[Música] nunca conheci ninguém que estivesse descansado já conheceu alguém que se perguntar como está ele não diga o indutor trabalhando no trabalho achou muita coisa né é difícil dizer um rapaz tranquilo a vida tão boa faltava o trabalho da minha vida é muito comum é muito raro alguém tem que ser um homem adulto desempregado procurando emprego geralmente é quem diz que está muito cansado normalmente está todo mundo cansado tá todo mundo cansando todo mundo cheio de trabalho tá todo mundo ao lado de coisas o teste que a gente vai de hoje entre os quatro fala
sobre um cristo que promete descanso e que nos oferece um descanso que já foi oferecido antes e foi perdido e esse descanso agora é oferecido novamente através da pessoa de jesus e nós devemos aprender com o exemplo daqueles que perderam esse descanso pra que esse descanso esteja diante de nós ainda hoje se você abrir comigo e abriu 4 1 11 você vai exatamente o seguinte aos 41 11 portanto visto que nos foi deixada a promessa de entrar no descanso de deus tenhamos cuidado para não parecer que algum de vocês deixou de alcançá lá porque também
nós foram anunciadas as boas novas exatamente como aconteceu com eles mas a palavra que eles ouviram não lhes trouxe proveito porque não foram unidos por meio da fé com aquele que a ouviram com aqueles que ouviram nós porém que cremos entramos o descanso conforme deus disse assim jurei na minha ira não entraram no meu descanso ele disse isso mesmo que as obras já estivessem concluídas desde a fundação do mundo porque é incerto lugar assim disse a respeito do sétimo dia no sétimo dia deus descansou de todas as obras que tinha feito e novamente no mesmo
lugar não entraram no meu descanso visto portanto que resta entrar em alguns naquele descanso e que por causa da desobediência não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas novas de novo determina certo dia hoje falando por davi muito tempo depois segundo antes tinha sido declarado hoje se ouvirem a sua voz não endureçam o coração ora se josué lhe tivesse dado descanso não falaria posteriormente a respeito de outro dia portanto resta um repouso sabático para o povo de deus porque aquele que entrou um descanso de deus também ele mesmo diz cansou de suas obras
como deus descansou das ruas portanto oferecemos por entrar esforçamo nos por entrar naquele descanso a fim de que ninguém caia segundo aquele exemplo de desobediência o nosso texto começa com um portanto significa que ele está ligado de alguma forma com algo que veio atrás você deve ler será o nosso último sermão a hebreus lá no fim de abril os três se você não lembra bem eu vou lembrar pra você a gente falou que os judeus perderam o descanso eles tinham um descanso que era prometido principalmente na a respeito da terra de kanan terra esta para
a qual esperei treinaram durante 40 anos no deserto e deus proibiu que eles entrassem naquele descanso porque eles entendem por que eles foram proibidos por causa do coração incrédulo por causa da incredulidade do coração por causa do coração duro deus não permitiu que eles entrassem no descanso de cana e o exemplo do povo judeu é usado pelo autor de deus para nos lembrar do perigo de um coração duro que não crê na promessa do senhor antonio continua no capítulo 4 dizendo portanto por causa disso então por causa do fracasso do povo judeu do povo de
israel em conquistar o descanso através da fé por causa disso portanto diz ele visto que nos foi deixada a promessa de entrar no descanso de deus tenhamos cuidado para não parecer que alguns de vocês deixou que alcançá la nós sabemos também uma promessa de descanso diz aqui visto que nos foi deixada a promessa de entrar no descanso de deus assim como o povo de israel recebeu uma promessa de descanso que era a entrada em kannan nós também recebemos uma promessa de descanso que descansa isso a gente vai falar sobre isso em algum momento mas é
uma entrada física na terra de canaã também nós não estamos literalmente peregrinando no deserto nós não estamos indo em direção a uma terra na região ali de cana então como é que esse descanso foi prometido aos judeus também a prometida nosso a gente vai responder essa pergunta quando eu quero que você fique com ela na cabeça por enquanto pra gente seguindo o fluxo do texto mas nós também temos essa promessa e descanso ele vai dizer que nós então porque temos essa promessa mas tomamos cuidado nós damos atenção a que a não parecer que alguns de
nós deixou de alcançar essa promessa ele está falando justamente aqui de perseverança do santos está dizendo que nós temos uma promessa de descanso e deus não falha nas suas promessas essa promessa de descanso foi entregue a todos os crentes se deus prometeu deus cumpre porque temos essa promessa então não nos importamos com perseverança na fé o posto porque temos essa promessa nos importamos e nos esforçamos para que não pareça que alguns de nós falhou em alcançar a promessa de deus prometeu essa promessa e não pode parecer que crente de verdade deixaram de alcançá la literalmente
está dizendo que não podemos supor que algum cliente deixou de alcançar a promessa do descanso será que você como o crente no senhor jesus cristo às vezes acha que as promessas dele principalmente a promessa de descanso que ele traz não é pra você acredita que existe níveis de crente e tem aquele cliente não aquele rapaz vai do céu ele enquanto o senhor não aquele rapaz aquele acredite mesmo eu não mudou sabe eu sou crente em nível bem eu sou um crente da série c eu sou crente que né não sou aquele kraide crentes ou cantinho
né estou tentando quem sabe o que será de mim esforços o que eu estou dizendo é que se nós estamos debaixo da promessa se nós somos do povo da promessa a promessa não falha homens como nós pecadores fracos precisamos às vezes assinar contratos para poder garantir que alguém vai cumprir uma promessa tem a gente tem que apertar mãos chamar testemunhas mas deus quando promete deus é aquele que entrega esta promessa de descanso não é para clientes especiais essa promessa de descanso neto os crentes nível plans o crente que veio com todos os opcionais de fábrica
a promessa de descanso é para todo aquele que faz parte do povo de deus e por isso mas perseveramos e por isso a gente continua porque muitas vezes é quando se acha menos digno do descanso é quando a gente tem que se apegar mais a promessa desse descanso é quando a gente acha que não merece eita deu tempo também é debaixo da p tem que levar surra no prédio ou ruim demais eu toquei na coxa direita e é nesse momento que a gente tem para lembrar a um descanso que é prometido que vem direto de
deus um descanso no qual a gente persevera mas de uma coisa você pode olhar então pra proibir os três fins de abril os três lembrando que a gente começou no seu passado e dizer mais pastor o povo de israel também tinha promessa o mesmo deus que me prometeu descanso prometendo povo judeu eo povo judeu não conquistou por que por que foi incrédulo que o coração era duro mas deus mas eu também estou incrédulo às vezes no coração muitas vezes também é duro o que tem de diferente entre a promessa de descanso que é dada pelo
povo de israel ea promessa de descanso que me é dado que a diferença no fim das contas não tá na mensagem da promessa mas está naquilo que essa mensagem da promessa faz naquele que houve ele diz no executivo dizendo que no texto porque também a nós foram anunciadas as boas novas exatamente como aconteceu com eles o autor quebrou fazendo que olha não existe diferença fundamental entre aquilo que foi pregado e prometido e ensinado ao povo judeu e pra vocês agora às vezes a gente olha para o antigo testamento e tem uma impressão errada que o
judeu era salvo cumprir a lei tinha os dez mandamentos tinham 613 a mandamentos ordens que eram dados ali no pentateuco tinha e atuais sacrifícios comportamentos roupas colheitas sábados ele obedecer tudo se ele fosse bom beleza do céu ipi ruim no irã agora não hoje não hoje aí sim é pela fé hoje aí sim é pela graça o texto por outro lado diz que nós foram anunciadas as boas novas o termo evangelho que fala diretamente sobre a obra de cristo jesus exatamente como aconteceu com eles o mesmo evangelho que você recebeu é o evangelho que eles
receberam os judeus receberam o mesmo evangelho do que nós claro que hoje nós temos mais informação sobre o evangelho nós já temos a completude da obra realizada de jesus na cruz e nós temos fé em obra passada algo que já aconteceu mas os judeus receberam o mesmo evangelho e eram salvos por uma fé em uma obra futura se nós hoje olhamos para trás e cremos que jesus morreu em nosso lugar antigamente judeus olhavam pra frente e criam que jesus morreria no lugar deles por isso que eles tinham os rituais e os sacrifícios eles matavam animais
pra lembrar que viria o verdadeiro sacrifício que limparia eles de seus pecados é o que a gente aprende por exemplo em romanos capítulo 3 quando fala que deus deixou impunes os pecados anteriormente cometidos falando sobre o antigo testamento matar cordeirinho entregar sacrifício de rolinhas entregar bolo de farinha ao sacerdote não perdoava o pecado não perdoar pecados porque deus deixou seus pecados todos impunes todo antigo testamento todos os alvos do antigo testamento os seus pecados estavam impunes eles eram criminosos sem sentença deus estava segurando a sentença você acha que a justiça brasileira de mora demorou uns
milhares de anos aí segurando a sentença dos pecadores de israel hamas deus não demorou muito tempo que o diz o texto que jesus vem ele mata o seu filho e deposita em cristo não só os nossos pecados mas todos os pecados aqueles que creram do povo de israel para quem para que ele fosse justo e justificador daqueles que crêem é isso que diz humanos 3 para ser justo e justificador porque ele podia ser justificados e justo já contei pra você imagina que pega alguém no crime e leva o criminoso pro para a justiça o juiz
olha o criminoso de ser culpados é sem vergonha você fez isso fez aquilo você tem que ser preso mesmo mas um juiz muito bonzinho vou deixar essa embora tá perdoado este juízo não é justo juiz mesmo juiz é um criminoso é mais bandido que o bandido que liberou é deveria trazer a aplicação da justiça e liberou o crime novo como é que deus é diferente porque nós somos os criminosos aqui no caso de deus olha pra gente diz que está perdoado nós deveríamos queimar no inferno eternamente como é que deus não é injusta e nos
dá perdão como é que deus não é um mal em deixar a gente impune que a gente não merece impune ea resposta é obra de cristo jesus cristo ter sido aquele que foi morto em nosso lugar em cristo ter sido o responsável por pagar o preço que eu e você devemos ter pago o mesmo aconteceu com o povo judeu e deus foi justo foi justo e justificador ao depositar nos judeus é essa ainda está em crise do pecado também do povo de israel porque eles também receberão o evangelho que a gente recebeu eles não eram
salvos por outra coisa são pelo mesmo evangelho mas os judeus não receberam a transformação interior do evangelho que a gente recebe existe uma continuidade entre a salvação no antigo e no novo testamento algumas coisas são muito iguais mas há também uma descontinuidade algumas coisas são diferentes ele vai dizer aqui mas a palavra que eles ouviram não lhes trouxe proveito porque não foram unidos por meio da fé com aqueles que a ouviram a mensagem é a mesma a diferença é o efeito o povo judeu ouviu a pregação do evangelho e dentro do povo judeu avião os
crentes e os descrentes a igreja diferente todo aquele que é da igreja é crente e crede no evangelho a diferença é o efeito desse evangelho aquele que ouve os judeus ouvir o evangelho muitos ouviram sem fé e porque ouviram sem fé não foram unidos a essa mensagem do evangelho por meio da fé nós por outro lado uma vez que somos parte do povo de deus somos daqueles que ouviram a mensagem e foram unidos a mensagem por meio da fé a fé é aquilo que dá liga entre o que foi dito e aquilo que é sentido
você pode estar aqui ouvindo muitas coisas você pode ter que ouvir no domingo após domingo a pregação do evangelho se exposto a exposição da escritura e morrer inutilmente isso tudo porque aquilo que se ouve entre envolvido sabe o outro e sai pelo outro porque não houve algo que unisse aquilo que foi pregado e o que tio nem o que é pregado é a fé ouvir sem ser unido a mensagem pela fé é algo completamente inútil é perca de tempo é perda de tempo você precisa de fé para receber aquilo que é dito os judeus ouvir
o evangelho mas não creram no evangelho ou seja não perseveraram nesse evangelho não continuarão vivendo essa vida no evangelho nós porém que queremos entramos no descanso ele disse os judeus ouvir nossa pregação ouvir o evangelho é exposto mas não creram não foram unidos a isso através da fé o coração foi incrédulo perderam o descanso nós porém uma vez que somos crentes entramos no descanso uma vez que você cresceu em cristo jesus o descanso está entregue esse descanso é seu a pergunta então você pode fazer é descansar é esse mas qual é se descansa então não
é um encontro esse descanso bem pelo menos tem 2 duas possibilidades e descanso que não são o nosso descanso primeiro o primeiro o primeiro a possibilidade de descanso que o texto vai dizer que não é o nosso descanso é o descanso da criação você continuar lendo ele vai dizer assim conforme de se deus assim joguei na minha ira não entraram no meu descanso está voltando a mesma coisa que foi feita foi dita que acreditou no senhor passado ele está citando um salmo 95 quando deus disse aquele povo não entrará no seu descanso por causa da
incredulidade não entraram no meu descanso e ele diz à frente então ele disse isso mesmo que as obras já estivessem concluídas desde a fundação do mundo aí para comigo aqui porque talvez o texto começa a ficar um pouco confuso na sua cabeça não tentar clarear um pouco aqui o argumento do autor de deus que ele está dizendo que a questão aqui não é deus já não está descansando eu já não está no seu descanso se ele já está descansando que outro descanso a isso ele vai dizer e ele disse isso mesmo que as obras já
estivessem concluídas desde a fundação do mundo deu já está no descanso então tem que ter um outro descanso como é que é isso já tem o descanso da criação é dia 24 porque é incerto lugar assim disse a respeito do sétimo dia no sétimo dia deus descansou de todas as obras que tinha feito e ele está citando gênesis capítulo 2 versu2 deus criou o mundo em seis dias no relato do gênesis no sétimo dia deus descansa de suas obras o termo descanso ali não é porque eu estava cansado não fadiga da do corpo divino deus
levantou pedra de mais de 16 mil demais né era muita compra pintar no céu e deus cansou a idéia é se deus descansar das obras diz respeito a deus para acessar encerrar o seu trabalho deus encerrou o seu trabalho de criação por isso ele descansou das obras para o povo judeu isso era significava tinham alguma aplicação principal a idéia do descanso sabático judeus leão isso ea aplicação foi feita principalmente por moisés a trazer os dez mandamentos é que os judeus também à semelhança de deus deveriam descansar no sétimo dia assim como deus descansou um dia
de suas obras o judeu chiu sábado como um dia para santificar judeus não podiam trabalhar no sétimo dia porque deus descansou também eles também deviam scusa o sábado é o chá bar como dizem né os teólogos para os membros da aliança mosaica significavam mesmo que a circuncisão para os membros da aliança abraão mika assim como em abraham deus instituiu a circuncisão com uma marca visível e sua aliança em moisés deus instituiu o sábado como marca visível do seu pacto do seu contrato com o povo quando você casa com alguém na nossa cultura a ocidental você
pegou né 1 geralmente de ouro e você coloca no seu dedo anelar da mão esquerda é o sinal visível de uma aliança que é invisível alianças e fez um trato se fez um pacto que prometeu que até que a morte os separe você vai aguentar acaba você prometeu que até que a morte os separe você vai continuar com o sonho é uma promessa fez alianças e fez um pacto esse pacto que são palavras trocadas que são sentimentos interiores que são promessas feitas em um sinal visível com a aliança é a nossa mão as alianças de
deus possuíam também sinais visíveis na aliança com noé havia o arco íris como um sinal visível com abraão havia circuncisão como um sinal visível como moisés a ver o sábado como um sinal visível dessa aliança o que provável que eles realmente fazem parte do povo de deus é que ele chega a tirar um dia para descansar e louvar o nome desse senhor não é por menos que o sábado é um mandamento que está no meio do decálogo do famoso os dez mandamentos o sábado está no meio justamente que o sábado apresenta essa marca visível de
centro da lei para os judeus judeus acreditavam que o descansarem no sábado estavam participando do descanso de deus então quando o autor de abreu diz que ainda restava um descanso mas nós já estamos no descanso porque deus descansou no sábado e descansou no sétimo dia nós descansamos com deus no sétimo dia como é que ainda resta um outro descanso e vai dizer se novamente no mesmo lugar e novamente no mesmo lugar 10 5 não entraram no meu descanso ué mas deus já está descansando nós estamos participando desse descanso através de sábado então que outro descanso
é esse que nós deveríamos participar se não é o descanso do sábado o descanso de deus de jenny os dois essa é a um argumento qualquer eu estava usando aqui com aquele público que estava querendo voltar com o judaísmo lembre que o autor aos hebreus está escrevendo um povo que quer criar agora uma interrelação sincretismo religioso entre cristianismo judaísmo e eles queriam ter jesus de alguma forma mas queria ter o judaísmo ainda o sábado era um das coisas centrais no judaísmo então certamente o sábado era algo muito importante para eles guardar o sábado tirar o
sétimo dia para santificar proíbe obras de trabalho no sétimo dia era uma das marcas visíveis de febre esses homens o autor lembrou dizendo que esse é o descanso que era prometido não é o descanso do sábado que descansa e se meu deus do céu segundo descanso que não é que ele vai dizer que não é o descanso da cana não é o descanso que veio depois do êxodo do egito entrou em pessoal um descanso mas não todo mundo então david diz que ainda falta alguém entrar o descanso é o contexto do salmo 95 entrar ali
entre um pessoal da onu a segunda geração de pessoas que saíram a do deserto mas muitas pessoas entraram naquele descanso você leu os versos 6 você vai ler o seguinte visto portanto que resta entrar em alguns naquele descanso e que por causa da desobediência não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciados as boas novas de novo termina certo de hoje falando por ave muito tempo depois segundo aqueles segundo antes tinha sido declarado hoje se ouvir a sua voz no endereço o coração ele termina dizendo ora se josué estivesse dado descanso não falaria posteriormente a respeito
de outro dia o segundo argumento que ele vai colocar aqui então é que olha havia a promessa de descanso para o povo de israel eles entraram na cana não foi todo mundo que entrou na cana muitos pareceram o deserto mas o salmo 95 da vivo escreve salvo e diz olha hoje ainda hoje muito tempo depois da entrada do povo em canaã ele diz hoje se ouvir a minha voz não é dureza o coração para entrar naquele descanso ele já tinha entrado em canaã da vida tá falando que eles não tinham entrado no descanso porque kannan
não era o descanso que deus estava prometendo de fato que o sábado dos judeus que a campeã que foi prometida era um petisco era um símbolo era uma sombra do descanso em si que deus estava prometendo apesar de terem entrado em khan nã o salmista anos depois fala que eles não conheceram ainda o descanso de fato eles não tinham conhecido e se apegaram aos sábados eles se apegaram a uma terra geográfica e não era ali que deus queria manifestar o seu descanso de verdade então que descanso é esse qual é o descanso ele vai dizer
no verso 9 portanto resta um repouso sabático para o povo de deus restam repouso por sabático ele já estava no sábado parando de trabalhar deixando de fazer as suas obras porque assim estavam participando descansa no senhor ele vai dizer não ainda tem um sábado que a gente está vivendo ainda tem um sábado que resta ao povo de deus a não é não é aquele sábado os judeus não é aquele sábado do dia sétimo resta o descanso sabático muito superior restam descanso muito superior que é o nosso descanso descanso que é dado ao povo de deus
e onde é o nosso descanso onde é o nosso descanso talvez se quer interagir dizer onde é o nosso descanso o presunto não vai dar a mesma resposta nosso descanso é nó é não o nosso descanso é jesus o nosso descanso vivido agora o nosso descanso é o descanso das nossas próprias obras na participação da obra de cristo não é simplesmente descanso de lá no céu tocando harpa lá em gangorra pra sempre fazendo nada onde nunca mais vou ter que bater ponto ao descanso não é esse descanso é o descanso das nossas obras é o
descanso do esforço de tentar ganhar o céu é o descanso de tentar ser bom o bastante pra deus é o descanso de todos os dias olhar para o sacrifício que não é a coisa em si é um descanso de todos os dias tentar cumprir a lei e não conseguir é o descanso de finalmente encontrar aquele que pagou tudo o que for necessário para que eu encontrei deus no céu nosso descanso não simplesmente parar de trabalhar lá em cima não é né férias e aposentadoria eterna junto com os querubins e serafins nosso descanso é muito maior
é o descanso ajude para lixo de tentar se justificar pelas obras verso 10 disso porque aquele que entrou no descanso de deus também ele mesmo descansou e suas obras como deus descansou das suas o descanso que deus prometeu e que jesus de 22 deu descansar das suas obras representa significa não descansa a gente tem que guardar um dia na semana o grande simbolismo por trás de deus descansar é que nós descansamos em em deus através de jesus cristo o descanso sabático do povo de deus não é pegar o sábado e continuar vivendo isso hoje é
por isso nós não guardam o sábado por que guardar o sábado depois de judeu os judeus guardava um sábado porque aquilo simbolizava a algo que viria e nós já temos aquilo que veio se você tem a coisa em si não precisa dar sombra e infelizmente muitos cristãos já tem o prato principal e continuam apegados ao aperitivo nós já temos aquele que veio e ainda nos apegamos a sombra de quem falo na esquina muitas vezes quando o filho é seu filho tá vendo a faculdade tarde da noite saiu para um lugar está nervoso preocupado querendo que
chegue logo não responde mais rápido você vai pro portão não é como se o portão e ajudasse a fazer é omitida mais rápido mas fica aquela tensão olhando ver se ele virar a esquina aí vem o povo na esquina você não sabe se é assim que desmantelou um dado parece na maca a mochila e parece que eu estava com aquele chapéu ali não mais estava de bermuda cacoal abusar ali mas é bem vindo quando vai chegando a idéia eu tenho miopia então ele tem que chegar muito bem né e vai chegar nenhum é ele mesmo
aí o filho chega graças a deus não era bom que chegou tarde mas tende a decair bolsa lá né mil desculpas que a gente dá né aí se abre à filha que bom que chegou que bom que chegou como pode aquele que já tem o filho em casa continua apegado à sombra da esquina como é que pode ter um filho que chegava entrado em casa em segurança e você continuar no portão olha na esquina com essa idéia absurda mas já chegou aqui é o que acontece quando a gente já recebeu cristo jesus e continua apegado
aos padrões no antigo testamento de ritualísticas gente continua querendo guardar o sábado continuam querendo tirar um dia santo achar que o descanso em deus é tirar um dia e proíbe este dia de alguma atividade ea gente está com a coisa em si apegado a promessa do que veio a gente tem o cumprimento e continua apegado a profecia sim o sábado foi uma coisa importante instituída por deus para os judeus mas o que ele queria simbolizar com isso era um descanso muito maior do que um dia sem trabalho era o descanso de jesus ter pagado todo
o preço necessário para participarmos da vida de deus e isso é muito superior a um dia sem trabalho é termos uma eternidade gozando das bênçãos das obras de cristo ele pagou o preço foi ele quem trabalhou nós já estamos descansando no sábado de deus através de créditos já participa desse descanso já participa desse descanso a fé pra você pode também ser definida em termos de descanso porque a gente fala muito sobre a luta contra o pecado não é quem fala muito sobre o sofrimento a batalha a só tem que ser empregada para a gente permanecer
na fé e eu falei sobre isso também aqui expondo o próprio livro de hebreus sobre continuar preso ao cais sobre não largar de jeito nenhum que jesus sobre tomar cuidado para que a credibilidade não tome nosso coração e tudo isso é verdade mas por outro lado a fé em cristo também é definida em um termo de um descanso joão escreve na sua carta que um dos mandamentos dele são leves que é que é agradável obedecê lo à santidade às vezes é dificultoso é dura custa caro mas ao mesmo tempo é delicioso o próprio cristo disse
que o seu jugo é suave que o seu fardo é leve e ele não veio para colocar peso das nossas costas pelo contrário ele veio para tirar aquilo que pesava ele veio para nos dar uma experiência de fé que o mundo não tem porque aí fora você só tem culpa porque aí fora você só tem o peso da condenação seja melhor pro grita se aperfeiçoou e aí fora você só tem você tentando construir um caminho para deus você colocando um tijolinho em cima do outro pra ver se consegue construir a sua própria torre de babel
para chegar às alturas e o mundo continua entrando no balde puxando a alça pra cima e achando que vai conseguir voar é o cara tentando se puxar para o céu puxando a gravata para cima você não vai voar você só vai enforcar e é isso que as religiões das boas obras oferecem que vocês enfoque que você acredite que se você for bom o bastante deus vai querer isso é escravizador e isso é desesperador é desesperador achar que o amor de deus depende de como você é é desesperador achar que a sua salvação depende de quanto
você consegue galgar no crédito com deus tá em cima é desesperador viver uma vida em que são as suas o que são as suas obras que salvam que a sua doação que salva que a tua capacidade que salva sabe o que acontece ninguém acha que vai pro céu as religiões pergunte pra um católico romano seria salvo ele vai dizer que não mas ele espera ser salvo pergunta se ele tem certeza vai pro céu e disse que não que tenha esperança de um dia e espero que deus possa fazer com que ele vá quem não sabe
onde vai talvez laboratório você vive uma vida de inconstância porque você não tem certeza quanto ao seu futuro é só uma religião sem obras é só quando as obras um mero fruto sou mero para consequência de algo que a gente já recebeu que a gente encontra esperança porque se a gente olhar no espelho a gente não encontra nada que valha a pena morrer por não vale a pena morrer por mim não vale a pena morrer por você se a gente for sincero nós mesmos a gente merecia um inferno mesmo e houve um deus santo que
morreu em nosso lugar comprou tudo pra que pudéssemos descansar nele por mais que a salvação sim cobre sacrifício e esforço algo em direção à fé ao mesmo tempo o que nos é prometido é um relaxar nas nossas obras o que nos é prometido é um descanso nas nossas obras é um descanso na busca por obedecer deus é um descanso do fardo do pecado é um descanso da culpa você não quer descanso pra você eu quero o descanso de você parar de se culpar todos os dias todos os erros do passado o descanso de você saber
que há um deus que te ama independente como você tá um deus que é fiel até consumos infiéis por que ele não pode negar a si mesmo você não quer descanso de sair da neurose e tentar fazer deus chegou a chamar gostar de ti porque é maravilhoso e vamos viver uma fé de quem tem a segurança de que a nossa vida eterna dependeu inteiramente daquilo que cristo fez na cruz nosso descanso foi entregue através daquele que no madeiro pagou a nossa culpa e pagou o nosso pecado adventistas eu entendo isso batista do sétimo dia não
entendem isso que deus messiânicos não entender isso alguns reformados não entendem isso e continuam se apegando à sombra esquecendo que assombra já foi a gente já tem a coisa em si que é cristo que morreu nosso lugar do descanso de deus não é vivida através de rituais de guardar o único dia de descansar em certas terras que descansar as lavouras de não pegar o maná no sétimo dia mas é encontrado descansando inteiramente naquilo que jesus fez na cruz entendeu que basta isso que é o bastante que é o suficiente jesus morreu por mim jesus morreu
por mim são as quatro palavras que resumem o evangelho que resume o descanso que deve dar paz ao nosso coração que devem tirar a inquietação da alma jesus morreu por mim é o bastante é o suficiente ele diz portanto é que tal paradoxo desse descanso não é um descanso para a preguiça é um descanso para o trabalho portanto verso 11 esforcemo nos achamos um descanso mas esforcemo-nos para entrar naquele descanso a fim de que ninguém caia segundo aquele exemplo de desobediência qual é o exemplo de desobediência o exemplo dos judeus que receberam a promessa do
descanso mas não creram eles não creram e por isso perderam esse descanso nós por outro lado já que estamos nestes canso continuamos nos esforçando para permanecer nesse descanso uma vez que recebemos o descanso de deus nós não mais nos entregamos as facilidades do pecado e nos esforçamos sim e lutamos sim mas é um descanso é uma mão de ser uma luta descansada uma luta alegre não é a luta do desespero não é a luta do terror de lutar com o meu deus o senhor tem que me aceitar mas é uma luta na certeza da vitória
é uma luta na certeza de que o descanso cometido é ir para a batalha ciente que nada vai tocar nosso deus não quiser ir pro batalha ciente que o senhor já o rei que conquistou tudo estamos em um descanso que nos leva a uma batalha contra o pecado o descanso irmãos já é realidade mas a verdade é que esse descanso ainda não é plenamente sentido esse descanso sim já nos foi dado já estamos nesse descanso das nossas obras através daquilo que jesus fez por nós na cruz em levar o nosso pecado em levar a nossa
ira em receber a punição de deus pai sim nós já recebemos esse descanso mas esse descanso ainda não foi plenamente instaurado a nossa vida você pode olhar pra sua vida e não pode parecer você pode não sentir que você está realmente descansando tem muita batalha tem muita luta tem muito esforço ainda às vezes eu não quero ver a igreja eu tenho que me esforçar pra vir às vezes eu não quero ser santo eu tenho que me esforçar para não pecar às vezes o que eu quero é encher a cara de cachaça o que eu quero
é andar com uma pessoa que não vai ajudar em nada o que eu quero é me entregar a vida religiosa o que eu quero é ser um preguiçoso não é o que eu quero é de ficar parado em casa assistindo maratona netflix o dia inteiro e não produzir nada que preste para o mundo não é o que eu quero é colar na prova eu quero fraudar a receita o que eu quero é ter outra amante o coração muitas vezes quer coisas e e quer descansar em coisas que não são de deus ea gente quer colocar
o nosso coração em coisas que não representam o verdadeiro descanso de nossas almas e essa é uma realidade com a qual a gente ainda vai lutar mãos enquanto tivermos aqui os teólogos tem um termo bonito que ele chama de jah e ainda não eles falam que o reino de deus já foi inaugurado mas ainda não plenamente estabelecida de forma que hoje nós já usamos de coisas que são prometidos na eternidade mas que ainda não são plenamente estabelecidas nós já temos paz em deus mas ainda vivemos em guerra nesse mundo mas já vem vemos o mundo
em cristo jesus mas às vezes o mundo nos mata e nos persegue e não nos acolhe irmãos nós já participamos desse descanso mas esse descanso está vindo e forma plena os céus hoje descansamos das obras mas só na ressurreição dos mortos viveremos o descanso eterno o reino de deus então quando você respondeu nosso descanso onde é no céu está totalmente errado está totalmente errado nós temos sim um descanso que vem dos céus 15 que será pleno quando vivemos eternamente com o senhor mas esse descanso eterno já é experimentado agora esse descanso eterno já vivi nesse
momento você já sente um gosto do céu irmão você já sente um gosto algo do sabor da eternidade quando você olha para o descanso que há em cristo jesus para a paz na alma que é prometida através da obra de cristo você já sente algo da eternidade quando você lembra daquelas quatro palavras jesus morreu por mim lembrar disso é lembrar todos os dias desse descanso eterno que nos é prometido se hoje não parece descanso se hoje ainda parece batalha fé crença coração que se unem aquilo que é pregado através da fé sabendo que todo dia
até quando não parece a um descanso prometido um fardo suave há uma eternidade de glória perto de deus o que a gente precisa é se apegar cada vez mais aquilo que é prometido é colocar o coração com cada vez mais força naquilo que é prometido por deus no evangelho um descanso uma paz eterna em cristo a gente conclui meditação hoje é interessante percebemos que cristo eo descanso prometido nele cumprir muito da expectativa do antigo testamento acerca da paz entre os homens e de deus você sabe se você conhece o relato da criação que deus criou
tudo bom o éden com adão e eva mas os homens escolher o caminho do pecado e uma vez que homem e mulher de caron é deus a promessa é muito simples a legenda 63 virada da cedência da mulher alguém que vai pisar na cabeça da serpente e terá o seu calcanhar ferido por ela a promessa simples vai nascer alguém sairá do ventre da mulher e se alguém sair a pisar a cabeça da serpente que simboliza aquilo aquilo que satanás fez o pecado a morte a punição a maldição sendo vencida por esse que saiu do ventre
da mulher mas deixe que vem satanás é de alguma forma ferido prejudicado machucado por esse diabo nós sabemos que se completamente na pessoa de cristo deus que nasceu como o homem que venceu o diabo foi morto na cruz mas a gente hoje tem o a revelação final de outubro os judeus não tinham o que adão e eva sabia que adão e eva sabiam é que nasce alguém que a pisar na cabeça da serpente e que tem um calcanhar mordidos pois não tinha muita noção de quando isso irá acontecer de como isso acontecer tanto em gênese
5 e 28 e 29 diz lá mec viveu 182 anos e gerou um filho deu o nome de noé dizendo este nos consolar a os nossos trabalhos das fábricas de nossas mãos nessa terra que o senhor pound sul o américa teve um filho a mac acreditou que seu filho talvez fosse aquele que trouxesse o descanso e acredito que talvez na sexta e sua esposa aquele que foi prometido em gênesis 3 talvez esse tá nascendo seja aquele que vai dar um descanso pra gente e não foi talvez a teva tivesse esperança quando eva tem sete eva
diz finalmente deus nos deu é esse filho varão e talvez a expectativa dela fosse que os seus filhos ali caiu em abelseth que vieram depois seriam aqueles que pisaram na cabeça da serpente e traria finalmente descanso mas não foi descansar no sábado a gente já falou sobre isso é uma das características do pacto os sinais segundo êxodo 35 versu2 eles achavam que esse descanso seria o descanso das obras mas não foi no levítico 16 levítico 23 a gente vê a descrição do dia a inspiração como um sábado de descanso e talvez aquilo que acontecia a
cada 70 anos fosse o descanso de deus mas não foi eu ter o nome 12 9 a 10 dias porque agora falando sobre kannan porque até agora não entrar x no descanso e na herança que vos dá o senhor vosso deus mas passarei do jordão e habitarei na terra que vos fará herdar o senhor nosso deus que vos dará repouso de todos os vossos inimigos em redor e moradas seguros deus prometeu descanso através de kanan e eles acharam mas deus está prometendo então esse deve ser o grande descanso e foi descanso mas era só um
prenúncio e um descanso muito maior e josué 23 verso um disco cd o que muitos dias depois que o senhor bela repouso israel de todos os seus inimigos e centro josué velho e conter a entrada em dias e josué a gente lê que deus estava dando descanso dos inimigos ao povo de israel mas aquele não era o descanso final a gente leu em no salmo 95 em hebreus 3 e 4 mais à frente a arca da aliança que os israelitas levaram com eles no deserto receber um lugar de descanso no monte sião depois que israel
recebeu o descanso dos seus inimigos disse meira reis 8 salomão então construiu o templo onde a água do senhor diz o salmo 132 onde a que o senhor encontrou o seu lugar de descanso e os judeus estavam sempre em busca de esperando esse descanso que viria do senhor e cada novo ambiente de descanso eles achavam que não finalmente encontramos aquilo que deve que deve ser o descanso de fato nós sabemos irmãos o descanso nos foi dado pelo verdadeiro rhesus 16 você sabe mas há o nome jesus o novo tratamento é o mesmo nome de josué
é mesmo traçou a gente chama de josué o jesus escreve do mesmo jeito a diferença está mais nas traduções mais modernas mas josué e jesus é a mesma coisa no brasil a mesma coisa é interessante como hebreus 4 jesus como verdadeiro e maior josué enquanto josué liderou o povo em uma libertação para cá nã o autor dizendo que é josué não foi o verdadeiro libertador que trouxe descanso ao povo o verdadeiro josué aquele que vai libertar realmente nossos inimigos aquele que realmente vai nos levar para terra do descanso é cristo jesus nosso senhor ele é
o verdadeiro josué se e hebreus 3 ele lembra que jesus é maior que moisés entre os quatro e nos lembra que jesus é maior do que josué que não faz sentido voltar as formas o antigo testamento e não faz sentido criar esse tipo de judaísmo messiânico esse tipo de cristianismo misturado conte com o judaísmo do antigo testamento de tentar ainda seguir a circuncisão os sábados às formas antigas e simplesmente esquecer que nós já temos o verdadeiro e maior jesus é maior do que josué então jesus nos dar um descanso muito maior que o descanso e
josué entregou ao povo de israel na história de kanan quando você vê o antigo testamento e ler sobre o povo de israel entraram em canaã é magnífico é é uma coisa que aquece nosso a nossa mente nosso coração é uma história muito linda mas acima de tudo uma história menor do que a história que nós estamos vivendo com deus hoje onde ele nos tira do nosso registo pessoal onde ele nos faz passar pelo nosso próprio deserto onde nos leva a um descanso que cana nenhuma pode comparar maior qualquer terra que qualquer ambiente que qualquer dia
santo é o descanso nas nossas próprias obras o descanso na obra de jesus você já participou desse descanso você já está vivendo esse descanso com cristo que está depositando a tua luta nele se dizer para de brigar com deus deixa de ganhar deixa de ganhar desistir dessa luta desiste dessa rebelião desiste dessa raiva dessa tentativa de fazer as coisas do seu jeito você vai brigar brigar brigar brigar você perde no fim das contas a deus é a melhor coisa que existe existe essa rebelião e descansa no senhor desisti de achar que é bom o bastante
e descansa em cristo para que se apegar a sua criação é educada na igreja não sou crente porque eu cresci na igreja e no fim nada de errado nunca fui pro mudam nunca saí namorando por aí vive bem direitinho olha como eu sou uma pessoa boa não é e você sabe que não é e você sabe que não é o bastante você sabe que não foi suficiente para descer pegar o fato de que você não é pior que o outro ah eu sou assim ou assado mas é um alimento minha família bota comida na mesa
eu faço direitinho o mereço e você sabe que não merece você sabe que não é o bastante você sabe que você nunca será suficiente e quando vai dormir à noite não adianta porque você sabe que eu baseando a sua salvação em você mesmo existe nada que foi que lhe garanta que você tem um relacionamento e paz com deus existe desiste de você e descansa do que jesus fez jesus morreu por mim participe desse descanso entrega a tua vida a jesus e descansa das suas obras encontra na obra de cristo o valor supremo pra você então
viver junto do senhor vamos orar e pedir para que ele nos faça participantes você descanso se nós louvamos e agradecemos porque podemos descansar nas suas obras agradecemos a deus porque muitas vezes lutamos para tentar sermos coisas que nunca conseguiremos ser notamos nos esforçamos tentamos pai mas falhamos todos os dias vamos continuar lutando o senhor pela santificação pela fé e pela vida correta mas acima de tudo vamos descansar no teu fado que leve o teu julgo que é suave que nós encontraremos como mestre o que é puro e limpo decoração e descansaremos em ti promete sem
o descanso que o homem nenhum pode imitar que possamos descansar deus nas suas obras que possamos descansar na obra na cruz que possamos disse sá de que é o suficiente que o que o senhor fez é o bastante que o senhor não precisa de ajuda e não tenho que completar o sacrifício que o que o senhor fez é suficiente nos da paz e essa paz indescritível que o mundo não conhece que se algum de nós aqui ainda não conhece o descanso em da luta contra ti ainda se apega às próprias obras só possa ajudá los
em tudo pra quem cristo encontra o verdadeiro descanso de suas almas se nós choramos o santo nome de jesus amém