A revolução da qualidade moderna começou na década de 1970, quando a qualidade dos produtos japoneses superou a dos estados unidos e da europa. Ações foram tomadas para combater o desequilíbrio, e a década de 1980 viu uma grande ênfase na melhoria da qualidade, além da adoção de novas práticas como o Just In Time. Na década de 1990, é implantada a metodologia de melhoria da qualidade , que havia se mostrado bem-sucedida na fabricação, e estava sendo aplicada às práticas de trabalho das organizações.
No final daquela década, a Motorola desenvolveu o conceito Six Sigma, que determina que todos os produtos e processos devem buscar a perfeição, e o método de Juran foi empregado para criar o ciclo de melhoria orientado por dados, que é o método DMAIC. A década de 2000 viu a combinação de Lean e Six Sigma, além de outros métodos de melhoria contínua . Finalmente, na década de 2010, foram introduzidas a melhoria contínua e a qualidade 4.
0. A evolução dos sistemas de certificação da gestão da qualidade Agora, veremos a linha do tempo das principais datas e eventos no processo evolutivo dos sistemas de certificação de gestão da qualidade. 1959: o padrão MIL-Q 9858 do departamento de defesa dos estados unidos é criado.
Dez anos depois , em 1969, o mesmo padrão é revisto na série de padrões AQAP da OTAN para Sistemas de Garantia de Qualidade. 1974: a Instituição de Normas do Reino Unido , British Standards Institution (bsi) , publica a norma BS 5179 “diretrizes para garantia de qualidade”. 1979: a BSI publica a série de padrões BS 5750.
1987: ISO – Organização Internacional de Normalização – publica as normas da família ISO 9000, baseadas na série BS 5750. 1994: a ISO lança a primeira revisão das normas da série ISO 9000. Ano 2000: a ISO lança uma segunda revisão e mescla a ISO 9002/9003 e incorpora na 9001.
2008: a terceira revisão da ISO 9001 é lançada. 2015: a ISO 9001:2015 é lançada e se torna uma diretriz para sistemas de gestão da qualidade em nível organizacional e mais próximo de um modelo de Gestão da Qualidade Total, o TQM. Até hoje, indivíduos e organizações se beneficiam com o trabalho e os ensinamentos do dr.
Joseph Juran, Walter Shewart e William Edwards Deming, ao lado de outros gurus como Armandi Feigenbaum, Philip Crosby e Kaoru Ishikawa. Os sistemas de gestão da qualidade usados pelas organizações modernas não só incorporaram, mas também evoluíram os fundamentos desenvolvidos pelos principais pioneiros da qualidade do século XX. Sistemas de controle de qualidade maduros, com o desenvolvimento contínuo de padrões ISO, bem como as ferramentas de melhoria de processos, como Six Sigma, continuam a funcionar como princípios orientadores em todo o mundo.
Organizações com o compromisso contínuo de Juran em compartilhar conhecimento por meio de treinamento, certificação e consultoria ajudam a contribuir para o desenvolvimento contínuo de habilidades e técnicas de gestão da qualidade em todo o mundo. A busca pela excelência é constante, e esta é uma trajetória que não tem fim…. Afinal, o ciclo da melhoria e da qualidade estão sempre em evolução.