Colossenses 3 | Rev. Augustus Nicodemos | 75 Anos 1ª IPBMOC

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os irmãos saúde com a paz do senhor jesus nesta manhã ontem na ilustração do pq eu estava em dúvida porque eu não sabia se eu falava do piquinho da camisa do atlético então pensei que talvez pq tivesse impacto menor mas pelo jeito não então da próxima vez que for usar a administração de alguma coisa vou falar a camisa do atlético e talvez seja vai ser pior é segundo alguns a gente capítulo 3 da carta de paulo aos colossenses continuando a nossa exposição sobre a suficiência do nosso senhor e salvador jesus cristo na sua pessoa e
da sua da sua obra vamos orar pedindo que o nosso deus nos conduzam à compreensão da sua palavra nesta manhã gratos pai pela renovação das misericórdias já acontecidas nesta manhã damos graças pelo privilégio de podermos nos a juntar no início desse dia para ao redor da tua palavra em compreender mais acerca do teu filho de quem ele é e da sua obra por nós agora quando queremos ver as implicações práticas disso para o nosso dia-a-dia pedimos que se encaminha o nosso entendimento entre na nossa vontade e nos ajude a deus a amar o teu querer
a ponto de mudarmos os sermos mudados naquilo que impede uma vida santa e reta que nesse mundo ouvir a nossa oração em nome de jesus amém capítulo três irmãos então da carta de paulo aos colossenses lembrar primeiro um pouquinho do que nós já vimos ontem ontem nós ontem nós abordamos a o tratamento que paulo fez mais diretamente de 34 pontos principais daquele movimento ético que ameaçava a integridade da igreja the colossus nomes como paulo respondeu às demandas gnósticas verso de 8 a 10 respondendo que em cristo habitava corporalmente toda a plenitude da divindade que em
cristo estávamos aperfeiçoados em que cristo é a cabeça de todo o principado e potestades depois ele entrou na questão do legalismo aqueles mestres eram julgadas antes que queria impor a lei de moisés sobre os convertidos especialmente a circuncisão a dieta e o calendário paulo responde que em crise nós já fomos circuncidados que em cristo deus cancelou o escrito de dívida que era contrário a nós que consiste em ordenanças uma referência às exigências da lei de moisés e que em crise nós já vencemos e triunfamos sobre os principados e potestades depois de cristo os dis por
joe desarmou mediante a sua vitória na cruz aí vai ter visto 15 e portanto não deveriam deixar os colossenses que ninguém fosse julgá los porque eles não guardavam as leis de moisés referentes à dieta comida e também referentes à os tempos e épocas o calendário religioso porque paulo diz que tudo aquilo era sombra o sombra do de cristo uma vez que o corpo que projetava aquela sombra chegou nós não precisamos mais da sombra porque temos a realidade em seguida de 18 a 19 ele trata de da terceira do terceiro componente daquela seita que era um
misticismo que era baseado em visões e que acabavam um culto anjos paulo então diz que aquilo que ninguém se fizesse árbitro contra eles pretexto nesse tipo de autoridade porque essa pessoa não estava ligada à cristo nada disso culto anjo o culto anjos tira a glória de cristo então não tá ligado à pessoa de cristo nem foi revelado por deus por último o quarto componente daquela seita que era a tendência ascética paulo trata do verso 20 até o verso 23 dizendo que o ascetismo não tem poder para nos livrar da sensualidade do coração mas somente a
nossa união com cristo que eu vou ver com vocês hoje é a maneira como paulo desenvolve todos esses conceitos na prática aí no capítulo 3 nós vamos até nós vamos até o final entrando um versículo do capítulo 4 se deus permitir e hoje à noite a gente termina o capítulo 4 então aqui no capítulo 3 paulo em primeiro lugar estabelece a ele vai desenvolver as implicações de tudo que ele falou até aqui isso faz parte da costumeira daí faz parte da sua estratégia costumeira quando ele escreve cartas com poucas exceções geralmente ele tem uma parte
doutrinária que a parte inicial e em seguida uma parte mais prática onde ele desenvolve as consequências da doutrina que ele estabeleceu então de um a dois ele falou da supremacia da pessoa e da obra de cristo e do capítulo 3 e 4 quais são as implicações disso para nós que estamos unidos a cristo pela fé então ele começa falando da da base da santidade que é e capítulo 3 de 1 a 4 nós estamos unidos a cristo na sua morte e ressurreição ea partir daí ele coloca vários imperativos que maneira os cristãos deveriam viver primeiro
com relação a nós mesmos e nos modificar o pecado que está em nós aí no verso 5 até o verso 11 depois com relação aos nossos irmãos de que maneira viver em relação a eles no verso 12 até o verso 17 depois de falar da vida em família que vai do berço 18 até o verso 21 e da vida em sociedade no verso 22 até o capítulo 4 verso 1º hoje à noite veremos a continuação como o que devemos fazer com relação a deus versus 2 3 e 4 e depois como viver com relação aos
de fora que são os versos 5 e 6 do capítulo 4 e aí ele termina a carta do e7 até o verso 18 mas isso é para hoje à noite não quero me adiantar muito vamos então 11 ver o que podemos fazer com o capítulo 8 desculpo 3 nesta manhã vamos lendo versos 1 a 4 portanto se fosses ressuscitados juntamente com cristo buscai as coisas lá do alto onde cristo vive a sentado à direita de deus pensar nas coisas lá do alto não nas que são aqui da terra porque morrestes ea vossa vida está oculta
juntamente com cristo em deus quando cristo que é a nossa vida se manifestar então voz também sereis manifestados com ele em glória paulo aqui coloca dois imperativos são duas ordens que nós encontramos aqui aos cristãos nesses 4 versículos o primeiro está no verso 11 quando ele diz buscai as coisas lá do alto e o segundo no verso 2 pensar nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra notem que essa peça perigo que esta passagem ela começa com o portanto o portanto introduza as consequências do que aconteceu antes antes ele falou
da obra completa de cristo quem é jesus e da nossa união com ele portanto à luz dessa verdade vocês têm que primeiro os caras coisas lá do alto e segundo pensar nas coisas lado ao se cristo é aquilo que paulo disse que ele é a imagem do deus invisível a exata expressão do seu ser se nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade se nele estamos aperfeiçoados sou justo cadu se nele a lei foi cancelada com relação a nós se nele trio panos dos principados e potestades a o resultado é evidente é que cristo é
o centro da nossa vida ele é o nosso ponto de referência para o qual tudo o que somos e fazemos converge daí então buscar as coisas lá do alto onde cristo vive a sentado à direita de deus essa é a primeira conseqüência de tudo que ele falou até agora a busca a minha busca ou seja o meu interesse maior na vida não está aqui nesse mundo mas está na pessoa de cristo que está assentado à direita de deus tendo feito a purificação pelos nossos pecados tendo ressuscitado dos mortos e agora entronizado no centro do universo
governando todas as coisas então o cristo é exaltado deve ser o objeto da minha busca aqui neste mundo quando ele faz quando eles buscarem as coisas do alto onde cristo vive assentado as coisas de deus ele está repetindo aquilo que cristo disse no sermão do monte buscar em primeiro lugar o reino de deus ea sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas então a vida do cristão é orientada para jesus para o senhor jesus para as coisas do alto e coisas do alto paulo está falando genericamente se refere especificamente à pessoa de cristo e aquilo
que ele representa então muito embora esteja no mundo eu estou ocupado com o meu trabalho com o meu emprego os meus estudos meus relacionamentos estou ocupado em constituir uma família criar os filhos todas essas coisas são boas elas são legítimas mas elas não são a coisa mais importante para o cristão todas estas coisas são feitas à luz dessa minha busca constante pela pessoa de cristo em oração devoção estudo comunhão com ele tirar tempo pra estar com ele refletir meditar sobre a sua pessoa e sobre aquilo que deus nos dá então essa busca diária das coisas
do alto é que devem caracterizar a alguém que crê que de fato cristo é suficiente e que ele tenha primazia em todas as coisas uma boca ocasião pra gente fazer essa pergunta o que é que eu busco que têm prioridade na minha vida quem é que 15 para quem são os meus primeiros pensamentos quando eu acordo e para quem são os últimos pensamentos antes de dormir durante o dia a quem eu era leve constantemente os meus pensamentos quem ocupa a minha mente o meu coração e que é o objeto do meu desejo durante o meu
dia a resposta teria que ser nos termos do que paulo está dizendo aqui as coisas do alto onde cristo vive a sentado à direita de deus semelhante a isso a segunda votação no verso 2 pensar nas coisas lá do alto não nas que são aqui da terra quando paulo disse sueli não está proibindo que a gente pense nas coisas básicas da nossa humanidade eu tenho que pensar como é que vou pagar minhas contas no final do mês eu tenho que pensar como é que eu vou andar de ônibus eu vou tomar daqui para o centro
da cidade eu tenho que pensar de que maneira eu vou administrar uma crise doméstica la u de que maneira vão resolver um problema com meu filho tá te na escola são paulo está pedindo para a gente deixar de ser humano aqui quando eles pra pensar nas coisas do alto em vez de pensar nas coisas é daqui da terra o que ele está dizendo é que nós devemos olhar pra todas estas coisas sempre da perspectiva do céu e olhar para o meu trabalho criação de filhos ao meu lazer o meu namoro a partir das coisas do
alto pensar nelas ou tomar uma decisão eu penso o que cristo tendo a respeito disso é que deus quer dizer respeito disso o que é que a minha união com cristo implica em tudo isso ou seja tudo que eu faço aqui e eu tenho que fazer mesmo um monte de coisa que nessa vida como ser humano mas estas coisas têm que ser feitas à luz da glória luz da eternidade à luz da pessoa de cristo resumindo nós temos que a nossa mente a nossa convicção os nossos pensamentos eles têm que ser cristão cêntrico senhor jesus
deve dominar o centro da minha vida e daí então saem todas as decisões que eu vou tomar ele dá três razões aqui no verso de 1 a 4 para que nós temos uma vida inteiramente voltada pensamentos voltados remoções voltadas para a pessoa de jesus a primeira a razão está aí no verso 1º portanto se foste ser ressuscitados juntamente com cristo buscai às coisas do alto e se fosses ele tem força é uma construção na língua grega a a a língua grega como o português tem duas maneiras de expressar essas frases condicionais não tem a condição
a condição de fato ea condição de dúvida então isso aqui é uma condição de fato no paulo tá duvidando portanto se vocês foram ressuscitados esse aqui é que valiam já se pode traduzir assim portanto já que fostes ressuscitados com cristo não é a condição de dúvida mas na condição de fato poderia ser traduzido dessa maneira o click algumas versões mais modernas ela já traduzem dessa maneira pelo jeito que está o principal país expressando dúvidas se vocês já foram ressuscitados com cristo mas não há dúvida nenhuma que ele está dizendo já que vocês foram ressuscitados com
cristo então busquem as coisas do alto onde cristo vive a sentado à direita de deus então primeira razão pela qual eu tenho que buscar as coisas do alto é que eu já ressuscitou com cristo quando cristo morreu naquela cruz eu fui incluído na sua morte por deus há dois mil anos atrás e quando ele ressuscitou dentre os mortos eu fui incluído na sua ressurreição é dessa maneira que deus nos salvar ele nos salva da mesma forma que nós nos perdemos como é que nós nos perdemos o nosso representante adam caiu do estado de graça em
que ele foi criado quando adam pecou ele precipitou se a si mesmo ea toda a sua descendência todos aqueles que ele representava ou seja eu você seu próximo meus filhos meus netos meus avós a humanidade toda estava em adam quando adam caiu precipitou a raça humana toda no pecado na corrupção e na condenação como é que deus resolveu isso ele mandou outro adão em quem tendo feito a coisa certa o seu povo é perdoado ressurreto e salvo nós nos perdemos em adam mas somos salvos em cristo como isso aconteceu deus incluiu na morte de cristo
e na sua ressurreição o seu povo então a morte de cristo é a nossa ea ressurreição dele a nossa ressurreição então com base nesse ato redentor de deus é que agora eu posso ser perdoado posso ser santificado ea razão pela qual eu tenho que pensar nas coisas do alto porque eu já ressuscitei com jesus cristo já ressuscitou dos mortos com jesus cristo essa é a minha posição e não somente ressuscitei a segunda razão de paula apresenta mas eu também morrido verso 2 pensar nas coisas do alto e não nas que são da terra porque meço
3 porque morrer diz ea vossa vida está oculta juntamente com cristo em deus eu não somente ressuscitem cristo por isso eu tenho que buscar as coisas do alto mas eu também morri com cristo por isso eu tenho que pensar nas coisas do alto e não da inscrição daqui da terra quando ele diz que a minha vida está oculta com cristo em deus ele está observando o fato de que para o mundo não existe muita diferença entre nós que estamos unidos a cristo na sua morte e ressurreição e os índios que se perdem porque mesmo os
ímpios eles trabalham como nós eles a dirigem como nós eles criam seus filhos como nós eles nós compartilhamos com a humanidade da vida comum então às vezes olhando de fora não dá para distinguir quem está em cristo ou não porque acredita que a não cristãos que são honestos que tem uma vida reta isso devido à graça comum que deus derrama sobre toda a humanidade então essa verdadeira vida que nós temos ela está por enquanto oculta em cristo o mundo não reconhece à igreja ele não vê não conhece o povo de deus a com certeza de
maneira destacada na verdade tem uma opinião péssima sobre nós não é por conta dos motivos que nós conhecemos que tem sido dado sair dos escândalos financeiros e da má fama das imoralidades e enfim o mundo na verdade tem uma peça opinião de nós a verdade é que isso que nós somos mortos com cristo ressurreto com ele isso está oculto com é em cristo da parte de deus que é o que diz o verso 3 mas um dia isso vai mudar que é o terceiro argumento e paulo no verso 4 quando cristo que é a nossa
vida se manifestar ou seja quando cristo vier a segunda vez e aí ele vem em glória ele vem glória então voz também sereis manifestados com ele em glória aí o mundo de fato vai ver quem nós somos porque nós seremos ressurreto dentre os mortos transformados glorificados com o mesmo corpo da ressurreição de cristo olhando agora nós somos iguais em us as outras pessoas no mundo porque é sabido está oculta em cristo mas quando cristo se manifestar o que nós somos então será manifesta em glória diante do mundo o mundo vai conhecer os filhos de deus
mundo vai ver a igreja na sua glória o mundo vai ver os santos transformados redimidos completamente e libertos do pecado e dos efeitos do pecado mediante a ressurreição e aí então adeus será glorificado justificado diante do mundo e louvado pelo seu povo é eternamente então o que nós somos aos olhos do mundo está oculto nós parecemos igualzinho ao mundo às vezes bola mas quando cristo se manifestar então nós nos manifestaremos com ele em glória ponto de paulo aqui nesses primeiros versículos é nós estamos unidos a cristo na sua morte e na sua e surrey são
esse fato não parece óbvio por enquanto mas na segunda vinda de cristo essa realidade de quem somos realmente essa nova raça unida ao segundo adão isso vai se manifestar com toda clareza naquilo que paulo chama aqui de glória é o momento da glorificação quando tudo vai ficar claro aqui você encontra um princípio que paulo vai desenvolver no restante do capítulo 3 e 4 é importante para nós observaremos e o que a gente já percebeu aqui é que os imperativos que paulo coloca tipo buscar as coisas do alto pensar nas coisas do alto eles são baseados
em coisas que deus fez geralmente o modo verbal na na língua grega e também português que é usado para descrever um fato é chamado o indicativo então o modo indicativo do verbo é usado para apontar para uma realidade o modo imperativo é o modo da ordem então você vai ver que aqui bem como no restante do novo testamento especialmente em paulo os imperativos eles são baseados nos indicativos [Música] exemplificando vocês morreram com cristo isso é um indicativo portanto vivam como mortos para o pecado que é imperativo o imperativo se baseia no indicativo porque você morreu
com cristo então viva de maneira digna de cristo então deus manda que nós sejamos alguma coisa com base em algo que ele fez por nós e nesse sentido o cristianismo é completamente diferente de qualquer outra religião mas outras religiões o imperativo vem primeiro ano de direito e você se torna filho de deus no cristianismo ao contrário deus lhe fez seu filho antes de maneira digna disso o cristianismo a religião da graça de deus primeiro nos faz alguma coisa ele nos recebe e nos adota ele nos perdoa e em seguida ele diz você agora vai viver
de maneira digna disso nas outras religiões que são todas as religiões meritórias o fiel primeiro tem que fazer alguma coisa cumpre um ritual ser moralista dar esmolas fazer caridade e então deus no final vai dar a recompensa pra ele mas percebemos com clareza a dinâmica do cristianismo aqui todos os imperativos eles estão baseados em algum indicativo toda ordem é baseada num fato ou não a dádiva que deus já realizou por nós e é isso que faz o cristianismo se aquilo queria então vamos ver como paulo desenvolve isso aí a partir do verso 5 até o
final do capítulo 3 nós vamos ver a as ordens para a santidade primeiro modificando o pecado em nós depois depois com relação à vida com relação aos outros a vida na família e na sociedade vamos ver se a gente consegue cobrir tudo isso rapidamente então no verso 5 até o verso 11 nós temos a orientação de paulo a com base naquilo que já aconteceu conosco para modificarmos o pecado em nós lemos fazem pois morrer a vossa natureza terrena porque pois o que ele acabou de dizer antes vocês morreram com cristo portanto façam morrer a natureza
é criminosa que vocês fazei pois morrer a vossa natureza terrena prostituição impureza paixão lasciva desejo maligno e avareza que a idolatria por estas coisas é que vem a ira de deus sobre os filhos da desobediência ora nestas mesmas coisas andares voz também noutro tempo quando vives nelas agora porém despojarmos igualmente de tudo isso ir indignação maldade maledicência linguagem obscena do vosso falar não me traz uns aos outros uma vez que vos revestir vivos despistes do velho homem com seus feitos e vos revestir do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento segunda imagem daquele
que o criou no qual não pode haver grego nem judeu circuncisão em circuncisão bárbaro cita escravo livre porém cristo é tudo em todos vocês percebem essa dinâmica que vários imperativos mas todos eles ancorados naquilo que já deus fez por nós a primeira o primeiro imperativo dessa sessão está no verso 5 fazer morrer a vossa natureza de renan fazer morrer literalmente mortificar e à vossa natureza terrena a natureza terrena que usará no sentido pejorativo se refere à nossa natureza pecaminosas a encontrar se com a glória de cristo que está sentado no alto e que está em
toda sua perfeição e mortalidade ao contrário do meu salvador jesus cristo tem uma natureza terrena é mortal é vulnerável e ela está manchada pelo pecado e essa natureza ela não é tirada na hora da conversão ela não é tirada nessa fase de agora que deus tira essa natureza terreno de nós a natureza pecaminosas terrena ela permanece em nós mesmo depois de convertidos mesmo depois que nós somos salvos pela graça mediante a fé e essa natureza é a origem de todos os pecados atuais que nós cometemos mesmo depois de crentes então essa natureza ela precisa ser
modificada você precisa sufocar matá-la por assim dizer todo o dia todo dia você tem que fazer morrer essa sua natureza terreno mas a base pra você fazer isso como nós já vimos ontem não é a sesi que era pregada pelos falsos mestres mas o fato de que eu já estou morto para o pecado mediante jesus cristo como ele diz aqui no verso 3 morrestes ea vossa vida está oculta com cristo em deus eu já morri para o pecado portanto mor faça morrer sua natureza terreno não é engraçado isso é deus diz assim olha você já
morreu para o pecado então faça morrer sua natureza terrena ou seja com base nisso que deus está dizendo eu vou agir contra o pecado é isso que significa tomar posse a pessoa usa o termo tomar posse é para as promessas de prosperidade material tome posse da saúde tome posse da sua bênção tome posse da sua prosperidade tá mas na verdade o que você tem que tomar isso aqui é que toma posse deus está dizendo 'você já morreu para o pecado você foi crucificado com cristo então tome posse disso e diga não ao pecado todo dia
então a força que eu tenho para me negar a mim mesmo e negar o pecado não é a força que eu encontro em mim na minha resolução ou no meu caráter é o qualquer outra atitude que eu tenho que eu não tenho mas a força para dizer não ao pecado vem dessa declaração de deus de que eu estou morto para o pecado mediante a fé em cristo jesus tem uma história respeito agostinho que você gosta de contar que lhe interessa interessa dagostin um pai da igreja é que se converteu já uma certa idade os 40
anos e eu tinha vivido uma vida extremamente diz o luta e à graça de deus alcançou e se tornou um cristão extraordinário provavelmente o maior teólogo e pensador do cristianismo no seu primeiro milênio e conta que uma vez ele estava lá em puna a cidade dele andando na rua e de repente mais amante dele o reconheceu e começou a seguir ele na rua disse agostinho e ouviu a voz não entendeu quem é ele apertou o passo né ea mulher atrás agostinho agostinho neto papando a mulher gritou agostinho sou eu ele se virou para trás disso
mas não sou eu aí ó foi embora está morto eles nem ele nem estou morto o velho agostinho já era aqui um novo agostinho não sei quem é a senhora com licença né meu bonde passa bem embora um exemplo simples do que seria você tomar posse disso você morreu com cristo para o pecado então faça isso valer no dia-a-dia viva como quem está morto para o pecado e não vivo para o pecado eu posso imaginar que uma outra situação quando depois de o povo de israel ter saído do egito atravessado uma vermelha imagina figura no
quadro do mar vermelho se abriu os israelitas atravessaram para o do outro lado com seus exércitos a não puderam acompanhar quem tentou morreu afogado os israelitas agora de um lado agora completamente livres depois de 430 anos de escravidão um povo novo a uma nova realidade atravessar o mar vermelho e do lado de cá o antigo patrão faraó representando todos aqueles séculos de escravidão imagine agora o farol gritando voltem vocês são meus escravo vocês nasceram debaixo do meu império do meu poder sobre escravos a vida toda voltem pra mim servir agora imagine um israelita lá do
outro lado ouvindo a voz do antigo patrão ele se lança no mar atravessa o mar a nado chega do outro lado se ajoelha diante faraó e presta a obediência faraó parece ridículo não é mas é exatamente isso que você faz toda vez que você pega o que deus já disse 'você já atravessou uma vermelho eu já me libertei você o pecado não é mais o seu senhor você já morreu para o antigo patrão se não têm que obedecer você é livre em cristo portanto faça morrer a velha natureza porque você já morreu com cristo ele
enumera aqui cinco coisas cinco atos que são pertinentes da natureza pecaminosos o primeiro projeto fui são segundo impureza terceiro paixão lascívia lasciva quarto desejo maligno e um quinto que a avareza nomeado por paulo como sendo idolatria os três primeiros pecados aqui nessas três primeiras expressões da natureza pecaminosas são na área da sexualidade prostituição em pureza ea palavra por ney a palavra mais ampla pra na língua grega para todo tipo de impureza e paixão lasciva ou seja desejo saem próprios com relação à outra pessoa isso aqui definiria bem a vida antiga era o que eles eram
antes de terem morrido com cristo para o pecado eles viviam em prostituição em pureza sexual e em desejos pecaminosos com relação a outras pessoas mas isso aqui já foi crucificado com cristo isso então tem que ser modificado diariamente faça morrer esse desejo de se prostituir esse desejo de ver e moralidade de ver pornografia esses desejos que você tem por uma pessoa que não pode ser a sua pessoa não pode então isso você tem que sufocar isso você tem que matar e é claro você só pode fazer isso tomando posse do que deus já disse por
que você já morreu pra isso você já morreu pra isso ele ainda fala de desejo maligno que é uma expressão muito geral todo tipo de desejo é mau e má intenção desejo de fazer o que não presta pelo motivo errado ea avareza que é amor ao dinheiro e que é o único pecado na bíblia que é equiparado a idolatria é o único pecado na bíblia que parar a idolatria porque de fato rival de deus é o dinheiro como jesus disse você não pode servir a deus e às riquezas então as riquezas representam um deus um
ídolo que o homem ou vai ser vilão vai servindo a deus por isso que a avareza que amor ao dinheiro é chamado na bíblia de idolatria é o único pecado que tem esse nome daqui é equiparado ao pecado dólar trio é avareza então estas coisas fazem parte da nossa pureza pecaminosas e elas têm que ser modificadas com base na minha união da morte com o senhor jesus cristo e paulo dá mais duas razões pra gente modificar essas coisas primeiro verso 6 por estas coisas é que vem a ira de deus sobre os filhos da desobediência
é por estas coisas que deus vai derramar sua ira no dia do juízo contra esses diz obedientes vocês não são mais filhos da desobediência vocês eram filhos da luz o que significa pelos dados obediência seis eram filhos daquele primeiro casal desobediente e vocês eram tão desobediente como adão e eva mas agora vocês morreram com cristo ressuscitarão com um novo adão vocês não são mais felizes da desobediência vocês são filhos de deus os filhos da desobediência e eles vão receber a ira de deus por praticarem coisas como essa prostituição e moralidade desejo lascivo a desejos maus
paixão acima aliás e avareza é por essas coisas que deus vai castigar essas pessoas aqui e no futuro no dia do juízo então não pratique estas coisas porque é por elas que deus vai castigar os ímpios segunda razão para você não praticar essas coisas a modificação no verso sete horas nessas mesmas coisas andaste voz também noutro tempo quando vivia e nelas estas coisas faziam parte do passado dos colossenses que eram pagãos que não conheciam a deus e viviam todo esse estilo de vida então isso era o que vocês faziam antes mas agora vocês estão unidos
a cristo vocês foram salvos pelo senhor jesus morreram com ele portanto a vida de vocês têm que ser diferentes vocês pensarem como paulo desenvolve em termos práticos tudo que ele disse na primeira parte da carta o senhor jesus ele é da parte de deus a minha redenção a minha salvação nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria da ciência neles ou perdoados ou adotado negro já venci um mundo em si o pecado se os principados e potestades mas o que isso representa na prática representa na prática uma vida de mortificação da da vida pagando os
desejos malignos da vida de imoralidade da devassidão que caracteriza a um mundo sem deus não é assim que nós devemos andar segundo imperativo está agora no verso 8 primeiro foi faça morrer a sua natureza pecaminosa e ele deu duas razões para isso agora vem um segundo imperativo que está no verso 8 agora porém você encontrar se com a vida que você levavam antes despojar vos igualmente de tudo isso irá indignação maldade e maledicência linguagem obscena do vosso papa vai falar ele está dizendo basicamente a mesma coisa o primeiro ele desfaça morrer a natureza terreno e
agora ele se diz pode diz de tudo isso despoja significa tirar a roupa que tirar a roupa nesse sentido disse que parte dessas coisas essas coisas são como trapos em mundos e sujos sobre você você tem que tirar esses trapos de imundície de sujeira da sua vida e ele enumera cinco mais cinco coisas que caracterizam esses trapos mundos igualmente despojarmos de tudo isso aí vem a ira indignação maldade maledicência linguagem obscena no vosso falar estas coisas são auto evidentes não precisa de explicação todo mundo sabe o que é irá à iraque ea ira pecaminosas porque
existe uma ira justa em que você fica irado contra o pecado tanto é que paulo em efésios faz a distinção entre hirai vos e não pequeis quer dizer que é possível você irá se sem pecar é o que a gente chama de uma ira santa justa quando você vê um mal sendo praticado o ímpio sendo poupado o justo sendo apenado então aquilo traz uma ira justa porque nós queremos que a justiça ou seja feita nós sabemos que a verdade prevaleça então há mais o que paulo está proibida aqui é a ira humana que geralmente resultado
é a raiva que geralmente resultado da de frustração a de descontentamento nosso ou de divergência am com relação a determinadas coisas que acabam provocando um sentimento de ódio contra o próximo então paulo disse isso aí faz paulo faz parte da antiga natureza se diz pode disso indignação é uma forma é de ira não é que é um pouco mais polida né é a ira politicamente correto você tá com raiva não só estou indignado né tá com raiva assim está com ódio no coração mas não fica a apresentando-se como como se não fosse a maldade que
é o desejo de fazer mal de ver o mal dos outros a maledicência fala mal das pessoas e para a rede social usar o facebook e outras coisas pra falar mal de gente você não conhece passar informação mentirosa maledicência falar mal de pessoas que você não conhece e às vezes a bíblia risco se alguém tem alguma coisa contra outro primeiro vai conversar com seu irmão se você está com raiva de alguém se acha que alguém ofendeu vá primeiro conversar com aquela pessoa depois leve mais duas pessoas que a primeira conversa não resolveu antes de você
colocar lá no facebook está ofendida e aí pessoal começa a perguntar mas porque não sei que com esse campo tem uma irmã tal não é isso que a gente usa hoje o facebook também está a quebrar aquela ordem de jesus de procurar as pessoas que nos ofendem antes de trazer toda público linguagem obscena e palavra não existe eu fico desconcertado quando em perfis evangélicos você vê pastores e líderes evangélicos e cristãos falando um monte de palavrão e acham que é tudo natural que palavrão é uma questão relativa bom que tem que ter algum parâmetro que
define o que é palavrão não quer que a linguagem obscena e não paulo teria dito isso e como é que eu vou poder obedecia paulo me livrar da linguagem obscena se eu não tenho uma definição do que seja obsceno então é possível definir a obscenidade não é a questão relativa de cada um cada um em que acha é se a palavra é obsceno ou não mas existe um consenso a gente sabe o que é uma palavra obscena ela fere ela choca é gráfica ela retrata ela é uma situação que a gente imagina então toda essas
obscenidade são proferidas com com as palavras elas devem ser evitada a linguagem do cristão tem que ser cortês tem que ser claro tem que ser educada sempre palavras de graça para abençoar aquelas pessoas que nos ouvem e não palavra obscena no seu perfil no seu face ou mesmo conversando com as pessoas a gente via se livrar de todas estas coisas paula são cinco coisa paulo acrescenta uma cesta no verso 9 não me em taiz uns aos outros a mentira também faz parte da natureza terrena e nós devemos nos despoja e aí ele coloca a razão
qual é o quais são as razões pelas quais eu deveria me despojar da ira indignação maldade maledicência linguagem obscena e da mentira a razão está no verso 9 você tem que se despojar de tudo isso porque você já se despojou do velho homem com seu seio é o mesmo argumento anterior você já morreram com cristo vocês tem que modificar sua natureza porque vocês já morreram com cristo e agora o que ele diz é o seguinte você tem que se despoja dessas coisas porque você já se dispôs o jogo do velho homem com seus fez sair
no final do verso nove jogos despejos do velho homem com seus fiéis que é o velho homem o velho homem é a natureza adam mika é natureza de adão que está em nós é chamado de velho homem porque adão foi o primeiro homem portanto é o mais velho ele é o mais velho da raça humana nós temos a natureza de adão aquela natureza desobediente se mostrou rebelde contra deus lá no jardim do éden somos filhos de adão a desobediência e o velho homem está em nós só que eu já me despir do velho homem quando
na cruz do calvário o velho homem foi crucificado com cristo e eu me revestido novo homem verso 10 quem é o novo homem se adão é o velho homem o novo homem é cristo então houve essa troca eu me de speed adão e eu me revestir de cristo por isso eu tenho que me despir das coisas do velho homem pelo menos dez delas já foram numeradas aqui e eu tenho que me revestir das coisas do novo homem que é o que paulo vai falar a partir do verso 12 revesti vos pois como eleitos de deus
santos e amados e aí vem a lista de coisas boas afetos de misericórdia bondade compaixão para está comparando a vida cristã que ao trocar de roupa é uma figura que todo mundo conhece muito bem todo dia no final do dia a gente chega em casa cansado do trabalho não é suado especialmente se você mora em montes claros que é muito quente então o que você faz você tira a roupa suada suja tomar um banho refrescante e põe uma roupa limpa não é isso que todo mundo faz com exceção dos adolescentes é absolutamente o padrão a
ser seguido todo dia não é todo dia a gente faz isso então esse processo diário de despojar se de tirar a roupa suada refrescar se colocar a roupa limpa é a figura é a analogia que paulo saquy para definir a dinâmica da vida cristã diariamente eu me dispus do velho homem pensando nas coisas do alto onde cristo vive à direita de deus e eu me revisto do novo homem que é cristo me dispus do velho homem adão e os seus feitos e me revisto de cristo todo dia esse processo diz pih se revestisse dizer não
para o pecado dizer sim pra hábito dizer não pra não dizer sim para jesus cristo é ameta para que paulo está usando aqui para dizer como é que funciona a dinâmica da vida cristã então voltando aqui verso 9 10 não me então uns aos outros porque vocês já se despiram do velho homem e dos seus feitos em cristo jesus e já se revestiram do novo homem essa nova natureza em cristo que se refaz para o pleno conhecimento segundo a imagem daquele que criou esta nova natureza que nós temos que é o revestimento de cristo cristo
em nós é ela cresce ela se renova ela ela aprende ela se aproxima cada vez mais da perfeição que nós temos em cristo jesus e ele termina e no verso 11 dizendo no qual em cristo né cristo que é que nos criou no qual não pode haver grego nem judeu circuncisão nem circuncisão bárbaro cita escravo livre porém cristo é tudo em todos o que paulo está dizendo aqui é que não há exceção para essa regra que as categorias que divide um mundo daquela época elas são todas unificadas nesse ponto aqui nós todos somos pecadores e
todos nós somos salvos redimidos e santificados da mesma maneira portanto não pode haver grego nem judeu o grego é o nome que se dava a o habitante do império romano e que vivia debaixo da cultura é nista greco-romana o judeu no pina definição circuncisão em circuncisão é a mesma divisão só que do ponto de vista religioso o judeu é o circuncisos e ou não judeu é o incircuncisão o bárbaro eram povos que morava no império romano mas que não eram considerados romã até uma palavra inter é tenho uma palavra uma que chama aquelas palavras que
adquirir que são formadas a partir de som por exemplo para o nome exatamente exemplar clicar vendo barulhinho que o mouse faz cliq cliq a gente criou é complicado né bárbaro é uma palavra sim porque o grego erudito que achava que grego era a única língua verdadeira quando via os estrangeiros falarem só entendi um bar bar bar por isso deram o nome pra eles de bárbaros porque eles não falavam em grego tão bárbaro era alguém que não era da cultura grega alguém é que morava no império romano mas era um selvagem por assim dizer o cita
era um morador mais ao região norte de roma ele não fazia parte do império romano então eram estrangeiros completamente além de selvagens eram completamente estrangeiros paulo diz que também não há distinção escravo livre era outra distinção que havia naquela época havia muitos escravos e havia pessoas livres e tinha também a assim os escravos e limpa só para lembrar esta carta um dos portadores dessa carta para a colossus é exatamente um ex escravo chamado onézimo a gente vai ver isso hoje à noite é um ex escravo chamado onézimo que vai ser um dos portadores dessa carta
para o seu patrão filêmon então em cristo todas aquelas distinções raciais culturais e religiosas que havia ela se dissipam porque deus só tem um plano um propósito um caminho uma nova raça que une pessoas de todas essas categorias formando um novo homem que é a igreja pessoas que já morreram para o pecado se despiram do velho homem já se revestiram de cristo com ele ressuscitaram e portanto vivem aqui nesse mundo uma vida de modificação da natureza pecaminosos este é então o efeito da nossa união com cristo ele que paulo já escreveu nos capítulos 1 e
2 como sendo a plenitude de deus continuando então do verso 12 a 17 nós temos agora o terceiro interativo onde paulo manda agora que a gente se revista dessas coisas que vem de deus revesti vos pois estou aqui no verso 12 revesti vos pois como eleitos de deus santos chamados de eternos afectos de misericórdia a de bondade de humildade e mansidão de longa idade suportáveis uns aos outros perdoados mutuamente caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem assim como o senhor vos perdoou assim também perdoar voz acima de tudo isso porém esteja o amor que
é o vínculo da perfeição seja paz seja a paz de cristo o árbitro em vosso coração à qual também foste chamados em um socorro e seja agradecidos a medicamente em vós a palavra de cristo instruídos e aconselhar e vos mutuamente em toda sabedoria louvor a deus com salmos hinos e cânticos espirituais com gratidão em vosso coração tudo que fizer de seja em palavras seja em ação fazem nome do senhor jesus dano por ele graças a deus pai você tem aqui perto de 20 imperativos orientações do apóstolo paulo sobre como vivemos a vida em comunidade cerveja
que até agora o que ele falou tem a ver com a luta que eu tenho contra o pecado em mim então até agora era eu e eu agora do verso 12 até 17 eu e os outros como eu me comporto em sociedade em comunhão na igreja como eu me relaciono com os irmãos o que mostra que paulo pressupunham que todo cristão está a minha igreja' du netta pressupondo que o cristão é igreja' du ele está numa comunidade se não por que essas orientações aqui de como nos relata o cristão deve se relacionar com outros cristãos
se é possível ser cristãos em está a igreja já dado essas orientações elas não fazem sentido ao som jornais mas não parece ser isso paula que está dizendo de que maneira aqueles que estão em cristo devem viver e eles vivem em comunidade nós estamos a igreja estão juntos formamos um povo estamos unidos e existem as regras de engajamento como é que eu me relaciono então com pessoas que como eu criei no senhor jesus cristo e é aqui que entra o lado positivo daquela analogia revestir se investir paulo manda que a gente se revista de um
acinte coisas aqui não vou entrar em detalhes em todas elas mas é elas em bloco quando a gente lê tudo tem um quadro elas fazem uma impressão bem positiva em nós se revistam como eleitos de deus paulo não tinha problema nenhum e só usar o tema eleito né hoje é que a gente fica meio nem fica meio desconfiados ao tema eleito mas paulão tinha dificuldade em uns grandes são eleitos de deus mesmo porque deus previu que eles haveriam de crer é porque o tempo todo você vê aqui a salvação é atribuída a deus eu fui
incluído na morte de cristo na ressurreição de cristo quando nem era nascido ainda não tem nada a ver com o meu mérito minha escolha minha decisão eleição é baseado no ato soberano de deus feito antes da fundação do mundo pela sua graça pela sua misericórdia ele escolher um povo diante a humanidade caída para ser o seu novo povo a sua nova raça de entre os times da desobediência e tirou aqueles que haviam de ser o povo da desobediência que será manifesta quando cristo vive em glória então eleitos de deus vocês são eleitos de deus então
como tal mais uma vez operativo baseado no indicativo vocês são eleitos de deus portanto viva como eleitos de deus de que seria e ver como eleitos de deus se você se revestirem a lista eleitos de deus santos e amados por deus se revista então de misericórdia bondade humildade mansidão longanimidade que é exatamente o oposto do que ele no verso 5 e no verso 8 a even regras de engajamento no meio da igreja suportar vos uns aos outros isso aqui é muito necessária porque suportar uns aos outros porque têm um crente chato tem crente de que
é difícil não tem irmãos de alta manutenção a gente tem que tá dando manutenção para ele o tempo todo é complicado difícil temperamento difícil é crente crente mesmo cliente fiel entre jesus mas tem é complicada pessoa difícil entendimento e isso tem que ter é difícil mesmo e o que a gente tem que fazer tem que suportar ele é um irmão em cristo nem gente não vai mudar mesmo é temperamento não muda não tem com pode abrandar pode modificar mas é o que ele é tão precisa suportar se fosse possível resolver todos os problemas da igreja
não haveria necessidade paulo dizer você tem que suportar um ao outro o que implica que nem todos os problemas na igreja sejam resolvidos então o cliente seja ter uma dose de suporte né pra poder viver em comunidade suportáveis uns aos outros perdoai vos mutuamente o que significa que vai ter pecado entre irmãos que mão vai ofender o outro e não vai ficar chateado com o outro a aqui nesse mundo a igreja do lado de cá enquanto nossa vida está oculta enquanto ainda não se manifesta o que nós na verdade havemos de ser nós temos que
aprender a perdoar os irmãos caso alguém tenha motivo de queixa contra outro sempre vai ter alguém que tem motivo de queixa contra outro uma palavra que não foi dita corretamente uma atitude que acabou ofendendo a enfim qualquer outra coisa que venha o ventura a machucar uns aos outros daí nós temos que nos perdoa suportar perdoar e aqui como paulo sempre faz assim como o senhor vos perdoou assim também perdoar voz mais uma vez indicativo imperativo deus perdoou você esse é um indicativo ao imperativo foi o seu irmão nas outras regiões é o contrário perdoe o
seu irmão e aí deus vai perdoar você aqui é diferente deus já perdoou você em cristo portanto perdoe o seu irmão acima de tudo nessa 14 esteja o amor que é o vínculo da perfeição ridículo é alguma coisa que une a outras duas a gente sabe o que é fazer um vínculo pena se eu pegar dois papéis aqui juntar um salto no outro ele fizer isso eu juntei os dois papéis através desse vínculo o amor é o vínculo da perfeição ou seja a perfeição que nós desejamos ela se consegue através do amor que funciona como
um vínculo que une os cristãos une perfeitamente os cristãos porque o amor perdoa suporta espera o melhor da ou o down o benefício da dúvida antes de julgar o coração da pessoa então de fato o amor entre os irmãos é o vínculo da perfeição é aquilo que une a igreja peço 15 a paz de cristo seja o árbitro no coração de vocês o juiz que vai decidir as controvérsias de fato é aquela paz que nós temos da parte do senhor jesus cristo pais que ele diz aqui no verso 15 a qual nós somos chamados em
um só corpo o corpo aqui é a igreja nós somos chamados e aqui é uma referência à chamada eficaz né aqui esse aqui são os que deus chamou e não aceitou recusa os outros deus convida um convite pode recusar mas um chamado de deus é o chamado eficaz então por isso que a minha chance refere aos cristãos não somente como eleitos mas também como chamados é um dos temas prediletos no novo testamento para o cristão porque ninguém se torna cristão por vontade própria ele tem que ser chamado ninguém quer ninguém quer deus se deus não
chamar o cara não vem então vocês foram chamados formando um corpo que é a igreja o conjunto dos eleitos de deus aí continua às 16h beach ricamente em vós a palavra de cristo a essa altura o novo testamento estava formado a palavra de cristo era transmitida de maneira oral pelos apóstolos que foram testemunhas de tudo aquilo que cristo disse e fez então a palavra de cristo ela circulava oralmente e já tinha os primeiros livros escritos então a palavra de cristo transmitida pelos apóstolos e pelos inscritos existentes à habitação e ricamente entre eles ou seja que
eles estivessem mergulhados estudiosos a imersos na palavra de deus e aí o que vem em seguida está ligado a isso instruídos e aconselhar vos mutuamente em toda sabedoria como é que vou fazer isso se eu sou disse grelhado que fica em casa assistindo culto pela internet complicado né instruir vos e aconselhar o uso cristão precisa de comunhão quiçá de comunidade onde ele vai ser destruído onde vai ser aconselhado ele vai ser corrigido onde ele vai ser perdoado onde vai ser suportado tudo isso é necessário para a vida cristã louvando a deus com salmos hinos e
cânticos espirituais com gratidão em vosso coração e finalmente tudo que fizer de serem palavra seja em ação fazem nome do senhor jesus dando por ele graças a deus aqui do verso 12 e 17 como eu disse paulo a explica como é a vida em comunidade do verso 5 até 11 eu tenho lutar contra o pecado meu coração de 12 a 17 como é que eu vivo na comunidade dos santos amor sendo vínculo da perfeição o centro de todas as coisas e aí ele estende agora a nossa união com cristo para a vida de família peço
18 esposas e diz submissos ao próprio marido como convém ao senhor 19 maridos tratar vossa esposa amai vós a esposa e não a tratei com amargura filhos em tudo obedecer vossos pais pois faz ele é grato diante do senhor e pais não me irritei os nossos filhos para que não fiquem desanimados então agora paulo detalha mais especificamente como essa união com cristo ela se reflete no casamento e na criação de filhos na família primeiro com relação à esposa a esposa que está unida ao senhor jesus que foi reprimida pelo senhor jesus que busca as coisas
do alto que quer uma vida que reflita a vontade de deus ela então ela vive uma vida de submissão ao próprio marido como convém no senhor o motivo paulo sempre dando motivo nem convém no senhor que a esposa seja submisso ao seu marido porque é que a submissão da esposa convém no senhor porque o senhor jesus é o cabeça da igreja e ele é visto aqui nessa analogia como sendo a crise é o cabeça da igreja assim como o marido é o cabeça da sua esposa então da mesma forma que a igreja está sujeito a
cristo a esposa deve estar submisso ao seu marido por isso é conveniente diante da analogia de cristo e da igreja conveniente que as a esposa seja submisso ao seu marido é claro que tenho que fazer aqui um monte de qualificação e responder um monte de perguntas não é vou tentar fazer responder primeiro a palavra sua missão está traduzida corretamente sim não é um problema de tradução não como às vezes a mulher é assim se não isso aqui tem que ser um problema de tradução e não mesmo a palavra sua missão aqui é a submissão mesmo
não tem não vai ser por aqui a escapada não dá certo não vai ser por aqui outra coisa que é bom se notar é que essa submissão é o próprio marido não significa que a mulher submissa a qualquer homem mas aqui no caso é a submissão ao seu marido não está dizendo que toda mulher ela sempre é submissa qualquer homem absolutamente não aqui para o tá falando do casamento então ela é submissa ao seu próprio marido como parâmetro aqui é o senhor significa que essa submissão ela só é exigida enquanto os interesses do senhor estiverem
sendo atendidos se o marido exigir da sua esposa alguma coisa que não convém ao senhor então a mulher estava obrigada a obedecer ao seu marido porque a lealdade da mulher é em primeiro lugar cristo a consciência da mulher cristã está submissa jesus cristo se o marido que é conduzida por um caminho que é contrário a cristo biblicamente falando ela está liberada para obedecer antes a deus do que aos homens antes a deus do que os outros por isso é bom que você casa com alguém que seja crente mesma mesa tem uns crente cabra safado nos
maridos têm mesmo mas as chances são menores do que você vai ter conflitos entre a sua consciência e o seu dever de submissão a jesus cristo então e lembrando que essa ordem do verso 18 é compensada pela do verso 19 maridos há mais vossa esposa e não a tratei com amargura o papel do marido é amar a esposa como cristo amou a igreja amar significa prover sustentar ajudar compreender servir e se o marido faz isso vai facilitar muito a tarefa da esposa de ser submissa e se a esposa submissa vai facilitar muito o papel do
marido em a mala então quando os dois cumprem o seu papel o casamento anda redondinho e ninguém sai magoado porque é fácil a gente se submeter a quem nos ama e é mais fácil ainda mais quem se nos suprimentos uma vez que isso é feito cada um cumpre a sua parte tudo está resolvido e geralmente nos casar nos casamentos onde isso é observado as decisões são tomadas via de regra por unanimidade não tem voto de dissensão nada é tomado por unanimidade a em conjunto em compreensão porque é que o homem ama sua usa ele não
vai impor a sua autoridade de maneira arbitrária mas vai começava a discutir vão resolver juntos os problemas e as dificuldades ea mulher submissa ao seu marido não vai tomar conta do vai tomar todas as decisões passando por cima de seu marido martin dow jones conta uma experiência interessante ele quando era pastor na cidade o e mail ele estaria visitando os membros da igreja e então fui visitar um casal da igreja e logo entrou na casa ele percebeu a diferença dos dois ela era uma mulher inteligente vibrante energética animada comprometida ele morto nas calças no apagado
apático sem liderança nenhuma né ela brilhava com a intensidade do sol ele lá apagado como um buraco negro a coisa era eles entraram e ela já serviu tudo conversou e tal ele percebi que de vez em quando o tempo todo né ela dava um jeito de que a palavra final fosse do mar e não é querido não foi exclusiva do total e ela não é sempre valorizando o marido e nem dão um up para o marido é ficar na frente e tudo mais um no final na saída eles se cumprimentaram na porta e uma tinha
loja onde chegou a assumir perante uma pergunta à esposa é quem é realmente o cabeça dessa casa aqui disse ao meu marido aí elogiando espero que ele se viu isso ela disse eu [Música] minha irmã a decisão de fato é sua porque se você não deixar o marido não vai ser o cabeça da casa não tem como ele não vai não vai conseguir ele não vai conseguir fazer isso o marido jamais vossa esposa e não tratei com amargura não tratar com amargura amargura de um marido descontente magoado chateado não tratar a esposa sem amargura filhos
verso 20 em tudo oferecia vossos pais pois fazer é grato diante do senhor daqui a orientação para os filhos e no verso 21 pais não irritei a vossos filhos para que não fiquem desanimados todos vocês sabem que pais aqui não significa pai e mãe né pai manha não pai aqui é os homens que são pais a dificuldade é que em português se eu quiser dizer pai mãe eu tenho que dizer o que pais e se eu quiser me referia dois homens que são pais eu digo que mas em inglês é diferente se eu quiser dizer
pai e mãe eu digo que se eu quiser dizer dois homens que são pais faders em grego também existe essa distinção se eu quiser dizer pai e mãe grego go néis se eu quiser dizer é dois homens que são pais matérias então imagina com a palavra está aqui matéria está falando de pai e mãe dos homens ou seja de quem é a responsabilidade de cuidar dos meninos e criar os meninos as mulheres estão felizes agora eu vi isso aí porque o marido costuma deixar pra mulher toda essa parte de educar não é e cuidar dos
filhos mas a responsabilidade biblicamente falando é do pai a paz não é pai não irrite o seu filho para que não fique desanimado irritar com ordens e injustas ausência de casa abandono da paternidade incoerência não falar em coerência e uma série de outras coisas que desanimam filho a seguir no evangelho nesse sentido que desanima o filho de seguir na fé porque eles têm um péssimo exemplo do pai a responsabilidade aqui é colocada sobre o pai é claro que a mulher como auxiliadora idônea ela participa totalmente envolve completamente na criação dos filhos mas a responsabilidade é
a primeira deus vai cobrar do pai o desânimo do filho com relação ao evangelho agora na sociedade e aqui nós terminamos diverso 22 até o capítulo 4 10 11 servos obedecer em tudo o vosso senhor segundo a carne não servindo apenas sob vigilância visando tão somente agradar homens mas em singeleza decoração temendo o senhor tudo quanto fizerdes fazer de todo o coração como para o senhor não para os homens ciente de que receberei do senhor a recompensa da herança a cristo senhor que está servindo pois aquele que fazem justiça receberá entrou com a injustiça feita
início não acepção de pessoas senhores tratar os servos com justiça e com equidade certos de que também gostei do senhor no céu a razão pela qual paulo empregou o verso 22 até 25 para falar sobre os deveres dos servos é porque os escravos que essa tradução correta deveria ter sido traduzido como escravo vice trazidos como escravos escravidão no sistema aceito no mundo bíblico não não que a bíblia aprovava a bíblia regulamentava uma situação que já existia para tornar a escravidão mas suportável mas as sementes da libertação e da demolição desses temas já estão presentes em
todo novo testamento mas a realidade é que havia muitos escravos do império romano os escravos vinham de várias origens prisioneiros de guerra prisioneiros de guerra gente que já nasceu escravo os pais eram escravos ele já nasceu na escravidão ou gente que se vendia como escravo para pagar uma dívida por isso você encontrava escravos naquela época que eram às vezes suas extremamente é cultas e preparadas e que eram usados até como tutores dos filhos do patrão mas tinham se vendido como escravo porque eles tinham problemas financeiros não tinham como viver e naquela época era melhor você
viver como escravo fernandes você tinha comida você tinha casa você tinha a proteção do seu patrão do que você viver na rua onde você poderia correr o risco de morte não ter o que comer e tudo mais então a quantidade de escravos no império romano era muito grande ea quantidade de escravos que se converteram ao cristianismo foi muito grande também que muitos cristãos que eram escravos ea pergunta sempre era como é que um cristão que é escravo ele deve ver especialmente se ele tem um patrão que não é crente que não é cristão como é
que fica é uma situação muito difícil os escravos eram não era também flor que se cheirasse nem fica com pena mas nem todos eram pronto se cheirasse roubavam o patrão enganava o patrão insultavam para o patrão cuspir no copo de vinho do patrão não é quando não colocava outras coisas na comida do patrão então os escravos ele se vingavam dos maus tratos do jeito que eles podiam não tinha muito vingança tinha muita muito ódio na relação escravo patrão naquela época então as orientações que paulo daqui se vê que ele gasta um tempo para fazer isso
é para dizer para os escravos que se tornaram cristãos que a atitude deles agora é outra note que o cristianismo ele não a bole necessariamente as convenções a princípio que era escravo e se converteu continuam sendo escravo quem era casado e se converteu continuou sendo casar tão cristianismo a princípio ele não vem pra fazer uma revolução na ordem estabelecida mas ele veio para mudar os corações e atitude das pessoas porque às vezes é isso que precisa a gente pensa que uma revolução vai mudar a situação do brasil mas se for os mesmos políticos os mesmos
ladrões e os mesmos corruptos só muda o sistema no fim mais é a mesma coisa então que preciso uma mudança de coração precisa mudar de vida e nesse sentido a igreja é a única instituição que pode promover isso e ela tem que saber bem qual é o seu papel não é política partidária mas o papel da igreja pregar o evangelho e chamar políticos governadores presidente deputados empresários sindicalistas pobres e ricos ao arrependimento de suas atitudes e de uma mudança com relação a deus é isso que paulo está fazendo aqui ele não está dizendo para os
senhores aqui libera em todos os seus escravos agora você é crente não extratos seus escravos de maneira justa é de maneira correta de maneira bondosa e aos escravos ele não diz assim fuja fuja desse sistema imoral não sejam melhor o escravo possível seja o melhor escravo possível ao que ele fala vinte e dois servos escravos obedecer em tudo ao vosso senhor segundo a carne porque o senhor verdadeira cristo o patrão é senhor segundo a carne somente não servindo apenas sob vigilância como eu disse e escrevi só trabalhava quando o patrão estava olhando então eles não
você agora é diferente você vai trabalhar mesmo quando seu patrão não está olhando isso que estou dizendo aqui sempre que se aplica seu emprego viu o irmão lá na loja na oficina no chão da fábrica como empregada doméstica não é para servir somente quando o patrão ea patroa está vendo não visando tão somente agradar a homens mais em si geleira decoração temendo ao senhor o escravo deveria ver o trabalho dele com um culto a deus como um serviço que ele prestava a deus continuando 23 tudo quanto fizerdes como escravo fazer de todo o coração como
para o senhor e não para os homens a pessoa a motivação agora mudou e você via o meu patrão terreno não para agradar a ele mas porque eu quero agradar o patrão que está nos céus e aí o trabalho vira vocação e foi esse princípio que a reforma protestante trouxe que causou uma revolução no mundo quem é chamado sacerdócio universal de todos os crentes todo o crente é um sacerdote todo o crente e vocacionado acabou essa distinção entre trabalho secular e trabalho religioso que havia na idade média quando pensava o que é um trabalho espiritual
ser pastor se o empregador ser padres e bispos e teólogos os outros trabalhos eram considerados seculares aqui paulo acaba com essa distinção ao servir como escravo aquele cristão estava fazendo aquilo a deus fazia parte da vocação dele e essa valorização do trabalho fez com que nascesse do do movimento reformado um sistema é no sistema financeiro a que valorizavam o trabalho bem mais do que ela era valorizado naquela época a mudança que esse pensamento trouxe na na europa foi muito grande os trabalhadores se sentiram valorizados a aprenderam a servir e que a vocação deles era tão
santa quanto à avocação do pastor reformado que está pregando no ponto todo domingo e isso trouxe uma mudança na economia e nos costumes da europa onde o movimento reformado chegou a partir desse princípio aqui de que você na vocação que você está você pode servir a deus isso eu credito importando o dia de hoje porque quando a gente tem muitos jovens que chega assim eu quero servir a deus de todo o coração e quero da minha vida pra deus você pastor e não irmão pelo amor de deus não tinha ser pastor não seja o melhor
médico de montes claros vai ser o melhor advogado da cidade aqui é complicado né vai ser um melhor jogador da cidade vai ser o melhor motorista de rubber da cidade sua barraca na feira seja back é mais bonita mais livre mais justa no preço que tem a melhor comida você está servindo a deus exatamente como pastor está servindo dias e passou para servir a deus não se os jovens visem a sua vocação com o mesmo zelo em que eles olham assim pessoa que coisa espiritual tallin o pastor dedicado somente a deus se pode fazer a
mesma coisa na sua vocação onde deus me chamou e que diferença estaria no nosso país não é que diferença faria no nosso país se em diversos 24 de que vocês receberam do senhor a recompensa da herança porque a cristo o senhor é que está servindo não é o seu patrão que você está servindo escravo mas você está servindo a cristo o senhor através daquele padrão que está limpo pois aquele que fazem justiça receberá em troca a injustiça feita e nisso não acepção de pessoas você está sendo tratado injustamente no seu trabalho deus está vendo isso
e ele vai dar o pago aos injusto sem deus não faz distinção nisso tipo assim deus ou castigos escravos ele castiga os patrões também e não há distinção diante de deus ele dar a cada um segundo as suas obras e finalmente no verso 1º senhores aqueles senhores de escravos que se converterão estava na igreja tratarem os servos com justiça e equidade tratar com justiça havia muita injustiça é claro não é porque eu o escalaria o patrão ele tinha direito de vida e morte sobre os escravos então eles marcavam a ferro os escravos fujões açoitavam com
penas e terríveis fazendo com que eles trabalhassem de maneira desumana davam condições de sobrevivência mínima não aquele cristão que tinha escravos sob sua responsabilidade e via tratá los com justiça e com equidade equidade aqui igualdade com misericórdias certos de que vós tendes também um senhor no céu você que é dono de escravo você também escravo você tem um patrão e esse padrão está nos céus que é o senhor jesus christ um dia você vai prestar contas de tudo isso a gente aqui você vê então como as implicações práticas do daquilo que paulo escreveu nos capítulos
1 e 2 e eu quero tirar aqui algumas lições para nós a primeira delas cristianismo não é somente a doutrina correta não é só doutrina correta começa com a doutrina correta capítulos 1 e 2 a pessoa de cristo ea sua supremacia a sua obra sua pessoa maravilhosa mas tudo isso desemboca na prática afeta meu casamento a criação dos meus filhos afeta o meu emprego o relacionamento com os meus irmãos e minha vida particular na minha luta contra o pecado o cristianismo ele é abrangente o cristianismo tem pretensões sobre todas as áreas da vida cristo deseja
dominar todas as áreas da sua vida ser cristão não é somente já viram aqui não é somente vi domingo na igreja para cantar houve uma pregação da o seu dízimo cantar no coral embora mas o cristianismo tem demanda sobre cada aspecto da sua existência individual ela seu momento com os outros no seu casamento criação dos seus filhos em sociedade como empregado como patrão eis que o cristianismo é e é isso que a demanda de nós não há nas palavras de abraão kuiper não a um centímetro quadrado da existência sobre o qual cristo não posso dizer
é meu ele é senhor de tudo de todos da sua vida do seu dinheiro do seu relacionamento de seus filhos do seu casamento do seu trabalho lá na sua universidade de seu momento de lazer como se usa seu é celular ele é senhor de todas as coisas a segunda coisa que é importante nós trazemos aqui é que nós não devemos olhar para essas demandas da maneira errada como eu disse ontem cristo nos libertou da lei no sentido de que a lei não é o caminho pelo qual nós somos justificados nós somos justificados pela graça pela
graça de deus perdoados livremente em cristo jesus por causa disso eu agora vou viver uma vida santa então o crente ele vive uma vida santa não para ser salvo mas porque ele foi salvo a lei agora é a regra de gratidão e não de salvação eu creio que lutero que tem uma frase que ajuda a gente muito nisso a lei me leva a cristo para justificação e cristo me manda de volta à lei para a santificação funciona assim eu olho a lei e digo miserável o homem que sou que me livrar a do pecado desse
corpo do pecado que me livrar da lei do pecado e da morte estou condenado aí a lei diz em cristo você encontra perdão para suas transgressões e o cumprimento que eu exijo então a lei me leva a cristo eu chego a cristo triste me recebe me perdoa porque ele cumpriu a lei meu lugar e pagou todas as demandas da lei sobre mim ea ingratidão me ajoelho diante de cristo e digo o que eu posso fazer senhor para agradar ti porque tu me perdoasse antes de me receber estes completamente resposta de cristo não terás outros deuses
diante de mim não parece para a imagem da escultura não tomará o nome do senhor teu deus em vão lembra te do dia de descanso para santificar honra teu pai e tua mãe não mentirá no não adulterarás não matarás não dirás falso testemunho não cobiçarás absolutamente nada do teu próximo a lei que leva a cristo para acessar o cristo me manda a lei para ser santo então a lei continua sendo o padrão de santidade para o cristão porque tudo isso que falta dizendo aqui municipal está dizendo que a gente leu nada mais é do que
o desdobramento dos 10 andamentos nada mais é do que o desdobramento dos dez mandamentos então nós fazemos isso não como legalista smas como gratos a lei é a norma de gratidão e santificação uma vez que nós somos libertos da sua condenação mediante obra de cristo jesus amém iremos senhor nos ajuda a viver uma vida santa reta cheia de gratidão no casamento na família no trabalho na relação uns com os outros na igreja de que nós possamos modificar o velho homem que está em nós tomando posse da tua palavra que já morremos para o pecado e
já ressuscitamos com cristo para uma nova vida a pessoa que eles seus filhos e filhas nesta manhã que lutam por viver uma vida santa que essa mensagem possa ajudá los a compreender em nome de jesus amém obrigado
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