Central do Brasil: Fernanda Montenegro comenta os 25 anos do lançamento e da premiação | Cinejornal

71.28k views2391 WordsCopy TextShare
Canal Brasil
#FernandaMontenegro e #ViniciusdeOliveira comentam a emoção de há 25 anos comemorar o lançamento de ...
Video Transcript:
[Aplausos] [Aplausos] [Música] o que que é Central do Brasil na sua trajetória que é tão longeva tão sólida e tão diversa eu não sei falar isso porque eu sou uma mulher de teatro então a minha vida foi o palco e por uma questão até de sobrevivência Vamos fazer uma novela Vamos fazer um outro contrato de televisão e aí apareceu a falecida do Nelson Rodrigues É impressionante como hoje qualidade que eu estou eu tenho alguns filmes de referenciais geralmente uma temática do feminino porque esse cinema nosso o mais contemporâneo ele é muito sobre o homem sobre
a atitude do homem do líder do chefe do que ganha ou do que perde mas por uma coincidência estranha que eu não sei porque eu fiz sempre filme onde a mulher tem uma posição muito assim presente e consequente no desenvolver da do roteiro e depois a qualidade também humanista e de posição também social do ser mulher depois que ler um Irma te pegou para cinema e apresentou você para gente nas telas grandes e aí você construiu essa carreira em 1998 você faz o Central do Brasil essa mulher também como você tava comentando né uma dessas
mulheres comprometida também com o feminino né e com a força feminina é um personagem lindo porque eu sou do tempo em que ser normalista para mulher era um ato de grande afirmação social assim do feminino sabe isso era uma um rumo a se tomar compreende ou o casamento às vezes enfermeira eu não estou falando das altas de esferas sociais ou de quem tivesse já vontade de ir para uma uma faculdade de outra dimensão compreende mas ser normalista eu me lembro que as minhas professoras dos anos 30 elas eram quase sacerdotisa compreende eu acho que essa
personagem ela tinha um profundo e desencanto com que a vida de professora deu para ela o sonho da realização da adesão ao outro né da criança de formar uma cabeça um temperamento um sentimento porque perdeu quem é que fala disso hoje foi r$ 2 não menos um pela carta aqui que eu não mandei não Mas mãe é um personagem muito rico é um filme que tá fazendo agora em 2023 25 anos continua um filme forte se tornou um clássico do cinema brasileiro continua um filme potente atual No melhor sentido porque discute muitos temas enfim pertinentes
a sociedade brasileira já há um tempo bem anterior se pensou fazer um filme e veio vindo E mais uma vez como na falecida foi um filme de produção pequena nem tinha continuista na minha cabeça pelo menos seria mais um filme sobre uma temática feminina muito poderosa e também denunciadora entendeu e era modesta pequeno Modesto no sentido de nada houver nada buscando a ser sempre mais ou menos com um pé no cinema realista italiano então ele tomou um rumo ou acaso tem sempre a última palavra Isso é uma frase básica da Simone de povoar o acaso
tem sempre a última palavra e o acaso fez esse filme pelo mundo [Música] [Música] Fernanda quando você menciona o realismo italiano e fala de Central do Brasil eu percebo muito né é um naturalismo um flerte ali do documentário e da ficção que tá no filme e a gente percebe isso muito claramente em cenas como a central do Brasil quando as pessoas estão ali ditando as cartas e também na cena dos Romeiros porque foram cenas que não foram ensinadas na verdade elas começaram com a ideia de um encenação Mas elas viraram realidade né você viveu aquelas
mulheres ali rezando elas eu acho que foram umas três mil eu tô inventando isso meu Deus porque foi uma multidão que eu não sei de onde essa multidão veio no meio daquele descampado do interior do Brasil Ainda mais nessa região lá do nordeste louvado seja no teu aê e eles passaram a acreditar que era uma festa religiosa para valer não De repente é impressionante Sei lá talvez na Grécia arcaica tá entendendo em que a religião se fazia comunalmente de repente se passa por uma outra uma outra dimensão Mística é impressionante aqui tem uma hora que
eu corro no meio da multidão eles estavam rezando eles estavam pedindo socorro a Deus numa comunhão Mística que não tem como ensaiar isso não tem como dar conta disso a não ser por uma necessidade social tão desesperada que se vive de atendimento de alguma de algum Socorro porque Alice eu vi isso a grande comunidade desesperada daquele Sertão [Música] era apenas uma cena de filme aquilo virou realmente um ato religioso um ato de pedir a Deus que deu um socorro quando eu entro dentro daquela do que seria a capela do que seria o lugar mais íntimo
aquelas pessoas estão rezando de verdade as velas acesas aquilo tudo eu pergunto como é que você também de repente você passa a viver aquilo ali apenas de uma interpretação porque nem sempre isso acontece agora isso aconteceu no nosso filme que era um filme grandes investimentos para botar multidão não Mas você se deu conta disso na hora você realizou isso depois é o seguinte quando eu cheguei ali que eu vi aquele sertãozão todo lá cantando e pedindo a Deus E Socorro e mãos para cima tá entendendo você é levada sabe você é levada isso ajuda você
a imantar sabe não é que você viaje de uma forma idiota não a consciência social do que aquilo toca na sua alma faz você rezar junto [Música] [Música] tem outro detalhe que é muito importante no Walter Você nunca sabe onde está a câmera a câmera não fica ali você tem que se despojar na frente para lente não a leite está lá presente às vezes pode até estar bem visível mas na maioria das vezes nesse filme eu não me lembro onde estaria a câmera não lembro Então você faz o que quiser pegar pega você não quiser
pegar não Pega também tem isso você não fica repetindo 10 vezes e vai de novo e mais um novo tá entendendo não porque não uma vamos dizer uma ambição do Sublime em cima do Sublime mas e também tem esse milagre de uma realização de repente toma uma dimensão que você nem conduz se você é conduzida e a gente sabe que o Walter Sales é um Lorde e ele chega né no ouvido como é que ele fala é extremamente celular entendeu ele não ele não toca Castanhola como diretor de cinema tá entendendo não entendeu pronto duas
três frases o diretor como fala que chega e no seu ouvido diz alguma coisa que ele quer outra coisa que ele quer ou acentuar o que você fez ou definir sabe essas pequenas impressões que chegam no seu ouvido [Música] já posso ser o homem mais feliz do mundo [Música] [Risadas] [Aplausos] se você tava falando da importância do filme Como uma denúncia né social mas o filme também é ao mesmo tempo ele traz uma humanidade que eu acho que ele chega nas pessoas porque ele não parece que é uma denúncia social ou às vezes parece mas
eu acho que ele chega com uma carga emotiva afetiva e emocional tão forte que eu acho que a denúncia social penetra nas pessoas sem talvez elas perceberem não se não dedatismo foi difícil encontrar um menino chegou a se achar um menino mas eu fui complicação de como que tinha que ir para o Nordeste eu acho que houve uma hora que talvez nem se fizesse o filme porque não se achava o menino agora mais uma vez o acaso tem sempre a última palavra no aeroporto veio um menino Engraxate que quer engraxar o sapato de volta que
estava de tênis que o garoto disse me acho que é essa história me paga um sanduíche falta então olhou para ele perguntou se ele não queria fazer um filme participar de um filme é ele vai contar melhor essa história do que eu e ele merece contar essa história porque sem ele esse filme não existiria José vem fazer o quê nessa barra vamos embora vem ela escrevedora eu mandei mensagem do Santo para a senhora e a senhora escreve é só r$ 1 a Fernanda sempre com essa generosidade incrível né É sempre foi assim durante filmagens e
enfim Na verdade eu eu costumo falar que se não fosse essa generosidade da Fernanda não sei se Dora e Josué daria tão certo sabe muito por conta da minha também inexperiência né imagina um garoto novo né tá fazendo um filme com aquela atriz ela resolveu deixar tudo de lado e só né trazer toda toda essa potência que ela tem e essa generosidade lógico como é que tudo aconteceu Eu sempre gosto de ouvir de novo você fala sobre isso bom trabalhava de Engraxate no aeroporto Santos Dumont aqui no Rio e um dia o Walter tava enfim
lá no saguão do aeroporto ele ia fazer um voo para São Paulo ele era a última pessoa da filha eu vi de longe né pensei Ah vou chegar nesse cara e perguntar se eu posso engraxar o sapato dele mas eu fui me aproximando né o Walter é só Super Simples né no modo de se vestir tal tava de calça jeans chega mais próximo né você vê que ele tava de calça jeans uma camiseta normal e um tênis falei acho que não vai rolar E aí no momento exato que eu virei para poder ir embora eu
parei para pensar um segundo falei ah acho que vou voltar ali pedir para esse cara não pagar um sanduíche foi quando eu retornei pedi para ele me pagar um lanche e ele generosamente pagou Eu agradeci me despedir mas nesse meio tempo em que eu comia ele também ele ficou me observando né de longe depois foi falar comigo perguntar se eu te interesse em fazer um teste para o filme ele se apresentou disse que era diretor de cinema e tudo mais perguntou se eu te interesse em fazer o teste eu falei lógico nem sabia que eu
tava aceitando na verdade mas naquele momento Me interessou ele falou ah então se aparece nesse lugar aqui nesse horário que a gente vai fazer um teste com você conversa e tudo mais falei tá bom só que no dia marcado não apareci não fui porque eu não sabia onde era já tinha esquecido e seguir meus dias no aeroporto trabalhando e engraxando sapatos até que ele pediu para uma pessoa e me buscar Denise e aí ela passou o dia inteiro me procurando no aeroporto até me encontrar do lado de fora e perguntar se eu era o Vinícius
demorei um pouco para responder e ela falou Ai eu tô aqui porque o Walter pediu Você lembra dele tinha para fazer um teste falei ah lembro E aí ela foi me levou ali na frente do lado do aeroporto ali na glória né antiga e outros testes eu fui fazendo e acabou rolando processo enfim e quais são suas lembranças mais remotas da época das filmagens aí já tendo sido escolhido para viver o Josué ah primeiro era sempre uma alegria estar no site de filmagem porque enfim inicialmente como não era ator então eu não tinha essa preocupação
de concentração de ficar aqui ou ali Eu sempre queria ficar no sede de filmagem porque eu vi a galera indo para lá para cá se mexendo fazendo um monte de coisa eu queria estar nesse processo eu não tava preocupado com o Vinícius ator você pode mandar um tom desse aí faz faz pergunta mesmo você acha que fizemos direito para ela tá mas mas sobrinha você acha que fizeram inteiro você acha que eles fizeram o enterro direito para ela então era sempre muito divertido ali na central do Brasil e depois que a gente foi para o
Nordeste Ah eu ficava ajudando a produção a distribuir água para as pessoas fazendo alguma coisa aqui outra ali enfim aprontava algumas coisas também como sei lá um dia e milagres né na Bahia uma cidade pequenininha lá no interior da Bahia cansei de tudo da da da da viagem de estar filmando de tudo mais falei ah vou pegar aqui minha roupinha minha trouxa minha malinha e a rodoviária era tipo 5 10 minutos do da pousada e sair no meio da noite e fui embora e tava indo pra rodoviária pegar um ônibus e voltar para o Rio
de Janeiro sozinho e aí A sorte é que o porteiro da da Pousada me viu e avisou para o produtor Marcelo Torres aí ele foi desesperado atrás dele pelo amor de Deus rota você não pode ir embora você tá doido e aí ele me trouxe de volta que pariu volta aqui menina [Música] uns Milagres nos atos criativos Às vezes acontece Às vezes não acontece sem mais nem porque você não tem como explicar Então esse menino ele deu uma coordenada em tudo que se fez no filme e o Valter soube cuidar dele soube focar no filme
entendeu conduzi-lo ajudá-lo depois da própria vida dele em termos de educação e tudo mais não esse filme também tem isso entendeu esse menino veio porque já fazia novela não e quando ele veio e isso é muito na figura dele ele traz a sobrevivência da miséria na qual ele vivia em termos sociais o olho dele é de sobrevivente [Música] [Risadas] muito assim singelo entendeu No melhor sentido dessa palavra mas que virou um clássico do cinema brasileiro que agora em 2003 então completa esses 25 anos ali tem muito do nosso sonho de realização um dia nesse país
é um filme extremamente político é uma posição de uma narrativa popular delicadamente Popular sem demagogia é simples e foi esse filme que levou também o Brasil para o Festival de Berlim Fernanda ganhou onde ele foi ele foi bem recebido é porque sei lá é pela singeleza dessa história como foi contada muito bom obrigada um abraço Obrigado até breve Até breve mas até breve nós artistas gritamos Até breve é isso [Música] que que você tá fazendo nada quer fazer comigo e a gente fica repetindo isso para sempre
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com