sinagoga é considerada um tempo mas na verdade uma casa de oração que uma sinagoga não tem nada você só tem lá um recinto pra rezar assim como a mesquita também uma casa de oração você tem muitas mesquitas são casos de oração mas o centro do islã acaba que estava em meca ao banda não cada cada terreiro é um templo para a igreja católica também cada igreja um templo e aí no altar no altar da igreja você tem o assentamento da igreja que remonta ao início do cristianismo na no início do cristianismo ou seja no cristianismo primitivo as pessoas que rezavam diante do túmulo dos anciãos ea igreja construída em cima do túmulo do ancião daquele que veio antes então vamos dizer à igreja de são pedro os restos são pedro estão lá igreja de são paulo os raios de são paulo estão mal pelo menos uma relíquia o que é uma uma relíquia uma relíquia é um pedaço no santos e com o osso dele então você pode ter inúmeras igrejas de santo antónio em cada igreja de santo antónio tem um pedaço de santo antónio às vezes é um osso pedaço de osso de santo antônio que é como se fosse a presença do santo o axé dele e que fica no altar chama-se pedra dará então quando se tem uma igreja que a igreja do santo tal geralmente têm alguma coisa daquele santo só não tem cor é de maria porque não tem uma relíquia de maria você não tem uma relíquia de jesus mas durante muitos anos nem em dia se pedaço de madeira da cruz de jesus foi crucificado como um relicário relíquia um pedaço do santo relicário é por exemplo uma roupa um pedaço da roupa que ele usava esse é um assentamento da igreja de ter de um tempo e não banda o assentamento mais simples é uma pedra então mais básico assentamento de umbanda é uma pedrinha que você foi buscar na cachoeira básico do básico básico básico chota o tac é dizer pedra você vai lá numa cachoeira recolher uma pedra que será o seu tá lá na cachoeira recolher uma pedra que é o seu otário acho que um trabalho gostoso nós estamos num a gente está aqui fazendo esse ao vivo com o computador conectado a cábula no roteador é demais então uma peça chama seu taco e aí o hubble estará ceni isso é conteúdo do curso 12 humanas agradar ao homem saraceni início ficou explica como consagrar esse ataque o otário é o primeiro assentamento de um deles então você vai até uma cachoeira e você escolhe uma pedra ou você é escolhido pela pedra você se identifica pela pedra você encontra uma pedra e você vai oferecer essa pedra para o seu orixá de frente ele chamou pegava pedras você pode na caixa pegou a pedra chegou se pode na cachoeira pegar um pedaço almoço pode não fazer pegar faz o cônsul ou você pode uma peneira buscar uma pedra caxambu também pode pôr uma pedra para o mundial num caminho alguma estrada pegou uma pedra para o um perto de uma ferrovia a questão é se você for na cachoeirinha cachoeira as pedras não são apenas de hoje você pode na cachoeira pegar a pedra para os orixás mas no momento que pega aquela pedra você pede licença para pegar a pedra você acende com as mãos oferenda para aquele orixá coloca pedra no centro das suas rezas se possível chama orixá em terra pra ele abençoar que ele o tac pela pedra na minha opinião esperava acabar quando ela acabar recolhe todas as velas limpa tudo deixa cachoeira limpa como se encontrou pega essa pedra envolve ela não tecido branco e traz um roteiro como chegar no terreiro mundo porque a pele de xangô você faz uma máxima chegou a uma massinha romance é um monte de erva fresca deixando ambos uma pílula pila elas até virar uma pasta então você pega um pega uma vasilha coloca pedra que é o tarde changle de oxum iemanjá coloca dentro do amanhã se cobre com um paninho branco e coloca sete velas de sete dias em volta desse romance e oferece reza oferece tudo o caxambu para a qual fosse o orixá quando essa sete horas 7 dias acabaram ou tá pronto ele deve ficar embaixo do altar ele pode ficar seco ele pode ficar dentro da água e pode cabelo de depende né porque se essa pedra prashant gol pode não tendência para algum pode não vender mas ela pode ficar na água ela pode em alguns terrenos o time fica seco embaixo do altar mas geralmente se coloca dentro da água e aí acendia velas ao lado acendia velas em cima depende depende do tamanho do ta mas tem de novela ao lado em cima ou o tráfico apenas embaixo do altar e representa o axé da natureza então aquele o taa aquela pedra tem uma ligação com aquele ponto de força da natureza e isso é sustentador do terreiro isso também não é a única coisa que sustentei mas também sustentador tendo isso é o assentamento e é muito simples é muito simples é muito simples a umbanda é simples é melhor com um único o tá feito com a sua mão do que um mega assentamento feito com amor de outra pessoa quem deve fazer isso o dirigente espiritual a gente pode falar de tronqueira num outro momento podendo falar que não quero não posso semana que vem de tron pia mas o ponto não é ficar ali enchendo de receita no monte receita tap e outro tipo de assentamento tem assentamento com ferramenta tem assentamento com outros elementos e tem outra forma de fazer o tratamento tem mas existe uma chave ou ou do gato com alexandre comigo algum lugar qual é o segredo qual é a chave que você não tá dando a chave é a seguinte se isso não estiver sentado aqui ó não adianta sentar lá o orixá ele deve estar sentado aqui no meu coração no meu peito porque quando eu faço um assentamento eu estou materializando do lado de fora aquilo que já tá aqui dentro e esse é o pulo do gato meu irmão esse é o ponto que a gente sem sentido se você é um dirigente espiritual você é o templo porque cada um de nós é um tempo vivo na religião então eu estou aqui vêm de um terreiro de umbanda que é um templo de umbanda mas esse templo é um reflexo desse tempo aqui ó eu sou o templo e tudo que tiverem externa na matéria o desdobramento do que está aqui e quando eu construo um otário eu estou tirando daqui ó daqui ó daqui e colocando ali o que existe aqui aceitado isso é construir fazer enraizarem assentar uma fonte eu vou buscar isso na natureza o que tudo o que há em deus a natureza tudo o que a natureza há em mim também e agora o meu tempo tem essa ligação forte com a natureza popular buscar ou tá e eu tirar algo de mim é da minha alma está colocado ali ó essa é a força não é o sangue não é complexidade de elementos não é uma coisa que você comprou não é alguém que se contratou é alguma coisa que você é que vai sustentar o trabalho espiritual eu vou repetir é alguma coisa que você é não é alguma coisa que você fez alguma coisa que você é que sustenta um trabalho espiritual eu só estando comigo esse conteúdo do curso de teologia por balançar gradual primeiro curso de ordem aberta religião de umbanda o curso mais completo de umbanda o curso pelo qual a grande maioria das pessoas que falam que ensina que dão ao passar por aqui porque é aqui ó e começou o estudo teórico aberta religião então esse é um curso de um ano de duração isso é pra quem quer eu costumo dizer umbanda não é religião pra gente mole então sai da moleza meu irmão vamos estudar as inscrições já estão abertas no dia para colocar aqui o o site da inscrição as inscrições já estão abertas e os primeiros que se inscreverem caindo ainda os primeiros tantos que se inscreverem estão vendo vão ganhar a isenção da matrícula então quero estudar começa em janeiro a inscrição já está aberta e hoje o assunto foi o primeiro é assentamento na semana que vem de trás de um outro assunto geralmente de terça eu faço uma live é de entrevista mas na terça feira da semana que vem eu vou estar lá em bauru gravando teologia urbana com rodrigo queiroz o daniel max vai estar com a gente lá no banco então se houver alguma lágrima se alguma parceria com rodrigo lá talvez tão óbvio que a gente vai fazer muito muito muito obrigado esse é o nosso assunto aqui firmeza e assentamento não banda axé e até a próxima laine muito no qual é o márcio valeu rodrigo valeu daniel para todo mundo a gente acompanhando e www jornal de mangaba ponto bem foi o a kojima www.