[Música] em nome do pai e do filho e do Espírito Santo amém Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei nele o fogo do Vosso amor enviai o vosso espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do espírito santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito gozemos sempre da sua Consolação pelo mesmo Cristo senhor nosso Amém Santa Maria mãe de Deus rogai por nós São Pio de pettina rogai por nós em nome do Pai do
Filho e do Espírito Santo amém Então vamos lá eh Boa noite a todos uma alegria nós estarmos juntos mais uma vez no nosso eh programa ao vivo né E aqui vocês Eh vamos colocar aquilo que para vocês eh seriam as razões né as razões pelas quais nós somos católicos vocês viram a chamada que foi feita no nosso e programa por que eu não sou protestante Qual é a razão de ser desse programa a razão de ser do programa é a seguinte dar as razões da nossa fé por é que nós somos católicos a razão do
programa o programa ele é voltado totalmente para os católicos claro que se houver protestantes aqui eh assistindo o nosso programa seja muito bem-vindo mas saiba que a nossa finalidade principal é dar aos próprios católicos a razão pela qual nós somos católicos n é você certamente sendo protestante você tem razões para ser protestante não é o problema é que eh nós católicos de uma forma geral as pessoas nascem dentro da igreja eh participam de uma sociedade que pelo menos se acha católica Embora ela seja na verdade no fundo no fundo na sociedade pagã e não tem
né razões não tem um porquê mas por que é que eu sou católico Por que é que na verdade eu não sou protestante não faço parte de uma igreja evangélica não é não é tudo a mesma coisa bom então aqui a gente precisa então eh ver as razões e as razões nos levam à aquilo que é a identidade própria pra gente entender não é eh O que é realmente Essa realidade essa divisão entre igreja católica e Igreja Evangélica eh nós temos que entender como foi que começou a reforma evangélica os reformadores protestantes Lutero Calvino Zing
e Companhia limitada no século X eles se depararam com um problema na igreja o problema da igreja era que a igreja no século X era uma igreja muito paganização os orientais os ortodoxos que viviam lá em Constantinopla vieram muitos pro ocidente e vieram trazendo seus manuscritos e manuscritos Antigos manuscritos muitos deles que não se encontravam aqui no ocidente de eh filósofos gregos Mas também de Mitos mitologias etc Então o que aconteceu tudo isso fez com que se criasse não é eh na Europa aquele fenômeno que foi chamado de renascimento o que que era o renascimento
e chama a gente chama de renascimento mas na verdade é é o retorno do paganismo não é se começou a estudar a mitologia grega os deuses etc Todas aquelas coisas que foi típico do renascimento então naquela época da reforma protestante nós tínhamos não somente a igreja católica ou seja o ambiente europeu como um todo estava muito influenciado né Por essas coisas de mitos e pagãos etc isso nunca fez parte da doutrina da igreja nunca fez parte da e forma como a Igreja Católica eh cria mas havia essa moda e isto também levou né a uma
série de dificuldades na própria disciplina do clero por quê Porque o pessoal arrefeceu e havia dificuldades de viver o bato e influência de poder preocupações políticas etc a igreja não estava digamos assim nas suas melhores condições né Assim como hoje nós podemos dizer que a igreja vive um momento de crise no século 16 também a igreja vivia um momento de crise e os reformadores protestantes vendo aquela situação da igreja com tantos homens cheios de Pecados isso e aquilo o que que eles fizeram lavaram a criança e jogaram a criança fora junto com a água suja
ou seja essa é a Nosa eh visão da igreja católica ou seja os reformadores protestantes querendo aspas purificar o ambiente de igreja não é os reformadores protestantes terminaram eh colocando-se eh numa mutilação eles mutilaram né mutilaram a igreja na verdade e jogaram fora é coisas preciosíssimas O que foi que aconteceu Então veja a reforma protestante ela está baseada ela tem uma base e Se a gente pudesse dizer a coluna básica da reforma protestante da revolução protestante dessa mutilação que eles fizeram é a falta de fé na igreja falta de fé na igreja tá então aqui
que é a coisa Nós cremos ou nós não cremos na igreja a igreja católica nós católicos quando a gente vai à missa no domingo a gente se levanta e diz Creio em Deus Pai todo poderoso criador do céu e da terra em Jesus Cristo Nós cremos no Espírito Santo mas nós dizemos também Que Nós cremos na igreja católica Lutero Calvino zuinglio eles quando chegam nessa parte de creio na igreja católica eles fazem uma distinção eles criaram um dualismo eclesiológico eles creem na igreja invisível mas qualquer coisa visível instituição humana criação humana invenção humana portanto eles
não creem nem nenhuma nada que se veja por isso para eles não é e eh igreja visível instituição eclesial é criação humana Eles não têm problema nenhum eles não ficam absolutamente escandalizados de eh sei lá um pastor briga com outro sai e ele Funda a igreja dele ele organiza por quê Porque para os protestantes aquilo que é visível da igreja já é simplesmente uma realidade humana é uma criação humana então na ideia né dos Protestantes o que é que houve Jesus veio a esse mundo ele deixou a sua mensagem o seu evangelho esse evangelho foi
colocado na Bíblia e basicamente você está eh digamos assim entre Peg a você mesmo você pegue a sua Bíblia nãoé conforme a doutrina do livre exame das escrituras de de de Calvino você pode pegar a Bíblia interpretar a Bíblia pedir o Espírito Santo é você quem vai interpretar a Bíblia não existe nenhuma autoridade humana que vai interpretar a Bíblia portanto dizer que não existe autoridade humana que interpreta a Bíblia quer dizer o seguinte que todo mundo é autoridade humana que interpreta a Bíblia não é Ou seja o o o a dificuldade dos Protestantes é essa
ou seja negando que o magistério da igreja possa interpretar a Bíblia eles fizeram com que cada crente cada batizado seja o seu próprio magistério e instituíram um problema Seríssimo que é o problema do relativismo e é por isso que a cada intérprete autorizado da Bíblia se fundam a nova igreja sujeito diz não não é desse jeito Espírito Santo tá me dizendo que é sim ele vai Funda outra aí o outro briga com ele e diz não não é desse jeito não o espírito santo tá dizendo para mim o contrário é desse outro jeito e vai
Funda a outra então no fundo no fundo não é se a gente fosse eh fazer um resumo daquilo que que são as doutrinas protestantes nós poderíamos dizer o seguinte os protestantes basicamente eles têm um ponto em comum e é um ponto e digamos assim de eh a gente poderia dizer negativo Ou seja todos eles estão de acordo de que não existe igreja visível deixada por Jesus neste mundo a Igreja de Cristo ela é invisível e eu tento entrar em contato com ela pelos carismas do espírito santo batismo do Espírito Santo como são por exemplo os
Pentecostais ou pelo livre exame das escrituras por iluminação que o Espírito Santo me dá quando eu leio a Bíblia como é o caso dos calvinistas presbiterianos e compan limitad então eu não tenho nenhuma estrutura visível as pessoas vão às igrejas simplesmente porque aquilo ali é uma ajuda humana é ali que elas aspas congregam porque para se ajudarem mutuamente mas nada daquilo é Divino nada daquilo é deixado por Cristo tudo é invenção dos homens O problema é que esta opção dos Protestantes É uma opção que eh termina num beco sem saída por quê se tudo aquilo
que é visível é invenção humana o que dizer da Bíblia esse livro que tá aqui a Bíblia de onde veio isso isso é visível e isso daqui foi escrito pelos homens ah não mas a Bíblia é a palavra de Deus eu sei Calma eu sei a Bíblia é a palavra de Deus eu creio também mas quem fez isso fez isso daqui não foram os anjos invisíveis foram seres humanos visíveis eh não é então De onde veio a Bíblia então começam os problemas por aí você negou a visibilidade da igreja mas então você tem que também
negar a Bíblia porque de onde veio a Bíblia nós católicos cremos na Bíblia mas Nós cremos na Bíblia porque antes de crer na Bíblia a gente diz creio na igreja no início do nosso catecismo não é existe uma famosa citação de Santo Agostinho onde ele diz assim eu não creria nos Evangelhos Olha que a a frase é eu não creria nos Evangelhos se a isso não me levasse a obediência à Santa Igreja Católica Ou seja a santa igreja católica me diz Creia neste livro Ah bom então agora eu creio agora eu posso crer porque a
igreja tá dizendo o livro é esse o livro que é a palavra de Deus é esse daqui foi a igreja quem me deu essa Bíblia como eu creio na igreja eu creio na Bíblia os católicos talvez nunca tenham notado isso todos os domingos a gente se levanta na igreja e diz creio na igreja ninguém diz creio na Bíblia Nós cremos na Bíblia mas Nós cremos na Bíblia porque cremos na igreja se você corta a fé na igreja se você não crê mais na igreja você na verdade está cortando o galho no qual você está sentado
porque como é que você vai ter acesso a Jesus agora você não pode ter acesso a Jesus se você não tem fé na igreja que te dá acesso a Jesus Então olha como é que fica a situação os protestantes diante deste dilema não é terminaram se dividindo em duas correntes básicas quais são as duas correntes a corrente mais tradicional quando eu uso a palavra aqui tradicional estou usando dentro da tradição protestante não é a corrente mais tradicional ela crê no seguinte que a bíblia é a palavra de Deus eu tomo esse livro que todos têm
o direito de examinar e interpretar como o espírito santo lhes inspirar mas nós devemos eh levar em consideração o texto literal que está aqui gramaticalmente do jeito que ele está e interpretá-lo do jeito que ele é E com isso já se resolvem os problemas essa hipótese de que a interpretação basta ter o texto e ter uma interpretação realista que é suficiente isto a própria história já desmente por porque você tem inúmeros né tem centenas de e Protestantes que interpretam de forma diferente Além disso existem textos aparentemente contraditórios na Bíblia como Qual é o critério de
interpretação disso tudo os trechos difíceis os textos aparentemente contraditórios como que a gente faz para interpretar isso daqui bom Então essa é a mais tradicional que diz basta o livre exame a partir do século XIX surgiu um outro movimento um movimento dentro do protestantismo onde eles viram a fragilidade da interpretação desse jeito e então eles começaram a fazer uma investigação científica não é das sagrad escrituras a partir de schli merer e Companhia limitada se começou a fazer a investigação histórica da Bíblia então começou a se tratar a Bíblia como um livro de História onde você
vai lá buscar as fontes históricas para ver o que é que realmente aconteceu historicamente o que é que é interpolação o que é que é invenção da comunidade primitiva o que é que é gênero literário não isso aqui é poesia Então não é para interpretar o pé da letra já isso daqui eh não foi Jesus Quem disse isso daqui foi acrescentado depois E aí se começou a chamada eh interpretação histórico-crítica esses dois ramos do protestantismo por quê Porque os protestantes não podem aceitar aquilo que é a visão católica sobre a Interpretação da Bíblia e qual
é a visão católica da Interpretação da Bíblia bom então vamos agora colocar como é que nós católicos cremos primeiro Nós cremos que a palavra de Deus não é um livro a palavra de Deus é uma pessoa e essa pessoa se fez carne é Jesus agora esta realidade encarnatória Essa realidade da de que a palavra de Deus veio e se fez carne esta Encarnação ela aconteceu há 2000 anos atrás e ela continua na história em uma realidade chamada igreja ou seja Jesus se fez carne a palavra se fez carne e Nós entramos neste corpo que é
o corpo de Cristo que é a igreja ao longo dos séculos portanto quando São Paulo no caminho de Damasco perseguia os cristãos Jesus aparece para ele e diz Saulo porque me persegues quem é que Saulo perseguia ele perseguia os cristãos mas Jesus toma para si porque é o corpo e São Paulo depois vai explicar isso na carta aos Coríntios primeira carta aos Coríntios tentando numa analogia dizer olha Jesus é cabeça nós somos os membros essa mesma tentativa de explicação o próprio Jesus fez no Evangelho de São João dizendo eu sou a videira vós sois os
Ramos ou seja essa comparação de uma realidade orgânica portanto nós católicos cremos e aqui está a profunda diferença entre os católicos e os protestantes nós católicos cremos que existe um organismo histórico visível este organismo histórico e visível ao longo dos séculos ele foi deixado por Cristo e continua vivo chama-se a igreja una Santa católica e Apostólica esta igreja ela é uma continuidade da Encarnação de Cristo portanto Cristo Vive sim no céu glorioso ele está vivo mas ele vive também na história na sua igreja e portanto esta realidade orgânica é que me garante a Interpretação da
Bíblia ou seja Veja a dificuldade do pessoal eh que tem a visão protestante não é para interpretar a Bíblia as duas alternativas que eu coloquei para vocês primeiro livre exame aí eu vou lá sento rezo e aí o espírito santo vai me dizer só que o problema é o seguinte o espírito santo tá sempre dizendo coisas contraditórias como o Pastor ele diz uma coisa outro pastor diz outra outro pastor diz outra já que Deus não é esquizofrênico Eu acho que isso daí tá totalmente furado ou seja não dá ou seja ou vocês dizem que eu
não tenho acesso a Jesus e acabou eu não tenho acesso à Interpretação da Bíblia e acabou mas essa história de que cada pessoa inspirada tem a verdade isso simplesmente não não tem cabimento ou nós vamos cair no relativismo absoluto não dá então ou a Bíblia tem uma verdade para me dizer ou ela não tem verdade nenhuma se a verdade da Bíblia sou eu quem vou construir né Então na verdade Deus não tá me falando Sou eu mesmo quem me falo porque Deus não pode ser e e esquizofrênico ele não pode dizer e eh para um
pastor uma coisa e pro outro o contrário daquela mesma coisa e ser verdadeiro ao mesmo tempo então a questão do livre exame para mim é coisa que é muito difícil sustentar segunda alternativa a questão da história não a gente vai lá faz uma análise histórica crítica e a gente interpreta a Bíblia e vê lá historicamente como são as coisas O que é que foi o que é que não foi o que é que deixou de ser sim muito bem você faz esse exame só que você termina vendo que estes estudiosos não é historiadores começam a
ver que a bíblia ela não é um todo coerente eles fragmentam a Bíblia em 300 opiniões diferentes Essa é a teologia de Mateus aquela é a teologia de Marcos aquela outra é a teologia de Lucas Não isso daqui não tá combinando com a teologia de Mateus isso aqui foi interpolação que veio de outra quer dizer aí você não fica com a Bíblia você fica com um mosaico de pequenos pequenas teologias mas e a verdade onde é que ela está enquanto nós católicos quando pegamos a Bíblia né Nós não temos essa dificuldade dos historiadores o historiador
Ele olha para Jesus lá longe a 2000 anos e fica como quase dizendo assim olha quase não dá mais para ouvir Jesus porque já faz tanto tempo né Nós católicos não quanto mais tempo passa mais certeza nós temos por quê Porque nós participamos deste organismo que é a igreja ao longo dos séculos Então o que acontece seguinte sei lá tem um trecho da Bíblia aqui que São Paulo interpretou de um jeito no século seguinte Santo Inácio de Antioquia interpreta do mesmo jeito Nossa que que legal aí também 50 anos depois Santo Irineu de Lon também
interpreta do mesmo jeito Santo Inácio de Antioquia era lá na Turquia Santo Irineu de Leon lá na na França aí depois o Tertuliano também interpreta da mesma forma no norte da África vai criando uma Sinfonia o organismo da igreja ao longo dos séculos vai me dando a certeza Porque Nós cremos que a igreja é um organismo vivo e isso quer dizer que que ao longo desses 2000 anos quando eu olho para a sinfonia dos Santos isso me dá uma certeza fenomenal porque eu vejo quanto mais eu me afasto na história ao invés de eu ficar
mais distante da certeza que Jesus me dá eu fico mais próximo dela sabe por qu porque eu não preciso ir numa busca do Jesus histórico num arqueologia né e e eh abrindo e buracos no chão para encontrar o Jesus perdido há 2000 anos atrás eu tenho o Jesus vivo na sua igreja viva onde os seus santos onde o magistério vivo da igreja de 2000 anos me dá certezas por quê Porque não é possível que a igreja tenha errado durante 2000 anos veja na época de Lutero vamos vamos serim vamos ser benignos não era bem isso
mas vamos ser benignos vamos supor que Lutero não tivesse o conhecimento histórico então ele tinha lá o quê ele tinha eh aquele pessoal né que eh tinha Papas que vivi uma vida eh moralmente pecaminosa bispos Vivendo uma vida pecaminosa padres Vivendo uma vida pecaminosa então ele chega e diz assim Nossa essa igreja é corrupta paganizer dos apóstolos à igreja das origens vamos supor que Lutero ignorasse que aquilo que aqueles homens pecaminosos estavam ensinando por acaso não tinha sido ensinado só por eles mas tinha sido ensinado por uma multidão de santos durante 1500 anos porque Lutero
1517 né Mais ou menos então durante 15 anos vamos supor que Lutero ignorasse a história Eu não creio Mas vamos supor que ele ignorasse a história que ele ignorasse essa Constância de 1500 anos só que isto Lutero Por ignorância podia fazer hoje hoje nós que conhecemos a história de 2000 anos que temos tivemos graças a Deus do século X para para cá um progresso enor enorme enorme do conhecimento histórico né Nós ouvimos as notas da Sinfonia extraordinária dos Santos Não somente isso nós temos e isso Lutero tinha também a certeza que vinha da Sinfonia extraordinária
do magistério da igreja dos concílios ecumênicos onde todos um em sintonia com o outro sempre ensinaram as mesmas coisas E então olhando para o organismo vivo da igreja ao longo da história os concílios ecumênicos os Papas nas suas declarações os santos nos seus ensinamentos Quando você vê essa Sinfonia católica extraordinária de 2000 anos como é que você vai dizer que eu logo eu pobre eu Coitadinho de mim vou ser eu o critério de Interpretação da Bíblia Não essa é a alegria de ser católico alegria de ser católico é que eu sou um anão Mas eu
sou um anão no ombro de Gigantes eu faço parte de uma multidão de homens e de mulheres mais santos e mais sábios do que eu e eu não preciso inventar um caminho eu não preciso inventar uma Interpretação da Bíblia quando eu vou toda semana preparar o meu testemunho de fé que eu faço lá a a homilia não é eu não vou inventar nada eu vou procurar que que os santos disseram que que os santos disseram sobre essa passagem do Evangelho ah São João Bosco disse isso olha Santa Afonso Maria de lió disse isso Santo Tomás
Aquino disse aquilo outro Santo Agostinho disse aqui olha eu vejo essa Sinfonia maravilhosa e ensino pras pessoas aquilo que tá lá que é a Interpretação da Bíblia que não é minha mas faz parte dessa sinfonia de 2000 anos Este é o princípio católico Esse é o princípio católico agora o que acontece Lutero escandalizado por encontrar que havia pecadores no seio do magistério da igreja não quis crer rejeitou a igreja visível e ficou só com uma igreja invisível que ninguém sabe onde está a igreja visível ela é humana ela é pecadora e ela não é confiável
mas nós católicos cremos que a igreja visível né ela é santa e Imaculada nos seus santos claro que o Padre Paulo Ricardo pecador sem vergonha né e e e não sou assim um exemplo para ninguém quem sou eu pobre de mim mas eu não sou imaculado quem é imaculado é a igreja eu sou membro da igreja mas a Igreja Imaculada e eu vejo essa grandiosidade dos Santos ao longo dos séculos então vejam que beleza a alegria de ser católico é alegria de dizer eu não preciso inventar Já pensou eu tenho que chegar num lugar difícil
de alcançar aí eu vou te vira nego me dão um um facão uma lanterna e eu vou ter que agora abrir uma picada no mato para encontrar o caminho as apalpadelas aí chega aqui e beco sem saída tem que voltar tudo de novo vou ter que inventar o meu caminho que responsabilidade tremenda que peso enorme que peso enorme eu fico fico pensando meu deus se eu fosse protestante que peso enorme eu agora ter que interpretar por minha conta e risco aquilo que é a verdade deixada por Cristo que alegria de ser católico eu não preciso
abrir uma picada no mato não preciso Inventar nada já tá inventado eu já tenho uma Rodovia pavimentada com mapas iluminada segura policiada onde eu posso entrar no meu carrinho e ir pro céu tranquilo por quê Porque eu sei que homem Santos mulheres santas pessoas melhores e mais Sábias do que eu já trilharam esse caminho eu não preciso Inventar nada não mas Padre o senhor está fazendo uma perversão da história o senhor não está falando dos pecados o senhor não tá falando dos padres pedófilos o senhor não está falando dos Papas e e eh pecadores que
traficavam ouro das Américas o senhor não tá falando da corrupção gente eu não tô negando nada disso eu só estou dizendo que essa não é a história verdadeira da igreja ou seja essa é a história dos traidores da igreja você vai contar a história da sua família você vai contar a história de quem de quem foi fiel à família e fez a sua família ter uma identidade ou você vai contar a história daqueles que traíram a família você vai contar a história da arquitetura você vai começar contando o quê a história dos prédios que caíram
ou dos prédios maravilhosos que hoje embelezam o mundo se você vai contar a história da igreja comecemos contando a história do Santos é por isso que eu faço questão do nosso site Uma das coisas que nós fazemos é o nosso curso de história da igreja já fizemos a história da igreja antiga né que já se concluiu agora temos a história da igreja medieval estamos aí gravando com vocês a história da igreja medieval na história da igreja medieval nós vamos tratar de tantos assuntos polêmicos de coisas como eh as cruzadas os templários A inquisição né o
o cisma de avinhão e e Companhia limitada tudo isso nós vamos tratar que afinal das contas são 1000 anos de história a idade média não é mas que beleza quando você pega um capítulo da história e você diz Cadê o santo é interessante isso todo Capítulo da história tem Claro tem a falcatrua tem gente que não sei o que etc tal mas tem sempre um santo lá Cadê o santo né você conta sei lá a história da invasão dos bárbaros né de Átila Uno Mas você encontra um São Leão Magno você encontra você conta a
história da invasão dos long basm Você tem o São Gregório magn você conta a história sei lá dos Francos mas tem um são Remígio e assim por diante sempre tem um santo não adianta a maior tragédia maior desgraça pode ter acontecido na história da igreja pode procurar tem um santo lá no no meio da confusão tem um santo porque foi aquele qu são esses Santos que garantem a história da igreja mas os pobres protestantes eles negam que as pessoas possam ser santas eles não creem eles se recusam a crer que um ser humano possa ser
santo para ele todo mundo pecador igual para eles é todo mundo pecador igual para eles é todo mundo pecador igual Mas que vida mais terrível né você vivia a vida mal acompanhado assim eu eu não sou eu não presto muito não mas eu passo a minha vida acompanhado pelos Santos né amanhã é dia de São Pio de pettina o Padre Pio né tá aqui a relíquia dele nós temos a relíquia não é minha pessoalmente não é um amigo meu que tem um um uma relíquia maravilhosa de um pedacinho da luva ensanguentada do Padre Pio que
ele usava nas Chagas né Nós vamos no final da aula dar bênção com a relíquia do Padre Pio né mas que beleza todos os dias quando eu subo ao altar e vou Celebrar missa e digo assim nossa Padre Pio celebrava a missa celebrava melhor do que eu eu não tô sozinho existe uma multidão de homens mais são tantos que eu que já celebraram missa vamos lá meus companheiros meus amigos meus irmãos maiores intercedam por mim e me ajudem a Celebrar missa não tô sozinho não existe solidão existe ser membro desta igreja desse corpo por isso
que Nós cremos católicos que a igreja é uma realidade que tem gente aqui nessa terra tem gente no purgatório Tem gente no céu nós somos um só corpo não mas eles morreram não tem contato nenhum conosco mais etc e tal Quem nos separará do amor de Cristo Nem a Morte nem a espada nem a dor nem a fome absolutamente nada pode nos separar somos membros do corpo de Cristo é um só corpo corpo uma sua realidade Essa realidade ela continua ao longo dos séculos já está lá no céu Que bom saber que eu faço parte
de uma igreja onde eu tenho companheiros no céu não é não é bom saber isso então esta é a Igreja de Cristo não existem várias igrejas de Cristo só tem uma ah Padre Então o senhor está dizendo que as igrejas evangélicas não são a Igreja de Cristo eu eu não tô dizendo nada são eles que dizem eles dizem que eles não são a Igreja de Cristo eles dizem que o que eles estão fazendo lá é uma invenção humana todo você pergunta para qualquer pastor seu pastor que é que o senhor é o senhor é presbiteriano
Adventista eh é o quê Batista muito bem a Igreja Batista e eh é essa igreja batista essa instituição visível que tá aqui foi fundada por Jesus ele vai dizer não isso é uma invenção humana você pergunta pro luterano a Igreja Luterana é foi essa instituição que tá aqui com o pastor Sinodal etc e tal isso aquilo e essa instituição aqui ela é uma invenção humana ou foi deixada por Jesus ele vai dizer é uma invenção humana nós católicos cremos que a nossa que o nosso organismo a nossa instituição não é uma invenção humana é o
que Jes Jesus deixou este organismo histórico visível foi deixado por Cristo os protestantes eles acham que o que foi deixado por Cristo a igreja deixada por Cristo é uma realidade invisível que ela não tá em lugar nenhum ela é invisível então se eu digo que as igrejas protestantes não são a Igreja de Cristo eu só tô repetindo o que eles dizem nós católicos cremos que a igreja católica é a igreja de Cristo visível porque Jesus deixou o Papa os apóstolos Pedro com os apóstolos portanto nós temos hoje o Papa os bispos esta instituição ela é
Divina Nós cremos nisso infelizmente uma instituição maltratada por nós que somos filas da mãe né fazer o quê a gente maltrata a Igreja de Cristo que na sua essência é Imaculada mas que infelizmente tem filhos que a maltratam agora o triste a gente eh ver que dentro da igreja católica as pessoas vão perdendo essa fé essa alegria então a finalidade deste programa Hoje não é falar mal dos Protestantes né a finalidade desse programa é explicar isso essa coisa essa realidade básica para nós católicos você que é católico você precisa saber qual é a nossa fé
você precisa saber que Nós cremos que no meio dessas dessa fragilidade humana imensa dessas tragédias históricas imensas sempre houve não é uma presença de santidade real concreta visível na santidade real dos Santos sacramentos da Santa doutrina dos Santos homens e mulheres canonizados que estiveram presentes ao longo toda a história da igreja e essa santidade essa essa história de santidade esteve lá nós queremos nos unir a ela esta história de santidade real concreta histórica com data e e com certidão de batismo etc tudo isso essa história real ela existiu e existe ainda hoje e eu quero
ser parte dela cremos que a Igreja de Cristo ela é visível um organismo visível na história da humanidade esse organismo Ele existe e Continuará a existir até o fim dos tempos porque as portas do inferno não prevalecerão ok então Eh vamos fazer um pequeno intervalo para vocês então terem a oportunidade de fazer suas perguntas e então a gente volta daqui a pouco tá então retornamos aí vejam eh uma a primeira pergunta né de um seminarista que pediu para não ser identificado que é o seguinte nós tudo bem Nós cremos na Bíblia porque cremos na igreja
mas e quais são as razões pra gente crer na igreja né Por é que a gente crê na igreja bom veja eh na realidade nós temos que entender o seguinte no fundo no fundo nós se a gente for fazer essa pergunta nós vamos ter que retroceder mais ainda e perguntar Porque É Que Nós cremos em Jesus n é então cuidado que aqui eu não estou querendo e justificar a fé e construí-la digamos assim a partir de um raciocínio a fé ela é o seguinte você pode uma vez que você crê uma vez que você dá
o passo da Fé você vê que existem razões para crer né é aquilo que a gente chama de razões de credibilidade a gente vê também que existem várias vários indícios várias coisas que nos levam até a fé aquilo que a gente chama de preâmbulo cuidado eu vou responder por crer na igreja vou responder calma mas cuidado quando eu vou dar as razões pelas quais eu creio eu não estou fazendo uma fórmula matemática não é não estou aqui eh num raciocínio apodítico do tipo 2 + 2 = 4 não quando eu digo porque eu creio na
igreja é mais ou menos eh como responder a seguinte pergunta por que eu creio no amor da minha mãe porque que eu creio que a minha mãe me ama Existem razões Racionais se você for parar para pensar mas se você for aplicar a dúvida cartesiana você vai sempre poder duvidar do amor da sua mãe não é embora seja uma coisa da qual você está moralmente certo eu tenho certeza mas não tenho a mínima sombra de dúvida de que minha mãe me ama mas eu posso sempre duvidar se eu for colocar né uma dúvida metódica cartesiana
eu vou sempre poder atacar e dizendo não mas não sei então calma né Por que então eu creio na igreja bom as notas né as razões pelas quais Geralmente se crê eh a gente coloca a razoabilidade de crer na igreja consiste no seguinte primeiro a sublimidade da doutrina ou seja quando você vai e ler os escritos dos Santos todos numa coerência numa Sinfonia maravilhosa de 2000 anos e você vê a sublimidade daquela doutrina você chega e diz assim isso aqui não pode ser um esforço humano não é porque ele era inteligente por você ganha na
loteria uma vez você é sortudo duas vezes você aja sorte agora se você ganha na loteria toda semana você tá trapassando não é isso ou seja se você tem no dentro da igreja uma pessoa que te ensina algo de sublime Diz nossa que legal um gênio mas aí logo em seguida vem outro que com a mesma sublimidade te ensina você outro e outro e outro e outro você vê que é uma multidão só pode ter uma explicação ali existe uma doutrina que é divina e que não foi inventada por esses homens então a sublimidade da
doutrina a santidade de vida ou seja Claro que tem muito pecador safado que é membro da igreja mas aqueles que realmente são membros da igreja no sentido mais pleno da palavra viveram uma tal santidade uma tal entrega né quando você vê ao longo de 2000 anos não existe gente não existe nenhuma instituição nenhuma e aqui eu não tô não é exagero meu nenhuma você não vai encontrar isso em nenhuma religião você não vai encontrar nenhuma religião que tenha a quantidade de pessoas que tenham vivido a vida santa e heróica como dentro da igreja católica você
não vai encontrar em outros lugares você encontra pessoas admiráveis em alguns lugares mas não esta multidão de Santos que a história da igreja tem para nos dar terceiro ponto a realidade dos Milagres extraordinárias inexplicáveis cientificamente não é nesse sentido aqui precisamos eh nos voltar para alguém que nos dê um instrumental eh científico não é para psicólogos como por exemplo o Padre Quevedo né que é um cientista eu tenho as minhas reticências às vezes quando o Padre Quevedo fala de teologia mas quando ele fala de ciência nãoé ele investiga as outras religiões e chegou a seguinte
conclusão um verdadeiro milagre inexplicável pela Parapsicologia inexplicável pela ciência Eu só encontrei dentro da igreja católica existem Coisas extraordinárias nas outras religiões né Eh pessoas que levantam de cadeira de roda etc etc porém se você for olhar cientificamente sempre existe ali um um um recurso alguma coisa mas Milagres assim que são inexplicáveis como por exemplo os corpos incorruptos né e e e Companhia limitada essas coisas assim parece que só estão dentro da igreja católica não somente isso nós temos a realidade não é da providência divina ao longo dos séculos não há instituição que tenha sido
mais perseguida e que continue sendo perseguida e que no entanto né até mesmo infiltrada dentro dela corrompida onde as pessoas tentam se infiltrar para por dentro destruir a igreja continua né Resistindo às Forças Infernais como a igreja católica e assim por diante os sacramentos a liturgia a grande e coerência de tudo aquilo que é vivido Não é pelos grandes Santos pelos ensinamentos dos Santos padres pelos ensinamentos eh dos Papas de tal forma que quando uma pessoa começa a estudar verdadeiramente a história da igreja dificilmente permanece protestante nós temos o exemplo do famoso Cardeal Newman John
Henry Newman ele era um padre anglicano protestante portanto na Inglaterra e ele se eh orgulhava de que ele como membro da igreja anglicana ele estava numa instituição que evitava os erros do os os excessos dos Protestantes e os excessos dos católicos ele estava na Via média até que ele estudando a história da igreja começou eh a ver que no caso dos da heresia eh Ariana não é a via média era herética e que a a verdade católica estava realmente no extremo que esse equilíbrio todo no não levava pra verdade e aí ele chegou a a
a confessar e a dizer de fato os santos padres ou seja os primeiros Escritores da igreja os santos padres me fizeram católico ou seja estudar os santos padres no início do cristianismo isso me levou à igreja católica estude os santos padres que você vai se tornar católico muito bem algumas perguntas então dos nossos eh participantes aqui Elivelton diz assim Padre Paulo o Vaticano quer Celebrar 500 anos da reforma em 2017 Qual é a posição do Senhor veja eh Celebrar no sentido de nos aproximarmos porque é uma data importante para eles e e assim sentarmos para
dialogar para ver as diferenças num sadio ecumenismo tudo bem agora eh nesse sentido de procurar uma aproximação ecumênica tudo bem agora eu acho que para nós não tem razão nenhuma de comemoração Ou seja a data em si para nós é uma tragédia Ou seja é como se agora uma família e todos os anos se reunisse agora vamos celebrar a data do divórcio dos nossos pais acho que não é uma razão né divórcio ninguém celebra ninguém faz aniversário parabéns para você no dia do divórcio não foi uma tragédia então então não sei o que quer dizer
Celebrar não é se Celebrar significa tomar uma ocasião histórica para nos aproximarmos mais e eh dialogarmos mais ótimo eh Evandro gostaria de saber o porque a Igreja Católica aceita o batismo de algumas igrejas protestantes como a Igreja Batista e não aceita de outras como a Igreja Universal do Reino de Deus veja Evandro e É só uma questão da gente eh é investigar se aquelas igrejas continuam tendo aquilo que é o mínimo para validade de um batismo a fórmula válida Fulano eu te batizo em nome do pai e do filho e do Espírito Santo a água
e a intenção de fazer aquilo que a intenção mínima de fazer aquilo que a igreja faz em algumas e igrejas a questão da intenção às vezes é viciada então coloca-se dúvida em algumas igrejas não é da validade por causa da questão da simonia eh foi um problema sério por exemplo com a igreja católica brasileira se duvida um pouco da validade porque muitas vezes o batismo é administrado de forma Simoní aca ou seja mais por conta da taxa do batismo que a pessoa vai pagar para vender uma coisa do que pelo próprio Sacramento e assim é
a questão de a gente tem dúvidas por causa alguma coisa né falta mesmo assim eh as outras igrejas como Igreja Batista Luterana etc e tal geralmente nós não colocamos em dúvida a não ser que apareça alguma coisa que nos faça duvidar aí tudo bem né aí a gente pode fazer o batismo sobre condição Se houver uma dúvida faz o batismo sobre condição Amanda e Padre Paulo gostaria de saber se o movimento da Renovação Carismática Católica está está ligado ao protestantismo e isso de alguma forma Indu os fiéis aos poucos a mudarem de fé católica para
protestante eh veja Amanda o a renovação carismática na sua história ela teve uma influência eh dos Protestantes e tem uma influência sobretudo dos Protestantes Pentecostais não é então a sua forma de manifestar a espiritualidade ela é bastante semelhante a dos Protestantes p costais os bispos e os padres né Eh juntamente com a liderança da própria renovação tem se esforçado para fazer com que aquilo que são os elementos bons ricos e positivos da espiritualidade eh de tendência Pentecostal sejam integrados dentro daquilo que é o todo da fé católica não é de tal forma que eh na
maior parte dos lugares onde eu eh V para pregar etc e tal eu vejo que a renovação ela ela presta um bom serviço às pessoas e exatamente na direção contrária ou seja não que as pessoas sendo católicas entram na renovação e viram protestantes embora isso já tenha acontecido historicamente alguns lugares mas geralmente é o contrário ou seja pessoas que eh tinham uma certa tendência protestante Ou estavam desanimadas na sua fé ou estavam em outras religiões conhecem a renovação porque a renovação ela tem essa digamos assim grande capacidade de de ser um uma pescaria ela pesca
muita gente e as pessoas terminam voltando pro seio da igreja né na verdade a eu tenho eh eu vejo muito isso inclusive isso não é fácil não não é difícil de demonstrar por exemplo que inclusive nos meios mais tradicionais dentro da própria igreja o pessoal eh de missa de Pio 5to mais tradicional etc e tal existe uma um número muito grande um número considerável de pessoas que não eram nada se converteram na renovação e depois porque viram as eh limitações daquela espiritualidade resolveram abandonar espiritualidade da Renovação e se tornaram católicos mais tradicionais tudo bem tudo
em paz mas lembra que o argumento Não é esse que você ficou protestante não você não era nada você e a renovação te trouxe de volta pra igreja né então não é que a gente aqui possa dizer dessa forma que entrar na renovação é ficar com a porta da igreja aberta para você sair e virar protestante na maior parte dos casos não é o que acontece seria uma inverdade histórica que que dis dizer isso Mateus Nogueira Padre Paul sua bênção os protestantes não acreditam na verdadeira Busca Pela santidade e que é buscar ir contra qualquer
tipo de Pecado até aos Geniais com relação aos pecados mais leves como saber quais são Existe algum documento que possa nos auxiliar assim como em como temos com os pecados graves des agradeço Então veja só Mateus questão dos pecados veniais é o seguinte eh existem sim manuais de moral que nos colocam eh analisam um pouco Quais são os pecados etc etc né existe um um manual de de moral pelo escrito pelo padre Antônio roio Marim né Antônio roio Marim que é moral para leigos e ali tem uma coisa bastante e completa e ele Analisa um
pouco dizendo com clareza olha tal coisa assim eh provavelmente é pecado mortal se tiver essas condições se não tiver isso então é um um pecado venal e assim por diante no entanto Eu Assim isso é bom e é importante conhecer as coisas porém Cuidado para não cair dentro daquilo que é uma preocupação escrupulosa de saber distinguir minuciosamente o que é o venial do que é o o o mortal etc por porque eh a classificação do pecado não importa o que importa é saber se é pecado e aí para você realmente saber os pecados é identificar
aquelas raízes de pecado que estão lá dentro que são os pecados capitais né o curso de terapia das doenças espirituais não é é um pouco um serviço nesse sentido de fazer com que as pessoas notem eh a raiz de pecado que tá dentro de nós então pequenos atos que eu faço durante o dia e irritações tristezas maledicências isso aquilo pode ser que não tenha aquela deliberação tão Clara pode ser que não tenha uma gravidade de matéria mas eu vejo dentro de mim uma raíz de Pecado então conforme for você já vai colocando isso né na
sua confissão eh colocando sua lista de Pecados veniais sabendo que os pecados veniais não precisam ser objeto de confissão sacramental não é mas como a maior parte das confissões que a gente faz são confissões devocionais ou seja onde não há pecados Mortais para serem acusados pelo menos espero que seja o seu caso né Então coloque né os pecados veniais também e Alisson Antônio Padre Paulo sua benção como explicar o crescimento do protestantismo quando as demais heresias murcharam ao longo dos anos a diminuição do poder temporal da igreja pode ter influenciado Olha eu não acho que
seja uma questão do poder temporal da igreja eu acho que é um problema sério eh na própria cultura que nós estamos vivendo a partir da do fim da Idade Média não é foi se instaurando aos poucos um problema sério naquilo que é o estudo a busca da verdade não é as heresias por exemplo os cátaros os cátaros foram completamente debelados etc e tal mas por quê porque nós estávamos ali durante a idade média com eh um instrumental intelectual da Igreja Católica você tinha um um santo Tomás de Aquino você tinha os grandes eh escolásticos um
eh Hugo de São Vítor um São Boaventura e assim por diante que tinham um instrumental intelectual para resolver tudo isso e havia ali uma cultura que buscava um pouco né a solução da verdade era aquele clima da idade média o que aconteceu foi o seguinte é que com a crise do nominalismo se instaurou na intelectualidade ocidental uma miséria uma pobreza uma indigência intelectual onde eh as pessoas começaram a duvidar de nossa capacidade de eh buscar a verdade de conhecer a verdade etc Então tudo eh se tornou quase que retórica tudo é é fogos de artifício
tudo é um pouco assim eh ah você tá argumentando então esse argumento aí é um argumento retórico isso aí você tá isso é marketing você tá fazendo isso aí para passar perna nas pessoas ou seja desapareceu da nossa Cultura a ideia de que o homem deve buscar a verdade e servir essa verdade isso estava lá instalado na Idade Média as pessoas tinham isso com o nominalismo Dali pra frente nãoé foi se instaurando aos poucos o relativismo de tal forma que hoje a as heresias são difíceis da gente tirar a heresia da cabeça das pessoas por
quê Porque na cabeça de todo mundo verdade não existe verdade não é tudo assim é um artemanha é um jogo linguístico é uma retórica o cara tá fazendo marketing entendeu E ninguém realmente crê que está buscando uma verdade bom nós católicos deveríamos crer nisso deveríamos estar ainda nessa cultura não é que se instalou na antiguidade e na Idade Média que existe a verdade e que nós devemos buscá-la mudar Nossa mentalidade nos adequar a verdade e aceitá-la Mas você pode ver que com o nominalismo se introduz um princípio meio subjetivista e eh esse subjetivismo ele faz
parte eh integral eh do protestantismo protestantismo ele é subjetivista não é então assim difícil o que o você precisa na verdade é tirar primeiro a pessoa do subjetivismo para depois conseguir dar a ela uma uma uma oportunidade de buscar a verdade religiosa Então existe aqui um problema eu acho que não é tanto a questão de política ou seja poder temporal da igreja eu acho que é uma questão cultural mesmo nós estamos numa cultura onde já não se busca a verdade nós precisamos ser curados dessa doença de não buscar a verdade Edilson pergunta Sou católico mas
meus irmãos e mãe não o são como deve ser a convivência entre pessoas na mesma família mas que são de religiões diferentes olha Edilson eh eu acho que antes de tudo um convívio no amor e no respeito não é eh Infelizmente o convívio no amor e no respeito por parte de algumas igrejas protest Anes é difícil porque eles estão o tempo todo tripudiando em cima das coisas da Igreja Católica né querendo quebrar nossas imagens falando mal dos nossos Santos eh falando mal da igreja o tempo todo isso e aquilo tudo bem mas conviver no respeito
Essa é a primeira coisa segunda coisa rezar rezar pela conversão deles né rezar verdadeiramente porque agora que você vá convertê-los é possível não é provável por qu porque geralmente Santo de casa não faz milagre ou seja ninguém é profeta na própria Terra nem Jesus conseguiu converter os de Nazaré então a gente muitas vezes a gente vê isso ou seja converter as pessoas que são de longe da nossa família é muito mais fácil do que agir dentro da sua própria família por quê Porque porque dentro do ambiente de família tem toda uma carga etiva nãoé que
ao invés de ajudar você a mostrar a verdade termina sendo uma interferência entendeu porque veja só para você ver a verdade você tem que pegar os seus afetos suas paixões as coisas assim que você tá Às vezes dentro da família nós temos relações um pouco assim né apaixonadas né ou raiva ou ressentimento ou ciúme algumas dificuldades aí você vai e mostra uma coisa pra pessoa aquela verdade ela tá assim meio desfocada por causa daquelas paixões daquela falta de objetividade então por isso é mais difícil a gente fazer as coisas dentro da própria família então Reze
para Deus colocar pessoas na vida dos seus familiares né Essas pessoas é que vão fazendo esse serviço Deus mande anjos né de Deus para ir ajudando sua família a eh encontrar a verdade da fé Tá bom então vamos eh parar por aqui Sei que ainda tem algumas perguntas né mas espero ter contribuído né para a o esclarecimento um pouco daquilo que são as razões pelas quais nós somos católicos Vamos tentar amarrar né em algumas poucas frases o que eu quis transmitir para você meu irmão católico veja quando você se encontra com um irmão protestante que
vem e dá para você versículos bíblicos querendo desmontar a sua fé católica e dizendo Olha a igreja católica é contrária à Bíblia a nossa atitude deve ser a seguinte primeiro não discuta com ele não discuta por porque a maior parte dessas igrejas tem uma influência calvinista e foi Calvino queem inventou esse método o método de jogar uma pergunta quando a pessoa começa a querer responder ele já joga uma segunda pergunta aí ele começa a responder a segunda pergunta ele já joga uma terceira aí depois você tenta responder a terceira já joga uma quarta então a
sexta e você termina aquele debate com a profunda sensação de que você não sabe as coisas e ele tem uma superioridade intelectual a você esse método foi inventado por Calvino é um método desonesto não um método de quem está dialogando portanto essas pessoas quando vem com essas coisas eles não estão dialogando eles querem só desestabilizar você procure você estudar a sua fé procure você realmente estudar a sua fé Cat esse tipo de proselitismo não é que não não é verdadeiro diálogo que busca a verdade é exatamente o tipo de coisa que nós devemos e condenar
porque não é uma realidade honesta você que é católico queira se aprofundar na sua fé católica e a nossa fé católica diz o quê que as escrituras são a palavra de Deus transmitida transmitida por escrito sim mas elas precisam de uma interpretação e esta interpretação ela acontece quando nós estamos dentro do corpo eclesial a palavra de Deus se encarnou e ela é a igreja portanto a Bíblia foi escrita por pessoas que têm esta mentalidade no corpo eclesial da igreja católica e deve ser interpretada nessa mesma mentalidade Como diz né o magistério da igreja a Bíblia
deve ser interpretada pelo mesmo espírito com que ela foi escrita ela foi escrita dentro de um corpo eclesial católico ela só pode ser interpretada dentro desta mentalidade eclesial católica portanto não é possível interpretar a Bíblia sozinho você se quer interpretar a Bíblia você precisa entrar na igreja precisa ver a sinfonia ouvi-la E então você vai entender que aquele Versiculo Zinho solto que foi jogado em cima de você ele pode parecer dissonante mas dentro da Sinfonia ele faz todo o sentido do mundo nós católicos cremos nisso que a igreja é uma realidade de santidade de verdade
de ensinamento que se estende ao longo dos séculos nós fazemos parte dessa igreja portanto a melhor resposta para as dificuldades protestantes nós as encontramos na vida e no ensinamento dos Santos e do magistério da igreja então Deus abençoe vocês vamos concluir rezando pedindo a Deus a intercessão do Santo Padre Pio de pietrina né e agora no final nós preparamos para vocês no final depois da Bênção um pequeno vídeo vocês fiquem aí né para assistir esse pequeno vídeo é sobre o Padre Pio quero Recordar também a vocês que nós já lançamos na semana passada se você
não tava no nosso programa ao vivo já lançamos na semana passada a nossa campanha de consagrações a nossa senhora fazemos todos os anos uma campanha Nacional de consagração à Virgem Maria pelo método de São Luís Maria ão de monfor então para você ter as informações direitinho está lá no site consagra-te pcom tá bom acessem lá consagra-te pcom tá lá as informações da campanha nacional que nós fazemos todos os anos tá bom então vamos concluir pedindo intercessão do Santo Padre pio de pietrina pai nosso que estais nos céus santificado seja o vosso nome venha a nós
o vosso reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu o pão nosso de cada dia nos dai hoje perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal amém pela intercessão de São Pio de pettin abençoe-vos o Deus todo poderoso Pai Filho e Espírito Santo amém [Música] Serato GES guardiamo da un difetto che la distruzione Della carità sapete qu la curiosità la vro dica non voglio [Música] attendiamo seriamente a noi stessi perché la curiosità non un difetto distrugge innanzitutto
la carità ci Fa perdere La pace con noi stessi rompe I vincoli Della carità col prossimo e le conseguenze ognuno le pu misurare perché CH e chi meno abbiamo esistito in Vita Nostra a queste tristi conseguenze Della curiosità Perci non vogliamo sapere di altro se non di GES e di geso poi Tutto Il resto non C deve importare proprio una sola cosa si deve importare quell di aver cura di noi e delle prossimo no Tutto Il resto come se non necess adesso vi parisco la benedizione a lar da parte di Dio non soltanto a voi
presenti ma a Tutti I coloro che vi ST alle Vostro Camino e i vostri popolari alle persone vo speci [Música] del Padre del figliolo dello spirito Santo si lodato GES e Maria e buonanotte a Tutti [Música] [Música] Us [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] 2 [Música] h [Música] a