Documentário History Channel - As paralelas se cruzam - Ep 1

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Lucas Pedroso
A série traça a história da América Latina em 6 episódios e foi produzida para comemorar os 200 anos...
Video Transcript:
entre 1809 1882 revoluções que conduziram à independência da américa latina outros acontecimentos também ocorreram ao longo deste bicentenário em lugares diferentes mas ao mesmo tempo as ondas de revoltas as revoluções ditadura democracias governos populistas liberais tudo aconteceu ao mesmo tempo na américa latina é que apesar das diferenças de cada país podemos contar a história da américa latina como se fosse a história de um só povo na américa latina as paralelas se toca e até mesmo se cruzam uma vez o outro ea pergunta é por que esses eventos ocorrerão simultaneamente em toda a américa latina unidos
pela história as paralelas se cruzam há 200 anos os países latino americanos começaram a sonhar com a independência até então não eram nem considerados países eram colônias da espanha e obedeciam a um rei que vivia longe do outro lado do oceano enquanto isso aqui na europa surge a crença de que a maioria absoluta não era a única nem a melhor forma de governo o mesmo acontecia na américa latina eram as sementes da revolução que estavam crescendo sementes revolucionários que germinaram ao mesmo tempo em toda a américa latina graças a homens como francisco de miranda simón
bolívar marinheiro moreno penal do rio em san josé maría morelos e josé de san martín homens que lutaram pela criação de novas soberanas nacionais um governo representativo os protagonistas das nossas revoluções eram intelectuais isso porque a nossa independência foi acima de tudo uma revolução intelectual era preciso mudar o modo de pensar de uma comunidade governada por um rei em uma organização republicana e perceberam que isso só seria possível se fosse encarado a partir de uma perspectiva latino americano em um país após o outro e em quase todos ao mesmo tempo as lutas pela independência ganharam
força do méxico a argentina tudo começou em 25 de maio de 1809 na bolívia depois em 10 de agosto no equador oito meses mais tarde na venezuela no mês seguinte na argentina e dois meses depois na colômbia em 16 e 18 de setembro do méxico e no chile em 14 de maio de 1811 no paraguai e em 5 de novembro em el salvador com certeza a inclusão da evolução foi o que causa as pechas mou de um momento central da história é verdade que houve uma espécie de evento com um de identidade entre os países
é como se houvesse uma honra um desejo de que na verdade um projeto de separar-se do tronco espanhol mas seus galhos no entanto ainda mantiveram a silva do idioma e da cultura alguns anos depois das revoluções de 1810 vários países realizar o sonho da liberdade e declarar a independência nasciam novos países e novos emblemas que os identificavam como nações na américa latina começaram a surgir as identidades nacionais projetamos nossas maneiras escuros e símbolos com zé mucinho c marchas e todos juntos indistintamente por coincidência e saudamos a soberania e juramos defendê la com nossas vidas a
glória e nascesse deu ou allegri mortol em sucos de dor ruben jermina já o que faltou temos o voto solene que a pátria ao eterno e levou as letras dos hinos nacionais e hispano americanos a maioria tem datas muito específicas e o contexto é um contexto guerreiro em contexto militar em contexto que celebra coragem e que exalta um óleo ou corajoso povo que julgou lançou a lei respeitando a virtude honra corajoso dominicanos elegemos nosso canto com grande emoção ouvir mortais o grito sagrada a do liberdade liberdade liberdade de a idéia de morrer pela pátria é
recorrente em praticamente todos os vinhos da américa latina outra idéia que aparece repetidas vezes é a da soberania e essa soberania tão defendida nunca foi alcançada pelo menos não economicamente nossas independências nascer junto com a dívida externa foram gêmeas siamesas a dívida externa ea independência então nós nascemos enforcados muitos dos heróis que nos fundaram também nos fundiram e em todo caso nos hipotecaram eternamente ao banco britânico e ao que era bom o mundo que nascia no século 19 e que de algum modo ainda está vivo a grã bretanha reconheceu as independências e em troca estabeleceu
duas coisas previu várias coisas mas especialmente dores uma delas era que houvesse um tratado bilateral não livre comércio mas o comércio bilateral o comércio entre as repúblicas nascentes ea grã bretanha ea outra era que a grã bretanha faria empréstimos a juros elevados em troca de que bom em troca de explorar os recursos naturais e de aproveitar os recursos produtivos os novos países latino-americanos negociar empréstimos com os bancos britânicos e 15 anos após as primeiras lutas pela independência a maioria das novas repúblicas possui uma dívida externa em poucos anos os países latino americanos estavam mergulhados em
uma grave crise financeira em abril de 1826 o peru suspendeu o pagamento da dívida externa e alguns meses depois foi a vez da colômbia em meados de 1828 com exceção do brasil todos os países latino americanos suspenderam o pagamento de suas dívidas e nenhum banco londrino aceitava fazer negócios com eles a dívida externa século 19 organizações século 20 quase 200 anos depois a crise continuava mas agora os bancos e outras instituições queriam fazer negócios na década de 90 as reformas neoliberais impuseram um pacote de medidas para toda a região essas medidas propõe uma implementação de
uma maior disciplina fiscal a manutenção de uma taxa de câmbio competitiva liberando as taxas de juros e privatizando as empresas estatais as primeiras áreas a serem privatizadas foram as telecomunicações a energia elétrica e as linhas aéreas seguidas da infraestrutura rodoviária portuária e aérea da água potável e do correio em alguns casos se estendeu a recursos naturais não renováveis como o petróleo e também aos bancos em 1999 os bancos estrangeiros controlavam 25 por cento dos ativos do setor financeiro na argentina brasil chile colômbia méxico peru e venezuela embora tenha sido inicialmente apresentadas como uma promessa de
desenvolvimento às políticas neoliberais tiveram suas consequências a américa latina respondeu em termos gerais a uma esfera de governo que marcou o período dos anos 90 década de 90 essencialmente que eram governos muito parecidos quase uniformes era difícil até mesmo identificar os nomes dos presidentes de cada país porque suas políticas eram muito semelhantes marcadas principalmente pro fundo monetário internacional e pelo banco mundial a era do neoliberalismo que desembarcou na américa latina de uma forma muito forte teve uma grande reviravolta a partir dos efeitos sociais que eram políticas muito restritivas políticas que é fazer o quê dominará
a eficácia por assim dizer nos números e é claro que havia bons relatórios a serem entregues ao fundo monetário internacional mas havia relatórios ruins no âmbito social o custo social das reformas foi sentido em todos os países dentro da órbita do neoliberalismo os presidentes salinas de gortari no méxico collor de mello do brasil carros menina argentina fujimori no peru e andrés pérez na venezuela entre outros seguiam políticas de privatização mal aplicado em muitos casos e repleta de casos de corrupção a idéia era que as pessoas ganharem pouco por um longo tempo esse é o capitalismo
e que fossem poupando aqui é o inverso há uma pequena quantidade de pessoas que ganham muitíssimo por um curto período e isso é o contrário do capitalismo e por isso se fala em capitalismo selvagem ou se quiserem neoliberal mesmo eu acho que as privatizações eram de certo modo necessárias mas foram mal implementadas sim ordem sem coordenação e acima de tudo sem transparência e clareza o que acabou provocando o seu seu descrédito a própria palavra privatização parecia e continua parecendo algo muito negativo pela história acho que o que nos une como latino americanos são as mulheres
bonitas todas as nossas mulheres são muito lindas e o que nos une também é a experiência humana mais bruta nos países latino-americanos não é tão refinada nós somos países que compartilhamos de contradições e paradoxos muito fone amigos pela história o melhor de unidos pela história depois do triunfo da revolução cubana e do fracasso da intervenção americana na baía dos porcos milhares de jovens de diferentes países latino americanos ao mesmo tempo começaram a acreditar no sentido das águas o surgimento de movimentos guerrilheiros na américa latina nos anos 60 está diretamente relacionado à presença simultânea de governos
militares em quase todos os países da região esses governos aderiram à doutrina da segurança nacional um plano dos estados unidos para acabar com a presença comunista no continente entre 1962 e 1963 houve seis golpes militares na américa latina na argentina e no peru em 1962 guatemala equador república dominicana e honduras em 1963 seguidos do golpe militar no brasil de 1964 e novamente na argentina em 1966 e no peru em 1968 até o final desse ano os militares controlar com a bolívia eo equador o governo do méxico estava nas mãos de um ramo do brilho enquanto
a argentina brasil pelo paraguai quase todos os países da américa central enfrentavam ditaduras eu acho que a erupção dos movimentos de guerrilha na américa latina foi dada primeiro pela avaliação das condições existentes em todo o continente os discursos que prevaleciam eram os de subdesenvolvimento os da dependência os da dominação imperialista e etc e para todos eles parecia que a saída natural era rebelião armada era como se dentro de um desenvolvimento natural dos processos democráticos processos participativos o populistas não pudesse haver outra outra saída com o triunfo da revolução cubana a intervenção americana na região foi
redobrada com o apoio a programas militares destinados especificamente o combate às guerrilhas insurgentes do continente era a escola das américas o plano condor que foram coordenados na década de 70 pelas ditaduras de argentina chile brasil paraguai uruguai e bolívia tornava as fronteiras nacionais permeáveis para perseguirem os opositores das ditaduras o suporte ideológico desse plano estabelecia que as forças de segurança tinham um novo papel além de garantir a segurança nacional precisava acabar com o comunismo da hipótese de inimigo externo se passava o inimigo interno essa ideia posterior à guerra fria até então os inimigos eram russos
os chineses ou outros mas no momento os inimigos eram os terroristas e então eles achavam eles achavam que tinham que encontrar um modo distinto de combatê los usando técnicas também distintas para dissuadi como infiltração e tortura coisas que não eram utilizadas na guerra tradicional e muitos deles vinham da guerra colonial lista como a guerra da argélia criar uma organização clandestina desarmada como a minha que em grande parte publicava na criação de uma linguagem contra contra as diretrizes do plano condor e à medida que entendíamos como os militares agiram e quais eram os padrões de repressão
podíamos desenvolver uma contra partida onde havia certas coisas que não podíamos fazer não podemos chegar dois minutos atrasados para um compromisso não podíamos fazer uma reunião por mais de sete minutos os telefones eram totalmente proibidos lidar com o mínimo de informação possível não anotar nada nenhuma agenda de telefone e eu posso afirmar que que seguir rigorosamente as normas de conduta salvar a vida de muitas pessoas e permitir uma certa atividade política o plano todo o muralismo mexicano nós latino-americanos compartilhamos durante esses anos as formas de opressão mas também as formas de nos expressar que foi
através da arte eu acho que é um vínculo entre a arte ou digamos a criatividade ea consciência e isso faz com que muitas vezes quando as pessoas saem para protestar ou expressar suas idéias porque muitas pessoas do mundo do teatro do mundo da arte isso faz com que coisas interessantes aconteceram nas ruas e nas praças por exemplo houve muitas coisas que são como apresentações ou performance é incrível a a a originalidade que os povos realmente tem para expressar suas suas formas de protesto mas é que eu acho que é muito mais incrível a originalidade da
da liderança política para si para ser vadir digamos assim desses protestos quando augusto pinochet assumiu o poder no chile em 1973 as mulheres começaram a crescer tapetes feitos com pedaços de tecido brilhante com cobre lã couro e até mesmo seus próprios cabelos que narram cenas da vida cotidiana e que servirão para contar ao mundo o que se passava no chile a arte que contava a política na américa latina a arte e política sempre foram duas coisas indissociáveis aqui no méxico os moralistas david alfaro siqueiros diego revela josé clemente orozco pintaram a revolução mexicana de 1910
nas paredes da cidade do méxico naqueles anos a paixão era muito grande fazia pouco tempo que tinha acontecido a revolução russa em 1917 nos anos 22 21 e é e no méxico havia um grande e retruca dor e e filósofo que foi josé de vasconcelos e ele teve visão suficiente para convidar rivera para brincar e eu acho que isso é o antecessor dos grafites de hoje em dia não é os gráficos bonitos aquelas coisas que vemos nas ruas e pensamos obrigada por compartilhar isso comigo e isso é muito especial a filosofia do ruralismo é democratizar
a arte levá-la o povo e mostrar todos os princípios da revolução mexicana fazê-los viver e explicar los por isso vemos que pela primeira vez na pintura mural de todos os tempos aparecem o trabalhador eo proletariado como herói do moral heróis do mural e os trabalhadores e proletariados se transformaram nos protagonistas e destinatários desta arte como quintela martin na argentina e os moralistas mexicanos que também eram membros proeminentes do partido comunista viram sua arte como uma ferramenta para educar as massas comunismo populismo embora o comunismo surgisse na américa latina a crise financeira eo crash de 29
mudaram o curso dos acontecimentos quando as consequências da crise financeira começaram a ser sentidas o comunismo deixou de ter lugar e surgiu um espaço vazio que os governos populistas não deixarão de aproveitar a um populismo de extrema direita como no caso e que hitler e mussolini e ao populismo dos países democráticos ou seja é mais aberto o mais liberal para usar essa palavra tão em voga como no caso de erros é nos estados unidos e há também movimentos democráticos que tem um toque de populismo como de betancur na venezuela repare só isso é uma coisa
bem interessante muito importante e que causa muita confusão que é a linha extremamente fina extremamente pequena o fio da navalha entre a democracia eo populismo são as mesmas coisas que vêm do mesmo lugar do mesmo útero mais uma deformação da outra e o mais importante o populismo tem algo que distingue das tendências democráticas que é o paternalismo ou seja a busca por um chef a busca de um líder que por conseguinte na américa latina geralmente cárdenas vargas e perón são militares que supostamente são homens fortes sob a forma do governo de lázaro cárdenas no méxico
do terrorismo na argentina da frente popular no chile o warre's no brasil e do nacionalismo revolucionário de base sem soro na bolívia o populismo surgiu quase que simultaneamente nesses países os governos populistas facilitaram o acesso dos trabalhadores ao consumo e melhorar as suas condições de vida estabelecendo um antes e um depois na história das reivindicações dos movimentos populares na primeira década do século 20 méxico peru e argentina foram os pioneiros a tarefa de incluir os direitos sociais e ações trabalhistas em sua legislação com as leis esses países estabeleceram limites à exploração do trabalho e reconheceram
o direito ao descanso no domingo e regulamentar um emprego de mulheres e crianças essas primeiras medidas foram um ponto de partida importantíssimo para o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores cidade do méxico o março bicho peru no início do século 20 começou a se falar dos direitos dos homens que representavam a força de trabalho essa força que 400 anos atrás durante o período da conquista espanhola era representada pelos índios e negros as condições de trabalho nas minas de potosi eram absolutamente prejudiciais para a população indígena eles passavam dias inteiros dos túneis com pouca comida e poucos
recursos e as condições eram desastrosas por que se buscava a maior produção de prata no menor tempo possível não importava o benefício do povo os direitos trabalhistas ninguém se preocupava com isso as principais remessas que chegavam em castelo que eram enviadas à castela pois algumas ficavam pelo caminho eram o produto do trabalho nas minas de contas se especialmente quando se descobriu a mina de ram católica que é uma mina de mercúrio e se realizou então o casamento mais bem sucedido do mundo entre a prata de possível mercúrio de huancavelica isso junto ao trabalho indígena aplicava
em muito dinheiro para os conquistadores espanhóis em porto se como em outras minas na américa as condições desumanas de trabalho dificultaram a sobrevivência das comunidades indígenas a taxa de mortalidade crescente entre os índios empossar os conquistadores a necessidade de substituir a mão-de-obra aborígine pelos escravos desde meados do século 16 até o final do século 19 entre 9 e 12 milhões de africanos desembarcar ão na américa latina estima-se que para cada africano que chegava vivo 5 morreu de fome e desidratação suicídios ou punições diversas a praga da escravidão cobrava suas vítimas a praga da escravidão era
hereditária provinha da conquista europeia como também vinha da conquista europeia a idéia de que existem raças inferiores e raças superiores o racismo na realidade se projetou em escala global global junto com a organização do mercado mundial que precisava de braços para as plantações nos pais diz tropicais e no norte também nas plantações de algodão trabalho escravo mão de obra gratuita para as plantações e isso exigia requeria álibis álibis ideológicos e religiosos para ser tratado como uma coisa eu tenho que ter certeza que o outro é uma coisa se o outro me provar que não é
uma coisa mais uma pessoa ele vai ter direitos e vai exigir luz desde a descoberta até o ano de 1542 os índios eram considerados pela igreja não como pessoas mas como alguém que não tinha alma e portanto suscetíveis na escravizá são e também não suscetíveis à evangelização em 400 anos o comércio de escravos provocou na áfrica uma sangria de mais de 40 milhões de pessoas e na europa sua extraordinária expansão econômica industrial para os europeus a conquista foi um negócio sem contradições unidos pela história mas os latinos nós temos um saborzinho muito especial esse tempero
tão especial falta em várias partes do mundo então nessa mistura de de sabor de fogo c e d é um fogo que nós latinos temos somos muito quentes ou nós somos bem diferentes unidos pela história unidos pela história op os conquistadores dominaram os índios pelas artes mas para concluir a conquista militar eles precisavam pacificarmos convertê-los a religião católica e depois conquistá-los espiritualmente para eliminar suas antigas crenças primeiro chegaram e sem que os monges falassem nal acre e sem que os índios falassem o espanhol houve batismos um pouco à direita e à esquerda convertendo se assim
os primeiros índios em escala e no méxico mas logo perceberam que era apenas água em suas cabeças e que não passava disso é verdade que os conquistadores espanhóis saquearam os templos existentes em várias cidades e outros locais em cuzco saquearam o cori kant as estátuas foram retiradas removeram os frisos de ouro e existiam em seus diferentes espaços e distintos recintos o famoso templo inca de quely cândia hoje a igreja de santo domingo e até agora pode ser visto no próprio lugar como se construiu uma igreja sobre um tempo pré hispânico como sinal de apropriação no
passado e para identificar que havia um novo futuro uma nova história local várias ordens monásticas se dedicaram a bandeira idolatria local os índios precisaram derrubar seus templos para que fossem erguidas igrejas em seus lugares no entanto havia uma forma sutil de existência os missionários depuseram sua religião e seu deus mas os índios adaptaram evangelização virgem de guadalupe havia gente quanta lupi representa em todo o seu esplendor o sincretismo religioso é isso é realmente muito curioso porque é na basílica de guadalupe foi permitida a entrada dos índios e eles inclusive realizam suas danças rituais dentro da
igreja basílica de santa maria de guadalupe na cidade do méxico a imagem da fia gente guadalupe se prestarmos atenção é uma bela imagem de uma menina indígena bonita com um com um rosto doce sofrido e também aparece com uma fita preta em seu ventre jesus cristo o mexicano ama vigente 4 lippi ele é esta como uma devoção desde a ordinária a verdade é que a história linda ou virgem de guadalupe evangelização pacífica muitos religiosos chegaram a uma forma pedagógica para se fazer entender em função dos exemplos dos mitos e deuses que as comunidades indígenas tinham
naquele momento e nesse sincretismo viram uma forma muito mais eficaz para alcançar a fé que te dava um em pishin do que o sistema de repressão e castigo com música e peças de teatro os dominicanos evangelizar os índios imediatas a são salvador e no fim das apresentações união todos juntos as encarregadas de cozinhar e servir a comida eram as índias e nessa troca produto da evangelização pacífica os frades também aprenderam as vasilhas de metal eram caras e escassas e os dominicanos aprenderam a cozinhar em utensílios de barro onde preparavam cozidos deliciosos com alimentos europeus e
americanos evangelização pacífica panella acho nas panelas dos conventos dominicanos foi cozida da união amigável de duas culturas muitos anos depois na américa latina outras panelas voltariam ao cenário marcando e fenômeno e um momento na história da américa latina aneladas batendo panelas panelaço são diferentes mas significam a mesma coisa o costume de bater panelas para protestar as panelas soaram pela primeira vez do chile contra a visita de fidel castro e mais uma vez contra o golpe de augusto pinochet pessoal no uruguai quando o povo exigiu o retorno da democracia e quando toda a américa latina reclamou
das reformas neoliberais e suas consequências na argentina quando a classe média e exigiu a devolução dos seus depósitos confiscados soaram na bolívia e o presidente precisou entregar o carro a favor e contra chávez na venezuela com as donas de casa no paraguai e protestavam contra o governo os políticos corruptos e também no equador quando o presidente lúcio gutiérrez foi deposto pela força dos panelaços os panelaços na américa latina é acabam sendo menosprezados pelos historiadores e cientistas políticos porque é a classe média que se pronuncia os panelaços são identificados pelas pessoas homens e mulheres que são
afetados por crises econômicas ou governos autoritários e que chegam a um limite e usam essa forma de expressão como o próprio nome sugere para fazer barulho como tem filhos de cozinha como uma forma de manifestação de cocção de algum modo menosprezados pelos cientistas políticos historiadores porque não são os grandes feitos dos índios ou camponeses ou trabalhadores ou seja daqueles que sem dúvida formam a história de um país o panelaço foi uma modalidade bem é inventiva e que também está ligada algo que é muito latino americano que é o barulho que é o ruído às vezes
sentimos pelo menos os venezuelanos que o silêncio é assustador que a experiência do silêncio é intimidadora que sempre temos que sair cantando gritando pulando e batendo palmas fazendo algum barulho e o panelaço representa bem isso tudo todos em casa fazem barulho para mostrar sua grande discordância ou indignação em 2008 com a crise financeira mundial a américa latina exportou a modalidade panelaço para lugares bem distantes como a islândia o nosso continente exporta o panelaço o bater panelas ou a panelada que são três formas de dizer protesto no estilo latino-americano unidos pela história eu acho que os
latino americanos ainda estão se conhecendo começamos a nos olhar pra nos reconhecer como irmãos e irmãs temos uma identidade continental é um mosaico de uma grande diversidade e de uma riqueza cultural eu acho que é isso que temos em comum unidos pela história unidos pela história o impacto da descoberta da américa na europa foi impressionante a economia à cultura geografia ciências naturais e acima de tudo a visão de mundo se transformaram a idéia de três continentes ligados à trindade católica foi abalada com o surgimento de um quarto continente cujos povos também eram acusados de dólares
é uma parte que me faz dar muita risada podemos dizer na música hélio costa ou a vida numa parte que eu digo que nós somos um buraco entre marcel 500 anos depois uma raça ardente negra branca e indígena mas quem descobriu que não sabemos se fomos nós que os descobrimos a se eles nos descobrir vem ainda nos falta compreender a imagem que no mundo indígena foi formada daqueles espanhóis que chegaram como diziam as crônicas e seus livros em casas flutuantes com cães enormes que eram os cavalos eles eram mesmo seres de outro mundo eu nem
imagino a cara de um índio peruano ao ver o primeiro porco sabe promover o primeiro cordeiro a primeira vaca não é e tudo aquilo que serviu pra construir esse maravilhoso universo de coisas que nós construímos eu nem imagina a cara de um espanhol quando deu uma mordida em uma batata crua não é sem entender como se podia comer aquilo naquela época sabe todos os alunos como suas mães os paredão e as mulheres também embora não tenha visto mais do que uma menina doente e todos os que vieram os jovens nenhum com mais de 30 anos
muito bem feitos de corpos bem informados e rostos muito bonitos com cabelos grossos quase como as crinas dos cavalos e curtos usava o cabelo acima das sobrancelhas exceto alguns outros que usavam cumprido seja mais cortar eles não carregavam armas linhas conheciam porque lhes mostrei espadas e eles pegaram pela lama e se cortaram devido à ignorância eles não possuem ferro três décadas depois as crônicas de cortez insistem no caráter amigável dos nativos ele escreveu nunca tinham visto pessoas como nós a princípio a chegada dos espanhóis foi um milagre para os índios a concretização dos professores quando
o montezuma os recebeu disse bem-vindo senhores podem tomar posse do seu reino porque os índios é é eles estavam convencidos que existiam símbolos no cosmo de que havia ciclos que eram verdadeiros e que então a cada 52 anos aconteceu determinada coisa ea cada tantos dias acontecer aquilo que havia toda toda uma ordem cosmogônica que representava muitas coisas para eles então estavam convencidos de que seu tempo acabará e que o senhor quer que essa cota e chegava e que tinha que entregar o reino no princípio foi uma maravilha depois a dominação ea rebelião e da rebelião
à revolução e as lutas pela independência encontros desencontros fomos inimigos fomos aliados e firmamos a paz as guerras entre os países sul americanos não foram muitas mas deixaram marcas profundas que agora começam a cicatrizar graças ao predomínio de acordos como a unasul o mercosul e outros o confronto entre pedro oliveira shido na chamada guerra do pacífico entre 1879 e 1884 foi um dos mais violentos e lembrados o chile foi o vencedor e como consequência a bolívia perdeu todos os acessos ao oceano pacífico por sua vez essa foi a causa da guerra entre bolívia e paraguai
conhecida como a guerra do chaco onde morreram cerca de 100 mil soldados à guerra mais brutal que houve entre países irmãos também no paraguai houve a guerra da tríplice aliança assim chamada pelo acordo entre a argentina uruguai e brasil para enfrentar o paraguai que solano lópez a guerra custou os paraguaios a morte de quase todos os seus homens houve outras guerras como o conflito entre peru e equador em 1941 eo choque sucessivos das décadas seguintes assim como o confronto entre argentina e grã bretanha pelas ilhas malvinas a única que envolviam país de outro continente 200
anos após nossa independência os projetos de integração latino-americana procuram evitar conflitos entre países e atingir um maior desenvolvimento na região tendo em vista esse objetivo os presidentes sul americanos se reuniram a criar a união das nações sul americanas a unasul o primeiro passo de um projeto ambicioso que ultrapassa os acordos regionais nossa solução até agora foi tratar de buscar que a bagagem os regionais pra mim os que brigadas regionais são importantes em um dado momento mas são quebra galhos ou seja não alcançam o mercosul no othon ao canal al qasam o pacto andino é quando
se fala de unidade política sul-americana temos que falar em toda a américa latina e não apenas nas regiões e unir-se é muito complicado mas é uma tarefa muito bonita que temos pela frente fecunda e bella porque precisamos nos unir sem negar a nossa diversidade o melhor do mundo está na quantidade de outros mundos que ele contém ea região mais diversificada do mundo e acho que a mais fecunda de todas é a américa latina porque é que se reúne todas as cores todos os cheiros todas as dores da humanidade apesar de tudo isso que aparentemente é
uma confusão sem esperança nós conservamos a felicidade é todo custo e é isso que nós temos que preservar não podemos deixar que roubem o sorriso e então sempre que há um festival de cinema em algum lugar da américa latina temos que estar lá para aplaudir o teatro a dança sempre que há um campeonato ou a libertadores sempre que há uma taça américa essas são as nossas festas são os momentos em que dizemos a todos que nos governam que estamos nos divertindo apesar do mau trabalho que faz hoje só tem que ser de unidade a história
tem que ser de unidade e eu acredito nas coisas que os une e não nas coisas que nos separam unidos pela história há 200 anos os países latino americanos conquistaram sua independência pela força das revoluções queriam ser soberanos mas possui uma dívida externa e ainda era assim no século 20 quando os governos optaram pela privatização em oposição a ideologia dos anos 60 quando apareceram os movimentos de guerrilhas combatidos pelos governos militares e orquestraram o plano condor e arte foi uma forma de resistência como aconteceu com os moralismos mexicanos todos os membros do partido comunista que
perdeu influência e deu lugar os governos populistas que reivindicar os direitos dos trabalhadores que foram negados em 500 anos de mão de obra negra e indígena índios que foram evangelizados pelos conquistadores mas que resistiram levando a um sincretismo que unificou as religiões e os costumes o uso de panelas de barro semelhantes às de metal que séculos mais tarde foram usadas como uma forma de protesto fica usou muito impacto embora não tanto quanto a descoberta da única e por sua vez levou à rebelião dos nativos e depois as revoluções as lutas pela independência e finalmente as
guerras entre nações e agora investem em projetos de integração recordando o sonho da independência de 200 anos antes unidos pela história e hoje estamos mais perto do sonho do são martinho e bolívar de uma américa latina unida como um único país acima das nossas rivalidades e diferenças chegamos a acordos que desafiam a matemática porque na américa latina as paralelas se cruzam a independência é um caminho que começamos a percorrer juntos há 200 anos e que continuamos a percorrer estabelecendo laços que nos unem sem perder as diferenças que nos enriquece porque é nas diferenças nas semelhanças
que estamos intimamente unidos pela história
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