D-17_Princípios gerais da linguística PGM 1

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Este vídeo faz parte da disciplina "Didática, Língua Portuguesa e Literatura" - https://goo.gl/lJ8DS...
Video Transcript:
a lingüística é uma disciplina e um campo do conhecimento e enquanto disciplina lingüística elma uma disciplina relativamente nova quer dizer a gente pode falar uma língua estica autônoma no início do século 20 para cá e essa disciplina tem como objeto o estudo das línguas naturais são as línguas que surgem espontaneamente como meio de comunicação social agora se a gente for pensar em linguística como campo do conhecimento então a história dela é bem mais antiga desde o momento que o homem começa a refletir sobre a sua língua ea língua dos outros homens a gente já pode
falar em conhecimento sobre a linguagem quando a gente a gente fala em língua a gente deve pensar na verdade na manifestação concreta de uma capacidade universal humana é abstrata da linguagem humana enquanto tal não se manifesta ela se manifesta através das línguas naturais e através também de outras formas de expressão que a gente costuma chamar de linguagem é tão é a linguagem do cinema linguagem de teatro a linguagem dos quadrinhos maria cristina ao último é professora titular do departamento de lingüística da universidade de são paulo ela é coordenadora do cedoc o centro de documentação em
historiografia da linguística de não ser a foi um língua está suíço franco suíço que trabalhava nos principais centros alemães no final do século 19 e começo do século 21 ele é o estudioso responsável nós acreditamos hoje por ter certeza nado à lingüística contemporânea a linguística enquanto ciência da linguagem contemporânea ele fazia uma lingüístico ele fazia linguística do tempo dele a linguística histórica ele inclusive foi reconhecido e admirado no final do século 19 pelas teses que defendeu sobre linguística europeia sobre linguística história européia sobre o sânscrito sobre o windows o pew ele era realmente o que
a gente chamaria de um homem culto erudito no final do século 19 agora interessantemente ele devia pensar outras coisas diferentes daquilo que ele escreveu e defendeu e fez teses e publicou na porque são recursos de linguística geral que ele ministrou justamente 1909 10 e 11 que ele disse né o que ou como deveria ser uma linguística diferente mas o que realmente chega até nós não é o que está escrito nesse manuscritos né mas é o que a gente chama da vulgata do curso de lingüística geral é o texto que três dos seus alunos na verdade
dois deles com a colaboração de um terceiro eles fizeram uso das anotações de sala de aula e montar o curso de lingüística geral e esse curso de lingüística geral que vai moldar a ciência da linguagem no século verde que ele dizia então o primeiro ele dizia que essa ciência da linguagem deve existir primeira coisa que o curso de lingüística geral vai defender a necessidade de haver uma ciência da linguagem autônoma ou seja que não fosse nem sociologia e psicologia nem outra coisa qualquer mas essa ciência da linguagem além de ter que se definir é o
que ele pensa prospectivamente ela tem que dizer com clareza qual é o seu objeto e aí é que se o ciro é realmente genial então o objeto dessa ciência que ele defende naquele momento deve ser um objecto coletivo e não individual homogêneo ele vai dividir o mundo da linguagem em longa e da roda zé paioli seria essa que a gente observa a fala o causa variabilidade mas alan seria esse sistema inconsciente presente no cérebro de todos os indivíduos esse é o objeto da linguística e o objetivo do lingüista é descrever esse sistema qual é o
objeto ao mesmo tempo integral e concreto da linguística a questão é particularmente difícil veremos mais tarde porque ele me temos aqui esclarecer a dificuldade consciências trabalham com objetos dados previamente e que se pode considerar em seguida vários pontos de vista em nosso campo nada de semelhante ocorre alguém pronuncia a palavra no um observador superficial será tentado a ver nela um objeto lingüístico completo um exame mais atento porém nos levar a encontrar no caso uma após outra três ou quatro coisas perfeitamente diferentes conforme a maneira pela qual consideramos a palavra como o som como expressão de
uma ideia como correspondente ao latim mudam etc bem longe de dizer que o objeto precede o ponto de vista diríamos que é o ponto de vista que cria o objeto essa expressão do curso de lingüística geral vai causar um impacto enorme na lingüística contemporânea a gente começa a aprender que a língua enquanto objecto científico de estudo na não está e pronta para ser estudada observada ela é extremamente complexa é o linguiça que deve definir a partir de que ângulo de que ponto de vista ele vai estudar a linguagem é isso que cria objetos científico então
a linguagem extremamente complexa e troca como ele diz que a gente deve no circuito da fala elegê aquela imensa o que é comum a todas e teóclito é algo constituído por elementos variados pouco homogêneos o circuito da fala explica isso para achar no conjunto da linguagem à esfera que corresponde a língua necessário se faz colocarmos no lugar o ato individual que permite constituir o circuito da fala esse ato supõe pelo menos dois indivíduos é o mínimo exigível para que o circuito seja completo suponhamos então duas pessoas a e b que conversam o ponto de partida
do circuito se situa no cérebro de uma delas por exemplo a onde os fatos de consciência que chamaremos conceitos se acham associados às representações dos signos lingüísticos ou imagens acústicas que servem para reprimi los suponhamos que um dado conceito suscite no cérebro uma imagem acústica correspondente é um fenômeno inteiramente psíquico seguido por sua vez de um processo fisiológico o cérebro transmite aos órgãos na formação um impulso correlativo da imagem depois a onda sonora se propagam da boca de a até o ouvido do bebê processo puramente físico em seguida o circuito se prolonga uma ordem inversa
do ouvido ao cérebro transmissão fisiológica da imagem acústica no cérebro associação psíquica dessa imagem com o conceito correspondente se b por sua vez fala esse novo ato se seguirá de seu cérebro para o dia o signo lingüístico vai e duas imagens mentais e não um nome e uma coisa ou seja você tem uma experiência de árvore uma experiência de casa com uma experiência de medo de liberdade de democracia qualquer uma no seu mundo essa experiência conceptualizada segundo surgir no seu cérebro e mais associada a uma representação sonora não é só ainda porque está depositada no
seu cérebro de acordo com seu cheiro e na psicologia da época essas essas imagens mentais se compunham sempre por associação à associação é por isso que ele fala de sintagma e paradigma o signo se organizam por associação e por cadeia mas o linguiça deve privilegiar as associações os paradigmas os sintomas ficariam mais para o lado da palavra inicialmente em seu mundo suriano é o mundo derrotou o mico dividido em dois esse mundo heteróclito da linguagem é dividido por sushi em longa e parrott linguiça deve prestar atenção na long que é esse sistema psíquico mental depositado
no cérebro dos indivíduos esse sistema é o sistema de signos e signos são entidades de duas faces a face conceptual como eu disse é a face de representação sonora ele vai chamar a primeira de significado ea segunda de significa di esse sistema mental ele está organizado sincronicamente no cérebro dos indivíduos ou seja ao sistema simultâneo de signos que se opõem à dimensão de a crônica da linguagem para assistir essa dimensão de a crônica não é sistêmica ou seja o indivíduo que fala ele não tem consciência de como era a sua língua há 100 anos atrás
o 200 anos atrás então linguiça deve prestar atenção nessa dimensão sim crônica do sistema cerebral sus está tentando mostrar para os seus alunos do curso de lingüística geral certas anomalias ele está tentando mostrar uma outra maneira de ver o mundo é como se ele dissesse para os seus alunos na época e para nós hoje olha o mundo não é óbvio o mundo científico tem que ser construído e recortado em vez de você enxergar as línguas isoladamente na sua evolução ao longo do tempo que ela linguística histórica da sua época tente enxergá-las de uma outra dimensão
tente enxergá las em todos os seus elementos contemporâneos sistêmicos daí a metáfora do jogo de há 10 nesse jogo é relativamente fácil distinguir o externo do interno ou seja o que faz parte do jogo mesmo eo que não faz o fato de o jogo ter passado da pérsia para a europa é externo a ele interno ao contrário é tudo quanto concerne ao sistema e as regras se eu substituir as peças de madeira do xadrez por peças de marfim a troca será indiferente no sistema mas sem reduzir ou aumentar o número de peças essa mudança atingirá
profundamente a gramática do jogo ao número de peças essas peças funcionam de determinada maneira e estão em relação umas com as outras elas elas se definem não pelo que elas são não pelo seu material mas pelas diferenças que apresentam entre si para assistir tudo na língua no sistema das línguas é relacional essa grande revolução estruturalista o conceito de relação por exemplo então se nós vamos jogar xadrez nós dois eu perco a torre branca a gente não precisa deixar de jogar por causa disso qualquer borrachinha qualquer tampinha de garrafa que eu podia naquele lugar vai funcionar
como torre branca essa é a idéia de um sistema de signos é sócio mas professora se fosse tinha tanto a dizer por que não escreveu o curso de linguística que ficou tão famoso talvez porque as idéias estivessem ainda em elaboração há talvez porque ele não estivesse muito seguro de tudo isso talvez porque ele tenha morrido antes de poder escrever mas é interessante porque isso também sugere também isso o caminho das idéias pra nós eu gosto de ser dançada essa história de sócio ter causado um impacto enorme pelo que ele disse sala de aula pelo que
ele talvez tenha conversado com os alunos no corredor a pelas conversas que talvez tenha havido fora de sala de aula não saber né o fato é que não houve tempo pra que ele organizadamente colocasse tudo isso o formulasse uma teoria partir disso a língua é também para associar comparável a uma folha de papel diz ele o pensamento é o inverso e os on o verso não se pode cortar 1 sem cortar ao mesmo tempo outro assim tão pouco na língua se poderia isolar o som do pensamento ou o pensamento do som só se chegaria a
isso por uma abstração cujo resultado seria fazer psicologia pura ou fonologia pura que o que se está propondo no curso é que se faça linguística que a lingüística edson é conceito imagine só o conceito sem o som o que aqui
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